PDA

Ver Versão Completa : Disco de freio dianteiro "raspando"



roggarcia
30-04-13, 11:48
Olá pessoal!

Procurei no fórum, porém não achei uma resposta legal pra minha dúvida, então lá vai:
Desde que comprei minha Intruder, ouço um barulho irritante, que parece ser a pastilha pegando bem de leve no disco, a cada giro da roda. Não sinto perda de velocidade nem nada, só dá agonia. (A partir de uns 20/30 km/h, nem consigo mais ouvir. Só mesmo com ela desengatada ou em 1° (ouvindo bem pouco)).
Consultei uns 2 amigos que já tiveram uma Trudy, e eles disseram ser normal ficar pegando ali.
Gostaria de saber até que ponto isso pode ser "normal" ou até poder ser o disco empenado ou algo mais grave!
Sugestões pra eu mesmo resolver/avaliar em casa?

Abraço!:confused:

Diogo-RJ
30-04-13, 12:06
se escutar barulho em toda a roda qnd ela gira.... pode ser que a pinca esteja agarrando e nao esta recuando tudo, pastilha de algumas marcas sao fora do padrao (se é q existe padrao) muito grossa.

se escutar o barulho de vez em qnd em cada posicacao do giro da roda... pode ser que a roda esteja empenada, rolamento esta com folga ou disco empenado.

sao algumas coisas que podem ocasionar esse seu barulho.

Duomo
30-04-13, 12:11
A minha já chegou a fazer isso, mandei trocar as pastilhas que já estavam na hora e trocar o fluído, não ouço mais. A minha é uma Twister

marchetti87
30-04-13, 12:39
O manete de freio vibra quando você aperta? Isso é um sinal claro de que o disco está empenado, mesmo que levemente.

dbastos
30-04-13, 13:03
Minha intruder também esta assim, e também acho que o disco esta empenado. Mas como não esta atrapalhando em nada, vou manter por enquanto, depois vou ver se coloco o conjunto de pinça da yes, que é de 2 pistões. Tem um kit que tinha visto, não lembro a loja... burrinho, pinça e disco por quase R$200,00.

ninocruz1
30-04-13, 13:04
Pode desmontar o sistema e dar uma lixada nas pastilhas, na minha moto (comet gtr 250) resolveu.

Ivan RJ
30-04-13, 14:30
Todo disco já vem com empeno de fábrica, sabiam?
Isso aí, se quiserem um disco perfeito mandem dar um passe em um torneiro mecânico.
Quanto a raspar levemente no disco, pode ser consederado normal, mas sem barulho. Faça um teste, limpe o disco com acetona ou redutor Thiner.
Depois me diga o resultado. O barulho deve sumir e depois de algum tempo voltar. Caso volte, faça contato novemente.
Partiremos para o plano B.
Um grande abraço a todos os irmãos.

Motaro
30-04-13, 15:36
Aconteceu com minha Fazer. A pinça tava pegando no disco e chegou a danificar o disco. Troquei as pastilhas e voltou ao normal (o disco, mesmo meio comido nas pontas não precisou ser trocado)

Eduardo Toda
30-04-13, 15:40
Olha na minha Titan logo no começo quando peguei ela, ela fez isso, ficava pegando o disco, o meu primo desmontou todo o circuito do freio, saiu um monte de meleca grudada no pistão do freio, completou com DOT4 (fluido) e nunca mai tive essa encheção de saco...

Fagner
30-04-13, 16:21
A minha X eu so escuto esse barulho com ela desligada. eu escuto a pastilha trazeira assobiando quando freio deve tar precisando de uma lixada para resolver esse problema

roggarcia
30-04-13, 17:54
Pessoal, valeu pelas respostas!

Parei ela agora e, observando com MUITA atenção, o disco tá perfeito! Claro, não sei se há algum empeno que faça esse barulho e não apareça no "olhômetro" que fiz.
Devo pensar em raspar as pastilhas? Há alguma forma segura de afastar beeeeeeem pouco a pastilha do disco?

Abs!

pedromartins
30-04-13, 20:59
Eu ja passei por ese barulho chato, é mais relacionado com a marca da pastilha que com o disco propriamente. Algumas marcas são de um material tão duro que quando freia come o disco ao inves da pastilha. Uma tal de Febreck ou Fabreck nao sei que eu usava fazia um barulho desgraçado que me incomodava muito. Resultado, coloquei as Y-tek da Yamaha e adeus barulho.

Coloca uma pastilha de substrato macio e sem amianto que o barulho cessa num instante.

dbastos
30-04-13, 21:33
Eu ja passei por ese barulho chato, é mais relacionado com a marca da pastilha que com o disco propriamente. Algumas marcas são de um material tão duro que quando freia come o disco ao inves da pastilha. Uma tal de Febreck ou Fabreck nao sei que eu usava fazia um barulho desgraçado que me incomodava muito. Resultado, coloquei as Y-tek da Yamaha e adeus barulho.

Coloca uma pastilha de substrato macio e sem amianto que o barulho cessa num instante.

