PDA

Ver Versão Completa : Esticador de corrente de transmissão, adianta?



VictorBarboza
01-02-13, 02:45
Galera, comprei hoje um esticador de corrente pra minha motinha, será que vai dar alguma melhora em relação a desgaste da coroa?

Sempre lubrifico, mas confesso que esticar a corrente sempre ia adiando por achar chatinho. Ai comprei esse esticador pra eliminar esse problema

Esticador Corrente Yes 150 Ybr Factor Fan Biz Hunter Max Web - R$ 23,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-457465427-esticador-corrente-yes-150-ybr-factor-fan-biz-hunter-max-web-_JM)

Estilo essa, só que de maior qualidade tendo um rolete com um rolamento ao inves dessa borrachinha pra passar a corrente.

Alguem ja utilizou e teve um aumento de durabilidade da relação?

chriskopsch
01-02-13, 08:19
Com qual frequencia vc estica a corrente?

Abs.

magrao tk
01-02-13, 08:41
Já usei por muito tempo esses esticadores. A única vantagem é quando a corrente tá froxa demais não chicotear na balança. Mas a meu ver, só isso! Em desvantagens a moto fica pesada pra se empurrar, e é outra coisa na moto a se dar manutenção, já que se deixar isso aí seco começa a ranger e pode até ficar duro perdendo o efeito tensionador.

Tive um igual esse tipo sabonete, e outro que era com uma rodinha. O da rodinha achei melhor, o problema é que tinha que sempre lubrificar o eixinho dela, senão ficava uma barulheira.

Enjoei tanto desse treco que hoje em dia tenho uma moto que vem de fábrica com esse dispositivo (TDR180), e ainda vou bolar um jeito de mudar pra eliminar isso aí.

guilhermeaugusto
01-02-13, 10:50
ta ai uma pergunta a ser feita, qual a hora certa para se esticar uma corrente? de quanto em quando tempo?

chriskopsch
01-02-13, 11:29
ta ai uma pergunta a ser feita, qual a hora certa para se esticar uma corrente? de quanto em quando tempo?

Bom, quando o kit é novo leva meses pra ajustar novamente.

O bom é sempre verificar a folga, e se for necessário, ajustar.

Abs.

Defeacer
01-02-13, 11:33
Isso seria um gambiatex de marca? Compensa mais dar manutenção na corrente, que não é necessário ser feita todo dia antes de ligar a moto.

magrao tk
01-02-13, 12:51
Bom, quando o kit é novo leva meses pra ajustar novamente.

O bom é sempre verificar a folga, e se for necessário, ajustar.

Abs.
Já acho o contrário. Todos os kits novos que boto em semanas já tá bem folgado! E isso deve ser pelo fato das peças não terem ''amaciado'' ainda. Tem rebarbas de usinagem, etc.
Como são várias pecinhas móveis numa corrente, e mais os dentes... qualquer coisinha que ceder no primeiro instante em cada um, se soma e dá a folga.
Depois da 2ª regulagem aí sim que leva tempo pra folgar denovo.

O mesmo acontece com rolamentos da caixa de direção. A 1ª regulagem não dura nada, quando ve tem uma baita folga! Regulo denovo exatamente igual e não folga mais.

Limabl
01-02-13, 23:42
Coisa para desleixados e preguisos....conheço um aqui no PN que essa geringonça seria uma boa para ele :D rsrsrsrs

coreanas
02-02-13, 01:28
Como eu rodo muito, tenho que esticar a corrente direto, a cada 10 dias. Pra mim isso é uma boa pq fica mais tranquilo na estrada (dá um medo de sair corrente).

Já tive em uma Sahara, com rolamento. Andava mais traquilo e não via desvantagens a não ser o rolamentinho que trava, mas o esticador continua funcionando, só gasta mais rápido. Se for colocar um hoje, uso o de saboneteira.

VictorBarboza
02-02-13, 16:45
Como eu rodo muito, tenho que esticar a corrente direto, a cada 10 dias. Pra mim isso é uma boa pq fica mais tranquilo na estrada (dá um medo de sair corrente).

Já tive em uma Sahara, com rolamento. Andava mais traquilo e não via desvantagens a não ser o rolamentinho que trava, mas o esticador continua funcionando, só gasta mais rápido. Se for colocar um hoje, uso o de saboneteira.

Tambem rodo muito e uns 3, 4 dias depois de esticar a corrente e ja tem folga. Lubrifico ela umas 2 vezes na semana e quando chove no dia seguinte lubrifico a corrente. Mas esticar, coisa que da um pouco mais de trabalho eu sou mais relaxado e deixo folgar um bocado pra esticar.

