PDA

Ver Versão Completa : Qual a mais potente ?



lucks358
13-02-13, 11:55
Gente, muitos dizem que a Twister e mais potente que e anda mais que a CB300.... MITO ou Verdade??

Jordano
13-02-13, 14:19
Mais potente, não acho eu sei que a TW tem 23cv, mas não sei quantos a CB300 tem, mas que anda mais, é bem possível, pq aTW anda muito bem pra uma moto com o peso dela, e acho que as seis marchas ajudam!

jott257
13-02-13, 14:41
a CB291 se n me engano tem 26CV... + teria de ver quanto cada 1 dar na roda... e outra tem a questao do escape... carburador duma e injeçao da otra...1 coisa e certa... a cb300 ganha na arrancada...

Ivan RJ
13-02-13, 17:41
A CB 300 original anda 5Km/h a mais que a TW, nada mais que isso. Foi o maior embuste da "onda".
TW 135Km/h = Real.
CB 140Km/h = Real.
Isso é a realidade.
5Km/h, não precisa ser um piloto para tirar no braço.
Um grande abraço a todos os irmãos.

coreanas
13-02-13, 18:13
E aí? cadê a vantagem da injeção? Precisa de 50 cc a mais pra andar praticamente a mesma coisa que uma carburada.

Carlos Henrique
13-02-13, 18:28
Só sei que a next 250 anda junto com essas duas ae tbm!

chrystian.hernandes
13-02-13, 18:39
A CB 300 original anda 5Km/h a mais que a TW, nada mais que isso. Foi o maior embuste da "onda".
TW 135Km/h = Real.
CB 140Km/h = Real.
Isso é a realidade.
5Km/h, não precisa ser um piloto para tirar no braço.
Um grande abraço a todos os irmãos.
X2, tb concordo!!!

nil_bad
13-02-13, 18:49
No meu caso pode ser pq sou leve 63kg :p, nesses 2 anos com a twister nunca fiquei pra traz de uma, só dá trabalho na arrancada pq no retão não me pega.

Inclusive nesse sabado na imigrantes eu subi brigando com uma CB 300, um pegando vácuo do outro mas eu estava em desvantagem, eu engarupado e o cara da cb 300 sózinho.

2weels
13-02-13, 18:50
E aí? cadê a vantagem da injeção? Precisa de 50 cc a mais pra andar praticamente a mesma coisa que uma carburada.
CB 300 enfrenta uma legislaçao muito mais rigida de emissao de poluentes... perde potencia msm...

corsani
13-02-13, 19:26
a cb 300 é mais potente, mas en compensação é mais pesada e tem pneu traseiro mais largo o que ja são obstaculos pra uma diferença de 50cc. e como ja foi citado a cb esta estrangulada dentro de um padraõ rigido de emissões de gases enquanto que a twister praticamente anda com o motor livre.

Rafael WF
13-02-13, 19:51
Cara meu amigo tem uma cb300 2011 azul (quase preta), ela veio com 27cv de fabrica, anda junto com a falcon, a unica que vi com 27 cv.

Limabl
13-02-13, 21:02
Tw tem 24,5cv e a cb300 26,5 cv,em casos de retomadas,subidas,arrancadas e autonomia a cb300 leva a tw devido a injeção e o torque devido a cc extra,mas em velocidade final a diferença é minima.Mas no peso,câmbio e custo beneficio a tw leva a cb300!!!!

- - - Updated - - -


E aí? cadê a vantagem da injeção? Precisa de 50 cc a mais pra andar praticamente a mesma coisa que uma carburada.Em motos comuns injeção eletrônica de combustivel não significa potência amigo e sim economia e ecologia,isso porque os sistemnas de injeção em motos comuns da honda e yamaha são a simplicidade da simplicidade das injeções eletrônica de combustivel desponivel no mercado.Muitos que tem uma moto equipada com injeção eletrônica vê isso como hi-tec rsrsrs.

Na verda o que vcs tem hoje nas suas cgs,landers,XRE,cb300,fazer 250 e até a hornet e XJ6 são meramente dispositivos que eram top de linha em 1999 nas RRs.Bom para simplifica se vc comparar um injeção eletrônica de uma cg150 com uma CBR1000RR é o mesmo que comparar o windows 97 com o windows 8!!!

Para falar verdade conheço muito carburador hi-tec que são superiores aos sistema de injeção comvencionais só que custam caro,muito caro.A unica diferença em uma carburador desse cabarito e uma injeção comum é a o sistema eletrônico suspostamente se ajusta sozinho mas só em alguns casos,mas isso já é outro assunto para outro tópico né....

emerson merighi
13-02-13, 22:12
todo mundo sabe que a cb300 foi um dos grandes micos que a honda pagou... a tw na minha opiniao e uma moto mais equilibrada, vibra menos, tem 6 marchas....a honda teria feito muito melhor colocando uma injecao na tw e dado uma remodelada...

chrystian.hernandes
13-02-13, 22:33
A Honda remodelou a Twister e colocou injeção tb, aumentou a capacidade cubica do motor, so tirou as 6 marchas e mudou o nome para CB300.. Bom pra mim sempre sera a msm moto..

emerson merighi
13-02-13, 22:53
errado, a cb300 nao e twister remodelada........o motor e diferente, a caixa de marchas tb, e muitas outras coisas tb....a verdade e que ela veio substituir as tw mas nao conseguiu superar sua antecessora tw...

