PDA

Ver Versão Completa : Peguei minha primeira moto hoje na Concessionária. Por favor, Dicas de Pilotagem!!!



joaomagalhaess
28-03-13, 22:19
Boa noite senhores!!

Peguei minha primeira moto hoje na Concessionária.
Zerinha!! Uma Suzuki Yes! To apaixonado. Se pudesse botava ela dentro do quarto AIUhaUIhaUIhAUIhA.

O problema é o seguinte: Trata-se da minha primeira moto. Não tenho experiência nenhuma.

Resultado: Saí com a moto da concessionária em pleno trânsito de Belo Horizonte às 18:30. Ou seja, um trânsito desgraçado.
Já estava à noite. E chuvendo. Mas chovendo MUITO!

Meu deus, que cagaço que me deu. Não saía de trás dos carros por nada nesse mundo.
Descobri que, se pudesse, mandava instalar um retrovisor central na moto, igual o de carro. Que falta ele faz!

Fora o detalhe que, o Maldito (sim, maiúsculo) do vendedor, falou que tinha 1,5 L de gasolina.
Andei 3km e a moto morreu. Lá vou eu, empurrar ela morro acima até o posto, debaixo de chuva.

Enfim, depois disso tudo, cheguei em casa inteiro. E o que quero mesmo, é que os mais experientes dêem dicas de pilotagem
para alguém que não tem nenhuma experiência. Vai me ser muito útil!!

Obrigado a todos!!!

PS: O cambio da Yes é meio estranho da primeira pra segunda mesmo? Tem hora que custa a entrar.

Bradock
28-03-13, 22:22
Se você postou essa mensagem então você se saiu bem no primeiro dia com a moto, ou seja chegou vivo em casa! :) Você é habilitado há muito tempo? Costumava pilotar com frequência ou só andou na autoescola?

joaomagalhaess
28-03-13, 22:26
Se você postou essa mensagem então você se saiu bem no primeiro dia com a moto, ou seja chegou vivo em casa! :) Você é habilitado há muito tempo? Costumava pilotar com frequência ou só andou na autoescola?

Custei, mas cheguei! Hehehe

Cara, tirei carteira em Janeiro, e praticamente só andei na autoescola. Sou bem inexperiente mesmo.

Meu dia-a-dia me exigiu a moto. Tava impraticável de ônibus.

Bradock
28-03-13, 22:35
Cara as minhas dicas são:

- Não tenha pressa, seja prudente!
- Pratique, procure uma rua sem movimento e conheça a sua moto, teste umas frenagens, faça curvas... (Não use somente o freio traseiro! 70% diant 30% traz)
- Fique atento ao tipo de piso, se é asfalto. pista molhada ou terra
- Ande de capacete e com a viseira fechada, compre uma jaqueta bacana e umas luvas (que cai equipado se machuca muito menos!)
- Continue de olho no forum que aqui você aprende muita coisa!!

Parabéns!! Abs

joaomagalhaess
28-03-13, 22:55
Cara as minhas dicas são:

- Não tenha pressa, seja prudente!
- Pratique, procure uma rua sem movimento e conheça a sua moto, teste umas frenagens, faça curvas... (Não use somente o freio traseiro! 70% diant 30% traz)
- Fique atento ao tipo de piso, se é asfalto. pista molhada ou terra
- Ande de capacete e com a viseira fechada, compre uma jaqueta bacana e umas luvas (que cai equipado se machuca muito menos!)
- Continue de olho no forum que aqui você aprende muita coisa!!

Parabéns!! Abs

Agradecido, colega!!

Sobre os freios, já percebi que o traseiro não tem trinta por cento da eficiencia do dianteiro. Amanhã vou dar uma treinada boa!


Mais alguém?

Banduleiro
28-03-13, 23:02
Parabéns e bem vindo ao mundo encantado....hehehe
Não se confie muito, mas não seja e muito medroso.
não ande quase no acostamento, ande no meio da faixa.
use e muito as setas de direção, e sempre, sempre olhe no retrovisor e de uma olhada rápida antes de trocar de faixa. só troque de faixa se tiver certeza que tá limpa.
só pegue corredor com transito parado, pelo menos até estar com muita prática.
seja camarada com os outros motoqueiros e motoristas.
como o irmão acima falou, pratique muito pra conhecer sua moto, pegue uma rua sem movimento e treine frenagem.

no mais, com o tempo, você vai pegar a manha.

