PDA

Ver Versão Completa : Quero fazer uma viajem ao Chile, o que eu preciso?



CkOFan
25-02-13, 10:29
Eae xiruzada!

Bom, depois de muito pensar e conversar com a nega véia, decidimos que vamos fazer uma viagem pela america latina com destino ao Chile.
Desde piá que quero conhecer os nossos países irmãos e depois de começar a viver em duas rodas, tive certeza que é desse jeito que quero viver essa aventura.
Não vou agora, nem tenho pressa. Acredito que em 1 ano e meio ou 2 eu parta para essa aventura.
Mas muitas dúvidas me assolam e acredito que não tenha lugar melhor para tirar elas do que aqui.

Bom, lá vão as perguntas:

1. Vou trocar de moto, uma trail 250/300 provavelmente, seria melhor uma Injetada ou uma Carburada? Queria uma Lander, seria a melhor opção?

2. Quais os documentos que vou precisar?

3. Qual a melhor rota até o Chile?

4. Quais os equipamentos/ferramentas/mantimentos que vou precisar levar?

5. Quanto a gasolina, é seguro abastecer na estrada?

6. Quais os lugares mais belos de se visitar na América Latina?

Bom, como um bom Administrador, vou planejar bem essa viajem tentando tornar ela o mais "gostosa" possível.
Conto com a ajuda de vcs!

Abraços a todos!

Motaro
25-02-13, 11:20
1 - Vá de Tenere. A lander tem o banco ruim e autonomia muito baixa. A Tenere lhe servirá melhor.
2 - Não sei
3 - Não sei
4 - Acho que um kit básico de ferramentas, a moto revisada 100%, tudo trocado (pneu, relação, pastilhas, óleo, filtro) e Injeção revisada.
5 - Acredito que sim. Eu não me preocuparia com isso.
6 -
Pontos Turísticos do Chile - informações, fotos, localização, museus, monumentos (http://www.suapesquisa.com/paises/chile/pontos_turisticos_chile.htm)
Pontos Turísticos do Chile: Roteiro Completo (http://www.kersaber.com/pontos-turisticos-chile-roteiro-completo)

OBS: Jaquetas, luvas, botas e bons capacetes pros dois. Bauleto nem preciso falar. Eu colocaria 3 (laterias e central).

Acho que basicamente é isso. Ah, e dinheiro. Bastante dinheiro, rs.

CkOFan
25-02-13, 11:26
Boa ideia a Teneré!

Mas quanto ao banco, tinha pensado em colocar um "cela" ou "erê".

Motaro
25-02-13, 11:40
Tem a questão da autonomia. 11 litro é menos que a média das street de 150cc, que geralmente tem 14. Tenre com 16l é mto mais negócio. Só perde pra Fazer e Cb com 19 e 18 respectivamente. E autonomia nesse caso vai ser importante.

Ivan RJ
25-02-13, 11:58
Tem que ser injetada, caso contrário a moto não passa de 30km/h e vai fazer 5km/L. É verdade, na altitude dos Andes o motor não respira, mesmo tirando o filtro de ar e tampa. A janela para travessia dos Andes, se não me engano, é em novembro.
É a melhor época para rodar no Atacama. Vou ver se consigo o Roteiro feito pelo K2 (Carlos Ferreira) do qual fui assessor quando ele esteve a frente da FMCRJ.
Quando ele fez essa viagem utilizou uma Virago 535 e foi o maior erro da vida dele, moto carburada não funciona a 4.000 metros de altitude.
Tudo o que eu conseguir mandarei para vc.
Um grande abraço a todos os irmãos.
PS: Esqueci: As melhores motos para realizar essa viagem são a Lander 250 com o banco cela da Êre, a Teneré 250 ou 660 e a V Strom 650, sendo que a última será, sem dúvida, a mais econômica e segura na estrada.

corsani
25-02-13, 12:05
como citado, a lander só cabe 11 litros e com quase 5 litros ja acusa reserva dando impressão de ser uma moto gastadeira e vc sempre vai ficar com aquele incomodo de parar de posto em posto, apesar de ela fazer mais de 100 kms frouxo na reserva.
a tenere 250 é a melhor moto de media-baixa cilindrada pra esse tipo de aventura. pra aqueles que criticam seu visual e não endem a sua finalidade vou citar as vantagens dela.
1: como citado o tanque tem uma otima autonomia por ter 16 litros.
2: como a lander encara qualquer chão, mas com a vantagem da pequena carenagem e largura do tanque que protege do vento nas longas estradas de asfalto. mais a otima posição de dirigir.
3:injeção eletronica vai se ajustar automaticamente nas altitudes e maior aproveitamento de combustivel em estradas lentas. num teste feito com uma tornado a lander que usa o mesmo motor fez absurdo de economia em estradas fechadas.
4:a traseira sem lateral que todo mundo critica é o mais importante nessa moto. por ser uma moto pra viagem e aventura a Yamaha ja pensou nisso. não sei se ja existe ou mesmo pode-se mandar fazer suporte para baus laterais, alforges e tanques auxiliares se for preciso sem ter que deixar a moto larga demais . como ela tem a traseira estreita da pra se ter um ótimo aproveitamento pra esses acessórios.

kits feramentas tambem é exencial, lubrificante pra corrente, espatulas para tirar pneus e cameras reservas em caso de emergencia etc.
no resto sou leigo, mas aconcelho vc pesquisar no google que tem muitos relatos e experiencias pra vc ter uma boa referencia.
isso é um sonho que eu tenho tambem.
vlw

CkOFan
25-02-13, 14:20
Realmente o tanque da Teneré irá fazer a diferença na viajem...
Como fucniona este "tanque adicional"? É possível carregar gasolina com segurança na moto?

Se a janela de viajens para os Andes é em Novembro, acredito que em Novembro de 2014 eu consiga ir! \o/
Até lá vou ir aprendendo a realizar as manutenções básicas na moto, caso dê (e certamente vai dar) algum problema no caminho...
Imagina em pleno verão no Atacama, simplismente o deserto mais árido do mundo :)

A V strom seria perfeita! Mas daí não teria dinheiro para viajar.
Pelo que andei pesquisando, a Teneré 250 varia entre 10~12 mil e a Lander entre 8~10 mil. Acredito que irei em uma destas duas opções, resta ver qual irá se encaixar melhor no meu orçamento.