Tem isso também, a minha ta com pastilha da VAZ, achei uma porcaria (bem como as lonas do freio traseiro). Alias, ate agora não vi nada dessa marca que prestasse, pelo menos comigo. Nem pastilhas, nem relação, lonas....
.
Lonas estou usando da fischer, dianteira ainda ta a da vaz....

Enfim, aproveitando o gancho e pergunto, quais boas marcas de pastilhas e lonas?

baianomtx
30-04-13, 21:41
tive uma dafra speed que tava assim tambem então desmontei lixei bem as pastilhas que tinha acabado de botar novas cobreq e depois da lixada resolveu

an.dre
01-05-13, 09:28
na minha, ficava agarrando muito a roda quando vc colocava a motoca no cavalete e girava, eu ja tinha lixado e trocado pastilha, lubrificado pinça, trocado fluido e nada resolveu. Aí tive que tirar todo o fluido e arrancar aquele negocio redondo que empurra a pastilha pra frear, nao sei o nome daquilo, eu quando apertada o manete ele não recuava. arranquei ele e tava impregnado com uma coisa preta, limpei tudo por dentro e fora da peça, remontei e ficou perfeito, ainda agarra só um pouco mas não impede de continuar a girar a roda no cavalete.
eu tirei aquilo com alicade de pressão, pq tava travado lá dentro

Ivan RJ
01-05-13, 11:49
Eu uso cobreq, lonas e pastilhas, infelizmente os produtos da Vaz não devem ser usados.
Apenas como observação, os produtos que continham amianto em sua composição já foram banidos do mercado a muito tempo, inclusive caixas d'água.
Um grande abraço a todos os irmãos.

ederson.gm
01-05-13, 11:54
Já passei por esse problema. Pastilhas de má qualidade causam esse barulho. Troque por novas que tenham boa qualidade, não vá nas mais baratas não..

Fagner
01-05-13, 23:22
Todo disco já vem com empeno de fábrica, sabiam?
Isso aí, se quiserem um disco perfeito mandem dar um passe em um torneiro mecânico.
Quanto a raspar levemente no disco, pode ser consederado normal, mas sem barulho. Faça um teste, limpe o disco com acetona ou redutor Thiner.
Depois me diga o resultado. O barulho deve sumir e depois de algum tempo voltar. Caso volte, faça contato novemente.
Partiremos para o plano B.
Um grande abraço a todos os irmãos.

Ivan fiz o que vc mencionou e funcionou ficou zero bala....

pedromartins
02-05-13, 09:36
.
Lonas estou usando da fischer, dianteira ainda ta a da vaz....

Enfim, aproveitando o gancho e pergunto, quais boas marcas de pastilhas e lonas?

Procura qualquer uma que nao tenha amianto na composição. pense ai um pedaço de tanque d'agua arranhando o disco da moto... Comprei y-tk da yamaha e parou o barulhinho irritante.

mdorigon
02-05-13, 14:32
Bem ja usei cobreq, muito dura realmente, mas funciona. Ja usei da vaz, por sinal paguei 10 reais dela, e funcionou perfeitamente na minha yes...agora ela acabou coloquei a semi metalica da fischer...que freia a mesma coisa que as outras duas. Sinceramente...não vejo pq pagar muito caro (paguei 30 reais da fischer) e não ver resultado na tocada diaria. Meu disco é novo e uso aeroquip com dot 5.1 na yes...esse sim é um bom investimento se alguem usa o freio com mais entusiasmo, por que pra ele ficar borrachudo tem que ter o dom mesmo.

roggarcia
06-05-13, 22:34
Pessoal! Corri atrás de uns mecânicos e também do antigo dono. Todos disseram sem normal isso (não passando de ser esse barulho bem fraco, é normal).
Citaram que uma solução é trocar o disco por um furado da Yes/novas Intruders. Farei isso quando tiver que trocar! Fica a dica aí. =D

dbastos
06-05-13, 23:58
Pessoal! Corri atrás de uns mecânicos e também do antigo dono. Todos disseram sem normal isso (não passando de ser esse barulho bem fraco, é normal).
Citaram que uma solução é trocar o disco por um furado da Yes/novas Intruders. Farei isso quando tiver que trocar! Fica a dica aí. =D

Mesmo sendo "furado"(ventilado na verdade) acontece, na minha pelo menos sempre foi assim.
Se for pra mudar o sistema, mude o sistema de freio dianteiro completo pelo da yes (na verdade só a pinça e disco ventilado, o burrinho é o mesmo). Sua pinça é de 2 pistões, o da nossa intruder é de 01. E no seu caso, o disco ventilado também vai acabar o barulho (provavelmente não esse de que fica raspando) e melhorar a frenagem.

emerson merighi
07-05-13, 06:35
vaz pode ter sido bom em alguma coisa no passado, hoje não conheco nada da vaz que tenha qualidade razoável...nem as tracoes...

pedromartins
07-05-13, 10:08
Depois que os "fabricantes" nacionais comecaram a trazer coisas da China, não duvidem de nada.