PDA

Ver Versão Completa : CNH de moto



fred_black
27-01-06, 07:45
Ae galera estes dis eu estava me questionando, se pra dirigir carro tem vários niveis de cnh, BCDE porque pra moto não, a habilitação que quia uma biz vai guir uma 1100 cc por exemplo vcs acham isso certo.Não vao me diser que é a mesma coisa que não é.
oque vcs acham??

alexandrecatani
27-01-06, 07:45
antigamente tinha um treco desse sim...

mas ae igualo tudo

fred_black
27-01-06, 07:46
por favor movam pra area de debate coloquei no lugar errado

fred_black
27-01-06, 07:47
pois é catani eu acho que deveria ter alguma coisa a este respeito

Fran
27-01-06, 07:51
nada a ver...

eu axo certo ser 1 soh e pronto... eu vou ter q ter 1 carteira pra Biz, uma p/ CB500 e outra pra R1??? :stop:

digarne
27-01-06, 07:52
Antigamente tinha categoria A-1... motos mais fracas... e cat. A-2 motos mais fortes.... e sendo assim... provavelmente deveria existir na epoca 2 motos para se tirar carta....
Axo q isso hj em dia eh besteira... as unicas motos diferentes são as semi automaticas... biz, neo.. essa... entre outras... o resto... da titan 125 até a r1 as marchas são todas na mesma sequencia... possuindo apenas uma marcha a mais...
bom, e mais... pra q ter que tirar carta de uma moto mais forte se no exame prático o aluno apenas faz o circuito em 8, duas curvas em 90 º e um T.. ?? vc nunca vai poder acelerar a moto...

abraços..

fred_black
27-01-06, 07:54
se fosse assim que dirigi um fusca poderia dirigir um onibus

Fran
27-01-06, 08:03
se fosse assim que dirigi um fusca poderia dirigir um onibus

nada a ver essa comparação...
jah dirigiu um ônibus?? Eu jah dirigi um caminhão 709 e digo q eh mta diferença... nem se compara a Titan e uma moto grande...
imagina, se vc fosse fazer um UP numa 600 por exemplo e tivesse q fazer ooouutra carteira ia fik reclamando...

digarne
27-01-06, 08:07
se fosse assim que dirigi um fusca poderia dirigir um onibus

eh.. pelo jeito vc nunca dirigiu um onibus msm... agora se essa for sua comparação eu duvido que vc manobre uma carreta em ré...

pra carros, onibus e caminhões existem mtas diferenças... mas pra moto já eh poucas diferenças... peso e velocidade!!!

fred_black
27-01-06, 08:11
cara eu trabalho em empresa de onibus e conversando com os motoristas, eles falam que é a mesma coisa tudo é uma questão de costume.

fred_black
27-01-06, 08:12
Agora tem gente que anda de cabo enrolado em biz e titan, acha que pode fazer o mesmo em R1 ai vai pro céu, hehehheeh

Fran
27-01-06, 08:14
cara eu trabalho em empresa de onibus e conversando com os motoristas, eles falam que é a mesma coisa tudo é uma questão de costume.

soh pq estah acostumado naum signifik q seja a msma coisa naum Fred....

meu sogro tem uma empresa de transportes, tem uns caminhão e eh mto diferente p/ dirigir, eu dirigo carro desde os 14, 15 anos e pra dirigir caminhão mto grande eh mto diferente...

moto eh tudo igual (msmo jeito de dirigir), agora caminhão e carro tem mta diferença, tanto q eh 1 carteira soh para todos os tipos de carros...



