PDA

Ver Versão Completa : Tempo para esquentar o Motor



Richardstron
05-03-13, 07:01
Bom dia galerinha, Queria saber quanto tempo devo deixar para moto esquentar na manhã? é que eu trabalho cedo, ai me disseram que tenho que deixar um tempinho, tem o tempinho "certo" ?:D

Bruno Rafael
05-03-13, 07:54
Geralmente eu ligo a moto e enquanto isso coloco jaqueta, capacete, luva...
Geralmente demoora 1 minuto esse processo.

marchetti87
05-03-13, 08:23
Na Twister eu mantenho a rotação do motor em 2000 RPM por 30 segundos (nunca uso afogador) até o motor esquentar e estabilizar a marcha lenta, depois saio bem suave sem acelerar demais. Só depois de algum tempo rodando numa pegada leve é que passo a exigir mais dela.

chiccoli
05-03-13, 08:27
dou 2 aceleradas pra segurar a marcha lenta e vou embora!

filho.
05-03-13, 08:54
Como a minha moto está acertadinha, eu toco na ignição e não acelero nada!!! Eu acho o mais importante é acertar a moto (se não for injetada) para pegar de 1ª a partida a frio.....

Há deixo por mais ou menos 1 min. e saio de vagar sem aumentar demais a rotação.

Ptr
05-03-13, 10:44
esquento uns treis minutos, e vou embora

Diogo-RJ
05-03-13, 10:57
ligo a moto, ja coloco pra cortar por uns 5s e o motor ja fica no ponto pra andar. ahuahuahauauh

brincadeira... deixo 1 a 2min. ligada na marcha lento e saio devagar... depois toco normal.

Arthur®
05-03-13, 11:02
Se servir de informação, eu ligo a moto e vo arrumando, tirando so cadeados, guardando, colocando jaqueta, capacete e depois saio com ela. No inicio umatocada bem suave sem exigir. Como referencia pra saber se ta aquecido ou nao, ou sempre do uma conferida no acelerador com ela de neutra, quanto ela ja ta quente a resposta do motor é na hora, é puxar o acelerador e q ele responde, quando nao esta, eu puxo o acelerador e ela demora um pouquinho a responder =D.

César
05-03-13, 11:40
Ligo a moto (em pé, não no apoio lateral, pois no apoio o pescador não pesca direito o óleo), e deixo ela sem acelerar por uns 20 segundos ate a lenta começar a diminuir o rpm. Quem liga e logo em seguida acelera tá danificando o motor sem saber, pois nos primeiros segundos de operação o óleo ainda não chegou nas partes altas do motor entao é ferro com ferro se acelerar nesse momento aí que fode.

Richardstron
05-03-13, 14:49
Geralmente eu ligo a moto e enquanto isso coloco jaqueta, capacete, luva...
Geralmente demoora 1 minuto esse processo.
Ah obrigado.


Na Twister eu mantenho a rotação do motor em 2000 RPM por 30 segundos (nunca uso afogador) até o motor esquentar e estabilizar a marcha lenta, depois saio bem suave sem acelerar demais. Só depois de algum tempo rodando numa pegada leve é que passo a exigir mais dela.
eu estou deixando um pouquinho dando umas aceleradas


dou 2 aceleradas pra segurar a marcha lenta e vou embora!
não faço isso me falaram que tm que esquentar primeiro.


Como a minha moto está acertadinha, eu toco na ignição e não acelero nada!!! Eu acho o mais importante é acertar a moto (se não for injetada) para pegar de 1ª a partida a frio.....


Há deixo por mais ou menos 1 min. e saio de vagar sem aumentar demais a rotação.

é injetada..


esquento uns treis minutos, e vou embora

kk, eu fiquei com medo de fazer isso e não poder.

ligo a moto, ja coloco pra cortar por uns 5s e o motor ja fica no ponto pra andar. ahuahuahauauh

brincadeira... deixo 1 a 2min. ligada na marcha lento e saio devagar... depois toco normal.
hm


Se servir de informação, eu ligo a moto e vo arrumando, tirando so cadeados, guardando, colocando jaqueta, capacete e depois saio com ela. No inicio umatocada bem suave sem exigir. Como referencia pra saber se ta aquecido ou nao, ou sempre do uma conferida no acelerador com ela de neutra, quanto ela ja ta quente a resposta do motor é na hora, é puxar o acelerador e q ele responde, quando nao esta, eu puxo o acelerador e ela demora um pouquinho a responder =D.
Praticamente você se arruma kkkkk


Ligo a moto (em pé, não no apoio lateral, pois no apoio o pescador não pesca direito o óleo), e deixo ela sem acelerar por uns 20 segundos ate a lenta começar a diminuir o rpm. Quem liga e logo em seguida acelera tá danificando o motor sem saber, pois nos primeiros segundos de operação o óleo ainda não chegou nas partes altas do motor entao é ferro com ferro se acelerar nesse momento aí que fode.

Não intendi bem, enclina no sentido do pé direito?