chrystian.hernandes
13-02-13, 23:05
- - - Updated - - -

Ainda vejo a 300 como uma Twister remodelada, e isso nao e de todo ruim ( vide o sucesso de vendas ).. Elas utilizam inumeras peças ( retrovisor, pisca, sistema de freio, tampa de combustivel, barulho na relação).. Essas peças que citei sao as que mais geram reclamaçoes nos donos de CB.. Prefiro a Fazer

chiccoli
13-02-13, 23:43
A cb é uma atualização da twister, num tem que trocar tanta marcha, mais torque, melhor de curva.., dentre outras coisas..
tava inté pensanu em pegar uma, mas sei la.., vou tentar sanar meu ultimo probleminha com a tw.., se não resolver.., é 300 com fuel controller

guilhermeaugusto
14-02-13, 07:09
a unica coisa que eu acho feio na tw e na cb eh top de linha eh a rabeta...a rabeta da cb eh linda demais, agora o resto, nao muda nada em relacao a motor, potencia e desempenho, na minha opiniao

Felipe.s
14-02-13, 07:38
A CB 300 original anda 5Km/h a mais que a TW, nada mais que isso. Foi o maior embuste da "onda".
TW 135Km/h = Real.
CB 140Km/h = Real.
Isso é a realidade.
5Km/h, não precisa ser um piloto para tirar no braço.
Um grande abraço a todos os irmãos.

A onde é que eu assino mesmo rsrsrs,esse topco foi feito pra min hsausausa,tiver tw durante quatro anos e ja estou com minha cb 300 a três anos sei muito bem as vantagens e as desvantagens de cada uma,,é praticamente isso ai que o ivan RJ disse velocidade final não mudou muito a diferença principal que eu senti é que a cb3 é bem mais esperta na cidade e nas arrandas,ultrapassagens e bem mais economica do que a tw,e a cilcistica da cb300 tbm achei melhor não sei explicar oque é mais fasso curvas na cb3 bem melhor que a tw que não me dava muita confiança,mais não é só mil maravilhas a cb3 a sexta marcha viria bem a calhar pois vc sente que a moto tem motor mais não tem mais marcha ela fica pedindo nas estradas quando estou viajando apesar da velocidade final ser pra ticamente a mesma da tw só que com a rotação alta...e é isso ai flwwww

- - - Updated - - -


E aí? cadê a vantagem da injeção? Precisa de 50 cc a mais pra andar praticamente a mesma coisa que uma carburada.

ja tive tw durante um bom tempo coreanas e estou com a cb 300 a uns tres anos e a vantagem da injeção é que a cb300 é bem mais esperta nas arrancadas retomadas e ultrapassagens que a twister sem contar que ela é bem mais economica ,eu tenho o punho bem pesado,a minha ex twister fazia 18km a 20km por litro ja a cb300 faz 25km brincado...

- - - Updated - - -


A cb é uma atualização da twister, num tem que trocar tanta marcha, mais torque, melhor de curva.., dentre outras coisas..
tava inté pensanu em pegar uma, mas sei la.., vou tentar sanar meu ultimo probleminha com a tw.., se não resolver.., é 300 com fuel controller

pô chicoli eu tbm tinha essa duvida,mais depos que eu troque a minha twister pela CB 300 foi uma boa descisão não que a tw não seja boa mais a cb3 é bem mais moderna né veio,mais esperta e mais ecônomica..mais é isso ai a tw é uma otima moto me trouxe muitas alegrias mais a cb300 pra min foi uma otima troca..

DOUGLAS 00
14-02-13, 09:08
Tw tem 24,5cv e a cb300 26,5 cv,em casos de retomadas,subidas,arrancadas e autonomia a cb300 leva a tw devido a injeção e o torque devido a cc extra,mas em velocidade final a diferença é minima.Mas no peso,câmbio e custo beneficio a tw leva a cb300!!!!

- - - Updated - - -

Em motos comuns injeção eletrônica de combustivel não significa potência amigo e sim economia e ecologia,isso porque os sistemnas de injeção em motos comuns da honda e yamaha são a simplicidade da simplicidade das injeções eletrônica de combustivel desponivel no mercado.Muitos que tem uma moto equipada com injeção eletrônica vê isso como hi-tec rsrsrs.

Na verda o que vcs tem hoje nas suas cgs,landers,XRE,cb300,fazer 250 e até a hornet e XJ6 são meramente dispositivos que eram top de linha em 1999 nas RRs.Bom para simplifica se vc comparar um injeção eletrônica de uma cg150 com uma CBR1000RR é o mesmo que comparar o windows 97 com o windows 8!!!

Para falar verdade conheço muito carburador hi-tec que são superiores aos sistema de injeção comvencionais só que custam caro,muito caro.A unica diferença em uma carburador desse cabarito e uma injeção comum é a o sistema eletrônico suspostamente se ajusta sozinho mas só em alguns casos,mas isso já é outro assunto para outro tópico né....

É bem por ai mesmo. O problema da CB 300 é que o pneu é exagerado e a moto é mais pesadinha... Mas mesmo assim, a moto arranca muito mais.

Mas o pessoal tem mania de considerar só a velocidade final: Dai os 2 pocotós a mais são meio que anulados pelo fato da TW ser um pouco mais leve, mais solta e ter a sexta marcha longa, tanto que numa descida, a TW dá uma boa final.

- - - Updated - - -


Tw tem 24,5cv e a cb300 26,5 cv,em casos de retomadas,subidas,arrancadas e autonomia a cb300 leva a tw devido a injeção e o torque devido a cc extra,mas em velocidade final a diferença é minima.Mas no peso,câmbio e custo beneficio a tw leva a cb300!!!!

