PDA

Ver Versão Completa : Completar o oleo do motor, compensa?



guilhermeaugusto
27-03-13, 13:33
Boa tarde, bom, minha tw ja andou 1800 km com o oleo, muitos dizem que ela pode andar 3000 km sem problemas, mas, fui conferir, e o oleo ja ta bem escuro, e o nivel ta um pouco baixo da metade da varetinha da tampa. Eu tenho a outra metade do oleo novo que comprei na troca ( 500 ml ), entao a pergunta eh essa=

1- posso completar com o oleo novo?
2- dara algum problema?
3- andar ate dar os 3000 km eh recomendavel?
4- e se completar, ate quando posso andar com esse oleo?

gostaria que respondessem todas essas perguntas, pois a duvida eh grande..kk. abracoes!

edpestana
27-03-13, 13:51
Guilherme, no manual diz que a troca deve ser feita a cada 3 mil. Alguém perdeu um tempinho fazendo umas continhas pra chegar nesse valor.
Sendo assim, você pode apenas completar e continuar considerando os 3 mil de antes.
Porém vai de cada um, no meu caso, procuro trocar a cada 1000 km e sempre troco o filtro de óleo.
Como no próprio manual diz, isso só aumenta os custos operacionais, mas eu me sinto mais confortável trocando dessa maneira.

Espero ter ajudado.

Abraço!

CONKER
27-03-13, 14:02
1 - Poder até pode, mas não é recomendável;
2 - Você vai misturar um óleo que está saturado com um pouquinho do óleo novo que vai misturar com o velho e continuar saturado, só em casos de necessidade tipo o nível tá muito baixo podendo ocasionar problemas e não tem como trocar, ai sim completa mas depois troca todo por um novo;
3 - No manual diz que pode andar até os 3.000 km com o mesmo óleo mas cara, vamos pensar um pouco. Um litro de óleo dos mais baratos é uns R$10,00, a TW pega 1,4L na troca, então você vai ter que comprar 02 litros = R$20,00, o mecânico vai colocar e sobrar 0,5L , você guarda ele. Quando precisar trocar novamente ai é so comprar 1,0L com o 0,5L que você guardou jé economizou R$ 10,00...
4 - Vei, de boa, uma coisa tão barata que vale a pena você trocar todo mês Na minha eu rodo cerca de 600km no mês e quando sai o pagamento primeira coisa que eu faço é trocar o óleo e filtro que muita gente esquece de trocar também e ele já sai escuro, imagino com 3.000km. Vou do princípio de que é melhor prevenir com óleo novo do que abrir o motor por causa de óleo queimado...Flw ;)

Ptr
27-03-13, 15:06
Amigo tenho uma twister troco o oleo a Cada 1500 quilometros, isto vai de cada um.
Ao inves de ficar completando o nivel de oleo prefiro é trocar

mdorigon
27-03-13, 17:13
Bem...meu caso : yes troca de 3000 em 3000 e troco de 3000 em 3000. Mais de 80.000 km meu motor...economizei bastante em oleo. Teve momentos que o oleo baixou, mas sempre acima do nivel minimo, então não completei e teve momentos em que chegou no nivel minimo faltando uma km razoavel pra trocar. Completei de boa e continuei andando até a troca. Agora...sei la se fosse tipo 2500 km e precisasse completar eu ja trocaria de uma vez. Só atente a uma coisa...o seu tipo de uso, motores usados em condições mais severas realmente é prudente trocar o oleo antes. Caso contrario...siga o manual e se faltar pouca km pra troca ja troque e seja feliz. Não sei o que o manual da twister diz em relação a kilometragem entre as trocas...mas se for 3000 eu completaria e trocava na km certa. Essa historia de trocar de mil em mil não salva motor...ja cansei de ver garotada que troca de mil em mil na oficina com o motor aberto sendo feito com 20, 30, 40 mil km e meu motor ta la beirando os 82 mil km trocando de 3 em 3 mil.

Stone
27-03-13, 19:05
Da minha (Bros) troco a cada 3 mil, lá pelos 2 mil tenho que completar. Ela está beirando os 61.000 km.
Pago cerca de R$11 cada litro de óleo (Lubrax), até agora gastei cerca de R$233 em troca de óleo. Se trocasse de mil em mil isso seria triplicado, que daria R$671. A diferença de $$ é R$438, com essa economia eu consigo fazer duas vezes a retífica do motor e ainda sobra dinheiro pra um par de pneus, e sem falar que contribuo com a natureza.

Oque me dizem, vale a pena trocar a cada mil km????

Carlos Henrique
27-03-13, 19:08
Da minha (Bros) troco a cada 3 mil, lá pelos 2 mil tenho que completar. Ela está beirando os 61.000 km.
Pago cerca de R$11 cada litro de óleo (Lubrax), até agora gastei cerca de R$233 em troca de óleo. Se trocasse de mil em mil isso seria triplicado, que daria R$671. A diferença de $$ é R$438, com essa economia eu consigo fazer duas vezes a retífica do motor e ainda sobra dinheiro pra um par de pneus, e sem falar que contribuo com a natureza.

Oque me dizem, vale a pena trocar a cada mil km????
To contigo Stone! Se as pessoas passassem a trocar de 2 em 2 ou 3 em 3 e guardasse o dinheiro que desperdiçaria fazendo a troca de mil em mil, já daria pra fazer o motor!

emerson merighi
27-03-13, 20:04
completa e roda os 3000 km na boa, com o mesmo tipo de oleo q ta na moto.

Diey
27-03-13, 20:16
Da minha (Bros) troco a cada 3 mil, lá pelos 2 mil tenho que completar. Ela está beirando os 61.000 km.
Pago cerca de R$11 cada litro de óleo (Lubrax), até agora gastei cerca de R$233 em troca de óleo. Se trocasse de mil em mil isso seria triplicado, que daria R$671. A diferença de $$ é R$438, com essa economia eu consigo fazer duas vezes a retífica do motor e ainda sobra dinheiro pra um par de pneus, e sem falar que contribuo com a natureza.

Oque me dizem, vale a pena trocar a cada mil km????

Sensacional o seu estudo, Stone!
Realmente, no longo prazo compensa mesmo trocar num prazo mais prolongado.
Nunca tinha parado pra pensar nessa diferença de $$ (especialmente no que dá pra fazer com essa grana) e na questão ambiental.
Show!

Ivan RJ
27-03-13, 20:41
Stone, é DIFÍCIL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Essa é a bilionésima vez que falamos sobre esse assunto, nem adianta pedir que pesquisem no fórum. SIGAM O MANUAL!!! É tão difícil?
Vcs estam poluindo planeta que é noso também, nós também pagamos impostos, vcs trocando o óleo sem nenhum uso praticamente estam gerando poluição. Quanto mais preto sai o óleo, quer dizer que ele cumpriu o seu papel de manter o motor limpo. É SIMPLES!!!
Troquem o óleo como manda a fábrica o resto é informação FALSA!
Nenhum óleo dura mais ou menos que o outro.
Sigam o MANUAL.
Um grande abraço a todos os irmãos.

Bacurau
27-03-13, 20:45
Da minha (Bros) troco a cada 3 mil, lá pelos 2 mil tenho que completar. Ela está beirando os 61.000 km.
Pago cerca de R$11 cada litro de óleo (Lubrax), até agora gastei cerca de R$233 em troca de óleo. Se trocasse de mil em mil isso seria triplicado, que daria R$671. A diferença de $$ é R$438, com essa economia eu consigo fazer duas vezes a retífica do motor e ainda sobra dinheiro pra um par de pneus, e sem falar que contribuo com a natureza.

Oque me dizem, vale a pena trocar a cada mil km????

Sou novato no mundo duas rodas. Peguei minha primeira moto, uma Bros, agora em janeiro. Na revisão de 1.000 Km colocaram uma etiqueta constando que devo realizar a troca de óleo a cada 1.000 Km, perguntei o porque disso, já que o manual diz que devo trocar a cada 4.000 Km. O Mecânico disse que melhora o desempenho e durabilidade do motor trocando de 1.000 em 1.000. Depois de pesquisar (principalmente aqui no PN) e depois do relato do Stone, vou seguir o manual, trocando um pouco antes dos 4 mil. Rodei 1.000 Km em 42 dias, se mantiver esse ritmo vou gastar (sem necessidade) uma boa grana.

Stone
27-03-13, 21:30
Isso aí Bacurau, da próxima vez questione o mecânico se ele sabe mais do que o engenheiro que construiu a moto.
Só nunca esqueça de verificar o nível do óleo. o óleo é normal baixar um pouco, se não baixar quer dizer que ele não está lubrificando os anéis. Mas deve ser pouco, na minha em 2 mil km baixa cerca de 200ml, baixar muito mais que isso é pq tem coisa errada.

