PDA

Ver Versão Completa : Barulho na frente da GSR ou yes?



Luis_RJ
19-04-13, 15:33
Boa tarde irmãos.

Desde que pequei minha GSR 150i tenho percebido um barulho perto do painel quando passo por irregularidades do asfalto (famosos buracos). Parece que o painel está batendo ou algo assim.
Já conversei com o o Ivan RJ e ele disse que a Yes dele também tinha esse barulho e era normal.
Desde então eu esqueci do barulho.

Porém esses dias fui em um fórum de tenere (http://www.tenereclub.com.br (http://www.tenereclub.com.br/)) e vi muita gente reclamando do barulho da suspensão dianteira do modelo 2011. A yamanha até estava trocando as flautas por causa desse barulho.
Dai fiquei pensando no barulho da minha GSR e vim aqui perguntar pra vocês:

Vocês sabem de onde vem esse barulho?
Como evitar que a moto faça isso?

augustothalison
19-04-13, 15:40
Cara isso acontece comigo tbm, mas só quando acabo passando em buracos bem violentos mesmo, escuro um barulho vindo do painel como se fosse plastico batendo com plastico, mas é só na hora do impacto com o buraco, mas em buracos rasos, isso nao me acontece, só nos buracos mais fud... mesmo, creio que seja normal...

aah minha moto é uma Yes tbm 2012 hehe

Luis_RJ
19-04-13, 15:47
Na minha também é assim. Só em buracos mais fundos.
Parece que o painel está bem preso e se choca com alguma coisa.
Já verifiquei o painel e tudo estava bem preso.
Acho que esse barulho deve vir do cabo de freio/embreagem batendo em outro peça de plástico.

augustothalison
19-04-13, 16:09
Na minha também é assim. Só em buracos mais fundos.
Parece que o painel está bem preso e se choca com alguma coisa.
Já verifiquei o painel e tudo estava bem preso.
Acho que esse barulho deve vir do cabo de freio/embreagem batendo em outro peça de plástico.

Deve ser, quando ouvi o barulho pela primeira vez tbm, fui checar a moto e estava tudo ok, tudo bem preso hehe, ai despreocupei.

joaomagalhaess
19-04-13, 16:16
A minha Yes é novinha, tem nem um mês, e faz o mesmo barulho quando passo por um buraco maior. Ou mesmo uma irregularidade.

_rocha
19-04-13, 16:31
é povo a minha tbm faz o mesmo barulho nas mesmas situações, é uma 2008, eu já até cheguei achar que poderia ser o paralamas batendo, mas está tudo preso nada solto. mas nao é barulho de suspensao.
ai descanei e me acostumei com o barulho.
já a yes do meu sogro que é 2008 isso nao acontece!

filho.
19-04-13, 17:11
Esses barulhos nada mais são que pouco oleo nas bengalas,,, a minha tbm estava assim,, mas depois q troquei nunca mais deu esse problema!!!

CkOFan
19-04-13, 17:38
Tentem ver se a a suspenção dianteira tá chegando no fim de curso, se sim, troca o óleo e vê se resolveu. Se não resolveu deve ser algum cabo ou até o painel batendo no farol.

Abraço!

marchetti87
19-04-13, 17:46
Na Twister também faz barulho na frente, no caso é a pinça de freio que tem uma folga e ela faz barulho quando anda em asfalto muito irregular. Perguntei pro mecânico e ele disse ser normal.

AdelsonRJ
19-04-13, 17:54
Será q esses fabricantes, estão economizando na qualidade e na quantidade do óleo da susp diant.....???

Ivan RJ
19-04-13, 18:05
Não é pouco óleo, porque eu troquei o óleo das bengalas da moto do Luis.
Esse barulho que muitos reclamam, que é um som seco, na minha opinião vem do painel. No caso específico de sua moto, Luis, eu restaurei o seu painel após a sua queda. Tá certo que voltei ao tempo de criança montando quebra cabeça, mas não acredito que o superbonder com algodão tenha descolado. Se tivesse descolado seu painel iria fazer o som de um chocalho.
Quando eu for trocar, novamente o óleo dentro do prazo que lhe dei, irei olhar o painel e as bengalas, naturalmente. Por hora vai rodar e ser feliz.
Qualquer dúvida me telefone, inclusive para me dizer se irá ao niver do Kadoshi, lembrando que sairemos de minha casa às 9:00hs.
Um grande abraço a todos os irmãos.

chiccoli
19-04-13, 18:06
Na Twister também faz barulho na frente, no caso é a pinça de freio que tem uma folga e ela faz barulho quando anda em asfalto muito irregular. Perguntei pro mecânico e ele disse ser normal.

