PDA

Ver Versão Completa : O que saber para comprar moto usada?



otacon
29-01-13, 19:00
Olá. Vou compra uma moto usada e gostaria de saber quais os cuidados principais que devo tomar, quais partes avaliar, detalhes que mostram se o antigo dono cuidava bem dela, etc. Existem alguns sinais ou sintomas que devo me preocupar mais?

Vlw

juhpalaver
29-01-13, 19:01
transmissao, pneu, eletrica, alinahmento,MECANICA... leva num mecanico de confiança...
multas, documentaçao, numero de chassi e quadro...

magrao tk
29-01-13, 19:13
Se for uma moto pequena, 125 ou 150 acho que o principal é a documentação mesmo! De resto tudo se dá um jeito sem grandes gastos.

Diey
29-01-13, 19:25
Dá uma lida nesses textos. É tudo que voce precisa saber para não ter dor de cabeça:

Como comprar motos usadas. (http://www.endurohp.eng.br/mecanica/usad_diag_tab/usada.html)

Cuidados ao comprar motos usadas | Motos Blog (http://www.motosblog.com.br/7855/cuidados-ao-comprar-motos-usadas/)

Espero ter ajudado, um abraço!

LucasPinda
29-01-13, 19:30
Alem de tudo isso ai que disseram se for uma Twister verifica se não tem calo na direção! quando fui comprar a minha olhei duas que tinham o calo, vc senta na moto e vira a direção da esquerda para direita ou dir para esq devagar sentindo a direção se quando chegar proximo ao meio se ela der uma travada ja era, ai é só trocando a caixa de direção (rolamentos)

magrao tk
29-01-13, 20:03
Alem de tudo isso ai que disseram se for uma Twister verifica se não tem calo na direção! quando fui comprar a minha olhei duas que tinham o calo, vc senta na moto e vira a direção da esquerda para direita ou dir para esq devagar sentindo a direção se quando chegar proximo ao meio se ela der uma travada ja era, ai é só trocando a caixa de direção (rolamentos)
Mas é algo tão complicado ou caro assim de resolver numa Twister a ponto de deixar de comprar uma por causa doesses rolamentos??

Meu pai sempre me disse que não gostava dos carros da Chevrolet, tipo o Chevette, pelo fato de os rolamentos das rodas não ter a pista interna, é direto no eixo. Deu folga, só trocando tudo!

kaiokold
30-01-13, 03:51
Quando puder , fala que moto é para ajudar melhor , mas é o que falaram já.

No mais é andar , levar em algum mecânico bom , preferência amigo seu , ouvir barulho de motor , relação , etc.

Abs e boa sorte !

lordbrill
30-01-13, 07:40
Alem de tudo isso ai que disseram se for uma Twister verifica se não tem calo na direção! quando fui comprar a minha olhei duas que tinham o calo, vc senta na moto e vira a direção da esquerda para direita ou dir para esq devagar sentindo a direção se quando chegar proximo ao meio se ela der uma travada ja era, ai é só trocando a caixa de direção (rolamentos)

Quando comprei a minha, veio com o calo de brinde...
Gastei 80,00 reais com os rolamentos cônicos (a caixa de direção são apenas dois rolamentos, um superior e outro inferior; e dois anéis) e a M.O para troca ... nunca mais tive problema.
Não considero isso um fato eliminatório na escolha de uma Twister... tanto porque rodei uns 5000km antes de fazer a troca com calo na direção. ;)

Alex.BNF
30-01-13, 08:08
Bem vindo ao PN! Olha só, o principal é vc verificar a documentação. Tem multas, o IPVA está atrasado? Depois vc deve avaliar a parte mecânica de preferência com um mecânico experiente para ñ ter maiores dúvidas. Boa sorte!

jaimex
30-01-13, 11:16
Gente aproveita ja topico,qual melhor moto ybr ou hunter?=D

guilhermeaugusto
30-01-13, 11:33
sem duvidas que eh a ybr.

msguinha
30-01-13, 12:02
Uma coisa que aprendi comprando motos usadas.
Geral diz: "Olha mais o motor, pois se estiver boa de motor o resto é lucro." BAITA LOROTA!

Olha tudo, até e de repente mais a parte visual. É só usar a lógica. Se um cara anda com uma moto toca capenga na parte visual, mau cuidada, etc., que garantia tu tem que o cara cuidava do resto da motoca?

Ouça o motor da moto, veja se ela não "fuma", na duvida leve a um mecânico, mas nunca se esqueça a aparência visual da moto conta muito também, dá pra tirar a conclusão do dono ser um relaxado ou não.

Ps.: Muitos maquiam a moto antes de vender, então não fique só com a conclusão do visual apenas.

Banduleiro
30-01-13, 12:23
Se você entende pouco de moto, é melhor pedir que um amigo mais experiente olhe a moto com você.
Confira documentação
Quilometragem
Folga da corrente na coroa
Estado da bateria
dê umas buzinadas com a moto desligada mas com a chave na posição de ignição, se começar a falhar, a bateria tá no fim
Andando olhe se a moto tem força, vai dizer o estado dos discos de embreagem.

São muitas coisas, mas encha o proprietario de perguntas ele tem de reponder todas sem balbuciar, muita gente pode não entender muito de veiculos, mas de comportamente, muita gente entende.

Abraço.

otacon
30-01-13, 13:57
Vlw galera, to vendo os sites indicados pelo pessoas aqui, o problema é que não entendo nada de mecânica de moto.

Por exemplo, não sei o que é uma transmissão "normal".

Como avalio a folga da corrente?

como verifico a folga no rolamento da roda?

Ah, e para levar um mecanico no local, alguem conhece alguem de confiança em são paulo?
É necessário pagar ao mecanico pelo serviço? quanto custa em média?

Em tempo, provavelmente pegarei uma dafra apache em torno de 3,5 a 4k, então ano 2010/2011.
vlw

Alex.BNF
30-01-13, 14:56
Gente aproveita ja topico,qual melhor moto ybr ou hunter?=D

Indiscutivelmente a ybr.

Stone
30-01-13, 17:44
Basicamente.. quanto mais original, digo peças originais melhor.
Quanto menos barulho no motor melhor
o resto é o de menos