Na verdade os mecânicos aconselham a trocar a cada mil km para vender mais óleo e para não ter perigo do motor baixar óleo e trancar, no caso de motores mais desgastados, pois a grande maioria nunca confere o nível do óleo, e se está lá pra trocar com 3 mil e o motor bater com 2 mil capaz de quererem culpar o mecânico...

bruno almeida
27-03-13, 21:43
eu não sou a favor da famosa "troca de 1000 em 1000" pois sei na teoria e na pratica que isso é uma idiotice...mas eu dúvido que VCs trocam óleo de 3 em 3 mil. Só dizem isso para parecerem politicamente corretos...

corsani
27-03-13, 22:23
a minha factor eu tentei andar sem trocar o óleo e quase consegui, quando deu 17.000 kms deu uma trancadinha, ai fiz a retifica botei pistão novo , a parte de baixo não deu problema e continuei colocando a cada 3000 pra não me encomodar mais.

nil_bad
27-03-13, 22:25
Siga o manual da sua moto, tenho uma tw e troco de 3 mil em 3 mil, o motor ja está com 67.200km e não baixa óleo, se baixa é bem pouco pq não dá pra perceber na vareta.

chiccoli
27-03-13, 22:35
Siga o manual da sua moto, tenho uma tw e troco de 3 mil em 3 mil, o motor ja está com 67.200km e não baixa óleo, se baixa é bem pouco pq não dá pra perceber na vareta.

q oleo q tu ta usando tiu ?
usei yamalube nessa, mas acho que num compensou o custo a mais do lubrax não.

nil_bad
27-03-13, 22:44
q oleo q tu ta usando tiu ?
usei yamalube nessa, mas acho que num compensou o custo a mais do lubrax não.

Lubrax do frasco amarelo 10w-40.

Banduleiro
27-03-13, 23:03
eu não sou a favor da famosa "troca de 1000 em 1000" pois sei na teoria e na pratica que isso é uma idiotice...mas eu dúvido que VCs trocam óleo de 3 em 3 mil. Só dizem isso para parecerem politicamente corretos...
Minha Strada está chegando aos 2 mil com o mesmo óleo, já completei. Acredite amigo, não é ser politicamente correto, é valorizar meu dinheiro e acreditar em que projetou esse troço.

chiccoli
27-03-13, 23:19
eu não sou a favor da famosa "troca de 1000 em 1000" pois sei na teoria e na pratica que isso é uma idiotice...mas eu dúvido que VCs trocam óleo de 3 em 3 mil. Só dizem isso para parecerem politicamente corretos...

minha twister eu troco de 3 em 3 mil, oleo SL, e não o mobilzão.
na minha ex-fan 150, recomenda-se a troca de 4 em 4 mil, eu trocava de 2 em 2, oleo 10w30 SJ da honda. mas se ficasse com ela acima de 30 mil ia se SL 20w50 de 3 em 3 mil.
a sua moto se for a da foto (titan 150 04~08), recomenda mobil de 1500 em 1500., ai ja depende do que vc quer fazer. fora a parte que eu uso molikote tbm.
O forum tem bastante cosia útil, é só usar a busca e ler.

nil_bad
27-03-13, 23:28
eu não sou a favor da famosa "troca de 1000 em 1000" pois sei na teoria e na pratica que isso é uma idiotice...mas eu dúvido que VCs trocam óleo de 3 em 3 mil. Só dizem isso para parecerem politicamente corretos...

Eu troco a cada 3 mil km acredite, meu bolso realmente agradece.

Rafael WF
27-03-13, 23:37
Acha óleo caro pra nao trocar tudo de uma vez? Caro é retifica de motor meu amigo.

jott257
28-03-13, 00:27
Acha óleo caro pra nao trocar tudo de uma vez? Caro é retifica de motor meu amigo.



Cara, acho que voce nao leu o topico todo... so veio aqui e postou sem mais nem menos... pelomenos leia o topico....


Concordo com oq vc disse... caro e retifica de motor (de carro)


Da minha YES logo quando comprei as 2 primeiras trocas foram com 1 mil km e sempre usei yamalube... ate o mecanico dizia: "ixe que o oleo ta bem novinho, o da moto da negada quando vem e so aquele oleo pretao" entao passei a trocar a cada 3 mil KM e como o yamalube aqui e 16~17, sempre economizo uma graninha... trocava de mes em mes... agora troco a cada 3 meses...

E como a yes leva 1100 ml, sempre tenho um frasco aqui pra completar quando baixa...

Rafael WF
28-03-13, 00:49
Cara, acho que voce nao leu o topico todo... so veio aqui e postou sem mais nem menos... pelomenos leia o topico....


Concordo com oq vc disse... caro e retifica de motor (de carro)


Da minha YES logo quando comprei as 2 primeiras trocas foram com 1 mil km e sempre usei yamalube... ate o mecanico dizia: "ixe que o oleo ta bem novinho, o da moto da negada quando vem e so aquele oleo pretao" entao passei a trocar a cada 3 mil KM e como o yamalube aqui e 16~17, sempre economizo uma graninha... trocava de mes em mes... agora troco a cada 3 meses...

E como a yes leva 1100 ml, sempre tenho um frasco aqui pra completar quando baixa...

Se nao tivesse lido o topico todo, nao teria comentado...

Carlos Henrique
28-03-13, 08:26
a minha factor eu tentei andar sem trocar o óleo e quase consegui, quando deu 17.000 kms deu uma trancadinha, ai fiz a retifica botei pistão novo , a parte de baixo não deu problema e continuei colocando a cada 3000 pra não me encomodar mais.
Como assim cara? O.o
Tu nunca trocou nem completou o óleo até o motor trancar? :|

Se nao tivesse lido o topico todo, nao teria comentado...
Ele ta falando que completa o óleo(se tiver baixo claro!) até da o prazo de trocar o óleo, que no caso dele é a cada 3 mil km.. Realmente parece que vc não leu o tópico todo..

emerson merighi
28-03-13, 09:06
nem o manual sabe direito quando e pra trocar...
minha moto e exatamente igual a vendida nos EUA, o manual em ingles manda trocar a cada 3800 milhas ou 6000 km, ja no manual em portugues que acompanha a moto vendida no brasil manda de 3000 em 3000 km... porque essa diferenca toda? acho q aqui eles tao querendo vender mais oleo do que o que precisa......

Carlos Henrique
28-03-13, 09:53
nem o manual sabe direito quando e pra trocar...
minha moto e exatamente igual a vendida nos EUA, o manual em ingles manda trocar a cada 3800 milhas ou 6000 km, ja no manual em portugues que acompanha a moto vendida no brasil manda de 3000 em 3000 km... porque essa diferenca toda? acho q aqui eles tao querendo vender mais oleo do que o que precisa......
Imagino que seja porque lá o óleo deve ser de melhor qualidade.. A única explicação já que a moto é exatamente a mesma..

César
28-03-13, 10:21
Na Fazer sigo o manual. Óleo tem que durar, ainda mais que só coloco yamalube. Troco de 5 em 5 mil e sempre vou fazer assim. E não completo não, quase não baixa. Se fosse pra trocar antes, estaria escrito no manual. O planeta e meu bolso agradecem.

Stone
28-03-13, 11:02
Cada um faz oque acha melhor com o seu dinheiro, pra mim trocar o óleo de mil em mil é jogar dinheiro no lixo. O manual da minha moto recomenda trocar a cada 4 mil e em uso severo reduzir pela metade. Como meu uso não é pouco severo eu troco a cada 3 mil.

E outra coisa, se vocês pensam que trocar o óleo a cada mil km vai aumentar a vida útil do motor estão completamente enganados. Cansei de fazer retífica de motor de titan 150 e biz 125 com pouco mais de 20 mil km. Só trocar o óleo e esquecer o resto da manutenção básica que é igual ou até mais importante que o óleo não adianta de nada

Como diz meu amigo André, "Titan 150 e biz 125 são a alegria dos mecânicos!"

CkOFan
28-03-13, 11:29
Pior que nunca tinha parado para pensar nisso... Vou começar a trocar de 2k/km em 2k/km.
Uso o Lubrax do frasco verde 20w50. Pelo visto o pessoal aqui gosta de usar ele também.

Stone
28-03-13, 11:47
No meu ver Lubrax é um dos melhores custo/benefício que temos. Classificação muito boa e um preço justo.
Surgiu no mercado um Bardahl SL com um preço semelhante ao Lubrax, eu ainda não testei mas creio que seja de qualidade parecida

sandro lara
28-03-13, 11:54
Troco quando tenho grana e pronto se fundir, fundiu , no momento ja esta passando dos 4.000 km e não estou nem ai ,e quando tiro da moto enfio pra dentro do motor do carro .

Carlos Henrique
28-03-13, 12:22
Troco quando tenho grana e pronto se fundir, fundiu , no momento ja esta passando dos 4.000 km e não estou nem ai ,e quando tiro da moto enfio pra dentro do motor do carro .
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk *******, esse é vida loka mesmo!

Rafael WF
28-03-13, 12:39
Como assim cara? O.o
Tu nunca trocou nem completou o óleo até o motor trancar? :|

Ele ta falando que completa o óleo(se tiver baixo claro!) até da o prazo de trocar o óleo, que no caso dele é a cada 3 mil km.. Realmente parece que vc não leu o tópico todo..

aaah poisé, então faz assim, cuida do que é teu que eu cuido do que é meu, flw.

