PDA

Ver Versão Completa : Como ensinar um amigo de 35 anos a pilotar.



Neto SP
21-02-13, 06:59
Bem ja cheguei a comentar aqui que por motivo de trabalho viajo muito de moto ontem tive de fazer uma pequena viajem a baixada santista, fui la por incontáveis vezes, a diferença é que ontem tive de levar, um colega de serviço que também é meu amigo para ajudar no trabalho,geralmente quando ele vai, nós viajamos de carro mas desta vez o carro dele estava na oficina então larguei a Fazer em casa e fomos de Bandit.....

Eu nunca tinha levado ele de moto, e o cara ficou alucinado kkkkkk ele disse que até ontem não tinha vivido, falou que não aguenta mais carro nem transito etc e me perguntou se eu poderia ensina-lo a pilotar , e se eu acho que ele poderia aprender bem o suficiente, para não sofrer acidentes e tal...

E sinceramente não soube responder já ensinei muitas pessoas a pilotar mas são sempre pessoas jovens com menos de 23 anos sei que qualquer um aprende a andar de moto mas sera que uma pessoa na idade dele (35 anos) assimilaria o suficiente para viajar a trabalho e a lazer com pouco risco???

Alguém ai ensinou alguém mais velho e teria aluma dica?? Ele disse que a anos não anda nem de bicicleta e nunca tentou pilotar uma moto.

Zanca
21-02-13, 07:32
o Mais fácil é ele dar entrada numa auto escola aprender la primeiro que é bem diferente de aprender na rua e depois que ele tiver terminado ai sim você pode ensinar ele na sua ou quem sabe ele compra uma e fica mais fácil ainda, pois pode ocorrer de ele cair e machucar a sua moto

Neto SP
21-02-13, 07:45
o Mais fácil é ele dar entrada numa auto escola aprender la primeiro que é bem diferente de aprender na rua e depois que ele tiver terminado ai sim você pode ensinar ele na sua ou quem sabe ele compra uma e fica mais fácil ainda, pois pode ocorrer de ele cair e machucar a sua moto

KKKK acho que não expliquei direito é claro que ela vai na moto-escola fazer tudo nos conformes da lei mas todo mundo aqui sabe habilitação é mera formalidade ele não vai aprender a pilotar la só vai ter um papel que diz que é legal ele pilotar, estou dizendo mesmo na pratica quando ele for começar a pegar o transi to e tal...

NiveaC
21-02-13, 08:24
eu aprendi na auto escola, na auto escola vc aprende o básico q é pilotar, tanto carro qnt moto, as manhas do trânsito vc aprende no dia a dia, vivenciando, não existe essa de vc ensinar alguma coisa, td se aprende sozinho, com a prática
povo tem mania de se achar o professor só pq auto escola não da curso de pilotagem esportiva

Edson Sartorio
21-02-13, 08:35
Bom dia a todos.

Minha opinião a respeito e de que, apos a auto escola, devidamente habilitado, em dupla, ele com a moto dele e você com a sua, vá passando algumas dicas e observe seu comportamento de pilotagem, dê alguns toques do certo e errado.
Creio que se alguem mais experiente corrigir de forma didatica a evolução dele sera bem mais rápida.

Abraços a todos

Neto SP
21-02-13, 08:47
eu aprendi na auto escola, na auto escola vc aprende o básico q é pilotar, tanto carro qnt moto, as manhas do trânsito vc aprende no dia a dia, vivenciando, não existe essa de vc ensinar alguma coisa, td se aprende sozinho, com a prática
povo tem mania de se achar o professor só pq auto escola não da curso de pilotagem esportiva

Só que o X esta ai geralmente quem aprende mais velho não tem paciência para aprender aos poucos e muito provavelmente ele ja vai comprar uma primeira moto grande e potente eu no inicio aprendi com uma 125 com 18 anos primeiro na cidade e depois na estrada o que eu aprendi em quase 15 anos de pilotagem e em 2 cursos ele que aprender de uma vez e não é só ele quase todos são assim


Bom dia a todos.

