PDA

Ver Versão Completa : Pergunta aos motociclistas mais antigos - Yamaha RS125



magrao tk
26-05-13, 20:22
Bom, apelo ao conhecimento de quem já está nesse mundo de 2 rodas há mais tempo que eu e que viveu a época das Yamahas, lá nos idos de 78, 79...

Minha dúvida é justamente sobre as Yamahas 125cc desse período, em especial a tão pouco conhecida, mas bem falada pelos poucos que lembram: a Yamaha RS 125.

http://1.bp.blogspot.com/-QqRTBCIVKqI/TznTGmZ7JII/AAAAAAAAEEE/vjprkiLZS8M/s1600/Yamaha_RS_125_foto1.jpg

http://1.bp.blogspot.com/-DXzXSLY1F8Y/TznTG25-nPI/AAAAAAAAEEU/j36U41F26RU/s1600/Yamaha_RS_125_foto2.jpg
A dúvida que eu tenho é sobre o motor dessas motos, e o motor da sua sucessora, bem mais conhecida: a RX 125.

Os que conheceram afirmam que o motor da RS era muito bom! Cilindro de alumínio com 7 janelas, aletas grandes que resfriavam bem o motor, volante do magneto de alumínio e virabrequim liso. Era um canhãozinho! Já o da RX foi feito bem inferior em comparação a esse: cilindro de ferro, de 5 janelas, virabrequim furado, e magneto de ferro.

Se o motor da RS era tão melhor que o da RX, por que a Yamaha mudou? E por que a RX125 foi tão mais bem sucedida em vendas? Ainda se ve RX125 por aí... aqui no PN mesmo tem umas 3 ou 4... e é só falar nela que todo mundo lembra de alguem que teve uma. Já a RS125 a maioria nem sabe que existiu, e ver uma ao vivo? puts!!!!!! cade???? Nem no PN!

Tive essa curiosidade tambem por outro motivo: vi um anúncio no ML sobre um motor de RS a venda, e as fotos são de um cilindro RS em um bloco exatamente igual o da RX/TT125. Será que existiu RS com bloco de RX ou isso é uma adaptação? Yamaha Rs 125 Motor Completo - R$ 329,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-474952606-yamaha-rs-125-motor-completo-_JM)

Todas as motos RS que pesquisei na internet tem a parte de baixo diferente, mais arredondada. É outro motor bem diferente. Tambem já tive em mãos um cilindro de RS, lindo! E já tive a vontade de adaptar na RX, mas pelo que vi teria que abrir o bloco pra ele caber. Mas se existiu outro motor desses com o bloco de RX como o do anúncio era só conseguir esse cilindro e por na minha RX, sem se preocupar em mexer no bloco original.

Com a palavra quem entende. :)

E pra quem não se interessa em motos antigas por favor não precisa comentar (do jeito que anda o fórum ultimamente, pessoas caçando discussão). Afinal não to fazendo comparações, insinuações e nem desmerecendo ninguem. Fiquem nos vários tópicos sobre as motos atuais e deixe quem gosta das velharias tentar ajudar.

Stone
26-05-13, 20:27
Nem conhecia essa moto Magrão, vou acompanhar!

magrao tk
26-05-13, 20:33
É isso que não entendo! Se essa moto era tão boa por que sumiu do mapa e ficou só a versão piorada, RX125?

Cachorro
26-05-13, 20:46
Magrones, se não me engano na época essa RS era importada...

Pra nacionalizar (e baratear) fizeram a RX.

Abs,

magrao tk
26-05-13, 20:51
Magrones, se não me engano na época essa RS era importada...

Pra nacionalizar (e baratear) fizeram a RX.

Abs,
É... é o Brasil ficando com o refugo desde o início! :mad:

FabricioFabuloso
26-05-13, 21:04
Acompanhando tb...

Abraços

coreanas
26-05-13, 22:25
Que eu saiba, RS era só o motorzinho arredondado mesmo. A RX fez mais sucesso por uma questão simples: a RS abriu o mercado, conquistou clientes, dái veio a RX e o marketing e a RS era quase toda importada. Tive a RS e ela andava um pouco mais sim, mas não era tudo isso. Em compensação dava impressão de ser mais frágil, era mais vibradeira. Quanto à adaptação não sei te dizer, minhas 2 RS foram novas e nunca abrí. Mas se quer fazer a RX melhor, pôe motor de RDZ com pistão de DT. Orginalzinho a RDZ135 gira muito mais gostoso, silencioso, vibra menos e anda mais que a RS. A diferença pra RX é enorme.

