PDA

Ver Versão Completa : Roda Raiada x Liga Leve



Defeacer
11-03-13, 20:48
Encontrei na net, um par de rodas de liga leve pra Crypton por 360 reais, o preço muito me agrada.

Mas fiquei pensando: Os japoneses não são burros, entra ano e saí ano e num tem nem hipótese de uma Crypton com liga leve, deve ser por algum motivo, já que qualquer xing ling da vida vem com liga leve de fábrica.

Pesquisando na net e falando com alguns mecânicos, as opiniões são diversas, uns dizem que raiada é melhor, principalmente por conta de buracos, outros dizem que a liga leve é melhor, mas no final a liga leve sempre ganha, me disseram que na Crypton eu não vou sentir diferença nenhuma.

Esteticamente é óbvio que liga leve é mais bonita, mas como isso custa um dinheiro razoável, quero pesquisar bem antes de fazer essa troca.

Gostaria de colocar a de liga leve pra colocar pneu sem câmara e porque eu odeio aqueles raios malditos :P Mas no desempenho muda algo relevante?

A roda é essa, não sei se a marca presta, se puderem opinar também sobre a marca

Rodas de Alumínio Andra Modelo 3 Palitos - Crypton 115 - Yamaha - Super Moto Shop (http://www.supermotoshop.com.br/loja/produto-130804-11163-rodas_de_aluminio_andra_modelo_3_palitos_crypton_1 15_yamaha)

Rafael WF
11-03-13, 21:02
Quem tem raiada diz que raiada é melhor, quem tem LL diz que LL é melhor, sempre assim. "uns dizem que raiada é melhor, principalmente por conta de buracos," da o nome do cara aki.

chiccoli
11-03-13, 21:10
só colocaria se desse pra por pneu sem câmara, se não fico com a raiada pela leveza e manutenção mais facil.

Defeacer
11-03-13, 21:15
]só colocaria se desse pra por pneu sem câmara[/B], se não fico com a raiada pela leveza e manutenção mais facil.

O principal motivo que eu quero colocar

chiccoli
11-03-13, 21:23
ja viu se o bico serve ?

Defeacer
11-03-13, 21:25
ja viu se o bico serve ?

A roda é própria pra Crypton e tem um cara na comunidade do orkut que tem.
Então eu acho que serve sim

Fagner
11-03-13, 21:35
colquei a de 3 pontas na minha ybr da marca scud eja to com elas a dois anos e nunca tive problemas fora que trocar os rolamentos que são vagabundos de resto so alegria

http://img96.imageshack.us/img96/7609/05022011rp.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/96/05022011rp.jpg/)

Felipe.s
11-03-13, 21:39
cara sempre preferi pela liga leve só tive uma moto raiada que foi uma titan 150,e axo a liga leve melhor pois alem de mais bonita tem a opção de andar sem camara de ar,já em moto pequenas não sei se o peso afeta mais acredito que não...vlwww

Diey
11-03-13, 21:42
A roda de liga não é muito superior em relação a buracos? Acho que sim, hein.

Eu tenho um karma que é amassar minhas rodas (raiadas) em todos os buracos que passo.
Foi assim com a Dozer e agora com a Aura (ambas Factor E).
Pelo menos elas são recuperáveis...

Quando inventei de colocar rodas de alumínio na Dozer, ao passar no PRIMEIRO buraco depois que instalei as rodas, a roda dianteira amassou.
Quase parei a moto pra chorar...

magrao tk
11-03-13, 21:44
Dizem que a liga leve é mais pesada... não tenho como comprovar isso.
Mas se for uma diferença considerável , pra um motor de pouca cc como a Crypton deve dar uma perda de desempenho.

