PDA

Ver Versão Completa : Qual sistema de combustivel é o melhor? Carburação ou Injeção eletrônica?



Sport 150
09-04-13, 13:50
Parceiros,
Em longas viagens, quais dos sistemas é mais confiáveis, apesar que confiabilidade total nenhum tem, mas em vossas opiniões, quais deles é mais aceitáveis sem muito problemas?

chiccoli
09-04-13, 14:38
Defeacer (http://www.pequenasnotaveis.com.br/members/defeacer-24883/), achamos um concorrente sério em relação a abertura de tópicos que precisem de mais de 1 semana de pesquisa e reflexão de custo beneficio aqui...
como que faz bicho ?!?!!

Bruno Rafael
09-04-13, 14:57
Ambos os sistemas têm vantagens e desvantagens. As motos equipadas com EFI vencem em várias categorias. Conseguem calcular a mistura correta de acordo com a carga, as condições meteorológicas, altitude, velocidade da moto, etc, e otimizam o consumo e as emissões de gases, resultando numa combustão mais eficiente, econômica.Há no entanto algumas desvantagens no que toca a alterações à moto. Por exemplo, motos equipadas com EFI não são desenhadas para outro tipo de peças que não as de origem, como o escape, ponteira ou outro filtro de ar. Quando isto acontece, o módulo na maioria das vezes deve ser reprogramado para os benefícios dessas novas peças possam ser postos em prática. E primeiro que tudo, nem toda a gente tem à mão o equipamento necessário para fazer o ‘remapeamento’ do módulo. É necessário um técnico especializado com o equipamento adequado para fazer este tipo de alterações. Só assim se consegue uma afinação que a moto e as peças funcionem em perfeita sintonia e com os melhores rendimentos.Voltando ao carburador, apesar deste não se modificar para adaptar a melhor mistura em condições adversas (como a diferentes altitudes ou condições meteorológicas), é mais fácil de funcionar com outro tipo de peças que não as de origem. Conseqüentemente, o carburador permite maior liberdade para efetuar alterações à moto na própria garagem de cada um, sem ter de recorrer a técnicos especializados.Atualmente, a maioria das motos vêm equipadas com injeção eletrônica pelo simples fato de fornecer a mistura precisa de combustível a qualquer altura, e tendo em conta que os fabricantes constroem motos para o mundo inteiro com as mesmas especificações, torna-se mais eficiente construir um modelo com as mesmas especificações para o todo o globo, e que se auto-ajustará às condições de cada país, sem que seja necessário recorrer a alterações, pela parte do importador.

Por outras palavras, a EFI funciona como um carburador, mas com maior precisão e eficácia. E isto só é possível graças aos potentes microprocessadores (conhecidos por ECU – Electronic Control Unit) que processam 5 a 10 milhões de operações por segundo; com os quais funcionam, e que permitem fazer todos estes cálculos (com base nos tais fatores, combinados numa matriz definida pelo fabricante com o nome de Mapa ou Diagrama de injeção).

Fonte:CARBURADOR X INJEÇÃO ELETRÔNICA | Moto Esporte - O Portal da Moto (http://www.motoesporte.com.br/site/dicas/carburador-x-injecao-eletronica)

pedromartins
09-04-13, 15:31
É o tipo de pergunta que não deveria nem ser feita.

E claro que a injeção eletronica de combustiveis é melhor. Não existe carro com carburador a muito tempo e issa é a prova que a I.E veio pra ficar. Comparar com o jurassico carburador é covardia.

augustothalison
09-04-13, 15:54
Carburador se der problema é mais fácil de arrumar por outro lado ele não tem tanta precisão na injeção de combustível e emite mais poluição, ja a injeção eletrônica se der problema é uma dor de cabeça pra arrumar hein, por outro lado ela tem muita precisão na injeção de combustível resultando num melhor aproveitamento do combustível economia, reduz a emissão de poluentes, se ajusta automaticamente a condição do ar dependendo da altitude onde se encontra a moto.

mdorigon
09-04-13, 16:16
O rapaz fez a pergunta especifica em longas viagens....não dia a dia. Até fiquei com vontade de chamar a atenção dele, mas relendo a pergunta dele entendo os motivos dele. Não nos esqueçamos que estamos num pais continental, e que temos diferenças de temperatura, altitude e qualidade de combustivel pra tudo quanto e canto. Se vc é um usuario leigo, e quer colocar gasolina e andar sem se preocupar, va com uma injetada e seja feliz. Confesso que tenho moto carburada e nunca tive problema ao rodar pelo estado de sp a fora...mas sei que se for pra algum lugar com altitude mais agressiva, sei que o meu carburador vai sofrer...até regular pra condição que eu esteja rodando, nada do outro mundo de se fazer, porem entendo que tenha pessoas que não queiram ou não tem afinidade com isso e portanto é algo plausivel de se preocupar.
Resumindo...motos modernas com i.e. atuais são melhores a se adaptar as situações numa longa viagem para pessoas leigas ou que simplesmente querem ir e vir sem se preocupar com detalhes mecanicos.

