PDA

Ver Versão Completa : Pinhão



augustothalison
24-01-13, 10:13
E o seguinte galera, o pinhão da Yes 125 e 14 nao é? se eu colocar um de 15 vai melhorar a velocidade final dela? e como ficaria de arranque perderia muito?

allanjader
24-01-13, 10:21
Na minha opinião de observador quanto ao arranque a não ser que você participe de eventos de arrancada, a diferença não vai ser facilmente notável, questão de física, um minimo esforço a mais que você faz no acelerador já compensa.

filho.
24-01-13, 10:25
Cara a minha yes eu coloquei esse pinhão!!! fica bem legal, na arrancada e na velocidade final não notei muita diferença. Em compensação a moto trabalha com um regime de rotação mais baixo, o que favorece, porque a yes vibra muito e com menor rotação do motor consequentemente ela iá vibrar menos....
Eu recomendo!!!!
Pena q vou trocar a relação agora e vou colocar o de 14,,, mas já já compro outro pinhão de 15 ou 16 e ponho novamente!!!!

mdorigon
24-01-13, 11:25
O original é o 14...com o 15 vc naum vai ganhar quase nada de final. De arranque para as necessidade do dia a dia fica bom, agora considere o seu peso e o peso extra de um garupa...a yes original vai sentir um bocado se tiver com condutor e garupa fortinhos, principalmente em ladeiras. Eu usei o 16 na minha...mas ai ja é outra historia, ela tem kit para 157cc. Se eu tivesse ela original ainda, usaria o pinhão catorze com uma coroa 41 dentes, fica um meio termo entre o pinhão 15 e a relação original (14x43), não ficando tão longa e nem curta.

augustothalison
24-01-13, 13:29
então quer dizer que se eu colocar o pinhão 15 na yes nao vai mudar muita coisa? ._.

mdorigon
24-01-13, 15:56
Em velocidade final não mesmo. Diferença pouca e em belas ladeiras...se bobear numa reta plana, depedendo do peso na moto vc acaba perdendo final. Pinhão não faz esse milagre todo sozinho...se vc combinar ele com uma preparação ai sim tem resultados melhores. Mas uma boa coisa de alongar um pouco a relação é diminuir o giro do motor, isso em percursos longos ja ajuda um bocado na economia de combustivel, no desgaste e na vibração na moto.

Carlos Henrique
24-01-13, 19:04
Se tu pega muita estrada é melhor um pinhão maior, agora se tu roda so na cidade continue com o 14

Alexandre RJ
24-01-13, 19:19
Se tu pega muita estrada é melhor um pinhão maior, agora se tu roda so na cidade continue com o 14

2.

Abraço.

Ivan RJ
24-01-13, 19:42
Eu uso o pinhão de 15, talvez uns 3 anos, não faz a menor diferença para subir uma ladeira, serra... só viajo com garupa e a casa nas costas, culpa da minha mulher. Quanto a velocidade final, não faz a menor diferença.
O que se ganha, então?
O motor irá trabalhar com 1000RPM a menos na mesma velocidade de antes, não irá existir vibração, ela ficará mais econômica, eu gostei do resultado. Aconselho.
Apenas como observação, a grande maioria dos motociclistas que usam a moto para viajar sempre trocam o pinhão por um de 1 dente a mais.
Um grande abraço a todos os irmãos.

jeisonjsl
24-01-13, 20:01
Eu uso o pinhão de 15, talvez uns 3 anos, não faz a menor diferença para subir uma ladeira, serra... só viajo com garupa e a casa nas costas, culpa da minha mulher. Quanto a velocidade final, não faz a menor diferença.
O que se ganha, então?
O motor irá trabalhar com 1000RPM a menos na mesma velocidade de antes, não irá existir vibração, ela ficará mais econômica, eu gostei do resultado. Aconselho.
Apenas como observação, a grande maioria dos motociclistas que usam a moto para viajar sempre trocam o pinhão por um de 1 dente a mais.
Um grande abraço a todos os irmãos.
diminui em 1000 rpm mesmo ? se for vou ver se boto tbm minha riva a 100 to a 9 mil rpm

guilhermeaugusto
24-01-13, 20:11
e na twister, se colocar um pinhao com 1 dente a mais, melhora no combustivel e velocidade, ou nada?

Ivan RJ
24-01-13, 20:29
Esqueçam velocidade e torque, em se tratando de 1 dentinho, o que melhora é a economia de combustível, desde que se dirija de forma correta?????????...a vibração e o desgaste do motor. MAIS NADA!
Um grande abraço a todos os irmãos.