- - - Updated - - -

Em motos comuns injeção eletrônica de combustivel não significa potência amigo e sim economia e ecologia,isso porque os sistemnas de injeção em motos comuns da honda e yamaha são a simplicidade da simplicidade das injeções eletrônica de combustivel desponivel no mercado.Muitos que tem uma moto equipada com injeção eletrônica vê isso como hi-tec rsrsrs.

Na verda o que vcs tem hoje nas suas cgs,landers,XRE,cb300,fazer 250 e até a hornet e XJ6 são meramente dispositivos que eram top de linha em 1999 nas RRs.Bom para simplifica se vc comparar um injeção eletrônica de uma cg150 com uma CBR1000RR é o mesmo que comparar o windows 97 com o windows 8!!!

Para falar verdade conheço muito carburador hi-tec que são superiores aos sistema de injeção comvencionais só que custam caro,muito caro.A unica diferença em uma carburador desse cabarito e uma injeção comum é a o sistema eletrônico suspostamente se ajusta sozinho mas só em alguns casos,mas isso já é outro assunto para outro tópico né....

É bem por ai mesmo. O problema da CB 300 é que o pneu é exagerado e a moto é mais pesadinha... Mas mesmo assim, a moto arranca muito mais.

Mas o pessoal tem mania de considerar só a velocidade final: Dai os 2 pocotós a mais são meio que anulados pelo fato da TW ser um pouco mais leve, mais solta e ter a sexta marcha longa, tanto que numa descida, a TW dá uma boa final.

Carleetos
14-02-13, 11:00
É bem por ai mesmo. O problema da CB 300 é que o pneu é exagerado e a moto é mais pesadinha... Mas mesmo assim, a moto arranca muito mais.

Não sei s ejá criaram tópico sobre isso, mas seria possível colocar um pneu 130 na CB300? Ele casa bem na roda? Não ficaria melhor?

coreanas
14-02-13, 11:32
A "esperteza" da CB300 é muito mais pelo acréscimo dos 50cc e da relação de marchas.

Mas sem dúvida a injeção deixa o motor mais liso e um pouquinho mais econômico, só acho que o custo/benefício não compensa. Se a indústria automotiva tivesse investido as pesquisas em I.E. para melhorar os carburadores os efeitos seriam os mesmos ou até melhores, sem manunteção complicada e cara. Não tem como comparar I.E. que recebem rios de dinheiro em pesquisas com carburadores que a indústria deixou de aperfeiçoar, por MARKETING.

As montadoras ganham muito mais na manutenção pós-venda do que na venda dos veículos e eletrônica foi a melhor maneira de aumentar absurdamente os preços de manutenção, vendendo sensores que custam centavos para produzir a preço de ouro. Quanto custa uma lambda ou um TBI? E quanto custa um gicleur? A montadora ganha muito menos no gicleur.

Em resposta ao tópico, prefiro a TW, não por causa do carburador, mas pelas 6 marchas e por ser mais compacta.

De negativo na 250 fica o visual ultrapassado e os barulhos do motor, mas ainda assim é mais simpática que a 300.

corsani
14-02-13, 14:14
E aí? cadê a vantagem da injeção? Precisa de 50 cc a mais pra andar praticamente a mesma coisa que uma carburada.
tenta por a twister carburada pra enfrentar as mesmas normas de emissões da cb 300 pra ver se a twister não vai ficar com uns 18cvs. aconteceria a mesma coisa que a ybr que tinha 12cvs e o mesmo motor carburado tem mal 10cvs

errado, a cb300 nao e twister remodelada........o motor e diferente, a caixa de marchas tb, e muitas outras coisas tb....a verdade e que ela veio substituir as tw mas nao conseguiu superar sua antecessora tw...
vi numa revista que a honda a exemplo da yamaha colocou o cambio de 6 marchas visando a economia porque com 6 a moto teria mais giro nas primeiras marcha e um maior consumo

Perdido
14-02-13, 15:02
E aí? cadê a vantagem da injeção? Precisa de 50 cc a mais pra andar praticamente a mesma coisa que uma carburada.
Desde quando a twister entrou e saiu de linha a lesgislação de poluição mudou bastante, é de se esperar o que deu. A grande vantagem da injeção não é performance, é economia e, com isso, menos poluição.

Uma coisa é certa, a CB300 é BEM mais ágil que a Twister, pouco antes de vender a minha Twister (modelo 2006) dei uma voltas com uma CB300 na concessionária e em baixo giro é outra moto, bem menos xoxa que a Twister abaixo dos 6.000RPM

coreanas
14-02-13, 15:44
Desde quando a twister entrou e saiu de linha a lesgislação de poluição mudou bastante, é de se esperar o que deu. A grande vantagem da injeção não é performance, é economia e, com isso, menos poluição.

Uma coisa é certa, a CB300 é BEM mais ágil que a Twister, pouco antes de vender a minha Twister (modelo 2006) dei uma voltas com uma CB300 na concessionária e em baixo giro é outra moto, bem menos xoxa que a Twister abaixo dos 6.000RPM

Não tem como comparar I.E. que recebem rios de dinheiro em pesquisas com carburadores que a indústria deixou de aperfeiçoar, por MARKETING.