Eduardo Toda
09-04-13, 16:19
Como nos carros vai ser inevitável, nas motos também.
Lembram-se:
1- carburador
2- carburador eletronico
3- injeção monoponto e
4- injeção multiponto
Em Janeiro de 2014 vai entrar a primeira fase do PROMOT 4, aí vamos ver praticamente o adeus ao velho bura...

CkOFan
09-04-13, 16:22
http://www.mycool.com.br/ptg/wp-content/uploads/2012/01/fortune-teller-sms-1211.jpg

Prevejo mais um tópico infinito no PN...

chiccoli
09-04-13, 16:36
Como nos carros vai ser inevitável, nas motos também.
Lembram-se:
1- carburador
2- carburador eletronico
3- injeção monoponto e
4- injeção multiponto
Em Janeiro de 2014 vai entrar a primeira fase do PROMOT 4, aí vamos ver praticamente o adeus ao velho bura...

ja tem injeção multi-ponto em cg 150 ?? =D kk

cabra de brasilia
09-04-13, 16:48
Na experiência prática com a Factor consumo na estrada aumenta em relação a cidade...tipo cidade faz média dos 46 km/l na BR cai pra casa dos 40 km/l.

Lead faz 41 km/l na cidade e continua nos 41 na BR.

Fazer a mesma coisa fazia entre 33 e 36 km/l na cidade e o mesmo consumo na BR.

Lembrando que velocidade de cruzeiro que uso na Factor e Lead é 80/90 km/h e Fazer de 90/100 km/h.......portanto esgoelando tudo não faço a mínima ideia de consumo.

chiccoli
09-04-13, 16:54
bom.., agora respondendo o que ele quer saber.., q eu acho q ele poderia muito bem ter pesquisado..
com uma moto carburada, vc tem um sistema quase que inteiro que não da pau de uma hora pra outra, como na injeção, pode queimar o ckp, bico, .., sensores do tipo., no carburador, o sistema é mecanico, e vai gasolina de qualquer jeito, vc esta sujeito só a queima do cdi, coisa que o platinado tbm não é indicado pra viagens de 1000 km por exemplo.,
mas voltando.., use a busca.

halvaro
09-04-13, 17:00
É o tipo de pergunta que não deveria nem ser feita.

E claro que a injeção eletronica de combustiveis é melhor. Não existe carro com carburador a muito tempo e issa é a prova que a I.E veio pra ficar. Comparar com o jurassico carburador é covardia.

Falou tudo, não entendi o por que desse tópico

Eduardo Toda
09-04-13, 17:12
ja tem injeção multi-ponto em cg 150 ?? =D kk

Tá quase chegando.....um dia agente tem uma dessas...
Piaggio To Launch Typhoon 150 MPFI Scooter | MotorBeam - Indian Car Bike News & Reviews (http://www.motorbeam.com/bikes/piaggio-typhoon/piaggio-to-launch-typhoon-150-mpfi-scooter/)

filho.
09-04-13, 17:20
Sem duvida injeção,,, masss no momento prefico o carbura mesmo

nando correa
09-04-13, 17:40
acho que todo mundo sabe que injecao tem mais vantagens, mas dentre todos os quesitos,parece que o amigo quer que seja analisada somente a confiabilidade..que do meu ponto leigo de vista, se comparassemos um carburador com um sistema de injecao, ambos novos, eu particularmente teria mais tranquilidade no carburador se este nao for a vacuo e sim agulha+pistonete.. é claro que a injecao tem mais vantagens e nao dá problemas a toa massss, ela é mais sensivel, e isso já comeca logo dentro do tanque..basta a bomba de combustivel apresentar problema e a moto vai pro cavalete.. mas seja qual for o sistema, tem que tomar cuidado mesmo é com o combustivel que se coloca.. tem certos postos de beira de estrada que dá até medo e, um combustivel detonado vai ferrar qualquer um dos dois sistemas.. na cidade isso nao dá nada.. mas na viagem passa-se por verdadeiros perrengues por vaciladas simples como esta..

