PDA

Ver Versão Completa : Curvas e Auto-escola



CaveiraSK8
28-01-13, 10:15
Bom dia amigos do PN,

Hoje venho aqui para pedir ajuda em umas dúvidas minhas, este final de semana eu resolvi dar umas voltas de moto, como eu ainda estou fazendo a auto-escola, achei que seria uma boa me preparar para a prova, já que não vai ser possível eu fazer nenhuma aula prática devido ao trabalho e a faculdade.
Como eu mantenho uma curva segura durante a pilotagem? Este sabádo eu cai bonito tentando fazer uma, parei a moto em uma rotatória e esperei um carro passar, quando eu fui retomar a velocidade eu perdi o controle da moto por causa de um maldito buraco, fui pra um lado e a moto pro outro. Ralei um pouco a perna e o braço esquerdo mas fiquei bem ( graças a deus não ralou a tatuagem ). Acredito que isso poderia ter sido evitado se eu prestasse um pouco mais de atenção, mas enfim, não consigo fazer curvas com tanta precisão, tenho a impressão que vou cair..


Como funciona o " quebra " da auto-escola ? Quero saber o que eu não devo fazer para não ser reprovado, assim da pra ir me preparando.

Valeu galera!

filho.
28-01-13, 10:25
Amigo, nas ruas, sempre tem que reduzir a velocidade ao entrar em uma curva!
Já na prova da auto- escola, em acho melhor pegar uma embalo e fazer os cones mais de pressa! quando eu fiz a minha, fiz assim e deu muito certo, não perdi nem um ponto.

thiagorariz
28-01-13, 10:54
Primeira dica: controle os nervos. No dia do exame, se voce nao for um dos primeiros, o que vc vai ver de gente cair e/ou ser reprovada não é brincadeira. Eu recomendo a voce encontrar o mais fino ajuste entre velocidade/controle na moto da auto escola. Quanto mais rapido, melhor tende a ser seu equilibrio, porém pior tende a ser o seu controle nas curvas. Portanto, encontre o ponto em que voce fica mais confortável, e decore os pontos e a intensidade de frenagem, conforme a velocidade que voce estiver. Faça uma volta perfeita no circuito e tente sempre repetir a mesma volta, sistematizando.

augustothalison
28-01-13, 11:02
Cara, curvas, essa e o grande medo de muita gente e na verdade, e nas curvas que se ve a habilidade de um piloto, em uma rua reta até minha vó anda, mas nas curvas ai é outra historia, voce tem que prestar atenção no a rua onde anda, se for asfalto preste atenção pra ver se nao tem terra pois se fizer a curva e deitar um pouco a moto se tiver terra, oleo, agua, pequenas pedrinhas, buracos (como voce disse) é chão na certa, mas se fizer a curva sem muita inclinação em baixa velocidade nao acontece nada, por isso como voce é iniciante ainda, faça as curvas devagar, diminua a velocidade antes de entrar na curva, e nao diminua marcha e solte a embreagem no meio da curva pode acontecer da roda travar e voc pode cair, quando voce for tomando habilidade e for fazer uma curva em alta velocidade, incline a moto, quanto maior a velocidade maior sera a inclinação, e deixe o corpo junto com a moto, nao tente equilibrar jogando o corpo para o outro lado, voce pode cair, diga isso pro garupa tbm quando for andar com um, ele pode querer equilibrar e vocs 2 podem cair, é isso, voce vai pegando habilidade conforme for andando, quanto a auto-escola nao sei como funciona la, pois ainda nao fiz auto-escola UAUHSUAHs, nao sobrou dinheiro ainda, era a moto ou a habilitação, ai comprei a moto kkkk, mas enfim habilidade mesmo e só voc andando nas ruas pq auto escola, e so pra pegar carta mesmo mais nada, Pilotando e Aprendendo.

nil_bad
28-01-13, 12:08
Na auto-escola é tranquilo, você não vai passar da 1ª marcha, só cuida pra não colocar os pés no chão e deixa a moto morrer.

Você só vai colocar a 2ª marcha no fim do percurso pra andar na linha e manter o quilíbrio.

Bradock
28-01-13, 12:24
Nos cones controla bem a rotação do motor, embreagem e equilíbrio. Sempre vejo gente que não acelera porque fica com medo e a moto bate pino e morre, isso quando o peão não mete o pé no chão.

Eduardo Toda
28-01-13, 12:33
Puzts, se não vai fazer nenhuma aula prática, como é que vai aprender a andar no circuito, acho que na raça sem nenhuma aula, e sem conhecer o 8, a rampa, os ziguezague nos cones, o labirinto é pedir para ser reprovado.
O "quebra" eu acho que vc tem de falar antes de marcar a prova prática, quando fui fazer a prova prática, muitos quase 80%, sentavam na moto, aceleravam e deixavam a moto morrer de propósito, as vezes deixavam a viseira levantada de propósito, depois descobri que os caras já tinham pagado o o "quebra", era só esperar 1 semana e pegar a carta na auto escola....

mdorigon
28-01-13, 12:45
Sem aula pratica e vai fazer o exame ? Ta certo que a porcaria da aula pratica de moto não serve pra porcaria nenhuma... mas ai é esquema né ? Alguem ta burlando as regras. Na boa campeão, não é nem pela falta das aulas, que não são la aquelas coisas, mas pelo processo em si que alguem ta burlando. Teve um caso aqui na minha cidade de uma auto escola cheia dos esquema que nem esse ai...teve um dia de exame, que os alunos chegaram e nada do pessoal da autoescola aparecer, ai chegou o delegado, os examinadores e dois camburões...o delegado só chamou: pessoal da autoescola tal, vem aki por favor ... resultado : saiu todo mundo de algemas pro dois camburões. Tudo no esquema, burlando aula pratica, exame teorico, exame medico...e o delega prendeu mesmo, naum adiantou nem querer alaegar que não sabia e tal...o processo de tirar carta é bem claro sobre como são as etapas, logo o cidadão procurou levar vantagem ilicita, então ja era. Pensa bem...aqui nos ultimos anos tivemos varias auto escolas fechadas e um monte de cartas apreendidas com processos criminal nas costas do pessoal. Dificil acreditar...mas parece que uma vez na vida o pessoal do ministerio publico resolveu trabalhar...graças a Deus, pq aqui o pessoal é um bando de roda presa mesmo no transito.

Defeacer
28-01-13, 12:45
Aiai... auto escola não ensina nada, por isso não sou contra comprar carteira. No fim das contas o cara vai pagar o mesmo tanto ou até mais que quem fez tudo certinho, então tanto faz.

mdorigon
28-01-13, 12:50
Aiai... auto escola não ensina nada, por isso não sou contra comprar carteira. No fim das contas o cara vai pagar o mesmo tanto ou até mais que quem fez tudo certinho, então tanto faz.
Tanto faz...teve um monte de gente aqui que pensava a mesma coisa...até que um dia o tanto faz fez mesmo...uma merda enorme kkk

Defeacer
28-01-13, 13:02
Tanto faz...teve um monte de gente aqui que pensava a mesma coisa...até que um dia o tanto faz fez mesmo...uma merda enorme kkk

Isso acontece uma vez na vida e outra na morte. O que mais tem é nego praticando a noite em pista do DETRAN aqui, o batalhão de polícia é menos de 500 m, mas cadê que eles fiscalizam? Olha o tanto de barbeiro aí no trânsito fazendo conversão falando ao celular, furando cruzamento e batendo em motociclista, tudo isso porque não há fiscalização, acho que nem metade do Brasil tem contingente de policiais suficiente, aí dá nisso.