Agora tem gente que anda de cabo enrolado em biz e titan, acha que pode fazer o mesmo em R1 ai vai pro céu, hehehheeh

duvido uma pessoa que pense isso...
ninguém eh tão burro... e se eh burro a ponto de pensar isso naum vai ser uma carteira diferente q vai mudah

casali
27-01-06, 08:18
as categorias A e B são consideradas amadoras e as outras categorias são as de profissionais, pra anda de moto com placa vermelha pelo certo teria que ter alguns cursos especias (a gente sabe que isso na pratica não é feito) e por ai vai

eu quando fiz minha CNH pra moto fiz a A2 da época, eu tina uma DT180 não deu pra fazer com ela, mas deu pra fazer com uma AGRALE 30.0, pois tinha que ter 200 ou + CC, na época não precisava ser de moto-escola

rovilson
27-01-06, 08:33
Tb acho que uma só já resolve já imaginou vc ter que tirar carteira nova para cada cilindrade nossa falia todo mundo aaheuhaueahue

fred_black
27-01-06, 08:34
cara eu trabalho em empresa de onibus e conversando com os motoristas, eles falam que é a mesma coisa tudo é uma questão de costume.

soh pq estah acostumado naum signifik q seja a msma coisa naum Fred....

meu sogro tem uma empresa de transportes, tem uns caminhão e eh mto diferente p/ dirigir, eu dirigo carro desde os 14, 15 anos e pra dirigir caminhão mto grande eh mto diferente...

moto eh tudo igual (msmo jeito de dirigir), agora caminhão e carro tem mta diferença, tanto q eh 1 carteira soh para todos os tipos de carros...



Agora tem gente que anda de cabo enrolado em biz e titan, acha que pode fazer o mesmo em R1 ai vai pro céu, hehehheeh

duvido uma pessoa que pense isso...
ninguém eh tão burro... e se eh burro a ponto de pensar isso naum vai ser uma carteira diferente q vai mudah
fran acho que vc deveria medir um pouco as palavras, burro não seria uma boa colocação, acho que tem pessoas que não conhecem a moto não sabe seus lmites e acabam fazendo besteira, dai a chama-lo de bruuro acho d+

fred_black
27-01-06, 08:36
quando fazia auto escola, fiz este mesmo questionamento a minha professora e ela tambem ficou na duvida.

se eu não me engano depois de 2 anos com a b vc ja pode ir direto pra D, isso justifica que não tem muita diferença não e sim é uma questão de costume.

Fran
27-01-06, 09:09
cara eu trabalho em empresa de onibus e conversando com os motoristas, eles falam que é a mesma coisa tudo é uma questão de costume.

soh pq estah acostumado naum signifik q seja a msma coisa naum Fred....

meu sogro tem uma empresa de transportes, tem uns caminhão e eh mto diferente p/ dirigir, eu dirigo carro desde os 14, 15 anos e pra dirigir caminhão mto grande eh mto diferente...

moto eh tudo igual (msmo jeito de dirigir), agora caminhão e carro tem mta diferença, tanto q eh 1 carteira soh para todos os tipos de carros...



Agora tem gente que anda de cabo enrolado em biz e titan, acha que pode fazer o mesmo em R1 ai vai pro céu, hehehheeh

duvido uma pessoa que pense isso...
ninguém eh tão burro... e se eh burro a ponto de pensar isso naum vai ser uma carteira diferente q vai mudah
fran acho que vc deveria medir um pouco as palavras, burro não seria uma boa colocação, acho que tem pessoas que não conhecem a moto não sabe seus lmites e acabam fazendo besteira, dai a chama-lo de bruuro acho d+

Fred...
sei q eh sua opinião... mas uma pessoa que naum conhece a moto e sai dando pau nela ateh o talo pra mim inteligente q naum eh :lol:


o q importa eh q graças a Deus eh soh 1 carteira moto e deu :D

Lu Carvalho
27-01-06, 09:46
Antigamente era assim: A1 e A2, como já disseram. Mas ainda bem que acabou.

Parem de comparar carro com ônibus e caminhão. (todos são veículos difrentes)

a comparação certa seria:

Se tivesse carteira diferente para as cilindradas das motos, teríamos q ter carteira diferente para carros 1.0, 1.3, 1.5, 2.0 e por aí vai...)