PS: A Yes a 100km/h, no velocímetro, ficava em 10.000RPM e agora fica em torno de 8.800 a 8.900RPM.

juhpalaver
24-01-13, 22:36
eu tive uma 125cc ano 2011, peguei zero km, rodei uns 4 mil km com pinhão original dps coloquei o da intruder que é 15 dentes, e eu sou pesado... usava mais em pista, A MINHA, ficou uma maravilha, se a 9000RPM eu dava 110, dps do pinhão nos 9000RPM ela andava nos 120, e andava na reta sim, e repito, peso mais de 95kg! e na cidade dava pra andar com o motor mais "calmo" menos confuso... EU recomendo.

Piccoli
24-01-13, 23:24
Pode usar pinhão 15 tranquilo. Eu volta e meia estou trocando na Intruder, usei 15 durante mais de um ano, agora estou com o 14 porque ela está rodando só na cidade. Com 14 que é a medida original ela desenvolve melhor e mais rápido, vantajoso no uso urbano. Com 15 ela gira mais suave, seja na cidade ou na estrada, só que no caso da minha Intruder, fica um pouco preguiçosa para pegar velocidade, mas isso a gente resolve mudando a forma de conduzir, basta esticar mais cada marcha que ela vai bem.

emerson merighi
26-01-13, 16:55
a relacao de fábrica costuma ser a mais eficiente pra todas as situacoes possiveis do dia a dia... o que essa moto tinha que ter era uma marcha over drive pra aliviar o motor do alto giro..
esse negocio de pinhao maior eu já fiz e perde força... e não prestou mesmo porque na epoca eu tinha uma namorada gorda e eu tenho 1,86m e 90 kilos... enfim, estávamos nós dois na moto e eu peguei uma subida e precisei parar no meio...depois a moto queimava embreagem e o motor não tinha força suficiente e não subiu mais, os carros ficaram buzinando atrás... foi uma vergonha....kkkkk....

depois disso nao quero nem saber de pinhao maior e nem de gorda...

Ivan RJ
26-01-13, 18:25
O seu problema não foi o pinhão maior... foi a namorada ENORME!!!
Um dente a mais faz exatamente o que uma "6ª marcha" faria, como não a temos a melhor opção é trocar o pinhão.
Um grande abraço a todos os irmãos.

emerson merighi
26-01-13, 18:57
pois e, mas do jeito que a quinta marcha vira uma sexta, a primeira vira uma segunda dai nao subiu.... e fica ja de aviso pra quem tem muie gorda...
quer por pinhao maior, troque sua gorda antiga por uma modelo nova.......kkk

coreanas
26-01-13, 19:15
EU usei pinhão 15 na YES pq viajava muito, o resultado era um pequeno ganho de uns 8km/h na velocidade, mas se eu abaixasse no tanque e na descida, em velocidade cruzeiro caiu o giro, deixando mais confortável, mas em compensação as era pior pra ultrapassar caminhões e perdia muita velocidade com vento contra, na pratica só melhorava se eu abaixasse no tanque. Rodei uns meses, depois quando precisei trocar relação voltei ao pinhão 14, que ao meu ver ficou melhor até na estrada. E gosto de veículos mais "longos" mas na YES ficou melhor original 14.


Taí a YES com pinhão 15, saudade, motinha guerreira, andava direto assim. Essa foto, pra quem conhece o local, é em Cordeirópolis sentido Limeira-SP uma descida na intercessão onde a Rodovia Anhanguera passa por baixo do Final da Bandeirantes, que passa a ser somente Anhanguera. Indo de Araras-SP para o Guarujá, litoral de SP.
http://ondadesabores.com/moto/suzi120.jpg

emerson merighi
27-01-13, 04:14
caraca, não tá nem a 120 km/h e já dntro da faixa vermelha .... mas é isso mesmo, eu lembro quando andei numa que o tacometo a 80km/h era de 8000rpm e a 100km/h era 10.000...passou de 100 esta no vermelho..... muito curta a relacao final dessa moto, ela com certeza merecia uma marcha a mais.

Carlos Henrique
27-01-13, 13:48
Eu acho que todas as motos de baixa cilindrada merecia uma 6ª marcha, elas continuariam com o torque que as de 5 marchas tem e de quebra teriam um consumo melhor e mais conforto nas viagens. Mas isso está MUITOOO longe de acontecer, só a GSR 150(acho que é isso) da suzuki que tem a 6ª marcha e todo mundo elegia. Queria ver essa sexta marcha em TODAS motos de baixa cilindrada.

coreanas
27-01-13, 14:45
caraca, não tá nem a 120 km/h e já dntro da faixa vermelha .... mas é isso mesmo, eu lembro quando andei numa que o tacometo a 80km/h era de 8000rpm e a 100km/h era 10.000...passou de 100 esta no vermelho..... muito curta a relacao final dessa moto, ela com certeza merecia uma marcha a mais.
Nas Suzi Yes e Intruder 125 o diâmetro é superior ao curso, tem que dar giro pra andar.

