PDA

Ver Versão Completa : Melhor moto para esse tipo de uso



Motaro
18-02-13, 12:02
Proavelmente daqui ha algum tempo (que eu mesmo nao sei quanto, mas não muito) casarei e comprarei meu primeiro imóvel. Como eu já disse várias vezes, trabalho a cerca de 45 km de distancia e provavelmente essa distancia aumentara um pouquinho com a mudança de casa. A questão é que uso a motocicleta em pista de 80km/h. Hoje tenho uma Fazer 250 que me atende perfeitamente em todos os quesito e não pretendo troca-la até que seja necessário, porém eu gostaria de diminuir os gastos com o veículo (gasolina) quando fizer a compra e mudar de casa. A questão é que a minha Fazer está com quase 40mil rodados e, caso eu faça a mudança, penso em adquirir uma motocicleta mais nova, isso eu já decidi. Ainda não sei se tirarei 0km ou semi nova do ano. A questão é que eu gostaria de saber qual seria a motocicleta que atenderia a minha necessidade fazendo eu gastar o minimo possível em manutenção e gasolina? Troca de óleo, filtro, gasolina, pneus, entre outros itens contam bastante pra mim. Estou um tanto quanto intrigado com a questão da gasolina pois não sei se vale a pena descer pra uma 125/150, visto que recentemente eu percebei que minha Fazer bebe só um pouco a mais que a GSR, por exemplo, isso pq ela era injetada e com 6 marchas. Enfim, pra esse meu tipo de uso é melhor a 125/150 ou 250? Levando em conta a gasolina e as outras questões de manutenção.

Se for uma 125/150, qual? Trail, city?
Se for 250 já sei que tem que ser Fazer disso nao tenho dúvida. Provavelmente eu trocaria por uma Fazer do ano.


O dilema cresce pq vou usar a moto para passeios dentro da cidade com a namorada/futura noiva/esposa, e embora ela pese 50kg, é mais peso de qualquer forma. Então seria interessante ser confortável pra garupa e econômica também.

Pensei em:

Bros 150 2013 (minha preferida)
Prós: Em termos de estrutura, tamanho e robustez é a melhor escolha na categoria 150.
Contras: É Honda (roubo). É cara em um nível ridículo, da pra comprar uma Fazer 2012 aqui. Não sei quanto bebe.

XTZ 125X
Prós: É linda, é Yamaha (marca preferida). Magra e leve.
Contras: É cara. Banco pessimo pra garupa e deve ter uma péssima estabilidade com 2 pessoas. Talvez consuma muito na estrada a 80/km.

GSR 150i
Prós: O melhor pacote de todas
Contras: É retrô e seria um repeteco pra mim. Peças de reposição caras. Conheço o consumo (40km/l)que me parece mto satisfatório mas eu gostaria de um melhor (se houvesse).

RIVA 150
Prós: É linda, pouco visada, bastante apetrechos.
Contras: Dizem que bebe mais que 250. Fraca na estrada, praticamente descartei já, pelo consumo, pela revenda e pela marca.

YBR Factor
Prós: Bonita, dizem ser absurdamente econômica e é confortável.
Contras: Acho meio pequena. Tenho medo de beber mto na estrada (mais que a GSR), mas não sei. A GSR oferece mais pelo mesmo preço, mas as peças dessa são mais baratas.

Fazer
Prós: Potencia, porte, a melhor moto no conjunto.
Contras: Apesar de ser a melhor e uma categoria acima, a manutenção é mais cara. Ainda me dói o óleo (todo mes tenho q trocar pq rodo muito. 40 pau toda vez). Consome mais combustivel que as outras. Caso eu queira uma 2012-2013 ou 0km precisarei dar uma grana a mais.

É isso. Não sei se compensa ainda ficar com a minha mesmo. Mas acho que depois dos 60mil, ela pode pedir uma manutenção que talvez seja mais válido trocar de moto.

O que acham? Sugestões são bem-vindas. Pensei até numa Intruder.
OBS: Não ando de CG. Gosto pessoal. Acho mto pouca moto pra muito preço e muito roubo.