rapais.., eu tinha mandado trocar o oleo das bengalas e o barulho sumiu !
ai acertei um buraco tentando parar 130km/h pra 0 em 60 metros e estourou o retentor de bengala, trokei e o barulho voltou.. =S

Ivan RJ
19-04-13, 18:20
Cuidado para não cairem em buracos com os freios acionados.
O risco de empenar rodas, bengalas, estourar os amortecedores traseiros... é muito grande.
Quando virem que não vai dar para parar e passar bem devagar, acelerem tudo que tem direito, desta forma a moto estará mais leve e as suspensões irão sofrer pouco impacto.
Um grande abraço a todos os irmãos.
PS: Cuidado com o tamanho do buraco, se o que eu escrevi não der certo, resta rezar.

chiccoli
19-04-13, 19:26
Cuidado para não cairem em buracos com os freios acionados.
O risco de empenar rodas, bengalas, estourar os amortecedores traseiros... é muito grande.
Quando virem que não vai dar para parar e passar bem devagar, acelerem tudo que tem direito, desta forma a moto estará mais leve e as suspensões irão sofrer pouco impacto.
Um grande abraço a todos os irmãos.
PS: Cuidado com o tamanho do buraco, se o que eu escrevi não der certo, resta rezar.


Num vi o buraco, a rua sempre foi lisinha. num breu, quase 5 da manhã.., só senti a pancada, o guidão parece que ficou mais pra baixo depois dela..,
andei em outra tw ontem.., parecia que o guidão tava mais fechado.. kkk, num sei pq.. =S

irai
20-04-13, 08:03
A minha GSR tem o mesmo barulho, quando passo por buracos mais fundos e em velocidade razoável. Aparentemente não tem nada de errado com a moto, já troquei o óleo das bengalas e o barulho persiste, não tenho mais idéia sobre de onde ele vem, parece painel ou para-lama, mas eles estão bem firmes... Na autorizada me disseram que era normal e já ouvi esse mesmo relato de bastante gente, parece que o tal barulho não é sinal de nada estragado, a moto continua firme e forte independente de fazer barulho ou não.

Shaiky Castro
20-04-13, 16:34
Acho que o barulho a que vc se refere vem da caixa de direção e não do painel.
Pelo menos foi o que constatei na minha.

Luis_RJ
20-04-13, 17:48
Não é pouco óleo, porque eu troquei o óleo das bengalas da moto do Luis.
Esse barulho que muitos reclamam, que é um som seco, na minha opinião vem do painel. No caso específico de sua moto, Luis, eu restaurei o seu painel após a sua queda. Tá certo que voltei ao tempo de criança montando quebra cabeça, mas não acredito que o superbonder com algodão tenha descolado. Se tivesse descolado seu painel iria fazer o som de um chocalho.
Quando eu for trocar, novamente o óleo dentro do prazo que lhe dei, irei olhar o painel e as bengalas, naturalmente. Por hora vai rodar e ser feliz.
Qualquer dúvida me telefone, inclusive para me dizer se irá ao niver do Kadoshi, lembrando que sairemos de minha casa às 9:00hs.
Um grande abraço a todos os irmãos.


Ivan RJ não acho que esse barulho seja do painel. Pelo menos, não de dentro dele.
Acho que é algum cabo mesmo. Tenho falado com muita gente que tem yes e quase todos dizem que tem esse problema. Muitos ouvem esse barulho logo quando retiram a moto da concessionária.
Será que pode é algum cabo, pois o barulho não é grande e parece som de plástico batendo em plástico.

Ivan, vou sim lá. Vou ligar daqui a pouco para confirmar.

irai
20-04-13, 22:27
Pois é, eu pensei que pudesse ser no painel, mas se o barulho aparece na Yes também, então é outra coisa, pois os paineis da GSR e da Yes são diferentes.

O som não parece ser de cabo, soa como plastico contra plastico, de qualquer forma, até já desencanei de descobrir o tal barulho, em situação normal ele não aparece, só em estrada de terra ou paralelepípedo muito ruim e isso se andar meio rápido.

Motaro
20-04-13, 22:39
Na minha GSR 150 antiga não tive nenhum problema parecido com esse não. Acho que deverias verificar em concessionária.

Ivan RJ
20-04-13, 23:59
Motaro eu desmontei e montei toda a GSR do Luis, a moto está zerada. Foi toda revisada por mim, em minha oficina.
A minha Yes, 2006, também faz esse barulhinho desde zero. Nunca me preocupei com isso, eu aposto no que pode ser, mas não tem a menor necessidade de se mexer, pois, poderá vir a quebrar o paralama dianteiro. Muitos resolveram esse problema e depois tiveram o paralama quebrado ao meio.
Um grande abraço a todos os irmãos.

