PDA

Ver Versão Completa : Lonas do Freio Traseiro Grudando



msguinha
20-02-13, 10:18
Buenas.

Essa semana percebi que as lonas traseiras do freio da Twister estão "grudando".

Por ex.: Quando estou parado se eu piso no freio muito com certa força o pedal fica em baixo e o freio acionado mesmo eu tirando o pé. :shock:
Ai quando arranco o freio "descola" e vai normal.

Certo que vou ter de trocas as lonas, mas eu queria saber se alguém ai já passou por uma dessas. O que seria, lonas muito usadas? de má qualidade? (não sei q marca são, ja vieram com a moto).

chiccoli
20-02-13, 10:23
a setinha que marca o desgaste ja passou do indicador ? com certeza é isso.

msguinha
20-02-13, 10:33
a setinha que marca o desgaste ja passou do indicador ? com certeza é isso.


Pois é. Da ultima vez que eu vi não estava tão perto do limite. Eu dei uma apertada e tudo, mas não sei se já está no limite vou dar uma olhada.

chiccoli
20-02-13, 11:01
O indicador é a seta, não é a aste não!

diego_fernandes05
20-02-13, 11:22
Aconteceu isso quando eu tinha um titan, não era a lona, era o pedal do freio que tava com problema, só uma lubrificada e voltou como era antes

Rafael WF
20-02-13, 11:28
Tem uma mola ali naquele "varão" que aciona o freio, pode ta fraca, ou ta na hora de coloca as lonas novas e da uma boa lixada no cubo da roda.

magrao tk
20-02-13, 13:56
Ou é o sistema pedal-eixo-varão-bracinho-eixo que abre as lonas no espelho precisando lubrificar, ou molas de retorno, ou desgaste mesmo no cubo e nas lonas.

Uma vez numa CGzinha 79 ou 80 fui freiar numa descida e as lonas travaram. Tava tão desgastado que aquela peça que abre as lonas ficou na horizontal sem retornar e trancou a roda. Aliás já devo ter contado essa história umas 10 vezes aqui no fórum. hehehe

Duomo
20-02-13, 15:42
Ao meu ver é mais provável que seja a mola de retorno, hoje cedo tava com a garagem molhada o traseiro travou e deixei a moto cair, fui olhar travou o freio de trás
na metade do curso, mas como estava molhado o chão de cerâmica, chão na hora.
Resultado foi os dois retrovisores quebrados, quebrei o outro quando fui levantar a moto.

Fábio Mello
21-02-13, 11:28
Bom dia Galera!
Sou novo por aqui, inclusive esse é meu primeiro post. ( nem sei se to escrevendo no lugar certo) To por aqui pra aprender e se puder ajudar tb!
Voltando ao assunto, minha twister ta com o mesmo problema, isso que to com as lonas novas, e com as chuvas acaba agravando isso.
Uma lixadinha no cubo da roda e nas lonas resolve isso mesmo, é bom aproveitar e ja regular o varão do freio pra deixar mais "em cima" assim ajuda a não travar de vez o freio e evitar pequenos acidentes como o do colega Duomo. Abração

diego_fernandes05
21-02-13, 12:24
Desmontem aquele bracinho na tampa do cubo, quando travava comigo era aquilo... Tira, limpa, dá uma lubrificada (eu usava graxa branca) e tudo resolvido

Carlos Henrique
21-02-13, 13:16
Ao meu ver é mais provável que seja a mola de retorno, hoje cedo tava com a garagem molhada o traseiro travou e deixei a moto cair, fui olhar travou o freio de trás
na metade do curso, mas como estava molhado o chão de cerâmica, chão na hora.
Resultado foi os dois retrovisores quebrados, quebrei o outro quando fui levantar a moto.
******* vey, tu que quebrou o outro? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

GordoBasso
21-02-13, 13:59
Buenas.

Essa semana percebi que as lonas traseiras do freio da Twister estão "grudando".

Por ex.: Quando estou parado se eu piso no freio muito com certa força o pedal fica em baixo e o freio acionado mesmo eu tirando o pé. :shock:
Ai quando arranco o freio "descola" e vai normal.

Certo que vou ter de trocas as lonas, mas eu queria saber se alguém ai já passou por uma dessas. O que seria, lonas muito usadas? de má qualidade? (não sei q marca são, ja vieram com a moto).

Bom faça o seguinte: (experiencia própria)
isso aconteceu comigo uma vez quando eu tinha acabado de substiuir as lonas por novas e meu mecanico me ensinou essa manha:

retire as lonas da roda traseira, e com o auxilio de um esmeril, chamfre os dois cantos da lona.
isso ocorre porque ela cria "rebarbas", essas rebarbas comessam a encostar no cubo da roda, pro lado de dentro, dificultando o seu retorno e/ou travando.

isso é uma droga mesmo, mais pode fazer que da certo.
mais é uma chamfradinha de leve hein, não vá comer a lona toda.

depois comenta se deu certo.
abraço

Duomo
21-02-13, 15:13
******* vey, tu que quebrou o outro? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
kkkkkkkkk foi sim, na hora de levantar bati o esquerdo no vitrô que tinha perto :/

Pelo menos assim compro uns retrovisores bonitos!

msguinha
21-02-13, 15:52
Bom faça o seguinte: (experiencia própria)
isso aconteceu comigo uma vez quando eu tinha acabado de substiuir as lonas por novas e meu mecanico me ensinou essa manha:

retire as lonas da roda traseira, e com o auxilio de um esmeril, chamfre os dois cantos da lona.
isso ocorre porque ela cria "rebarbas", essas rebarbas comessam a encostar no cubo da roda, pro lado de dentro, dificultando o seu retorno e/ou travando.

isso é uma droga mesmo, mais pode fazer que da certo.
mais é uma chamfradinha de leve hein, não vá comer a lona toda.

depois comenta se deu certo.
abraço


Mas as minhas lonas são velhas, nem sei quando o ultimo dono trocou :|

chiccoli
21-02-13, 15:55
Mas as minhas lonas são velhas, nem sei quando o ultimo dono trocou :|

vc só tem que saber a medida que vai.., ela usa a msm faixa da 150, a gente nsó paga mais por ser twister..

Carlos Henrique
22-02-13, 00:13
kkkkkkkkk foi sim, na hora de levantar bati o esquerdo no vitrô que tinha perto :/

Pelo menos assim compro uns retrovisores bonitos!
kkkkkkkkkkkkk ah tah, achei que tu tinha segurado nele pra levantar a moto, já ia te xingar kkkkkkkkkkkkkkk