PDA

Ver Versão Completa : Batida Motor



felipe250
25-03-13, 23:21
Galera, faz já uns 5 mil km que estou ouvindo um barulho diferente no meu motor.

Ficha Técnica:

Twister 2008
41 mil Km
Trocas de óleo a cada 1.500 Km
Carburador sempre limpo
Gasolina Aditivada Sempre
Motor nunca foi aberto

O motor está com um barulho mais o menos assim, Tan tan, tan tan, tan tan, mas esse barulho não é seguido, tipo cada volta do vira, ele fica um ou dois segundos sem fazer. Quando o motor está frio faz bastante, mas quente quase nem se escuta. Claro galera, que vou gravar um vídeo com o som para vocês ouvirem e tal.
Um colega meu de trabalho disse que pode ser que a saia do pistão gastou e fica batendo.

Vocês tem alguma sugestão, algum caso que viram parecido?

Obrigado galera.

chiccoli
25-03-13, 23:28
Parece uma batida de valvula forte ?
deve ser tensor de corrente.

aconteceu comigo esses tempos, o meu é catracado, mas a mola dele num empurrou e começou.. =S

felipe250
26-03-13, 00:15
chicolli, acredito que seja na parte da camisa do cilindro, as válvulas não fazem nenhum barulho aparentemente, estão bem reguladinhas. sabe nos carros quando bate a parte de baixo do motor. tu ouve e sente que é alguma folga que tem por ae, ou simplesmente aquele esquema que chamam de DETONAÇAO ou Pré-Ignição. vai saber..

- - - Updated - - -

Galera achei um vídeo no youtube, com o mesmo barulho, porém a minah faz um um pouco menos...

https://www.youtube.com/watch?v=vCiq_ENi21M

- - - Updated - - -


https://www.youtube.com/watch?v=vCiq_ENi21M

chiccoli
26-03-13, 00:55
Negativo!, é isso msm, é a folga que da na corrente depois bate de uma vez. pode levar no mecânico.
tw é dohc com 4 valvulas, o comando dela é pesadinho..

felipe250
26-03-13, 12:35
Chicolli, eu troquei uma vez o tensionador de corrente com mais o menos uns 12 mil Km, porque tinha barulho nas valvulas, mas continuou o barulho, e o que causava o barulho era o MOBIL 20w50 SF, troquei de oleo e nunca mais fez.
então posso trocar o tensionador que resolve? porque a corrente dura uma vida inteira né. a moto tem só 41 mil

Diogo-RJ
26-03-13, 12:42
eu sempre troco o tensionador com a corrente tb... nunca troquei so o tensionador.

felipe250
26-03-13, 12:52
galera eu tenho o tensionador original em casa, que está em ótimas condições, vou tentar trocar e ver se já resolve um pouco do problema, senão vou ter que trocar a corrente. e pior que tem que abrir a parte de baixo do motor né para trocar.

emerson merighi
26-03-13, 12:59
isso e batida de corrente de comando pelo q sei, pistao batendo saia o barulho e diferente e a cada volta do motor bate, nao e irregular como ouvimos no video.

felipe250
26-03-13, 13:03
putss, eu já ia querer mexer em pistão, galera que sabe é outra coisa. e o barulho é igualzinhoo do vídeo

Diogo-RJ
26-03-13, 13:06
nao sai trocando nao, pq isso tem posicao do motor.

felipe250
26-03-13, 13:08
Não não, nao vou trocar a corrente no momento. Será que trocando apenas o tensionador já melhora o problema da bateção de corrente?

Diogo-RJ
26-03-13, 13:14
faz o teste... apesar que ate pra trocar o tensionador o sempre ouvi dizer que o motor tem q estar no ponto certo tb... nao é so tirar uma peca e colocar outra.

felipe250
26-03-13, 13:22
certo Diogo, só descartando possibilidades, se o motor estivesse meio fora de ponto, ele não traria alguns sintomas? como falta de desempenha ou algo parecido...
valeu galera pela ajuda...obrigado mesmo

- - - Updated - - -

certo Diogo, só descartando possibilidades, se o motor estivesse meio fora de ponto, ele não traria alguns sintomas? como falta de desempenha ou algo parecido...
valeu galera pela ajuda...obrigado mesmo

emerson merighi
26-03-13, 13:49
motor fora do ponto geralmente e um horror pra ligar,tem muita dificuldade de dar giro, perde potencia absurda e bebe muita gasolina, da estouro direto no funcionamento.... se fosse fora do ponto vc teria mil e uma reclamacoes a fazer...

