PDA

Ver Versão Completa : Esquecer de cuidar da moto significa se arriscar em duas rodas



CkOFan
24-04-13, 15:57
Como cuidar da manutenção da pequena nunca é damais, e sempre tem um novato cheio de dúvida, segue uma boa matéria do G1 dando uma noção das manutenções básicas para as pequenas:

G1 - Esquecer de cuidar da moto significa se arriscar em duas rodas - notÃ*cias em Dicas de Motos (http://g1.globo.com/carros/dicas-de-motos/noticia/2013/04/esquecer-de-cuidar-da-moto-significa-se-arriscar-em-duas-rodas.html)

Abraço!

Defeacer
24-04-13, 17:03
Eu sou cismado com isso, acho que já deu pra reparar... Qualquer cheiro diferente, qualquer vazamento, qualquer diferença que eu sinto na moto eu já fico cismado, na maioria das vezes não é nada.

Uma coisa interessante é o que dizem sobre a corrente, dizem que ela pode rebentar do nada e talz e fazer um **** estrago, mas todo caso que eu já vi, nunca passou perto disso, as vezes eu penso que isso é mais mito do que verdade, maaaas eu não quero tirar a prova :P

chiccoli
24-04-13, 17:32
Eu sou cismado com isso, acho que já deu pra reparar... Qualquer cheiro diferente, qualquer vazamento, qualquer diferença que eu sinto na moto eu já fico cismado, na maioria das vezes não é nada.

Uma coisa interessante é o que dizem sobre a corrente, dizem que ela pode rebentar do nada e talz e fazer um **** estrago, mas todo caso que eu já vi, nunca passou perto disso, as vezes eu penso que isso é mais mito do que verdade, maaaas eu não quero tirar a prova :P

depende de como ela escapa e pra onde vai.., a minha quando estourou simplesmente caiu,, olhei pro lado, olha ela me ultrapassando.. =S
agora se travar na coroa, vai travar a roda e num preciso falar mais nada né..

Alexandre RJ
24-04-13, 17:33
Ótima reportagem!!!

Repassei por e-mail para meu irmãos do moto clube.

Abçs.

Ivan RJ
24-04-13, 17:34
"Há lubrificantes específicos para corrente, mas, para quem queira e/ou precise fazer economia, o bom e velho óleo de motor usado servirá, desde que aplicado com parcimônia - de modo a não causar um desastre ecológico em nosso meio ambiente".

O cara escreve sobre motos à 30 anos e escreve essa besteira?
É por isso que nós não podemos dar credibilidade aos jornalistas, ele vinha muito bem e nessa hora errou a tangência da curva e bateu de frente num caminhão.

Existem coisas que não podem ser repassadas, pois, algum fraco de cabeça vai tomar aquilo como verdade e rotina e depois vai dizer que um jornalista especializado aconselhou.
Nós temos que tomar muito cuidado com o que escrevemos, palavras não escritas se perdem ao vento, mas as escritas são testemunho de nossa ignorância e arrogâcia.
Um grande abraço a todos os irmãos.

PS: Imlopes qual é o seu moto clube?
Só repasse isso corrigindo o item acima.

PoWeReD69
24-04-13, 17:36
Eu sou cismado com isso, acho que já deu pra reparar... Qualquer cheiro diferente, qualquer vazamento, qualquer diferença que eu sinto na moto eu já fico cismado, na maioria das vezes não é nada.

Uma coisa interessante é o que dizem sobre a corrente, dizem que ela pode rebentar do nada e talz e fazer um **** estrago, mas todo caso que eu já vi, nunca passou perto disso, as vezes eu penso que isso é mais mito do que verdade, maaaas eu não quero tirar a prova :P

cara, mito nao é nao, na maioria dos casos ela simplesmente arrebenta e pronto, porem ela pode arrebentar e enroscar na roda, ou mesmo no pé do garupa

comigo ela arrebentou e enroscou na roda mas pegou na perna da minha esposa e abriu um corte bem razoavel .... tomou 11 pontos

mais como eu disse, na maioria das vezes ela simplesmente arrebenta e te deixa na mão ....

flwss

chiccoli
24-04-13, 17:39
"Há lubrificantes específicos para corrente, mas, para quem queira e/ou precise fazer economia, o bom e velho óleo de motor usado servirá, desde que aplicado com parcimônia - de modo a não causar um desastre ecológico em nosso meio ambiente".