_Mauricio_
27-01-06, 11:39
quando fazia auto escola, fiz este mesmo questionamento a minha professora e ela tambem ficou na duvida.

se eu não me engano depois de 2 anos com a b vc ja pode ir direto pra D, isso justifica que não tem muita diferença não e sim é uma questão de costume.

Mas assim Fred, tem q ter 21 anos pra poder sair da B p/ C, antes disso naum! E tbem tem q fazer uns testes e tudo mais....Eu axo certo, pq o cara ja tem uma experiencia e tem condicoes de pegar um veiculo maior.
Agora pra moto naum vejo sentido ter isso...

BaD BoY
27-01-06, 11:44
É certo e não.

Imagina só no Brasil capitalista que única coisa que se prestam é roubar o povo vão cobrar o preço de uma CNH nova, e ai como vc vai faze upgrade sendo que tem q pagar 500 conto cada vez que for faze UP ??

_Mauricio_
27-01-06, 11:50
É certo e não.

Imagina só no Brasil capitalista que única coisa que se prestam é roubar o povo vão cobrar o preço de uma CNH nova, e ai como vc vai faze upgrade sendo que tem q pagar 500 conto cada vez que for faze UP ??

Eh verdade, ia ser mais um jeito deles explorarem o povo!
Naum sei cuanto tah um Up, mas pra faze jah naum tah nada barato! :-/

digarne
27-01-06, 12:23
cara eu trabalho em empresa de onibus e conversando com os motoristas, eles falam que é a mesma coisa tudo é uma questão de costume.

soh pq estah acostumado naum signifik q seja a msma coisa naum Fred....

meu sogro tem uma empresa de transportes, tem uns caminhão e eh mto diferente p/ dirigir, eu dirigo carro desde os 14, 15 anos e pra dirigir caminhão mto grande eh mto diferente...

moto eh tudo igual (msmo jeito de dirigir), agora caminhão e carro tem mta diferença, tanto q eh 1 carteira soh para todos os tipos de carros...



Agora tem gente que anda de cabo enrolado em biz e titan, acha que pode fazer o mesmo em R1 ai vai pro céu, hehehheeh

duvido uma pessoa que pense isso...
ninguém eh tão burro... e se eh burro a ponto de pensar isso naum vai ser uma carteira diferente q vai mudah
fran acho que vc deveria medir um pouco as palavras, burro não seria uma boa colocação, acho que tem pessoas que não conhecem a moto não sabe seus lmites e acabam fazendo besteira, dai a chama-lo de bruuro acho d+

1º de tudo... eu, na minha opnião.... uma pessoa q quer uma moto dessas grandes... jamais vai na loja e comprar sem nunca ter andado em uma outra moto qualquer..... isso eh quase que impossivel acontecer... quem gosta de moto com certeza gosta pq andou em uma moto menor... e tals... naum que a pessoa tira a carta de moto e jah compra uma 1000 cc.... improvável isso.

digarne
27-01-06, 12:30
quando fazia auto escola, fiz este mesmo questionamento a minha professora e ela tambem ficou na duvida.

se eu não me engano depois de 2 anos com a b vc ja pode ir direto pra D, isso justifica que não tem muita diferença não e sim é uma questão de costume.

Mas assim Fred, tem q ter 21 anos pra poder sair da B p/ C, antes disso naum! E tbem tem q fazer uns testes e tudo mais....Eu axo certo, pq o cara ja tem uma experiencia e tem condicoes de pegar um veiculo maior.
Agora pra moto naum vejo sentido ter isso...

Nao nao... isso esta errado.. a lei eh assim: falo pq trabalho em uma auto escola, que é do meu irmão... as leis sao as seguinte...

B--> 18 anos completos
C--> 18 anos completos e um ano de Cat. B
D--> 21 anos completos, não possuir mais q 4 pontos na carteira,ser reincidente de multas grave ou gravissima.
E--> exige 2 anos de cat. C ou 1 ano de cat. D, 21 anos, naum ter mais q 4 pontos na carteira, ser reincidente de multas grave ou gravissima...