CkOFan
28-03-13, 13:05
Troco quando tenho grana e pronto se fundir, fundiu , no momento ja esta passando dos 4.000 km e não estou nem ai ,e quando tiro da moto enfio pra dentro do motor do carro .

Tadinha da Brasília!! kkkkkkkkkkkkkk

Só uma coisa...
Pessoal podia ficar mais tranquilo, não?
É apenas (mais) um tópico sobre óleo... pra que se extressar assim? :D

Rafael WF
28-03-13, 13:07
Troco quando tenho grana e pronto se fundir, fundiu , no momento ja esta passando dos 4.000 km e não estou nem ai ,e quando tiro da moto enfio pra dentro do motor do carro .

se é looko kkkkkkkkkkkkkkk

Carlos Henrique
28-03-13, 13:10
aaah poisé, então faz assim, cuida do que é teu que eu cuido do que é meu, flw.
Mesma idade que a minha e olha a diferença de maturidade kkkkkkkkkkkkkkkkkkk esquenta não mano, não falei por mal não brother, vc q entendeu errado ;)

Ivan RJ
28-03-13, 13:18
Quanto absurdo!!!
Daqui a pouco eu vou passar a régua nesse tópico. Se vcs não querem atender a opinião de dois Moderadores que são mecânicos, pra que abrir um tópico para debater o que não será feito e ocupar espaço no PN?
Emerson, as espcificações são diferentes devido a climatização da moto e ao próprio clima do país, seria como usar óleo 10W 40 na Yes, iria virar água no calor escaldante de nosso país. Apesar que na tampinha do cárter está gravado isso.
Eu troco a cada 3.000, não vou poluir o planeta que pertence a todos, mais que o necessário, meu dinheiro não nasce em árvore.
Stone desiste, é melhor rasgar nossos diplomas, pararmos de estudar, e virarmos mecânicos de beira de calçada que é o que o pessoal mais gosta e toda vez que aparecer uma R1, Hayabusa, Srad,... vamos dizer que não atendemos, só fazemos mecânica para cgzeiro, qualquer porcaria serve. Não adianta tratarmos motos pequenas como se fossem grandes, pela nossa admiração e respeito ao motociclismo e ao motociclista irmão, eles mesmos não querem!
Esqueci, vamos deixar de sermos moderadores, desta forma poderemos escrever qualquer besteira sem a menor preocupação e responsabilidade em orientar de forma correta e GRATUITA os mais novos.
Sem abraços.

Rafael WF
28-03-13, 13:18
Mesma idade que a minha e olha a diferença de maturidade kkkkkkkkkkkkkkkkkkk esquenta não mano, não falei por mal não brother, vc q entendeu errado ;)

vo "finji" que nao li.

mdorigon
28-03-13, 14:03
Quanto absurdo!!!
Daqui a pouco eu vou passar a régua nesse tópico. Se vcs não querem atender a opinião de dois Moderadores que são mecânicos, pra que abrir um tópico para debater o que não será feito e ocupar espaço no PN?
Emerson, as espcificações são diferentes devido a climatização da moto e ao próprio clima do país, seria como usar óleo 10W 40 na Yes, iria virar água no calor escaldante de nosso país. Apesar que na tampinha do cárter está gravado isso.
Eu troco a cada 3.000, não vou poluir o planeta que pertence a todos, mais que o necessário, meu dinheiro não nasce em árvore.
Stone desiste, é melhor rasgar nossos diplomas, pararmos de estudar, e virarmos mecânicos de beira de calçada que é o que o pessoal mais gosta e toda vez que aparecer uma R1, Hayabusa, Srad,... vamos dizer que não atendemos, só fazemos mecânica para cgzeiro, qualquer porcaria serve. Não adianta tratarmos motos pequenas como se fossem grandes, pela nossa admiração e respeito ao motociclismo e ao motociclista irmão, eles mesmos não querem!
Esqueci, vamos deixar de sermos moderadores, desta forma poderemos escrever qualquer besteira sem a menor preocupação e responsabilidade em orientar de forma correta e GRATUITA os mais novos.
Sem abraços.

Concordo com tudo o que vc disse...menos do 10w40 virar agua. Dos 82 mil km da minha yes, mais de 50 mil foram com 10w40 elf trocado de 3000 em 3000...bem ta bem testado e não vira agua. Pelo menos lubrificante de boa qualidade aguenta sim.

Carlos Henrique
28-03-13, 14:14
Quanto absurdo!!!
Daqui a pouco eu vou passar a régua nesse tópico. Se vcs não querem atender a opinião de dois Moderadores que são mecânicos, pra que abrir um tópico para debater o que não será feito e ocupar espaço no PN?
Emerson, as espcificações são diferentes devido a climatização da moto e ao próprio clima do país, seria como usar óleo 10W 40 na Yes, iria virar água no calor escaldante de nosso país. Apesar que na tampinha do cárter está gravado isso.
Eu troco a cada 3.000, não vou poluir o planeta que pertence a todos, mais que o necessário, meu dinheiro não nasce em árvore.
Stone desiste, é melhor rasgar nossos diplomas, pararmos de estudar, e virarmos mecânicos de beira de calçada que é o que o pessoal mais gosta e toda vez que aparecer uma R1, Hayabusa, Srad,... vamos dizer que não atendemos, só fazemos mecânica para cgzeiro, qualquer porcaria serve. Não adianta tratarmos motos pequenas como se fossem grandes, pela nossa admiração e respeito ao motociclismo e ao motociclista irmão, eles mesmos não querem!
Esqueci, vamos deixar de sermos moderadores, desta forma poderemos escrever qualquer besteira sem a menor preocupação e responsabilidade em orientar de forma correta e GRATUITA os mais novos.
Sem abraços.
Concordo com vc IVAN RJ, esse povo só vai no que a maioria diz, sem se importar com a engenharia e termos técnicos envolvidos no projeto.. Por isso que os melhores mecânicos selecionam seus clientes, para não ter que ouvir esse tipo de coisa..

kaiokold
28-03-13, 14:19
Sem desmerecer ninguém , mas prefiro
seguir o manual onde engenheiros estudaram e determinaram a km de troca e não o que um dentista que entende de obturação postou em algum forum de moto rsrsrs

Abs

emerson merighi
28-03-13, 15:27
o ivan ta estressado hj.....oia, fecha tudo pega a moto e vai andar num lugar q vc gosta!
nao se estresse ivan, devagar a gente vai chegando la, e sao muito poucos que sao doidos igual ao sandro lara.... quanto a esse nogocio de clima entre aqui e la nos EUA , acho no minimo estranho essa diferenca absurda na troca de quilometragem do oleo.....la tem a california que e quente e aqui temos sao paulo e o sul do pais que tem clima ameno e frio.....talves seja essa gasolina misturada porcaria q a gente tem aqui....
um grande abraco ivan, saiba que escutamos seus conselhos sim....

GiovanniSepi
28-03-13, 15:34
Resumindo, qual o melhor CxB em óleos para uma GSR. 150i, que anda 50km por dia, divididos em 4 trajetos, ou seja, uso leve.

Ivan RJ
28-03-13, 15:53
Vou pegar a moto e dar uma volta. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Vc lembrou bem sobre a qualidade da gasolina, de fato o vapor que sempre contamina o óleo, mesmo sendo pouquíssimo, pode ter alguma coisa com o tipo de óleo indicado.
Mdorigon, lembrou bem, também, eu me esqueci dos novos óleos da Elf 10w 40. Nunca usei, ainda mantenho o Petrobras Essencial 20w 50 que entrou no lugar do Lubrax GP Moto. O que estou usando da ELF, é caro, mas excelente é o Flúido de Freio DOT 5.1, meio litro R$40,00 aqui no Rio. Não ferve de jeito nenhum, bem diferente dos DOT 3 e DOT 4.
Em se tratando de ELF, sabemos que todos os produtos desta empresa são TOP de Linha. O custo é alto mas compensa.
Um grande abraço a todos os irmãos.
PS: Só como lembrança, este ano a temperatura no Rio passou dos 40 e muitos graus várias vezes com sensação térmica acima dos 50 e muitos.

Alexandre RJ
28-03-13, 19:06
Quanto absurdo!!!
Daqui a pouco eu vou passar a régua nesse tópico. Se vcs não querem atender a opinião de dois Moderadores que são mecânicos, pra que abrir um tópico para debater o que não será feito e ocupar espaço no PN?
Emerson, as espcificações são diferentes devido a climatização da moto e ao próprio clima do país, seria como usar óleo 10W 40 na Yes, iria virar água no calor escaldante de nosso país. Apesar que na tampinha do cárter está gravado isso.
Eu troco a cada 3.000, não vou poluir o planeta que pertence a todos, mais que o necessário, meu dinheiro não nasce em árvore.
Stone desiste, é melhor rasgar nossos diplomas, pararmos de estudar, e virarmos mecânicos de beira de calçada que é o que o pessoal mais gosta e toda vez que aparecer uma R1, Hayabusa, Srad,... vamos dizer que não atendemos, só fazemos mecânica para cgzeiro, qualquer porcaria serve. Não adianta tratarmos motos pequenas como se fossem grandes, pela nossa admiração e respeito ao motociclismo e ao motociclista irmão, eles mesmos não querem!
Esqueci, vamos deixar de sermos moderadores, desta forma poderemos escrever qualquer besteira sem a menor preocupação e responsabilidade em orientar de forma correta e GRATUITA os mais novos.
Sem abraços.

