PDA

Ver Versão Completa : Manutenção da própria moto



Banduleiro
08-03-13, 15:51
Estou com vergonha de eu mesmo, sempre fui cuidadoso com a manutenção da minha moto. Há uns dias comecei a escutar o característico barulho de fim da pastilha de freio, mas, continuei adiando e usando mais o freio traseiro. Como não tenho ido para lugares longes esses dias, o tempo foi passando e a situação piorando.
Passando nas motopeças aqui perto de casa, não encontrava nenhuma de marca decente.
Hoje, finalmente resolvi comprar uma de marca fueira mesmo.

Olhem o estado que estavam as plastilhas:

http://img854.imageshack.us/img854/4315/sam0002n.jpg
Já nem eram mais pastilhas, só suportes.
http://img195.imageshack.us/img195/4510/sam0001p.jpg

Como usei bastante o freio traseiro, vou ver o estado da lona de freio, mas já acho que precisarei trocar.


Essa é a marca que usei, é muito ruim mesmo, mas é muito comum por aqui.

http://img171.imageshack.us/img171/7870/sam0003n.jpg

Resumindo, meu disco foi prejudicado pela minha preguiça. e eu que faço as manutenções da minha moto.

Algum dos amigos já cometeu esse mesmo erro que eu?
Já confiaram um item de segurança como o freio a essa marca?

Ptr
08-03-13, 16:43
Nossa! patilha tava no osso mesmo,Ja aconteceu isto comigo uma vez,
Fiquei com preguiça de esticar a corrente da moto, resultado baita prejuizo! e graças a Deus que nao morri
tava vindo na barragem da pampulha 60 quilomentro passei num buraco como a corrente tava muito frouxa ela pulou a coroa
so senti a roda travando e apertei a embreagem. prejuizo relaçao nova balança enpenou toda.
mas graças a Deus nao levei nenhum arranhâo;
Em questao as pastilhas de freio verifico todo mes.

Psilva
08-03-13, 16:55
Acontece nas melhores familias !

Banduleiro
08-03-13, 20:12
Pois é, eu nao me reconheci, sempre dei bastante atenção a manutenção preventiva. Mas essa foi de doer.

- - - Updated - - -

No osso nada, nem tinha mais "PASTILHA", só a chapa de aço... imagina como ficou o disco...

chiccoli
08-03-13, 20:19
nessas oras que o freio a tambor é bom.., se acabou a faixa, num da mais pra acionar.., vc sabe que ta ficando sem freio, não troca de "semvergonhice", e ai troca ou morre.

mas ai? não danificou o disco não né ?

Carlos Henrique
08-03-13, 20:49
essa marca nao sei se é boa, mas a cobreq e fischer são boas, e se sua moto for uma YES ou uma Yamaha pode usar a Y-TEQ que é a melhor das 3 e custa 20 reais.

Cláudio W.
08-03-13, 21:32
Eu sou leigo em freio a disco. Meu freio dianteiro está bom, freia bem, porém toda vez que eu feio eu escuto um barulhinho tipo de bolinhas estourando, que acredito que sejam provenientes dos "furos" que tem no disco que em contato com a pastilha fazem o som. Só não sei se isso é sinal de pastilha no fim ou o que. Me falaram que a pastilha está no fim, quando tu freia e escuta um ringido metálico, procede?

Como ele está freiando bem eu continuo, não vou morrer R$ 100 conto em pastilhas. Se estivesse ruim, tudo bem.

Carlos Henrique
08-03-13, 21:48
100 conto em pastilha? é carro ou moto que tu tem? se for moto, qual é a moto? Pastilhas custam em torno de 20 reais pra moto...

Eduardo Toda
08-03-13, 22:53
100 conto em pastilha? é carro ou moto que tu tem? se for moto, qual é a moto? Pastilhas custam em torno de 20 reais pra moto...

Nem sempre, dependendo do caso R$239,00 nas da Lead, essa marca que RedFox nunca usei e nunca ouvi falar, para mim até agora só foi Fischer...
Porquê NÃO ter uma Honda Lead | Motos Blog (http://www.motosblog.com.br/9527/porque-nao-ter-uma-honda-lead/)

chrystian.hernandes
08-03-13, 23:00
Tb nao conheço, uso na minha Tenere Cobreq, disseram que e barulhenta, mas nao achei nao.. Na RDZ coloquei Mold Mix, parecem boas tb!!! Mas as conhecidas sao Cobreq e Fischer msm..