Minha opinião a respeito e de que, apos a auto escola, devidamente habilitado, em dupla, ele com a moto dele e você com a sua, vá passando algumas dicas e observe seu comportamento de pilotagem, dê alguns toques do certo e errado.
Creio que se alguem mais experiente corrigir de forma didatica a evolução dele sera bem mais rápida.

Abraços a todos

Eu acho também que depois que ele tiver um domínio básico o melhor é acompanhar ele pilotando e tentar corrigir os erros embora quase todos que perguntei pensem que é melhor ensinar na mesma moto....

magrao tk
21-02-13, 09:03
Meu sogro tem mais de 50 comprou seu primeiro carro há 2 anos e nunca tinha dirigido, até hoje eu sou o motora deles, mas tava dando umas aulas pra ele ano passado mesmo não sendo o melhor professor do mundo. Mas ele pegou bem rápido as manhas do carro. Só não sai sozinho porque tem que se acostumar ao transito, andamos só por estradas do interior. Então não tem nada a ver seu amigo ter 35 anos. Eu tenho quase isso e se não soubesse acho que pegaria o jeito tambem.

Só que é interessante tu ensinar a ele só por complemento, o que a porcaria das aulas do Detran não ensinam. Se mandar ele direto pra lá vai ser mais um despreparado nas ruas.

Piccoli
21-02-13, 09:09
Se o seu amigo sabe andar de bicicleta, já é o melhor começo, ele já tem a noção do equilíbrio. Andar de bicicleta é como saber nadar, você jamais "esquece". Se ele dirige carro, melhor também porque ele já tem as noções de condução de um veículo pelas ruas.
O fundamental é começar pelo certo que é fazer uma moto escola decente, tem que descobrir alguma empresa que ensine de verdade e não aquelas em que o instrutor fica fumando encostado em algum lugar, vendo o aluno fazendo "oito" a aula inteira.
Mas... se vocês tiverem algum lugar em que não exponham ninguém a perigo ou corram risco de bater em algum carro, pode dar alguma noção para ele falando sobre o básico de acionamento dos comandos da moto. Depois, coloque o colega a somente arrancar a moto acelerando o mínimo possível e andando em primeira marcha e em linha reta. Depois, da segunda marcha em diante e as curvas, vai tudo ao natural.
Aconselhe seu amigo a não começar com moto grande, sugira a ele comprar uma moto 125/150 usada em bom estado pois será ótima para aprendizado. Barbeiragens, tombos, tudo ele pode fazer e aprender na motinho pequena para depois partir para uma moto maior e se for o caso, zero Km.
Motos como Yes, YBR, FAN, são ótimas opções para o período de aprendizado.

Zanca
21-02-13, 09:18
Só que o X esta ai geralmente quem aprende mais velho não tem paciência para aprender aos poucos e muito provavelmente ele ja vai comprar uma primeira moto grande e potente eu no inicio aprendi com uma 125 com 18 anos primeiro na cidade e depois na estrada o que eu aprendi em quase 15 anos de pilotagem e em 2 cursos ele que aprender de uma vez e não é só ele quase todos são assim



Eu acho também que depois que ele tiver um domínio básico o melhor é acompanhar ele pilotando e tentar corrigir os erros embora quase todos que perguntei pensem que é melhor ensinar na mesma moto....

Então mas ai que esta o X então se ele não tiver paciência ele não vai chegar a lugar algum e principalmente se ele comprar uma moto grande ninguém consegue aprender com moto grande no máximo que ele pode pegar seria uma 300 por pelo menos uns 6 meses ai se ele tiver paciência se não vai ser chão atras de chão, você disse que tem uma Bandit você sabe bem a diferença de ter uma pequena e um grande, é uma dica que você pode passar para ele

coreanas
21-02-13, 09:54
Como velho eu te digo: È a mesma coisa, ensine o que ensinaria a um jovem, só que com mais paciência, mais devagar. Ensine as diferenças de carros e motos. Faça-o lembrar de quando andava de bibicleta.