As montadoras ganham muito mais na manutenção pós-venda do que na venda dos veículos e eletrônica foi a melhor maneira de aumentar absurdamente os preços de manutenção, vendendo sensores que custam centavos para produzir a preço de ouro. Quanto custa uma lambda ou um TBI? E quanto custa um gicleur? A montadora ganha muito menos no gicleur.

Redução de emissão é outro marketing pra boi dormir. Se quizessem reduzir mesmo investitiam em energias altenativas, não em motos INCOERENTES que passam de 300 km/h. E o goveno ao invéz de leis deveria fazer OBRAS em transporte público e transporte alternativo, como trens. Fazer uma moto emitir 5% menos e custar 30% mais é balela.

Felipe.s
14-02-13, 16:41
Não sei s ejá criaram tópico sobre isso, mas seria possível colocar um pneu 130 na CB300? Ele casa bem na roda? Não ficaria melhor?

axo que não carlitos quando viajo pro interior dos avos da minha namorada tem curvas bem gostosas de se fazerem e faço curna na cb 300 que eu não conseguia na twister não sei é é por conta dos peneus ou do centro de gravidade da moto ,faço elas bem mais deitado e com maior velocidade do que na twister que na verdade não ma dava segurança pra min a moto ia escorregar quando eu deitasse de mais, se pneu largo fosse um problema as motos de 600cc e de 1000cc não teriam pneus largos na verdade eu vejo ao contrario pneus largos tem uma maior aderencia nas curvas e assim fazendo curvas..me corrijam se eu estiver errado mais pensso assim,,flwwww

DOUGLAS 00
14-02-13, 16:48
Não sei s ejá criaram tópico sobre isso, mas seria possível colocar um pneu 130 na CB300? Ele casa bem na roda? Não ficaria melhor?

O Pneu da TW mesmo dá uma boa estabilidade, mas eu já acho que ele rouba um bocado de performance da moto.

corsani
14-02-13, 16:51
Desde quando a twister entrou e saiu de linha a lesgislação de poluição mudou bastante, é de se esperar o que deu. A grande vantagem da injeção não é performance, é economia e, com isso, menos poluição.

Uma coisa é certa, a CB300 é BEM mais ágil que a Twister, pouco antes de vender a minha Twister (modelo 2006) dei uma voltas com uma CB300 na concessionária e em baixo giro é outra moto, bem menos xoxa que a Twister abaixo dos 6.000RPM
eu amo carburadores, mas a injeção é bem superior a tudo em comparação ao carburador, principalmente na potencia. se a cb 300 fosse pra trabalhar nas normas da época da twister pode ter certeza de que o motorzinho teria pelo menos uns 30cvs.
a injeção faz com que a moto aproveite o maximo a mistura em todas as condições enquanto que a mistura do carburador nunca sai perfeita.
ao contrario do que muitos pensam na injeção tambem da pra trabalhar e conseguir mais potencia trabalhando como nos carros ou mudando a central como ja existem kits pra motos.
esse negócio de que carburador da mais potencia do que injeção é estória de amante de carburador como eu só que não quer admitir a evolução.
mesmo com duas valvulas no cabeçote a fazer 250 injetada toda estrangulada com catalizador dentro de uma norma mais rigidaja tinha praticamente a mesma performance da twister.

Carlos Henrique
14-02-13, 17:13
axo que não carlitos quando viajo pro interior dos avos da minha namorada tem curvas bem gostosas de se fazerem e faço curna na cb 300 que eu não conseguia na twister não sei é é por conta dos peneus ou do centro de gravidade da moto ,faço elas bem mais deitado e com maior velocidade do que na twister que na verdade não ma dava segurança pra min a moto ia escorregar quando eu deitasse de mais, se pneu largo fosse um problema as motos de 600cc e de 1000cc não teriam pneus largos na verdade eu vejo ao contrario pneus largos tem uma maior aderencia nas curvas e assim fazendo curvas..me corrijam se eu estiver errado mais pensso assim,,flwwww

Na verdade o que vai fazer a moto deitar mais é o pneu com mais "lateral", sou seja, quanto mais redondinho a borda do pneu, melhor ele vai deitar e curvar, esse lance pode ser só impressão sua, pois o pneu da CB300 é quadrado, quase não tem bordas, já o da twister é mais redondinho, quando a moto ta de lado ele tem mais borracha tocando no asfalto. Isso ai pode ser só uma questão de confiança que tu pegou na moto, e tbm conforme os anos pilotando motos passam mais confiança vc adquire...

Perdido
14-02-13, 17:26
eu amo carburadores, mas a injeção é bem superior a tudo em comparação ao carburador, principalmente na potencia. se a cb 300 fosse pra trabalhar nas normas da época da twister pode ter certeza de que o motorzinho teria pelo menos uns 30cvs.
a injeção faz com que a moto aproveite o maximo a mistura em todas as condições enquanto que a mistura do carburador nunca sai perfeita.
ao contrario do que muitos pensam na injeção tambem da pra trabalhar e conseguir mais potencia trabalhando como nos carros ou mudando a central como ja existem kits pra motos.
esse negócio de que carburador da mais potencia do que injeção é estória de amante de carburador como eu só que não quer admitir a evolução.
mesmo com duas válvulas no cabeçote a fazer 250 injetada toda estrangulada com catalizador dentro de uma norma mais rigidaja tinha praticamente a mesma performance da twister.