Cláudio W.
08-03-13, 23:55
100 conto em pastilha? é carro ou moto que tu tem? se for moto, qual é a moto? Pastilhas custam em torno de 20 reais pra moto...

Pastilhas MD, vulgo Marca Diabo, sim. Com R$ 20,00 tu compra uma, vai na CC e pergunta quanto custa as originais. Pra Twister, aqui cobram R$ 97.60

emerson merighi
09-03-13, 02:16
hum...achou caro 100 nas pastilhas?
quem me dera toda pastilha fosse 100 ... da minha moto sao dois pares de pastilhas na frente custando 289,00 cada par, ou seja 578,00 reais so na parte dianteira da moto... sao pastilhas EBC de boa qualidade.... ficher metalica e mais ou menos, e cobrek nao passa de lixo.

diego_fernandes05
09-03-13, 04:43
Pastilhas MD, vulgo Marca Diabo, sim. Com R$ 20,00 tu compra uma, vai na CC e pergunta quanto custa as originais. Pra Twister, aqui cobram R$ 97.60

Marca diabo??? Rapaz, se não me engano a tw usa as mesmas pastilhas que a ybr e a fazer... o preço é alto na cc, mas pode ter certeza que usar uma Y-tech, Fischer, Cobreq, vai ter coisa de qualidade na tua moto

Mês passado fui trocar o cabo de embreagem da minha moto... 97 reais na cc yamaha... me custou 20 reais em uma moto peças... Ahh, e o cabo que comprei foi da marca Scherer, o MESMO que a cc queria me vender por 97 reais!!!

- - - Updated - - -


hum...achou caro 100 nas pastilhas?
quem me dera toda pastilha fosse 100 ... da minha moto sao dois pares de pastilhas na frente custando 289,00 cada par, ou seja 578,00 reais so na parte dianteira da moto... sao pastilhas EBC de boa qualidade.... ficher metalica e mais ou menos, e cobrek nao passa de lixo.

Isso você diz da tua Hayabusa? uma moto desse porte tu queria mesmo que tivesse pastilha de 100 reais???

Faça me o favor... é o mesmo que um cara que tenha uma titan e paga 15 reais pra trocar óleo, subir pra uma 250 e gastar uns 50~60 reais numa troca de óleo com filtro e reclamar disso... então que volte pra 150cc, quer moto maior então vai ter custo maior!

- - - Updated - - -


Eu sou leigo em freio a disco. Meu freio dianteiro está bom, freia bem, porém toda vez que eu feio eu escuto um barulhinho tipo de bolinhas estourando, que acredito que sejam provenientes dos "furos" que tem no disco que em contato com a pastilha fazem o som. Só não sei se isso é sinal de pastilha no fim ou o que. Me falaram que a pastilha está no fim, quando tu freia e escuta um ringido metálico, procede?

Como ele está freiando bem eu continuo, não vou morrer R$ 100 conto em pastilhas. Se estivesse ruim, tudo bem.

Uma coisa estranha é que quando era na minha antiga titan, eu ouvia esse barulho e realmente diziam ser normal, porém com a fazer eu não escuto isso, e tem os mesmos furinhos no disco =P

Carlos Henrique
09-03-13, 10:50
ta loko, o jogo de pastilhas completa pro focus aki de casa foi 200 reais das quatro rodas, nao sei a marca mas ta durando bem e não faz nenhum barulho... Vcs tão sendo roubados nessas pastilhas ae, pqp... A minha XTZX paguei 20 reais na Y-TEQ na cc...

jott257
09-03-13, 18:13
Se arranhou/empenou o disco e so mandar plainar... sai uns 15 a 25 reais... em qualquer retifica...

Perdido
09-03-13, 19:14
Nem sempre, dependendo do caso R$239,00 nas da Lead, essa marca que RedFox nunca usei e nunca ouvi falar, para mim até agora só foi Fischer...
Porquê NÃO ter uma Honda Lead | Motos Blog (http://www.motosblog.com.br/9527/porque-nao-ter-uma-honda-lead/)
Caramba! E eu aqui achando que os R$160 pelas pastilhas, dianteira e traseira, da Citycom eram caras....

Antes de trocar, tinha coisa de 1mm sobrando na Citycom e já fazia uma barulheira danada, imagino só na chapa.

TiBiSsA
09-03-13, 19:26
Ridiculo esse motos blog, na moral, um tendencionalismo escroto...
E o pior, vêm vários mlks pelando saco.