DOUGLAS 00
18-02-13, 12:20
Eu manteria a Fazer... Sobre as opções, os rumores sobre a tal Factor 150 são bem fortes... vai que até lá ela aparece...

Neto SP
18-02-13, 12:53
Uma Lander mais nova que a sua Fazer usando um banco personalizado e se você gostar transformada em motard ela vai ter todos os benefícios da fazer com mais conforto e com mais porte.

coreanas
18-02-13, 12:56
Eu ficaria com a Fazer. VC poderia investir numa 2ª moto e comprar uma 100 cc bem baratinha, muito econômica, mas acho que o retorno não pagaria o investimento. Seria mais para não desgastar a Fazer.
Andei na Dafra Super 100 e lembra muito uma CG bola na tocada é super baratinha. Ou uma NEO seminova, perfeita para o percurso misto que citou. Ainda tem a Hunter 100, a Biz 100, a Crypton que todo mundo anda falando muito bem. Sempre mantendo a Fazer na garagem.

Pelo seu perfil, dentro de meu raciocínio, a perfeita seria uma NEO seminova. Acha por R$ 3000, e dá financiamento.

Mas trocar a Fazer por uma moto menor e pior que gasta praticamente a mesma coisa e desvaloriza mais é contrasenso. Vai se arrepender no dia seguinte.

Piccoli
18-02-13, 14:21
Colega, vai mantendo a Fazer por enquanto.
Espere até fim de março, início de abril para ver se tem alguma novidade. Por exemplo, a nova Factor. Você sabe, a Yamaha faz ótimos motores e hoje faz motos bem econômicas. A Factor atual já encara 80/90 Km/h com valentia, imagine se vier uma Factor mais evoluída mecanicamente, como aconteceu com a GSR 150 em relação à Yes. E mais econômica.

Carona pesando 50 Kg para passeios na cidade é pouco para uma boa moto 125/150. Você sentiria falta de motor só em ultrapassagens ou subidas em estradas. Mesmo assim, vejo nas estradas casais em Titan e YBR rodando sossegados, muitas vezes a 90/100 Km/h, e muitas vezes casais bem pesadinhos.
Eu trocaria tranquilamente uma Fazer com 40 K rodados por uma Factor zero Km se houvesse uma evolução em mecânica sobre a Factor atual. Por exemplo, a injeção eletrônica.
Eu passei de uma CB 450 DX usada para uma Intruder 125 zero. De 44 CV, baixei para 12 CV. E nunca passei sufoco no trânsito, é só ter consciência das limitações do motor e se adaptar a isso, seja em cidade ou estrada. Vantagem? Com a CB 450 era 16/18 Km/l na cidade, com a Intruder é de 35 a 40 Km/l.

Motaro
18-02-13, 15:07
A troca seria pro ano q vem msm, q eh quando as mudanças o ocorrerao. A troca por uma menor seria por 0km msm ou nova do ano e com baixissima km. Com ctza uma factor 150 ou xtz 150 seriam otimas opcoes se viessem. Mas nas minhas condiçoes de uso nenhuma delas faria tp uns 40 a 45km por litro? Da mta dó bater a Fazer todo dia. Ter duas motos está fora de cogitação.

Walci.xTz
18-02-13, 16:11
Eu aconscelharia uma Fan ou Titan150, mais como não é do seu feitio, a unica que tenho a lhe indicar e a BROS 150, ou então a intruder 125, que vem sendo muito elogiada nos utimos anos!

mdorigon
18-02-13, 16:33
Ficaria com a sua fazer mesmo...se for o caso de querer renovar seu veiculo do dia a dia, juntava mais uma grana, vendia a sua atual e pegava outra fazer ou como vc aparentemente gosta de moto trail...uma lander.

Diego.fcs
18-02-13, 17:55
A Fazer dizem que é bem econômica, mas o problema que vejo não é somente em combustível e sim o custo por quilômetro rodado, e isso entra óleo, filtros, pastilha de freio, pneus, etc.