Eu acho legal é porque no fim das contas o cara paga mais caro de quem tira ela certinho e ainda fica com o peso na consciência, mas cada um sabe de si. EU não pagaria, não por ser contra bular regras e bla bla bla. Mas sim por amor ao meu bolso, se eu vou gastar 1000 pra tirar AB de forma legal, pra que eu vou querer pagar mais pra tirar de forma ilegal? É questão de raciocínio.

Só uma dica pro cara, caso ele queira "quebrar as regras". Se tu realmente for fazer isso, faça desde a primeira prova, não confie na sorte achando que você vai passar de primeira sem ter pego aula nenhuma. Porque depois além de tu ter que pagar o reteste tu vai ter que molhar a mão de alguém e isso é caro, aí no fim das contas tu vai ter tirado umas 30 cnhs HAHAHA

Mas pra te falar a verdade, se eu visse esse tanto de gente ser algemada e ir pro camburão, eu rir muito e garanto que muitos riram.

mdorigon
28-01-13, 13:28
Isso acontece uma vez na vida e outra na morte. O que mais tem é nego praticando a noite em pista do DETRAN aqui, o batalhão de polícia é menos de 500 m, mas cadê que eles fiscalizam? Olha o tanto de barbeiro aí no trânsito fazendo conversão falando ao celular, furando cruzamento e batendo em motociclista, tudo isso porque não há fiscalização, acho que nem metade do Brasil tem contingente de policiais suficiente, aí dá nisso.

Eu acho legal é porque no fim das contas o cara paga mais caro de quem tira ela certinho e ainda fica com o peso na consciência, mas cada um sabe de si. EU não pagaria, não por ser contra bular regras e bla bla bla. Mas sim por amor ao meu bolso, se eu vou gastar 1000 pra tirar AB de forma legal, pra que eu vou querer pagar mais pra tirar de forma ilegal? É questão de raciocínio.

Só uma dica pro cara, caso ele queira "quebrar as regras". Se tu realmente for fazer isso, faça desde a primeira prova, não confie na sorte achando que você vai passar de primeira sem ter pego aula nenhuma. Porque depois além de tu ter que pagar o reteste tu vai ter que molhar a mão de alguém e isso é caro, aí no fim das contas tu vai ter tirado umas 30 cnhs HAHAHA

Mas pra te falar a verdade, se eu visse esse tanto de gente ser algemada e ir pro camburão, eu rir muito e garanto que muitos riram.

Sim...teve gente que riu pacas e teve gente que ficou com o c... na mão, de outras autoescolas com esqueminhas tb kkkk

CaveiraSK8
28-01-13, 13:50
As curvas eu saquei, eu estava fazendo elas sem colocar o pé no freio, por isso estava tão difícil.
Aqui perto de casa tem uma pista bem grande que o pessoal usa pra treinar moto lá, ela é no mesmo esquema do DETRAN, então da pra ir treinando o oito, curvas, cones e rampa...
As aulas práticas eu não estou querendo burlar, é pelo fato que eu não vou ter temp. Da para eu fazer 3 aulas por semana apenas no SABÁDO, estou tirando AB, se eu for ter aula só de sabádo das duas categorias eu termino isso no ano que vem, sem contar que a minha auto escola é bem lotada. No caso eu iria colocar a minha digital, como se estivesse fazendo a aula mas não estaria, quero pagar o quebra pra ter a "garantia" que eu vou passar, estou treinando bastante pra compensar as aulas perdidas. Me disseram que pagando o quebra, você só reprova se esquecer de abaixar a viseira, desistir da prova e cair da moto.

Valeu pelas respostas galera, abraços!

mdorigon
28-01-13, 14:01
As curvas eu saquei, eu estava fazendo elas sem colocar o pé no freio, por isso estava tão difícil.
Aqui perto de casa tem uma pista bem grande que o pessoal usa pra treinar moto lá, ela é no mesmo esquema do DETRAN, então da pra ir treinando o oito, curvas, cones e rampa...
As aulas práticas eu não estou querendo burlar, é pelo fato que eu não vou ter temp. Da para eu fazer 3 aulas por semana apenas no SABÁDO, estou tirando AB, se eu for ter aula só de sabádo das duas categorias eu termino isso no ano que vem, sem contar que a minha auto escola é bem lotada. No caso eu iria colocar a minha digital, como se estivesse fazendo a aula mas não estaria, quero pagar o quebra pra ter a "garantia" que eu vou passar, estou treinando bastante pra compensar as aulas perdidas. Me disseram que pagando o quebra, você só reprova se esquecer de abaixar a viseira, desistir da prova e cair da moto.

Valeu pelas respostas galera, abraços!
Bem, não to te julgando ou condenando, até pq eu naum sou autoridade pra te punir e se vc ta fazendo é pq os cara dão brecha...mas é burlar sim. Da pra vc fazer direito, mesmo que demore mais tempo...mas essa ainda do quebra é foda. Vc ta burlando um monte de regras sim, vc ta tendo uma vantagem ilicita em cima de quem faz tudo nos conforme. Mas não sei se ta tão errado...com o nivel das aulas praticas que temos...vc vai aprender no transito mesmo a andar de moto e de carro, assim como o que faz tudo correto. Agora imagina o tanto de bração que faz esse esquema e consegue a carta e fode com a vida dos outros depois.

CaveiraSK8
28-01-13, 14:13
Bem, não to te julgando ou condenando, até pq eu naum sou autoridade pra te punir e se vc ta fazendo é pq os cara dão brecha...mas é burlar sim. Da pra vc fazer direito, mesmo que demore mais tempo...mas essa ainda do quebra é foda. Vc ta burlando um monte de regras sim, vc ta tendo uma vantagem ilicita em cima de quem faz tudo nos conforme. Mas não sei se ta tão errado...com o nivel das aulas praticas que temos...vc vai aprender no transito mesmo a andar de moto e de carro, assim como o que faz tudo correto. Agora imagina o tanto de bração que faz esse esquema e consegue a carta e fode com a vida dos outros depois.
É complicado viu, eu aqui louco pra tirar minha carta e tem todo esse processo longo e doloroso, mas valeu pelas dicas, estou esperando marcaram a minha prova teórica, quando terminar, vou conversar com o professor e ver oque vou fazer..

Neto SP
28-01-13, 14:58
Quer aprende a fazer curvas de verdade amigo aprenda a técnica do contra. esterço e pesquise sobre ela.

augustothalison
28-01-13, 15:01
Affs auto escola no brasil, isso nao existe, e um roubo voce pagar (pelos menos aqui é esse preço) de 800 a 1000 reais pra poder pilotar, sem contar a porcaria do Ipva caro pra kct e ainda tem temos avenidas e ruas horriveis por aqui, e puro roubo, sem contar a demora, sistema de transito no brasil é uma coisa que nao deu certo, faliu, bugou, se eu puder burlar, burlo mesmo, aulas imprestaveis, nao servem pra nada, eu piloto muito melhor que muito habilitado por ai, achando que e o dono da verdade pq tem a carteirinha.