Leve em consideração que ele já dirige carros, então muitas coisas comuns aos dois veículos ele já sabe. O maior problema vai ser ele se adaptar aos comandos: Embreagem e acelerador na mão, marchas nos pés e dois freios.

IMPORTANTÍSSIMO: LEMBRE SEU AMIGO QUE A MOTO TEM DOIS FREIOS, NÃO O DEIXE HABITUAR A USAR O PÉ COMO EM CARROS, SE NÃO QUER QUE ELE SOFRA UM ACIDENTE.

Eu recomendo seu amigo começar com uma CUB como Biz.

Motaro
21-02-13, 14:56
Acredito que sendo mais velho ou não, o procedimento é o mesmo. Escolinha, tira a carta, compra uma 125/150 anda um ano no trânsito que ja ta craque. Passa pra uma 250 (pode começar com ela tbm) e depois parte pra 600. Não importa o método que se use, sem experiência não adianta nada. Se ele não tem paciência, então não deve andar de moto.

Estou no mundo das duas rodas ha mais ou menos um ano e meio e se eu olhasse como eu piloto hoje, me acharia um ninja da moto, mas na verdade piloto normalmente, e antes é q eu não tinha noçao de nada. Eu tinha medoa té de moto que nao indicava marcha. Hoje ando tranquilo em qualquer lugar.

emerson merighi
21-02-13, 15:04
acho melhor ele ficar no carro msm... so tem dois tipos de gente, os q cairam e os que vao cair.....35 anos pra cair nao e boa coisa..,,acho q moto e o tipo de coisa q se aprende novo.... lembrando sempre q toda regra tem excessao...

corsani
21-02-13, 16:44
amigo de 35 anos eu não sei, mas ensinei uma amiga de 30 anos a dirigir carro e moto e em menos de um ano ela ja dirigia melhor do que quelquer marmanjo e por desaforo é umas das maiores arruaceiras na moto por aqui. ela foi comigo, stone e mais um amigo para serra do rio do rastro e passou por cada estrada que muito neguinho não passava.

DOUGLAS 00
21-02-13, 17:02
acho melhor ele ficar no carro msm... so tem dois tipos de gente, os q cairam e os que vao cair.....35 anos pra cair nao e boa coisa..,,acho q moto e o tipo de coisa q se aprende novo.... lembrando sempre q toda regra tem excessao...

Mas 35 anos... é praticamente um "piá" rsrsrsrs.

Caique
21-02-13, 18:11
Cara na minha opiniao o melhor jeito é o q me ensinaram,
primeiro mostra onde fica o freio embreagem etc,despois manda ele subir na moto ai vc vai ditando os comandos freio da frente de traz embrebreagem etc pra ver se ele vai se lembrar se sim,arruma uma 125 acha um lugar tranquilo com uma rua q tenha subida descilas e reta mas leves, deixa ele subrir na moto vc sobe na garupa sai com a moto e deixa ele controlando o acelerador e os freio,depois q vc achar q ele ja estiver bem,ensina ele a sair nas retas,nas subidas,descidas e depois passar marchas.depois ensina como o cara do carro pode acabar com o cara da moto.

magrao tk
21-02-13, 18:38
Put@ merd@!!! To com 33, e esse tópico me fez sentir um velho caquético e caduco. Daqui há 2 anos chega de aprender coisas, vou me aposentar por invalidez cerebral.

Neto SP
21-02-13, 19:06
Put@ merd@!!! To com 33, e esse tópico me fez sentir um velho caquético e caduco. Daqui há 2 anos chega de aprender coisas, vou me aposentar por invalidez cerebral.

kkkk não é para tanto amigão!!