Se quer economia ao extremo, comece a procurar por uma Biz 100cc usada, com certeza achará uma muito boa, sempre tem umas tiazona que tem umas pouco rodadas em casa que só usa pra ir no corte e costura, aí sim você terá um custo baixíssimo.

Motaro
18-02-13, 18:04
A Fazer dizem que é bem econômica, mas o problema que vejo não é somente em combustível e sim o custo por quilômetro rodado, e isso entra óleo, filtros, pastilha de freio, pneus, etc.

Se quer economia ao extremo, comece a procurar por uma Biz 100cc usada, com certeza achará uma muito boa, sempre tem umas tiazona que tem umas pouco rodadas em casa que só usa pra ir no corte e costura, aí sim você terá um custo baixíssimo.

Exatamente. A dúvida é, como eu rodo 90%¨do tempo a 80 km/h vale a pena descer pra 125/150 ou continuar na categoria 250? Pq dando a Fazer daqui a um ano, eu consigo pegar um 150 0km tranquilo.

Diego.fcs
18-02-13, 18:06
Então Motaro, você anda em pista perigosa? É dupla? Asfalto bom? Tem que ver tudo isso, se for pista com bastante movimento, boa, uma Biz vai sussa.

Motaro
18-02-13, 18:31
Nem curto motoneta, só moto mesmo. Estilo importa pra mim tbm, rs.

jeisonjsl
18-02-13, 18:36
factor a 80 km na faixa é muito economico. faz 40 42 km por litro

coreanas
18-02-13, 19:48
Se quer economia ao extremo, comece a procurar por uma Biz 100cc usada, com certeza achará uma muito boa, sempre tem umas tiazona que tem umas pouco rodadas em casa que só usa pra ir no corte e costura, aí sim você terá um custo baixíssimo.

Foi o que eu disse, se não gosta de motoneta pega uma Hunter ou mesmo uma YBR, Intruder ou Yes se encontra bem baratinho usadinha em bom estado, mantendo a Fazer. Com a grana de pegar outra Fazer mais nova, dá pra pegar uma dessas 100/125 usadinhas em bom estado que faz muito bem o que vc quer e deixa a Fazer pra passear com a dona censura.

Se andar de Intrudinha 125 apaixona, acha em bom estado usadinha por R$ 2,5 K. Partida elétrica, Freio a disco, indicador de marchas, Custom, muito econômica (33km/l) e preço de peças pouca coisa mais caro que CG, só que quebra bem menos.

zinabre
18-02-13, 20:43
Na minha opinião, não há formas de aproveitar um benefício sem abdicar do outro. Ou seja, se quer baixa despesa, terá que recorrer à uma 125/150. Não pela potência, mas sim pela manutenção. Também iria de biz, manutenção simples, peças simples, gasto simples, dirigibilidade simples... tudo simples e consequentemente barato. É fato de que irá sentir falta da arrancada da 250 se tiver que deixar ela, mas pense que isso pode ser temporário também e que com o tempo, talvez não tão longo, você terá uma para trabalho e outra para passeio. Acredite! Só de fan para bros, por exemplo, você já notaria acréscimo nas suas despesas no final do mês.

nil_bad
18-02-13, 22:21
Eu continuaria com a fazer mesmo, o gasto nem é tão grande comparado a uma 150cc, a moto só tem 40.000km ainda tem motor pra muito tempo.

Vi um relato na net sobre um casal que sempre viajava com uma fazer, teve que fazer o cabeçote, se não me engano com 147.000km, o cilindro ainda estava inteiro e ele disse que trocava o óleo como manda o figurino, de 5.000km em 5.000km.

Bradock
18-02-13, 22:34
A Fazer dizem que é bem econômica, mas o problema que vejo não é somente em combustível e sim o custo por quilômetro rodado, e isso entra óleo, filtros, pastilha de freio, pneus, etc.

Se quer economia ao extremo, comece a procurar por uma Biz 100cc usada, com certeza achará uma muito boa, sempre tem umas tiazona que tem umas pouco rodadas em casa que só usa pra ir no corte e costura, aí sim você terá um custo baixíssimo.