Os prós dessas rodas são a beleza, o pneu sem camera e a facilidade na hora de lavar (limpar raio por raio pra deixar bunitim é um teste de paciencia!!).
Os prós das raiadas são a leveza, a manutenção baixa em caso de uma porrada, cubo gasto ou com defeito, etc e o preço baixo. (a meu ver)

irai
11-03-13, 22:30
O pouco peso das rodas raiadas, mais ainda se o aro for de alumínio, faz uma diferença perceptível em alta, não chega a ser algo gritante mas da pra notar.

Quanto à robustez, as rodas raiadas, se os aros forem de ferro, são bem resistentes, e dá pra continuar rodando mesmo com ela amassada, então o sujeito não fica empenhado, mas os aros de alumínio já são bem mais frageis, pior ainda quando se tenta usar raios de inox, quebram todos... Já as de liga, se usando pneu sem câmara, qualquer irregularidade no aro já faz o "vento" todo vazar e deixa o motociclista na mão, mas elas tem grande resistência, dei porradas bem fortes com a Intruder, buracos de todo o tipo e até uma batida num carro e as rodas se mantiveram intactas.

Ivan RJ
11-03-13, 22:56
Vamos lá:
Liga Leve: resistência a pancadas, infinitamente mais resistentes que qualquer roda com raios inclusive as de fôlha de alumínio, que são mais resistentes que o "FERRO". Muito mais difícieis de empenar. Podem usar pneu sem câmara, se o aro não vier de fábrica preparado, qualquer um pode abrir na medida certa para o tipo de válvula que será usada. Mais pesada que uma roda raiada. FATO.
Roda Raiada: passo longe delas, como da mesma forma passo longe de pneus com câmara, ISSO É O MAIOR ATRASO QUE EXISTE!!! Até pode ser bonitinha, mas é ordinária.
Um grande abraço a todos os irmãos.
PS: Eu me lembro que a Andra tinha alguma parceria com o PN.

sergipe
12-03-13, 07:58
não entendi muito bem, raios inox são menos resistentes que os originais?
estava pensando em trocar os da minha Bros por inox justamente pela resistência a mais que penso que eles tem, e tbm por não enferrujar como os originais.



O pouco peso das rodas raiadas, mais ainda se o aro for de alumínio, faz uma diferença perceptível em alta, não chega a ser algo gritante mas da pra notar.

Quanto à robustez, as rodas raiadas, se os aros forem de ferro, são bem resistentes, e dá pra continuar rodando mesmo com ela amassada, então o sujeito não fica empenhado, mas os aros de alumínio já são bem mais frageis, pior ainda quando se tenta usar raios de inox, quebram todos... Já as de liga, se usando pneu sem câmara, qualquer irregularidade no aro já faz o "vento" todo vazar e deixa o motociclista na mão, mas elas tem grande resistência, dei porradas bem fortes com a Intruder, buracos de todo o tipo e até uma batida num carro e as rodas se mantiveram intactas.

Edmilson.mg
12-03-13, 10:52
Pelo menos em motos maiores nunca vi falar de problemas com LL, e ja tive bastante problemas com rodas raiadas, defendo as LL.

irai
12-03-13, 11:29
não entendi muito bem, raios inox são menos resistentes que os originais?
estava pensando em trocar os da minha Bros por inox justamente pela resistência a mais que penso que eles tem, e tbm por não enferrujar como os originais.

Os raios de inox até são bons quando usados em aros de ferro, o alumínio é um material que trabalha demais, muito mais do que o inox pode suportar, então os raios acabam quebrando. Tenho um amigo que montou na CG dele uns aros Viper com raiação dupla (acho que são 72 raios, ou algo assim) em inox, por mais que ele tenha tentado ajustar bem os raios, eles sempre quebravam, terminou por vender as rodas e comprar umas de liga. E não é o único caso assim que eu conheci, até eu já tentei montar rodas assim na bicicleta, mas também não funcionou, aros de alumínio com raios de inox não funcionam.

mdorigon
12-03-13, 12:21
Só tive duas motos na vida e as duas com rodas de liga e nunca tive problemas em 7 anos de uso. Ja andei em ruas asfaltadas, de paralelepipedos, de terra, passei em buracos e nunca tive nenhum problema. Essa é minha experiencia...