O cara escreve sobre motos à 30 anos e escreve essa besteira?
É por isso que nós não podemos dar credibilidade aos jornalistas, ele vinha muito bem e nessa hora errou a tangência da curva e bateu de frente num caminhão.

Existem coisas que não podem ser repassadas, pois, algum fraco de cabeça vai tomar aquilo como verdade e rotina e depois vai dizer que um jornalista especializado aconselhou.
Nós temos que tomar muito cuidado com o que escrevemos, palavras não escritas se perdem ao vento, mas as escritas são testemunho de nossa ignorância e arrogâcia.
Um grande abraço a todos os irmãos.

PS: Imlopes qual é o seu moto clube?
Só repasse isso corrigindo o item acima.

vc leu ? na hora que eu vi G1 resolvi nem perder o tempo.., nunca dei credibilidade pra globo e os testes tendenciosos nos programas específicos a determinadas áreas..
vo da uma olhadinha pra ver qq tu achou de errado la kk

edit: fora que é meio que um assunto batido pra quem já fez disso uma rotina..

Alexandre RJ
24-04-13, 17:42
Fala Ivan RJ blz?!

Sou do Moto clube Cavaleiros da Igualdade segue o link do FaceBook: https://www.facebook.com/groups/137051083112185/

P.S: Já enviei um e-mal com a devida correção...valeu.

Forte abraço.

CkOFan
24-04-13, 17:43
Tmbm não curto muito os jornalistas do G1, mas acho que as dicas que tem lá são boas e básicas, ideal para quem não tem conhecimento do que, pra nós, já é uma coisa natural.

Quanto ao óleo de motor na corrente... é melhor que nada, não?
TP, o cara é bem específico quando diz "Mas, para quem queira e/ou precise fazer economia, o bom e velho óleo de motor usado servirá, desde que aplicado com parcimônia"

Abraço!

Ivan RJ
24-04-13, 17:46
Eu acabei com o meu facebook, nunca postava nada.kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Não sei se já entrou no nosso site Alone on Road - SEMPRE NA ESTRADA! (http://www.aloneonroad.com.br)
Um grande abraço a todos os irmãos.

chiccoli
24-04-13, 17:50
eu usava oleo queimado na corrente da bicicleta, a unica coisa que eu achei que dava uma boa lubrificada e não atrapalhava a troca de marcha do meu cambio "bate e volta" q era uma porcaria pra regular.., mas quando fikava bom.., eu trocava mais de marcha do que velozes e furiosos !

Alexandre RJ
24-04-13, 17:56
Eu acabei com o meu facebook, nunca postava nada.kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Não sei se já entrou no nosso site Alone on Road - SEMPRE NA ESTRADA! (http://www.aloneonroad.com.br)
Um grande abraço a todos os irmãos.

Conheço sim, show de bola o site de vcs. Tem um irmão nosso vendo isso de criar um site.

Tá lembrado que uma vez eu te liguei para perguntar sobre como instalar o voltimetro na Yes?

Fim de semana agora fui a Cacaria-RJ conhece? Ida e volta deu 190km. Foi muito legal.

Abçs.

SheBarros
24-04-13, 18:13
depende de como ela escapa e pra onde vai.., a minha quando estourou simplesmente caiu,, olhei pro lado, olha ela me ultrapassando.. =S

Comigo aconteceu a mesma coisa!! Volta corrente, volta!!! kkkk Quebrou um elo bem direitinho, parecia até cortado.

Ivan RJ
24-04-13, 18:22
Lembrei. Não conheço Cacaria, eu fui ao niver do Kadoshi em Xerém.
Teve um casamento e o noivo nos convidou, não poderia deixar de ir.
O Luis RJ também foi conosco.
Qualquer encontro manda uma MP para dizer se vc vai, ou telefone para mim.
Um grande abraço a todos os irmãos.

Honda Motors
24-04-13, 19:38
Deveria haver uma campanha: Motociclista trouxa deixa corrente frouxa! Onze entre dez motos que vejo circulando aqui no Rio está com a corrente fazendo barriga quase no asfalto...

magrao tk
24-04-13, 21:13
A única vez que tive um problema com corrente de moto foi por um grave esquecimento meu. Eu acho, pelo menos que foi.
Pois bem numa subida quando acelerei mais a RX ela simplismente deu um acelerão de vez e foi parando, sem barulhos nem nada. Olhei pra trás e tava lá a corrente esticadinha no chão. Soltou a emenda! Acho que esqueci de colocar a travinha, ou ela tava trincada, ou encaixei mal.