Bibes
27-01-06, 12:47
na epoca em que fiz a minha CNH, fiz a prova com uma cb400, p/ A2, ai na hora que eu peguei a carteira kade o 2????? fiquei puto, pois tive que alugar a cb pra fazer a carteir e justo q/do eu peguei eles tiraram essa parada???? mas tbm acho que quem guia uma bicicleta, anda de 1100 hehehe, ou quem dirige um carro 1000 pode dirigir uma ferrari, claro depois do curso de pilotagem, mas a CNH continua a mesma! mas compara com dirigia caminhao? é mesma coisa que vc ter que "manobrar" uma moto de cinco metros.

Rel
27-01-06, 13:13
Na minha opinião a Lu Carvalho chegou ao ponto correto faço das suas palavras as minhas...

ReNgaf
27-01-06, 13:36
Bom acho que essa história de ter que tirar mais de uma carteira é besteira ...

O que podia existir é tu ter permissão para pilotar uma moto grande 600cc +, só depois de um tempinho....tipo para tu tirar carteira para caminhão você tem que ter no minimo um ano de carro...entenderam??

Ramiro
27-01-06, 13:38
Além disso.. tbm acho que ninguém saiu da auto escola preparado para sair pilotando moto por ai. Independente de ser uma 1100 ou uma biz. Na prática eles te poe na auto escola só pra saber que tu naum vai levar tombo cada vez que tu parar numa sinaleira.

Concordo que o mais correto seria realmente existir duas categorias de forma que soh pudesse fazer a A2 depois que fizesse a A1, sendo que a A2 deveria ser mais que apenas ficar andando num ginásio. Mas como jah falaram, no Brasil isso seria mais um motivo para tirar dinheiro da população e não uma real preocupação com a segurança.

FabricioFabuloso
27-01-06, 14:01
Aproveitando o q o Ramiro disse acho q naum seria necessário duas categorias pra moto... mas sim q tivesse um curso descente de pilotagem.... ensinando melhor como pilotar uma moto... no meu exame o kra sempre falava, "nunca usa o freio dianteiro" q burrice... hj 70/80% da minha frenagem eh com o freio da frente q naum trava e eh mt mais seguro, ou seja, deveriam haver cursos melhores pra formar bem os pilotos e naum essa porcaria q eh oferecida pelas auto-escolas...

Abraços

agm2112
27-01-06, 14:02
Existia carteira A1 pra motos até 180cc, A2 pra maiores. Ouvi dizer que existiu uma A3 também, mas não sei pra qq era.

Bibes
27-01-06, 14:57
primeiro caiu a A3, depois a A2, ficou somente A

Igor_DH
27-01-06, 18:13
se fosse assim que dirigi um fusca poderia dirigir um onibus

Que beleza de comparação compara uma CG com uma R1 seria comprar um Fox 1.0 com um Skyline ou outro SS japoronga.
Mas Comparar um veículo de passeio de 4 rodas com uma onibus ....

A a própria moto já é uma categoria, senão teria que haver categorias de carros de passeio, pois como citei quem dirige carro popular não poderia dirigir um esportivo ou um SUV.

Celso Pin
27-01-06, 18:34
a classificação A B C D E é internacional...
a grande diferença, entre dirigir carro e caminhão e onibus é:

1. caminhão - pode estar carregado... e aí pode ter 25 ton de carga...
2. ônibus - fácil de dirigir... só ter prática... mas e se tiver 60 pessoas dentro?

então, a diferença de B para C e D é o peso do veículo e a quantidade de passageiros.