CONKER
29-03-13, 00:15
Cara as minhas dicas são:

- Não tenha pressa, seja prudente!
- Pratique, procure uma rua sem movimento e conheça a sua moto, teste umas frenagens, faça curvas... (Não use somente o freio traseiro! 70% diant 30% traz)
- Fique atento ao tipo de piso, se é asfalto. pista molhada ou terra
- Ande de capacete e com a viseira fechada, compre uma jaqueta bacana e umas luvas (que cai equipado se machuca muito menos!)
- Continue de olho no forum que aqui você aprende muita coisa!!

Parabéns!! Abs

Acrescentando o que o colega falou:
- Cuidado com aquele acumulo de areia no asfalto principalmente nas curvas;
- Mantenha distancia do veiculo da frente correspondente a sua velocidade sabendo que vai haver tempo para frear numa situação de emergência;
- Na chuva as faixas brancas que dividem as pistas e a faixa de pedestre viram um sabão tanto na aceleração quanto na frenagem :shock:;
- Mantenha os pneus sempre calibrados conforme o manual;
- Retrovisores bem regulados sempre;
- Cuidado com os buracos e se não der para desviar segura firme com as pernas e braços pra aguentar a pancada e com o tempo é só aprender a dar uma levantada do assento e passar de boa...

Parabéns pela aquisição!!! Abraços

emerson merighi
29-03-13, 01:37
nao corra, nao caia, preste atencao no que esta a sua volta, nao freie forte na frente de veiculos pesados, nao confie em sinais vermelhos ou verde e olhe com seus proprios olhos, se nao consegue ver se vem carro numa esquina, pare!..fique ligado no retrovisor, evite sair com chuva, nao entre em curvas fechadas do lado de onibus ou caminhao, sempre preste atencao no que tem no asfalto como oleo, areia, sujeira e desvie, nao passe por cima de tampas de bueiro molhadas, nao passe por cima de faixas brancas no asfalto quando molhadas e nem incline a moto nas curvas sobre essas faixas, a velocidade num corredor entre os carros parados nao deve exceder 25km/h, faca as curvas numa estrada de forma conservadora onde a inclinacao esta longe do limite de aderencia, se algum dia vc sobrar em uma curva(tomara q nunca aconteca) nunca bata de frente....qualquer coisa como ir pro mato, sair da pista, descer um barranco e melhor que bater de frente....por pior que tenha sido a fechada, nao xingue o outro motorista e nao de o dedo...toda vez que ver um veiculo pense numa pergunta: O QUE ESTE CARRO PODE FAZER PRA ME PREJUDICAR?...e va tomando algumas providencias pra se safar, pois algumas vezes o carro vai fazer exatamente aquilo....
ah, toda vez q for sair peca protecao ao senhor, toda vez que chegar bem agradeca a protecao q ele te deu...

Motaro
29-03-13, 08:52
Siga o q o emerson falou ai em cima.
No meu primeiro dia com a moto um carro bateu em mim e eu me fodi todo e minha GSR antiga tbm. Fica ligado XDDDDD

cleverson80
29-03-13, 09:25
Nesse tópico a galera já disse praticamente todas as dicas básicas para uma pilotagem segura, recomendo ler pelo menos o começo do livro PROFICIENT_MOTORCYCLING (http://www.4shared.com/document/yYIx4-JQ/PROFICIENT_MOTORCYCLING_Traduz.html), ele mudou muito minha forma de conduzir e me comportar encima da moto.
aqui um link para a versão traduzida no 4Shared PROFICIENT MOTORCYCLING Traduzido2 - Download - 4shared (http://www.4shared.com/document/yYIx4-JQ/PROFICIENT_MOTORCYCLING_Traduz.html)

E parabéns por já começar se preocupando em aprender. se todos tivessem essa preocupação, não teríamos essa quantidade gigantesca de acidentes envolvendo motos.

cabra de brasilia
29-03-13, 09:34
Dica que posso dar é nunca perca esse medo que se tem quando é iniciante, pois esse medo te força a ter mais prudência.