Bem hoje ele disse que ja fez a matricula na auto-escola vou tentar com certeza mudar a ideá dele de já começar com moto grande o pior é que la na firma um cara quase da idade dele comprou como primeira moto uma Harley Sportster 883 e aqui em Sampa é moda os tiolzões ja começarem comprando motos potentes vou sugerir uma Fazer 250 uma moto bonita eficiente E MUITO FÁCIL DE PILOTAR porque sei que 150/125 ele não vai querer e vou insistir para que ele só pense em pegar estrada com pelo menos 1 ano de experiencia para começar.

- - - Updated - - -

Ha a moto que ele tem em mente é uma Kawasaki Z800 pode isto ??

nil_bad
21-02-13, 19:13
Acredito que não vai ser difícil, o problema vai ser convencer a começar com pelo menos uma 250cc/300cc.

jott257
21-02-13, 20:01
eu aprendi na auto escola, na auto escola vc aprende o básico q é pilotar, tanto carro qnt moto, as manhas do trânsito vc aprende no dia a dia, vivenciando, não existe essa de vc ensinar alguma coisa, td se aprende sozinho, com a prática
povo tem mania de se achar o professor só pq auto escola não da curso de pilotagem esportiva


Nesse ponto eu nao concordo...
habilitaçao de moto o cara so te leva pra area de treinamento e te deixa la andando direto... pelomenos aqui e assim
eu pedi pra ele dexar eu levar ele uma vez la da auto escola p o campo de treinamento e ele disse que nem MORTO deixava um aluno carregar ele no transito... ou seja... ele so faz o papel de levar e trazer o cara...fui dizer a ele que ja tinha tentado andar de moto 1 vez e nem controle de embreagem ele me ensinou... me largou la e mando eu ficar andando seguindo a galera...


Agora ja no carro nao... quando tirei minha carteira o cara foi muito gente boa, andei pra tudo que e canto no carro da auto escola, peguei transito e tal, ate fomos na casa dele pegar umas coisas que ele tinha esquecido...
1 mes depois comprei meu 1° carro e quando peguei ele, parecia que ja dirigia a mais de 1 ano... parecia ne...

Eduardo Toda
21-02-13, 20:04
Put@ merd@!!! To com 33, e esse tópico me fez sentir um velho caquético e caduco. Daqui há 2 anos chega de aprender coisas, vou me aposentar por invalidez cerebral.

Pô tirei a carta de moto há 3 anos atrás, até então só andava de carro..véio é a vovozinha....

chrystian.hernandes
21-02-13, 20:21
Put@ merd@!!! To com 33, e esse tópico me fez sentir um velho caquético e caduco. Daqui há 2 anos chega de aprender coisas, vou me aposentar por invalidez cerebral.
Porr@ Magrao e eu com 37?? Tiozao mode on??:D

corsani
21-02-13, 21:09
e eu que fiz 40 mas ainda me sinto jovem como se tivesse 39

coreanas
21-02-13, 21:09
Mas 35 anos... é praticamente um "piá" rsrsrsrs.

Douglas00 está certíssimo, tenho uma guria pilota na prole com essa idade e ando forte até hoje.

Ensina o cara e se ele cair, deixa, o que não mata fortalece.

Eduardo Toda
22-02-13, 10:04
Daqui q pouco vai ter The Old Age in pequenas notáveis, ou como nas escolas de samba a velha guarda das pequenas notáveis....todos urrando com suas RX180, RDZ, rd350, 750 four, Turuna e ai vai....

cabra de brasilia
22-02-13, 10:42
Daqui q pouco vai ter The Old Age in pequenas notáveis, ou como nas escolas de samba a velha guarda das pequenas notáveis....todos urrando com suas RX180, RDZ, rd350, 750 four, Turuna e ai vai....


Nada...eles irão estar de Transalp com ABS dizendo que bão mermo era a RX.

Carleetos
22-02-13, 11:23
Mermão, aqui nesse fórum tem muita gente pessimista e ranzinza. Não é o melhor lugar pra perguntar essas coisas, infelizmente.

Eu penso que quanto mais você sabe, mais fácil vai ser pra ensinar. Quando a gente só executa as coisas, faz por instinto, dificilmente vamos saber como explicar a uma outra pessoa. Mas quando a gente tem consciência do que está fazendo é diferente.