A pastilha da Lead nao tem nada demais, as de Comet cabem perfeitamente, e a propria dona da materia disse que comprou paralela Fischer por R$ 12,00.
Fora outras idiotices tendencionalistas que colocaram la, do tipo que a lead causava dor nas costas... ah claro entao foi a lead que causou as dores, nao foi o sedentarismo ou a posicao de trabalho entre outros N fatores no dia a dia que comprometem... depois do sujeito que falou que rodava 20km dia e ficou com dor nas costas descomunal eu parei de ler.

O retentor do motor deu ruim, pq sera? Seria pq ela meteu a fuel controller pra "tirar leite de pedra" da lead? Botar a bichinha pra girar estilo motor 2T?

Ela tomou uma vaca pq deu mole, eu tenho uma lead e o freio combinado funciona perfeitamente.

Achou defeito até no porte da motícula, falando que bateram nela por ser pequena demais! WTF! REALLY?! Como uma coisa dessas pode ser considerável?!

O problema é que as pessoas dão uso ao bem distinto do qual ele foi projetado... vivo dando o exemplo xulo do cara que tem uma POP100 por ex e quer fazer trilha/motocross. Por esse motivo mtos "cachorro louco" do dia a dia vivem morrendo encima de suas 150cc achando que estao de 1000cc.


Se as CSS colocam esse preço é pq têm alienados vítimas de assalto que compram.

Pessoas insatisfeitas sempre existirão, o que me impressiona é a qtidade de gente - nos dias de hoje com tanta informacao à tona para todos, que ainda é xeira c# e maria vai com as outras. E o que revolta é que se vc chegar e colocar uma opinião diferente a pessoa ja vem toda rispida parecendo que vc xingou todos seus parentes de linha reta.

E tenho dito.

Banduleiro
09-03-13, 22:47
nessas oras que o freio a tambor é bom.., se acabou a faixa, num da mais pra acionar.., vc sabe que ta ficando sem freio, não troca de "semvergonhice", e ai troca ou morre.

mas ai? não danificou o disco não né ?Danificou sim, mas dá pra continuar usando. Vou procurar na concessionária um disco, duvido muito que tenham, o disco novo me trará mais eficiência de frenagem.

- - - Updated - - -


Se arranhou/empenou o disco e so mandar plainar... sai uns 15 a 25 reais... em qualquer retifica...
Então cara, eu pensei nisso, mas vai depender do preço de um novo e do preço de mandar cortar um personalizado.

- - - Updated - - -


Caramba! E eu aqui achando que os R$160 pelas pastilhas, dianteira e traseira, da Citycom eram caras....

Antes de trocar, tinha coisa de 1mm sobrando na Citycom e já fazia uma barulheira danada, imagino só na chapa.
Pode crer cara, começou a fazer barulho, troca ou dá uma averiguada, não é pra fazer barulho nenhum.

- - - Updated - - -


Ridiculo esse motos blog, na moral, um tendencionalismo escroto...
E o pior, vêm vários mlks pelando saco.

A pastilha da Lead nao tem nada demais, as de Comet cabem perfeitamente, e a propria dona da materia disse que comprou paralela Fischer por R$ 12,00.
Fora outras idiotices tendencionalistas que colocaram la, do tipo que a lead causava dor nas costas... ah claro entao foi a lead que causou as dores, nao foi o sedentarismo ou a posicao de trabalho entre outros N fatores no dia a dia que comprometem... depois do sujeito que falou que rodava 20km dia e ficou com dor nas costas descomunal eu parei de ler.

O retentor do motor deu ruim, pq sera? Seria pq ela meteu a fuel controller pra "tirar leite de pedra" da lead? Botar a bichinha pra girar estilo motor 2T?

Ela tomou uma vaca pq deu mole, eu tenho uma lead e o freio combinado funciona perfeitamente.

Achou defeito até no porte da motícula, falando que bateram nela por ser pequena demais! WTF! REALLY?! Como uma coisa dessas pode ser considerável?!

O problema é que as pessoas dão uso ao bem distinto do qual ele foi projetado... vivo dando o exemplo xulo do cara que tem uma POP100 por ex e quer fazer trilha/motocross. Por esse motivo mtos "cachorro louco" do dia a dia vivem morrendo encima de suas 150cc achando que estao de 1000cc.


Se as CSS colocam esse preço é pq têm alienados vítimas de assalto que compram.