Aqui fica uma das imagens que me inspiraram a fazer essa aventura... Acho que vai inspirar vcs também...
http://2.bp.blogspot.com/_-bi8wOsEgVg/TUgV4c0sQsI/AAAAAAAAAIY/uGigNKxVC5A/s1600/site1.jpg

coreanas
25-02-13, 14:58
Viagem grande por lugares inóspitos TEM que ser de carburada. Se dá um pau na I.E. fica difícil consertar.

Vá de XT600 (Teneré) ou DR650, ou mesmo uma Tornado. Esqueça a Lander.
Pergunte pro pessoal do Clube da XT600 que tem um monte que já fez esse trajeto.
Página do Clube XT600! (http://www.xt600.com.br/)

A DR650 tem a vantagem de ser mais econômica, andar mais que a XT600, mais estável em altas velocidades e ser carburador simples, o conhecidíssimo BST40 e twin spark, duas velas num cilindro. Tem a DR800, mas é gastona e pesada.

CkOFan
25-02-13, 15:02
Ummmmm...

Carburada ou Injetada? Agora fiquei na dúvida...

Quanto a moto, terá que ser uma 250 ou 300 mesmo, não teria condições de bancar uma 600. Até pq depois da viajem ela continuará sendo minha moto do dia-a-dia.

Bruno Rafael
25-02-13, 15:13
Acho que o principal que vc precisa ter é coragem, o resto vc vai conseguir arrumar até a viagem espero que dê tudo certo.

CkOFan
25-02-13, 15:22
Acho que o principal que vc precisa ter é coragem, o resto vc vai conseguir arrumar até a viagem espero que dê tudo certo.

Então eu já tenho o principal, só me faltam as ferramentas, dinheiro, a moto e tempo. :P

ninocruz1
25-02-13, 15:38
1. Vou trocar de moto, uma trail 250/300 provavelmente, seria melhor uma Injetada ou uma Carburada? Queria uma Lander, seria a melhor opção?
R: Uma moto maior é maior é mais indicado, tipo uma XT

2. Quais os documentos que vou precisar?
R: sempre bom ter o passaporte, apesar de que nos países do cone sul o RG com menos de 10 anos é aceito ,mas lembre-se de nunca perder um cartão que eles lhes dão quando você usa o RG, lá esta marcado a data em que você entrou no pais e quando sair terá de apresentar

3. Qual a melhor rota até o Chile?
R: Não sei

4. Quais os equipamentos/ferramentas/mantimentos que vou precisar levar?
R: ferramentas para reparos em pneus e em corrente ,um kit transmissão é bom levar também, alimentos acho que só pra um consumo rápido, tipo barras de cereais e biscoitos, além de água , é claro.

5. Quanto a gasolina, é seguro abastecer na estrada?
R: A gasolina recomendável para os veículos brasileiros é a Super 95, existem mais dois tipos, a comum e a especial que é muito forte.Tente sempre abastecer em cidades e postos grandes, se aqui no Brasil alguns postos são peridogos imagina num país que você não conhece?
6. Quais os lugares mais belos de se visitar na América Latina?
Depende do tipo de turismo que você pretende fazer, se os lugares mais comerciais ou os alternativos, os comerciais são os de sempre, as capitais dos países que você cruzar, sobre os alternativos ai terá de fazer uma pesquisa mais profunda na net.
Pode obter mais informações neste site:
INEMA - Moto Viagem ao Chile - Dicas (http://inema.com.br/mat/idmat088907.htm)

chriskopsch
25-02-13, 15:42
Bom, eu iria de Tenere tbm, aliás, até metade do quero estar com a minha.

Em 2008, dois caras aqui da cidade foram até o Atacama de moto, um com uma Titan 150 e o outro com uma YBR 125, foram e voltaram com as pequenas..

Abs.

CkOFan
25-02-13, 15:53
Bom, eu iria de Tenere tbm, aliás, até metade do quero estar com a minha.

Em 2008, dois caras aqui da cidade foram até o Atacama de moto, um com uma Titan 150 e o outro com uma YBR 125, foram e voltaram com as pequenas..

Abs.

Cara, eu já pensei em ir com a Fan, mas daí teria que ser sozinho, pq com carona fica difícil...
Mas a Teneré acho que guenta de boa!

Pelo que vi, terei que levar minha identidade, pois eles não aceitam a CNH como documento válido.

Bom saber sobre a gasolina, sabia que a "comum" dos ermanos era bem mais forte que a daqui... sorte a deles...

ninocruz1
25-02-13, 16:11
Se nnão me engano tem de obter umalicença epecial pra poder rodar com o veicula lá, os docs daqui nao servem.

chriskopsch
25-02-13, 16:14
Tenere 250 aguenta sim, pois final do ano passado 3 caras fora com 3 Teneres até os EUA e voltaram uai...

Se eu achar a reportagem posto aqui.

Abs.

Diego.fcs
25-02-13, 16:30
Também ia falar de Teneré.

Ivan, recentemente eu estava atrás de uma Kombi para viajar, e relatos de aventureiros que foram de kombi nas cordilheiras diz que as carburadas é melhor nesse aspecto, na altitude, que com as modernas, e inclusive relatos de carros modernos, carro do ano, é que não andam, tem que subir em 1ª marcha.

Tenho um parente que viaja pra lá todo ano, e os caras vão de BMW e motos do tipo, e falam a mesma coisa, mesmo injetadas, não passam de 60km/h a motoca.