Quando caboclo acaba esse medo e começa a achar que é Ayrton Senna demais....sabe o que dá......

irai
29-03-13, 11:48
O pessoal deu umas dicas boas aí, e não tem maiores mistérios, o segredo é ter prudencia, a confiança tu vai pegar com o tempo, só não pegue confiança demais, eheh... Eu já tive essa época de me achar o Valentino Rossi, por muita sorte eu passei por ela sem me esbudegar, mas evite isso.

De resto, moto não é bicileta, então ande pelo meio da pista, nada de ficar no cantinho. Ande dentro de uma velocidade segura, rapido demais é ruim, lento demais também é ruim, acompanhe o trafego. Tenha atenção nas curvas, diferente de um carro, pilotar uma moto exige a cordenação de todo o teu corpo, existem algumas tecnicas para curvar e freiar corretamente, tente aprende-las quando puder. E uma das recomendações mais importante, use SEMPRE equipamentos de proteção, sei que andar todos os dias completamente equipado é complicado, mas no mínimo um bom capacete, jaqueta e luvas, isso dá para usar todos os dias, um calçado de cano alto também ajuda.

chiccoli
29-03-13, 13:10
a roncar tem um capacete com retrovisor pra ver no meio, num tem ? resolvido o seu problema! deve ta uns 1000,00 .. ^^
Treina curva, contra esterço. mas sempre leva em consideração o limite da maquina, pq se não respeitar ele, vc se lasca!

caribeanpirate
29-03-13, 13:42
Depois de todos esses conselhos e sugestões a unica coisa que posso dizer é que não tenha pressa por virar motociclista experiente. Isso vem com o tempo. A sua moto vai parar no meio do trânsito você vai bater em espelho de carro, não vai atingir a velocidade que você quer no momento que você quer, vai esquecer de dar seta e vai esquecer de tirar a seta. Tudo isso vai mudar só com o tempo. Dependendo da quantidade de kms que você faça por dia vai demorar mais ou menos. Mas vai chegar o momento em que você vai se lembrar dos seus inícios no mundo das duas rodas com motor e vai sorrir. Só mais uma coisa: respeite sempre as normas e leis no trânsito. É o melhor que você pode fazer pela sua segurança. Muita sorte.

DOUGLAS 00
29-03-13, 14:24
Nesse tópico a galera já disse praticamente todas as dicas básicas para uma pilotagem segura, recomendo ler pelo menos o começo do livro PROFICIENT_MOTORCYCLING (http://www.4shared.com/document/yYIx4-JQ/PROFICIENT_MOTORCYCLING_Traduz.html), ele mudou muito minha forma de conduzir e me comportar encima da moto.
aqui um link para a versão traduzida no 4Shared PROFICIENT MOTORCYCLING Traduzido2 - Download - 4shared (http://www.4shared.com/document/yYIx4-JQ/PROFICIENT_MOTORCYCLING_Traduz.html)

E parabéns por já começar se preocupando em aprender. se todos tivessem essa preocupação, não teríamos essa quantidade gigantesca de acidentes envolvendo motos.

Muito boa dica essa do Proficent. To lendo aqui já, muito bom o material.

renanperim
29-03-13, 15:23
Sem fotos, sem parabens!

O pessoal ja falou o principal, muito cuidado, respeite os limites da moto e seus.
Veja e seja visto.
Treine bastante em uma rua pouco movimentada, aproveite o feriado e o fds para praticar.
Seja muito feliz com ela e ande equipado.