Rafael WF
09-04-13, 18:26
Ano que vem as cb300 vão estar equipada com injeção multiponto.

coreanas
09-04-13, 18:43
Mais uma historinha: Um tempo atrás, com a moto ainda a gasolina abastecí em um posto na estrada, rodei 10km e a moto parou. O filtro de nylon dentro da torneirinha derreteu e entupiu todo o carburador, era aquelas gasolinas batizadas com solvente. Desmontei o bura no acostamento, limpei tudo com a própria gasolina-solvente do tanque, retirei os restos mortais do filtro, montei voltou a andar, continuei o dia de trabalho sem problemas, nem joguei a gasolina fora fora, estava andando bem, esperei acabar e abastecí em posto conhecido com gasolina boa.

Pergunto: E se fosse injeção?

Repito: Se anda perto de casa e não costuma mexer na moto: Injeção é muito melhor.

Se faz viagens longas e sabe mexer: Carburador. Esse negócio de injeção ser mais lisinha e econômica, até é, mas um bura bem acertadinho também deixa moto lisinha e econômica. Tem o problema de altitude sim, mas é só alterar um ponto a agulha durante a viagem, 5 minutos em um posto de gasolina vc faz, sem ferramentas. Eu tenho outro esquema sem desmontar, mas se eu disser aqui vai dar discussão.

Viagens longas e não sabe mexer: Vai ter dor de cabeça seja qual for o sistema de alimentação. De qualquer forma Carburardor é mais fácil mesmo em oficinas desconhecidas, injeção, se der problema viajando vão te esfolar. Mas é difícil dar problema, tanto bura quanto injeção.

magrao tk
09-04-13, 18:47
Meu Deus!!! Esse tópico possívelmente terá 2 fins bem distintos: ou vai ter umas 50 páginas, ou vai ser trancado devido a tanta discussão.

Acho que a resposta mais coerente é dando um exemplo das seguintes situações:

1º-Quem defende o carburador e um dia tem problema com ele vai dizer: foi só uma falha mecanica, pode acontecer com qualquer um. Mas se tiver com uma injetada e tiver problema vai por todas as culpas na injeção e ter desejado estar com uma carburada!

2º-Quem defende a injeção e um dia tem problema com ela vai dizer: foi só uma falha elétrica, pode acontecer com qualquer um. Mas se tiver com uma carburada e tiver problema vai por todas as culpas no carburador e ter desejado estar com uma injetada.

Quer um conselho? Esquece isso de pegar a opinião pra decidir qual dos 2, vai no teu instinto. Todas as 2 tem vantagens e desvantagens, e tu vai se cansar de ler sobre isso aqui, e vai acabar mais confuso do que entrou.

irai
09-04-13, 19:37
O Magrão falou tudo, um bom carburador é tão confiável quanto uma boa I.E., e um carburador de má qualidade é tão problemático quanto uma I.E. de má qualidade, simples assim.

Quanto a efiência não há oque discutir, a I.E. é melhor em qualquer caso, e encara sem problema qualquer que seja a viágem (desde que seja uma I.E. de boa qualidade, claro), caso contrario veríamos muitos grandes viajantes motocilistas cruzariam as Américas de Super Ténéré 750 e não de R 1200GS, carregada com dezenas de computadores, e ainda assim confiavel.

nil_bad
09-04-13, 21:06
Realmente é uma boa pergunta, em uma viagem longa o carbura pode até ser mais vantajoso, porêm viagens não são rotineiras, no dia dia a I.E sem dúvidas tem vantagens.

Será um bom debate, fight!!!

dibars
09-04-13, 22:10
Tanto o bura quanto a injeção são eficazes, mas a injeção é mais eficiente.

Bura é legal principalmente se o piloto souber mexer no bicho pra fazer a manutenção e ajustes.

Injeção é boa pois mantem a alimentação da mto sempre afinada e não costuma quebrar com facilidade, mas se quebrar...


Minha opnião:
Enquanto os sistemas de injeção não ficarem baratos para serem substituídos facilmente em caso de pane, há justificativa para se adotar o bura em motos de baixa cilindrada.

Depois da líder de mercado ter adotado o injeção na linha de motos populares, acredito que a tendência agora seja baratear o sistema EFI e acabar de vez com carburadores.

tdearaujo
09-04-13, 22:11
O rapaz fez a pergunta especifica em longas viagens....não dia a dia. Até fiquei com vontade de chamar a atenção dele, mas relendo a pergunta dele entendo os motivos dele. Não nos esqueçamos que estamos num pais continental, e que temos diferenças de temperatura, altitude e qualidade de combustivel pra tudo quanto e canto. Se vc é um usuario leigo, e quer colocar gasolina e andar sem se preocupar, va com uma injetada e seja feliz. Confesso que tenho moto carburada e nunca tive problema ao rodar pelo estado de sp a fora...mas sei que se for pra algum lugar com altitude mais agressiva, sei que o meu carburador vai sofrer...até regular pra condição que eu esteja rodando, nada do outro mundo de se fazer, porem entendo que tenha pessoas que não queiram ou não tem afinidade com isso e portanto é algo plausivel de se preocupar.
Resumindo...motos modernas com i.e. atuais são melhores a se adaptar as situações numa longa viagem para pessoas leigas ou que simplesmente querem ir e vir sem se preocupar com detalhes mecanicos.

