PDA

Ver Versão Completa : Moto-frete, mitos e verdades



Defeacer
29-03-13, 16:37
Felizmente consegui junto a um amigo, abrir meu próprio negócio, uma pequena pizzaria. Como qualquer pizzaria que se preze, ela tem que entregar em casa e rápido de preferência. Improvisamos um bau térmico na Crypton que ficou horrível e eu mesmo faço as entregas, no futuro pretendemos comprar uma Titan bem batida só pra fazer entregas ou até mesmo uma Cargo ou qualquer 125/150 que aparecer. Mas no momento o que temos é minha pequena.

Nessa semana eu devo ter feito umas 120 entregas, e maioria é entrega e volta, entrega e volta, já que não dá pra esperar várias pizzas ficarem prontas e nem tem outra moto pra ajudar, entregamos em qualquer parte da cidade O.O

Mas uma coisa me deixa triste, é ligar a moto, chegar no destino, desligar (algumas vezes) e depois voltar pro destino e desligar novamente. Geralmente o percurso de ida e volta leva de 20 a 30 minutos dependendo da distância, e a moto geralmente fica cerca de 20 a 40 minutos desligada na pizzaria, e uns 5 minutos na casa do cliente, quando o cliente esquece de trazer o dinheiro ou quando ele demora muito a atender a porta eu acabo desligando a moto porque eu fico angustiado HAHAHA

Já me disseram que esse liga e desliga arrebenta a moto aos poucos, não sei se é totalmente verdade. Enfim, desligar e ligar a moto o tempo todo, geralmente em condições frias (trabalhamos a noite/madrugada) é realmente prejudicial a moto? E há algum outro problema que eu possa vir a enfrentar por conta deste liga e desliga?

Pretendemos comprar uma moto lá pro fim de Abril assim que nos estabilizarmos, enquanto isso vou pauleando a Crypton mesmo, com muita dor no coração:(

sandro lara
29-03-13, 17:07
Moto boa pra este serviço é moto com kik (pedal) se evita o desgaste do motor de partida que ao meu ver é o que da mais defeito com o liga desliga .

Defeacer
29-03-13, 17:26
Moto boa pra este serviço é moto com kik (pedal) se evita o desgaste do motor de partida que ao meu ver é o que da mais defeito com o liga desliga .

Me disseram isso também, felizmente a minha é kick :D

chiccoli
29-03-13, 18:00
coloka na busca do forum ai, molykote, aki eu paguei 25 reais,

halvaro
30-03-13, 10:23
Parabéns aí Defeacer pelo seu novo negocio, fazia tempos que não entrava aqui, legal ver a turma progredindo aí

Moto pra entrega já sabe né, CG na cabeça

cleverson80
30-03-13, 11:11
Primeiramente Parabéns, que tenha muito sucesso na empreitada.
Quanto a pergunta, não sou mecânico mas pelo que leio, oque causa desgaste não é o liga desliga, e sim cada partida a frio, onde o motor ainda não está dilatado, o óleo com viscosidade inadequada, com pouca lubrificação interna, para mim o único componente que sofreria muito com o liga e desliga "a quente" seriam os componentes da partida.

halvaro
30-03-13, 11:33
Com certeza o motor de partida vai embora em pouco tempo, por isso a maiora das motos de entrega não tem partida elétrica, onera demais a manutenção

Defeacer
30-03-13, 11:40
Valeu pelos parabens galera, eh beeeeem mais dificil que imaginei mas ta dando certo.

Entao pelo visto realmente fode a moto aos poucos, o que eu poderia fazer pra evitar isto, se eh que existe algo?

Chicolli eu troquei o oleo dela faz 2 semanas, ja vi desse molykote pra vender aqui. Sera que ele realmente ajuda em algo mesmo??

Rafael WF
30-03-13, 11:56
Eu "acho" que o que vai gastar no maximo é as escovas do arranque, mas isso é coisa de 25 reais e ta resolvido o problema.

Carlos Henrique
30-03-13, 11:59
Compra uma Honda POP 100cc, é baratinha e faz muito bem o serviço de entrega..

halvaro
30-03-13, 15:13
Valeu pelos parabens galera, eh beeeeem mais dificil que imaginei mas ta dando certo.



Mas é bom assim, assim se aprende a ver tb o lado de empresário, ver que quem produz e vende alguma coisa nem sempre é o vilão ou mocinho, como fazem parecer que as fábricas de motos são

Vá em frente que vc vai longe

kaiokold
30-03-13, 17:08
Motor foi feito pra trabalhar mesmo , se sua moto tiver kick , fica tranquilo.

De resto é só ter mais atenção , vai andar mais , então tem mais buraco , mais corno que não vê moto no trânsito , vai frear mais , o que detona é o piloto mesmo.

Não sendo mongol e andar com pouco oleo , trocar a pastilha / lona de freio , respeitar os limites do motor.

Nada demais , mas geralmente a gente vê moto de entrega moida porque não cuidam da moto mesmo. Rodar muito não é sinal de ferrar a moto , o que ferra é falta de manutenção básica.