Diey
26-05-13, 22:35
Cada vez mais me interesso por motos antigas lendo voces aqui no PN... :)
Quantos anos voce tem, coreanas?

coreanas
26-05-13, 22:49
Vou fazer 54 mês que vem, mas dirijo desde os 08 e tive meu 1º carro aos 15. Só que sou apaixonado por máquinas.

magrao tk
26-05-13, 23:25
Que eu saiba, RS era só o motorzinho arredondado mesmo. A RX fez mais sucesso por uma questão simples: a RS abriu o mercado, conquistou clientes, dái veio a RX e o marketing e a RS era quase toda importada. Tive a RS e ela andava um pouco mais sim, mas não era tudo isso. Em compensação dava impressão de ser mais frágil, era mais vibradeira. Quanto à adaptação não sei te dizer, minhas 2 RS foram novas e nunca abrí. Mas se quer fazer a RX melhor, pôe motor de RDZ com pistão de DT. Orginalzinho a RDZ135 gira muito mais gostoso, silencioso, vibra menos e anda mais que a RS. A diferença pra RX é enorme.
Minha RX tá boa até, fiz o motor tambem ano passado. O pistão já tava em 1,50 aí já aproveitei e abri para o pistão standar da RD135 com a biela da DT180 pra poder dar certo. Pelo comprimento da biela maior dá menos desgaste na gaiola superior como vantagem, e ficou mais fortinha em baixa. Tem um trabalho leve nas janelas de admissão e do escape, e tambem na base do cilindro, ali na entrada das transferencias. E redimensionei as janelas no pistão da RD, pra casar melhor com a admissão desse cilindro. Carburador e coletor de RD135, aí já aproveitei e fiz um YEIS pra aproveitar a entradinha do coletor. Ficou com bom torque em baixa!

Mas apesar disso gosto de especular essas coisas, e sempre vejo pessoas das antigas elogiando tanto essa moto, que faz me parecer que a RX era um lixo em desempenho comparando a essa RS. Mas fico mais tranquilo então. Com essas mudanças que fiz provavelmente ela hoje anda melhor que uma RS.

Sobre o motor da RDZ, nossa senhora! kkkk Mas é que aí a mudança é mais punk! Descaracteriza muito e ainda tem de acertar legalmente essa mudança. Nem sei se ainda fazem isso em motor 2t. A não ser que fosse uma RDZ125 e de qualquer modo tem a numeração do motor no DETRAN.

O que ainda me irrita profundamente nesses motores é o acionamento da embreagem, porcaria por fora do motor que tem que ficar engraxando! Nessas horas dá vontade de arrancar esse motor e por um de RDZ mesmo! Platinado era outro problema, mas isso já resolvi usando a elétrica com CDI da DT180, caiu como uma luva na RXola!

halvaro
27-05-13, 08:28
Será que ainda existe alguma dessas RS 125 conservadas ? Fiquei curioso, lembro delas, foi lançada antes da CG 125 se não me engano

pedromartins
27-05-13, 08:47
Pra quem curte motos antigas --> http://www.motosclassicas70.com.br/‎

magrao tk
27-05-13, 09:44
Será que ainda existe alguma dessas RS 125 conservadas ? Fiquei curioso, lembro delas, foi lançada antes da CG 125 se não me engano
Lá no grupo do face tem um cara vendendo essa aqui, toda original por 5000.
Foi depois de ver a foto lá que me ressurgiu essa dúvida sobre motor de RS x motor de RX.

http://img708.imageshack.us/img708/9319/94244316088745742715519.jpg


Até que pelo aparente estado de conservação desse modelo não achei caro. Docs em dia inclusive.

Piccoli
27-05-13, 10:23
Essa foto acima mostra o verdadeiro motor da RS 125. O motor da RX 125 é mais quadradinho, tanto no bloco como no cabeçote.
Eu tive RX 125 e RX 180, boas motos, andavam bem, embora fumacentas demais, pelo menos nas que eu tive tudo foi tentado de ajuste para fumacear menos. Inútil. Depois, tive uma RD 125 que era um espetáculo de motor, muito torque em baixa, e esta sim, fazia menos fumaça.
Um amigo na época tinha uma variação da RS 125, a RS 125 Z, andava mais que a RX 125. Andei naquela moto, que motorzinho capeta!

A RS 125 Z dele era verdinha com grafismo em preto, uma bela moto, acabamento caprichado.
Era igual a esta aqui:
http://www.itacuamotos.vianett.com.br/images/RS125z_1974.jpg

halvaro
27-05-13, 10:24
Parece que ta bonita mesmo, quanto ao motor creio que o da RX era melhor, uma evolução, além de bem mais bonito quadradinho, a suspensão dianteira da RX tb parece que é mais evoluida, então discordo que nesse caso os brasileiros tenham ficado com o refugo, pelo contrário

Agil
27-05-13, 10:52
Tive uma RX 125 1979, comprada zero, daquelas vermelhas, muito bonita. Ao mesmo tempo um amigo meu comprou uma RS 125, tava com desconto pelo lançamento da RX. A RS andava mais um pouquinho que a RX, mas era pouco. A RX freava mais. Quanto ao motor o da RS é o que se vê no post do magrao. Ele é arredondado, qualquer coisa diferente é adaptação. A RX era nacional, a RS importada (não sei se todas as peças, o motor era).