Então, se você sabe pilotar (não precisa ser um super piloto-motogp-intrutor de auto escola), explica pra ele o que é mais importante no seu ponto de vista. Certamente vai somar alguma coisa no aprendizado dele.

- - - Updated - - -


Ensina o cara e se ele cair, deixa, o que não mata fortalece.

Né isso! :D

DOUGLAS 00
22-02-13, 15:31
kkkk não é para tanto amigão!!

(...) o pior é que la na firma um cara quase da idade dele comprou como primeira moto uma Harley Sportster 883 e aqui em Sampa é moda os tiolzões ja começarem comprando motos potentes (..)

- - - Updated - - -

Ha a moto que ele tem em mente é uma Kawasaki Z800 pode isto ??

Isso muitas vezes é bem comum com o pessoal: O pessoal as vezes separa da mulher ou se é solteiro e se sente menos atraente e vai lá e compra uma moto pra se auto afirmar... esse comercial ai de baixo é um exemplo do que passa na cabeça dos loco...


http://www.youtube.com/watch?v=KQcTLgqUDbU

Ao invés do pessoal se sentir mais seguro com o passar dos anos, a galera quer pagar de gatão, como se fosse um adolescente...

coreanas
22-02-13, 16:02
Daqui q pouco vai ter The Old Age in pequenas notáveis, ou como nas escolas de samba a velha guarda das pequenas notáveis....todos urrando com suas RX180, RDZ, rd350, 750 four, Turuna e ai vai....

Me apresentando! Integrante Nº 1 da ala dos véio carcumidos.


eu aprendi na auto escola, na auto escola vc aprende o básico q é pilotar, tanto carro qnt moto, as manhas do trânsito vc aprende no dia a dia, vivenciando, não existe essa de vc ensinar alguma coisa, td se aprende sozinho, com a prática
povo tem mania de se achar o professor só pq auto escola não da curso de pilotagem esportiva

NiveaC, Auto escola ensina apenas a PASSAR NO EXAME. Tanto que insistem em ensinar o erradíssímo que é usar só o freio traseiro. Vc usa só o freio traseiro? Instrutor de Auto escola não sabe nem pra sí mesmo, são péssimos motoristas e pilotos, é uma didática preparada por burocratas que nunca pegaram em um volante ou guidão.

jott257
22-02-13, 16:49
Isso muitas vezes é bem comum com o pessoal: O pessoal as vezes separa da mulher ou se é solteiro e se sente menos atraente e vai lá e compra uma moto pra se auto afirmar... esse comercial ai de baixo é um exemplo do que passa na cabeça dos loco...


http://www.youtube.com/watch?v=KQcTLgqUDbU

Ao invés do pessoal se sentir mais seguro com o passar dos anos, a galera quer pagar de gatão, como se fosse um adolescente...




KKKKKK

gostei desse comercial nao... a dona sai da minha esportiva pra ir com meu inimigo numa custom....
hehehehehe

Neto SP
22-02-13, 19:03
Isso muitas vezes é bem comum com o pessoal: O pessoal as vezes separa da mulher ou se é solteiro e se sente menos atraente e vai lá e compra uma moto pra se auto afirmar... esse comercial ai de baixo é um exemplo do que passa na cabeça dos loco...


http://www.youtube.com/watch?v=KQcTLgqUDbU

Ao invés do pessoal se sentir mais seguro com o passar dos anos, a galera quer pagar de gatão, como se fosse um adolescente...
Hilario mano vou baixar este vídeo e mostrar para ele não posso perder a chance da zoação!!