Boooa .

Joao XTZ
09-04-13, 23:34
Sei lá , mas eu acho que antes de uma viagem longa , se deve fazer uma revisão minunciosa na moto , a ponto de se ver inclusive os sistemas de carburação/injeção ... e não nos podemos esquecer que qualquer oficina de carros hoje faz uma limpeza de bicos , se der algum problema ...

valeu ...

j-celio
10-04-13, 00:18
Os carburadores estão fadados a desaparecer,não tem mais volta pode demorar mais é fato.Quanto a injeção,o Brasil está no começo dessa tecnologia nas motos pequenas,mas logo os mecânicos já estarão concertando numa boa,quanto as peças,é só pesquisar no mercado livre e ver que já tem opção pra todo gosto,mas se der problema no sistema de injeção,durante um passeio lá onde o diabo perdeu as botas,reze pra tua moto ser carburada.:D

chriskopsch
10-04-13, 00:34
Carburador é mais usado em competições atualmente, o resto é so I.E.

Banduleiro
10-04-13, 19:53
Defeacer (http://www.pequenasnotaveis.com.br/members/defeacer-24883/), achamos um concorrente sério em relação a abertura de tópicos que precisem de mais de 1 semana de pesquisa e reflexão de custo beneficio aqui...
como que faz bicho ?!?!!
Hehehehehehe..........

- - - Updated - - -

Sistema de Alimentação, no caso.

Sport 150
10-04-13, 20:03
Realmente é uma boa pergunta, em uma viagem longa o carbura pode até ser mais vantajoso, porêm viagens não são rotineiras, no dia dia a I.E sem dúvidas tem vantagens.

Será um bom debate, fight!!!
Obrigado, pelo esclarecimento, é este tipo de explicação e Dúvidas que temos que tirar, é justamente uma resposta curta, mas com conteúdo importantíssimo.

pedromartins
10-04-13, 20:06
Vou fazer uma comparação definitiva:

Qual o melhor sistema de partida? o de coice ou o eletric starter? Tem gente que adora dar um belo coice na moto porque diz que bateria, motor de arranque dão problema, mas ninguem repara a praticidade de apertar um botao e a moto pegar ate numa falha em pleno transito da um coice é arriscado.

O mesmo vale pra carburadores. Dar um start e ver a moto nas consições ideais nao tem preço. Toda moto deveria vir obrigada pela governo a vir injetada pelo preço que se paga. Eu tenho uma Factor e ja tive inumeros problemas com o maldito carburador dela agora eu pergunto: Se na Europa a YBR ja é injetada a anos, porque aqui ainda se paga por motos carburadas? Claro, brasileiro adora velharia. Mesmo a longas distancia a I.E é mais confiavel ou alguem aqui vai viajar com uma esportiva de 1000cc carburada?

Morte aos carburadores.

Sport 150
10-04-13, 20:15
Hehehehehehe..........

- - - Updated - - -

Sistema de Alimentação, no caso.
É realmente eu percebi o erro, após postar a perguntar, no entanto não consegui modifica-la mais, Mas quanto ao conteúdo apenas são dúvidas, em pontos de confiabilidade dos dois sistema, o que seria mais vantajoso, dependendo a localidade entre outros. Quais fatores poderiam ser afetados, por um ou por outro, qual deles seriam o mais ideal, no caso!!!!!

- - - Updated - - -


O rapaz fez a pergunta especifica em longas viagens....não dia a dia. Até fiquei com vontade de chamar a atenção dele, mas relendo a pergunta dele entendo os motivos dele. Não nos esqueçamos que estamos num pais continental, e que temos diferenças de temperatura, altitude e qualidade de combustivel pra tudo quanto e canto. Se vc é um usuario leigo, e quer colocar gasolina e andar sem se preocupar, va com uma injetada e seja feliz. Confesso que tenho moto carburada e nunca tive problema ao rodar pelo estado de sp a fora...mas sei que se for pra algum lugar com altitude mais agressiva, sei que o meu carburador vai sofrer...até regular pra condição que eu esteja rodando, nada do outro mundo de se fazer, porem entendo que tenha pessoas que não queiram ou não tem afinidade com isso e portanto é algo plausivel de se preocupar.
Resumindo...motos modernas com i.e. atuais são melhores a se adaptar as situações numa longa viagem para pessoas leigas ou que simplesmente querem ir e vir sem se preocupar com detalhes mecanicos.
É exatamente nesta linha de pensamento que eu fiz a pergunta, algumas coisas mas muitas ainda ficam no ar e por ser uma área de debate, achei que aqui seria o local certo, para acompanhar os debates, e com isso aprender também um pouco mais dos dois sistema!!!!