Shaiky Castro
21-04-13, 01:27
Eu aposto que esse barulho é da caixa de direção.

pedromartins
21-04-13, 09:48
Nem caixa de direção, nem painel e nem cabos. Esse barulho vem da bengala. Ele é bem familiar e relatado na YBR factor porque todas fazem esse barulho, inclusive a minha fazia e existem duas soluções possiveis.

Desmontar a bengala e por uma mola de retorno maior ou por menos oleo que o especificado. Esse barulho é o resultado do calço hidaulico dentro da flauta da bengala que ao retornar de uma compressao não consegue fazer o oleo escoar pelos buracos da flauta, po isso estavam trocando os da Tenere (eu vi esse topico).

Na minha Factor o recomendado são 153ml, com essa quantidade ela fazia esse barulho incomodo o tempo todo, assim que pesquisei exaustivamente em todo lugar descobri o motivo (muito oleo). Retirei todo e so colquei 100ml exatos em cada uma e o barulho parou imediatamente.

A mola de retorno maior impede que o oleo acesse o topo da flauta e escoe o oleo de uma vez so, mas lembrando que ou voce reduz o oleo ou poe a mola maior, nunca os dois pra a bengala nao ficar sem lubrificação.

Shaiky Castro
21-04-13, 12:45
Não é bengala mesmo.
Aposto com quem quiser que é na caixa de direção, pois troquei a minha e o barulho parou, pelo menos até agora.

P.S: Não se trata de Factor ou YBR o tópico se refere a uma GSR ou Yes.

pedromartins
21-04-13, 19:00
P.S: Não se trata de Factor ou YBR o tópico se refere a uma GSR ou Yes.

Desculpe, acho que postei no site e forum errado.

Ivan RJ
21-04-13, 20:59
Shaiky Castro (http://www.pequenasnotaveis.com.br/members/shaiky-castro-31729/), me permita lhe explicar uma coisa:
Se o problema de sua moto foi na caixa de direção, é ótimo, muito fácil resolver. Troca-se por uma sirvest roletada, lubrifica-se com molikote e nunca mais se mexe. Dura mais que a moto.
Porém na maioria absoluta das vezes NÃO TEM NADA A VER COM CAIXA DE DIREÇÃO!
Por que? Porque eu mesmo já troquei a minha e esse barulho permanece.
Eu sei qual é o problema, mas, não deve-se mexer. Só isso. Ninguém corre risco de morrer! Entendeu?
Pedro vc não postou em lugar errado, é que as vezes as pessoas acham que só existe uma condição para um problema, seja causa ou solução, e não é bem assim que a mecânica funciona. Muitas vezes vc pode ter um sintoma que pode ocorrer em diversos lugares do veículo da mesma forma e tem que descobrir o exato local onde ele se encontra.
Também não é problema nas bengalas, no caso específico da Yes.
Um grande abraço a todos os irmãos.

Luis_RJ
22-04-13, 00:27
Tá explicado.

CkOFan
24-04-13, 10:38
No meu primeiro rolê com a Yes ontem reparei nesse barulho. É alguma coisa no para-lama mesmo, talvez aquela peça que firma o cabo do velocímetro, não?
So meio encucado com esses barulinhos... me dão nos nervos... :mad:

Abraço!

halvaro
24-04-13, 11:11
Se existe um barulho assim, ele tem que ser resolvido, seja o que for, normal não é

CkOFan
24-04-13, 11:31
Eu queria ao menos saber de onde ele vem, para daí ver se vale a pena ou não a sua solução

zanini
24-04-13, 12:23
O Ivan diz saber, poderia compartilhar com os amigos aqui..

halvaro
24-04-13, 13:29
O Ivan diz saber, poderia compartilhar com os amigos aqui..

Ele mesmo que disse que é normal, que tem que deixar assim.

Ivan RJ
24-04-13, 14:20
Não adianta, se eu disser, a galera vai querer fazer e irá quebrar outra peça que é cara. Esse barulhinho só acontece quando se cai em um buraco, principalmente se a moto estiver freiada. Nada de mais.
Um grande abraço a todos os irmãos.
PS: Eu tento ensinar, com o pouco que sei, a consertar e não a quebrar.