Só sei que foi acontecer longe de casa. Perdi uma meia hora procurando a emenda na estrada que era de terra, depois encarei uma subida forte empurrando a moto até a casa de um amigo, depois mais uns km até em casa a pé pegar uma emenda e voltar lá depois pra montar.

E assim foi perdido um belo sábado de sol por um erro que por sorte não foi grave, mas que poderia ser. Pois nem mesmo a moto que tava recem reformada com pintura de motor, quadro, balança tudo zerado não teve um arranhãozinho sequer! Até parece que foi tirada com a mão.

marchetti87
24-04-13, 23:42
Essa parte falando da sujeira no combustível eu pude comprovar hoje na prática. Estava na reserva e fui abastecer, enchi meio tanque, sai e fui andar normalmente, mas percebi que a moto dava umas engasgadas em alta, depois parou. Será que foi a sujeira que fica depositada no fundo do tanque? Isso pode ser prejudicial se ocorrer com muita frequência, ou seja, deixar sempre chegar na reserva pra depois abastecer?

Quanto ao óleo, eu uso Bardhal para motor (o mesmo que uso pra completar no motor), e 1 vez por semana limpo o pinhão, a coroa e a corrente com querosene e aplico óleo novo.

Fagner
25-04-13, 00:22
Qualquer barulho diferente eu vejo logo o que é pra arrumar pra evitar acidentes

- - - Updated - - -


Essa parte falando da sujeira no combustível eu pude comprovar hoje na prática. Estava na reserva e fui abastecer, enchi meio tanque, sai e fui andar normalmente, mas percebi que a moto dava umas engasgadas em alta, depois parou. Será que foi a sujeira que fica depositada no fundo do tanque? Isso pode ser prejudicial se ocorrer com muita frequência, ou seja, deixar sempre chegar na reserva pra depois abastecer?

Quanto ao óleo, eu uso Bardhal para motor (o mesmo que uso pra completar no motor), e 1 vez por semana limpo o pinhão, a coroa e a corrente com querosene e aplico óleo novo.

Mano ja percebi isso na x tambem

SheBarros
25-04-13, 12:38
Aproveitando o tópico alheio em 3, 2, 1....

Tem algum problema lubrificar a corrente sempre com graxa branca?? Sei q ela não penetra tão bem quanto o óleo...

Ivan RJ
25-04-13, 12:44
Sim, a graxa acumula sujeira e esta se transforma em um esmeril, destruindo toda a relação da moto.
Ainda não encontrei nada melhor que o bom, velho e barato óleo 90.
Um grande abraço a todos os irmãos.
PS: Já testei muitos produtos modernos, infelizmente, não encontrei nada melhor e mais barato.

CkOFan
25-04-13, 13:04
E o WD40, é indicado para lubrificar a corrente tmbm?

Graxa branca eu nunca consegui usar. Tenho uma aversão aquele treco!

Abraço!

marchetti87
25-04-13, 13:34
E o WD40, é indicado para lubrificar a corrente tmbm?

Graxa branca eu nunca consegui usar. Tenho uma aversão aquele treco!

Abraço!

Creio que não, pois é um óleo muito fino.

Carlos Henrique
25-04-13, 15:57
Sim, a graxa acumula sujeira e esta se transforma em um esmeril, destruindo toda a relação da moto.
Ainda não encontrei nada melhor que o bom, velho e barato óleo 90.
Um grande abraço a todos os irmãos.
PS: Já testei muitos produtos modernos, infelizmente, não encontrei nada melhor e mais barato.
Uso e aprovo, óleo 90 o melhor pra lubrificar correntes..

- - - Updated - - -


E o WD40, é indicado para lubrificar a corrente tmbm?

Graxa branca eu nunca consegui usar. Tenho uma aversão aquele treco!