CkOFan
10-04-13, 20:16
Obrigado, pelo esclarecimento, é este tipo de explicação e Dúvidas que temos que tirar, é justamente uma resposta curta, mas com conteúdo importantíssimo.

Discordo em parte sobre a I.E. não ser boa para longas viagens.
Para a viagem que eu quero fazer, atravessando a cordilheira dos andes, a I.E será essencial. Sem ela eu iria penar na altitude, pois para regular o carbura só abrindo mesmo, coisa que a I.E faz automaticamente.

A maior questão é que a I.E. para as pequenas ainda é uma coisa relativamente nova, ela ainda está em desenvolvimento.

Abraço!

Sport 150
10-04-13, 20:27
Discordo em parte sobre a I.E. não ser boa para longas viagens.
Para a viagem que eu quero fazer, atravessando a cordilheira dos andes, a I.E será essencial. Sem ela eu iria penar na altitude, pois para regular o carbura só abrindo mesmo, coisa que a I.E faz automaticamente.

A maior questão é que a I.E. para as pequenas ainda é uma coisa relativamente nova, ela ainda está em desenvolvimento.

Abraço!
Caro colega, ao retornar a resposta dele eu me referi ao que ele respondeu, ou seja, para ele o melhor seria o carburador nesta situação, portanto deixou a desejar, ao não falar as vantagens do sistema i.e em longas, pois acredito que como vim acompanhando, vi algumas vantagens e desvantagens, tanto de um, como de outro sistema de alimentação!!!!!!
Até porque ele deixou no ar "pode ser vantajoso", não afirmou realmente!!!!

CkOFan
10-04-13, 20:37
Caro colega, ao retornar a resposta dele eu me referi ao que ele respondeu, ou seja, para ele o melhor seria o carburador nesta situação, portanto deixou a desejar, ao não falar as vantagens do sistema i.e em longas, pois acredito que como vim acompanhando, vi algumas vantagens e desvantagens, tanto de um, como de outro sistema de alimentação!!!!!!
Até porque ele deixou no ar "pode ser vantajoso", não afirmou realmente!!!!

Caro irmão do PN, desculpe, não era para ter te quotado. Era para ter quotado o post do nil_bad.

Abraço!

Roque
10-04-13, 20:40
http://www.mycool.com.br/ptg/wp-content/uploads/2012/01/fortune-teller-sms-1211.jpg

Prevejo mais um tópico infinito no PN...


COM CERTEZA ! kkkkk

Sport 150
10-04-13, 20:41
Caro irmão do PN, desculpe, não era para ter te quotado. Era para ter quotado o post do nil_bad.

Abraço!
Ok. entendi, até mais!! Desculp eu de ter lhe interpretado de formar errada.

CkOFan
10-04-13, 20:43
Ok. entendi, até mais!! Desculp eu de ter lhe interpretado de formar errada.

Capaz velho, nem te esquenta. É só para não dar mal entendido mesmo hehehehehe

Abraço!

2weels
10-04-13, 21:23
Moto monocilindrica com injeçao multiponto? Vcs devem estar brincando né?

Do mais a injecao ja dizimou os carburadores nos carros e as bombas injetoras mecanicas nos caminhoes...

Ta na hora das motos.

corsani
11-04-13, 18:49
melhor sistema de combustivel confiavel pra motos.
1 injeção yamaha
2 carburador
3 injeção honda
4 é brincadeirinha.
o sistema de injeção é bem melhor. apesar de eu ser um amante de carburadores e com alta tecnologia ja empregado nos mais modernos a injeção é bem melhor.
não só por questão de obrigação das leis, mas o mesmo processo que faz com que a injeção aproveita e manda combustivel na quantidade certa de ar tambem faz que com esse aproveitamento aumente a potencia.

Banduleiro
11-04-13, 19:54
Moto monocilindrica com injeçao multiponto? Vcs devem estar brincando né?...
Certamente meu caro.

- - - Updated - - -

Embora eu também goste muito dos carburadores, não tem como se opor, englobando tudo, a injeção dispara na frente.

- - - Updated - - -

Carburador será coisa de entusiastas.

coreanas
11-04-13, 20:49
Minha opnião:
Enquanto os sistemas de injeção não ficarem baratos para serem substituídos facilmente em caso de pane, há justificativa para se adotar o bura em motos de baixa cilindrada.