CaveiraSK8
28-01-13, 15:47
Quer aprende a fazer curvas de verdade amigo aprenda a técnica do contra. esterço e pesquise sobre ela.
Eu estava dando uma pesquisada sobre isso, preciso vencer o medo e fazer a curva com confiaça, já cai com a moto 3 vezes nesse vacilo :X


Affs auto escola no brasil, isso nao existe, e um roubo voce pagar (pelos menos aqui é esse preço) de 800 a 1000 reais pra poder pilotar, sem contar a porcaria do Ipva caro pra kct e ainda tem temos avenidas e ruas horriveis por aqui, e puro roubo, sem contar a demora, sistema de transito no brasil é uma coisa que nao deu certo, faliu, bugou, se eu puder burlar, burlo mesmo, aulas imprestaveis, nao servem pra nada, eu piloto muito melhor que muito habilitado por ai, achando que e o dono da verdade pq tem a carteirinha.


Pois é, é uma roubalheira sem vergonha, atrasa o lado de muita gente que gostaria de tirar a carta dignamente, a questão é que se você dar uma "molhada" nas mãos dos professores de auto escola, eles dão um jeito rapidinho das suas aulas acontecerem..
Vou pagar R$ 1,200,00 categoria A e B, fora os quebras, resumindo vai dar uns R$ 2,000,00, sem contar o exame médio e psicodélico. Na auto escola que eu faço, é raro alguém passar sem pagar essa porcaria ...

nil_bad
28-01-13, 15:49
Eu estava dando uma pesquisada sobre isso, preciso vencer o medo e fazer a curva com confiaça, já cai com a moto 3 vezes nesse vacilo :X




Pois é, é uma roubalheira sem vergonha, atrasa o lado de muita gente que gostaria de tirar a carta dignamente, a questão é que se você dar uma "molhada" nas mãos dos professores de auto escola, eles dão um jeito rapidinho das suas aulas acontecerem..
Vou pagar R$ 1,200,00 categoria A e B, fora os quebras, resumindo vai dar uns R$ 2,000,00, sem contar o exame médio e psicodélico. Na auto escola que eu faço, é raro alguém passar sem pagar essa porcaria ...

Depende da dedicação da pessoa, eu por exemplo não reprovei em nada, inclusive das 30 questôes errei apenas 1, isso em 2006.

CaveiraSK8
28-01-13, 15:52
Depende da dedicação da pessoa, eu por exemplo não reprovei em nada, inclusive das 30 questôes errei apenas 1, isso em 2006.

Dedicação eu tenho, estou treinando pra isso, eu tenho até as duas últimas aulas pra decidir se vou pagar o quebra, se até lá eu me sentir seguro não pago e vou na raça.
Mas não tem como eu ficar bom em uma coisa que não tem como treinar por falta de tempo.

Abraços!

Bruno Rafael
28-01-13, 17:49
Relaxa q na auto escola vc vai parecer um ramister andando na gaiola, não tem erro e também não tem nada a ver com as ruas, assiste uns videos, começa a reparar nas outras pessoas que andam de moto, porq aprender mesmo só vai ser na pratica depois q tirar a carta vai sempre na "incoia" muito cuidado com chuva e areia nas esquinas
abs

sandro lara
28-01-13, 19:07
Em 92 quando tirei a carteira não tinha esse monte de regras que tem agora ; lembro que na época eu fiz 3 aulas de carro ,3 de moto ,e, 2 de caminhão , e tambem não éra a letra 'D" que vinha ;éra a C3 ,só agora na minha ultima renovação que ; ou eu trocava para a "D" ou baixava para "AB" ,e como eu nunca dirigi um caminhão mesmo optei pela "AB" , sobre o assunto do topico o melhor jeito de pegar as manhas é andando mesmo .

Neto SP
29-01-13, 06:36
Eu estava dando uma pesquisada sobre isso, preciso vencer o medo e fazer a curva com confiaça, já cai com a moto 3 vezes nesse vacilo :X




...

Dando uma ajuda ai, esta é a melhor técnica para quem anda em motos depois que a pessoa domina fica muito mais difícil cair é possivel fazer curvas em velocidades muito altas sem correr o risco de sofrer uma queda.

contra esterço exagerado em alta velocidade!!

http://www.motonline.com.br/colunistas/classicos-classicas/freddie_spencer/03.jpg

contra esterço em moto de rua!!
http://i278.photobucket.com/albums/kk104/moisespatriarca/Pilotagem/DSCF0691.jpg


http://www.youtube.com/watch?v=F6ku2U0Xufw


http://www.youtube.com/watch?v=03E1ulvW5q0

O segundo vídeo é show porque explica como a técnica funciona em detalhes.

laam88
29-01-13, 09:30
O segredo é você ganhar confiança no que está fazendo. Há sempre o medo de cair durante a curva. A moto é bem diferente de qualquer outro veiculo, até mesmo a bicicleta.
Com o tempo você vai aprendendo e ganhando confiança em fazer curvas, manobras, andar com garupa, etc.
Só que na prova do detran você praticamente não precisa fazer essas coisas.
Tenta ficar confiante apenas nas curvas em baixa velocidade e no zig-zag dos cones. Não tenta fazer isso rápido ou muito inclinado, pois não vai te servir pra fazer a prova.

DOUGLAS 00
29-01-13, 09:57
Caveira, o lance é fazer as aulas mesmo... se não todas, pelo menos algumas. Na rua, é outro aprendizado, e pouco do que vc aprender por conta vai ajudar na prova e pouco do que vc aprender na auto escola ajuda na rua...

cabra de brasilia
29-01-13, 10:08
Experiência se adquiri na rua com o tempo.....único problema é que o nêgo começa a se achar ninja demais e é onde acaba acontecendo as melecas.

Segredo é adquirir experiência e se policiar para continuar pilotando de forma prudente como fazia no início.

Ai sim nasce um verdadeiro piloto com grandes chances de unca se acidentar e nem cair: pilotar com experiência + aquela prudência de quando era iniciante.

CaveiraSK8
29-01-13, 10:43
Obrigado pelas dicas pessoal, vou me aprimorar melhor nas curvas quando estiver pilotando na rua, estou pensando em fazer umas 2 aulas de sabádo ( 3 aulas por dia, da umas 6 horas ) e fazer o "esquema" nos restante, mas to vendo que só vou conseguir fazer a prova lá pra março, maldito seja o carnaval!
Creio que a prova de moto vai ser o mais difícil, carro é mais tranquilo não é?

Abraços!

DOUGLAS 00
29-01-13, 11:21
Obrigado pelas dicas pessoal, vou me aprimorar melhor nas curvas quando estiver pilotando na rua, estou pensando em fazer umas 2 aulas de sabádo ( 3 aulas por dia, da umas 6 horas ) e fazer o "esquema" nos restante, mas to vendo que só vou conseguir fazer a prova lá pra março, maldito seja o carnaval!
Creio que a prova de moto vai ser o mais difícil, carro é mais tranquilo não é?

Abraços!

eu acho carro bem mais enjoado pra passar do que moto.

Bruno Rafael
29-01-13, 15:07
Affs auto escola no brasil, isso nao existe, e um roubo voce pagar (pelos menos aqui é esse preço) de 800 a 1000 reais pra poder pilotar, sem contar a porcaria do Ipva caro pra kct e ainda tem temos avenidas e ruas horriveis por aqui, e puro roubo, sem contar a demora, sistema de transito no brasil é uma coisa que nao deu certo, faliu, bugou, se eu puder burlar, burlo mesmo, aulas imprestaveis, nao servem pra nada, eu piloto muito melhor que muito habilitado por ai, achando que e o dono da verdade pq tem a carteirinha.

800? 1000?
Aqui fica 1200 á vista se vc conheçer o dono da auto escola...
do contrario é 1500~1600 (Cat. A-B)

cabra de brasilia
29-01-13, 15:15
Veja como as coisas sempre foram caras.....