A
veículo de 2 ou 3 rodas, com motor de propulsão.
B
veículo com até 3500 kg e até 8 lugares além do condutor
C
veículo usado no transporte de carga e cujo peso exceda 3500 kg
D
veículo para transporte de passageiro com mais de 8 lugares
E
combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadra na categoria "B", "C" ou "D" e a unidade acoplada tenha 6000 kg de peso bruto total ou mais, a lotação exceda 8 lugares ou ainda se enquadre na categoria trailler.


a minha é C e bem me lembro de ter feito o teste em um fusca... :lol: :lol: :lol:

no caso das motos, A1 era até 50 e A2 ate 125 e A3 acima de 125...
as auto escolas usavam sempre as hondas comstar (150) ou rx180...

depois extinguiram a A3

_Mauricio_
27-01-06, 19:25
quando fazia auto escola, fiz este mesmo questionamento a minha professora e ela tambem ficou na duvida.

se eu não me engano depois de 2 anos com a b vc ja pode ir direto pra D, isso justifica que não tem muita diferença não e sim é uma questão de costume.

Mas assim Fred, tem q ter 21 anos pra poder sair da B p/ C, antes disso naum! E tbem tem q fazer uns testes e tudo mais....Eu axo certo, pq o cara ja tem uma experiencia e tem condicoes de pegar um veiculo maior.
Agora pra moto naum vejo sentido ter isso...

Nao nao... isso esta errado.. a lei eh assim: falo pq trabalho em uma auto escola, que é do meu irmão... as leis sao as seguinte...

B--> 18 anos completos
C--> 18 anos completos e um ano de Cat. B
D--> 21 anos completos, não possuir mais q 4 pontos na carteira,ser reincidente de multas grave ou gravissima.
E--> exige 2 anos de cat. C ou 1 ano de cat. D, 21 anos, naum ter mais q 4 pontos na carteira, ser reincidente de multas grave ou gravissima...

Eh verdade digarne, eu acebi me confundido a C com a D, ateh por curiosidade fui dar uma pesquisa. Nesse link fala bem certinho do neogcio das mudança de categoria: http://www.detran.sc.gov.br/habilitacao/mudancacategoria.htm

wgr
27-01-06, 22:33
Parece que existe um interesse na volta dessa classificacao antiga.
E se isso acontecer vai ser pancada forte.

Em julho do ano passado rolou um evento em Brasilia, o IV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRÂNSITO E VIDA, e la foi colocado o seguinte:

22 – Sugerir que a Câmara Temática estude a possibilidade da diferenciação das categorias de habilitação dos condutores de motocicletas para:



A – Habilitação inicial para motociclistas com idade de 16 (dezesseis) a 18 (dezoito) anos, com co-responsabilidade do Pai ou responsável, com habilitação exclusiva de motocicletas de até 50 cc (cinqüenta cilindradas) em perímetro urbano;



A1- Habilitação inicial para motociclistas a partir de 18 anos, habilita para direção de motocicletas de até 200 cc (duzentas cilindradas);



A2- Habilitação nessa categoria após 12 meses na Categoria A1; Será expedida desde que não conste infrações gravíssimas e ou graves e ou acidentes que habilita para direção de motocicletas de 201(duzentas) a 500cc (quinhentas cilindradas)



A3 – Habilitação fornecida após 12 meses da Categoria A2, desde que o condutor não tenha cometido infrações graves ou gravíssimas e ou acidentes de trânsito; habilita para a direção de motocicletas acima de 501 cc (quinhentas e uma cilindradas)

Furious VIPER
27-01-06, 22:52
Antigamente era assim: A1 e A2, como já disseram. Mas ainda bem que acabou.

Parem de comparar carro com ônibus e caminhão. (todos são veículos difrentes)

a comparação certa seria:

Se tivesse carteira diferente para as cilindradas das motos, teríamos q ter carteira diferente para carros 1.0, 1.3, 1.5, 2.0 e por aí vai...)

Um detalhe crucial para o assunto... todos os carros, chamados de veículos leves, tem dimensões parecidas, muda apenas a motorização... as reações do carro são as mesmas ao fazer uma curva, ao frear... só muda o motor e pronto.. a "casca do carro e o modo de guiar é quase o mesmo...
Nas motos, se vc for comparar pesos... uma ybr pesa 107 kg... e uma hayabusa pesa 211kg... agora como q o cara q andou a vida inteira numa ybr, vai ter força pra segurar uma busa?? pra fazer uma curva como fica?? não faz?? anda só reto?? a questão não é apenas acelerar... é manipular... guiar com segurança, ter reações no tempo certo...
eu desvio dos buracos mesmo q em cima da hora, pq com meu peso jogo a moto pro lado e ela vai... agora imagina eu numa busa fazendo isso.. ou é chão na certa, ou ela nem se mexe!!hehehe
Nesse ponto cai por terra a comparação dos motores de carro... as motos mudam tamanho, altura, todas as dimensões, e modos de "manusear"!!