Brasileiro gosta muito de fazer manutenção quando fica a pé rsrsrs

E parabéns por virar patrão hehe, eu já não dou dinheiro para patrão tem uns 5 anos , trabalhar pros outros o caramba.

Absssssssss

emerson merighi
31-03-13, 01:29
daqui a pouco voce pode ter certeza que estara rico, no brasil tudo acaba em pizza...
te desejo toda a sorte do mundo, pois quem merece e quem trabalha e vai a luta...moto com pedal nao tem problema, pode ligar e desligar a vontade, eu colocaria molykote A2 no oleo....
quando ja tiver ganhado uma grana, compre uma hayabusa e venha fazer umas ferias aqui que voce nao se arrepende...aqui basta vc parar uma motoca maior num barzinho q as gatas querem subir....e tem muitas, muitas delas....sem falar que tem hospedagem,camarao, lagosta, cerveja num preco bom...

Carlos Henrique
31-03-13, 10:55
Compra uma Honda POP 100cc, é baratinha e faz muito bem o serviço de entrega..

chiccoli
04-04-13, 05:06
Valeu pelos parabens galera, eh beeeeem mais dificil que imaginei mas ta dando certo.

Entao pelo visto realmente fode a moto aos poucos, o que eu poderia fazer pra evitar isto, se eh que existe algo?

Chicolli eu troquei o oleo dela faz 2 semanas, ja vi desse molykote pra vender aqui. Sera que ele realmente ajuda em algo mesmo??

eu to testando.., em teoria tem que colocar no motor a cada 10~20 mil km rodados.., tem que fazer um estudo baseado no que o produto promete e lembrando que vc força um pokim mais do que o normal.., se o motor da cripton fazer retifica com 50 mil e durar 100, ja é um bom negócio, lembrando que tem quilometragem minima pra colocar, se não só atrapalha, fui colocar na minha 150, com 6 mil km rodados, algo assim, parecia que o motor tava batendo saia =S

A!!! esquecendo .., bons negócios ae tiu !!!, eu to pensando seriamente em voltar a area de informatica e abrir uma lojinha pra mim.

TINHOSO
04-04-13, 06:45
Não acho que este tempo parado irá acelerar o desgaste.30 ou 40 minutos não são suficientes para o óleo esfriar,e consequentemente ainda resta lubrificação na parte de cima.E como é partida a pedal não tem arranque para estragar.Recomendo manter sempre o óleo no nível máximo e sempre ligar a moto no descanso central,e não no lateral, para garantir que o pescador de óleo esteja completamente imerso.

mdorigon
04-04-13, 08:09
Se sua moto é partida a pedal, menos um problema. Qto a desligar e ligar nesses intervalos, não vejo maiores problemas no momento, ja que o motor em si ja esta aquecido, o oleo tb, e nessas condições seu conjunto ainda tera lubrificação, mesmo que parados por alguns minutos. O ruim e a partida a frio mesmo. Eu colocaria molykote sim...ajuda a diminuir o desgaste. Mas mantendo a manutenção em dia...pode rodar muito. Boa sorte no novo negocio e que seja um empresario de sucesso.

alligator999
04-04-13, 09:14
Primeiramente BOA SORTE! :)

Quanto à sua preocupação com o liga e desliga, como já foi dito, não deve ter muito problemas em relação à moto, mas sim à sua PERNA!

Estou escrevendo mais por um detalhe, como você estará fazendo entregas, tente comprar uma moto já registrada como CARGA e no nome da empresa para que você não precise de placa vermelha! Faça o curso de motofretista e espere pela fiscalização.

Att

dibars
04-04-13, 09:31
Tô com um problema parecido.

Uso a moto pra ir pro trabalho, um trecho de apenas 3,7km que faço 4x ao dia. São muitos ligas/desliga e tenho certeza que o óleo nem esquenta pra circular e manter o motor lubrificado. Além disso o motor de partida e bateria são muito exigidos. Tô até usando o óleo mobil semi sintetico 15w-50. Na partida a frio teoricamente por ser mais fino facilita a circulação dentro do motor.

alligator999
04-04-13, 10:27
Você não deve ficar preocupado com a circulação do óleo, mas sim com o óleo que fica na parede do cilindro após o desligamento, o maior problema nesses casos é a partida. Para diminuir esse problema, já que seu percurso é pequeno e o óleo nunca esquenta o suficiente para eliminar as contaminações adquiridas, eu aconselharia a diminuir o tempo de troca do óleo. Não vejo necessidade em trocar a especificação do óleo.

Att

Defeacer
04-04-13, 10:54
A moto tá aguentando bem o tranco, segunda ela foi pra revisão e tá zeradinha :D

Não pretendo fazer curso e bla bla bla, o mais rápido possível vamos comprar uma Titanzinha e contratar alguém pra fazer entrega.

Pensei em colocar o aditivo pra óleo, mas um mecânico me disse que não faria muita diferença na minha moto e eu mesmo não gosto muito de aditivos, só na gasolina mesmo. Não gosto de ficar mexendo na estrutura do motor, se o aditivo fosse recomendado a Yamaha me avisaria :D e em breve se tudo der certo, vai ter outra moto e mais no futuro outra pessoa pra fazer entrega.