Não tenho o que dizer mais nada....

Eu tenho usado óleo de motor Mobil Super Moto 4T MX 15W-50 Semi Sintético com Bardalh B12 na minha yes, trocado de 3000 em 3000...

Até agora, tá show, não notei muita diferença para quando usava o yamalube com bardalh B12. Só acho na minha humilde opinião de usuário que este que estou usando deve ser um pouquinho superior ao yamalube, e mais nada além disso.

Forte abraço a todos.

CONKER
28-03-13, 23:46
No meu ver Lubrax é um dos melhores custo/benefício que temos. Classificação muito boa e um preço justo.
Surgiu no mercado um Bardahl SL com um preço semelhante ao Lubrax, eu ainda não testei mas creio que seja de qualidade parecida

Sempre colocava o Lubrax na minha ex-titan 03, uma vez fui trocar e não tinha coloquei um sintético da Mobil mas acho que ela não gostou pois ficou dando uma fumaçada nas aceleradas fortes, troquei para o Lubrax e problema resolvido, será porque ela estava com mais de 80.000 rodados e tem a ver com a viscosidade? Abraços

guilhermeaugusto
29-03-13, 07:36
gente, abri o topico para tirar duvidas, que no qual agradeco muito todas as solucoes apresentadas, valeu mesmo gente! Stone, Ivan, sempre observo seus conselhos, nao se rebaixe com discussoes futeis....cada ajuda aqui sempre eh bem vinda, so nao tinha experiencia com isso e ficava com receio de fazer tal coisa, mas valeu mesmo, continue nos ajudando ai..Jesus os abencoe!

Shaiky Castro
29-03-13, 13:50
Na minha Yes 2009 trocava de três em três mil km, agora que ela já passou dos 50.000 km e eu a uso de modo digamos... severo, passei a trocar a cada 1.500 km alternando troca do filtro de óleo. Em motos com uso igual a minha, é totalmente normal que o nível do óleo baixe um pouco, devido o motor trabalhar numa temperatura mais alta, o que não pode acontecer é o óleo queimar junto com o combustível, aí o problema é sério. Se houver necessidade, eu completo com o óleo que estou usando, no meu caso o Castrol Semissintético Trizone 10w30, sem problema nenhum.

jott257
29-03-13, 15:41
Sempre colocava o Lubrax na minha ex-titan 03, uma vez fui trocar e não tinha coloquei um sintético da Mobil mas acho que ela não gostou pois ficou dando uma fumaçada nas aceleradas fortes, troquei para o Lubrax e problema resolvido, será porque ela estava com mais de 80.000 rodados e tem a ver com a viscosidade? Abraços


Sim tem sim... pra motores mais rodados, tem mais folgas entao um oleo mais fino sempre acaba passando e queimando na camara de combustao.... por isso a galera recomenda por oleo mais grosso quando o veiculo começa a queimar oleo... o oleo mais grosso e mais dificil de passar

Ivan RJ
30-03-13, 21:18
Shaiky, não entendi. Enquanto a moto era nova vc trocava a cada 3.000 e no momento com a moto mais rodada vc usa um óleo semi sintético com uma viscosidade menor?
Um grande abraço a todos os irtmãos.

Rafael WF
30-03-13, 22:32
Na minha Yes 2009 trocava de três em três mil km, agora que ela já passou dos 50.000 km e eu a uso de modo digamos... severo, passei a trocar a cada 1.500 km alternando troca do filtro de óleo. Em motos com uso igual a minha, é totalmente normal que o nível do óleo baixe um pouco, devido o motor trabalhar numa temperatura mais alta, o que não pode acontecer é o óleo queimar junto com o combustível, aí o problema é sério. Se houver necessidade, eu completo com o óleo que estou usando, no meu caso o Castrol Semissintético Trizone 10w30, sem problema nenhum.
Esse é o recomendado pelo fabricante da sua Yes 2009, ou mais fino?

Ivan RJ
30-03-13, 23:08
Na Yes o recomendado é o normal, 20W 50 Mineral, mas pode usar semi ou sintético.
Um grande abraço a todos os irmãos.

emerson merighi
31-03-13, 01:13
eu nao ligo pro nome e nem pra marca de oleo....
pra mim o que conta e classificacao do oleo, tipo api SL jaso MA...todo o resto acho que nao passa de propaganda e marketing....
por isso, achei um oleo com uma boa classificacao e num preco muito muito bom e comprei seis caixas fechadas, ou seja 144 litros...tenho oleo pra muito tempo...

juhpalaver
31-03-13, 20:51
1- Ai depende, se for vazamento, ou queima normal do motor.
2- se for por vazamento, compensa corrigi o problema e trocar, se for de queima do motor, acho que nao.
3- se vc usa MOTUL ou algum oleo para 3000 nao tem problema, só fica de olho na quantitade.

BRUNO TALMAN
31-03-13, 20:59
Cara realmente nao da pra entender, essas motos vem com o manual falando pra trocar oleo con 3000 nao existe isso. A titan da honda flaa pra trocar assim tbm.. Numca vi isso
oleo tem que ser com 1000 noo limite saco. Anao ser que seja motul 5100 ou 3000 e olhe la ainda eim..
Oleo se troca acada 1000, oque agente ve dee moto fundino e batendo biela por ai.
Tudo por nao trocar oleo.
Nao completa cara.
Troca..
Coloca impiranga pra 1000 opu mobil pra 1100 no limite sacao. Valew espero ter ajudado.... Te mais..

Stone
01-04-13, 22:57
Cara, cada um faz oque quer, não sei que moto você tem, se for uma 150 te garanto que o motor vai fundir bem antes que o meu, que já tem 61 mil km.
Sabe porque? porque trocar o óleo não é tudo, aliás, é o menos importante, se só ir completando e nem trocar o motor vai guentar muito, andei 3 anos de trilha fazendo isso em minha CG bolinha e nunca fundiu, e detalhe, eu completava com óleo queimado! (claro que fazer isso é totalmente errado)
O que faz a vida útil do motor vai muito além do óleo.
Sabe porque a moto bate biela cedo? Porque o caboclo não abre a tampa do motor pra limpar o filtro centrífugo do óleo que no manual diz que é necessário limpar a cada 4 mil km.
Sabe porque a moto começa a baixar óleo e bater pistão? Porque o dono nunca verifica o filtro de ar que deve ser visto na mesma kilometragem que se troca o óleo, que no caso do motor 150 honda o manual indica a cada 4 mil km. E outra, filtro de ar de papelão não se limpa muito menos se passa ar, se troca e mais nada, novo já não filtra lá muito bem, muito menos velho e com os poros todos abertos devido a pressão do ar comprimido.

As vezes, como mecânico, eu nem deveria estar falando essas coisas e passando essas informações, não é todo mecânico que pensa igual eu, eu acho que conhecimento guardado não serve pra nada. Mas enfim, eu poderia estar vendendo o triplo do óleo que eu vendo, mas como não sou só mais um eu tento passar informações corretas pros meus amigos

CkOFan
02-04-13, 09:17
Cara, cada um faz oque quer, não sei que moto você tem, se for uma 150 te garanto que o motor vai fundir bem antes que o meu, que já tem 61 mil km.
Sabe porque? porque trocar o óleo não é tudo, aliás, é o menos importante, se só ir completando e nem trocar o motor vai guentar muito, andei 3 anos de trilha fazendo isso em minha CG bolinha e nunca fundiu, e detalhe, eu completava com óleo queimado! (claro que fazer isso é totalmente errado)
O que faz a vida útil do motor vai muito além do óleo.
Sabe porque a moto bate biela cedo? Porque o caboclo não abre a tampa do motor pra limpar o filtro centrífugo do óleo que no manual diz que é necessário limpar a cada 4 mil km.
Sabe porque a moto começa a baixar óleo e bater pistão? Porque o dono nunca verifica o filtro de ar que deve ser visto na mesma kilometragem que se troca o óleo, que no caso do motor 150 honda o manual indica a cada 4 mil km. E outra, filtro de ar de papelão não se limpa muito menos se passa ar, se troca e mais nada, novo já não filtra lá muito bem, muito menos velho e com os poros todos abertos devido a pressão do ar comprimido.

As vezes, como mecânico, eu nem deveria estar falando essas coisas e passando essas informações, não é todo mecânico que pensa igual eu, eu acho que conhecimento guardado não serve pra nada. Mas enfim, eu poderia estar vendendo o triplo do óleo que eu vendo, mas como não sou só mais um eu tento passar informações corretas pros meus amigos

Aí que dá orgulho dos irmãos!