Tirei habilitação em 1998...foi 140 reais......nossa só 140 reais!!!!!!!!!!!!!!!....naquela época salário mínimo nem era "isso tudo".....ou seja...antigamente tirar cnh custava bem mais de 1 salário mínimo....e hoje exatamente a mesma coisa.....

emersonyamamoto
29-01-13, 16:01
Tem um pessoal engraçado aqui. Ah, então você é a favor de comprar carteira porque auto-escola é caro e não ensina nada?
Não ensina nada porque a maioria das pessoas não quer aprender! A primeira coisa que nego faz é dar um jeito de não assistir as aulas teóricas e depois reclama que auto-escola não ensina nada. Mas é claro que ensina! O problema é que as pessoas acham que vão sair da auto-escola dirigindo como pilotos e não é assim que funciona! Dirigir é PRÁTICA, e o que a auto-escola faz é familiarizar você com o veículo. Você aprende como manuseá-lo, não como se portar em todas as situações, pois seria impossível um curso completo a esse ponto. É pra isso que existe a permissão para dirigir. Você aprende como usar o seu veículo e tem as ruas para treinar, porque aprender a dirigir é só assim, na prática, na rua. E é claro que eles vão querer te preparar especialmente para a prova, porque a preocupação inicial é que você passe para que possa ir aprender a dirigir na rua, com a mínima noção do que fazer dentro de um carro ou em cima de uma moto.

Aí você burla, não assiste nada, fica sem saber nada de legislação, de placa, de trânsito, mal sabe usar o carro, paga a carteira e vem me dizer que isso é legal?

Desculpa, mas isso não vai entrar na minha cabeça nunca! É caro e muitas vezes a auto-escola não dá a atenção que deveria, mas ainda é um processo que existe e deve ser respeitado!

mdorigon
29-01-13, 16:16
Tem um pessoal engraçado aqui. Ah, então você é a favor de comprar carteira porque auto-escola é caro e não ensina nada?
Não ensina nada porque a maioria das pessoas não quer aprender! A primeira coisa que nego faz é dar um jeito de não assistir as aulas teóricas e depois reclama que auto-escola não ensina nada. Mas é claro que ensina! O problema é que as pessoas acham que vão sair da auto-escola dirigindo como pilotos e não é assim que funciona! Dirigir é PRÁTICA, e o que a auto-escola faz é familiarizar você com o veículo. Você aprende como manuseá-lo, não como se portar em todas as situações, pois seria impossível um curso completo a esse ponto. É pra isso que existe a permissão para dirigir. Você aprende como usar o seu veículo e tem as ruas para treinar, porque aprender a dirigir é só assim, na prática, na rua. E é claro que eles vão querer te preparar especialmente para a prova, porque a preocupação inicial é que você passe para que possa ir aprender a dirigir na rua, com a mínima noção do que fazer dentro de um carro ou em cima de uma moto.

Aí você burla, não assiste nada, fica sem saber nada de legislação, de placa, de trânsito, mal sabe usar o carro, paga a carteira e vem me dizer que isso é legal?

Desculpa, mas isso não vai entrar na minha cabeça nunca! É caro e muitas vezes a auto-escola não dá a atenção que deveria, mas ainda é um processo que existe e deve ser respeitado!
Emerson, me desculpe, mas não é bem assim falando de motos. Com carro até vai, vc anda nas ruas e tal. Mas o que as autoescolas ensinam pra motociclistas é no minimo ridiculo. Aquilo la não existe. Não ensina nada para o pobre coitado que ao sair pra andar na rua tem que se virar para não morrer. Não sou a favor dos esquemas...fico até desapontado com um membro do pn fazendo isso, mas olhando bem...cara é de doer o exame para motociclistas...tão inutil como pente para careca.

emersonyamamoto
29-01-13, 16:24
Emerson, me desculpe, mas não é bem assim falando de motos. Com carro até vai, vc anda nas ruas e tal. Mas o que as autoescolas ensinam pra motociclistas é no minimo ridiculo. Aquilo la não existe. Não ensina nada para o pobre coitado que ao sair pra andar na rua tem que se virar para não morrer. Não sou a favor dos esquemas...fico até desapontado com um membro do pn fazendo isso, mas olhando bem...cara é de doer o exame para motociclistas...tão inutil como pente para careca.

Eu tenho carteira de carro e moto e sei bem o que você está falando. Eu sei que o exame de motos não te ensina quase nada, mas o mínimo você tem que ter pra passar: equilíbrio e um pouco que seja de habilidade pra passar nos cones. O resto não tem como aprender rápido assim, amigo. Imagina se a prova de moto fosse num autódromo tendo que fazer curvas em marcha alta e andando em velocidade o quanto de gente morrendo tentando tirar a carteira? Não tem muito o que fazer, a prova não pode ser muito elaborada porque são meros mortais que estão ali, não pessoas que querem se tornar pilotos. E desculpe, mas se você está apto pra passar na prova de moto da auto-escola, consegue bem não morrer por aí na rua, claro, respeitando o seu limite de conhecimento da máquina.

Abs

Defeacer
29-01-13, 17:19
Eu tenho carteira de carro e moto e sei bem o que você está falando. Eu sei que o exame de motos não te ensina quase nada, mas o mínimo você tem que ter pra passar: equilíbrio e um pouco que seja de habilidade pra passar nos cones. O resto não tem como aprender rápido assim, amigo. Imagina se a prova de moto fosse num autódromo tendo que fazer curvas em marcha alta e andando em velocidade o quanto de gente morrendo tentando tirar a carteira? Não tem muito o que fazer, a prova não pode ser muito elaborada porque são meros mortais que estão ali, não pessoas que querem se tornar pilotos. E desculpe, mas se você está apto pra passar na prova de moto da auto-escola, consegue bem não morrer por aí na rua, claro, respeitando o seu limite de conhecimento da máquina.

Abs

Não me entra na cabeça alguém tentar defender o sistema falido de capacitação de motoristas no Brasil.

Aulas teóricas = horário que muitos gostariam de estar descansando, aulas massantes e pouco dinâmicas e de longa duração. TUDO que você precisa saber daquele curso e ter o mínimo de conhecimento está naquele manual, não há tanta necessidade de aulas tão massantes.

Aulas práticas = ensinam o que? dependendo da boa vontade do instrutor você dá umas voltinhas em ruas com maior fluxo, faz conversões seguidas, pega uma ladeiras mais fortes, mas a maioria só faz um pequeno trajeto que passa pela rampa e depois pela baliza, nisso você aprende fazer umas poucas conversões e olhe lá. A de moto é uma vergonha, primeiro porque por segurança, não é recomendado alguém andar na cidade naquela velocidade pífia. Segundo, em que momento da minha vida eu vou andar em uma rampa minuscula? E pra que diabos serve aquele oito sendo que aquilo deveria ser feito em alta velocidade ou média pro candidato aprender a domar a moto em curvas abertas e fechadas em velocidades maiores.

Se o sistema não fosse tão falido, os EUA e países de primeiro mundo obviamente copiariam a gente, mas algum deles tem coragem de capacitar futuros assassinos no trânsito?!

Depois o DPVAT aumenta, o SAMU vive rodando com motociclista quebrado e por aí vai, e depois a culpa é dos motociclistas, a culpa é do Zé, a culpa é de sei lá quem. Na verdade a culpa é do sistema.

emersonyamamoto
29-01-13, 17:28
Não me entra na cabeça alguém tentar defender o sistema falido de capacitação de motoristas no Brasil.