CkOFan
25-02-13, 16:32
Ummmmm, mas daí nem a Lander nem a Teneré iam dar certo... ambas são injetadas

Teria que ser uma Tornado, e achar uma tornado decente hoje em dia é complicado...

corsani
25-02-13, 18:21
a 60 km\h vc iria ver a diferença brutal na economia da teneré pra uma tornado. quando viajamos pra serra do rio do rastro por dentro de estradas qua mal chegava-mos a 80 km\h e raras ocasiões a lander fez a mesma média duma bros 150, xtz 125 e uma cg 150 injetada.
tem que tirar da cabeça esse negócio de carburador se melhor que injeção. o cara que vai fazer uma viagem assim ja vai preparado para qualquer emprevisto. se o cara for leigo em mecanica pode ser até carburada que ele não vai dar jeito .
da pra ir de cg, ybr e até bis se quiser, mas pelo que o autor do tópico da a entender é que ele não quer uma moto muito fraca e quer uma que da certo conforto e autonomia. nesse caso acho que a teneré é a que mais se encaixa.
que eu saiba o carburador é que encomoda na altitude porque tem pouco ar e a mistura fica rica. vc tem que trocar os gicles quando estiover la e tudo normaliza. a injeção ja se acerta automatico. la na serra tambem a xtz 125 e algumas cgs carburadas falhavam por isso enquanto as injetadas funcionavam normal.
na altitude todo veiculo seja carburado ou injetado vai perder rendimento. apesar de a injeção se acertar ela vai corrigir a mistura pra quantidade de ar que o motor vai aspirar e como é menor menos gasolina vai injetar. na carburação tambem acontece o mesmo, vai ter que regular e se preciso diminuir os gicles pra trabalhar com menos ar.
a não ser que ja sair com uma moto com a regulagem mais pobre

CkOFan
25-02-13, 18:27
mas pelo que o autor do tópico da a entender é que ele não quer uma moto muito fraca e quer uma que da certo conforto e autonomia. nesse caso acho que a teneré é a que mais se encaixa.

Exatamente isso que quero!

Comentei sobre a Tornado por ser uma das únicas opções de Trail 250 Carburada. Mas essa questão de Carburada x Injetada na altitude eu vou dar uma estudada... O bom mesmo é perguntar para alguém que já fez o caminho.
Na teoria a Injetada se sai melhor, por se "adaptar" ao ambiente, mas na prática pode ser diferente... vai saber!

Bom, conversei com um colega meu sobre a ideia e ele me contou que o sogro dele fez um caminho parecido de carro e que não sentiu quase nada de falha, sendo o carro injetado, ainda me deu várias dicas de lugares e estradas para pegar.
Desde já vou começar a montar meu plano de viajem e vou compartilhar com vcs assim que tiver algo montado.

Obrigado a todos os irmãos pelas dicas!

Limabl
25-02-13, 18:57
Dinheiro,se tiver isso ó resto é moleza rsrsrsrsrs!!!!!!!

corsani
25-02-13, 19:06
Dinheiro,se tiver isso ó resto é moleza rsrsrsrsrs!!!!!!!
tinha que ser

Limabl
25-02-13, 19:08
tinha que serPô corsani só foi uma brincadeirinha =D!!!!

corsani
25-02-13, 19:15
Pô corsani só foi uma brincadeirinha =D!!!!
eu sei, mas vc tem toda razão. precisa de um planejamento e isso vai muito dinheiro.

renanperim
25-02-13, 19:29
A primeira coisa que eu pensei foi oq o lima falou, dinheiro, kkkkkk
Eu vi um artigo no motonline um senhor que viajou pela america do sul com uma tenere 2011.
A tenere tem a grande vantagem o tanque, que vai lhe garantir uma boa autonomia.
E eu sei que na argentina tem lander ou seja uma mecanica bem proxima da tenere, no chile nao fao ideia.

Mas em uma hora em cima da tenere comeca a adormecer tudo, eu to loco para comprar um banco do pedrinho.
E o acelerador e retrovisor vibram um pouco depois de 110 km/hr.

Strada Prata
25-02-13, 19:52
E o acelerador e retrovisor vibram um pouco depois de 110 km/hr.

Eu penso que se fosse fazer uma viagem destas não ia ter pressa nenhuma, ia só curtindo a paisagem a 60~80km/h...:p

Ivan RJ
25-02-13, 22:55
Coreanas, carburador NÃO FUNCIONA EM ALTITUDES ELEVADAS... FATO!!!
A 4.000 Metros o ar é rarefeito até para a nossa respiração.
Tem que ser moto com injeção, não tem saída, caso contrário vc terá sérios problemas.
Quanto a gasolina, tem que levar, não tem jeito.
Um grande abraço a todos os irmãos.

corsani
26-02-13, 05:30
Coreanas, carburador NÃO FUNCIONA EM ALTITUDES ELEVADAS... FATO!!!
A 4.000 Metros o ar é rarefeito até para a nossa respiração.
Tem que ser moto com injeção, não tem saída, caso contrário vc terá sérios problemas.
Quanto a gasolina, tem que levar, não tem jeito.
Um grande abraço a todos os irmãos.
bem o que eu quis dizer, mesmo se corrigindo sozinha até as injetadas perdem uns CVs porque só mandam gasolina suficiente para o pouco ar que aspiram. ja as carburadas numa altitude dessas é precisop substituir gicles para adaptala.
esses tempos atras estava passando um campeonato de free stile num país com uma altitude dessas e o pessoal tava meio preucupadp porque as motos mesmo reguladas pra esse ambiente perdiam até 9 CVs

stcowboy
26-02-13, 06:49
Bom, lá vão as perguntas:

1. Vou trocar de moto, uma trail 250/300 provavelmente, seria melhor uma Injetada ou uma Carburada? Queria uma Lander, seria a melhor opção?

Injetada. Vá de Tenere, a autonomia da Lander vai te deixar na mão.

2. Quais os documentos que vou precisar?

Consulte o consulado, é a alternativa mais confiável.

3. Qual a melhor rota até o Chile?

Essa é você que deve montar de acordo com o que você quer ver.

4. Quais os equipamentos/ferramentas/mantimentos que vou precisar levar?

Tudo isso depende do roteiro que vai fazer, sugiro começar por essa parte

5. Quanto a gasolina, é seguro abastecer na estrada?

Mais seguro que o Brasil, só precisa observar a octanagem da gasolina.

6. Quais os lugares mais belos de se visitar na América Latina?

Eu particularmente acho muito bonito a Colômbia, Peru e norte do Chile. Estou planejando uma viagem para aqueles lados em breve.

Bruno Rafael
26-02-13, 07:28
Cara, eu já pensei em ir com a Fan, mas daí teria que ser sozinho, pq com carona fica difícil...
Mas a Teneré acho que guenta de boa!

Pelo que vi, terei que levar minha identidade, pois eles não aceitam a CNH como documento válido.

Bom saber sobre a gasolina, sabia que a "comum" dos ermanos era bem mais forte que a daqui... sorte a deles...

