PDA

Ver Versão Completa : Bolha em 150cc vale a pena??



laam88
22-01-13, 15:49
Colocar uma bolha em uma moto 150cc faz muita diferença??


Ontem, fui a uma loja pra comprar um bauleto de 45L e acabei trocando uma ideia com um rapaz que tinha uma Bandit N-1250.
Ele me disse que queria comprar uma bolha pra diminuir a resistência do ar sobre a moto em altas velocidades.
Pra ele isso deve funcionar bem, mas para uma moto com pouco motor como a minha GSR 150i, será que faz diferença?

emerson merighi
22-01-13, 15:57
de uma bandit 1250 que atinge 250km/h com ventos fortíssimos, e uma 150cc que da 110km/h com ventos moderados....então , são simplesmente casos opostos...numa bandit 1250 a bolha é altamente necessária, enquanto que numa 150cc é totalmente dispensável, mas fica pela questão de gosto do usuário de querer pagar e ter a bolha numa 150cc.
também devemos frisar que a bolha não melhora desempenho de moto nenhuma e só serve pra conforto e protecao do piloto em velocidades de 140km/h pra cima.

Eduardo Toda
22-01-13, 16:17
Oôôô....se o Blaugusto tivesse por aqui, ficava feio pra burro mas ele era um dos ferrenhos defensores de colocar bolha nas pequenas, ele tinha uma Yes com bolha, vamo ver se ele aparece......

Limabl
22-01-13, 16:40
Depende,se vc pega muito de rodovias é um imvestimento ótimo,agora se vc só roda em zona urbana não compença muito não!!!

emerson merighi
22-01-13, 16:45
eu acho que não faz diferenca alguma nem na cidade e nem na estrada...vamos esperar o blaugusto e instalar a polêmica de vez..hehehe

Limabl
22-01-13, 16:54
eu acho que não faz diferenca alguma nem na cidade e nem na estrada...vamos esperar o blaugusto e instalar a polêmica de vez..hehehe
Ele já tinha estalado na YES ,e segundo relatos do proprio a moto teve uma leve melhora na velocidade final e autonomia de combustivel !!!

stcowboy
22-01-13, 17:35
Tinha na Fazer (inclusive está aqui pra vender, se quiser te faço um preço camarada! =D).

Reduzia bastante o vento no peito e a sujeira na jaqueta, mas a turbulência e ruído gerados na altura do capacete incomodavam um pouco. Quando tirei pra vender a moto, foi esquisito, parecia faltar um pedaço dela... Esteticamente eu gostava bastante.

mdorigon
22-01-13, 17:45
Eu usava a mini bolha da motovisor. Mesmo sendo pequena, regulando direito, vc tira o vento do peito. Não segura muito a performance da moto e naum aumenta tb o consumo. A do blau era grande pra caramba, vi ela pessoalmente. Bem, ele usava e com certeza ele conhecia a moto dele e pode falar com certeza os resultados. Eu naum usaria uma daquele tamanho numa 125cc...

Motaro
22-01-13, 17:59
O que mais me surpreendeu foi o bau de 45l na 150. Não acho proporcional, ainda mais com o torque baixo da GSR. Tive uma, meu bau de 33 era mais que o suficiente e eu já achava grande demais.

Sobre a bolha, acho besteira. Nem na minha Fz eu tenho. Só colocaria em moto que ande MUITO, mas ainda assim teria q ver a questão estética.

stcowboy
22-01-13, 19:55
O que mais me surpreendeu foi o bau de 45l na 150. Não acho proporcional, ainda mais com o torque baixo da GSR. Tive uma, meu bau de 33 era mais que o suficiente e eu já achava grande demais.

Sobre a bolha, acho besteira. Nem na minha Fz eu tenho. Só colocaria em moto que ande MUITO, mas ainda assim teria q ver a questão estética.

Pra mim, quanto maior o baú, melhor. Usava um de 47L na Fazer e vira e mexe faltava espaço, afinal passava o dia todo fora de casa com ela, ele era minha "casa fora de casa". É o mínimo que vou colocar na atual, que só vai ficar sem os laterais porque são caros demais e mal usei na FZ. Quando for viajar pra muito longe, pego uns alforges.

pressao
22-01-13, 20:27
Tinha na Fazer (inclusive está aqui pra vender, se quiser te faço um preço camarada! =D).

Reduzia bastante o vento no peito e a sujeira na jaqueta, mas a turbulência e ruído gerados na altura do capacete incomodavam um pouco. Quando tirei pra vender a moto, foi esquisito, parecia faltar um pedaço dela... Esteticamente eu gostava bastante.


a sua e presa onde? to pra comprar 1

Roberto Nogueira
22-01-13, 22:39
laam88,

Acho que o efeito será muito mais estético do que aerodinâmico. É questão de gosto pessoal. Resistência ao ar já acontece com você sobre a moto, e dependendo da porosidade do que você estiver vestindo certamente o arrasto é maior do que se o vento estivesse deslizando pela bolha. Como já disseram acima, diminuirá a sujeira que chega até você enquanto anda (poeira, fumaça, spray de água...).

Particularmente, gosto. E pretendo usar em minha próxima motoca.

Abraço.

Skuich
22-01-13, 22:44
Faz diferenca em viagens mais longas!

stcowboy
23-01-13, 05:25
a sua e presa onde? to pra comprar 1

Nos parafusos laterais do farol.