Aulas teóricas = horário que muitos gostariam de estar descansando, aulas massantes e pouco dinâmicas e de longa duração. TUDO que você precisa saber daquele curso e ter o mínimo de conhecimento está naquele manual, não há tanta necessidade de aulas tão massantes.

Aulas práticas = ensinam o que? dependendo da boa vontade do instrutor você dá umas voltinhas em ruas com maior fluxo, faz conversões seguidas, pega uma ladeiras mais fortes, mas a maioria só faz um pequeno trajeto que passa pela rampa e depois pela baliza, nisso você aprende fazer umas poucas conversões e olhe lá. A de moto é uma vergonha, primeiro porque por segurança, não é recomendado alguém andar na cidade naquela velocidade pífia. Segundo, em que momento da minha vida eu vou andar em uma rampa minuscula? E pra que diabos serve aquele oito sendo que aquilo deveria ser feito em alta velocidade ou média pro candidato aprender a domar a moto em curvas abertas e fechadas em velocidades maiores.

Se o sistema não fosse tão falido, os EUA e países de primeiro mundo obviamente copiariam a gente, mas algum deles tem coragem de capacitar futuros assassinos no trânsito?!

Depois o DPVAT aumenta, o SAMU vive rodando com motociclista quebrado e por aí vai, e depois a culpa é dos motociclistas, a culpa é do Zé, a culpa é de sei lá quem. Na verdade a culpa é do sistema.


Não confunda, não disse que o nosso sistema de aprendizado é o melhor, simplesmente quis dizer que não aprende quem não quer e mesmo o pouco que ensinam é melhor que NADA (caso de comprar a carteira).

Uma coisa não justifica a outra. Agora só porque o colégio público é ruim eu vou pra rua roubar pra ter meu dinheiro?

Abs

mdorigon
29-01-13, 17:37
Eu tenho carteira de carro e moto e sei bem o que você está falando. Eu sei que o exame de motos não te ensina quase nada, mas o mínimo você tem que ter pra passar: equilíbrio e um pouco que seja de habilidade pra passar nos cones. O resto não tem como aprender rápido assim, amigo. Imagina se a prova de moto fosse num autódromo tendo que fazer curvas em marcha alta e andando em velocidade o quanto de gente morrendo tentando tirar a carteira? Não tem muito o que fazer, a prova não pode ser muito elaborada porque são meros mortais que estão ali, não pessoas que querem se tornar pilotos. E desculpe, mas se você está apto pra passar na prova de moto da auto-escola, consegue bem não morrer por aí na rua, claro, respeitando o seu limite de conhecimento da máquina.

Abs

Ai que ta...tem gente que não sai apto a dirigir só de passar naquele teste de ficar fazendo 8 e desviando de cone rapaz. Ali o coitado nem aprende a usar o retrovisor da moto...pq não precisa. Não aprende tecnicas para se safar de acidentes...não aprende a manter a calma. De carro concordo que o instrutor mete o cara no transito e vamo bora...aprende...mas mesmo assim tem uns braços. Agora de moto...eu nunca fiz uma aula de moto andando numa simples rua de bairro. só fazendo oito e desviando de cone. Isso não é dominio da maquina...alias ja vi uma motociclista que tinha carta e tudo e andava no cacete até um dia que chegou numa curva e foi pro chão lindo. Ai perguntei pra ela pq ela andava sempre no cacete...ela falou que era pra economizar combustivel, pq qto mais rapido chegar no destino, menos tempo o motor fica ligado...nota...ela se esburrachou 3 dias depois de pegar a carta dela. Motociclista tem que ter calma a dirigir. Estar sempre observando os automoveis ao redor, olhar pro asfalto a frente...tem um monte de detalhes que aquele oito não ensina e que andando na pratica com o instrutor ja ajudaria e muito. Ai que eu discordo do que acontece no Brasil : o exame só serve pra pegar o documento que te autoriza a andar no veiculo... ser capacitado a subir e guiar vc tem que aprender da pior maneira.

kaiokold
29-01-13, 18:30
Dica que eu dou , tenta arranjar tempo e faz as aulas , eu sempre andei de moto , até ia pra auto escola de moto , teve uma vez que rolou blitz na saida de onde tinha a autoescola , meu professor levou a minha moto , e eu fui na da autoescola rsrs , mas a moto da autoescola era estranha rsrs cruz credo, fico imaginando alguém sem experiência nela , a segunda para entrar só na base da porrada , no dia da prova quase arranquei o pedal para não dar mole de entrar na neutra a 0,3346 km/h fazendo cone rsrs. Eu passei de primeira tranquilo na prova pois fiz todas as aulas direto , aproveitando todo o tempo para acostumar com o sem aço que eu ia fazer a prova. Na hora foi moleza. Cada moto é uma moto , uma manutenção diferente , pilotagem , é tenso rsrs.

Abs

Defeacer
29-01-13, 19:03
Não confunda, não disse que o nosso sistema de aprendizado é o melhor, simplesmente quis dizer que não aprende quem não quer e mesmo o pouco que ensinam é melhor que NADA (caso de comprar a carteira).

Uma coisa não justifica a outra. Agora só porque o colégio público é ruim eu vou pra rua roubar pra ter meu dinheiro?

Abs

Quem quer, quem não quer... ninguém aprende nada naquilo, principalmente motos. Cara, num dá pra tu ter nenhuma noção de moto só aprendendo o que sabe na auto-escola, nem mesmo o básico. Tu vai prestar vestibular e estuda uma pancada de materia, na verdade decora, vai lá faz a prova e aquele conhecimento que você adquiriu aos poucos vai se esvaindo, ou seja, tu só aprendeu o necessário pra fazer uma prova, a mesma coisa na auto-escola.

Se o cara sabe andar de moto, conhece as leis de trânsito, conhece as placas, adios, tanto faz comprar carta ou não, é até melhor que alguém fica mais rico e o que comprou mais pobre :P

Eu quando fui tirar minha carteira nunca tinha andado de moto na minha vida, mas tinha muitos anos de ciclismo, a maioria das placas e lei de trânsito eu já conhecia antes de fazer aula teórica e 60% das minhas aulas eram de embromation, porque o conteúdo é muito pouco, aí os professores ficam usando outros exemplos, mostrando vídeos e afins. Se tu pegar aquele manual e ler/decorar, tu pode ter certeza que tu passa na prova.

Uma coisa é roubar, outra coisa é tu pagar mais, correr o risco de ser pego e viver com peso na consciência pra pegar uma carteira comprada, não se compara.

magrao tk
29-01-13, 19:04
Auto escola prática de moto serve só pra quem nunca nem sentou na parte da frente do banco de uma saber se equilibrar, arrancar e frear sem cair. É o básico, do básico, do básico! Pra quem já tem um pouco de conhecimento chega ser chato o cara ficar repetindo e repetindo as mesmas coisas! Aí o cara sai pras ruas encarando transito e ruas esburacadas escorregadias e que Deus o proteja!

Agora, o que seria ''quebra''?

lion
29-01-13, 19:15
Todos os conselhos dados até agora são interessantes...
Eu já estava no PN quando tirei a habilitação, sofri bastante.
Recomendo que você mantenha a calma, procure fazer o percurso quantas vezes puder (as vezes, pelo menos aqui, algumas autoescolas mantinham espaços abertos onde eu ia aos fins de semana praticar.
Outro bom conselho é tentar reproduzir o desenho da pista de testes com garrafas (até pet serve) em alguma rua sem saída que te traga segurança... talvez para simular as curvas em baixa velocidade.
Sobre os "quebras" e esquemas... só lamento, reprovei três vezes na prova de moto, passei na quarta com a minha própria moto, porque a máquina do inferno da autoescola vivia dando defeito. Agora, reprovei por falta de prática, não andava nem de bicicleta antes, mal sabia me equilibrar.