VC precisa fazer o PID (permisão internacional para dirigir)
Vc precisa ter CNH definitiva, dai é só ir no caixa e solicitar essa CNH diferente.

mdorigon
26-02-13, 08:38
Me lembro que alguns anos atras, o monza tinha diferenças nos tipos de injeção eletronica dele, e um dos modelos usados não tinha o sensor de altitude ou barometrico... acontecia que se vc ligava o motor em determinado altitude, a central media a quantidade de pressão atmosferica, sensor Map, e ele padronizava pro resto do percurso. Se vc começar a subir uma serra, o carro não acertava. Tinha que parar, desligar o motor e religar de novo, o sensor Map fazia as leituras do novo ambiente e pau na maquina. Agora me pergunto...ta certo que esse caso do monza é algo la da decada de 90, mas essa injeção eletronica da yamaha linha 250cc, tem algum tipo de limitação como essa ? Pq é como dizem, esses sistemas da yamaha na linha 250cc e das honda até 300cc são os mais comuns que existem, para baratear o custo da moto. Sera que não tera algum contratempo com isso ?

CkOFan
26-02-13, 10:00
Como o pessoal citou, o que mais vou precisar é de dinheiro... e não é que ganhei um aumento ontem!!
Ta tudo dando certo, e a escolha é a Teneré 250.

Como o Strada Prata citou, vou ir curtindo a paisagem, bem de boa e sem pressa.

Combinei com a nega véia de agendar as férias dela para o fim de 2014 e já estamos pesquisando a moto para comprar.
Como tenho tempo até a viagem, pretendo fazer algumas viagens menores antes, até a argentina, uruguai, paraná, para pegar experiência.
Com o tempo também, vou equipando a pequena, pois ela vai virar a nossa casa e algumas adaptações serão feitas para isso.

Valeu pelo apoio de todos!

Estrada de los caracoles:
http://autoinjected.files.wordpress.com/2011/11/estrada-de-los-caracoles-chilean-andes.jpg

Diego.fcs
26-02-13, 10:09
Que vontade de descer isso aí com um carrinho de rolemã...

CkOFan
26-02-13, 10:17
Que vontade de descer isso aí com um carrinho de rolemã...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Muito boa! Queria só ver frear com as havaiana no chão, ia perder o calcanhar no caminho! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Punker
26-02-13, 11:03
Cara, um conhecido meu fez essa viagem algumas vezes mas sempre com moto grande bmw e super teneré (não que seja necessário mas o bolso dele permite rsrs).
Pelo que me falou precisa em média de 15 dias.
5 de ida, 5 pra conhecer o lugar e descansar e 5 para voltar, não é regra mas é o que ele costuma fazer.
Li algo sobre ter carta verde que é necessário para pilotar e dirigir em outros países do mercosul. Dá uma lida neste site, talvez ajude.
CARTA VERDE — Portal Consular (http://www.portalconsular.mre.gov.br/mundo/america-do-sul/republica-oriental-do-uruguai/chui/informacoes/carta-verde-1)

Algo MUITO interessante é você e sua esposa fazerem carteirinha do Hostel International, nele tu consegue se hospedar no mundo inteiro por preços muito menores que de hotéis.
http://hostel.tur.br/hostels.php?id=mundo&nome=MUNDO
É o que estudantes de intercâmbio utilizam assim como os mochileiros.

Abração!

CkOFan
26-02-13, 11:27
Eae Punker!

Cara, meu colega tinha comentado comigo sobre essa "carta verde", vou dar uma olhada ;)

Tinha me planejado em fazer a viajem em até 25dias. Parando nas cidadezinhas e indo na manha. Acho que dá tempo tranquilo.

Interessante essa dica dos hoteis, vou ver tmbm!

Tava lendo essa matéria do motonline, interessante:
Motociclista percorre a América do Sul a bordo de uma Ténéré 250 | Motonline (http://www.motonline.com.br/motociclista-percorre-a-america-do-sul-a-bordo-de-uma-tenere-250/)

Valeu pelas dicas!

irai
26-02-13, 12:46
esses 25 dias são um ótimo tempo para fazer a viagem, mesmo curtindo bastante o passeio, dificilmente irás recisar desse tempo todo.

Nunca fiz uma viagem tão longa, mas já realizei umas quantas menores, de 1500~3000Km, com motos pequenas e médias, chegue a conclusão de que com qualquer moto razoavelmente confortavel (como é o caso da Té250), a distancia boa para se percorrer por dia fica na casa dos 700Km, muito menos que isso a viagem não rende e muito mais, começa a ficar cansativo, mesmo com uma ótima moto. Então essa seria uma boa base de cálculo para uma viagem longa como a tua.

Prepare bem a moto antes de tudo, o banco da "Té" é confortavel, mas nessa distância toda, vai cansar. Como tu mora em Viamão, vale a pena dar uma passada em São Leopoldo e falar com o Sací, o cara é especializado em fazer bancos de moto sob medida, o trabalho dele é impecavel, outra alternativa é um modelo pronto da Erê. Os bauletos laterais, assim como o traseiro, serão indispensáveis, os E21 da Give são bem acessíveis, mas um pouco pequenos, de qualquer forma são uma ótima opão, é possivel monta-los com os suportes da Roncar, acho que só eles fazem para a Té250, podes entrar em contato com a Manivela aqui em Pelotas, eles fazem praticamente qualquer acessório metalico para motocicletas, inclusive os protetores de carter e motor (para ti seria bom um com pedaleiras), que também serão importantes, principalmente se fores pegar vias não pavimentadas. Um reservatório de gasolina também pode ser uma boa, existem modelos que são fixados por dentro do suporte dos baús laterais, acho que são os mais indicados. Por fim, dependendo da tua altura, pode ser negócio também trocar a bolha original por uma mais alta, ajuda bastante no conforto.

Quanto à tua preparação, nos dias anteriores a viagem e durante ela, o maior cuidado é a alimentação, por mais que seja tentador experimentar aquelas comidas diferentes, o melhor é pegar leve com elas, saladas e massas com pouco molho são sempre uma boa escolha, a digestão é fácil e evita aqueles "transtornos" no caminho, por falar nisso, não esqueça o papel higiênico.