Qual a cor da moto?

augustothalison
29-03-13, 17:50
Cara parabens pela moto primeiramente! eu tenho uma suzuki yes 2012! otima moto!
A dica que lhe dou é, ande sempre prestando muita atenção, pois acidentes quem se machuca mais é quem ta de moto, sempre!
Conheça sua moto, nao ande correndo em locais inapropriados, e nao corra com a moto, nem em locais proprios por inquanto, voce ainda nao tem tanta experiencia assim como disse, controle a moto, nao deixa ela controlar voce, use sempre mais o freio dianteiro do que o freio traseiro, no começo voce vai sentir a moto um tanto quanto pesada, mas com o passar do tempo vai conseguir controlar ela como se fosse uma bicicleta, fique sempre de olho no retrovisor,
possição de pilotagem, fiquei com as pontas dos pés nas pedaleiras, braços um pouco flexionados, nao ande com o pé em cima do freio, vai fazer a moto andar freada, vai estragar as lonas de freio traseiro rapidão, nao ande com a moto em 5º a 40 km/h por exempo, a moto precisa manter uma certa pressão no motor, se nao com o tempo algumas peças vão começar a patinar, faça as curvas devagar, respeite seus limites, conforme for aprendendo, vai evoluindo hehe, fique ligado ao forum, aqui voce vai poder aprender muuitas coisas! ah e poste umas fotos da motoca pra gente ver! da uma olhada na minha Yes se quiser :D é a primeira moto minha tbm!
http://www.pequenasnotaveis.com.br/fotos-das-motocas-8/augustothalison-yes-se-125-atualizado-45422/

Ivan RJ
29-03-13, 21:26
PARABÉNS Cleverson, excelente achado!!!
Só espero que a galera faça o download e não tenham a mesma preguiça de ler quanto tem de ler as régras do PN.
Mais uma vez parabéns irmão.
PS: Eu tenho um outro livro, quem quiser basta solicitar por MP.

Daiana
29-03-13, 22:52
Quando comprei minha primeira moto, minha CG Titan 150 2008, que aliás já cheguei a postar fotos dela aqui no fórum. Eu junto com meu tio mais experiente, fomos treinar num loteamento, ele com a dele e eu com a minha. Eu tinha acabado de pegar habilitação, estava com a provisória ainda. Treinei a tarde toda e foi bom, no dia seguinte só depois de ter certeza de que queria ir trabalhar de moto e não a pé, eu fui e fui devagar, na minha mão, numa boa, claro que dá um certo medo, mas o medo é bom, sempre tenha, porque o medo nos faz ser prudentes, quem acha que sabe tudo, acaba se ferrando porque se acha experiente demais e sabido demais, na verdade não sabe nada. Quando perdi o medo de andar de moto, comecei a achar que sabia tudo e sofri meu primeiro acidente. Anda numa boa, na sua, conheça a sua moto, ouça o som do motor a cada troca de marcha, só andando durante o dia a dia você pegará prática, detalhe: mudei de cidade e sei lá, o transito aqui é mais "pesado", percebi que muitas pessoas não todas, não respeitam motociclistas, preste a atenção por vc e pelos outros, muitos carros cortam a minha frente por exemplo, todos os dias, mas andando nos limites é muito dificil acontecer alguma coisa, quando quiser correr, pegue uma estrada sossegada. Boa sorte e parabéns!! Foi uma ótima aquisição.

joaomagalhaess
29-03-13, 23:30
Sem fotos, sem parabens!

O pessoal ja falou o principal, muito cuidado, respeite os limites da moto e seus.
Veja e seja visto.
Treine bastante em uma rua pouco movimentada, aproveite o feriado e o fds para praticar.
Seja muito feliz com ela e ande equipado.

Qual a cor da moto?

Pode deixar que até domingo posto fotos dela! Ainda não tive como tirar.
Ela é prata!

Hoje andei bastante, atravessei a cidade nela. Sem trânsito nenhum, claro.
Posso dizer que já dei uma acostumada, só me sinto inseguro ao deitar a moto (mesmo devagar, e principalmente pra direita)
e principalmente, inseguro com muitos carros ao meu redor. Mas aos poucos, acho que passa.

No mais, muuuito obrigado às respostas de vocês!!!

CkOFan
30-03-13, 00:03
Como o renan disse, parabéns só com foto...