Parabéns!

nil_bad
02-04-13, 09:26
Como eu queiro morar perto do Stone ou Ivan, nós precisamos é de mecânicos assim.

CkOFan
02-04-13, 09:31
Como eu queiro morar perto do Stone ou Ivan, nós precisamos é de mecânicos assim.

Pior, agora eu to atras de um bom mecânico... e quem disse que eu encontro?

Se todos os profissionais fossem assim, não só os mecânicos, o Brasil seria um país BEM diferente.
Pensar no coletivo não é fácil...

Sport 150
02-04-13, 13:02
Guilherme, no manual diz que a troca deve ser feita a cada 3 mil. Alguém perdeu um tempinho fazendo umas continhas pra chegar nesse valor.
Sendo assim, você pode apenas completar e continuar considerando os 3 mil de antes.
Porém vai de cada um, no meu caso, procuro trocar a cada 1000 km e sempre troco o filtro de óleo.
Como no próprio manual diz, isso só aumenta os custos operacionais, mas eu me sinto mais confortável trocando dessa maneira.

Espero ter ajudado.

Abraço!
Estou contigo parceiro eu faço o mesmo procedimento na minha sport 150 a cada 1000 km rodado procuro trocar o oleo ja que viajo muito.

Ivan RJ
02-04-13, 20:23
Bruno e Sport 150, TUDO ERRADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Será vcs não entenderam nada do que foi postado? Não dá.
Nós perdemos nosso tempo para fazermos uma orientação correta e gratuita e vcs não aprendem?
Sport, já que vc viaja muito, o óleo de sua moto deve atingir a temperatura ideal de funcionamento, logo, DURA muito.
Deixa pra lá, estou enxugando gêlo ou batendo palma pra maluco dançar. Quando encher o saco eu tranco.
Um grande abraço a todos os irmãos.

nil_bad
02-04-13, 20:58
Bruno e Sport 150, TUDO ERRADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Será vcs não entenderam nada do que foi postado? Não dá.
Nós perdemos nosso tempo para fazermos uma orientação correta e gratuita e vcs não aprendem?
Sport, já que vc viaja muito, o óleo de sua moto deve atingir a temperatura ideal de funcionamento, logo, DURA muito.
Deixa pra lá, estou enxugando gêlo ou batendo palma pra maluco dançar. Quando encher o saco eu tranco.
Um grande abraço a todos os irmãos.

Calma, nem tudo está perdido, eu era um dos que trocava óleo de 1.000 em 1.000, graça aos ensinamentos dos mecânicos do PN estou mais informado. ;)

Carlos Henrique
02-04-13, 20:58
Esses caras se preocupam mais em trocar o óleo de mil em mil do que da classificação e da qualidade do óleo que colocam nas motos.. Não sabem nem que existe manual da moto pra isso..

Bacurau
02-04-13, 20:59
Cara, cada um faz oque quer, não sei que moto você tem, se for uma 150 te garanto que o motor vai fundir bem antes que o meu, que já tem 61 mil km.
Sabe porque? porque trocar o óleo não é tudo, aliás, é o menos importante, se só ir completando e nem trocar o motor vai guentar muito, andei 3 anos de trilha fazendo isso em minha CG bolinha e nunca fundiu, e detalhe, eu completava com óleo queimado! (claro que fazer isso é totalmente errado)
O que faz a vida útil do motor vai muito além do óleo.
Sabe porque a moto bate biela cedo? Porque o caboclo não abre a tampa do motor pra limpar o filtro centrífugo do óleo que no manual diz que é necessário limpar a cada 4 mil km.
Sabe porque a moto começa a baixar óleo e bater pistão? Porque o dono nunca verifica o filtro de ar que deve ser visto na mesma kilometragem que se troca o óleo, que no caso do motor 150 honda o manual indica a cada 4 mil km. E outra, filtro de ar de papelão não se limpa muito menos se passa ar, se troca e mais nada, novo já não filtra lá muito bem, muito menos velho e com os poros todos abertos devido a pressão do ar comprimido.

As vezes, como mecânico, eu nem deveria estar falando essas coisas e passando essas informações, não é todo mecânico que pensa igual eu, eu acho que conhecimento guardado não serve pra nada. Mas enfim, eu poderia estar vendendo o triplo do óleo que eu vendo, mas como não sou só mais um eu tento passar informações corretas pros meus amigos


Bruno e Sport 150, TUDO ERRADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Será vcs não entenderam nada do que foi postado? Não dá.
Nós perdemos nosso tempo para fazermos uma orientação correta e gratuita e vcs não aprendem?
Sport, já que vc viaja muito, o óleo de sua moto deve atingir a temperatura ideal de funcionamento, logo, DURA muito.
Deixa pra lá, estou enxugando gêlo ou batendo palma pra maluco dançar. Quando encher o saco eu tranco.
Um grande abraço a todos os irmãos.

Stone e Ivan, sei que devem se aborrecer com alguns por aqui, mas tenham certeza que existem pessoas, assim como eu, que ficam extremamente felizes com suas dicas e ensinamentos. Aprendi muito. Obrigado!

Tenho uma dúvida quanto ao óleo para Bros (ano 2013), no manual diz que o recomendado é o "SAE 10W30 SJ ou Superior". Este "superior" seria em que sentido? Números superiores? Tipo, 20W40? (posso estar falando besteira das grandes, mas é que não conheço nada sobre o assunto mesmo rsrs)

Defeacer
02-04-13, 21:04
Stone e Ivan, sei que devem se aborrecer com alguns por aqui, mas tenham certeza que existem pessoas, assim como eu, que ficam extremamente felizes com suas dicas e ensinamentos. Aprendi muito. Obrigado!

Quando eu vejo algum post que o Ivan ou Stone respondeu, independente de qualquer assunto que seja, eu já vou lá fuçar porque eu sei que vou aprender algo. Não é puxação de saco. Mas não desistam Ivan e Stone,tenham calma :P

Ivan RJ
02-04-13, 21:32
Bacurau, este termo "SUPERIOR" se refere a classificação.
Vamos tentar de outra forma:
Quando forem comprar óleo vejam o seguinte, se a clasificação for abaixo de SL, exemplo SG, não comprem. OK?
Comprem somente óleos de SL para cima.
Um grande abraço a todos os irmãos.

guilhermeaugusto
02-04-13, 21:47
stone e ivan, agradeco de coracao a vcs e a muitos outros que se dedicam e suportam nossa ignorancia. Quero dizer a vcs, que antes de ir a algum mecanico da cidade, se nao for caso de urgencia, irei consulta-los por aqui, porque o que aprendi em poucos meses de PN, mecanico nenhum da cidade me informou, pelo contrario, me faziam de bobo, exemplo citado com esse topico, onde eu tambem trocava de 1500 a 1500, sendo que nem sabia a km certa de se trocar...agora eu aviso meus colegas sobre isso, o meu bolso agradece seus conselhos, muito obrigado, e nao desistam de nos, creio que muitos irao seguir seus conselhos ainda, assim como eu aprendi a seguir, valeu mesmo!!!!

Bacurau
02-04-13, 21:54
Bacurau, este termo "SUPERIOR" se refere a classificação.
Vamos tentar de outra forma:
Quando forem comprar óleo vejam o seguinte, se a clasificação for abaixo de SL, exemplo SG, não comprem. OK?
Comprem somente óleos de SL para cima.
Um grande abraço a todos os irmãos.

Entendi, obrigado. Pesquisei um pouco no google para entender o que significam os termos SAE 10W30 também.

De qualquer forma, irei usar apenas o especificado no manual (SAE 10W30 SJ).

mdorigon
03-04-13, 08:09
Cara realmente nao da pra entender, essas motos vem com o manual falando pra trocar oleo con 3000 nao existe isso. A titan da honda flaa pra trocar assim tbm.. Numca vi isso
oleo tem que ser com 1000 noo limite saco. Anao ser que seja motul 5100 ou 3000 e olhe la ainda eim..
Oleo se troca acada 1000, oque agente ve dee moto fundino e batendo biela por ai.
Tudo por nao trocar oleo.
Nao completa cara.
Troca..
Coloca impiranga pra 1000 opu mobil pra 1100 no limite sacao. Valew espero ter ajudado.... Te mais..

Puxa vida Bruno...vou avisar meu motor de yes com 82 mil km de trocas de 3 em 3 mil que ele deveria ter parado de funcionar...e usando 10w40 pra moto por mais de 50 mil km e agora 15w40 para frota mista (diesel e gasolina) com molykote junto.
A verdade ja foi dita aqui, oleo não salva motor...não adianta trocar de mil em mil e moer o motor, não fazer revisões, andar com o pior combustivel que tem...e assim vai. Mas...vou avisar o meu motor pra fundir...ja que vc tem certeza que isso deveria acontecer.

2weels
03-04-13, 09:05
Tb sou da opniao de seguir o manual. Receio de trocar o oleo a cada 3000 imagine se fosse carro entao, que o motor é MTO mais caro de retifica e troco a cada 15000km ( sempre orientaçao do manual e usando oleo original ).

