PDA

Ver Versão Completa : Tranco na troca de marchas



brunocg125
08-04-13, 17:59
eu comprei minha primeira moto, faz menos de 1 mês que ando nela, mas tem uma coisa que irrita é na hora de reduzir marcha, eu venho em terceira marcha, á 80 km aí la na frente tenho que entrar em outra rua, eu reduzo pra segunda ea moto tipo dá um tranco, mesmo eu reduzindo a velocidade, como vcs fazem?

chiccoli
08-04-13, 18:44
conhece embreagem, velocidade por marcha.., ja pensou em dar uma acelerada antes de soltar o embreagem de uma vez.., apesar quee...., se for a 150, a 80 em 3ª marcha é o limite da marcha.., se vc jogar 2ª vc vai mandar as valvulas visitarem seus antepassados mais cedo..

Ivan RJ
08-04-13, 18:49
Acho melhor vc aprender a andar primeiro!
À 80Km/h em terceira, se vc reduzir para 2ª e soltar a embreagem rápido, vai comprar chão.
Vc sabe, aproximadamente a velocidade em cada marcha, sem forçar o motor?
Um grande abraço a todos os irmãos.

brunocg125
08-04-13, 19:09
mas eu não reduzo com a moto á 80 km/h e solto a embreagem de uma vez, eu disse que vou reduzindo a velocidade e depois reduzo marcha, mas mesmo assim dá tranco.

chiccoli
08-04-13, 19:22
qualquer troca de marcha fora do sincronizado vai dar tranco, destracionar o pneu, e possivelmente gerar uma queda se houver perca do controle.
experimenta andar com rpm baixo, vê se esse tranco não é bem menor., ou dar uma acelerada de leve antes de reduzir.
q moto vc tem e vc anda de moto a qt tempo ?

coreanas
08-04-13, 19:28
Vende essa e compra uma com CVT, não dá tranco nem que queira.

marchetti87
08-04-13, 19:29
Você tem que pegar a manha de reduzir sem tranco, é um processo que você só vai dominar com muita prática. Faça como o chiccoli (http://www.pequenasnotaveis.com.br/members/chiccoli-8367/) disse. Não seja mais um barbeiro como muitos que vejo no trânsito, que simplesmente apertam a embreagem e descem as marchas de uma vez. Além de ser errado, é perigoso.

brunocg125
08-04-13, 19:34
http://photos-h.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc6/182472_167036113448987_166765711_n.jpguma fan 125 , eu ando a mais ou menos 1 mês , eu acelero depois solto a embreagem e dá tranco, não entendo, sera que estico demais as.marchas?

coreanas
08-04-13, 19:40
Dá uma olhada na aceleradinha que o piloto dá ao reduzir as marchas:

https://www.youtube.com/watch?v=CfGc3GbgNAc

SheBarros
08-04-13, 19:43
Primeiramente o título do tópico é impróprio - vide as regras do fórum.

Se vc está a 80km/h de 3ª marcha e vai reduzir p 2ª, a moto não só vai dar um tranco como uma mega "trancada" kkk.

Cada velocidade tem sua marcha compatível - como nos carros - se tá dando tranco e não é nenhum problema no câmbio, provavelmente vc está diminuindo marcha demais p uma velocidade incompatível.

Faz o teste: acelera a moto e no tempo certo passa a próxima marcha - dá uma olhada em que velocidade foi. Daí faz o inverso... diminui a velocidade até ficar menor que a da troca e diminui a marcha (não muito menor hein, senão a moto vai reclamar do mesmo jeito ficando amarrada). Se fizer o tranco ainda assim tem alguma coisa errada na moto e vale uma visita ao mecânico.

chiccoli
08-04-13, 19:59
fanzinha a 80 por hora se eu quero correr eu to em 4ª, mas o certo é 5ª.., jogar 2ª então ta mandando as varetinhas dele pra cucuia.

coreanas
08-04-13, 20:26
Sério, ainda acho que ele deveria comprar uma CVT, até porque em Registro onde ele mora Scooter é febre. Vai pegando experiencia com o CVT, depois passa para uma CUB até ter bem a manha e andar de moto. Sem querer ser boca negra, é questão de tempo pra ele comprar terreno desse jeito. E Registro, na beira da Régis, é perigosa.