De forma alguma abra mão de pilotar sempre bem equipado com a vestimenta adeuada, jaqueta e calça com proteções, luva e botas devem ser ussdas SEMPRE, além de um bom capacete, e isso vale tanto para ti quanto para a garupa.

Não confie 100% no GPS, ele pode ficar sem bateria, estragar, estar desatualizado... Leve mapas.

A carta verde pode ser substituida por um seguro internacional, mas não sei bem como funciona isso, precisas te informar.

CkOFan
26-02-13, 13:14
Ótimas dicas Irai! MUITO obrigado!

Estava pensando nessa média mesmo, entre 600~700km/dia.
Assim vou montar meu plano de viajem. Acho que ensse finde começo a montar a rota pretendida.
Os equipamentos serão adquiridos com toda certeza, tanto para mim quanto para a minha esposa. Calça, jaqueta, bota, capacete e uma boa segunda pele para aguentar o vento frio dos Andes.
A dica do Papel Higiênico é importante mesmo, não quero ficar "na mão" no meio do deserto! kkkkk
Vou dar uma olhada nestas lojas que tu me indicou, bom saber do Sací aqui em são léo, vou dar uma passada lá. O banco será trocado sem dúvida.

Abraço!

corsani
26-02-13, 13:34
quanto a banco macio ou duro, o da teneré é bom, mas numa viagem com uma distancia dessas vc pode até por uma poltrona com almofadas que a buzanfa vai doer de qualquer jeito mesmo ja sendo acostumado.

carlos.laitarte
26-02-13, 16:41
Andei olhando o Forum da XT660 que o cara postou ali e deu vontade de viajar tbm hehe ^^

stcowboy
26-02-13, 18:51
Ótimas dicas Irai! MUITO obrigado!

Estava pensando nessa média mesmo, entre 600~700km/dia.
Assim vou montar meu plano de viajem. Acho que ensse finde começo a montar a rota pretendida.
Os equipamentos serão adquiridos com toda certeza, tanto para mim quanto para a minha esposa. Calça, jaqueta, bota, capacete e uma boa segunda pele para aguentar o vento frio dos Andes.
A dica do Papel Higiênico é importante mesmo, não quero ficar "na mão" no meio do deserto! kkkkk
Vou dar uma olhada nestas lojas que tu me indicou, bom saber do Sací aqui em são léo, vou dar uma passada lá. O banco será trocado sem dúvida.

Abraço!

Vamos trocar umas figurinhas... Tenho roteiro montado aqui passando pelo Chile, de repente tem algo em que eu possa te ajudar (ou vice-versa).

KOEL
26-02-13, 18:54
Bom, eu iria de Tenere tbm, aliás, até metade do quero estar com a minha.

Em 2008, dois caras aqui da cidade foram até o Atacama de moto, um com uma Titan 150 e o outro com uma YBR 125, foram e voltaram com as pequenas..

Abs.
e eu vi uma materia sobre essa viagem na net, inclusive lembro que uma das motos usava uma bolha/parabrisa tipo dakelas harley davison hehe

CkOFan
26-02-13, 18:58
Vamos trocar umas figurinhas... Tenho roteiro montado aqui passando pelo Chile, de repente tem algo em que eu possa te ajudar (ou vice-versa).

Perfeito! Te envio o meu e-mail por MP, pode ser?

Abraço!

Banduleiro
26-02-13, 19:45
Você precisa de: coragem(acredito que você tenha), dinheiro, uma moto, não muito bom senso, e, .... pé na tábua rapaz, taca os pés.

irai
26-02-13, 22:40
Vou dar uma olhada nestas lojas que tu me indicou, bom saber do Sací aqui em são léo, vou dar uma passada lá. O banco será trocado sem dúvida.

Abraço!
O Sací fica umas tres ruas atras da churrascaria Schneider na BR 116, não sei o endereço, mas é bem por alí, o pessoal na volta conhece. Outro cara bom que tu pode consultar para preparar a moto, com suportes para alforjes ou protetores é o Celso da MotoEncontro, em Porto Alegre, na Av. Cairu, perto da Farrapos. Ele meche mais com motos custom, mas trabalha com qualquer uma.

Não sei se tu já se decidiu mesmo pela Té, mas se pensares em optar pela Lander, ela é uma alternativa também interessante, fazendo as devidas alterações, um banco personalizado, uma bolha ampla e a relação da Té (mais longa) tornam o nível de conforto da Lander equivalente ou superior ao da Té, devido a suspensão mais macia, enquanto o problema da autonomia se resolve utilizando um tanque de 18L da Gilli. Vale pesar a diferença no custo de compra e personalização das duas motos, para só então decidir em definitivo.

Carlos Henrique
27-02-13, 00:01
Tenere 250 aguenta sim, pois final do ano passado 3 caras fora com 3 Teneres até os EUA e voltaram uai...

Se eu achar a reportagem posto aqui.

Abs.
Tbm já vi em algum lugar! Não to lembrando onde...

Bradock
27-02-13, 04:47
Compra hipoglos.

irai
27-02-13, 06:36
hehe... assaduras provavelmente não serão problemas tendo um bom assento, mas eu experimentaria por baixo da calça uma daquelas bermudas de ciclista com estofado de gel ortopédico, ajuda bastante.

CkOFan
27-02-13, 10:06
O Sací fica umas tres ruas atras da churrascaria Schneider na BR 116, não sei o endereço, mas é bem por alí, o pessoal na volta conhece. Outro cara bom que tu pode consultar para preparar a moto, com suportes para alforjes ou protetores é o Celso da MotoEncontro, em Porto Alegre, na Av. Cairu, perto da Farrapos. Ele meche mais com motos custom, mas trabalha com qualquer uma.

Não sei se tu já se decidiu mesmo pela Té, mas se pensares em optar pela Lander, ela é uma alternativa também interessante, fazendo as devidas alterações, um banco personalizado, uma bolha ampla e a relação da Té (mais longa) tornam o nível de conforto da Lander equivalente ou superior ao da Té, devido a suspensão mais macia, enquanto o problema da autonomia se resolve utilizando um tanque de 18L da Gilli. Vale pesar a diferença no custo de compra e personalização das duas motos, para só então decidir em definitivo.