Pessoas insatisfeitas sempre existirão, o que me impressiona é a qtidade de gente - nos dias de hoje com tanta informacao à tona para todos, que ainda é xeira c# e maria vai com as outras. E o que revolta é que se vc chegar e colocar uma opinião diferente a pessoa ja vem toda rispida parecendo que vc xingou todos seus parentes de linha reta.

E tenho dito.
Desde uma materia que li nesse blog sobre a Fazer bicombustível, ficou claro como o blog é tendencioso.

magrao tk
09-03-13, 23:10
O problema é que as pessoas dão uso ao bem distinto do qual ele foi projetado... vivo dando o exemplo xulo do cara que tem uma POP100 por ex e quer fazer trilha/motocross. Por esse motivo mtos "cachorro louco" do dia a dia vivem morrendo encima de suas 150cc achando que estao de 1000cc.


Se as CSS colocam esse preço é pq têm alienados vítimas de assalto que compram.

Pessoas insatisfeitas sempre existirão, o que me impressiona é a qtidade de gente - nos dias de hoje com tanta informacao à tona para todos, que ainda é xeira c# e maria vai com as outras. E o que revolta é que se vc chegar e colocar uma opinião diferente a pessoa ja vem toda rispida parecendo que vc xingou todos seus parentes de linha reta.

E tenho dito.
Assino em baixo!

TiBiSsA
09-03-13, 23:56
Desde uma materia que li nesse blog sobre a Fazer bicombustível, ficou claro como o blog é tendencioso.
Po cara, ridículo, e dá raiva... não por eu ter uma Lead, mas sim por ser uma clara matéria ultra sensacionalista e tendenciosa anti-honda.
Pessoas alienadas e sem quaisquer conhecimento sobre motocicletas lêem e acham que o blog é a bíblia do motociclismo.
Se vc tenta chegar demonstrando uma opinião diversa vc é criticado, quase que agredido. Esse tipo de gente vai SEMPRE, SEMPRE, SEMPRE reclamar de algo que tem.. ou vai dizer que uma hora ou outra a moto não vai dar pau, falhar, as CSSs vao fazer uma merda, errar... se o homem erra a máquina seria perfeita pq?
Pra mtos determinado meio de transporte nao funciona legal, nao atrai, enfim... se fosse assim so teriamos street 125cc no mercado de moto.
É o tipo de comentário que nem uns xiitas cri cris daqui que mandam que "é moto de mulher, olha a largura do banco!".
Estamos cada vez mais cercados de engenheiros formados na internet.


Assino em baixo!
Vlw magrão! To aqui desde 2005 e fiquei mto tempo afastado a impressao que tenho eh que essa mulecada de hj ja nasce achando que sabe mto de tudo... antigamente a galera opinava por experiencia e nao pq leu em algum lugar algo que um ze mane achou que era assim ou leu de outro ze mane que achou que era e publicou.

Banduleiro
10-03-13, 08:40
a impressao que tenho eh que essa mulecada de hj ja nasce achando que sabe mto de tudo... antigamente a galera opinava por experiencia e nao pq leu em algum lugar algo que um ze mane achou que era assim ou leu de outro ze mane que achou que era e publicou.

Entendo perfeitamente, as vezes parece que alguns estão apenas tentando demonstrar que sabem de algo. E realmente tem uns garotinhos aqui que "pelamordideus"... mas fazer o que né...

sergipe
10-03-13, 09:27
uma vez quase me apedrejaram nesse blog, foi em uma postagem sobre óleos, dei minha opinião e não gostaram. kkkkk

Banduleiro
11-03-13, 20:34
ta loko, o jogo de pastilhas completa pro focus aki de casa foi 200 reais das quatro rodas, nao sei a marca mas ta durando bem e não faz nenhum barulho... Vcs tão sendo roubados nessas pastilhas ae, pqp... A minha XTZX paguei 20 reais na Y-TEQ na cc...
Infelizmente, muitos itens para moto são proporcionalmente bem mais caros que pra carros.

- - - Updated - - -


uma vez quase me apedrejaram nesse blog, foi em uma postagem sobre óleos, dei minha opinião e não gostaram. kkkkk
Eis uma vantagem da internet, você pode ignorar e até questionar, fazer boicote e até seu próprio blog, para contra-informar.

Carlos Henrique
12-03-13, 00:48
Infelizmente, muitos itens para moto são proporcionalmente bem mais caros que pra carros.
As vezes é até melhor ter um carro por causa disso kkkkkkkkkk

CkOFan
12-03-13, 10:12
Voltando ao assunto do tópico...
Sempre troquei o óleo na oficina, mas resolvi parar de frescura e trocar em casa. Estou me empenhando em conhecer melhor o funcionamento e as manutenções básicas, pois vou precisar mais além.