Abraço!
esse video vai te ajudar amigo!
http://www.youtube.com/watch?v=L1VQF0SIUho (http://www.youtube.com/watch?v=L1VQF0SIUho)
pra lubrificar corrente recomendo oleo 90

felipe_jardim
25-04-13, 16:32
To usando o bardahl maxlub kart e moto. http://www.bardahl.com.br/site/_IMG/Produtos/cf571c1e74e29b400c730bcd5a295b06.png

joaomagalhaess
25-04-13, 16:55
Também aproveitando o tópico alheio...

Tenho moto a menos de um mês, e sou completamente ignorante em relação à mecânica das pequenas.

Aqueles sprays lubrificantes pra corrente não são uma boa? Ou é melhor o Óleo 90 mesmo? De quantos em quantos km tenho que lubrificar (ando 60 km/dia).
E é necessário esticar a corrente?! Como fazer?

Valeeeu!!!

marchetti87
25-04-13, 17:17
Também aproveitando o tópico alheio...

Tenho moto a menos de um mês, e sou completamente ignorante em relação à mecânica das pequenas.

Aqueles sprays lubrificantes pra corrente não são uma boa? Ou é melhor o Óleo 90 mesmo? De quantos em quantos km tenho que lubrificar (ando 60 km/dia).
E é necessário esticar a corrente?! Como fazer?

Valeeeu!!!

Eu lubrifico a cada 300 km e peço pro mecânico esticar a corrente a cada 2000 km. Mas isso vai depender de como você usa a moto. Se você não tem conhecimento em mecânica de motos é melhor levar na oficina pra esticar a corrente, o mecânico sabe o que está fazendo e nem cobra nada (aqui pelo menos não). É melhor do que você arriscar por conta própria e fazer alguma besteira, tipo esticar demais ou não deixar na folga correta.

CkOFan
25-04-13, 17:41
Eu lubrifico todo o dia, antes de sair de casa. A moto fica mais macia.
Quando pedir pra esticarem a corrente, se certifique de que só esticaram e não esturricaram.
Tem mexânico que não sabe que a corrente tem que ter uma folguinha para não esticar demais ao trabalhar a balança.

Já usei esse Bardhal, gostei bastante, só achei ruim o fato de ele ser muito gosmento. Fica meio ruim de aplicar decentemente.

Abraço!

ederson.gm
25-04-13, 23:58
Ótima dica!

felipe_jardim
26-04-13, 09:08
Eu lubrifico todo o dia, antes de sair de casa. A moto fica mais macia.
Quando pedir pra esticarem a corrente, se certifique de que só esticaram e não esturricaram.
Tem mexânico que não sabe que a corrente tem que ter uma folguinha para não esticar demais ao trabalhar a balança.

Já usei esse Bardhal, gostei bastante, só achei ruim o fato de ele ser muito gosmento. Fica meio ruim de aplicar decentemente.

Abraço! Ele é gosmento justamente pra grudar na corrente e não cagar a roda toda de óleo!

Alexandre RJ
26-04-13, 09:22
To usando o bardahl maxlub kart e moto. http://www.bardahl.com.br/site/_IMG/Produtos/cf571c1e74e29b400c730bcd5a295b06.png

Eu também. Primeiro limpo a relação toda com querosene, depois lavo com água e sabão neutro, seco, passo graxa em spray tipo ultralub e depois passo elo por elo o maxlub da bardahl.

Particularmente eu gosto muito do resultado final. Mais isso eu só faço quando dou "aquele valor" depois lubrifico todo sábado só dando uma passada com a graxa em spray.

CkOFan
26-04-13, 10:06
Ele é gosmento justamente pra grudar na corrente e não cagar a roda toda de óleo!

Com certeza, quanto a isso ele é muito bom. Só acho meio ruim de aplicar :P Eu passava com uma pincel.
Os sprays são muito mais práticos e aparentemente tem um poder de penetração maior entre os elos.

Esse Motul aqui é o OURO! Até no preço... kkkkkkkkkk
​Lubrificante de Corrente Motul Chain Lub Factory Line 400 Ml - Grid Motors - Capacete MT, AGV, Shark, Jaqueta Tutto Moto, Dainese e Acessórios para Moto (http://www.gridmotors.com.br/ecommerce_site/produto_10716_3631_Lubrificante-de-Corrente-Motul-Chain-Lub-Factory-Line-400-Ml)

Abraço!

cabra de brasilia
26-04-13, 10:11
Sempre usei na minha moto o Mobil Chain Lube...composição dele é óleo 90.......