Cara, o principal é: PRESTE A ATENÇÃO EM TUDO! :D
No carro do lado, no cachorro, no buraco, na tia atravessando a rua, na moto da frente, na sinaleira, no pardal...
De preferência em tudo ao mesmo tempo. kkkkkkk

O resto o dia-a-dia vai te trazer, quanto mais se pratica, mais "treinado" tu fica.

Bem vindo ao PN!
Abraço!

coreanas
30-03-13, 00:12
Vou te dar só uma dica: NUNCA FREIE SÓ COM O TRASEIRO!

Fagner
30-03-13, 01:02
BOm cara o pessoal ja te disse tudo entao muitos km de felicidade com ela abraço

cleverson80
30-03-13, 11:03
PARABÉNS Cleverson, excelente achado!!!
Só espero que a galera faça o download e não tenham a mesma preguiça de ler quanto tem de ler as régras do PN.
Mais uma vez parabéns irmão.
PS: Eu tenho um outro livro, quem quiser basta solicitar por MP.
Valeu Ivan, esse livro me deu muita segurança para retornar ao mundo das duas rodas, em 2006 sofri um acidente que me custou 2 hastes, 19 parafusos, 6 meses afastado do trabalho e ao retornar perdi o emprego, foi um grande baque que se sofri, e se conhecesse 10% do que o livro aborda tenho certeza que não teria passado de um susto.
Tenho também outros livros, artigos, mas sem duvidas esse é o mais completo e direto que li, se puder me mandar/ informar o que você tem agradeço.

irai
30-03-13, 12:02
Essa diferença que tu sente entre curvar para a direita e para a esquerda é bem normal, logo logo tu vai estar curvando bem para os dois lados, mas sempre vai sentir maior confiança curvando para um dos lados. Eu faço curvas para a direita muito melhor que para a esquerda, sei lá porque.

Neto SP
30-03-13, 13:11
Uma dica importante é COMPRE OS MELHORES EPIs que seu bolso permita capacete,jaqueta,luvas,calça e botas se possível mas se não for pelo menos capacete jaqueta e luvas dever ser as melhores possíveis.

sandro lara
30-03-13, 13:41
Pilotagem só o tempo ensina , equipamentos só os tombos lembram , abraços.

Joao XTZ
30-03-13, 16:55
João Magalhães , bem vindo ao PN , e leia e releia esse tópico , pois os melhores conselhos , o pessoal já te deu , pode ficar sussegado , e ir na manha ...

Unico conselho , que eu te dou , é comprar bons equipamentos de proteção ... eu que estou sem moto tenho capacete Bom ,e jaqueta excelente ...e vendo as outras coisas do kit ... só esperando a moto ... Voce já tem que ter isso já tendo a moto ...

Boa sorte com a moto , e com esse transito de BH . ooo lugar bão ...

valeu ...

CkOFan
30-03-13, 21:15
Pilotagem só o tempo ensina , equipamentos só os tombos lembram , abraços.

Baita frase!

kaiokold
30-03-13, 22:02
Direção defensiva sempre , as vezes é dificil , mas manter o limite de velocidade pode salvar. As vezes rua vazia , mas entra numa curva e tem um lixo fazendo uma manobra errada por exemplo , moto é complicado rsrs.

Equipamentos , andar no limite de velocidade e respeitar as leis e no trânsito , a preferência é sempre do veiculo maior , no CTB é diferente , mas assim como as leis em geral do Brasil , valem de nada.

Tudo de bom e que você nunca passe por nenhum susto.


Abs

System_Analyst
31-03-13, 00:41
Comprei minha primeira moto em Dez/2012 e tbm passei pela mesma aflição quando fui trazê-la da concessionária pra casa. Andei atrás dos carros o tempo todo(+ou- 4 km). E me assustava com qualquer carro que passava mais próximo de mim.

A galera postou dicas excelentes pra nós que estamos começando. Creio que o medo tbm nos ajuda, ficamos mais prudentes.