CkOFan
24-04-13, 14:33
Não adianta, se eu disser, a galera vai querer fazer e irá quebrar outra peça que é cara. Esse barulhinho só acontece quando se cai em um buraco, principalmente se a moto estiver freiada. Nada de mais.
Um grande abraço a todos os irmãos.
PS: Eu tento ensinar, com o pouco que sei, a consertar e não a quebrar.

Só queria saber de onde vem esse barulho... Sacanagem ficar escondendo o jogo!
Se não quiser abrir pra galera me manda por MP, te prometo que não vou quebrar nenhuma peça.

Abraço!

zanini
24-04-13, 14:42
É Ivan, todo mundo aqui já é grandinho o suficiente pra saber o que fazer ou não com a sua magrela, acho que o errado é censurar o tal culpado pelo barulho.. rs

Me manda por MP tb se persistir em não abrir o jogo pra geral.

Luis_RJ
24-04-13, 14:52
Heheheheheh
Acabei botando o Ivan numa sinuca de bico sem querer.

Ivan RJ
24-04-13, 17:07
Tá legal!
Se vcs quebrarem o paralama dianteiro não vão me culpar, pois é de lá que vem o barulho em 99,999% dos casos na Yes.
Se vcs pesquisassem no fórum iriam acabar descobrindo o problema!!!
REPITO, "DEIXEM COMO ESTÁ". Um grande abraço a todos os irmãos.

CkOFan
24-04-13, 17:35
Vi alguns casos onde o paralama racha bem na curva de encaixe da bengala... não reparei isso na minha, vou dar uma olhada com mais atenção hoje.
Mas não te esqueta Ivan, vou cuidar bem do meu paralama!

Abraço!

Ivan RJ
24-04-13, 17:40
Muitas vezes ele quebra justamente porque tentam eliminar esse barulho.
Mecânica não é asim, pensamos que vamos consertar e quebramos o que está direito. Vc pode conseguir eliminar o barulho, se eu posso vc também pode, mas poderá ter como consequecia a quebra do palalama.
Pensem nisso.
Um grande abraço a todos os irmãos.

zanini
24-04-13, 17:56
Mas pra quem pega uma zero por exemplo, não é motivo para solicitar a garantia e que deem um jeito nisso?

Ivan RJ
24-04-13, 18:17
Não zanini, vão mandar vc tomar cuidado ao passar por buracos, aprender que não se deve ultrapassar buracos com os freios acionados e por aí vai. O pior é que está certo.
Se uma ponte não balançar com vento ou excesso de veículos, nunca trafegue por ela. Vai quebrar!!!
Um grande abraço a todos os irmãos.

pedromartins
24-04-13, 20:26
Vou contar baseado na minha experiencia pessoal com a YBR apenas pra efeito de descrição.

Quando comprei minha Factor (assim como muita gente tem o mesmo problema) ela veio com um toc-toc na dianteira. A primeira coisa que troquei foi caixa de direção... pus uma original zero lubrifiquei, apertei com o torque correto e nada, la estava o toc-toc. tirei os cabos painel e farol junto com a aranha do farol, deixei sem nada, la estava ele; verifiquei o para-lamas atras de folga verifiquei se tava quebrado e nada, la estava ele, o bendito toc-toc. Tirei o para lamas e o barulho parou.

Resolvi estudar a fundo o caso, retirei as bengalas e desmontei e nao tinha nada de errado, todas as peças estavam perfeitas dentro, remontei e la estava ele, o toc-toc.

O que acontece é que os pistoes ou flautas da bengala ficam justamente na altura da fixação do para-lamas e ele é fixado da mesma maneira como na Yes, com os parafusos voltados pra dentro, todo barulho que as bengalas fizerem vai ecoar no para-lamas porque ele tem o formato conico. Percebi que a quantidade de oleo estava fazendo as flautas trabalharem no limite e o calço hidaraulico dentro delas ecoa no para-lamas, reduzi a quantidade de oleo pra 100ml e NADA DE BARULHO. convivi com o barulho mais de um ano e meio e ja esta a mese sem fazer o bendito toc-toc. Com certeza nao é a caixa de direção nem cabos e nem para-lamas rachado... são as bengalas.

Tanto a YBR quanto a Yes tem o mesmo tipo de bengala e me arrisco a dizer que talvez sejam do mesmo fabricante.

halvaro
25-04-13, 08:31
Mas pra quem pega uma zero por exemplo, não é motivo para solicitar a garantia e que deem um jeito nisso?