Bom, abri o bujão, tirei o óleo. Deixei escorrer BEM o óleo, mechi a moto pra tirar o que fica nos cantinhos (isso sempre me indignou nas oficinas, os caras nunca tem a paciência de esperar sair todo o óleo ¬¬).
Botei a mola e o bujão no lugar e coloquei o óleo novo... quando tiro o óleo velho da bacia, vi que esqueci de colocar o filtro! <o>
pqp
Lá vou eu tirar o óleo novo, em um novo recipiente devidamente limpo e seco... tirei o óleo coloquei a mola e depois o filtro... entorte o filtro na hora de colocar... ¬¬
Então tirei novamente e coloquei o filtro e depois a mola, então fechei o bujão.
Depois de muito sofrimento consegui finalmente trocar o óleo da pequena \o/

Me enrolei todo, tive que refazer a mão, mas na próxima vez conseguirei fazer tudo sem erros e isso é muito importante.

Abraço!

Banduleiro
12-03-13, 10:28
Voltando ao assunto do tópico...
Sempre troquei o óleo na oficina, mas resolvi parar de frescura e trocar em casa. Estou me empenhando em conhecer melhor o funcionamento e as manutenções básicas, pois vou precisar mais além.

Bom, abri o bujão, tirei o óleo. Deixei escorrer BEM o óleo, mechi a moto pra tirar o que fica nos cantinhos (isso sempre me indignou nas oficinas, os caras nunca tem a paciência de esperar sair todo o óleo ¬¬).
Botei a mola e o bujão no lugar e coloquei o óleo novo... quando tiro o óleo velho da bacia, vi que esqueci de colocar o filtro! <o>
pqp
Lá vou eu tirar o óleo novo, em um novo recipiente devidamente limpo e seco... tirei o óleo coloquei a mola e depois o filtro... entorte o filtro na hora de colocar... ¬¬
Então tirei novamente e coloquei o filtro e depois a mola, então fechei o bujão.
Depois de muito sofrimento consegui finalmente trocar o óleo da pequena \o/

Me enrolei todo, tive que refazer a mão, mas na próxima vez conseguirei fazer tudo sem erros e isso é muito importante.

Abraço!
qual é a tua moto?

Edmilson.mg
12-03-13, 10:36
Hahaha uma vez detonei meu freio da YBR tambem por enrolação, não compensa kkkk; Abçs!

CkOFan
12-03-13, 10:44
qual é a tua moto?

É uma Fan 08

Piccoli
12-03-13, 11:40
Eu faço o que for possível na garagem do prédio com as ferramentas que tenho. Manutenção básica no Lead, na Intuder e no carro. Na troca de óleo das motos, o maior trabalho é levar o óleo queimado até algum posto. Minhas motos nunca viram lavajato. Meu carro foi lavado em posto acho que há uns quatro anos atrás. Faço tudo na base do baldinho, shampoo automotivo, WD40, aspirador de dona patroa, etc. Claro que respeitando as normas do condomínio, em 18 anos de moradia, jamais um vizinho reclamou da minha "oficina".
E como é bom! Atividade física e todas as ideias postas em dia quando desço na garagem para meus "serviços de oficina".

marchetti87
12-03-13, 11:42
As pastilhas da minha moto já estavam no fim, quase na chapa, mas eram originais e duraram 36.000 km! E a frenagem ainda não estava tão ruim, só se ouvia um barulho de atrito. Ontem levei pro mecânico trocar e o serviço ficou em 30 contos, o freio mudou da água pro vinho e o nível de óleo do reservatório voltou a ficar lá em cima.