Rachei!!! auhauuauahua:D

Diego.fcs
18-02-13, 23:01
Eu nunca curti motoneta também, mas comecei a usar Biz algumas vezes e gostei, é muito prática, leve, econômica e por isso comecei a gostar mais dela, e acho a ideal para o trabalho (assim como crypton e outras nesse estilo).

Intruder foi bem lembrada aí, tenho uma aqui, to até querendo vender, você acha umas boas por uns 2.500,00. Mas vai fazer uns 32km/l.

chrystian.hernandes
19-02-13, 00:12
Continuaria com a Fazer, ou se preferir e o bolso deixar pegar uma Fazer mais nova...

Carlos Henrique
19-02-13, 00:55
Pow cara, Factor é uma Fazer 125, vai continuar com o conforto, economia vai melhorar, pneu mais barato, ipva mais barato, é uma das mais econômicas da categoria e de quebra a mais bonita da categoria, tão bonita quanto a Fazer. Tem que pensar na esposa tbm, a garupa da Factor é bem confortavelzinha.
Te aconselho pegar uma usada, tipo 2011, vai sair um melhor custo x benefício. Mas se quiser esperar e ver se sai uma Factor 2014 150cc e injetada, eu acho que isso não vai acontecer por enquanto, acho que só lá pra 2016, mas se tu quiser esperar pra ver, aí eh vc q sabe ;)

OBS: BROS nem pensar, se for pra pegar a BROS é melhor tu pegar uma Fazer que tá praticamente o mesmo preço... A não ser que tu pegue a 125cc carburada, mas o f0da é que ela não vem com freio a disco e sem freio a disco não rola né...

nando correa
19-02-13, 07:11
Proavelmente daqui ha algum tempo (que eu mesmo nao sei quanto, mas não muito) casarei e comprarei meu primeiro imóvel. Como eu já disse várias vezes, trabalho a cerca de 45 km de distancia e provavelmente essa distancia aumentara um pouquinho com a mudança de casa. A questão é que uso a motocicleta em pista de 80km/h. Hoje tenho uma Fazer 250 que me atende perfeitamente em todos os quesito e não pretendo troca-la até que seja necessário, porém eu gostaria de diminuir os gastos com o veículo (gasolina) quando fizer a compra e mudar de casa. A questão é que a minha Fazer está com quase 40mil rodados e, caso eu faça a mudança, penso em adquirir uma motocicleta mais nova, isso eu já decidi. Ainda não sei se tirarei 0km ou semi nova do ano. A questão é que eu gostaria de saber qual seria a motocicleta que atenderia a minha necessidade fazendo eu gastar o minimo possível em manutenção e gasolina? Troca de óleo, filtro, gasolina, pneus, entre outros itens contam bastante pra mim. Estou um tanto quanto intrigado com a questão da gasolina pois não sei se vale a pena descer pra uma 125/150, visto que recentemente eu percebei que minha Fazer bebe só um pouco a mais que a GSR, por exemplo, isso pq ela era injetada e com 6 marchas. Enfim, pra esse meu tipo de uso é melhor a 125/150 ou 250? Levando em conta a gasolina e as outras questões de manutenção.

Se for uma 125/150, qual? Trail, city?
Se for 250 já sei que tem que ser Fazer disso nao tenho dúvida. Provavelmente eu trocaria por uma Fazer do ano.


O dilema cresce pq vou usar a moto para passeios dentro da cidade com a namorada/futura noiva/esposa, e embora ela pese 50kg, é mais peso de qualquer forma. Então seria interessante ser confortável pra garupa e econômica também.

Pensei em:

Bros 150 2013 (minha preferida)
Prós: Em termos de estrutura, tamanho e robustez é a melhor escolha na categoria 150.
Contras: É Honda (roubo). É cara em um nível ridículo, da pra comprar uma Fazer 2012 aqui. Não sei quanto bebe.