Com certeza, se não derem jeito, estão dando atestado de que a moto tem um defeito crônico em sua origem

O problema é ficar se incomodando com isso, então deixa como está

Ivan RJ
25-04-13, 11:09
Pedro eu não sou engenheiro e muito menos projetei as motos. Eu tento sempre minimizar os problemas sem mexer em excesso em algo que eu não projetei.
Eu estudei economia e música, sempre tive a mecânica como hobby. A pouco resolvi mudar tudo e encarar a mecânica profissionalmente, fui estudar.
Até concordo com vc sobre o formato do paralama servir como um amplificador de som. Também intendo um pouco de projetos de caixas de som, mas se eu tivesse que escolher, iria resolver o problema no paralama e não na bengala.
Com certeza existem mil modos de resolver esse problema. Apenas acho que não vale apena mexer.
Um grande abraço a todos os irmãos.

zanini
25-04-13, 11:18
Então vamos ver, a minha esta pra chegar, vou reparar nesse barulho, e vou questionar sobre o mesmo ao pessoal da suzuki lá, espero ter a sorte da minha vir sem esse barulho.. eu sou chato pra caramba com barulho, seja no carro ou na moto, me irrita.. kkk

Luis_RJ
25-04-13, 12:08
Então vamos ver, a minha esta pra chegar, vou reparar nesse barulho, e vou questionar sobre o mesmo ao pessoal da suzuki lá, espero ter a sorte da minha vir sem esse barulho.. eu sou chato pra caramba com barulho, seja no carro ou na moto, me irrita.. kkk

Olha Zanini, esse barulho nem incomoda muito. Ele só aparece ao passar em buracos e irregularidades grandes.
Muitas pessoas, por causa do barulho do transito e da moto, nem percebe muito esse barulho. Mas se você ficar encucado com isso você vai acabar sempre ouvindo.

zanini
27-04-13, 21:01
kkkk só pra galera saber, peguei a minha ontem, e pode crer que o barulho ta nela tb.. qualquer buraquinho e o barulhinho ta la.. na primeira revisão eu vou questionar sobre ele, vamos ver o que falam..

Shaiky Castro
01-05-13, 04:05
Boa madrugada a todos os irmaos. Bom nao quero discurssao com nenhum irmao do forum portanto retiro tudo o que eu disse antes sobre o barulho da yes.

CkOFan
02-05-13, 17:08
Segundo os relados, e a minha avaliação, o problema realmente é o para-lama.
A parte frontal do paralama é pesada e se move, com a mão mesmo dá pra perceber. Este movimento faz com que o paralama "bata" contra o suporte do mesmo.
Talvez seja possível colocar algo que amorteça este movimento sem acabar com ele, pois se o paralama não trabalhar com a vibração da moto, certamente irá quebrar ao meio como disse o mestre Ivan.
A questão é... o que usar, como usar e onde usar?
Todo o dia pego um trecho de 1km de paralelepipedo irregular, da minha casa até chegar na avenida. Esse 1km é de "bateção pura" kkkkk
Realmente fico incomodado com isso, pois já ando bem devagar pra não estragar a pequena, mas parece uma britadeira de tanto que bate...
Assim que der tempo vou dar uma olhada no que pode ser feito, pois realmente o barulho incomoda.

Se alguém tiver alguma ideia, estamo aí!

Abraço!

jott257
02-05-13, 18:30
dei uma olhada na minha yes e justamente ali na curva na frente das bengalas o paralama esta rachado e remendaram com fibra...
+ continua com esse barulho... um barulho seco mesmo... so acontece quando passo em buraco grande...

Num seria o pneu pegando no paralama?

Eu pensei que foce no painel mesmo... dentro tem aquela parte branca pensei que foce ela batendo na carcaça preta... poderia ser ne...

- - - Updated - - -

dei uma olhada na minha yes e justamente ali na curva na frente das bengalas o paralama esta rachado e remendaram com fibra...
+ continua com esse barulho... um barulho seco mesmo... so acontece quando passo em buraco grande...

Num seria o pneu pegando no paralama?

Eu pensei que foce no painel mesmo... dentro tem aquela parte branca pensei que foce ela batendo na carcaça preta... poderia ser ne...

CkOFan
02-05-13, 20:07
Acho que não é o pneu, pois o barulho é de plástico contra algo rígido.
Vou ver se consigo simular essa situação no fim de semana pra tirar a prova real...

Essa rachadura se dá exatamente pelo movimento que a parte da frente do para-lama faz.

Abraço!

sandro lara
02-05-13, 22:22
O unico barulho que me incomoda de verdade é o barulho das sirenes dos home mandando eu parar ou as sirenes do resgate hehe , de resto eu não estou nem ai se faz tóc, blóc, pléft, tic, tac, etc,etc e etc , abraços .