Abraços a todos.

Emillani
27-05-13, 10:58
Não cheguei a possuir esta moto, mas era a única 2 tempos que nao batia anel, as outras 2T pareciam escola de samba...rs

DOUGLAS 00
27-05-13, 11:25
Será que ainda existe alguma dessas RS 125 conservadas ? Fiquei curioso, lembro delas, foi lançada antes da CG 125 se não me engano

Tem um tiozinho que usa uma aqui na cidade diariamente... a pintura tá gasta, mas a moto segue firme.

magrao tk
27-05-13, 11:51
Parece que ta bonita mesmo, quanto ao motor creio que o da RX era melhor, uma evolução, além de bem mais bonito quadradinho, a suspensão dianteira da RX tb parece que é mais evoluida, então discordo que nesse caso os brasileiros tenham ficado com o refugo, pelo contrário
Sim, concordo que refugo foi meio exagero rsrs mas o fato de uma usar cilindro de alumínio, mais leve e que foi usado em todas as outras motos e até hoje em dia é assim, e terem feito somente a RX com cilindro todo de ferro mais pesado, que esquenta mais e enferruja foi um passo pra trás na minha opinião. Mas só por isso, de resto pelos comentários de todos até agora vejo que as duas não eram tão diferentes assim, fico feliz por isso.

coreanas
27-05-13, 12:57
A RS era mais nervosinha, mas a RX era mais gostosa e mais confiável. Não sei se era piscicológico, mas todo mundo tinha essa impressão. Agora igual a RDZ 135 não tem.

Não é uma mudança tão radical magrãoTK: Tive uma TT com motor, painel, suspensão, rodas, escape e freios a disco de RDZ 135. Comprei uma RDZ inteira de um cara levou um capote e botei tudo na TT. Tudo Plug&play

Era um barato, levantava a frente só no acelerador, igualmente dava RL sem esforço, vc via o chão na cara ao freiar. Creio que a RX tb fique assim com motor e freio RDZ. Naquela época pra mim moto era Agrale200 ou RDZ135.

Não se fiscalizava motor quando fiz, como era proibido importação e tinha poucas opções nacionais a galera "fazia" as próprias motos. Já ví RX com motor de DT200.

halvaro
27-05-13, 13:07
Sim, concordo que refugo foi meio exagero rsrs mas o fato de uma usar cilindro de alumínio, mais leve e que foi usado em todas as outras motos e até hoje em dia é assim, e terem feito somente a RX com cilindro todo de ferro mais pesado, que esquenta mais e enferruja foi um passo pra trás na minha opinião. Mas só por isso, de resto pelos comentários de todos até agora vejo que as duas não eram tão diferentes assim, fico feliz por isso.

Posso estar enganado, mas o cilindro de ferro vejo até como vantagem para manutenção, tem muita gente que foge de carros que tem bloco de aluminio no motor

marcelofreitas
27-05-13, 13:29
se der para manter o bloco do motor não terá problemas, já que a numeração fica somente numa parte do bloco do motor

magrao tk
27-05-13, 13:46
A RS era mais nervosinha, mas a RX era mais gostosa e mais confiável. Não sei se era piscicológico, mas todo mundo tinha essa impressão. Agora igual a RDZ 135 não tem.

Não é uma mudança tão radical magrãoTK: Tive uma TT com motor, painel, suspensão, rodas, escape e freios a disco de RDZ 135. Comprei uma RDZ inteira de um cara levou um capote e botei tudo na TT. Tudo Plug&play

Era um barato, levantava a frente só no acelerador, igualmente dava RL sem esforço, vc via o chão na cara ao freiar. Creio que a RX tb fique assim com motor e freio RDZ. Naquela época pra mim moto era Agrale200 ou RDZ135.

Não se fiscalizava motor quando fiz, como era proibido importação e tinha poucas opções nacionais a galera "fazia" as próprias motos. Já ví RX com motor de DT200.

É, mas hoje infelizmente (ou felizmente) a fiscalização é grande. Aqui até um escape esportivo é guincho na hora! E como ainda tem muito policial das antigas, não fica difícil pra eles perceber que o motor é outro e já pedir a documentação com as mudanças.