Expliquei para ele que uma Naked como Z800 não é adequada para alguém recém habilitado e disse que a moto mais segura para começar seria um moto até 250cc monocilíndrica, ele gostou da CBR 250 da Fazer e da Next e achou a CB 300 e a XRE horrorosas ainda vou mostrar a Tenere 250. deixei ele dar uma voltinha com minha Fazer (modelo antigo 2008/2009) no estacionamento da firma depois de uma breve explicação ele saiu com a moto, parecia um garoto!!!
Ele disse que devia ter feito isto a 15 anos atras :)

Strada Prata
22-02-13, 21:23
Na minha humilde opinião, o melhor que você pode fazer pelo seu amigo é ensinar a ele tudo o que você sabe sobre direção defensiva. Se ele sobreviver ao trânsito, o resto ele aprende na prática.

emerson merighi
22-02-13, 23:04
deixa ele comprar uma Z800, **** moto boa, e vc vai fazer ele comprar 250?...com uma semana andando numa 250 ele ja esgotou o que tinha pra dar no motor dela e vai se arrepender por nao ter comprado a Z800

marchetti87
22-02-13, 23:42
Não vejo nada demais o cara começar com uma moto grande! Se ele tem dinheiro pra comprar e manter uma Z800, deixa, é só ter MUITO cuidado e ir com muita calma e suavidade nos comandos que tudo se desenvolve naturalmente! O que não pode acontecer é uma cabaçada, ainda mais com uma moto nervosa como essa, por isso é bom fazer tudo por etapas, com muita calma e atenção! Quando ele pegar a manha da embreagem e conseguir sair sem deixar o motor morrer, ensine a subir as marchas intercalando embreagem e acelerador, depois ensine sobre reduzidas e freios! Pronto, não tem muito segredo.

Neto SP
23-02-13, 07:28
Não vejo nada demais o cara começar com uma moto grande! Se ele tem dinheiro pra comprar e manter uma Z800, deixa, é só ter MUITO cuidado e ir com muita calma e suavidade nos comandos que tudo se desenvolve naturalmente! O que não pode acontecer é uma cabaçada, ainda mais com uma moto nervosa como essa, por isso é bom fazer tudo por etapas, com muita calma e atenção! Quando ele pegar a manha da embreagem e conseguir sair sem deixar o motor morrer, ensine a subir as marchas intercalando embreagem e acelerador, depois ensine sobre reduzidas e freios! Pronto, não tem muito segredo.

Sem querer ser desrespeitoso mas geralmente quem diz isto é quem tem pouca ou nenhuma experiencia com motos potentes,motos como a Z800 não são indicadas para alguém como ele uma naked que passa de 140km/h em menos de 6 segundos não é uma moto para quem é inexperiente e ele andou pela primeira vez em uma moto ontem dizer a um bom amigo e pai de família começar a andar com uma moto tão potente é falta de responsabilidade ele pode sim manter uma Z800 mas este definitivamente não é o problema....

Ser responsável não torna imune a erros simples comuns em um novato,uma simples saída de traseira extremamente comum em esportivas e nakeds potentes e que podem ser corrigidas com um simples manuseio de guidão mata facilmente uma pessoa inexperiente...

No final as perguntas chaves são ele pode comprar uma moto grande? A reposta é pode!!

Tem chance de dar merda? Muitas

você gostaria de ter algum arrependimento se der merda ?? Não

Claro ele é adulto e pode fazer o que quiser mas meu dever é alerta-lo e depois de uma conversa franca ele parece ter entendido o porque de não pegar a kawa agora...

magrao tk
23-02-13, 08:51
Sem querer ser desrespeitoso mas geralmente quem diz isto é quem tem pouca ou nenhuma experiencia com motos potentes,motos como a Z800 não são indicadas para alguém como ele uma naked que passa de 140km/h em menos de 6 segundos não é uma moto para quem é inexperiente e ele andou pela primeira vez em uma moto ontem dizer a um bom amigo e pai de família começar a andar com uma moto tão potente é falta de responsabilidade ele pode sim manter uma Z800 mas este definitivamente não é o problema....

Ser responsável não torna imune a erros simples comuns em um novato,uma simples saída de traseira extremamente comum em esportivas e nakeds potentes e que podem ser corrigidas com um simples manuseio de guidão mata facilmente uma pessoa inexperiente...