Piccoli
23-01-13, 08:01
Eu uso parabrisa em minhas motos faz uns 10 anos. Vou trocando as motos mas o parabrisa vai ficando.
Acho ótimo, na cidade protege de chuvisco, terra, pedrinhas atiradas pelos carros, corta o vento. Nesta época de verão aqui no Sul, mesmo que seja uns 60 Km/h apenas, o vento é muito chato e às vezes joga a gente longe.
Em estrada é muito bom, mais conforto, não precisa ficar se deitando sobre o tanque para cortar vento ou encarar caminhões na contramão.
E não noto nenhuma perda ou ganho de desempenho na moto, apenas acho que para mim fica mais prazeroso pilotar. Já usei parabrisa até em uma Falcon que tive, tô nem aí para estética, eu quero é me sentir bem andando de moto.
De início tinha um parabrisa genérico desses presos no guidão. Hoje tenho um Givi A600, bem simples mas muito bom, leve, transparente, policarbonato, totalmente ajustável, também prende no guidão. Ele está instalado na Intruder mas se servisse no Lead, acho que passaria para ele.

laam88
23-01-13, 08:05
Eu queria botar na moto mais pelo consumo e velocidade final.
Não gosto muito da aparência de pequenas com a bolha.
Se não for fazer muita diferença no desempenho, eu acho que prefiro sem mesmo.
Alguém já usou a bolha e calculou o consumo e velocidade com e sem ela?

Sobre o bau:
A dirigibilidade da moto não mudou em nada na minha GSR150i. Também, não ponho nada muito pesado mesmo enchendo o bau.
Aconselho a todos a comprar o maior bau possível. Sei que tem gente que não gosta da aparência de um bau grande, mas é muito útil quando tenho que viajar 50 Km até a faculdade com uma mochila superlotada.

Edson Sartorio
23-01-13, 08:24
Bom dia a todos.

Tenho uma GSR e desde a Yes, sempre tive uma discreta bolha, dos modelos pequenos.
Não vejo grandes diferençãs pois a area de atuação da mesma e bem limitada, mas, acho que esteticamente diferenciou minha moto das de mais e gera uma proteção ao painel e ao GPS.

Abraços

ninocruz1
23-01-13, 08:39
Acho desnecessario numa 150cc, nao atinge velocidade suficiente pra ter efeito, mas esteticamente tem quem goste.

NiveaC
23-01-13, 08:53
o povo esquece de uma coisinha chamada aerodinâmica x resistência, isso existe em qqr velocidade, seja a 50, 100 ou 200, lógico q quanto maior a velocidade maior seus efeitos mas não significa q não exista em velocidades menores. Na cidade por ser muito anda, para, provavelmente não terá efeito no consumo etc mas na estrada com certeza, principalmente em dias de vento contra. O problema é q tem q ser bolha mesmo, já usei mini bolha, só não uso mais por ter quebrado, só mandava vento na minha cabeça rs mas bolha mesmo faz diferença sim pois diminui o arrasto. Falar q bolha não tem efeito é o mesmo q falar q em moto pequena um pneu dois números maior não tem efeito no desempenho, ou q mudar o numero da relação tbm não... alias, engraçado alguém acreditar q a bolha não faz efeito mas o baú como peso faz kkkk

laam88
23-01-13, 09:28
stcowboy (http://www.pequenasnotaveis.com.br/members/stcowboy-6403/),

Quanto você está pedindo na bolha?

ninocruz1
23-01-13, 19:24
Nossa faz um efeito tremendo uma bolha numa 150, vou até vender minha comet totalmente carenada e pegar uma titan, afinal se faz diferença pra uma moto pequena pra que vou gastar com uma grande

NiveaC
23-01-13, 20:50
nossa, sou tão inteligente q entendi q uma titan com bolha vai chegar aos 200 por hora, como sou feliz desvirtuando o que os outros dizem :)

Bruce Angelo
23-01-13, 21:37
Com a bolha haverá diferença em velocidade final (o mínimo possível se o motor for original), mas consumo sim, afinal irá direcionar o ar acima do piloto, diminuindo a resistência mecânica e aerodinamica também, pois o ar (vento) não baterá no peito do piloto causando resistencia. É a mesma coisa que os caras que correm de moto pequena deitarem na moto, para que isso? gracinha? Não, é para cortar o vento.

Então, de fato ganha-se alguma coisa em consumo usando a bolha, e como já foi citado por alguns, ganha-se conforto também.

laam88
24-01-13, 08:06
Vixi, acho que essa discussão só acaba quando alguém fizer os testes.
Cada um tem uma ideia diferente da bolha.

Jordano
24-01-13, 08:49
Cara, faz diferença sim, não em velocidade, mas em economia e conforto, eu tinha na minha Yes, ela aumentou a autonomia em uns 3km/l tudo pq o vento pegava na bolha, que é lisa e jogava o vento pros lados ao invés de eu pegar o vento de peito aberto, isso gerou mais conforto!

Mas vale lembrar que só se aplica em viagem, dentro da cidade, a velocidade é muito baixa o vento é turbulento demais pra bolha ter algum efeito alem de estético!

CkOFan
24-01-13, 11:24
o povo esquece de uma coisinha chamada aerodinâmica x resistência, isso existe em qqr velocidade, seja a 50, 100 ou 200, lógico q quanto maior a velocidade maior seus efeitos mas não significa q não exista em velocidades menores. Na cidade por ser muito anda, para, provavelmente não terá efeito no consumo etc mas na estrada com certeza, principalmente em dias de vento contra. O problema é q tem q ser bolha mesmo, já usei mini bolha, só não uso mais por ter quebrado, só mandava vento na minha cabeça rs mas bolha mesmo faz diferença sim pois diminui o arrasto. Falar q bolha não tem efeito é o mesmo q falar q em moto pequena um pneu dois números maior não tem efeito no desempenho, ou q mudar o numero da relação tbm não... alias, engraçado alguém acreditar q a bolha não faz efeito mas o baú como peso faz kkkk

Concordo plenamente.