CkOFan
03-04-13, 09:37
Quando eu vejo algum post que o Ivan ou Stone respondeu, independente de qualquer assunto que seja, eu já vou lá fuçar porque eu sei que vou aprender algo. Não é puxação de saco. Mas não desistam Ivan e Stone,tenham calma :P

Concordo e faço o mesmo :P

Alguém aqui usa óleo Ipiranga?

Sport 150
03-04-13, 11:17
Stone, é DIFÍCIL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Essa é a bilionésima vez que falamos sobre esse assunto, nem adianta pedir que pesquisem no fórum. SIGAM O MANUAL!!! É tão difícil?
Vcs estam poluindo planeta que é noso também, nós também pagamos impostos, vcs trocando o óleo sem nenhum uso praticamente estam gerando poluição. Quanto mais preto sai o óleo, quer dizer que ele cumpriu o seu papel de manter o motor limpo. É SIMPLES!!!
Troquem o óleo como manda a fábrica o resto é informação FALSA!
Nenhum óleo dura mais ou menos que o outro.
Sigam o MANUAL.
Um grande abraço a todos os irmãos.
Falou tudo mesmo, sinceridade e honestidade desta forma contribuimos para uma comunicação de qualidade e acesso a todos.

emerson merighi
03-04-13, 14:11
eu comprei uma porrda de oleo categoria sj bem barato e soco na moto sem problema, de 3 em 3 mil km...pois no manual manda sg ou melhor, entao ta dentro da especificacao e ta blz....minha duvida fica por conta do molykote a2...sera que se eu colocar isoo na hayabusa vai patinar embreagem?...se acontecer isso eu pego em bomba, ate hoje so tive coragem de colocar na gs500 que o motor tem uns 50 cv...e fraco e nao desliza msm porque a embreagem e robusta.....a embreagem da busa tambem e muito robusta, mas o motor e um monstro...entao....

GiovanniSepi
03-04-13, 15:17
Alguem poderia dar mais informações sobre esses produtos que colocam junto com o óleo, molykote, e etc.

mdorigon
03-04-13, 15:58
eu comprei uma porrda de oleo categoria sj bem barato e soco na moto sem problema, de 3 em 3 mil km...pois no manual manda sg ou melhor, entao ta dentro da especificacao e ta blz....minha duvida fica por conta do molykote a2...sera que se eu colocar isoo na hayabusa vai patinar embreagem?...se acontecer isso eu pego em bomba, ate hoje so tive coragem de colocar na gs500 que o motor tem uns 50 cv...e fraco e nao desliza msm porque a embreagem e robusta.....a embreagem da busa tambem e muito robusta, mas o motor e um monstro...entao....

Vai ter que testar Emerson... eu uso na minha humilde yes 125cc e não patina. Pra ajudar uso ursa tdx premium 15w40 api sl/ci-4 que não é especifico de moto e nem com tudo isso minha embreagem patinou até hj...e ainda é original.

Zicada50
03-04-13, 16:01
Tbm queria saber um pouco sobre esse tal de molykote para que serve esse aditivo...!

mdorigon
03-04-13, 16:07
Tem um topico só sobre isso pessoal. Usem a pesquisa e vão achar ele, foi movimentado recentemente até, la vai ter info sobre molykote a2 e militec. Bom proveito.

TINHOSO
03-04-13, 19:57
O óleo tb serve para resfriar o motor.Por isso sempre mantenho na marca máxima.

emerson merighi
04-04-13, 01:05
Vai ter que testar Emerson... eu uso na minha humilde yes 125cc e não patina. Pra ajudar uso ursa tdx premium 15w40 api sl/ci-4 que não é especifico de moto e nem com tudo isso minha embreagem patinou até hj...e ainda é original.
cheguei a conclusao q nao vou testar...se der merda sai carissimo, imagina abrir a busa pra trocar os discos de embreagem so porque fui testar isso....vou perguntar em outros cantos, alguem ja deve ter testado isso, vou me informar primeiro..

Ivan RJ
04-04-13, 01:48
Não precisa abrir nada Emerson, 1º não irá patinar e 2º Mesmo sendo impossível patinar, basta esvaziar o cárter virar uns 3 litros de gasolina comum lá dentro bater na ignição sem os cabos de vela, para não ligar o motor e depois retirar a gasolina. Estará tudo limpinho de novo.
Eu continuo usando 10% do Bardhal B12. Sei que até 25% nenhuma embreagem irá patinar, mas 10% já está perfeito para filmar o motor.
Um grande abraço a todos os irmãos.

mdorigon
04-04-13, 07:54
cheguei a conclusao q nao vou testar...se der merda sai carissimo, imagina abrir a busa pra trocar os discos de embreagem so porque fui testar isso....vou perguntar em outros cantos, alguem ja deve ter testado isso, vou me informar primeiro..
Eu entendo seus motivos...kkkk e o medo de estragar esse moto. Tenta dar uma pesquisada no fórum suzuki on line e no forum das honda cbr...quem sabe acha algum material a respeito em motos mais possantes que nem a sua.

CkOFan
04-04-13, 09:42
O óleo tb serve para resfriar o motor.Por isso sempre mantenho na marca máxima.

Na verdade essa é a principal função do óleo, ele faz parte do sistema de arrefecimento (resfriamento) do motor. ;)

Carleetos
04-04-13, 10:16
Como já disseram o ideal é verificar o nível sempre e não ultrapassar o limite indicado pelo manual. Se o manual fala em 4000, não exceda. Se no meio do caminho o nível baixa, complete.

Porém eu prefiro trocar. Faço a troca na minha aproximadamente a cada 2000, pois meu uso é diário, com garupa 80% do tempo, pegando barro, calor extremo, enfim..

A questão ambiental é importante, claro, mas quem usa isso como argumento deve ter cuidado com a hipocrisia. Muitas coisas que a gente faz no dia a dia contribuem para a poluição, então essa postura deve ser contante e em relação a tudo, não só à troca de óleo. Queimar gasolina, por exemplo, já polui, então só o fato de estarmos fazendo deslocamentos curtos de moto ou de carro já vai contra essa ideia.

Isac-RJ
04-04-13, 10:45
Eu troco o óleo da minha moto a cada 3000km porque acima de 2500km com o óleo,o câmbio começa a ficar duro,parecendo que a relação está frouxa.
Eu já li que nos óleos de carro tem aditivos anti atrito que chegam a fazer a embreagem da moto patinar,se for verdade,não é melhor (mais barato) usar óleo de carro que tenham tais aditivos em vez de adicionar molykote ou outro produto?
Se bem que tenho minhas dúvidas se há mesmo diferença entre óleo de carro e de moto.

TINHOSO
04-04-13, 10:58
Na verdade essa é a principal função do óleo, ele faz parte do sistema de arrefecimento (resfriamento) do motor. ;)ema

Então se adaptar um sistema de arrefecimento líquido pode andar sem óleo?

CkOFan
04-04-13, 11:06
ema

Então se adaptar um sistema de arrefecimento líquido pode andar sem óleo?

Não, simplismente ela será refrigerada a água e não a ar, como a maioria das pequenas.
Por isso disse que o óleo "faz parte do sistema", e não "é o sistema", saca? ;)

bruno almeida
04-04-13, 11:32
Não precisa abrir nada Emerson, 1º não irá patinar e 2º Mesmo sendo impossível patinar, basta esvaziar o cárter virar uns 3 litros de gasolina comum lá dentro bater na ignição sem os cabos de vela, para não ligar o motor e depois retirar a gasolina. Estará tudo limpinho de novo.
Eu continuo usando 10% do Bardhal B12. Sei que até 25% nenhuma embreagem irá patinar, mas 10% já está perfeito para filmar o motor.
Um grande abraço a todos os irmãos.

acho inaceitável alguém como o Ivan dar uns conselhos desses...esse procedimento é totalmente condenado por todas as fabricantes e montadoras. E outra coisa tem muito individuo aqui que troca óleo com com 1000,1500, sei lá, e diz que troca com 3000. Pura demagogia.

CkOFan
04-04-13, 12:33
acho inaceitável alguém como o Ivan dar uns conselhos desses...esse procedimento é totalmente condenado por todas as fabricantes e montadoras. E outra coisa tem muito individuo aqui que troca óleo com com 1000,1500, sei lá, e diz que troca com 3000. Pura demagogia.

Eu confio no Ivan! Se ele disse é pq tem fundamento, tenho certeza que ele não ia querer o mal de um dos irmãos.

Abraço!

TINHOSO
04-04-13, 12:38
A função principal do óleo é lubrificar.

CkOFan
04-04-13, 12:44
A função principal do óleo é lubrificar.

E pra que ele lubrifica?
Para as peças não entrarem em atrito e esquentarem. Por isso ele faz parte do sistema de arrefecimento ;)
Se não quiser acreditar, beleza. Só quis contribuir.

Abraço!

Sport 150
04-04-13, 19:19
Como já disseram o ideal é verificar o nível sempre e não ultrapassar o limite indicado pelo manual. Se o manual fala em 4000, não exceda. Se no meio do caminho o nível baixa, complete.