No final as perguntas chaves são ele pode comprar uma moto grande? A reposta é pode!!

Tem chance de dar merda? Muitas

você gostaria de ter algum arrependimento se der merda ?? Não

Claro ele é adulto e pode fazer o que quiser mas meu dever é alerta-lo e depois de uma conversa franca ele parece ter entendido o porque de não pegar a kawa agora...
Eu entendo e concordo cara! Um amigo conhecer e se apaixonar pelo mundo das 2 rodas, aprender tudo com voce e comprar uma moto potente tendo sua aprovação, pra depois acontecer algo de ruim com ele? Eu no caso nunca me perdoaria!
Independente de idade acho sempre melhor começar por pequena. Riscos sempre vão existir, mas de um erro banal de pilotagem são bem menores.

Neto SP
23-02-13, 08:56
Eu entendo e concordo cara! Um amigo conhecer e se apaixonar pelo mundo das 2 rodas, aprender tudo com voce e comprar uma moto potente tendo sua aprovação, pra depois acontecer algo de ruim com ele? Eu no caso nunca me perdoaria!
Independente de idade acho sempre melhor começar por pequena. Riscos sempre vão existir, mas de um erro banal de pilotagem são bem menores.

Exatamente isto magrão entendeu perfeitamente o que quis dizer....

coreanas
23-02-13, 08:57
Não concordo com o Neto SP, responsabilidade cabe em qualquer lugar. As crianças dos EUA tem V8 com 16 anos. E ninguém tem menos que uma 600 por lá.

Minha filha mais velha aprendeu pilotar em um CBX 750 e logo de cara comprou uma GSX 1100.

Lógico que a chance dele cair com uma grande é maior, mas a médio prazo vai ser melhor, pois já terá aprendido em uma grande.

Mas isso em termos gerais, concordo que seria muito mais prudente, já que ele tem dinheiro, começar com uma Citycom ou Burgmann 400 se quer uma grande. O Melhor seria começar com uma Biz.

Neto SP
23-02-13, 09:12
Não concordo com o Neto SP, responsabilidade cabe em qualquer lugar. As crianças dos EUA tem V8 com 16 anos. E ninguém tem menos que uma 600 por lá.

Minha filha mais velha aprendeu pilotar em um CBX 750 e logo de cara comprou uma GSX 1100.

Lógico que a chance dele cair com uma grande é maior, mas a médio prazo vai ser melhor, pois já terá aprendido em uma grande.

Mas isso em termos gerais, concordo que seria muito mais prudente, já que ele tem dinheiro, começar com uma Citycom ou Burgmann 400 se quer uma grande. O Melhor seria começar com uma Biz.

Bem como disse expliquei tudo a ele, se ainda assim ele resolver pegar uma moto maior de cara o jeito vai ser trabalhar a situação, em momento nenhum disse a ele que não iria ajuda-lo se ele teimar, só disse que seria bom ele não fazer isto kkkkk

emerson merighi
23-02-13, 14:49
continuo achando que o cara deve comprar o que ele deseja....ele vai dominar rapidamente uma 250 e ficar se lamentando por nao ter comprado a Z800....e na hora de trocar perde um dinheirao....conheco gente que aprendeu numa RF900R e nunca caiu ,hoje tem uma R1, e gente que comecou numa BIZ100 e morreu nela mesmo....
o cuidado, a direcao defensiva e o medo de sofrer um acidente é o que mantem todos nós vivos...vc pode ter 30 anos de motociclismo, pega uma moto e sai sem cuidado algum pensando "essa eu domino"...e é aí que voce se lasca.

Limabl
23-02-13, 15:07
Sem querer ser desrespeitoso mas geralmente quem diz isto é quem tem pouca ou nenhuma experiencia com motos potentes,motos como a Z800 não são indicadas para alguém como ele uma naked que passa de 140km/h em menos de 6 segundos não é uma moto para quem é inexperiente e ele andou pela primeira vez em uma moto ontem dizer a um bom amigo e pai de família começar a andar com uma moto tão potente é falta de responsabilidade ele pode sim manter uma Z800 mas este definitivamente não é o problema....