Na verdade ela estava a pouco mais de 120, mas precisei tirar a cara do painel pra fotografar e a velocidade caiu, essa é a desvantagem do pinhão 15, com o P-14 vc dá uns 115 mas levantado. Imagine ir de Guarujá à Curitiba com a cara no painel, muito sacrifício para alguns 7 ou 8 km/h a mais e uns poucos giros a menos.

magrao tk
27-01-13, 19:34
Eu acho que todas as motos de baixa cilindrada merecia uma 6ª marcha, elas continuariam com o torque que as de 5 marchas tem e de quebra teriam um consumo melhor e mais conforto nas viagens. Mas isso está MUITOOO longe de acontecer, só a GSR 150(acho que é isso) da suzuki que tem a 6ª marcha e todo mundo elegia. Queria ver essa sexta marcha em TODAS motos de baixa cilindrada.
Quantas e quantas vezes to andando de moto de boa pela cidade, sem acelerar... a moto indo soltinha numa reta... aí nem lembro que marcha eu to e vou subir mais 1 e... acabou!? Já tava em 5ª!!! kkkkk

Bem que elas deviam mesmo ter uma 6ª. Mas acredito que serviria mais nessas situações dentro da cidade em baixa velocidade. Na estrada em velocidade final seria exatamente como colocar um pinhão maior! Se o motor não tiver força pra empurrar a marcha a mais só vai servir nas descidas, mas mesmo assim seria bom! As outras marchas permaneceriam normais.

Mas acho que o tamanho dos blocos ou alguma outra coisa que não sei, impede uma 6ª marcha que REALMENTE adiante pra algo. Porque todas as motos com 6ª marcha que já andei simplismente as marchas são mais curtas, nada mais!!! Muda o escalonamento entre elas, mas a 6ª equivale a uma 5ª de outras motos. Não sei se vão me entender, se ficou bem explicado isso... É como se tivesse 2 escadas de mesma altura, uma com 5 degraus e outra com 6. A de 6 apenas terá os degraus mais perto um do outro.

Carlos Henrique
27-01-13, 20:11
Quantas e quantas vezes to andando de moto de boa pela cidade, sem acelerar... a moto indo soltinha numa reta... aí nem lembro que marcha eu to e vou subir mais 1 e... acabou!? Já tava em 5ª!!! kkkkk

Bem que elas deviam mesmo ter uma 6ª. Mas acredito que serviria mais nessas situações dentro da cidade em baixa velocidade. Na estrada em velocidade final seria exatamente como colocar um pinhão maior! Se o motor não tiver força pra empurrar a marcha a mais só vai servir nas descidas, mas mesmo assim seria bom! As outras marchas permaneceriam normais.

Mas acho que o tamanho dos blocos ou alguma outra coisa que não sei, impede uma 6ª marcha que REALMENTE adiante pra algo. Porque todas as motos com 6ª marcha que já andei simplismente as marchas são mais curtas, nada mais!!! Muda o escalonamento entre elas, mas a 6ª equivale a uma 5ª de outras motos. Não sei se vão me entender, se ficou bem explicado isso... É como se tivesse 2 escadas de mesma altura, uma com 5 degraus e outra com 6. A de 6 apenas terá os degraus mais perto um do outro.

Então cara, na pior das hipóteses ganharíamos torque no caso de um escalonamento final igual ao de 5 marchas, e caso o escalonamento final seja = 5 marchas + pinhão maior, manteríamos o torque(ou seja, não perderíamos torque como acontece quando se troca por um pinhão maior) de uma 5 marchas porém ganharíamos o que um pinhão maior faz que seria - vibração, - consumo de combustível, - desgaste motor e isso tudo sem perder o torque que temos com o pinhão original em 5 marchas. Deu pra entender melhor agora? rsrsrs

Piccoli
28-01-13, 08:06
Quando eu fiz test drive na GSR peguei ruas de tráfego lento, asfalto bom, asfalto ruim, piso de paralelepípedo, até uma longa avenida onde consegui colocar 80 Km/h quando o contagiros marcou exatos 6.000 RPM em sexta marcha. A motinho é um espetáculo, esqueça esse lance de farol redondo e design ultrapassado, isso a gente esquece na primeira volta que dá com ela.
O que me impressionou foi que a quinta marcha da GSR tem praticamente a mesma relação que a quinta da minha Intruder 2006 com pinhão/coroa original 14 X 43: a 80 Km/h na quinta, indica levemente acima dos 7.000 RPM.
Ou seja, pelo menos comparando com a minha Intruder, a sexta marcha da GSR não é uma quinta marcha disfarçada, a sexta da GSR é aquela marcha que na minha Intruder eu tento engatar mais uma porém o câmbio já terminou!