Porém eu prefiro trocar. Faço a troca na minha aproximadamente a cada 2000, pois meu uso é diário, com garupa 80% do tempo, pegando barro, calor extremo, enfim..

A questão ambiental é importante, claro, mas quem usa isso como argumento deve ter cuidado com a hipocrisia. Muitas coisas que a gente faz no dia a dia contribuem para a poluição, então essa postura deve ser contante e em relação a tudo, não só à troca de óleo. Queimar gasolina, por exemplo, já polui, então só o fato de estarmos fazendo deslocamentos curtos de moto ou de carro já vai contra essa ideia.
Assino embaixo, falou tudo mesmo, como você diz muitos de nós temos preguiça as vezes de ir apé até a esquina da frente, assim por adiante.

Nickneo
04-04-13, 19:37
acho inaceitável alguém como o Ivan dar uns conselhos desses...esse procedimento é totalmente condenado por todas as fabricantes e montadoras.

Você já leu o manual dessas motos? O manual é a maneira OFICIAL da montadora dizer como cuidar daquele produto.

mdorigon
04-04-13, 20:15
acho inaceitável alguém como o Ivan dar uns conselhos desses...esse procedimento é totalmente condenado por todas as fabricantes e montadoras. E outra coisa tem muito individuo aqui que troca óleo com com 1000,1500, sei lá, e diz que troca com 3000. Pura demagogia.

Prazer Bruno...Marcio R. Dorigon, usuario de moto que troca de 3000 em 3000 mil e não to aki pra ficar mentindo. Mas to vendo que to perdendo tempo...pq me achas um mentiroso na realidade neh.

bruno almeida
04-04-13, 20:49
Prazer Bruno...Marcio R. Dorigon, usuario de moto que troca de 3000 em 3000 mil e não to aki pra ficar mentindo. Mas to vendo que to perdendo tempo...pq me achas um mentiroso na realidade neh.
mdorigon não to generalizando. Aliás, gosto bastante de seus comentários,mas tem muita gente aqui pagando de politicamente correto. Eu tbm poderia dizer que troco óleo de 3 em 3 mil,mas estaria mentindo... E vou dizer pq faço isso. Simplesmente pq adoro mexer na moto,mas não tenho neura de 1000 em 1000. Aliás essa é uma idiotice absurda... tenho um primo que troca de 800 em 800KM, pra mim ele não passa de um retardado... e já usei óleo "pra carro", "pra caminhão" e nunca patimou embreagem e nem fundiu meu motor. Já usei óleo 10w30 e não baixou, nem vazou,e nem fundiu meu motor como me disse o cara do posto quando eu comprei o óleo kkkk e o óleo eu troco em casa pq sou mecânico, mas não exerço a profissão. Quando tem uns 4 ou 5 litros aqui eu levo no posto pra coleta

Ivan RJ
04-04-13, 20:52
Bruno Almeida, eu só posto alguma que eu já tenha feito em minha moto, ou estudado exaustivamente sobre o assunto.
Mas, se vc puder me dizer o que especificamente achou errado, eu lhe agradeço. Desta forma poderei me corrigir.
Um grande abraço a todos os irmãos.

bruno almeida
04-04-13, 20:57
Ivan,não gostei da idéia de jogar gasolina no cárter... isso é totalmente contra indicado

Ivan RJ
04-04-13, 21:10
Bruno o que posso lhe dizer é que as peças que lá estam podem ser lavadas sem nenhum problema com gasolina até os discos da embreagem. Basta esperar secar bem, sem as tampas para que o vapor da gasolina desapareça. Depois coloque o óleo.
O que eu posso lhe relatar é que nunca tive nenhum problema usando esse procedimento para retirar algum produto usado de forma errada em um motor, como por exemplo o excesso de algum aditivo no óleo usado por clientes fazendo com que a embreagem patinasse.
Esse é outro ponto que sempre deixo claro, o militec foi testado pelo Stone, eu testei o bardhal B12 que é muito mais barato, mas sempre usando percentuais que não prejudicassem os discos. As vezes aparece algum desavisado que usou em excesso e a embreagem está patinando. Eu uso como 1º recurso lavar com gasolina, se não adiantar desmonto e troco os discos.
Repito, nunca aconteceu nenhum problema, espero que continue assim.
Um grande abraço irmão, obrigado pela sua atenção.

PS: Esqueci, Bruno, muitas vezes nos aconselham a não usar tal procedimento, nos cursos eu sempre pergunto aos professores o porque não usar. A resposta é meio enigmática, eles respondem que aprenderam assim, aí o aluno fica com a dúvida. Por isso eu sempre testo o que teoricamente não daria certo em minha própria moto.
As vezes não dá, realmente, mas testei na minha antes de aconselhar alguém a realizar o mesmo procedimento.
Ótimo debate Técnico. Parabéns Bruno.

bruno almeida
04-04-13, 21:20
Confio na sua experiência pratica Ivan, mas é sempre bom explicar da forma correta pois vc sabe como é né!! Vai que algum maluco aqui coloca gasolina no cárter pra "lavar" o motor por dentro e faz cagada,depois queima o fórum...Quanto ao Bardhal eu gosto de usar ele na montagem de alguma peça do motor. Minha 150 que está com 97 mil km tava com barulhinho chatinho típico de válvula,então desmontei a mesa do comando e lavei tudo com gasolina e lubrifiquei os rolamentos e o comando com bardhal puro... ficou zera um grande abraço Ivan

FelipeLiposo
04-04-13, 22:29
E pra que ele lubrifica?
Para as peças não entrarem em atrito e esquentarem. Por isso ele faz parte do sistema de arrefecimento ;)
Se não quiser acreditar, beleza. Só quis contribuir.

Abraço!

Exatamente CkOFan. O óleo além de lubrificar as partes internas do motor, faz parte do sistema de arrefecimento do mesmo. Inclusive por isso que a Twister por exemplo tem radiador de óleo.
E uma coisa que me deixou curioso, pois não entendo nada de mecânica foi a questão da nova BMW R1200 Gs: Apesar do novo motor ter refrigeração líquida, a BMW afirmou que o principal sistema de arrefecimento da moto é a ar/óleo, pois o sistema de água é responsável por apenas 20% do arrefecimento do motor, pelo fato dele estar concentrado apenas na área das válvulas e do virabrequim, liberando o outro sistema para trabalhar melhor no resto do motor. Achei super curioso isso :confused:.....

No mais acho que esse é um dos melhores tópicos que surgiram nos últimos tempos aqui no PN, pois o nível técnico está muito bom e todos estão ajudando e procurando informações para dessa maneira aprender um pouco mais, inclusive esse NOOB que vôs fala hehe :p.....

guilhermeaugusto
04-04-13, 22:50
No mais acho que esse é um dos melhores tópicos que surgiram nos últimos tempos aqui no PN, pois o nível técnico está muito bom e todos estão ajudando e procurando informações para dessa maneira aprender um pouco mais, inclusive esse NOOB que vôs fala hehe :p.....[/QUOTE]

A minha intencao em abrir um topico foi sempre essa, confesso que quando abri ele pensei que iria ser zuado pra caramba, mas quando vi profissionais da area nos ensinando, fique sobremodo feliz! que sempre continue assim, atraves disso posso confiar mais na motoca quanto sua performace e durabilidade. Como eh o ditado, conselho se fosse bom, nao era dado, mas discordo totalmente, acredito na biblia que diz, onde ha conselhos, ha multidao de sabedoria. abracos!

Ivan RJ
05-04-13, 00:09
Valeu Guilherme, por suas palavras. É isso que nos faz continuar mesmo estando cansados ou com muito trabalho.
Bruno faça um pequeno teste, totalmente reversível se vc quiser.
Coloque de 10% à 15% de Bardhal B12 quando trocar o óleo do motor de sua moto e veja se o resultado será satisfatório.
Eu, também, tenho o hábito de lubrificar peças com o Bardhal B12 ou Moliokote com bissulfeto de molibidênio, dependendo do caso.
Contra esses dois lubrificantes, somente o preçoooooooooooooo. Mas o resultado é ótimo.
Um grande abraço a todos os irmãos.

PS: Vamos continuar desenvolvendo o tópico, quem tiver dúvidas ou tenha descoberto um novo lubrificante para uma determinada situação, POSTE para debatermos.

Shaiky Castro
06-04-13, 12:07
Respondendo ao amigo Ivan RJ; Quando comprei minha moto o óleo recomendado era o lubrax gp moto, porém percebi que conforme o motor ia amaciando após algumas trocas, o óleo mesmo novo, não estava bom, e por "bom" quero dizer que conforme o motor esquentava , ficava mais dificil passar as marchas, chegando ao ponto de ter que desligar a moto no semáforo para engatar o neutro. Desisti do lubrax e passei a usar o Ipiranga que no inicio até que ficou bom, mas duas trocas depois, ficou igual ao lubrax. Então resolvi testar o Castrol semissintético 10w 30 trizone e todos esses problemas acabaram, todo dia rodo em media 80 km ou mais, sempre a 80 km/h ou mais e não tive mais nenhum desses sintomas que relatei aqui, então pretendo permanecer nele.