XTZ 125X
Prós: É linda, é Yamaha (marca preferida). Magra e leve.
Contras: É cara. Banco pessimo pra garupa e deve ter uma péssima estabilidade com 2 pessoas. Talvez consuma muito na estrada a 80/km.

GSR 150i
Prós: O melhor pacote de todas
Contras: É retrô e seria um repeteco pra mim. Peças de reposição caras. Conheço o consumo (40km/l)que me parece mto satisfatório mas eu gostaria de um melhor (se houvesse).

RIVA 150
Prós: É linda, pouco visada, bastante apetrechos.
Contras: Dizem que bebe mais que 250. Fraca na estrada, praticamente descartei já, pelo consumo, pela revenda e pela marca.

YBR Factor
Prós: Bonita, dizem ser absurdamente econômica e é confortável.
Contras: Acho meio pequena. Tenho medo de beber mto na estrada (mais que a GSR), mas não sei. A GSR oferece mais pelo mesmo preço, mas as peças dessa são mais baratas.

Fazer
Prós: Potencia, porte, a melhor moto no conjunto.
Contras: Apesar de ser a melhor e uma categoria acima, a manutenção é mais cara. Ainda me dói o óleo (todo mes tenho q trocar pq rodo muito. 40 pau toda vez). Consome mais combustivel que as outras. Caso eu queira uma 2012-2013 ou 0km precisarei dar uma grana a mais.

É isso. Não sei se compensa ainda ficar com a minha mesmo. Mas acho que depois dos 60mil, ela pode pedir uma manutenção que talvez seja mais válido trocar de moto.

O que acham? Sugestões são bem-vindas. Pensei até numa Intruder.
OBS: Não ando de CG. Gosto pessoal. Acho mto pouca moto pra muito preço e muito roubo.

filho, fica com sua fazer.. por acaso ela está com quebradeira? senão fica com ela.. sou da opiniao q 125 nao serve pra estrada.. bebe e nao anda.. a fazer andando a 80km/h faz 30kml não?

Strada Prata
19-02-13, 07:44
Não vejo motivo pra trocar a Fazer, a não ser por uma mais nova. Apesar de ser 250, andando a 80 km/h ela vai fazer médias muito próximas das 150. O que vai custar mais é só pneu e isso se troca uma vez por ano.

Mas se prefere uma moto mais nova, eu iria de Factor.

Piccoli
19-02-13, 10:12
Gostei da ideia de manter a Fazer e buscar uma Intruder 125, novinha ou usada inteirinha!
Mas eu gostaria de alertar para o seguinte: Intruder 125 é boa moto para os 80/90 Km/h que você quer. E nos passeios sua namorada vai adorar a carona porque ela é muito confortável para duas pessoas. Mas se quiser algum dia andar a 90/100 Km/h, você estará muito próximo do limite de velocidade da Intruder e neste caso, não recomendo.

coreanas
19-02-13, 13:02
Gostei da ideia de manter a Fazer e buscar uma Intruder 125, novinha ou usada inteirinha!
Mas eu gostaria de alertar para o seguinte: Intruder 125 é boa moto para os 80/90 Km/h que você quer. E nos passeios sua namorada vai adorar a carona porque ela é muito confortável para duas pessoas. Mas se quiser algum dia andar a 90/100 Km/h, você estará muito próximo do limite de velocidade da Intruder e neste caso, não recomendo.

Por isso deve manter a Fazer e comprar uma Trudinha usadinha em bom estado. Poe a Trudi pra ralar, baratinha de comprar e de manter e na hora que quiser realizar uma viagem maior, mais rápido, tem a Fazer que ele já conhece. Tem a vantagem que se ocorrer algum problema com uma tem a outra pra não ficar à pé.

Não tem outra opção. Factor 150? Igual saiu a NEO 135, nunca? Mesmo se sair nunca vai ser uma Fazer 250.

Factor ser uma Fazer 125, mas não é mesmo, é uma YBR com roupa de festa.

E tem mais: Pra percursos curtos ou passeios devagar ele vai preferir deixar a Fazer na garagem e ir de Trudi, motinho deliciosa.