Como é esse de saboneteira? Qual diferença entre o de rodinha com rolamento que eu tenho?

Alex.BNF
07-02-13, 17:09
ta ai uma pergunta a ser feita, qual a hora certa para se esticar uma corrente? de quanto em quando tempo?

Eu costumo verificar a folga da corrente quando faço a lavagem da moto ou a cada 15 dias se estiver com muita folga dou uma esticada. Mais como ñ tenho rodado muito com a moto as vezes leva até mais tempo para ela dar uma folgada.

coreanas
07-02-13, 18:06
O de saboneteira (nem sei se é sabonete ou saboneteira) é só um pedaço de Technyl retangular. A Vantagem é que usa os próprios roletes da corrente e forma um "trilho" nos elos que direcionam a corrente para a coroa. O de rolamento é redondo e tb faz isso, mas o rolamentinho trava com a sujeira e vai desgastanto o Technyl, que é bem menor que saboneteira, até chegar no eixo da rodinha.

Vou colocar um na 150 semana que vem. Tenho umas viagens longas previstas e quero me sentir mais seguro.

Eurich
08-02-13, 11:17
Semana passada fiquei na mão com a moto por usar esta "M&RDA"!!!A regulagem da balança já estava no ultimo, então coloquei isso ae pra corrente ficar esticadinha...beleza né! Semana passada quebrou a mola do esticador bem na estrada! adivinha? correntona arrastando de frouxa e eu de apé!!!Se quiser usar beleza...mas já carregue um novo de prevenção!

magrao tk
08-02-13, 13:00
Esse esticador a função dele eu disse láaaa no início: é pra corrente não ficar chicoteando, acontece quando se passa nos buracos. E é tambem um equilíbrio de tensão, pois conforme o movimento da balança a corrente fica mais esticada ou mais solta. SÓ ISSO!

Se ilude quem pensa que isso é um milagroso método pra evitar de esticar a corrente! E se esperar que ele faça isso por voces, voces vão ter problemas mesmo.

coreanas
08-02-13, 13:47
Esse esticador a função dele eu disse láaaa no início: é pra corrente não ficar chicoteando, acontece quando se passa nos buracos. E é tambem um equilíbrio de tensão, pois conforme o movimento da balança a corrente fica mais esticada ou mais solta. SÓ ISSO!

Se ilude quem pensa que isso é um milagroso método pra evitar de esticar a corrente! E se esperar que ele faça isso por voces, voces vão ter problemas mesmo.

É para isso que serve, não pra substituir a manutenção. Também serve, e para mim é a melhor utilidade, para guiar a corrente evitando que saia ao chicotear.

zinabre
08-02-13, 13:48
Eu costumo comparar corrente de moto com café. O segredo está na quantidade do pó, nem pó demais, nem pó de menos. Pra corrente a mesma coisa. Nem óleo de mais, nem óleo de menos. Com relação a esticar a corrente, não tem poção mágica contra isso. Folgou mais do que manda o manual, então estique. Mas estique na medida certa, do modo certo. Conforme disse o magrão, a relação eixo balança x eixo pinhão é assimétrica, ou seja, a tensão da corrente varia conforme a suspensão abaixa com o peso na moto. Agora, talvez o maior erro que o pessoal comete e esticar demais. Já vi casos do cara andando na motoca pra lá e pra cá feliz e sorridente e a corrente nova montando na coroa já de tão esticada, quente que nem brasa!! Ae não tem jeito, não tem kit que aguenta! Uma alternativa mais ou menos curiosa é a da corrente com retentor que promete aliviar um pouco a questão da folga periódica, o que, embora tenha suas reais vantagens (maior durabilidade com relação à poeira e sujeira), ainda não consegui enxergar muita lógica nisso de se manter esticada por mais tempo.

magrao tk
08-02-13, 14:05
É para isso que serve, não pra substituir a manutenção. Também serve, e para mim é a melhor utilidade, para guiar a corrente evitando que saia ao chicotear.
Mas pra corrente sair sozinha ao chicotear já tem no mínimo uma falha na manutenção: ou já tá muuuuito frouxa, ou a relação muito gasta. Caso contrário com a manutenção em dia ela não sai nunca.

zinabre
08-02-13, 14:24
Só pra complementar minha opinião lá, esqueci de dizer que eu instalei uma corrente com retentor agora na minha primeira troca de kit e parece (parece...) que, surpreendentemente, até agora folgou bem menos que a média. Vamos ver nos próximos Kms o que vai acontecer...