Desculpe a demora pra responder, meu dia devia ter 36 horas.

- - - Updated - - -

Respondendo ao amigo RafaelWF: Quando comprei minha yes o recomendado era o Lubrax GP moto, mas agora o recomendado é o Mobil MX alguma coisa que usei uma vez e não quero nunca mais. Agora to no Castrol que está se mostrando ótimo, pois já uso a mais de um ano.

Ivan RJ
06-04-13, 12:34
Perfeito Shayki, realmente eu não sei lhe responder. Sempre usei o Lubrax GP Moto que era o SG. Depois lançaram o Essencial Moto SL que é o que estou usando. Minha moto nunca teve esse tipo de problema.
Quanto ao óleo indicado pela fábrica, vai depender do contrato com quem oferece mais e no menor preço para que seja colocado e indicado no manual, ou seja, "NEGÓCIOS" / negociata.
Se algum mecânico do PN souber reponder seria ótimo.
Um grande abraço a todos os irmãos.

FelipeLiposo
06-04-13, 12:38
Coloque de 10% à 15% de Bardhal B12 quando trocar o óleo do motor de sua moto e veja se o resultado será satisfatório.

IvanRJ me tire uma dúvida:
Certa vez aqui no PN vi alguém comentando que a margem de segurança para utilização desses aditivos sem que a embreagem patinasse era de 100 à 150 ml, logo se eu adicionar essa porcentagem que vc indicou na Yes eu não poderia ter algum tipo de problema (pois ficaria acima da margem de segurança? Isso é se existir realmente margem de segurança), sempre tive dúvidas com relação a esses aditivos.......
Está chegando a hora de trocar o óleo da Yes e queria ver se eu fazia um teste com um desse aditivos, pois estou usando a moto mais intensamente e estou sentindo dificuldade nas trocas de marcha e também sinto que ela está esquentando muito.
Sei que a pergunta pode ter sido muito idiota, mas como falei sou totalmente noob e prefiro perguntar do que fazer alguma Hgada.......rsrs

marchetti87
06-04-13, 15:45
IvanRJ me tire uma dúvida:
Certa vez aqui no PN vi alguém comentando que a margem de segurança para utilização desses aditivos sem que a embreagem patinasse era de 100 à 150 ml, logo se eu adicionar essa porcentagem que vc indicou na Yes eu não poderia ter algum tipo de problema (pois ficaria acima da margem de segurança? Isso é se existir realmente margem de segurança), sempre tive dúvidas com relação a esses aditivos.......
Está chegando a hora de trocar o óleo da Yes e queria ver se eu fazia um teste com um desse aditivos, pois estou usando a moto mais intensamente e estou sentindo dificuldade nas trocas de marcha e também sinto que ela está esquentando muito.
Sei que a pergunta pode ter sido muito idiota, mas como falei sou totalmente noob e prefiro perguntar do que fazer alguma Hgada.......rsrs

Na Twister eu sempre usei 100 ml de Bardahl B12, ou seja, de 1,5 litro eu coloco 1,4 e completo com aditivo. Nunca tive problemas com embreagem patinando e o câmbio fica uma manteiga. rs

Stone
06-04-13, 19:31
FelipeLiposo, 100ml é 10% de um litro e 150 15% :)

Sobre essa de colocar gasolina no cárter, já fiz isso bastante naquelas motos antigas que o motor já está todo cheio de borras por dentro e todo melecado, principalmente aquelas que usam o mobilzão preto por muitos e muitos anos. Mas o detalhe é que Não se deve ligar a moto, esse procedimento limpa o motor por dentro, num motor todo sujo não fica 100% mas melhora muito

emerson merighi
07-04-13, 04:00
e se ligar a moto, o que acontece stoner?
ouvi dizer que tem uns detergentes que coloca no oleo antes de trocar....que voce coloca e da uma volta na moto antes de arriar o oleo que funcionou junto com o tal detergente....que limpa geral....

Carlos Henrique
07-04-13, 12:38
FelipeLiposo, 100ml é 10% de um litro e 150 15% :)

Sobre essa de colocar gasolina no cárter, já fiz isso bastante naquelas motos antigas que o motor já está todo cheio de borras por dentro e todo melecado, principalmente aquelas que usam o mobilzão preto por muitos e muitos anos. Mas o detalhe é que Não se deve ligar a moto, esse procedimento limpa o motor por dentro, num motor todo sujo não fica 100% mas melhora muito
mas nao tem risco dessas borras desgrudarem e entupir os dutos de passagem do óleo nao? fiquei curioso agr...

nil_bad
07-04-13, 15:14
Ouvi dizer que essa prática é antiga e condenado por muitos mecânicos, dentro do motor exite retentores e em contato com solventes tende a ressecar, e agora?

prp.prp
07-04-13, 16:57
e se ligar a moto, o que acontece stoner?
ouvi dizer que tem uns detergentes que coloca no oleo antes de trocar....que voce coloca e da uma volta na moto antes de arriar o oleo que funcionou junto com o tal detergente....que limpa geral....
É o flush, muito utilizado em carros, coloca junto com o óleo e funciona por uns 10 miniutos, depois só retirar todo o óleo e colocar novo. Uns dizem que é prejudicial outro que não, o certo é que só se deve fazer isso se o motor já estiver todo fudido, em motores normais nao é recomendado.

Ivan RJ
07-04-13, 17:55
Vamos por partes:
Sobre o percentual o Stone explicou perfeitamente, 10% em aditivo do total de óleo. Se for colocar 1 Litro de óleo, coloque 900ml de óleo e 100ml de aditivo. No meu caso uso o bardhal B12.
Já tirei muita borra, que mais parecia lama, de dentro de motores péssimamente conservados. Depois de bem secos e colocando-se um bom óleo e um bom aditivo voltaram a funcionar muito bem.
Existem mitos e verdades, jamais teremos certeza absoluta sobre um determinado procedimento, vai da nossa experiência diária. Infelizmente, e nisso todos os mecânicos do PN concordam, existem e são maioria, mecânicos que só se interessam em trocar peças e meter a mão no bolso do cliente, um princípio totalmente condenado por nós.
Um grande abraço a todos os irmãos.

Stone
07-04-13, 20:32
Nunca tive problemas de ressecar borrachas. Antes de ter lava-peças eu sempre lavava tudo com gasolina e nunca me deu problema nenhum.

Carlos Henrique
07-04-13, 22:42
Ressecar deve até ressecar mas quando o óleo novo entra em contato com a borracha de novo acaba neutralizando o efeito da gasolina na borracha, ou seja, não resseca.. Sei lá imagino que deve ser assim..

Stone
08-04-13, 16:07
Realmente pode ser isso.

Sobre o aditivo para limpar. Em um curso que fiz com um professor muito entendido e renomeado aprendi que colocar um frasco pequeno de fluído de freio dentro do motor, rodar uns 10km e trocar o óleo faz essa limpeza toda, melhor do que qualquer aditivo e sem prejudicar em nada o motor. Já conversei com uns amigos mecânicos e eles afirmaram já ter feito isso e funciona mesmo, só que tem que ser um fluído bom, se for dos mais baratinhos não funciona. Eu ainda não tive a oportunidade de fazer esse teste, assim que possível quero fazer.

emerson merighi
08-04-13, 17:08
fico pensando que, esses detergentes dissolvem o oleo geral mas nunca conseguimos escoar todos liquidos dos motores....e esses 400 ml de oleo misturado com detergente que fica depositado em cavidades dos motores maiores prejudiquem o novo oleo a ser adicionado....se não trocar o filtro então, acho que fica comprometido em 100% o novo oleo....

nil_bad
08-04-13, 19:36
Realmente pode ser isso.

Sobre o aditivo para limpar. Em um curso que fiz com um professor muito entendido e renomeado aprendi que colocar um frasco pequeno de fluído de freio dentro do motor, rodar uns 10km e trocar o óleo faz essa limpeza toda, melhor do que qualquer aditivo e sem prejudicar em nada o motor. Já conversei com uns amigos mecânicos e eles afirmaram já ter feito isso e funciona mesmo, só que tem que ser um fluído bom, se for dos mais baratinhos não funciona. Eu ainda não tive a oportunidade de fazer esse teste, assim que possível quero fazer.

Realmente é muito legal essas dicas, pode até ser que isso prejudique alguns componentes do motor a longo prazo, mas é uma coisa que também vai ser feita 1/3 vezes durante a vida do motor (talves).

Acho que esse procedimento é validado apesar dos pesares, no fim acho que os prós é maior do que os contras.

Stone
08-04-13, 20:34
O mecânico que falou pra mim que ja fez esse procedimento disse que era naqueles motores antigos grossos de borra, e ele fazia quando precisava abrir o motor, pra evitar de perder um bocado de tempo lavando as peças. Disse que fazia isso, abria o motor dava uma lavada rapida e estava tudo zerado

emerson merighi
08-04-13, 21:40
ah bom, o motor ia abrir e ser completamente limpo, entao tudo bem....mas numa troca comum, acho que nao presta por esses produtos...