No geral... Não pegue corredores, entre devagar e seguro nas curvas, use seus retrovisores e ande sempre atento com os motoristas.

emerson merighi
31-03-13, 01:06
e isso ai...
o burro cai de moto se estrumbica e nao aprende...continua fazendo igual ate morrer..
o normal, cai e aprende, nao faz mais a besteira...
o inteligente ve os erros dos outros, descobre o que e melhor pra ele e mais seguro, e nunca cai...

o macete e voce tentar fazer parte do terceiro grupo.....

Limabl
31-03-13, 13:47
Fico feliz por vc !!!!

Detalhe,quanto ao retrovisor é desnecessario vc esta iniciando e por isso é um roda torta, mais isso com o tempo e pratica se resolve,quanto ao combustivel nunca deixe de comferir o combustivel abrindo a tampa do tanque,pois marcadores de combustivel em motos são muito imprecisos ...

Boa sorte !!!

allanjader
31-03-13, 22:36
Eu já sabia de muita coisa antes de pilotar com frequência mas uma coisa que me passou despercebido foi a necessidade de reduzir a velocidade severamente antes de fazer curvas em chão de areia/terra batida/cascalho/asfalto com pedrinhas ou areia, eu achava que não era preciso diminuir tanto, não dá pra deitar nem um pouco que a moto começa derrapar. Eu caí uma vez e derrapei forte várias vezes antes de colocar na cabeça que é preciso mesmo reduzir mais do que se imagina(quase parando).

joaomagalhaess
31-03-13, 23:11
Sobre EPIs, comprei um bom capacete. Um LS2 PATRIOT. Me custou 380 pratas, foi o máximo que pude gastar.
Infelizmente, atualmente não tenho como comprar uma jaqueta. Estou completamente quebrado.
Estou usando uma que tenho da Timberland que tenho, que é BEEEM grossa, mas não é própria pra isso.

Estou sentindo falta de luvas. Minhas mãos congelam na moto!!

Alguém conhece alguma luva boa e barata? Estou muito sem grana, mas isso vai fazer falta.
Se souberem de alguma jaqueta, ajuda, mas isso terá que ficar pra depois...



Eu já sabia de muita coisa antes de pilotar com frequência mas uma coisa que me passou despercebido foi a necessidade de reduzir a velocidade severamente antes de fazer curvas em chão de areia/terra batida/cascalho/asfalto com pedrinhas ou areia, eu achava que não era preciso diminuir tanto, não dá pra deitar nem um pouco que a moto começa derrapar. Eu caí uma vez e derrapei forte várias vezes antes de colocar na cabeça que é preciso mesmo reduzir mais do que se imagina(quase parando).

Cara, hoje fiz uma curva devagarinho porque tinha visto areia na pista. Devagar mesmo. Senti a moto escorregando e me deu um GEEELO na espinha. Me vi no chão, jesuis!!

emerson merighi
01-04-13, 00:24
com cascalho , oleo e areia não tem que reduzir..tem é que quase parar...!...de preferencia nem passe por cima disso..

marchetti87
01-04-13, 01:34
Hoje tomei um susto numa rotatória. Algum imbecil derramou areia no asfalto fazendo aquela trilha e foi embora, eu estava vindo a uns 60 km/h e de repente vi aquilo, ainda bem que reduzi a tempo e passei fora. hehe

Andar de moto é foda, mas é só prestar atenção e pilotar com tranquilidade que as chances de um acidente diminuem bastante. Não há muito o que falar aqui, o Emerson já deu excelentes dicas.

- - - Updated - - -


Nesse tópico a galera já disse praticamente todas as dicas básicas para uma pilotagem segura, recomendo ler pelo menos o começo do livro PROFICIENT_MOTORCYCLING (http://www.4shared.com/document/yYIx4-JQ/PROFICIENT_MOTORCYCLING_Traduz.html), ele mudou muito minha forma de conduzir e me comportar encima da moto.
aqui um link para a versão traduzida no 4Shared PROFICIENT MOTORCYCLING Traduzido2 - Download - 4shared (http://www.4shared.com/document/yYIx4-JQ/PROFICIENT_MOTORCYCLING_Traduz.html)

E parabéns por já começar se preocupando em aprender. se todos tivessem essa preocupação, não teríamos essa quantidade gigantesca de acidentes envolvendo motos.