Depois da líder de mercado ter adotado o injeção na linha de motos populares, acredito que a tendência agora seja baratear o sistema EFI e acabar de vez com carburadores.
Abraço!

Também acho exatamente isso. Injeção, embora eu defenda carburadores, é sim muito melhor. Se baratearem as reposições e simplifcarem os diagnósticos (como o sistema de códigos piscantes da luz da I.E., mas padronizados e claros) até eu viro entusiasta. O Problema é só esse: complexidade do diagnóstico e custo das peças. Pessoalmente acho que o futuro, antes de viabilizarem as motos elétricas, é a volta do 2T proporcionado pela I.E..

Vale até uma dica: Nas comunidades de carros importados geralmente tem um tópico fixo sobre peças compatíveis. E na. I.E. muita coisa é "universal", barateando muito os custos e simplificando diagnósticos. Poderiam fazer isso com as motos.

Stone
11-04-13, 21:24
Com certeza a IE é muito superior ao carburador.
Mas pra mim, ainda acho cedo ter uma moto com IE, com o carburador nunca fiquei na mão, se se algum dia ficar, mesmo que esteja ha algumas dezenas de quilômetros no meio do nada eu consigo resolver somente com as ferramentas originais da moto.

Sport 150
12-04-13, 08:45
Realmente a I.E já estão dominando o mercado, mas ainda como já foi relatado muita coisa ainda precisa ser mudado, para que todos se direcione para este tipo mecânica, principalmente quanto ao custos beneficio, mão de obra muito cara ainda, e outros detalhes mecânicos que ainda não são fáceis de solucionar em uma determinada situação. Mas ainda existe muitos amantes dos carburadores, por ser um tipo de mecânica fácil para reparar em determinada situação e ainda reposição de peças fáceis também.

cabra de brasilia
12-04-13, 08:54
Trabalho na parte administrativa de manutenção de ambulâncias da rede pública.....muitas são à gasolina.

Quaaaaase 3 anos que estou nessa função.....até hoje único problema relacionado a injeção que eu vi foi a flauta de uma ambulância estava vazando...e só.

E olha que ambulância à gasolina com 1 milhão de km tem de penca.

Falam da injeção como se fosse um protótipo completamente instável que no meio da rua vai parar de funcionar e dar uma dor de cabeça descomunal que melhor coisa a se fazer é vender a bomba e comprar outra moto.

Sport 150
12-04-13, 09:05
Trabalho na parte administrativa de manutenção de ambulâncias da rede pública.....muitas são à gasolina.

Quaaaaase 3 anos que estou nessa função.....até hoje único problema relacionado a injeção que eu vi foi a flauta de uma ambulância estava vazando...e só.

E olha que ambulância à gasolina com 1 milhão de km tem de penca.

Falam da injeção como se fosse um protótipo completamente instável que no meio da rua vai parar de funcionar e dar uma dor de cabeça descomunal que melhor coisa a se fazer é vender a bomba e comprar outra moto.
Bem entendo, I.E nos carros já estão a muito mais tempo, já nas motos não, se eu não estiver enganado, mas quanto ao ultimo paragrafo que vc citou, tenho minha opinião a parte, pois acredito que a mecânica de moto, não é igual a de um carro, pode ser que a do carro seja mais complicado, mas como já vem a muito mais tempo no mercado, muita coisa já foi aperfeiçoado, nas motos como citei acima ainda precisa mudar muita coisa, por ser um veiculo mais econômico, a mecânica ainda é muito cara em relação ao carburador, por falta de reposição de peças fáceis.

cabra de brasilia
12-04-13, 09:12
Fora o fato do câmbio e motor da moto dividirem o mesmo lugar e no carro essas peças são separadas em que mais o motor da moto é tão diferente assim em relação ao motor do carro?

halvaro
12-04-13, 09:22
Na minha opinião, respondendo sobre qual sistema é melhor, sem duvida alguma Ie é melhor, muito melhor que carburador, mas claro que tudo tem seu custo, o sistema é mais caro, porém bem melhor. Quanto à manuteção acho equivocada a idéia que Ie é mais cara. Problemas com Ie são muito raros, e o sistema como um todo bem mais confiável

A Ie já está presente nas motos a bastante tempo, porém restrito aos modelos grande e caros, nas pequenas cilindradas que é mais recente, e obviamente por questão de contensão de custo, adotam sistemas mais simples e não tão eficientes, mas ainda assim superiores ao carburador.