Pratica... esquece o contra-esterço pra autoescola, a velocidade que vc vai estar durante o percurso não permite o contraesterço, o segredo é simplicidade, fazer o que tem que fazer e ir embora, sem complicar de mais.

Abraçao

Skuich
29-01-13, 19:28
No meu tempo nao tinha arrego! Bobeou reprovou!
O negócio era tenso. Era soh uma volta na pista. Agora
Sao 3 ! Eh pra derrubar a galera mesmo!

kaiokold
30-01-13, 03:46
Só treinar o percurso o tempo das aulas todo com a moto que vai fazer a prova , é muito tranquilo. Se ficar treinando o percurso ao invés de ficar passeando com a moto da autoescola , é extremamente fácil. Fogo que eu ia para aula , já pilotava moto a anos e ficava fazendo o percurso. Aí tinha uns pilotos de mobilete que ficavam brincando andando , passeando e quase não faziam o trajeto rs. Provavelmente cairam fazendo o 8.

Absss

Neto SP
30-01-13, 06:26
Todos os conselhos dados até agora são interessantes...
Eu já estava no PN quando tirei a habilitação, sofri bastante.
Recomendo que você mantenha a calma, procure fazer o percurso quantas vezes puder (as vezes, pelo menos aqui, algumas autoescolas mantinham espaços abertos onde eu ia aos fins de semana praticar.
Outro bom conselho é tentar reproduzir o desenho da pista de testes com garrafas (até pet serve) em alguma rua sem saída que te traga segurança... talvez para simular as curvas em baixa velocidade.
Sobre os "quebras" e esquemas... só lamento, reprovei três vezes na prova de moto, passei na quarta com a minha própria moto, porque a máquina do inferno da autoescola vivia dando defeito. Agora, reprovei por falta de prática, não andava nem de bicicleta antes, mal sabia me equilibrar.

Pratica... esquece o contra-esterço pra autoescola, a velocidade que vc vai estar durante o percurso não permite o contraesterço, o segredo é simplicidade, fazer o que tem que fazer e ir embora, sem complicar de mais.

Abraçao

Verdade que o contra esterço não funciona abaixo de 45km/h e portanto não serve para o teste, mas este garoto não vai fazer uma prova de verdade ele apenas vai estar la para o teatro....

Então o mais útil é tentar mostrar a ele como não morrer, no transito.

lion
30-01-13, 07:08
Verdade que o contra esterço não funciona abaixo de 45km/h e portanto não serve para o teste, mas este garoto não vai fazer uma prova de verdade ele apenas vai estar la para o teatro....

Então o mais útil é tentar mostrar a ele como não morrer, no transito.

kk sem duvida... Eu sempre divulguei o CE tambem, mas ja pensou se ele resolvesse fazer isso no teste? Kkk queda na ceerta...

O lance da moto ser a msma da prova procede tb... Se vc n estiver acostumado c a motoca pode sofrer o dobro no percurso pq cada uma tem a sua regulagem de aceleração, ponto da embreagem e ciclística que varia de modelo p modelo

Abs

CaveiraSK8
31-01-13, 13:37
Pessoal fala como se pular as aulas fosse um crime hediondo, crime é oque a auto escola faz, agora mesmo um amigo meu foi dar entrada na lá e eles almentaram o preço para R$ 1600,00!!!! carro e moto, é um absurdo!
Agora me diz, do que adianta eu aprender um circuito manjado que só vai me servir na hora? Prefiro 1000 vezes treinar na rua em lugares tranquilos do que fazer aquelas aulas que só te ensinam o BÁSICO de pilotagem, os esquemas de moto você aprende na rua, não tem jeito.
Para mim não é viável fazer aulas PRÁTICAS de coisas que eu já sei, oque foi importante pra mim sem dúvidas foi aprender a legislação..


Agora, o que seria ''quebra''?
Seria um dinheiro "extra" que você da pra auto-escola não te reprovar no exame prático, isso sim é crime, essa auto que eu faço já foi denúnciada algumas vezes, e quem disse que as autoridades fazem alguma coisa? Lamentavél..

Eu estou melhorando nas curvas, final de semana eu fico treinando na pista simulada do detran aqui perto de casa, estou praticando bastante o 8 e o labirinto , a vontade que eu tenho é de esticar e dar umas voltas pela rua, hahahaha
Mas tudo tem seu tempo

Abraços!

coreanas
31-01-13, 15:31
Concordo com o DEAFACER auto escola não ensina, ao contrário, ensina errado. Todo mundo sai da auto escola freando só com o traseiro. Uma vez socorri um MANÈ que caiu sózinho porque usou só o traseiro aí tentei dar uma dica explicando para usar também o dianteiro, ele disse: "mas na auto escola ensinam a nunca usar o dianteiro" . É o caso do nosso amigo que pediu um help. "Aprendi a fazer curva sem pisar no freio" Pisar significa só usar o traseiro. Auto escola é 50% marketing governamental 50% incompetência e arrogância de quem não sabe nada nem pra sí mesmo. Socorro diáriamente acidentes na estrada e sempre a mesma coisa: Despreparo total por conta do que não aprendeu na auto-escola, até mesmo em certo comentários por aqui se verifica isso.

Então CaveiraSK8 vou te dar dicas de MOTOCICLISTA/MOTORISTA DE VERDADE:

1- NUNCA, JAMAIS, use só o freio traseiro. O freio traseiro serve muito mais como um "leme" ajudando na trajetória, responde só por 30% do poder de frenagem e ao usar sózinho compromete toda a estabilidade, podendo ir ao chão pela traseira derrapar. E QUEM ME CONTESTAR NESSE ÍTEM OU NÃO SABE NADA OU É IRRESPONSÁVEL. Já ando de saco cheio de passar por perigos toda hora por causa desses maus motociclistas que usam só o traseiro. Moto NUNCA dá R/L frenado normalmente, tem que provocar o R/L pra traseira subir. E nunca freie com tudo, use naturalmente, mesmo em situação de emergência.

2- Curvas: Não se faz curvas com o guidão, se faz com o corpo (voce não sabe andar de bicicleta????), freie antes de entrar na curva, nunca freie na curva e acelere mais ou menos da metade da curva pra frente, o acelerador te ajuda a acertar a moto depois da curva, é fundamental. Tente sentir a aderência do pneu, isso é importante.

3- Não use só a cabeça, use a sensibilidade, ao pilotar não dá tempo de ficar pensando, aja com naturalidade.

4- PARA ONDE VOCE OLHAR É PARA LÁ QUE VAI A MOTO, se olhar para um buraco, vai cair nele, olhe para a solução, por onde voce vai tirar a moto, não para o problema, usando essa dica dá pra passar por pedaços de asfalto da largura de uma caixa de fósforos. Ao passar por buracos, tente dar uma levantadinha na roda e depois relaxar os braços, não absorva o tranco. Melhor se conseguir deixar moto passar sózinha no buraco e voce meio que "flutuando" para seu peso não forçar a suspensão e voce não absorver o tranco. Usando pernas e braços.

5- Não tenha medo de deitar, mas também não force a barra, deixe ela deitar naturalmente, tem vários estilos, cada um de acordo com o piso: Com aderência deite junto com a moto usando os joelhos contra o tanque, sem aderência procure deitar só a moto e deixar o corpo mais reto usando mais os braços.