Rafael WF
08-04-13, 20:51
Sério, ainda acho que ele deveria comprar uma CVT, até porque em Registro onde ele mora Scooter é febre. Vai pegando experiencia com o CVT, depois passa para uma CUB até ter bem a manha e andar de moto. Sem querer ser boca negra, é questão de tempo pra ele comprar terreno desse jeito. E Registro, na beira da Régis, é perigosa.
Cara eu começei com uma twister, e tava como ele no inicio, aos poucos fui pegando a manha, acho que nao precisava necessariamente pegar uma cvt, tem coisas que agente pega na pratica e sozinho.

Defeacer
08-04-13, 21:13
Eu peguei uma CUB justamente porque eu não manjava nada de moto quando eu comprei, e precisava de uma moto urgentemente. Bobeira minha. Em 2 aulas de auto escola eu já manjava da embreagem, uns 2 meses depois eu peguei uma Titan, não morri em subida, em saída de semáforo, nem nada, raramente a moto morria.

Eu acho um saco embreagem e cambio, por mim eu teria uma Citycom e seria feliz.

Enfim, embreagem não é bicho de outro mundo, muito menos marcha, ela tem seu tempo pra ser trocada, é só pegar a prática, eu já tinha pratica com marcha por conta que eu ando de bike desde que eu nasci praticamente, e marcha de bike é beeeeem parecida com marcha de moto, exceto pela embreagem, no fim é bem parecido com uma CUB. É só aprender, não precisa desesperar e nem trocar por uma CVT/CUB.

brunocg125
08-04-13, 21:14
Cara eu começei com uma twister, e tava como ele no inicio, aos poucos fui pegando a manha, acho que nao precisava necessariamente pegar uma cvt, tem coisas que agente pega na pratica e sozinho.
verdadeeee.

guilhermeaugusto
08-04-13, 22:28
em minha twister, eu costumo trocar as marchas na cidade de 3500 a 5000 rpm. Na rodovia, quando to animado, de 8000 rpm, mas quando viajo leve mesmo, de 6000 a 7000. Faco isso mais para economizar o consumo, e tambem fico meio sismado de ouvir o motor se esguelando pra trocar marcha...sabendo o tempo certo do motor, e a potencia a ser distribuida em cada marcha, alem de prolongar a vida util, eh mais prazeiroso...um conta-giros seria otimo para vc analisar sua performace....

Gustavo_Soares
08-04-13, 22:30
Cara, se você já fez o que o pessoal disse e continua o tranco talvez o problema seja justamente você estar mantendo a aceleração demasiada enquanto aperta a embreagem e reduz a marcha e na hora que solta o motor está muito embalado e você solta a embreagem muito rápido. Solta o acelerador para passar marcha rapaz!!!

Eu te aconselharia a andar um pouco em baixa baixa-média RPM e aprender a soltar a embreagem devagar e sentir o motor e o cambio entrando em sincronia.
Com o motor embalado no talo em alta RPM a velocidade máxima de cada marcha seria mais ou menos
1ª - 40
2ª - 75
3ª - 95
4ª - 110
5ª - 120

Em baixa RPM você deve estar a sei lá, um terço ou um quarto dessa velocidade para a marcha entrar numa boa. (não sei exatamente, troco marcha baseado no som do motor aí nunca parei para pensar nas velocidades)

Enfim, dá uns rolé aí de sussa em baixa velocidade, desliga o modo "valentino rossi" e vai escutando seu motor e soltando a embreagem devagar e progressivamente, percebendo a sincronia. E solte o acelerador na hora da mudança.