Pois é, é complicado compara uma moto qualquer carburada que foi produzida em 1900 e bolinha com uma moto com IE recente que tem que atender ao novo PROMOT ao mesmo tempo que tem que ser mais econômica pois o mercado está pedindo isso.
Injeção é tudo de bom, meus pais tinham um Clio 2003 1.6L que eu colocava um adaptador na entrada de diagnóstico da injeção (de uns 30 reais) e botava no celular pendurado acima do painel, igual se faz com GPS, dava um passeio com o carro e dava para saber TUDO que estava bom ou não sem sequer abrir o capô, economizei muita grana em mecânico com isso. Só por ser eletrônico e precisar de novas ferramentas o povo assusta, mas se você tem as ferramentas certas é muito mais fácil fazer um diagnóstico com IE.

Carlos Henrique
14-02-13, 18:19
Pois é, é complicado compara uma moto qualquer carburada que foi produzida em 1900 e bolinha com uma moto com IE recente que tem que atender ao novo PROMOT ao mesmo tempo que tem que ser mais econômica pois o mercado está pedindo isso.
Injeção é tudo de bom, meus pais tinham um Clio 2003 1.6L que eu colocava um adaptador na entrada de diagnóstico da injeção (de uns 30 reais) e botava no celular pendurado acima do painel, igual se faz com GPS, dava um passeio com o carro e dava para saber TUDO que estava bom ou não sem sequer abrir o capô, economizei muita grana em mecânico com isso. Só por ser eletrônico e precisar de novas ferramentas o povo assusta, mas se você tem as ferramentas certas é muito mais fácil fazer um diagnóstico com IE.

Assino embaixo Perdido, com ferramentas e um pouco de conhecimento a injeção se torna muito mais prático e fácil ;)
Só que nas pequenas não vejo necessidade de ter uma injeção destas, um carburador eletrônico ainda acho q é a melhor opção, mais confiável que essas injeções das pequenas atuais e mais barato também. Mas nas motos maiores e nos carros, não tenha dúvida que a injeção dá de 10 a 0.

emerson merighi
15-02-13, 12:29
twister tem algumas vantagens, cb tem outras...mas só pelo excesso de vibracao da cb e pelos vazamentos de oleo, ficava com a tw de olho fechado.

Carleetos
15-02-13, 12:35
axo que não carlitos quando viajo pro interior dos avos da minha namorada tem curvas bem gostosas de se fazerem e faço curna na cb 300 que eu não conseguia na twister não sei é é por conta dos peneus ou do centro de gravidade da moto ,faço elas bem mais deitado e com maior velocidade do que na twister que na verdade não ma dava segurança pra min a moto ia escorregar quando eu deitasse de mais, se pneu largo fosse um problema as motos de 600cc e de 1000cc não teriam pneus largos na verdade eu vejo ao contrario pneus largos tem uma maior aderencia nas curvas e assim fazendo curvas..me corrijam se eu estiver errado mais pensso assim,,flwwww

Mas as 600cc+ são maiores, então justifica.. Andei uns 25km numa CB300 de um amigo meu e não me senti seguro em deitar a moto nas curvas, talvez porque o pneu dele já estava meio gasto, a sensação que eu tinha é de que o pneu tava 'quadrado'.

- - - Updated - - -


O Pneu da TW mesmo dá uma boa estabilidade, mas eu já acho que ele rouba um bocado de performance da moto.

Não tenho conhecimento técnico a respeito disso, mas na minha cabça com um pneu ligeiramente menos largo daria pra aproveitar melhor toda a banda. Como eu disse, andei numa CB300 de um amigo e senti o pneu quadrado, como se não desse pra gastar ele mais por igual, não só pelo estilo de pilotagem (mais urbano, sem curvas acentuadas).

Vi em outro fórum um cara que colocou pneu 130 e pinhão 14 pra compensar, e que perdeu quase nada de velocidade final.

Carlos Henrique
15-02-13, 16:03
Mas as 600cc+ são maiores, então justifica.. Andei uns 25km numa CB300 de um amigo meu e não me senti seguro em deitar a moto nas curvas, talvez porque o pneu dele já estava meio gasto, a sensação que eu tinha é de que o pneu tava 'quadrado'.


Exatamente o que eu disse pra ele!


axo que não carlitos quando viajo pro interior dos avos da minha namorada tem curvas bem gostosas de se fazerem e faço curna na cb 300 que eu não conseguia na twister não sei é é por conta dos peneus ou do centro de gravidade da moto ,faço elas bem mais deitado e com maior velocidade do que na twister que na verdade não ma dava segurança pra min a moto ia escorregar quando eu deitasse de mais, se pneu largo fosse um problema as motos de 600cc e de 1000cc não teriam pneus largos na verdade eu vejo ao contrario pneus largos tem uma maior aderencia nas curvas e assim fazendo curvas..me corrijam se eu estiver errado mais pensso assim,,flwwww

Na verdade o que vai fazer a moto deitar mais é o pneu com mais "lateral", sou seja, quanto mais redondinho a borda do pneu, melhor ele vai deitar e curvar, esse lance pode ser só impressão sua, pois o pneu da CB300 é quadrado, quase não tem bordas, já o da twister é mais redondinho, quando a moto ta de lado ele tem mais borracha tocando no asfalto. Isso ai pode ser só uma questão de confiança que tu pegou na moto, e tbm conforme os anos pilotando motos passam mais confiança vc adquire...

Carleetos
15-02-13, 18:03
Exatamente o que eu disse pra ele!

Pode crer.