Bruno Rafael
05-03-13, 16:10
Dizem que tem que espera porque o óleo ainda não chegou no motor todo, mas esperando ou não o motor vai estar girando do mesmo jeito, claro que em uma velocidade menor mas haverá um desgaste também.

sidaquino
05-03-13, 16:34
tenho uma xtz e sempre uso o afogador pela manhã pra ligar e esquentar a moto, nesse processo eu deixo +- 1min. no meu caso que é uma moto carburada é realmente necessário utilizar o afogador ou posso apenas ligar e deixar esquentar um pouco pra depois sair? vlw

irai
05-03-13, 17:18
Não tem muito misterio quanto a isso, é só não sair esmirilhando o motor, mas se puder deixar o motor girar na lenta um minutinho, mal não faz.

Quanto a usar o afogador, ele deve ser necessário apenas nos dias frios, no verão o motor deve ligar mesmo sem o afogador, caso isso não esteja acontecendo pode haver alguma coisa errada, a marcha lenta pode estar lenta demais, o óleo utilizado pode ser muito mais expesso que o ideal, ou então pode ser algum outro problema que eu não conheço, sei muito pouco de mecânica, eheh...

No verão passado eu quebrei a cabeça para entender porque a Intruder estava ruim para pegar todos os dias, mesmo durante a tarde, o motor virava fácil e poucos segundos depois começava a cair o giro até morrer, e ficava muito difícil liga-lo novamente, precisava dosando o acelerador até ela estabilizar, oque as vezes demorava uns quantos minutos. Aí lembrei que havia feito a troca de óleo em uma oficina diferente, e imaginei que pudesse ser o óleo, dito e feito, troquei novamente o lubrificante, desta vez pelo mesmo que eu costumava usar (motul 5100) e motor passou a ligar facil facil novamente.
Imagino que os caras deve ter usado um óleo muito grosso quando frio, o motor frio, ainda sem lubrificação, virava fácil, mas quando o óleo começava a circular começava a pesar e a moto desligava, só depois de quente é que a lubrificação passava a ser adequada. Eu volto a lembrar que não entendo bulhufas de funcionamento de motor, então estou imaginando uma possibilidade, os que entendem mais que eu, por favor digam se estou falando uma grande besteira ou se minha dedução faz algum sentido, eheh...

chiccoli
05-03-13, 17:30
eu uso molikote e pelo que eu tava pesquisando, não segurar partida de 1ª parece que é um problema nacional, ow pelo menos a maioria que eu perguntei tbm tinha esse problema.., e como eu tbm num tenho dó nenhuma de ferro.

Richardstron
05-03-13, 17:55
Obrigado pelas resposta, vou deixa-la 5 minutos ligada antes de sair, irei fazer como o amigo Arthur disse rs. abraço.

Alex-BH
05-03-13, 18:09
Obrigado pelas resposta, vou deixa-la 5 minutos ligada antes de sair, irei fazer como o amigo Arthur disse rs. abraço.


Difícil e fazer isso sempre!

deixo 1~2 minutos e vou embora, sem forçar e claro. mais chego aos 60!

Richardstron
05-03-13, 18:45
Difícil e fazer isso sempre!

deixo 1~2 minutos e vou embora, sem forçar e claro. mais chego aos 60!

Se eu andar a 60 os caminhões passam em cima de mim kkkkkkkk

LucasPinda
05-03-13, 22:00
A minha ligo todo dia as 5:40 am, liguei ja era, sem essa de esperar alguns minutinhos, só uma segurada de leve no acelerador (2k rpm) e pronto, mas tambem nada de esmirilhar no começo só depois do 2º semaforo (uns 5km) hehehe

magrao tk
05-03-13, 22:16
Tem um vizinho aqui que liga a Bros dele quase que simultaneo, é o dedo no start, o pé na alavanca de marcha, mão no acelerador e tchau! Virou o arranque o cara já tá indo kkkk parece que tá sempre fugindo.

Eu puxo o afogador ligo, deixo por 5 segundos acionado e fecho. Aí deixo o tempo que vou me arrumando ela ligada. As vezes é 1 minuto, 2, as vezes até 5. Não faz mal.
Mas os rituais variam de moto pra moto. Tem moto que tem que afogar, outras tem que ficar segurando o acelerador enquanto esquenta... as minhas só ponho a mão no acelerador quando vou sair. Bato pedal, fecho afogador e deixo. Enquanto esquenta ela fica ali bem comportadinha na marcha lenta me esperando. :)

Zicada50
05-03-13, 22:40
http://www.pequenasnotaveis.com.br/images/styles/Luburox_Blue/misc/quote_icon.png Postado originalmente por magrao tk http://www.pequenasnotaveis.com.br/images/styles/Luburox_Blue/buttons/viewpost-right.png (http://www.pequenasnotaveis.com.br/area-de-debate-7/tempo-para-esquentar-o-motor-46143/index2.html#post845386)

Tem um vizinho aqui que liga a Bros dele quase que simultaneo, é o dedo no start, o pé na alavanca de marcha, mão no acelerador e tchau! Virou o arranque o cara já tá indo kkkk parece que tá sempre fugindo.