Mas isso não significa de forma alguma que não de pra usar tranquilamente uma pequena carburada, sempre vivemos com elas, é questão de costume, eu mesmo estou usando uma, mas reconheço que é inferior

pedromartins
12-04-13, 09:44
Bem entendo, I.E nos carros já estão a muito mais tempo, já nas motos não, se eu não estiver enganado, mas quanto ao ultimo paragrafo que vc citou, tenho minha opinião a parte, pois acredito que a mecânica de moto, não é igual a de um carro, pode ser que a do carro seja mais complicado, mas como já vem a muito mais tempo no mercado, muita coisa já foi aperfeiçoado, nas motos como citei acima ainda precisa mudar muita coisa, por ser um veiculo mais econômico, a mecânica ainda é muito cara em relação ao carburador, por falta de reposição de peças fáceis.

Não existe conceito diferente da I.E de um carro em relação a de uma moto. É tudo igual e todos os sistemas usam os mesmo parametros de leitura pra atuarem. Uma moto de 4 cilindros tem o sistema de I.E. 99% parecido com o de um carro. A I.E de uma CG Titan é tao confiavel quanto a de um carro popular.

halvaro
12-04-13, 10:20
por ser um veiculo mais econômico, a mecânica ainda é muito cara em relação ao carburador, por falta de reposição de peças fáceis.

Aí está mais um equivoco, em Ie não há necessidade de reposição de peças a toda hora, se comprar nova na maioria das vezes a moto vai ser passada pra frente
antes que venha a necessitar alguma peça, claro que pode ocorrer um azar, mas as peças existem normalmente.
Tenho carro com Ie desde 2004, e se não me falha memoria só uma unica vez troquei uma peça de IE, isso num carro que já tinha 12 anos de uso.

Sport 150
12-04-13, 10:46
Aí está mais um equivoco, em Ie não há necessidade de reposição de peças a toda hora, se comprar nova na maioria das vezes a moto vai ser passada pra frente
antes que venha a necessitar alguma peça, claro que pode ocorrer um azar, mas as peças existem normalmente.
Tenho carro com Ie desde 2004, e se não me falha memoria só uma unica vez troquei uma peça de IE, isso num carro que já tinha 12 anos de uso.
Sim até entendo, mas vai muito do cuidado de cada um, pois tem muitos que ainda são leigos em relação a isto, o que faz com isto acaba ficando mais caro, sem ter o conhecimento real, mas nada melhor do que pesquisar, mas como na maioria das vezes somos muitos apressados, cairmos na mão do primeiro mecânico que acha na frente.
Mas quanto ao item que as I.E não precisam de reposição de peças toda hora, concordo, mas também o outro sistema é a mesma coisa, pois vai tudo do cuidado de cada um, em suas manuseações devidas. Ou estou enganado, pode ser que este sistema venha a trazer mais problemas, ai concordo.

halvaro
12-04-13, 11:05
Uma coisa é fato, independente dos pros e contras, no caso dos carros essa discussão não tem mais sentido, acabou, não tem mais carro novo com carburador pra comprar, moto de 250cc pra cima salvo engano meu idem, agora só faltam as pequenas, talvez nessas demore um pouco mais, o nivel de exigência é menor, então enquanto os fabricantes ainda conseguirem fazer com que o carburador atenda as normas anti emissões vão continuar vendendo carburador

Sport 150
12-04-13, 11:18
Uma coisa é fato, independente dos pros e contras, no caso dos carros essa discussão não tem mais sentido, acabou, não tem mais carro novo com carburador pra comprar, moto de 250cc pra cima salvo engano meu idem, agora só faltam as pequenas, talvez nessas demore um pouco mais, o nivel de exigência é menor, então enquanto os fabricantes ainda conseguirem fazer com que o carburador atenda as normas anti emissões vão continuar vendendo carburador
Ok. Agora concordo com o que diz, entendo até porque tecnologia esta ai e ao invés de seguirmos pra frente, vamos retroagir, temos que evoluir.Não tem sentido mesmo.

cabra de brasilia
12-04-13, 12:43
Moço cê tem uma espécie de fobia que injeção de moto é coisa mais instável do planeta.....quer saber se esse treco presta ou não de fato é só perguntar pros cachorro loco que andam de Fan 150 cuja única manutenção que fazem é trocar o óleo e as vezes jogar um óleo na corrente e só. Duvido que você encontre um que reclama da injeção dando problema.....

Estragar tudo pode estragar, uai.....fui na loja oficial da Sony comprei produto original e a merda me deu tanto problema que eu joguei fora.....