Limabl
12-03-13, 14:23
Dizem que a liga leve é mais pesada... não tenho como comprovar isso.
Mas se for uma diferença considerável , pra um motor de pouca cc como a Crypton deve dar uma perda de desempenho.

Os prós dessas rodas são a beleza, o pneu sem camera e a facilidade na hora de lavar (limpar raio por raio pra deixar bunitim é um teste de paciencia!!).
Os prós das raiadas são a leveza, a manutenção baixa em caso de uma porrada, cubo gasto ou com defeito, etc e o preço baixo. (a meu ver) As rodas de liga originais são melhores e mais leves,porem menos resistentes a impactos se comparadas as rodas raiadas,ja as rodas de liga "paralelas"são mais pesadas e quebradiças que as raidas e as originais de liga.

- - - Updated - - -


Vamos lá:
Liga Leve: resistência a pancadas, infinitamente mais resistentes que qualquer roda com raios inclusive as de fôlha de alumínio, que são mais resistentes que o "FERRO". Muito mais difícieis de empenar. Podem usar pneu sem câmara, se o aro não vier de fábrica preparado, qualquer um pode abrir na medida certa para o tipo de válvula que será usada. Mais pesada que uma roda raiada. FATO.
Roda Raiada: passo longe delas, como da mesma forma passo longe de pneus com câmara, ISSO É O MAIOR ATRASO QUE EXISTE!!! Até pode ser bonitinha, mas é ordinária.
Um grande abraço a todos os irmãos.
PS: Eu me lembro que a Andra tinha alguma parceria com o PN.Relativo meu caro Ivan !!!!

nando correa
12-03-13, 16:15
devem ter rodas e rodas.. eu posso falar q as rodas originais da yes nm quebram facilmente.. já chapei em meio-fio (+60kmh) de trazer as bengalas pra dentro e o pneu só murchou.. eu enchi novamente e nm vazou mais.. e a roda nm empenou, nm quebrou..

tenho um amigo q sofreu com uma ybr, ele pegava mta estrada de terra e vivia com raios quebrados, inclusive furando a camara de ar.. só por ele eu nunca quis ter roda raiada numa moto.. já basta na bicicleta rs

magrao tk
12-03-13, 16:25
Acho que no fim das contas essa escolha depende mais do modo de pilotagem do usuário.

Eu como prefiro leveza e simplicidade na moto, e tenho uso urbano somente, fico com as raiadas. Ando de boa, nunca amassei uma roda e a camera nunca foi uma grande vilã na minha vida. Isso que morei por muitos anos no interior pegando estrada de terra esburacada e longe de tudo. Basta cuidar e ter uma manutenção preventiva. Checava raios, centragem das rodas, válvula da camera e pneu sempre que lavava a moto.

Mas pra quem anda mais agressivamente, pega muita estrada e não liga pra um peso a mais com certeza uma LL é mais vantagem por tudo que li até agora.

Defeacer
13-03-13, 19:17
Pensando aqui, par de rodas 360 + pneus sem camara deve beirar uns 400... se eu colocar eu vou esperar acabar esses pneus pra colocar um sem câmara, porque o investimento é bruto.

Eu queria colocar apenas por estética, mas estava com medo de atrapalhar no desempenho, mas pelo visto não tem problemas, então... mãos a obra :P

chriskopsch
13-03-13, 19:29
Eu gosto de rodas raiadas, acho lindo aquelas Big Trails com rodas raiadas :)

Diey
13-03-13, 22:08
Ei Defeacer, eu nao investiria... So por estetica, nao vale a pena torrar os 400 reais, na minha opiniao.
Sua cripton ta linda, cara. Guarda a grana pra mudar de moto no futuro.
Acho q vale mais a pena!

