PDA

Ver Versão Completa : Calibrar Pneus...



Bandit
22-05-13, 11:31
Salve galera, como todos ja devem saber, estou com um novo brinquedo, um Honda Falcon, a mesma esta com rodas de CB3, e com pneus com largura 160, me disseram q é largura do pneu da Hornet.. questão é, primeiro as rodas + pneus nao sao originais da moto, logo, que calibragem eu utilizo ? alguma ideia ?
fui no posto e vi que ela esta atualmente com 37 no pneu traseiro, acredito que o cara deve ter colocado uns 40 ou mais é isso tudo msm ?? :shock:

Vlw ai...

chriskopsch
22-05-13, 11:36
Se anda sozinho pode colocar uns 33/36 pra ver como fica..

gordodomercado
22-05-13, 13:17
não se esquece que pra calibrar certinho tem que estar com o pneu frio, pois da diferença quando esquenta

Bandit
22-05-13, 13:26
Acho q ta muito, pneu tava duro igual pedra, problema e coloca a calibragem incorreta e acabar com o pneu...

Eduardo Toda
22-05-13, 14:14
Poie é, ficar andando com o pneu muito cheio além de ser desconfortável, ferra o meio da banda, ou seja, o meio do pneu vai ficando careca enquanto a borda ainda tem bastante material para ser gasto...

caribeanpirate
22-05-13, 14:46
Eu estive pesquisando respeito disso mesmo (outra moto e outros pneus) e pelo que entendi você calibra respeito a moto, não dos pneus. Quer dizer que se no manual da moto fala que sem garupa o pneu de trais tem que ter 30 PSI, você tem que colocar 30 PSI. A medida é de pressão e não de quantidade de ar. Por isso não é questão do pneu.

Repito que foi o que achei respeito ao tema em vários foros e sites.

pedromartins
22-05-13, 16:32
Eu estive pesquisando respeito disso mesmo (outra moto e outros pneus) e pelo que entendi você calibra respeito a moto, não dos pneus. Quer dizer que se no manual da moto fala que sem garupa o pneu de trais tem que ter 30 PSI, você tem que colocar 30 PSI. A medida é de pressão e não de quantidade de ar. Por isso não é questão do pneu.

Repito que foi o que achei respeito ao tema em vários foros e sites.


Exatamente. Pessão do ar nao tem nada a ver com a quantidade de ar dentro do pneu. 30PSI numa moto é diferente de 30 PSI num carro ou caminhao na quantidade de ar, mas a pressao é a mesma. Se por 40 PSI num pneu traseiro, é bem capaz dele estourar no primeiro prego.

CkOFan
22-05-13, 16:33
Essas são as medidas da CB300, já que as rodas são dela...

somente o piloto:
dianteiro, 200 kPa (2,00kgf/cm²,29psi)
traseiro, 225 kPa (2,25kgf/cm², 33psi)

com garupa:
dianteiro, 200 kPa (2,00kgf/cm²,29psi)
traseiro, 250 kPa (2,50kgf/cm²,36psi)

Mas teria que ver o peso da Falcon comparado com o da CB, acho que se a Falcon for mais pesada deve ter uma calibragem maior. Acho... :P

Bandit
22-05-13, 17:58
As rodas sao da 300, mas os pneus sao da Hornet.. e ai ? kkk

Carlos Henrique
22-05-13, 18:01
Essas são as medidas da CB300, já que as rodas são dela...

somente o piloto:
dianteiro, 200 kPa (2,00kgf/cm²,29psi)
traseiro, 225 kPa (2,25kgf/cm², 33psi)

com garupa:
dianteiro, 200 kPa (2,00kgf/cm²,29psi)
traseiro, 250 kPa (2,50kgf/cm²,36psi)

Mas teria que ver o peso da Falcon comparado com o da CB, acho que se a Falcon for mais pesada deve ter uma calibragem maior. Acho... :P
O da minha XTZ 125X tambem são esses valores

caribeanpirate
22-05-13, 20:41
As rodas sao da 300, mas os pneus sao da Hornet.. e ai ? kkk

Esquece de qual são os pneus. O que importa são as especificações da moto. Se no manual fala 183 tem que colocar 30 PSI no pneu traseiro vc coloca isso sem importar que pneu seja.

TINHOSO
22-05-13, 20:45
Esquece de qual são os pneus. O que importa são as especificações da moto. Se no manual fala 183 tem que colocar 30 PSI no pneu traseiro vc coloca isso sem importar que pneu seja.

Putz viajou legal. Cara ele mudou tudo: pneus ,rodas, câmara não tem mais.Nada ver o manual da moto.Ele vai ter que achar a calibragem pelo método empírico mesmo.

caribeanpirate
22-05-13, 20:51
Putz viajou legal. Cara ele mudou tudo: pneus ,rodas, câmara não tem mais.Nada ver o manual da moto.Ele vai ter que achar a calibragem pelo método empírico mesmo.

Sem dúvida posso me equivocar. Mas pelo que sei a calibragem que vem no manual é independente do tipo e tamanho dos pneus. Se falamos de pressão claro. Seja qual for o pneu a moto necessita x quantidade de pressão em cada pneu para suportar o peso da moto. É por isso que se fala de pressão e não de quantidade de ar (volume em m3).

Overboost
22-05-13, 20:55
A cb600 usa pneu 120 na dianteira e 180 na traseira.

Isac-RJ
22-05-13, 21:01
Se tá na dúvida,soma a pressão recomendada pra CB com a pressão recomendada pra Hornet e divide por 2,vai dar uma pressão mais ou menos.Eu usaria a pressão recomendada pra Hornet.
Mas pelo que eu saiba,o pneu da Hornet é 180mm e não 160mm.