Outro detalhe....injeção só dá manutenção quando apresenta problema....esse negócio de limpeza de bico, limpeza daquilo de forma preventiva é cultura brasileira. Exceto pelo filtro de combustível que esse sim tem troca programada.

halvaro
12-04-13, 13:11
Outro detalhe....injeção só dá manutenção quando apresenta problema....esse negócio de limpeza de bico, limpeza daquilo de forma preventiva é cultura brasileira. Exceto pelo filtro de combustível que esse sim tem troca programada.

Falou tudo agora, limpeza de bico é a maior arapuca que inventaram pra ganhar dinheiro. Coisa praticamente desnecessária, a não ser em casos extremos, o sistema trabalha sob alta pressão e dificilmente entope ou suja um bico. Nos meus carros foi feito uma única vez, e ainda a minha revelia, sem o mecânic ter me consultado, por que não era necessário.

2weels
12-04-13, 13:37
Certamente meu caro.

- - - Updated - - -

Embora eu também goste muito dos carburadores, não tem como se opor, englobando tudo, a injeção dispara na frente.

- - - Updated - - -

Carburador será coisa de entusiastas.

Acho q nao me expliquei bem. Moto monocilindrica ñ tera injecão multiponto.
Injeção Multiponto é coisa para motor de 2 cilindros ou mais. Para que 2 bicos injetando no mesmo cilindro?

coreanas
12-04-13, 15:14
Outro detalhe....injeção só dá manutenção quando apresenta problema....esse negócio de limpeza de bico, limpeza daquilo de forma preventiva é cultura brasileira. Exceto pelo filtro de combustível que esse sim tem troca programada.?

Em carros nunca limpei, a única coisa é que de vez em quado eu dou umas esticadas pra aumentar o fluxo e autolimpar, não sei se é certo, mas o carro injetado fica mais redondo depois de umas esticadinhas.

Sport 150
13-04-13, 13:20
Moço cê tem uma espécie de fobia que injeção de moto é coisa mais instável do planeta.....quer saber se esse treco presta ou não de fato é só perguntar pros cachorro loco que andam de Fan 150 cuja única manutenção que fazem é trocar o óleo e as vezes jogar um óleo na corrente e só. Duvido que você encontre um que reclama da injeção dando problema.....

Estragar tudo pode estragar, uai.....fui na loja oficial da Sony comprei produto original e a merda me deu tanto problema que eu joguei fora.....

Outro detalhe....injeção só dá manutenção quando apresenta problema....esse negócio de limpeza de bico, limpeza daquilo de forma preventiva é cultura brasileira. Exceto pelo filtro de combustível que esse sim tem troca programada.
Caro companheiro, em algum momento eu diz que estes ou aquele sistema é de minha preferência, apenas postei a pergunta para ver o que vossos caros especialistas na área, a muito mais tempo e acima de tudo, entendem muito bem, a opinião de cada um, portanto eu tenho uma moto a carburador, mas não defendo, nunca me deixou no caminho, futuramento quero ter um de maior cilindradas e com injeção eletrônica também. Mas jamais quero ficar, como relatei acima, numa tecnologia que já esta sendo ultrapassada em muitos seguimentos automotivos.

Marvila
06-05-13, 15:26
Bom, não se trata de desenterrar o tópico porque ele é recente...
Da mesma forma, não é para criar discussão em termos deste ou daquele sistema ser o melhor e mais moderno. Longe disso. Como foi lembrado por um companheiro, o forista de Naviraí-MS (Sport 150) lembrou bem sua dúvida em se tratando de "viagem".
Estou comentando isto porque alguns modelos injetados têm dado dor-de-cabeça a seus proprietários. Leio, por exemplo, sobre a queima da bomba de gasolina da Bros. E pelo visto, é algo recorrente. Também os apagões da Lander, pouquíssimo comentado por aqui mas largamente no forum específico. Os problemas que envolvem o propulsor de 300cc da Honda nem preciso citar...inúmeros tópicos por aqui.
Daí, fico imaginando quem gosta de viajar pelos interiores e, no meio do nada, uma bomba de gasolina dessas vai para o vinagre...:(
Já imaginou que suplíficio ?!?!?!?
Aliás, nem precisa ser no interior...numa rodovia mesmo...
Não é à toa que a Honda relançou a Bros 125, carburada.
Particularmente, penso que a i.e. ainda não está totalmente acertada nos modelos abaixo das 400cc. Vamos ver como se comporta na Falcon...
É só isto!

Limabl
06-05-13, 19:56
Sem duvida o carburador é mais comfiavel contra falhas,devido a menos componentes no sistema,injeção é mais precisa mas menos comfiavel quando o assunto é falhas,queima de bicos,bombas injetoras,sensor de temperatura,sensor de oxigênio,ECM(ecu)sendor tp, e etc todos são componentes eletrÔnicos e nós sabemos que componentes eletrônicos são sucesiveis a pane !!!