sandro lara
08-04-13, 22:59
bruuumm , klek, bruuuuum,klek, e assim vai , bruuuuum ,klek, bruuuuum , klek ,.

demetre
08-04-13, 23:10
bruuumm , klek, bruuuuum,klek, e assim vai , bruuuuum ,klek, bruuuuum , klek ,.


saquei totalmente

bruuummm , klek ..........

brunocg125
08-04-13, 23:17
bruuumm , klek, bruuuuum,klek, e assim vai , bruuuuum ,klek, bruuuuum , klek ,.ta aí, esse éo segredo :D

demetre
08-04-13, 23:41
ta aí, esse éo segredo :D


Agora tudo faz sentido pra mim !!

emerson merighi
09-04-13, 02:24
titulo do topico totalmente irregular....

brunocg125
09-04-13, 16:42
isso não importa.

chiccoli
09-04-13, 16:46
titulo do topico totalmente irregular....


isso não importa.


Não ?!?!!!!!, espera a moderação ver isso., alias, vc ja leu as regras do forum ?. Pergunta pro Furious VIPER (http://www.pequenasnotaveis.com.br/members/furious-viper-17/) qq ele acha disso..
Só leia o que está escrito na assinatura dele..

EDVALDO_25
09-04-13, 21:21
http://photos-h.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc6/182472_167036113448987_166765711_n.jpguma fan 125 , eu ando a mais ou menos 1 mês , eu acelero depois solto a embreagem e dá tranco, não entendo, sera que estico demais as.marchas?

bom é meio simples eu no começo tbm sofri com isso e axo que mtos tbm .... mais é mais facio doq vc pensa tenta presta atençao no velocimetro ele tem a indicaçao de cada macha em velocidades troka um poko abaixo dela e quando for troka da uma aceleradinha ow aceleradona kkk com o tempo se pega a pratica eu to com 6 meses andando de moto e ja peguei a manha nas machas kk

abçs

magrao tk
09-04-13, 21:46
eu já tinha pratica com marcha por conta que eu ando de bike desde que eu nasci praticamente, e marcha de bike é beeeeem parecida com marcha de moto, exceto pela embreagem,
Boa comparação! Só que bicicleta raramente, mas muuuuito raramente vejo alguem que troque as marchas direitinho. É um tal de pedalar e entrar numa subida e do jeito que tá taca o trocador pra cima e só se ouve aquele trrrééék de corrente estalando por cima dos dentes kkk depois que pega embalo é a mesma coisa, do jeito que tá muda a marcha sem nem alviar o pé dando cada estouro. Tá louco tem gente que não atina nada que deveria andar só de barra circular.

A minha é 18 marchas eu sempre usei as marchas assim: saio do lugar é corrente na coroa menor e 3ª da catraca, atinjo velocidade subo pra coroa do meio mantendo na 3ª engrenagem, depois mantenho na coroa do meio e passo pra última menor da catraca, e por último a marcha maior que é na última da catraca e coroa maior. Então na verdade minha bike tem 4 marchas! Aliás 5, porque até em subidas fortes não apeio, ainda tem a mais leve que é engrenagem maior da catraca e menor da coroa.
Outro detalhe que faz toda a diferença! sempre que vou parar a bike já venho retornando a marcha pra posição que saio, exatamente como se reduzisse na moto. Isso evita justamente de tu sair do lugar e ela numa marcha alta tu ir passando pra leve já vai sair estourando marcha, outro erro que 99% de quem vejo andar de bike faz!