Ummmmm, bem observado a questão da Lander... Vou pesquisar melhor mesmo.
Tinha optado pela Té250 ppor causa do tanque e da "proposta" dela. Ser mais voltada para viagens do que para trilhas.
Bom, vou pesar os lados e ver qual a melhor opção.

A XRE ninguém citou, nem eu. É uma escolha errada?

carlos.laitarte
27-02-13, 10:37
a XRE abaixa muita a Traseira! pra você que vai engarupado e com bagagem nao seria uma boa opção!
fonte: já tive uma

Carlos Henrique
27-02-13, 11:53
Tbm a XRE é uma moto menos confiável né! Vive dando uns probleminhas, na injeção e no cabeçote principalmente, que se vc não estiver no Brasil vai ser difícil de resolver...
A TÉ250 já é uma moto mais confiável nesse aspecto...

CkOFan
27-02-13, 12:57
Realmente, não iria conseguir viajar tranquilo com a XRE, os problemas dela são bem famosos...

Como diz minha irmã: "Eu nem queria mesmo :P" kkkkkkkkkkkkk

carlos.laitarte
27-02-13, 15:12
kkkkkkkkkkk

CkOFan
27-02-13, 15:22
Consegui algumas dicas interessantes nesse site aqui: Rota dos Andes - Descubra seu lado aventureiro, suba os Andes! (http://www.rotadosandes.com/)

Compartilho ele para quem quiser tmbm ;)

Punker
27-02-13, 18:54
cara fazem 5 meses que to planejando subir a serra do rio do rastro e ainda vou levar mais alguns, vendo tua empolgação me sinto um frouxo! rsrsrsrsrs

emerson merighi
27-02-13, 19:01
precisa de muito tempo, um bom dinheiro, uma moto nova e confortavel (preferencia uma vstrom650), um pouco de experiencia na pilotagem, um carro de apoio, ou no munimo alguem que te acompanhe em outra moto nessa aventura....

Limabl
27-02-13, 21:29
A TÉ250 já é uma moto mais confiável nesse aspecto...Infinitamenta mais comfiavel !!!

irai
27-02-13, 22:15
precisa de muito tempo, um bom dinheiro, uma moto nova e confortavel (preferencia uma vstrom650), um pouco de experiencia na pilotagem, um carro de apoio, ou no munimo alguem que te acompanhe em outra moto nessa aventura....

Bah, aí já penso que tu está sendo muito exigente... Uma moto confortavel é importante, mas conheço quem viaje feliz da vida de CG (e indo longe) e nem precisa ser nova, uma Sahara ou Tenere 600 bem inteiras, com manutenção em dia, fazem muita moto nova passar vergonha quando o assunto é confiabilidade e conforto, claro que eu nunca recomendaria uma moto dessas para um viajante inexperiente, mas ainda hoje são opções bem viáveis. A DL650 é melhor que uma poltrona de 1ª classe sobre rodas (eu dei uma voltinha da DL1000 e já fiquei de queixo caído, e dizem que a 650 é ainda mais confortavel), não existe nada mais confortavel que ela custando menos que o dobro do preço, depois dela só as 1200GS, Multistrada e outras maquinas bem caras e sofisticadas, então a VStrom acaba sendo uma opção bem popular entre o pessoal que curte viágens longas.

Um colega em outra moto realmente dá muita segurança, é indiscutivelmente mais seguro viajar com 2 ou 3 motos, além de ser mais divertido, eheh... Mas levar um garupa já dá uma força no caso de algum aperto, o brabo mesmo é encarar sozinho, é viável, mas é uma indiada, eheh... Uma época eu acompanhei o blog de uma mulher que foi até o Canadá de Biz, sozinha, aquela é guerreira.

Agora, carro de apoio já é uma grande frescura, tu vai me desculpar, eheh... um viajante motociclista deve possuir um mínimo de espírito aventureiro, andar com carro de apoio acaba completamente com a brincadeira, se é assim eu vou de carro logo, a moto que fique em casa.

chriskopsch
27-02-13, 22:22
Ta aí mais uma prova que a Té250 dá conta do recado:
» O Roteiro (http://expedicaoamericasten.hospedagemdesites.ws/roteiro/)

Carlos Henrique
27-02-13, 23:01
Ta aí mais uma prova que a Té250 dá conta do recado:
» O Roteiro (http://expedicaoamericasten.hospedagemdesites.ws/roteiro/)
Opa! Foi nesse site ae mesmo que eu vi hahahaha

Punker
28-02-13, 09:45
Moto grande? Carro de apoio?
Acho exagero... Olhem isso.

http://www.youtube.com/watch?v=0d2fVnP3CEE

Carlos Henrique
28-02-13, 12:12
Moto grande? Carro de apoio?
Acho exagero... Olhem isso.

http://www.youtube.com/watch?v=0d2fVnP3CEE
Caralh0 manoo! Muitoooo fod@@@!! São coisas assim que nos inspiram a querer fazer uma loucura dessas!!

CkOFan
28-02-13, 15:28
Realmente, carro de apoio é um pouco demais...

Quanto a moto maior, seria uma boa, mas não teria condições de manter ela depois da viagem. Nem pretendo.
E depois de ver tantos relatos de viagens longas com a Té250, considero ela a melhor opção.

Punker, quero fazer essa viagem até a serra do rio do rastro antes de me aventurar pela américa do sul! Quem sabe partimos juntos ;)
Pretendo fazer ela no fim do ano.

jaimex
28-02-13, 16:04
Cara deu vontade de ir viajar,unica viaje q fiz foi de 200km com intruder125 rss

Boa Sorte

CkOFan
28-02-13, 16:29
Até hoje o máximo que viajei em um dia foi 600km, mas de carro. De moto nunca fui tão longe.
Mas né, botei a ideia na mente e agora ninguém me segura!

Vou confessar pra vcs daonde veio a vontade...
Estava numa "reunião de familia" e a conversa era sobre o meu tio. Ele viajou toda a américa do Sul, e um pedaço da central, só com uma mochila nas costas...
Conheceu pessoas com quem tem amizade até hoje na Bolivia, Chile, Argentina, entre outros paises. Eu sempre tive essa vontade de conhecer o mundo no DNA, assim como meu pai, mas nunca tinha parado para pensar em como fazer isso.
Então fui pesquisar imagens sobre a américa do sul e vi uma imagem de um cara de moto no deserto do atacama e de fundo as cordilheiras...
Naquele momento tudo fez sentido. As coisas se encaixaram e eu chamei a nega véia pra conversar. Ela topou na hora!
Minha paixão pelo mundo das duas rodas, a vontade de conhecer o que tem além do que os nossos olhos enchergam e o espírito aventureiro (podem chamar de louco também) se uniram de forma perfeita.