Motaro
19-02-13, 15:48
Acho que vou manter a Fazer. Trocar algumas peças de desgaste (pastilhas, relação) e fazer a troca de óleo e filtro em concessionária a cada 5mil km, como no manual. Aí não vou ter grandes problemas. Pq trocando de 2 em 2 é meio dolorido. Vai 40 pau todo mês numa conta fixa.

Piccoli
19-02-13, 16:18
A Fazer usa óleo mineral, não é? Para óleo mineral eu tenho uma regra na Intruder: a J. Toledo recomenda troca a cada 3 mil Km, eu troco a cada 1.500 Km ou seis meses, o que ocorrer primeiro. Filtro a cada duas trocas de óleo.
Para o Lead a Honda recomenda a cada 4 mil Km ou um ano (óleo sintético). Nela eu estou adotando a regra de 2 mil Km ou um ano.
Eu tenho que considerar o intervalo de tempo porque rodo pouco com cada uma das minhas pequenas. Eu levo quase um ano para rodar 3 mil Km com a Intruder, então é importante trocar o óleo em período mais curto porque óleo que saiu da embalagem e passou a girar no motor, tem prazo para trocar.

coreanas
19-02-13, 19:14
Muda de óleo, não precisa usar Yamalube, está pagando marketing não qualidade. Havoline é exatamente o mesmo Yamalube, só muda a embalagem, a Yamaha compra da havoline e coloca em sua embalagem. E tem óleos ainda melhores que Yamalube e mais baratos.

sergipe
19-02-13, 20:36
yamalube aqui em Aracaju custa 14 conto.

Ivan RJ
19-02-13, 22:51
Motaro, 40,00 pra trocar óleo é demais!!!!
O litro do petrobrás essencial custa 10,00, tá usando óleo com componentes de ouro?
Fica com a sua Fazer. Moto 125/150 em estrada gasta muito mais que uma 250. Eu vivo viajando com a Yes e gasta mesmo. Vc gira o punho e vê o ponteiro da gasolina descer. Aqui no Rio é complicado andar na estrada a 80km/h, a velocidade usual, minha, é entre 100 e 110km/h nunca ultrapasso a velocidade permitida e também ela não vai muito além disso na velocidade real.
Compre um bom óleo como o que eu uso, e citei, que já será uma boa economia.
Parabéns pelo futuro casório, o PN ganha mais uma irmã.
Um grande abraço a todos os irmãos.

Motaro
19-02-13, 23:42
Bom, vou ficar coma Fazer mesmo. Olhei esse Havoline ai, realmente é mais barato, acho que da pra achar por 12 paus aqui. Será que botando Havoline e filtro original a cada 5mil km vira? Se bem que acho q eu vou começar a trocar na concessionária e não sei se eles poem o Havoline, pq acho que a mao de obraé gratis com o Yamalube. De qualquer forma, acho que trocando de 5 em 5 mil, óleo e filtro, não pesa no meu bolso, mesmo com o Yamalube.

diego_fernandes05
19-02-13, 23:57
Fica com tua moto mesmo Motaro, eu sei que dá dó da moto, eu sinto o mesmo kkkk mas é melhor ter uma e usar, do que desejar ter.... Óleo eu uso Havoline ou Lubrax.. no máximo 12 reais o litro.. filtro eu coloco paralelo, mas de marca boa! custa no máximo 15 reais, uma troca sim e outra não... eu faço troca a cada 4 mil, é só alegria!!! pneu não vai tão rápido, manutenção básica da motoca é show!!! e considere-se com sorte, minha fazer faz no máaaximo 25km/l.. as primeiras (a minha é 06) são beberronas mesmo =P

coreanas
20-02-13, 00:44
Geralmente não cobram M.O. para trocar óleo, eu compro em lojas especializadas em lubrificantes. Filtro paralelo é a mesma história, só muda a embalagem se for de qualidade.

emerson merighi
20-02-13, 12:13
destas todas a Fazer ganha de lavada, e a moto de melhor custo x beneficio q conheco...