PDA

Ver Versão Completa : Caso averiguado: NÍvel de Óleo intruder 125 - 'posso usar 1l invÉs dos 900ml?'



uptight
19-01-13, 22:01
Olá pessoal, aconteceu comigo o seguinte caso, solucionei e aqui apresento as soluções para os srs. poderem comentar a respeito, dar opiniões, relacionar casos de outras motos, etc


Ao fazer a primeira troca de óleo e filtro (sempre trocarei o filtro junto, acredito nisso e o manual manda também) da minah Intruder 125 2009 numa oficina recomendada por uma amigo, dei uma de desconfiado e depois de ter chego em casa, com a moto descansada no cavalete durante um bom tempo, chequei o nível de óleo. Para minha surpresa, o nível estava muito acima do que até a janelinha podia mostrar -para quem não sabe, o nível de óleo da Intruder visto através de uma pequena janela no câmbio com os indicadores de nível. Liguei logo para o oficina reclamar, quem atendeu disse que pôs 1l mesmo e que isso não faria diferença, não traria problema algum, pois faz sei lá quantos anos que ele mexe com moto e nunca teve algum problema.
Com a pulga atrás da orelha, pois são sabidos os problemas em carros que o nível de óleo acima do máximo pode causar, liguei para o 0800 da Suzuki, saber de uma posição oficial. A atendente disse acreditar que não tem problema algum, mas me recomendou entrar em contato com o atendimento via e-mail, então o fiz, segue em citação a resposta.





De: Murilo . [mailto:[email protected]]
Enviada em: sexta-feira, 11 de janeiro de 2013 14:52
Para: [email protected]
Assunto: nível de óleo intruder 125





Olá!


Sou proprietário de uma Intruder 125 2009.


Acontece que levei ela numa oficina para fazer a troca de óleo e filtro de óleo. O problema que ao chegar em casa, verifiquei o nível de óleo e constatei que está bem acima da marca de cheio. Liguei para a oficina e disseram-me que colocaram 1l de óleo, mesmo o recomendado no manual sendo 900ml. Disseram-me não haver problema algum nisso.


Com o pouco conhecimento que tenho, sei que para motores em geral, óleo acima do nível pode ser queimado e sujar velas como menores problemas.


Fico aqui na dúvida se tal relaxo da oficina irá prejudicar meu motor, uma vez que o sujeito da oficina disse que mexe com motos há muito tempo e nunca teve problemas com isto.


Tudo bem que para corrigir isto é bem simples, mas gostaria de uma posição oficial da Suzuki sobre, justamente para evitar que ocorra isto nas próximas trocas.





Murilo Branco de Araujo


From: [email protected]
To: [email protected]
Subject: Atendimento ao Cliente
Date: Fri, 11 Jan 2013 17:55:05 -0200


Prezado Murilo,
agradecemos o envio de seu e-mail.


Informamos que não há problema em utilizar a quantidade de 1 litro de óleo.
Esta quantidade pode ocasionar um pequeno vazamento pelo retentor, mas não vai prejudicar o funcionamento da motocicleta.


Gislaine Ap. de Paula
Depto. Atendimento ao Cliente

brunolbo
20-01-13, 09:01
assim comoa sua intruder muitas 125cc sao 900ml, mas se você for em qualquer oficina eles vao colocar 1l, até hoje nunca vi ninguem ter problema com esse 100ml a mais.
Agora na minha yes é 1l e 100ml a maioria nem sabe e só coloca 1l, esses mexecanicos teriam que pelo menos saber isso né, tem que ter muito cuidado com esses caras.

Piccoli
20-01-13, 09:21
Camarada, para verificar o nível de óleo da Intruder, não deixe a motoca no cavalete. Você confere com a moto na vertical, fora do cavalete central.
Deixe o pezinho lateral acionado para evitar incidentes, vá do outro lado da moto e puxe pelo guidão até ter certeza de que ela está na vertical. Olhe o visor, após colocar um litro o nível deve estar junto à marca superior.
O manual da minha Intruder diz que são 850 ml de óleo e 950 ml quando trocar filtro. Na concessionária os caras tocam sempre 1 litro. Óbvio que jamais eles vão medir quantidade de óleo, o frasco inteiro é menos trabalho para eles. Perguntei sobre isso e disseram que esses motores aceitam um litro exato na troca sem problemas.
Ainda ontem eu mesmo fiz a troca de óleo e coloquei um litro, ficou na marca superior do visor.

A resposta da J. Toledo está correta sobre não haver problema em usar um litro, mas essa do vazamento no retentor é muito pouco provável que ocorra, o que pode acontecer é o excesso de óleo ser expulso pela mangueira de respiro do bloco de motor, o que é perfeitamente normal.

coreanas
22-01-13, 01:25
Tive duas Intruder e Uma YES tirada zero, sempre usei 1L em ambas e rodando muito.
Nunca tive problemas

chiccoli
22-01-13, 01:39
a cg sempre foi 900ml, e todo mundo usa 1 litro..

Diogo-RJ
22-01-13, 08:32
sempre quando troco o oleo troco o filtro e sempre coloquei 1lt.

emerson merighi
22-01-13, 09:23
pode, 100ml a mais ou a menos não vai nem vem....

CkOFan
22-01-13, 16:43
a cg sempre foi 900ml, e todo mundo usa 1 litro..

Exatamente!

romanex
22-01-13, 18:13
Como falaram acima, não há problemas, você deve verificar o nivel "fora do cavalete central", conforme o manual...
na minha, trocando o filtro junto, sempre foram +/- 950 ml...
tenho ela desde 2008, se fosse para dar pau, já tinha dado a tempo...
nem o vazamento que ele menciona no e-mail ocorreu até hoje..
nunca chegou a dar 100ml (pelo menos de acordo com a marca da embalagem do óleo)...