Sou doido pra andar na Fazer pra fazer o comparativo.. Aparentemente o conjunto dela é mais acertado, não apela tanto pra estética.

emerson merighi
15-02-13, 21:46
com certeza o conjunto da Fazer e muito mais acertado do que a tw e do que a cb300, ja tive tw e fazer, ja andei na cb300.

Neto SP
16-02-13, 11:14
Pessoal moto não é carro, largura de pneu não aumenta a estabilidade da moto uma moto 125 com pneu 90/90 ou 90/100 pode deitar com tanta segurança quanto uma moto com pneu 150 vide a XTZ 125 X com aqueles pneus fininhos frita as pedaleiras no asfalto.
O único diferencial é o projeto como uma moto pequena como a CG ou a Yes tem peças baixas como o escape e o cavalete então não é possível inclina-la alem de um certo limite uma esportiva 125 com pneu fininho deitaria tanto quanto uma 1000.

A largura do pneu em motos tem muito mais a ver com tração do que com estabilidade uma moto potente tem de ter mais superfície de contato com o chão para ter uma boa tração a TW deita tanto ou mais que a CB 300 e ambas são próximas da perfeição em ciclística de uma moto convecional sem grandes requintes nas suspensões.

coreanas
16-02-13, 11:37
com certeza o conjunto da Fazer e muito mais acertado do que a tw e do que a cb300, ja tive tw e fazer, ja andei na cb300.

Todo mundo sabe que sou mais simpático a carburadores, mas a Fazer hoje é a moto mais equilibrada, tanto em termos técnicos quanto custo/benefício. É o modelo de como deve ser uma moto, enquanto transporte individual.

mdorigon
16-02-13, 17:07
Dizem tanto dessa sexta marcha da twister...quem ja teve as duas, por um acaso lembra por exemplo o giro da twister em sexta a uns 130 no painel e o da cb 300 na mesma velocidade ? Da muito diferença.
Andei pouco de cb300, mas gostei. Andei sim bastante na xre300. Cara...que motor disposto mesmo em baixo giro. Gostei muito disso nessas 300 da honda.

Felipe.s
16-02-13, 21:43
Exatamente o que eu disse pra ele!



Na verdade o que vai fazer a moto deitar mais é o pneu com mais "lateral", sou seja, quanto mais redondinho a borda do pneu, melhor ele vai deitar e curvar, esse lance pode ser só impressão sua, pois o pneu da CB300 é quadrado, quase não tem bordas, já o da twister é mais redondinho, quando a moto ta de lado ele tem mais borracha tocando no asfalto. Isso ai pode ser só uma questão de confiança que tu pegou na moto, e tbm conforme os anos pilotando motos passam mais confiança vc adquire...

assim que eu peguei a cb tbm estranhei o modo de pilotagem com mais ou menos uns 3 mêses é que vc começa a entender a moto deve ter sido por isso que vc estrnhou só deu umas voltinhas ,ou então o pneu da moto do seu amigo estava desgastado,,flwww

- - - Updated - - -


Dizem tanto dessa sexta marcha da twister...quem ja teve as duas, por um acaso lembra por exemplo o giro da twister em sexta a uns 130 no painel e o da cb 300 na mesma velocidade ? Da muito diferença.
Andei pouco de cb300, mas gostei. Andei sim bastante na xre300. Cara...que motor disposto mesmo em baixo giro. Gostei muito disso nessas 300 da honda.

ja tive tw e hoje estou com a cb mais eu não me lembro da rotação que a tw andava a 130km mdorigon ,rsrsrrsrs mais con todas as certezas a cb3 anda com a rotação mais alta na final,,e sobre a disposição desses motores 300 em baixo giro tbm me agradou bastante na cidade e nas ultrapassagens fazem uma enorme diferença,,,vlwwww..

Carlos Henrique
16-02-13, 22:13
assim que eu peguei a cb tbm estranhei o modo de pilotagem com mais ou menos uns 3 mêses é que vc começa a entender a moto deve ter sido por isso que vc estrnhou só deu umas voltinhas ,ou então o pneu da moto do seu amigo estava desgastado,,flwww

Mas isso que eu disse é fato, o pneu da CB300 tem menos "lateral" que o da Twister, é so pegar e olhar e comparar os dois, depois com a moto parada tu deita a moto e tu vai ver que o pneu da Twister fica com mais área de contato do que o da CB300.

CB300 pneu140/70

http://carrofacil.org/wp-content/uploads/2011/06/1305330892_199811519_6-CB-300-R-ABS-Brasil.jpg

Twister pneu 130/70
http://3.bp.blogspot.com/-h5fVeh4pk2A/UNOJsy9HVqI/AAAAAAAAAFk/Eo3oUen5ryc/s1600/1352429828_454016609_1-Fotos-de--Twister-tuning-carenada-pneu-de-cb-300-novos-pireli.jpg

Fica nítido que o pneu da Twister tem mais "lateral" do que o da CB300, com isso na hora que vc deita a moto o pneu da Twister tem mais área de contato com o asfalto, diminuindo a possibilidade de uma eventual escorregada por falta de aderência. Talvez a CB300 fique melhor com um pneu 150/160, aí sim ele vai ficar com mais lateral, pois a impressão que se tem é que o aro da CB300 é muito largo pro pneu de medida 140.

corsani
17-02-13, 04:49
não sei a difernça de relação da fazer e da lander x, mas muitis dizem que twister anda mais do que fazer.
hoje andei mais ou menos uns 30 km na frente de uma twister direto. estava eu e uma amiga na lander x e na twister tinha dois carinhas bem leves tambem. eu estava andando a uns 120 e eles me passaram quando ia ultrapassar um carro. logo girei o pulso , consegui alcançar eles e deu pra ver que estavam no limite. quando o carinha da twister viu que eu ia passar ele soltou a mão do punho do lado da embreagem querendo dar impressão que ele não tava querendo andar. logo apareceu uma lomba e uns carros e eles pularam a lombada me passando e abrindo.acelerei de novo e cheguei neles de novo.
talves se estivessemos sozinhos as coisas iria ser diferentes , mas não deu pra twister.
muitos dizem que a lander x tem mais velocidade que a fazer, mas não sei se é verdade.