Celso Pin
27-01-06, 23:02
manobrar com a hayabusa é mais fácil... foi desenhada para ser mais manobrável que uma biz... centro de gravidade mais baixo... suspensão melhor... apesar do peso.

é como os esportivos italianos (não a ferrari, mas a maserati ou alfa romeu) são muitos mais manobráveis que qualquer gol...

Furious VIPER
27-01-06, 23:06
Pô Celso... dizer q uma hayabusa é mais fácil de manobrar do q uma biz??? é mais fácil vc ter controle de 100 kilos ou de 200??? outra... numa moto pekeno, vc tá sentado em cima.. numa grandona vc tá montado... procurando uma posição boa pra conforto, enqto numa pekena do jeito q sentar, vc pode manobrar como kiser!! a hayabusa é moto pra descer o pau em reta... fazer curvas de alta... não tem a maneabilidade duma moto pekena... isso q difere as motos em "categorias"... como estamos fazendo aki!!

Celso Pin
27-01-06, 23:22
talvez é porque quando vc se acostuma com scooters (e eu sou muito acostumado com vespas), todo o resto fica fácil...

mas falando sério... o que tem mais influência na manobrabilidade: o peso ou o projeto?

Furious VIPER
27-01-06, 23:37
O projeto com certeza... mas o caso em debate é a preparação pra rodar com essas motos... a moto-escola é feita com motos 125cc... do porte apropriado pra 125cc... agora se habilitar com uma dessas e rodar numa 1300, mesmo q tenha um projeto perfeito (o q é oc aso da hayabusa), é um desafio e tanto, não axa??

fred_black
28-01-06, 07:21
Antigamente era assim: A1 e A2, como já disseram. Mas ainda bem que acabou.

Parem de comparar carro com ônibus e caminhão. (todos são veículos difrentes)

a comparação certa seria:

Se tivesse carteira diferente para as cilindradas das motos, teríamos q ter carteira diferente para carros 1.0, 1.3, 1.5, 2.0 e por aí vai...)

Um detalhe crucial para o assunto... todos os carros, chamados de veículos leves, tem dimensões parecidas, muda apenas a motorização... as reações do carro são as mesmas ao fazer uma curva, ao frear... só muda o motor e pronto.. a "casca do carro e o modo de guiar é quase o mesmo...
Nas motos, se vc for comparar pesos... uma ybr pesa 107 kg... e uma hayabusa pesa 211kg... agora como q o cara q andou a vida inteira numa ybr, vai ter força pra segurar uma busa?? pra fazer uma curva como fica?? não faz?? anda só reto?? a questão não é apenas acelerar... é manipular... guiar com segurança, ter reações no tempo certo...
eu desvio dos buracos mesmo q em cima da hora, pq com meu peso jogo a moto pro lado e ela vai... agora imagina eu numa busa fazendo isso.. ou é chão na certa, ou ela nem se mexe!!hehehe
Nesse ponto cai por terra a comparação dos motores de carro... as motos mudam tamanho, altura, todas as dimensões, e modos de "manusear"!!
concordo plenamente.
Este dias ouvi dizer que quem anda da TW w vai andar de 150 é como se fosse ma bicicleta.