Valeu por compartilhar esse material, já estou lendo.

Nickneo
02-04-13, 15:08
De minha experiência posso dizer apenas que ande com cuidado e que tente sobreviver à primeira queda. Fiquei bem mais esperto depois dela e o que aprendi com ela acho que ninguém ia conseguir ensinar.

Sport 150
02-04-13, 16:15
Boa noite senhores!!

Peguei minha primeira moto hoje na Concessionária.
Zerinha!! Uma Suzuki Yes! To apaixonado. Se pudesse botava ela dentro do quarto AIUhaUIhaUIhAUIhA.

O problema é o seguinte: Trata-se da minha primeira moto. Não tenho experiência nenhuma.

Resultado: Saí com a moto da concessionária em pleno trânsito de Belo Horizonte às 18:30. Ou seja, um trânsito desgraçado.
Já estava à noite. E chuvendo. Mas chovendo MUITO!

Meu deus, que cagaço que me deu. Não saía de trás dos carros por nada nesse mundo.
Descobri que, se pudesse, mandava instalar um retrovisor central na moto, igual o de carro. Que falta ele faz!

Fora o detalhe que, o Maldito (sim, maiúsculo) do vendedor, falou que tinha 1,5 L de gasolina.
Andei 3km e a moto morreu. Lá vou eu, empurrar ela morro acima até o posto, debaixo de chuva.

Enfim, depois disso tudo, cheguei em casa inteiro. E o que quero mesmo, é que os mais experientes dêem dicas de pilotagem
para alguém que não tem nenhuma experiência. Vai me ser muito útil!!

Obrigado a todos!!!

PS: O cambio da Yes é meio estranho da primeira pra segunda mesmo? Tem hora que custa a entrar.
Foi corajoso mas é assim mesmo a primeira vez cuidado com rodovias e ultrapassagens moto é diferente de carro a retomada e tudo mais!!!

D.Lima
02-04-13, 17:24
Cara, retrovisores... sempre olhe nos retrovisores.
De início, evite corredores. Quando estiver mais familiarizado com a sua motoca, faça-os prudentemente.
Para amaciar a sua moto (primeiros 1000 kms), ande preferencialmente na cidade, trocando as marchas a cada 10 km/h, sem puxar muito nas arrancadas.

irai
02-04-13, 18:30
Eu já sabia de muita coisa antes de pilotar com frequência mas uma coisa que me passou despercebido foi a necessidade de reduzir a velocidade severamente antes de fazer curvas em chão de areia/terra batida/cascalho/asfalto com pedrinhas ou areia, eu achava que não era preciso diminuir tanto, não dá pra deitar nem um pouco que a moto começa derrapar. Eu caí uma vez e derrapei forte várias vezes antes de colocar na cabeça que é preciso mesmo reduzir mais do que se imagina(quase parando).
O asfalto sujo, seja lá com oque for, é o pior piso para se andar, isso porque o nível de aderência muda completamente de uma hora para outra, exige mesmo muita prudência. Já andar na areia ou terra batida, no início é complicado, mas depois que se pega algumas manhas fica bem mais fácil e é possivel fazer curvas sem diminuir muito a velocidade, a moto vai derrapar mesmo, o truque é fazer ela derrapar conforme tu quer, é difícil explicar, mas o basico é pôr o pêso na pedaleira de fora, delocar o corpo um pouco para frente e contornar a curva de motor cheio. Há alguns vídeos no Youtube e se acha com facilidade bons tutoriais ensinando a andar fora do asfalto, claro que as motos street tem varias limitações para esse uso, mas mesmo assim dá para melhorar bastante a pilotagem em pisos de pouca aderência.

leal_rj
13-05-13, 23:09
Uma lição que aprendi hoje e que meu instrutor da auto-escola ensinou. Nunca ultrapasse um carro pela direita...quase colidi hoje com um golzinho. Não aprende no amor, aprende na dor!! No meu caso, aprendi no susto e não na dor. Abçs!