Neto SP
17-02-13, 11:27
Mas isso que eu disse é fato, o pneu da CB300 tem menos "lateral" que o da Twister, é so pegar e olhar e comparar os dois, depois com a moto parada tu deita a moto e tu vai ver que o pneu da Twister fica com mais área de contato do que o da CB300.

CB300 pneu140/70



http://carrofacil.org/wp-content/uploads/2011/06/1305330892_199811519_6-CB-300-R-ABS-Brasil.jpg

Twister pneu 130/70
http://3.bp.blogspot.com/-h5fVeh4pk2A/UNOJsy9HVqI/AAAAAAAAAFk/Eo3oUen5ryc/s1600/1352429828_454016609_1-Fotos-de--Twister-tuning-carenada-pneu-de-cb-300-novos-pireli.jpg

Fica nítido que o pneu da Twister tem mais "lateral" do que o da CB300, com isso na hora que vc deita a moto o pneu da Twister tem mais área de contato com o asfalto, diminuindo a possibilidade de uma eventual escorregada por falta de aderência. Talvez a CB300 fique melhor com um pneu 150/160, aí sim ele vai ficar com mais lateral, pois a impressão que se tem é que o aro da CB300 é muito largo pro pneu de medida 140.

O composto de pneu interfere bem mais na aderência do que a área de contato entretanto quanto mais largo o pneu visualmente ele aparenta ter menos banda lateral embora isto não seja verdade, e a geometria da banda sim é que dita qual moto inclina mais isto aliado as características da moto.

pneu 160/60-17 igual ao da minha Bandit 650

http://www.motopanther.com.br/756-large/michelin-pilot-road2-160-60x17-pneu-traseiro-comet-ninja-bandit-mirage-gsxf-er-6n-xj-6-srad-750-versys-650-nc-700x.jpg

Pneu CB 300 140/70-17

http://bimg1.mlstatic.com/pneu-130-70-17-cb300-500-twister-fazer-ninjinha-comet-dafra_MLB-F-213461624_5477.jpg

Pneu 90/90-18 Suzuki Yes
http://img2.mlstatic.com/pneu-moto-9090r18-michelin-pilot-sporty-57p-suzuki-yes-cg_MLB-O-221401689_2328.jpg

observe que o pneu mais fino aparenta ter mais banda lateral embora evidentemente isto não seja verdade......

Felipe.s
17-02-13, 17:42
Mas isso que eu disse é fato, o pneu da CB300 tem menos "lateral" que o da Twister, é so pegar e olhar e comparar os dois, depois com a moto parada tu deita a moto e tu vai ver que o pneu da Twister fica com mais área de contato do que o da CB300.

CB300 pneu140/70

http://carrofacil.org/wp-content/uploads/2011/06/1305330892_199811519_6-CB-300-R-ABS-Brasil.jpg

Twister pneu 130/70
http://3.bp.blogspot.com/-h5fVeh4pk2A/UNOJsy9HVqI/AAAAAAAAAFk/Eo3oUen5ryc/s1600/1352429828_454016609_1-Fotos-de--Twister-tuning-carenada-pneu-de-cb-300-novos-pireli.jpg

Fica nítido que o pneu da Twister tem mais "lateral" do que o da CB300, com isso na hora que vc deita a moto o pneu da Twister tem mais área de contato com o asfalto, diminuindo a possibilidade de uma eventual escorregada por falta de aderência. Talvez a CB300 fique melhor com um pneu 150/160, aí sim ele vai ficar com mais lateral, pois a impressão que se tem é que o aro da CB300 é muito largo pro pneu de medida 140.

a cb 300 tá com o pneu original e esse pneu que a twister ta usando é o CST que estou usando agora na minha cb300,,e se o prblema realmente for o pneu de fabrica é só colocar outros eu ja troquei os dois da minha dianteiro e traseiro são CST o mesmo que esta sendo usado nessa tw ai da foto só que na medida 140

Neto SP
17-02-13, 17:52
a cb 300 tá com o pneu original e esse pneu que a twister ta usando é o CST que estou usando agora na minha cb300,,e se o prblema realmente for o pneu de fabrica é só colocar outros eu ja troquei os dois da minha dianteiro e traseiro são CST o mesmo que esta sendo usado nessa tw ai da foto só que na medida 140

A CB 300 não tem problemas com o pneu original de fabrica, ele é de ótima qualidade é mais fácil dar problema com este outro, assim como a TW também não, qualquer grande diferença entre as duas ou é impressão ou se da por uso de pneus de qualidade inferior ou por desgaste nos amortecedores .