6- Tem que prever o que vai fazer 1 segundo antes, ou mais, ao se deparar com uma curva, voce já tem no subconsciente tudo o que eu disse e devidamente calculado, é o momento de visualizar a situação e antecipar o que vai acontecer, isso em fração de segundos.

E não se esqueça: SEMPRE OS DOIS FREIOS!!! Modulando um pouco mais ou um pouco menos pra trás ou pra frente. O traseiro sózinho é para fazer o "8" na frente do examinador, na opinião da auto-escola. Não acredite totalmente no instrutor, a grande maioria nem sabe dirigir direito, só sabe teoria.

mdorigon
31-01-13, 15:38
Concordo com o DEAFACER auto escola não ensina, ao contrário, ensina errado. Todo mundo sai da auto escola freando só com o traseiro. Uma vez socorri um MANÈ que caiu sózinho porque usou só o traseiro aí tentei dar uma dica explicando para usar também o dianteiro, ele disse: "mas na auto escola ensinam a nunca usar o dianteiro" . É o caso do nosso amigo que pediu um help. "Aprendi a fazer curva sem pisar no freio" Pisar significa só usar o traseiro. Auto escola é 50% marketing governamental 50% incompetência e arrogância de quem não sabe nada nem pra sí mesmo. Socorro diáriamente acidentes na estrada e sempre a mesma coisa: Despreparo total por conta do que não aprendeu na auto-escola, até mesmo em certo comentários por aqui se verifica isso.

Então CaveiraSK8 vou te dar dicas de MOTOCICLISTA/MOTORISTA DE VERDADE:

1- NUNCA, JAMAIS, use só o freio traseiro. O freio traseiro serve muito mais como um "leme" ajudando na trajetória, responde só por 30% do poder de frenagem e ao usar sózinho compromete toda a estabilidade, podendo ir ao chão pela traseira derrapar. E QUEM ME CONTESTAR NESSE ÍTEM OU NÃO SABE NADA OU É IRRESPONSÁVEL. Já ando de saco cheio de passar por perigos toda hora por causa desses maus motociclistas que usam só o traseiro. Moto NUNCA dá R/L frenado normalmente, tem que provocar o R/L pra traseira subir. E nunca freie com tudo, use naturalmente, mesmo em situação de emergência.

2- Curvas: Não se faz curvas com o guidão, se faz com o corpo (voce não sabe andar de bicicleta????), freie antes de entrar na curva, nunca freie na curva e acelere mais ou menos da metade da curva pra frente, o acelerador te ajuda a acertar a moto depois da curva, é fundamental. Tente sentir a aderência do pneu, isso é importante.

3- Não use só a cabeça, use a sensibilidade, ao pilotar não dá tempo de ficar pensando, aja com naturalidade.

4- PARA ONDE VOCE OLHAR É PARA LÁ QUE VAI A MOTO, se olhar para um buraco, vai cair nele, olhe para a solução, por onde voce vai tirar a moto, não para o problema, usando essa dica dá pra passar por pedaços de asfalto da largura de uma caixa de fósforos. Ao passar por buracos, tente dar uma levantadinha na roda e depois relaxar os braços, não absorva o tranco. Melhor se conseguir deixar moto passar sózinha no buraco e voce meio que "flutuando" para seu peso não forçar a suspensão e voce não absorver o tranco. Usando pernas e braços.

5- Não tenha medo de deitar, mas também não force a barra, deixe ela deitar naturalmente, tem vários estilos, cada um de acordo com o piso: Com aderência deite junto com a moto usando os joelhos contra o tanque, sem aderência procure deitar só a moto e deixar o corpo mais reto usando mais os braços.

6- Tem que prever o que vai fazer 1 segundo antes, ou mais, ao se deparar com uma curva, voce já tem no subconsciente tudo o que eu disse e devidamente calculado, é o momento de visualizar a situação e antecipar o que vai acontecer, isso em fração de segundos.

E não se esqueça: SEMPRE OS DOIS FREIOS!!! Modulando um pouco mais ou um pouco menos pra trás ou pra frente. O traseiro sózinho é para fazer o "8" na frente do examinador, na opinião da auto-escola. Não acredite totalmente no instrutor, a grande maioria nem sabe dirigir direito, só sabe teoria.
Vc me lembrou de mais uma coisa que o cara não aprende naquele exame que falam que é o suficiente...frear !!! A situação que vc colocou é bem essa mesma. A galera não usa freio dianteiro, só traseiro. Ja vi motos com eles totalmente inutilizados e o dono dela nem ligou pra arrumar pq ele naum usa.

CaveiraSK8
31-01-13, 16:29
Concordo com o DEAFACER auto escola não ensina, ao contrário, ensina errado. Todo mundo sai da auto escola freando só com o traseiro. Uma vez socorri um MANÈ que caiu sózinho porque usou só o traseiro aí tentei dar uma dica explicando para usar também o dianteiro, ele disse: "mas na auto escola ensinam a nunca usar o dianteiro" . É o caso do nosso amigo que pediu um help. "Aprendi a fazer curva sem pisar no freio" Pisar significa só usar o traseiro. Auto escola é 50% marketing governamental 50% incompetência e arrogância de quem não sabe nada nem pra sí mesmo. Socorro diáriamente acidentes na estrada e sempre a mesma coisa: Despreparo total por conta do que não aprendeu na auto-escola, até mesmo em certo comentários por aqui se verifica isso.

Então CaveiraSK8 vou te dar dicas de MOTOCICLISTA/MOTORISTA DE VERDADE:

1- NUNCA, JAMAIS, use só o freio traseiro. O freio traseiro serve muito mais como um "leme" ajudando na trajetória, responde só por 30% do poder de frenagem e ao usar sózinho compromete toda a estabilidade, podendo ir ao chão pela traseira derrapar. E QUEM ME CONTESTAR NESSE ÍTEM OU NÃO SABE NADA OU É IRRESPONSÁVEL. Já ando de saco cheio de passar por perigos toda hora por causa desses maus motociclistas que usam só o traseiro. Moto NUNCA dá R/L frenado normalmente, tem que provocar o R/L pra traseira subir. E nunca freie com tudo, use naturalmente, mesmo em situação de emergência.

2- Curvas: Não se faz curvas com o guidão, se faz com o corpo (voce não sabe andar de bicicleta????), freie antes de entrar na curva, nunca freie na curva e acelere mais ou menos da metade da curva pra frente, o acelerador te ajuda a acertar a moto depois da curva, é fundamental. Tente sentir a aderência do pneu, isso é importante.

3- Não use só a cabeça, use a sensibilidade, ao pilotar não dá tempo de ficar pensando, aja com naturalidade.

4- PARA ONDE VOCE OLHAR É PARA LÁ QUE VAI A MOTO, se olhar para um buraco, vai cair nele, olhe para a solução, por onde voce vai tirar a moto, não para o problema, usando essa dica dá pra passar por pedaços de asfalto da largura de uma caixa de fósforos. Ao passar por buracos, tente dar uma levantadinha na roda e depois relaxar os braços, não absorva o tranco. Melhor se conseguir deixar moto passar sózinha no buraco e voce meio que "flutuando" para seu peso não forçar a suspensão e voce não absorver o tranco. Usando pernas e braços.

5- Não tenha medo de deitar, mas também não force a barra, deixe ela deitar naturalmente, tem vários estilos, cada um de acordo com o piso: Com aderência deite junto com a moto usando os joelhos contra o tanque, sem aderência procure deitar só a moto e deixar o corpo mais reto usando mais os braços.