Mas enfim como aqui não é o pequenas bikes kkk tenta andar em giro menor e acertar o tempo. Acho que nesse teu trajeto o certo era passar até a 5ª e não ir de 3ª até o fim e ainda baixar 2ª antes do tempo. Vai conforme já indicaram aí.

brunocg125
09-04-13, 23:25
valew pelas dicas, eu uso a embreagem bem baixa, nao gosto de usar alta pq tenho dificuldade pra sair, e depois que solto todo o manete de embreagem o cabo fica um pouco folgado ainda, enfim a embreagem baixa pode causar esses trancos ou nada a ver?

magrao tk
10-04-13, 01:16
valew pelas dicas, eu uso a embreagem bem baixa, nao gosto de usar alta pq tenho dificuldade pra sair, e depois que solto todo o manete de embreagem o cabo fica um pouco folgado ainda, enfim a embreagem baixa pode causar esses trancos ou nada a ver?
Pode sim! Muito baixa quando o motor frio principalmente ela dá um baita tranco ao botar 1ª. Outro sintoma ruim é a dificuldade de achar o neutro quando para a moto e outro é esse de trancos em outras marchas ao reduzir. Dá uma esticada no cabo de embreagem, tem de deixar folga mas é pouca, no manual acho que consta isso. É tudo questão de acostumar, nas primeiras voltas estranha, depois pega o jeito e vai achar até melhor.

Stone
10-04-13, 15:29
Por favor, leia as regras do fórum antes de postar

Defeacer
10-04-13, 18:35
Magrão, eu faço exatamente igual você. A única diferença é que eu nem trisco na coroa, eu sempre deixo no meio e pronto, e nunca tive problemas. Dá pra pegar muito bem a manha de marcha de moto com marcha de bike, e eu geralmente não paro de pedalar pra trocar marcha, eu só reduzo a força e troco a marcha e pronto :D

brunocg125
10-04-13, 21:46
Pode sim! Muito baixa quando o motor frio principalmente ela dá um baita tranco ao botar 1ª. Outro sintoma ruim é a dificuldade de achar o neutro quando para a moto e outro é esse de trancos em outras marchas ao reduzir. Dá uma esticada no cabo de embreagem, tem de deixar folga mas é pouca, no manual acho que consta isso. É tudo questão de acostumar, nas primeiras voltas estranha, depois pega o jeito e vai achar até melhor.beleza. Vou tentar usar no meio, nem muito baixa nem muito alta !

brunocg125
15-04-13, 10:25
Alguém tem dicas de como fazer passo a passo uma redução punta tacos?

Carlos Henrique
15-04-13, 12:19
Alguém tem dicas de como fazer passo a passo uma redução punta tacos?
Segurar embreagem + reduzir + acelerar tudo exatamente ao mesmo tempo, ai tu vai praticando que tu vai encontrar o tempo certinho, só praticando mesmo pra conseguir ficar perfeito.. Mas é isso ae, faz tudo isso ao mesmo tempo..

brunocg125
15-04-13, 17:31
ok, vou praticar, abs

augustothalison
15-04-13, 17:55
Cara, cada marcha tem um limite de velocidade, por ex: a 1º marcha da minha moto vai até 30km/h se eu estou de segunda a 60 km/hr, e reduzir pra 1º que o limite dela é 30 km/h, é logico que vai dar tranco né, nao fique fazendo isso, ou seu motor vai pro saco rapidinho, quando estiver enrolando o cabo, quando for reduzir, faça assim: Reduza a velocidade sem apertar a embreagem, depois vai diminuindo as marchas, dando umas aceleradas ( Acelera - aperta embreagem - diminui a marcha ) faça isso para que o giro do motor suba e seja compativel com a marcha que iria diminuir, ai sim nao vai dar tranco, pelo menos nao vai dar aquele tranco desconfortavel e que estraga a moto, no começo vai ser meio estranho mas na medida que vai treinando, vai ganhar habilidade, vai fazer isso automaticamente quando for reduzir.

Cesar Augusto
15-04-13, 19:23
isso é falta de manha... sinta o motor da moto... aos poucos voce pega a manha e aprende certinho :D

brunocg125
16-04-13, 14:48
beleza kra, hoje andei e estou um pouco melhor :D