Carlos Henrique
17-02-13, 19:44
O composto de pneu interfere bem mais na aderência do que a área de contato entretanto quanto mais largo o pneu visualmente ele aparenta ter menos banda lateral embora isto não seja verdade, e a geometria da banda sim é que dita qual moto inclina mais isto aliado as características da moto.

pneu 160/60-17 igual ao da minha Bandit 650

http://www.motopanther.com.br/756-large/michelin-pilot-road2-160-60x17-pneu-traseiro-comet-ninja-bandit-mirage-gsxf-er-6n-xj-6-srad-750-versys-650-nc-700x.jpg

Pneu CB 300 140/70-17

http://bimg1.mlstatic.com/pneu-130-70-17-cb300-500-twister-fazer-ninjinha-comet-dafra_MLB-F-213461624_5477.jpg

Pneu 90/90-18 Suzuki Yes
http://img2.mlstatic.com/pneu-moto-9090r18-michelin-pilot-sporty-57p-suzuki-yes-cg_MLB-O-221401689_2328.jpg

observe que o pneu mais fino aparenta ter mais banda lateral embora evidentemente isto não seja verdade......

Ta certo, então coloca um pneu de carro na sua moto vai la deitar com ela na curva já que mesmo ele sendo com lateral quadrada isso não vai interferir em nada mesmo. O que eu disse é mentira pessoal, me desculpa ae ;)

Neto SP
17-02-13, 21:42
Ta certo, então coloca um pneu de carro na sua moto vai la deitar com ela na curva já que mesmo ele sendo com lateral quadrada isso não vai interferir em nada mesmo. O que eu disse é mentira pessoal, me desculpa ae ;)

Aonde foi que disse que a moto deita com pneu quadrado ??? O que disse foi que o pneu largo aparenta ser quadrado é uma ilusão rapaz na verdade ele não apenas é redondo como tem mais banda do que o da TW....

A TW deita tanto quanto a CB pelo fato de ter uma geometria diferente no caster no entre eixos e na medida do Rac e da balança :\

E cada uma que se vê aqui.....

Carlos Henrique
17-02-13, 23:40
Aonde foi que disse que a moto deita com pneu quadrado ??? O que disse foi que o pneu largo aparenta ser quadrado é uma ilusão rapaz na verdade ele não apenas é redondo como tem mais banda do que o da TW....

A TW deita tanto quanto a CB pelo fato de ter uma geometria diferente no caster no entre eixos e na medida do Rac e da balança :\

E cada uma que se vê aqui.....

Bla bla bla bla...
Geometria de Caster, tamanho do entre eixos, medida do Rac e da balança são variáveis no quesito AGILIDADE e ESTABILIDADE. O que diz se a moto vai deitar mais ou menos, independente da agilidade e estabilidade em que ela vai realizar essa ação, é a altura da moto em relação ao solo, envergadura(distância de uma ponta a outra) das pedaleiras(ou outro objeto que venha tocar o solo primeiro), e configuração dos pneus. Porém se a moto não tiver pneus que façam essa operação com segurança todo o conjunto que vc disse ae em cima acaba não tendo tanta importância, por exemplo, pra que agilidade numa moto custom se ela não passa de 30º de inclinação? E todo mundo sabe que, por exemplo, se pegar esse pneu ae que vc deu exemplo 90/90 e montar ele num aro 1.25 vai ficar com mais "lateral", "banda", "borda" etc do que montado num aro 2.0 por exemplo, e outro detalhe, todo mundo sabe que esses pneus da Michelin tem mais "borda" que a maioria dos outros pneus da mesma medida. O que estou dizendo é que o FATO do pneu 140/70 da CB300 ter menos "lateral" se dá ao aro que é largo demais pra um pneu de medida 140, talvez um 150 ou 160(se a balança permitir) fique melhor pra fazer curva com mais segurança. E se mesmo assim vc continuar achando o contrário, faz um teste, pega uma CB300 e deita ela parada no braço mesmo, até encostar a pedaleira no chão e olha a "borda" do pneu e vc vai ver que está só na pontinha do pneu, agora faz o mesmo teste com a Twister, e vc vai ver que vai ter uma área muito maior tocando o solo e não a pontinha do pneu como ocorre com a CB300.
Acho que já chega desse assunto né, tamo desvirtuando o assunto principal do tópico... Desculpa ae galera, Abraços

Neto SP
18-02-13, 06:47
Concordo quanto a desvirtuar o tópico, mas tive duas Twister e com uma delas cheguei a correr em torneios...

E só mais duas coisas a Custom é um caso diferente é lenta nas mudanças de direção pelo fato de ter o caster aberto ou positivo e entre eixos longo características para ser estável para andar em retas sem jamais oscilar a direção (ShimmY) uma vez que elas foram idealizadas para serem usadas em auto estradas e outra coisa é que se colocar um pneu mais largo na CB 300 não importa marca ou modelo ela vai inclinar menos e ter menos final com um minimo ganho na arrancada, e isto vale para todas as motos....

Mas é isto é melhor parar de desvirtuar.

Carlos Henrique
18-02-13, 14:50
Foi exatamente isto que eu disse sobre a Custom, e como eu ja disse, se continua achando o contrário faz o teste deitando as motos como eu disse e vc entenderá o que eu estou dizendo...
Assunto encerrado ;)

edson_125
20-02-13, 20:24
a cb 300 original anda 5km/h a mais que a tw, nada mais que isso. Foi o maior embuste da "onda".
Tw 135km/h = real.
Cb 140km/h = real.
Isso é a realidade.
5km/h, não precisa ser um piloto para tirar no braço.
Um grande abraço a todos os irmãos.

ja coloquei 156km/h na 300 de meu irmÃo e quando ele tinha a tw ja chequei a 150!!!