O foda é trabalhar o dia todo, ir a noite trabalhar, entregar e gerenciar o negócio. Tá tenso. Ultima vez que eu dormi mais de 4 horas faz tempooooo hahaha

dibars
04-04-13, 11:11
Deafeacer, cuidado com tua saúde rapá.

Sorte sua que vc tá usando uma criptoneta pra trabalhar. Nesse meu trajetinho eu uso uma 660. O prejuízo é muito maior.

Piccoli
04-04-13, 12:23
Defeacer, boa sorte!

Sua moto é ED? Se for, eu faria assim: bom tempo parada, motor já frio, toca o pedal. Parou 5 minutos, pode tocar o arranque. Acho que dessa forma preserva mais a bateria e o motor de partida. Um motor quente pega mais fácil exigindo menos dos componentes.
Se for modelo K, a meu ver pode pedalar milhões de vezes que não vai afetar em nada o sistema de partida.
Outra coisa: moto que anda e pára em trajetos curtos é considerado veículo de uso severo. Então, troque o óleo com mais frequência e fique tranquilo, sua moto é Yamaha, motor Yamaha é uma rocha de resistente.
Tenho um conhecido que é chaveiro, tem um quiosque e atendimento em domícilio também, o cara usou acho que quase 10 anos uma Crypton, ainda do modelo anterior. A moto deu zero problema, tanto que ele ficou na marca e hoje está de Factor ED.

chiccoli
04-04-13, 14:21
É assim msm.., começo de negócio é complicado.., se vc tem outro trampo acabou de lascar..

Defeacer
04-04-13, 19:37
Deafeacer, cuidado com tua saúde rapá.

Sorte sua que vc tá usando uma criptoneta pra trabalhar. Nesse meu trajetinho eu uso uma 660. O prejuízo é muito maior.

HAHAHA

dá-lhe gerovital pra aguentar o pancadão :P mas vale a pena, meu sonho é ter um negócio próprio e preciso muito de trabalhar pra investir nele :)

- - - Updated - - -


Defeacer, boa sorte!

Sua moto é ED? Se for, eu faria assim: bom tempo parada, motor já frio, toca o pedal. Parou 5 minutos, pode tocar o arranque. Acho que dessa forma preserva mais a bateria e o motor de partida. Um motor quente pega mais fácil exigindo menos dos componentes.
Se for modelo K, a meu ver pode pedalar milhões de vezes que não vai afetar em nada o sistema de partida.
Outra coisa: moto que anda e pára em trajetos curtos é considerado veículo de uso severo. Então, troque o óleo com mais frequência e fique tranquilo, sua moto é Yamaha, motor Yamaha é uma rocha de resistente.
Tenho um conhecido que é chaveiro, tem um quiosque e atendimento em domícilio também, o cara usou acho que quase 10 anos uma Crypton, ainda do modelo anterior. A moto deu zero problema, tanto que ele ficou na marca e hoje está de Factor ED.

Isso que me anima, o motor dela por ser Yamaha :D e ela é modelo K, ainda bem :D

emerson merighi
09-04-13, 07:47
vender pizza em são paulo é igual vender agua no deserto...so da errado se for uma pizza ruim....

CONKER
11-04-13, 18:08
A moto tá aguentando bem o tranco, segunda ela foi pra revisão e tá zeradinha :D

Não pretendo fazer curso e bla bla bla, o mais rápido possível vamos comprar uma Titanzinha e contratar alguém pra fazer entrega.

Pensei em colocar o aditivo pra óleo, mas um mecânico me disse que não faria muita diferença na minha moto e eu mesmo não gosto muito de aditivos, só na gasolina mesmo. Não gosto de ficar mexendo na estrutura do motor, se o aditivo fosse recomendado a Yamaha me avisaria :D e em breve se tudo der certo, vai ter outra moto e mais no futuro outra pessoa pra fazer entrega.

O foda é trabalhar o dia todo, ir a noite trabalhar, entregar e gerenciar o negócio. Tá tenso. Ultima vez que eu dormi mais de 4 horas faz tempooooo hahaha

A Criyptoneta vai aguentar o tranco enquanto não chega a Titan... E tenta não entrar na onda da pizza todo dia (sei que é difícil a tentação) senão o teu triglicerídeos e colesterol vão nas alturas e se misturar com o refrigerante que tem "pouco açucar" já sabe né!?... Mas parabéns e sucesso pelo novo empreendimento...;)

Defeacer
12-04-13, 18:38
Eu mal como as pizzas, eu resisto a comida facilmente. Quando eu fazia academia eu fiquei 2 anos sem colocar uma gota de refrigerante, alcool e bobeira na boca e não senti falta e até hoje sou assim, eu tenho muito controle com comida, ainda bem :D

CONKER
12-04-13, 22:54
Eu mal como as pizzas, eu resisto a comida facilmente. Quando eu fazia academia eu fiquei 2 anos sem colocar uma gota de refrigerante, alcool e bobeira na boca e não senti falta e até hoje sou assim, eu tenho muito controle com comida, ainda bem :D

Ainda bem, porque não me apareca com pizza por perto que eu como mesmo...