PDA

Ver Versão Completa : Criar um fórum estilo PN é fácil? Como fazer?



magrao tk
26-03-13, 19:52
Galera, é o seguinte: no facebook participo do grupo entitulado Yamaha RD135 E RD135Z. Esse grupo está se tornando referencia pro pessoal amante das motos 2t em geral, com muita informação e uma turma que entende e gosta muito do assunto!

O problema é que o formato do facebook não facilita em nada pra organização que o grupo está necessitando pelas dimensões que ele está tomando. Atualmente temos 1188 membros e sao muitas postagens diárias!

Queríamos poder organizar tudo pra poder postar dicas, tutoriais, manuais... deixar tudo a mão pra quem precisar. Pela velocidade das publicações, o que é postado hoje, em poucos dias já não se acha mais.

Por isso eu e o Danilo Silva (membro do PN tambem) estamos pegando informações pra ver se é possível criar e administrar um fórum gratuito.

O problema é que não entendemos quase nada sobre esse assunto. Então toda a dica e explicação é muito bem vinda!

Em nome de todos esses anos participando do PN espero uma mão, principalmente dos moderadores e administradores do Pequenas Notáveis.

Não se preocupem que não vamos concorrer com PN (como se fosse possível, rsrs) e tambem não vou trocar um fórum pelo outro. Continuarei aqui no PN todos os dias como sempre fiz :)

silverfox
26-03-13, 20:04
Fóruns grátis existem aos montes... eu não recomendo, pq sabe-se lá quanto tempo de vida terá o host e etc...
Primeira coisa teria que escolher uma plataforma para o fórum, phpbb, smf, vbuletin, ipboard... dentre outros, esses que citei são os mais conhecidos, sendo os 2 primeiros grátis
O domínio do fórum, se for nacional está em torno de R$30 (se não for esse valor, é algo bem próximo disso), registrar um .net .com. org é mais barato, coisa de 10 dólares e até menos as vezes

jorgetfs
26-03-13, 20:10
não sei se ajuda mas achei esse link

Criar um fórum grátis - FORUMEIROS.com (http://www.forumeiros.com/)

DaniloSS7
26-03-13, 20:24
Opa, toda ajuda será bem-vinda. O grupo do Facebook ta crescendo muito, e começando a ficar sem controle. Precisamos urgente de criar um forum.

Stone
26-03-13, 20:33
Não entendo nada dessa parte digamos técnica, só sei usar algumas ferramentas simples do fórum

magrao tk
26-03-13, 20:48
Fóruns grátis existem aos montes... eu não recomendo, pq sabe-se lá quanto tempo de vida terá o host e etc...
Primeira coisa teria que escolher uma plataforma para o fórum, phpbb, smf, vbuletin, ipboard... dentre outros, esses que citei são os mais conhecidos, sendo os 2 primeiros grátis
O domínio do fórum, se for nacional está em torno de R$30 (se não for esse valor, é algo bem próximo disso), registrar um .net .com. org é mais barato, coisa de 10 dólares e até menos as vezes
É os fóruns grátis achei até bem simples a princípio, ao menos pra criar. Mas não pensei nesse detalhe da instabilidade. No caso sempre teria de ser feito backup de tudo pra não ser nada perdido, é isso né?


não sei se ajuda mas achei esse link

Criar um fórum grátis - FORUMEIROS.com (http://www.forumeiros.com/)
Esse mesmo foi o que testei, criei um aqui só pra ver, mas nem configurei nada ainda, estamos vendo outras coisas ainda.
Particularmente não achei ruim, qualquer coisa é melhor que o facebook nesse quesito!


Não entendo nada dessa parte digamos técnica, só sei usar algumas ferramentas simples do fórum
Não faz mal Stone, qualquer ajuda é bem vinda depois tambem pra configurar, organizar, etc. Nunca fui moderador muito menos administrador de nada. Totalmente por fora de como a coisa funciona!

letavos
27-03-13, 04:21
E ai magrão na paz meu querido?

Seguinte ja tive varios foruns, de generos diversos, sou programador vbulletin acho que dos mais usados tipo de foruns o que mais entendo e que mais se adequa por ser mais profissional, porem esse não aconselho a menos que esteja muito empenhado, ja que uma licensa para usar o Vbulletin é um preço meio alto, e dependendo do tempo de uso do forum, e com membros chegando, precisara de um vps, ou servidor dedicado para manter, ja que apenas um host não aguentaria tal demanda....

Te aconselho a procurar um plano de hospedagem acessivel, cerca de 15 reais mensais, tem muitas hospedagens boas por ai...

Começar com um forum gratis e de facil entendimento, tipo phpbb ou smf, ja que ipboard é pago e vbulletin tbm, eles seriam os mais ideais por suas ferramentas profissionais, mas o phpbb e smf não fazem feio, da para levar de boa, e com o tempo lendo tutoriais e fuçando vc pega o jeito...

Mas fuja dessa de dominios ou hospedagens gratis, não é estavel e pode sumir do mapa a qualquer momento... Qualquer coisa que precise é só chamar, estamos ai para ajudar, grande abraço amigo, desejo sorte e sucesso

Defeacer
27-03-13, 19:40
Nada de graça presta! Já me aventurei como web designer e fiz algumas páginas em hosts gratuitos, do dia pra noite o host saia do ar e você perdia tudinho. Pelo que eu percebo, boa parte dos foruns da net usam a mesma plataforma do PN (vbulletin), então obviamente deve prestar. Não custa caro, e os "google ads" ajudam muito na questão financeira sem precisar encher o forum de publicidade.

chrystian.hernandes
27-03-13, 22:55
Tb participo no Facebook, e sou a favor desse forum.. No que eu puder ajudar Magrao e Danilo, tamos ae!!!

casali
31-03-13, 09:55
Como anda o projeto?

loucura
31-03-13, 12:34
Tutoriais a espera de um forum... Sou o michael morato (michaelloucura) meus experimentos em eletronica registrados e guardados a espera de um forum da rd135.
Espera anciosa!

Diey
31-03-13, 20:02
Faço parte do clube da YBR Factor, que é Forumeiros...
O clube é muito bom, funciona bem. Só acho um pouco desorganizado, mas isso é mais por culpa dos usuários...
Recomendo.
Clube YBR Factor (http://ybrfactor.forumeiros.com/)