felipe250
26-03-13, 15:34
Opa, então acho que minha moto está perfeita hehe, nada a reclamar, apenas a Elogiar, a única merda é o barulho da corrente agora. o resto só felicidade

chiccoli
26-03-13, 15:46
Não recomendo colocar o catracado, pq depois começa outro barulho, o da corrente esticada demais.., pretendo trocar o meu em breve.
se

nil_bad
26-03-13, 18:01
Bem provável que seja corrente de comando mesmo, a minha com 62.000km começou a fazer esse mesmo barulho só que mais leve, mesmo assim fiquei incomodado, levei no mecânico e ja troquei tensor + corrente.

Ao abrir o mencanico ja viu que a campana de embreagem não tava legal e como o sistema ja não tava legal já troquei a embreagem completa, o motor ficou zero de novo, o neutro entra como uma luva agora.

Ps: Dependendo da experiência do mecanico não precisa abrir a parte de baixo pra trocar a corrente, eu vi o cara trocando a minha, só abriu o lado da embreagem.

diego mec
26-03-13, 20:58
primeiro olhe o tensor da corrente de comando , se for de catraca tente dar pressao nele, tire a tampa dele com uma chave allen (em alguns casos de fenda) dependendo da marca, com a tampa fora (cuidado para nao perde a mola que fica dentro do tensor) vc vai empurrar uma chave ou um parafuso dentro do alojamento da mola ate ouvir um estralo. se nao for isso so levando num mecanico pois pelo pc fica dificil . valeu

felipe250
27-03-13, 08:26
Hoje vou comprar o tensionador, da Plasmoto que dizem que é um dos melhores do mercado de reposição, o tensionador original custa mais de 130 reais aqui na minha região. Vou instalar ae digo para vocês se o barulho melhorou, senão só trocando mesmo a corrente de comando.

Diego, entendi como tu quis dizer. empurrar com uma chave para dentro para ver se ainda tem alguma regulagem o tensionador. e com uma chave com a moto ligada ela não pode se mexer né, porque indica pouca pressão no tensionador ae ele automaticamente está com problema né.

OBrigado galera

César
27-03-13, 11:09
Nossa mano eu achava que meu motor batia alguma coisa.... O seu ta batendo tudo ai, deixa assim mesmo, porque se abrir o motor vai ter que troca muita coisa.... So o tencionador não vai resolver.

felipe250
27-03-13, 12:56
é que na verdade, esse motor não é meu, é de uma moto que achei no youtube..
o meu nao faz metade desse barulho

- - - Updated - - -

Bom galera, hoje de meio dia como vocês me auxiliaram, eu apertei o tensor, tinha ainda regulagem na catraca, porém o barulho continuou. então o buraco é mais embaixoo

Diogo-RJ
27-03-13, 15:06
acho que vc entendeu errado... nao disse que seu motor esta fora de ponto...

falei que ate pra trocar o tensionador, o motor tem que estar no ponto certo.... se vc tirar o tensionador antigo com o motor fora do ponto certo, qnd vc colocar o novo tensionador, nao tera o ajuste certo da tensao em cima da corrente... Pelo menos, "eu" nunca ouvi mecanico q trocar o tensionador q nao seja assim.

Ptr
27-03-13, 15:15
cara ta parecendo tensionador, ou a corrente de comando

felipe250
27-03-13, 19:59
Galera, estou pensando em fazer uns 400 Km agora no fim de semana, acho que vai tranquilo né?? Já andei uns 4 mil com esse problema. acho que avi de boa né.

diego mec
27-03-13, 20:24
felipe e bem simples seu problema, em primeiro lugar a twister é uma boa moto e normalmente so ocorrem barulho com essa quilometragem no tensor ou corrente de comando, as vezes a campana da embreagem(menos provavel) isso ai e barulho de corrente de comando batendo. se nao parou o barulho mesmo dando tensao no tensor entao so pode ser a corrente de comando, twister começa a bater depois dos 50 mil km, mas pra tudo tem suas excessoes, se tiver que trocar a corrente vc nao precisara abrir o motor inteiro somente a parte da embreagem e a tampa de valvulas, tem que ser verificado se o tensor interno esta em bom estado, e um tensor que a corrente de comando corre sobre ele, esse tensor funciona como um guia interno da corrente. qualquer coisa as ordens, ja tive duas twister, e trabalho todos os dias com elas e outras.