Diogo-RJ
26-04-13, 10:15
sempre uso o MOLYSIL SPRAY... puro poder.

Sport 150
26-04-13, 10:26
Eu uso a Graxa Branca em spray!!!!!!

felipe_jardim
26-04-13, 11:40
Com certeza, quanto a isso ele é muito bom. Só acho meio ruim de aplicar :P Eu passava com uma pincel.
Os sprays são muito mais práticos e aparentemente tem um poder de penetração maior entre os elos.

Esse Motul aqui é o OURO! Até no preço... kkkkkkkkkk
​Lubrificante de Corrente Motul Chain Lub Factory Line 400 Ml - Grid Motors - Capacete MT, AGV, Shark, Jaqueta Tutto Moto, Dainese e Acessórios para Moto (http://www.gridmotors.com.br/ecommerce_site/produto_10716_3631_Lubrificante-de-Corrente-Motul-Chain-Lub-Factory-Line-400-Ml)

Abraço!Realmente deve ser ruim de passar, pra mim não é pois ponho no cavalete central, engato a primeiro encosto o bico na corrente e ela faz o trabalho sozinho! kkkkkkkkkkkk... quanto ao chain lub até´procurei na minha cidade mas não encontrei, agora que vi o preço nem procurar vou mais!! Está mais caro que muita relação completa por ai... sem noção.

- - - Updated - - -


Com certeza, quanto a isso ele é muito bom. Só acho meio ruim de aplicar :P Eu passava com uma pincel.
Os sprays são muito mais práticos e aparentemente tem um poder de penetração maior entre os elos.

Esse Motul aqui é o OURO! Até no preço... kkkkkkkkkk
​Lubrificante de Corrente Motul Chain Lub Factory Line 400 Ml - Grid Motors - Capacete MT, AGV, Shark, Jaqueta Tutto Moto, Dainese e Acessórios para Moto (http://www.gridmotors.com.br/ecommerce_site/produto_10716_3631_Lubrificante-de-Corrente-Motul-Chain-Lub-Factory-Line-400-Ml)

Abraço!Realmente deve ser ruim de passar, pra mim não é pois ponho no cavalete central, engato a primeiro encosto o bico na corrente e ela faz o trabalho sozinho! kkkkkkkkkkkk... quanto ao chain lub até´procurei na minha cidade mas não encontrei, agora que vi o preço nem procurar vou mais!! Está mais caro que muita relação completa por ai... sem noção.

- - - Updated - - -


Com certeza, quanto a isso ele é muito bom. Só acho meio ruim de aplicar :P Eu passava com uma pincel.
Os sprays são muito mais práticos e aparentemente tem um poder de penetração maior entre os elos.

Esse Motul aqui é o OURO! Até no preço... kkkkkkkkkk
​Lubrificante de Corrente Motul Chain Lub Factory Line 400 Ml - Grid Motors - Capacete MT, AGV, Shark, Jaqueta Tutto Moto, Dainese e Acessórios para Moto (http://www.gridmotors.com.br/ecommerce_site/produto_10716_3631_Lubrificante-de-Corrente-Motul-Chain-Lub-Factory-Line-400-Ml)

Abraço!Realmente deve ser ruim de passar, pra mim não é pois ponho no cavalete central, engato a primeiro encosto o bico na corrente e ela faz o trabalho sozinho! kkkkkkkkkkkk... quanto ao chain lub até´procurei na minha cidade mas não encontrei, agora que vi o preço nem procurar vou mais!! Está mais caro que muita relação completa por ai... sem noção.

Ptr
26-04-13, 16:06
Cara direto olho minha moto, uma vez quase morri, a corrente tava com muita folga,fiquei com preguiça de apertar,
fui trabalhar passei num buraco a corrente pulou a coroa so estrago, arrebentor a corrente e empenou a balança da titan que eu tinha

CONKER
26-04-13, 16:42
O repórter vinha fazendo uma linha de narrativa legal mas quando ele falou "o bom e velho óleo de motor usado servirá..." parei de ler...tsc tsc tsc

Ivan RJ
26-04-13, 18:27
CONKER (http://www.pequenasnotaveis.com.br/members/conker-31224/), então leia todas as postagens que vc vai achar exatamente o que postou no início do tópico. O preguiça!!!
Um grande abraço a todos os irmãos.