Piccoli
12-03-13, 11:53
Ridiculo esse motos blog, na moral, um tendencionalismo escroto...
{...}
O retentor do motor deu ruim, pq sera? Seria pq ela meteu a fuel controller pra "tirar leite de pedra" da lead? Botar a bichinha pra girar estilo motor 2T?
Ela tomou uma vaca pq deu mole, eu tenho uma lead e o freio combinado funciona perfeitamente.
{...} E tenho dito.E tenho concordado!
Eu gosto de dar uma olhada no Motosblog. Mas eles pisaram na bola com o Lead. Fizeram mau uso do produto quando colocaram fuel controller. Ou seja, pense numa moto rodando volta e meia na faixa vermelha do contagiros, o resultado é imprevisível, nem a montadora garante, por isso mesmo que existem intermináveis avisos de todas as montadoras afirmando que exceder o limite de giros recomendado pode causar danos irreversíveis no motor. É mais ou menos isso que eles estavam fazendo com o Lead com corte de giros mais acima.
Freio combinado provoca tombos? Não procede, o freio combinado do Lead é ótimo e muito seguro, desde que se saiba usar e a regulagem do sistema todo de freios esteja adequada.
A Luana começou a rodar mais, para ela o Lead, ou qualquer outro scooter do porte do Lead, não servia mais.
É mais ou menos como a pessoa que amaldiçoa a moto 125 que tem porque ela não consegue acompanhar o ritmo de carros e caminhões em uma estrada onde a máxima é de 120. O erro está na moto, ou no uso dado a ela?
Por fim, mesmo que eles digam que não, aquela chicotada que a Honda deu neles alterou os ânimos do casal em relação ao Lead, scooter que está longe de ser perfeito, mas que ele é muito bom, isso ele é!

Banduleiro
13-03-13, 19:15
Eu faço o que for possível na garagem do prédio com as ferramentas que tenho. Manutenção básica no Lead, na Intuder e no carro. Na troca de óleo das motos, o maior trabalho é levar o óleo queimado até algum posto. Minhas motos nunca viram lavajato. Meu carro foi lavado em posto acho que há uns quatro anos atrás. Faço tudo na base do baldinho, shampoo automotivo, WD40, aspirador de dona patroa, etc. Claro que respeitando as normas do condomínio, em 18 anos de moradia, jamais um vizinho reclamou da minha "oficina".
E como é bom! Atividade física e todas as ideias postas em dia quando desço na garagem para meus "serviços de oficina".

Se livrar do óleo usado realmente é o mais chato.
Os americanos, lavam seus carros, cortam suas gramas e tem sua garagem com ferramentas, esse é o estilo de vida que considero ideal.

- - - Updated - - -


As pastilhas da minha moto já estavam no fim, quase na chapa, mas eram originais e duraram 36.000 km! E a frenagem ainda não estava tão ruim, só se ouvia um barulho de atrito. Ontem levei pro mecânico trocar e o serviço ficou em 30 contos, o freio mudou da água pro vinho e o nível de óleo do reservatório voltou a ficar lá em cima.
36.000 km? nossa, tu não usa muito freio não né? ou anda só na manha?

- - - Updated - - -


E tenho concordado!
O erro está na moto, ou no uso dado a ela?


Exato, se as pessoas entendessem isso, muita coisa poderia estar melhor ou melhorando.

Diey
13-03-13, 21:38
Gosto muito de fazer a propria manutencao na minha moto. Da pra aprender muito e ainda relaxam a gente.
Recomendo! Haha

CkOFan
14-03-13, 09:02
Se livrar do óleo usado realmente é o mais chato.
Os americanos, lavam seus carros, cortam suas gramas e tem sua garagem com ferramentas, esse é o estilo de vida que considero ideal.

Para descartar o óleo velho, eu coloco ele no recipiente vazio do óleo novo que coloquei na moto e levo até uma oficina que tem perto de casa.
Lá ele tem aqueles galões de óleo queimado, e de tempo em tempo vem uma empresa recolher.

Eu corto minha grama, lavo minha moto e to montando o meu ferramental... mas não sou adepto do "estilo de vida americano" :P
Na real acho chato pacaramba o estilo de vida americano, gosto de ser Gaúcho!

Banduleiro
14-03-13, 18:04
Tambem coloco o oleo velho no recipiente novo, mas deixo juntar muitos, depois que procuro um lugar pra descartar.
Quanto as ferramentas, um conselho; pague mais caro, mas leve ferramentas boas pra casa, tipo Gedore, Belzer, Robust. Vão ficar para os filhos e netos.

emerson merighi
15-03-13, 02:30
eu tenho um tambor de 200 litros com tampa no quintal...quando enche, o caminhao vem buscar e me paga 60,00 reais

- - - Updated - - -

eu tenho um tambor de 200 litros com tampa no quintal...quando enche, o caminhao vem buscar e me paga 60,00 reais

Banduleiro
15-03-13, 20:43
eu tenho um tambor de 200 litros com tampa no quintal...quando enche, o caminhao vem buscar e me paga 60,00 reais

- - - Updated - - -

eu tenho um tambor de 200 litros com tampa no quintal...quando enche, o caminhao vem buscar e me paga 60,00 reais
taí uma idéia boa, o caminhão é de algum posto ou o que?