DaniloSS7
14-03-13, 09:53
No caso do Deafeacer, era melhor ele investir em outra moto, ma enfim...

Eu tinha rodas de liga leve na RD 135, mas depois de furar a camara numa viagem, não sei porque o pneu traseiro não centralizou mais, a roda ficou "pulando" aí coloquei novamente as raiadas... Com as de liga eu andava com mais cuidado, reduzia mais nas lombadas e tal, a cada buraco que caia lamentava e ficava com medo de estragar as rodas. Com as raiadas ando mas despreocupado, to nem aí! se empenar mando consertar, e se amassar o aro ou estragar o cubo vou lá e compro outro, hehe. Mesmo sabendo da leveza e versatilidade das raiadas, ainda prefiro o visual e a facil limpeza das rodas de liga. E sem falar que a RD ficou meio sem graça com as raiadas...

Dependendo do estilo de pilotagem, e do uso da moto, dá pra ser feliz com os dois tipos de roda, aí vai do gosto.

Sneif
14-03-13, 10:02
Amigo, veja bem a procedência dessas rodas, lembre-se que o barato sai caro. Melhor pagar um valor mais alto do que correr risco de uma roda dessas ter uma trinca interna e quando tu menos esperar ela se quebrar com a moto em movimento. No mais eu prefiro a boa e velha raiação, simples manutenção e maior resistência, já perdi as contas de quantas vezes já vi cara bater em buraco com roda de liga e o ar vazar do pneu, enquanto nego passava no mesmo buraco com roda raiada e só amassava e seguia em frente.

DaniloSS7
14-03-13, 10:25
Amigo, veja bem a procedência dessas rodas, lembre-se que o barato sai caro. Melhor pagar um valor mais alto do que correr risco de uma roda dessas ter uma trinca interna e quando tu menos esperar ela se quebrar com a moto em movimento. No mais eu prefiro a boa e velha raiação, simples manutenção e maior resistência, já perdi as contas de quantas vezes já vi cara bater em buraco com roda de liga e o ar vazar do pneu, enquanto nego passava no mesmo buraco com roda raiada e só amassava e seguia em frente.


As rodas são essas:
http://i1105.photobucket.com/albums/h342/DaniloSS7/IMG_20121224_182210_zps73b7a436.jpg

As famosas LC da Scorro. Essas rodas eram acessório de época da RDZ, comprei elas de uma RDZ de leilão, estava com uma amassado na dianteira e mandei reformar, mas tem folgas nos encaixe dos rolamentos e ainda a fita de freio ta bem gasta... Estou procurando as de liga originais da Factor pra colocar nela, vai ficar legal tambem.

Pelo fato de serem rodas já bem usadas e reformadas, nem arrisquei usar sem camara... E nesse tempo que rodei com elas, nunca danifiquei elas. Por isso falei que depende do estilo de pilotagem e do uso da moto. Pra quem anda de boa e não enfrenta piso muito irregular com frequência, as de liga são uma boa opção.

emerson merighi
15-03-13, 11:10
nunca gostei de roda raiada...geralmente em 99% dos casos usam camara que é uma coisa que não presta em termo de seguranca...entra um prego o pneu seca em 2 segundos e se voce não cair fica no prego... arrebenta raio, folga raio, e deixa a moto com estabilidade comprometida em alta velocidade se não tiver tudo 100%...
10 a zero pras rodas de liga leve....

Defeacer
15-03-13, 20:13
Trocar de moto só por que eu quero trocar as rodas. Par de rodas: 360 reais. Moto nova, mais de 6 mil... meio ilógico pra mim, enfim...

O meu maior medo é a procedência dessas rodas, eu queria mesmo uma de marca conhecida, porque essa eu nunca ouvi falar.

Valeu pelo elogio Diey :D

chiccoli
15-03-13, 21:12
A roda da Fazer é igualzinha da RD-Z .. kk