6- Tem que prever o que vai fazer 1 segundo antes, ou mais, ao se deparar com uma curva, voce já tem no subconsciente tudo o que eu disse e devidamente calculado, é o momento de visualizar a situação e antecipar o que vai acontecer, isso em fração de segundos.

E não se esqueça: SEMPRE OS DOIS FREIOS!!! Modulando um pouco mais ou um pouco menos pra trás ou pra frente. O traseiro sózinho é para fazer o "8" na frente do examinador, na opinião da auto-escola. Não acredite totalmente no instrutor, a grande maioria nem sabe dirigir direito, só sabe teoria.

Muito obrigado pelas dicas, vão ajudar bastante , sempre me disseram na auto escola para freiar só com o freio de trás, ta aí a incompetência!
Isso me lembrou também que preciso trocar a lona do freio traseiro, não sinto ele tão preciso

Abraços

Neto SP
31-01-13, 19:13
È bem verdade que a maioria das quedas de moto são por frear errado perdi a conta dos inúmeros 'motoboys' que enrolaram o cabo das pequenas na reta e por um motivo ou outro tiveram de executar uma frenagem de emergência e se f!@@##$$% na minha frente na verdade é mais comum o tombo por mal uso dos freios do que por manobra errada nas curvas.

magrao tk
31-01-13, 19:53
Auto escola é 50% marketing governamental 50% incompetência e arrogância de quem não sabe nada nem pra sí mesmo. Socorro diáriamente acidentes na estrada e sempre a mesma coisa: Despreparo total por conta do que não aprendeu na auto-escola, até mesmo em certo comentários por aqui se verifica isso.


Seria uma conspiração isso? Auto escola ruim = gente despreparada nas ruas = mais acidente = manchete nos jornais = desculpa pra aumentar DPVAT = dinheiro desviado = caos nos hospitais = nova matéria na televisão = mais desculpa pra aumentar e embolsar nosso dinheiro!

LucasPinda
31-01-13, 20:39
Seria uma conspiração isso? Auto escola ruim = gente despreparada nas ruas = mais acidente = manchete nos jornais = desculpa pra aumentar DPVAT = dinheiro desviado = caos nos hospitais = nova matéria na televisão = mais desculpa pra aumentar e embolsar nosso dinheiro!

Isso ae Magrão tudo aqui é uma conspiração vou resumir !

Povo ignorante = governo "rico"

magrao tk
31-01-13, 20:49
Isso ae Magrão tudo aqui é uma conspiração vou resumir !

Povo ignorante = governo "rico"
Povo ignorante E povo acomodado = governo rico

coreanas
31-01-13, 21:47
Bacana ver jovens motociclistas com consciência. Parabéns do véio a todos!

Fabio Véio
08-06-13, 22:52
Oi pessoal, não estou julgando ninguém, eu aprendi a dirigir moto, a muito tempo atrás, quando não tinha essa encheção de saco toda, já fui pego em comando e tudo o mais, depois de "certa idade", resolvi tirar carta de moto pois estava achando que já estava muito velho para ficar fugindo dos home, só que quando resolvi fazer o exame do DETRAN, escolhi realmente fazer o exame pelos meios corretos, não faltou quem me aconselhasse a pagar por fora, acontece que eu prezo muito o sossego de saber que agi corretamente, encosto a cabeça no travesseiro e durmo, tendo a certeza que ninguém virá me encher o saco, não há dinheiro que pague por isso, pois sempre há a chance de um dia a casa cair, se a auto escola for apanhada na mutreta, adivinha se eles não vão entregar quem comprou a merda da carta, e acabará vindo bronca prá cima de quem a comprou, porém, cada um é cada um, vai da consciência da pessoa, em todo caso, boa sorte a quem resolver fazer pelo meio errado, só espero que não venha a fazer merda na rua, prejudicando quem não tem nada a ver com o caso, esqueci de falar que fui aprovado de 1ª tanto no exame teórico como no prático, e para quem não se sente seguro para fazer esta bosta de exame, é muito simples, faça mais algumas aulas para adquirir a tal da confiança.
Dedicação eu tenho, estou treinando pra isso, eu tenho até as duas últimas aulas pra decidir se vou pagar o quebra, se até lá eu me sentir seguro não pago e vou na raça.
Mas não tem como eu ficar bom em uma coisa que não tem como treinar por falta de tempo.

Abraços!

leal_rj
08-06-13, 23:09
aproveitando o espaço: ao subir ou descer morros, qual o freio certo a ser usado?

CONKER
10-06-13, 11:13
aproveitando o espaço: ao subir ou descer morros, qual o freio certo a ser usado?

Os dois, seja subindo, descendo, na reta e sempre dosando a força entre os dois.

Limabl
10-06-13, 13:12
Povo ignorante E povo acomodado = governo rico
Eu diria "povo burro e coverno esperto" !!!

CaveiraSK8
11-06-13, 09:56
Nossa, eu nem sabia que ainda comentavam nesse tópico, fiquei uns 2 meses sumido do fórum, hahaha
Enfim, eu terminei fazendo tudo certo mesmo, passei no exame prático da categoria A e B sem pagar o quebra, minha última prova foi ontem e eu achei a prova de moto muito mais tranquila do que a de carro.
Talvez seja porquê eu tenho mais " afinidade " com o veículo,
O processo da habilitação demorou BASTANTE, estou desde dezembro tirando, e finalmente, entre essa semana e a outra a minha habilitação já está na mão.
Até que valeu a espera, não aguento mais enfrentar busão e metrô lotado, kkkkk

Abraços

Fabio Véio
11-06-13, 19:03
Boa noite, já que a conversa é frenagem, posso dar esta dica, sempre frear usando os dois, dianteiro e traseiro, com a devida dosagem de aperto, o que acontece, e peço para que experimentem, devagar, só para sentir a diferença, quando estiverem com garupa, em uma descida, se você, para reduzir a velocidade brecar com o freio traseiro, você consegue aliviar o peso do/da garupa nas suas costas e consequentemente o esforço dos braços para suportar este peso a mais, atenção, eu disse na descida sem estar arregaçando a moto, é só para diminuir a velocidade na reta, nunca em uma curva. Experimentem e depois avisem o resultado!
Os dois, seja subindo, descendo, na reta e sempre dosando a força entre os dois.

Diey
12-06-13, 00:37
Nossa, eu nem sabia que ainda comentavam nesse tópico, fiquei uns 2 meses sumido do fórum, hahaha
Enfim, eu terminei fazendo tudo certo mesmo, passei no exame prático da categoria A e B sem pagar o quebra, minha última prova foi ontem e eu achei a prova de moto muito mais tranquila do que a de carro.
Talvez seja porquê eu tenho mais " afinidade " com o veículo,
O processo da habilitação demorou BASTANTE, estou desde dezembro tirando, e finalmente, entre essa semana e a outra a minha habilitação já está na mão.
Até que valeu a espera, não aguento mais enfrentar busão e metrô lotado, kkkkk

Abraços

Aeeeee, parabéns irmão!!!
Agora é só rodar com cautela e seguir as dicas do pessoal.
E, claro, andar bem equipado com equipamentos de segurança! ;)

Fabio Véio
12-06-13, 14:45
Desejo o mesmo, pois cautela e caldo de galinha, não atrapalha ninguém. Sucesso!
Aeeeee, parabéns irmão!!!
Agora é só rodar com cautela e seguir as dicas do pessoal.
E, claro, andar bem equipado com equipamentos de segurança! ;)