Essa do seu vizinho é foda KKKKKKKK

Richardstron
05-03-13, 23:01
KKKKK, Eu acordo todo mundo quando to saindo, eu acelero bem alto os cachorros começam a latir, dai quando eu chego do serviço eu começo a buzinar kk

irai
05-03-13, 23:03
Pois é, cada um tem o seu ritual, a minha também fica ligada enquanto eu boto as luvas, o capacete e troco o cachorro de pátio, depois sigo na maciota por uns 500m até chegar na estrada e então é 80Km/h, motor nos 6000RPM e me vou embora na tranquilidade, sempre saindo mais cedo pra não precisar correr e ainda chegar no trabalho uns 10~15min adiantado.

Bah, eu nem posso fazer igual ao Richard, minha GSR não faz barulho, eheh... que motinha silenciosa, adoro isso nela. Não me entendam errado, eu gosto de moto com um ronco de presença, tanto que já estou bolando os dois escapamentos abertos pra CB200, mas para andar todos os dias prefiro algo macio e silencioso.

Richardstron
05-03-13, 23:10
Pois é, cada um tem o seu ritual, a minha também fica ligada enquanto eu boto as luvas, o capacete e troco o cachorro de pátio, depois sigo na maciota por uns 500m até chegar na estrada e então é 80Km/h, motor nos 6000RPM e me vou embora na tranquilidade, sempre saindo mais cedo pra não precisar correr e ainda chegar no trabalho uns 10~15min adiantado.

Bah, eu nem posso fazer igual ao Richard, minha GSR não faz barulho, eheh... que motinha silenciosa, adoro isso nela. Não me entendam errado, eu gosto de moto com um ronco de presença, tanto que já estou bolando os dois escapamentos abertos pra CB200, mas para andar todos os dias prefiro algo macio e silencioso.
Oush Irai, minha moto é uma fanzinha 150 esi, é só segurar a aceleração por um tempinho que ela faz um barulhão, e olha que esta com filtro rs.

Perdido
05-03-13, 23:41
Puxo o afogador e ligo a moto, esperos os 5s +- que leva para a moto subir o giro sozinha, solto o afogador e vou fazendo o que preciso como abrir o portão, luvas, jaquetas e talz. Na média fica coisa de 30s antes de sair e sempre sem abusar do acelerador por uns 2km.

irai
06-03-13, 00:16
Pois é, eu estive olhando as tabelas de nível de ruido das motocicletas, e as únicas que conseguem ser mais silenciosas que a GSR são as Yamaha 125cc, além dessas, nenhuma outra moto vendida no Brasil (ao menos que conste nas tabelas que eu ví) fica abaixo dos 80,3dbs da GSR 150i, oque pra mim, é uma grande qualidade da moto.

kaiokold
06-03-13, 00:36
É sempre bom ligar e esperar um tempinho quando ela tiver fria.


Abs !

César
06-03-13, 12:22
Não precisa cinco minutos basta um minuto ligada sem acelerar, e a moto em pé, sem estar no descanso lateral. Nos primeiros segundos o óleo não lubtificou todo o motor ainda, em lenta não dá nada mas se liga e acelera é na acelerada que desgasta tudo, aí o problema aparece depois.

irai
06-03-13, 12:34
É, 5min é bem exagerado, um minutinho é mais que o suficiênte, na real dá até pra ligar e já sair, desde que devagarinho, uns 3000RPM até esquentar, a minha nessa rotação em 6ª marcha está a 40Km/h, velocidade bem decente para andar dentro do bairro, até chegar na estrada.

LucasPinda
06-03-13, 13:13
40 km/h em 6ª ... ai num da né brother, a minha desse geito fica uma cabrita kkkkk só dando tranco....

irai
06-03-13, 13:55
Ah, claro que a 6ª da TW é mais longa que a da GSR, então ela deve reclamar mesmo de andar nessa velocidade e tem a questão do carburador também... A GSR segura a 6ª marcha redondinha até na lenta, dá uns 22~23Km/h sem tocar no acelerador, com motor perto dos 1500RPM, pouquinha coisa a mais, e é só encostar no acelerador que o giro vai subindo suave, sem trancos. O motorzinho é muito equilibrado, o sistema de balanceiro é fenomenal e confere muita suavidade ao conjunto, e para completar, a I.E. ainda faz seu trabalho de forma exemplar, ajustando muito bem a mistura, oque é notavel na facilidade com que ela segura a lenta, mesmo em marchas altas.

Sinceramente, já andei em quase todas as 125~150, acho que só falta a Apache e a Comet, e a GSR tem com folga o melhor conjunto, só a Factor chega perto.

emerson merighi
07-03-13, 06:54
bom, eu nao deixo esquentar nada a busa...saio devagar sem passar de 2000 rpm... hayabusa e a moto que esquenta mais rapido q eu ja vi, depois de tres quarteiroes a temperatura ja ta no lugar certo, se pegar 2 quarteiroes engarafado...basta 4 minutos, ela ja liga o ventilador....
quando to de gs500, espero 1 minuto e saio no baixo giro, sem forcar ....

brunolbo
07-03-13, 08:51
eu normalmente eu ligo ela, coloco o capacete, abro o portão e saio com rotação mais baixa, depois de uns minutos ela ja ta bem quente