Intão quem anda de biz e pega uma 500 or exemplo, hhhee sai do patinete pra 500, hauuhauahau

fred_black
28-01-06, 07:23
Eu acho que deveria ter categoria pra moto sim, mais pra isso teriam que abaixar o valor da cnh

casali
28-01-06, 08:49
talvez é porque quando vc se acostuma com scooters (e eu sou muito acostumado com vespas), todo o resto fica fácil...

mas falando sério... o que tem mais influência na manobrabilidade: o peso ou o projeto?

a maior moto que eu pilotei foi uma CBF 750F e era acostumado andar de dt200 na época e na boa a 7galo é muito mais facil de andar, ao menos é a minha impresão.

como o celso falo pra tu aranca é na boa e pra fazer esquina fechada e bem lento é muito bom ce tu der uma deitadinha ela faz curvas rapidas e voltar logo não ce tem aquela impresão de que o chão vai te engolir

Pelas esperiencias que tive o Celso tem razão (opinião propria)

casali
28-01-06, 08:58
esqueci de falar que um amigo meu fez moto escola de strada (ele não sabia nem andar, aprendeu na moto escola) e depois comprou uma virago daquelas grandes e disse que é bem mais facil andar de virago

Ramiro
28-01-06, 13:05
Parece que existe um interesse na volta dessa classificacao antiga.
E se isso acontecer vai ser pancada forte.

Em julho do ano passado rolou um evento em Brasilia, o IV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRÂNSITO E VIDA, e la foi colocado o seguinte:

22 – Sugerir que a Câmara Temática estude a possibilidade da diferenciação das categorias de habilitação dos condutores de motocicletas para:



A – Habilitação inicial para motociclistas com idade de 16 (dezesseis) a 18 (dezoito) anos, com co-responsabilidade do Pai ou responsável, com habilitação exclusiva de motocicletas de até 50 cc (cinqüenta cilindradas) em perímetro urbano;



A1- Habilitação inicial para motociclistas a partir de 18 anos, habilita para direção de motocicletas de até 200 cc (duzentas cilindradas);



A2- Habilitação nessa categoria após 12 meses na Categoria A1; Será expedida desde que não conste infrações gravíssimas e ou graves e ou acidentes que habilita para direção de motocicletas de 201(duzentas) a 500cc (quinhentas cilindradas)



A3 – Habilitação fornecida após 12 meses da Categoria A2, desde que o condutor não tenha cometido infrações graves ou gravíssimas e ou acidentes de trânsito; habilita para a direção de motocicletas acima de 501 cc (quinhentas e uma cilindradas)


Eu achei isso muito interessante... evitaria muitos acidentes..

Blacaman
29-01-06, 00:52
Antigamente...

Bom, por aqui o sujeito tirava "carta" pra carro e o sujeito do outro lado do balcão: "quer pra moto também?"

"Ahan."

BUM, o carimbo ali e pronto.

Hueheuheuheuhuee.

Pior é que é verdade...

Zanca
30-01-06, 06:59
A diferença de moto é so a cc pois passageiro é so um agora de carro para onibus por exemplo ja muda de 4 para 50 passageiros e tem diferença sim duvido alguem fazer uma curva fechada com um carro e depois fazer igual com um onibus ou caminhão enão tem diferença

digarne
30-01-06, 07:22
manobrar com a hayabusa é mais fácil... foi desenhada para ser mais manobrável que uma biz... centro de gravidade mais baixo... suspensão melhor... apesar do peso.

é como os esportivos italianos (não a ferrari, mas a maserati ou alfa romeu) são muitos mais manobráveis que qualquer gol...

Eu duvido que vc faça o percurso obrigatorio para exame com uma hayabusa... alias... em uma rua q seja de largura normal... tem q ser feita uma curva em 180º pra esquerda e depois voltar em 180º pra direita... quando que o guidon de uma hayabusa vai virar tanto assim para fazer isso????

abs..

Furious VIPER
30-01-06, 10:37
A diferença de moto é so a cc pois passageiro é so um agora de carro para onibus por exemplo ja muda de 4 para 50 passageiros e tem diferença sim duvido alguem fazer uma curva fechada com um carro e depois fazer igual com um onibus ou caminhão enão tem diferença
realmente o n° de passageiros nãomuda na moto.. independente da cc.. mas faz uma curva fechadinha com uma titan e depois faz com uma hayabusa.. ou melhor.. não faz com a hayabusa!!hahahaha só se vc já tá acostumado... mas aí não tem graça!!