Agora é planejar tudo certinho e juntar a grana. Coragem e vontade eu tenho de sobra! :D
Sou acostumado a fazer idiada, coisa de familia :P

Espero que minha vontade e meu comprometimento com este projeto sirvam de exemplo para aqueles que tenham vontade de conhecer o mundo que existe a nossa volta.
Sei que vai demorar um pouco para mim ir, mas certamente irei, e vou contar tudo o que eu ver, viver e aprender pra vcs.
Mais uma vez, obrigado pelo apoio de todos!!

Cachorro
28-02-13, 17:28
CkOFan, entra no site mochileiros.com e procura, na seção de viagens de moto, pelos relatos de um user chamado Chinaf.

Esse cara já rodou MUITO na América do Sul de Fazer 250, lembro que numa viagem ele tirou fotos do velocímetro virando os 100.000kms. Já foi pro Chile, Ushuaia, um monte de lugares.

Ah, e numa dessas trips ele levou o cachorro dele (o Zeca) numa caixa amarrada no banco de trás da moto!

Os relatos dele são muito detalhados, fornecendo MUITA informação de qualidade pra quem quer se aventurar também.

Abs,

- - - Updated - - -

E tem outro cara que chega a doer a barriga de tanto rir lendo os relatos dele: é Nicolas Cupeludo.

O cara é de Caldas Novas/MG e viaja com uma moto bem melhor, a Princesa (KTM).

Abs,

Punker
28-02-13, 17:33
Punker, quero fazer essa viagem até a serra do rio do rastro antes de me aventurar pela américa do sul! Quem sabe partimos juntos ;)
Pretendo fazer ela no fim do ano.
Claro! A gente se programa, se eu for vai ser mais para o final do ano mesmo. =D

CkOFan
28-02-13, 17:36
CkOFan, entra no site mochileiros.com e procura, na seção de viagens de moto, pelos relatos de um user chamado Chinaf.

Esse cara já rodou MUITO na América do Sul de Fazer 250, lembro que numa viagem ele tirou fotos do velocímetro virando os 100.000kms. Já foi pro Chile, Ushuaia, um monte de lugares.

Ah, e numa dessas trips ele levou o cachorro dele (o Zeca) numa caixa amarrada no banco de trás da moto!

Os relatos dele são muito detalhados, fornecendo MUITA informação de qualidade pra quem quer se aventurar também.

Abs,

- - - Updated - - -

E tem outro cara que chega a doer a barriga de tanto rir lendo os relatos dele: é Nicolas Cupeludo.

O cara é de Caldas Novas/MG e viaja com uma moto bem melhor, a Princesa (KTM).

Abs,

Eae Cachorro!

Pior que to acessando o mochileiros.com direto, lá tem muita informação útil e relatos dos mais diversos sobre as trips.
Vou procurar os relatos desses caras que tu citou ;)

- - - Updated - - -


Claro! A gente se programa, se eu for vai ser mais para o final do ano mesmo. =D

Beleza então! Até lá pretendo estar com a Ténéré... se tudo der certo :)

irai
28-02-13, 21:02
Opa, não esqueça de informar aqui no fórum um dias antes dessa incursão à Serra do Rio do Rastro, se a data for boa, é um passeio que também me interessa.

chriskopsch
28-02-13, 21:20
Opa, não esqueça de informar aqui no fórum um dias antes dessa incursão à Serra do Rio do Rastro, se a data for boa, é um passeio que também me interessa.

Idem ;)

CkOFan
01-03-13, 10:00
Opa! Vamos fazer uma Trip pra serra então!
Vamos organizar isso, podem deixar que avisarei todos ;)

jaimex
01-03-13, 12:30
Se combinar eu vo

emerson merighi
03-03-13, 18:39
entao ta, tudo o que eu escrevi menos o carro de apoio.....

stcowboy
03-03-13, 18:44
CkOFan, entra no site mochileiros.com e procura, na seção de viagens de moto, pelos relatos de um user chamado Chinaf.

Esse cara já rodou MUITO na América do Sul de Fazer 250, lembro que numa viagem ele tirou fotos do velocímetro virando os 100.000kms. Já foi pro Chile, Ushuaia, um monte de lugares.

Ah, e numa dessas trips ele levou o cachorro dele (o Zeca) numa caixa amarrada no banco de trás da moto!

Os relatos dele são muito detalhados, fornecendo MUITA informação de qualidade pra quem quer se aventurar também.

Abs,

Comprei minha Fazer depois de ler os relatos do Chinaf! :p

CkOFan
14-03-13, 13:16
Comprei minha Fazer depois de ler os relatos do Chinaf! :p

Cara, não canso de ler os comentários do cara, são muito bons! Como um cara comentou no mochileiros, parece que ele ta levando agente na garupa de tão detalhadas que são as descrições! Muito bom mesmo.

Quanto a Fazer, acho melhor a Té250 pra viajar e ela tem o mesmo motor, a durabilidade é garantida!

Fiz uma rota meio por cima, serão pouco mais de 8mil km rodados.
Uma média de 400~500km/dia. Sendo que terão dias que andarei mais e outros menos...
Acho que não será tãaaaao puxado assim. Ainda mais se pegar dias com o clima agradável.

Ah, estava pensando em fazer essa trip pra serra do rio do rastro em Abril agora, alguém pilha?
Fica a 400km aqui de casa, achei que fosse mais longe :P

Abraços!

Punker
14-03-13, 15:07
Cara, não canso de ler os comentários do cara, são muito bons! Como um cara comentou no mochileiros, parece que ele ta levando agente na garupa de tão detalhadas que são as descrições! Muito bom mesmo.

Quanto a Fazer, acho melhor a Té250 pra viajar e ela tem o mesmo motor, a durabilidade é garantida!