Ser responsável não torna imune a erros simples comuns em um novato,uma simples saída de traseira extremamente comum em esportivas e nakeds potentes e que podem ser corrigidas com um simples manuseio de guidão mata facilmente uma pessoa inexperiente...

No final as perguntas chaves são ele pode comprar uma moto grande? A reposta é pode!!

Tem chance de dar merda? Muitas

você gostaria de ter algum arrependimento se der merda ?? Não

Claro ele é adulto e pode fazer o que quiser mas meu dever é alerta-lo e depois de uma conversa franca ele parece ter entendido o porque de não pegar a kawa agora...Exatamente......

A maioria não tem noção do quanto é perigoso uma moto potênte,para mim dá uma Z800 para quem nunca pilotou uma moto potênte já um perigo enorme, imagina para quem ainda vai aprender andar de moto,ta loko, a proporção desse ato é o mesmo que da uma arma para uma criança de 8 anos !!!!

Neto SP
24-02-13, 18:30
Bem hoje levei ele Para ver de perto a nova Fazer 250 ele disse que acha a que uso diariamente (modelo antigo) bonita mas que a nova é linda e mostrei a Ténere azul ele achou a moto perfeita também mas disse que colocaria os pneus iguais ao da Fazer me perguntou a qual velocidade elas chegavam com aquele motor pequeno e disse que cerca de uns 135 km/h podendo viajar a por volta de 120 km/h com segurança ele ficou surpreso achando muito, mas eu disse a ele que em cerca de 6 meses ele ja não deveria achar nada estravante esta velocidade e comentei o que os colegas falaram qui sobre logo depois de aprender ele querer uma moto maior .

E um fato curioso ele disse que pesquisou em casa sobre iniciar com uma moto maior e todos os sites em que passou diziam em coro que moto menor é melhor no começo, e ele disse que gostou da sensação em si e não estava preocupado em correr mas que gostaria de viajar de moto vou deixar ele passar o processo de habilitação agora para ver o que faremos.

leal_rj
10-04-13, 20:22
Boa noite, me senti esse amigo seu que vc mencionou que iria ensinar os macetes da moto, pois tenho 35 anos e acabei de incluir a categoria A. Cansado de tantos engarrafamentos e pelo custo de manter dois carros em família, optei pela moto. Tinha andado de garupa só uma vez na vida e fui fazer auto escola, me surpreendi em ter andado de moto e conseguido passar até a terceira marcha já no primeiro dia. Bom, mas como nem tudo são flores, tive dificuldades e duas quase quedas, já que a moto morreu ao tentar passar a segunda e entrou o neutro, novato, não sabia o que fazer, rs. Ainda bem que firmei o pé no chão e consegui segurar a yesinha nas duas vezes (tenho dó de quebrar algo). Levei pau na primeira prova que fiz, a moto tava mais acelerada que nos treinos e queimei as duas faixas, mas na segunda eu passei. Me sinto quando tirei a carteira de carro da primeira vez aos 20 anos uma mistura de medo com vontade de vencer o desafio. Já li várias coisas sobre pilotagem defensiva e sempre procuro vídeos no youtube pra aprender um pouco mais, mas a realidade é que existe muita coisa a aprender. Estou a procura de uma 150 ou 125 pra começar, iria comprar uma 150 zero, mas lendo este tópico pensei nas possibilidades de quedas e decidi comprar uma yesinha usada msm, 2009/10 e depois partir pra uma 250 ou 300. Quero muito além disso não, minha fase de correria já passou, já fiz muitas besteiras com carro e hj casado e com filho me sinto diferente, acho que é uma coisa chamada responsabilidade..rss. Acho que se tivesse tirado a carta de moto aos 20 anos nem estivesse aqui pra contar esta historinha. Vamos lá,vivendo e aprendendo!!! abraços galera!