Drão
30-01-06, 11:16
hahah imagina cartera pra cada tipo de moto....

:0_0:

Mr5ouL
30-01-06, 11:26
Claro que igual não é!
Mais acho sem lógica varios tipos de carteira pra motos...
Na base é tudo igual, carregam 2 pessoas i tal
No carro é diferenciado por carregar até 8, de 8 a 16, acima de 16 e toxico...
No caso MOTOBOYS que entregam GAS acho que poderia existir cnh de moto A nivel 2
tipo isso
A2.

Desnecessário o uso de varia carteiras pra moto pelo fato de na base é igualzinho..
a diferença é o peso do veículo e a força do motor... :-)

danilo-japa
30-01-06, 18:09
as CNH são dadas de acordo com a capacidade de pessoas que se pode carregar LEGALMENTE...
até 4... até8... até 12 e etc...

é uma questao de segurança.. para que o motorista tenha conhecimento sobre os perigos de se carregar PESSOAS e nao pela força que ele tem embaixo da bunda.. :0_0: gyaahuauheahue

para motos grandes existem os treinamentos que sao feitos em autodromos... como entrar curvas em alta velocidade, frenagem segura e outras dicas mais técnicas que com motos pequenas nao chega a ser necessário para a maioria..

Celso Pin
31-01-06, 19:10
manobrar com a hayabusa é mais fácil... foi desenhada para ser mais manobrável que uma biz... centro de gravidade mais baixo... suspensão melhor... apesar do peso.

é como os esportivos italianos (não a ferrari, mas a maserati ou alfa romeu) são muitos mais manobráveis que qualquer gol...

Eu duvido que vc faça o percurso obrigatorio para exame com uma hayabusa... alias... em uma rua q seja de largura normal... tem q ser feita uma curva em 180º pra esquerda e depois voltar em 180º pra direita... quando que o guidon de uma hayabusa vai virar tanto assim para fazer isso????

abs..


não existe nenhuma rua (que eu conheça... e olha que eu conheço...) que se "pareça" com o circuito ridículo do teste... se o importante é saber dirigir na rua, o circuito do teste não deveria ser ao menos um pouquinho parecido com a rua? ou vc quis dizer que não dá para andar com a hayabusa na rua?

Celso Pin
31-01-06, 19:17
só para comparar, quem tem licença para pilotar um teco-teco, pode pilotar um boeing 747 também...

porque moto haveria de ser diferente?

como eu escrevi lá atrás, até 31/12, para pilotar "scooter" na california, a carteira exigida era de carro, não de moto...

isso faz sentido?

só faz sentido para algumas pessoas aqui, porque as pessoas veem diferença de uma 125 das outras motos... na cabeça do brasileiro, após anos e anos andando de CG's, são coisas completamente diferentes... mas não tem diferença nenhuma!

Meu primo que trabalhava de motoboy em londres tinha um honda 500, com aquecedor de manopla e tudo... ele disse que lá a discussão é se a gs500 ou a honda 500 são melhores para o trabalho...

aqui a discussão é se a cg150 ou a cg125 são melhores... e se precisam de carteiras diferentes...

Minghe
31-01-06, 19:46
Minha carteira foi emitida em 22/01/1987 e as categorias são A3-B, não posso dirigir van's com passageiros, apenas automoveis de passeio, e moto, ná época eram todas. Vou ter que renovar em 2007 ai vou tentar mudar para categoria profissional

Celso Pin
31-01-06, 20:58
Minha carteira foi emitida em 22/01/1987 e as categorias são A3-B, não posso dirigir van's com passageiros, apenas automoveis de passeio, e moto, ná época eram todas. Vou ter que renovar em 2007 ai vou tentar mudar para categoria profissional

a minha é C e também não posso!
só com a D!!!