Fiz uma rota meio por cima, serão pouco mais de 8mil km rodados.
Uma média de 400~500km/dia. Sendo que terão dias que andarei mais e outros menos...
Acho que não será tãaaaao puxado assim. Ainda mais se pegar dias com o clima agradável.

Ah, estava pensando em fazer essa trip pra serra do rio do rastro em Abril agora, alguém pilha?
Fica a 400km aqui de casa, achei que fosse mais longe :P

Abraços!

Ah agora to meio quebrado, revisão, multa, ipva... rsrsrsrs
Mas se for nos conte como foi!

CkOFan
14-03-13, 15:17
Ah agora to meio quebrado, revisão, multa, ipva... rsrsrsrs
Mas se for nos conte como foi!

Certamente contarei!

Mas aquela pro fim do ano tmbm ta de pé! Aí já vai ter dado tempo de pagar tudo :P

emerson merighi
15-03-13, 02:51
chile e longeh demais...se eu fosse era de aviao msm...

- - - Updated - - -

chile e longeh demais...se eu fosse era de aviao msm...

- - - Updated - - -

chile e longeh demais...se eu fosse era de aviao msm...

stcowboy
15-03-13, 06:40
Cara, não canso de ler os comentários do cara, são muito bons! Como um cara comentou no mochileiros, parece que ele ta levando agente na garupa de tão detalhadas que são as descrições! Muito bom mesmo.

Quanto a Fazer, acho melhor a Té250 pra viajar e ela tem o mesmo motor, a durabilidade é garantida!

Fiz uma rota meio por cima, serão pouco mais de 8mil km rodados.
Uma média de 400~500km/dia. Sendo que terão dias que andarei mais e outros menos...
Acho que não será tãaaaao puxado assim. Ainda mais se pegar dias com o clima agradável.

Ah, estava pensando em fazer essa trip pra serra do rio do rastro em Abril agora, alguém pilha?
Fica a 400km aqui de casa, achei que fosse mais longe :P

Abraços!

Sim, hoje a Té realmente é mais indicada, mas em 2008 não tinha muita opção. Era Fazer ou Twister (descartei as trail pela autonomia).

CkOFan
15-03-13, 09:31
Sim, hoje a Té realmente é mais indicada, mas em 2008 não tinha muita opção. Era Fazer ou Twister (descartei as trail pela autonomia).

Realmente, entre Fazer e Twister eu iria de Fazer.
Baita moto!

Punker
15-03-13, 10:33
Certamente contarei!

Mas aquela pro fim do ano tmbm ta de pé! Aí já vai ter dado tempo de pagar tudo :P

Claro! Acho que consigo antecipar para o meio do ano, veremos.
Vai fazer um bate-volta ou vai ficar em hotel?

CkOFan
15-03-13, 11:14
Claro! Acho que consigo antecipar para o meio do ano, veremos.
Vai fazer um bate-volta ou vai ficar em hotel?

Tava pensando em ir no sábado demanhã e voltar no Domingo a tarde.
Estou pesquisando hotéis e campings em São José.
Na ida eu iria pela Freeway até Criciúma e na volta, venho descendo a Serra Gaúcha.

A princípio vou de Fan e um amigo meu de Bros.
To tentando convencer um outro amigo, ele iria de Fazer.

irai
15-03-13, 19:12
Bah, eu tô tentado a fazer esse passeio, sendo num fim de semana é tranquilo para mim. Se vocês quiserem mais um companheiro... Minha GSR está sempre pronta para pegar estrada.

Punker
18-03-13, 12:11
Conheci um pessoal que anda de mirage esse fim de semana e um dos caras fez um bate volta porto alegre - serra do rio do rastro - porto alegre. saiu às 9h da manhã e chegou a meia noite em casa.
foram 905km pela rota que ele fez. achei um tanto puxado para um dia só. rsrsrs

DOUGLAS 00
18-03-13, 14:28
Conheci um pessoal que anda de mirage esse fim de semana e um dos caras fez um bate volta porto alegre - serra do rio do rastro - porto alegre. saiu às 9h da manhã e chegou a meia noite em casa.
foram 905km pela rota que ele fez. achei um tanto puxado para um dia só. rsrsrs

é meio puxado mesmo. O cara mal tem tempo pra aproveitar. Acho que o ideal seria num fim de semana mesmo.

- - - Updated - - -


Cara, não canso de ler os comentários do cara, são muito bons! Como um cara comentou no mochileiros, parece que ele ta levando agente na garupa de tão detalhadas que são as descrições! Muito bom mesmo.

Quanto a Fazer, acho melhor a Té250 pra viajar e ela tem o mesmo motor, a durabilidade é garantida!

Fiz uma rota meio por cima, serão pouco mais de 8mil km rodados.
Uma média de 400~500km/dia. Sendo que terão dias que andarei mais e outros menos...
Acho que não será tãaaaao puxado assim. Ainda mais se pegar dias com o clima agradável.

Ah, estava pensando em fazer essa trip pra serra do rio do rastro em Abril agora, alguém pilha?
Fica a 400km aqui de casa, achei que fosse mais longe :P

Abraços!

Numa dessas... eu queria ter ido agora nas férias, mas não deu... num fim de semana ou feriado, acho uma boa...

- - - Updated - - -


Cara, não canso de ler os comentários do cara, são muito bons! Como um cara comentou no mochileiros, parece que ele ta levando agente na garupa de tão detalhadas que são as descrições! Muito bom mesmo.

Quanto a Fazer, acho melhor a Té250 pra viajar e ela tem o mesmo motor, a durabilidade é garantida!

Fiz uma rota meio por cima, serão pouco mais de 8mil km rodados.
Uma média de 400~500km/dia. Sendo que terão dias que andarei mais e outros menos...
Acho que não será tãaaaao puxado assim. Ainda mais se pegar dias com o clima agradável.

Ah, estava pensando em fazer essa trip pra serra do rio do rastro em Abril agora, alguém pilha?
Fica a 400km aqui de casa, achei que fosse mais longe :P

Abraços!

Numa dessas... eu queria ter ido agora nas férias, mas não deu... num fim de semana ou feriado, acho uma boa...

Punker
18-03-13, 23:05
Então... eu e a dona patroa estamos pesquisando hotéis, pousadas e afins mas o preço ta salgadinho...
Os que vi agora são acima dos R$400,00 por casal.