Por isso se um dia eu fizer isso quero fazer tudo nos conformes! Minha RX, é de rua, no meu nome e sem multa. Só pra curtir.
Se mudar o motor será só pra ter um motor mais confiável e avançado que o dela.

Se um dia surgir uma sucata de RD ou RDZ barata e que possa ser usado o motor legalmente nela eu encaro o desafio!! Ela vai ficar comigo, e depois pros meus herdeiros mesmo... Não custa nada fazer mais umas melhorias nela pra meu uso. Já que ela já nem segue mesmo as características 100% originais.

Pra quem ainda não conhece, essa é a férinha: :)

http://img338.imageshack.us/img338/1863/1008796.jpg

http://img842.imageshack.us/img842/4097/1008819.jpg

- - - Updated - - -


Posso estar enganado, mas o cilindro de ferro vejo até como vantagem para manutenção, tem muita gente que foge de carros que tem bloco de aluminio no motor
Bom, nesse caso tambem não sei dizer com certeza. Mas todo mundo diz que motor da linha RD o cilindro é melhor e etc... mas nunca tive problemas com o meu de ferro. Não sei se no caso de um carro sirva de comparação, talvez.


se der para manter o bloco do motor não terá problemas, já que a numeração fica somente numa parte do bloco do motor
Seria ideal porque não mexe na documentação. Por outro lado ficar fazendo gambiarra essa minha época passou hehe. Talvez a idéia de legalizar um de RDZ seja melhor mesmo. Mato todos os pontos que não gosto na moto de uma só vez.


Por outro lado o motor é a alma da moto! É legal tu andar numa moto dessas, parar nos lugares e o pessoal ficar olhando o motor todo quadradinho dela. Não teria a mesma reação do pessoal que conhece chegar e ver o motor de RD na RX, já ficam com aquela cara de: hum... moto cabrito, nem papel deve ter... ainda são capazes de dizer: anda bem por isso! trocou o motor! kkkk já com o dela o mérito fica só pra vovó RX.

halvaro
27-05-13, 13:49
Mas vc quer colocar um motor de RS 125 na sua RX ? Faz isso não, deixa tua motinho original, tua moto ta muito bonita, bem feita, apesar de já estar um tanto descaracterizada pelo escape e painel de outras motos, as totalmente originais sim tem valor, além de vc descaracterizar ainda mais a moto com esse motor, não vai ter vantagem prática nisso

magrao tk
27-05-13, 13:55
Mas vc quer colocar um motor de RS 125 na sua RX ? Faz isso não, deixa tua motinho original, tua moto ta muito bonita, bem feita, apesar de já estar um tanto descaracterizada pelo escape e painel de outras motos, as totalmente originais sim tem valor, além de vc descaracterizar ainda mais a moto com esse motor, não vai ter vantagem prática nisso
É, foi o que editei no meu post anterior, kkkk vou deixar ele mesmo, não está me incomodando em nada mesmo. :)

emerson merighi
27-05-13, 15:29
nunca nem sabia que existia essa rs....eu tive foi rx, 80 ,125 e 180cc....a 180 vivia no posto de gasolina, bebia muito e o tanque pegava uns 9 litros, se desse bobeira ia empurrar a moto.

DOUGLAS 00
27-05-13, 15:53
O pior que hoje me apareceu uma RX 125 pra brique... numa dessas, compro só pra dar uns rolezinhos nos fins de semana... a proposta tá feita!

coreanas
28-05-13, 15:35
A moto da Magrão está com escape dimensionado e painel de DT.

halvaro
28-05-13, 15:51
A moto da Magrão está com escape dimensionado e painel de DT.

E um farol , piscas e para lama dianteiro sei la do que

magrao tk
28-05-13, 18:57
A moto da Magrão está com escape dimensionado e painel de DT.


E um farol , piscas e para lama dianteiro sei la do que

Hehe... é, não tenho mais o painel original redondinho dela (infelizmente). Na época ele marcava muito errado! Comprei então esse painel de DT180 novo e original, há um bom tempo. (hoje em dia teria mandado recuperar o original):\

Já pensei em procurar outro painel original dela, mas alem de caro os que tem por aí, tenho medo de pegar outro já bichado com o tempo. E entre ter as peças originais só por estética, ou ter mais novas, mais funcionais, confiáveis e menos caras... prefiro a 2ª opção.

Por isso mesmo aboli todo o sistema elétrico 6v a platinado, e uso estator e CDI da DT80 12V.
A sinaleira e o farol tambem são da DT, com mesmo soquete H4 e lampada biodo das motos atuais, e os piscas são os da YBR.

Gosto de usar essa moto sem dó se for preciso, e esses acessórios originais como piscas, espelhos, farol e painel são raros e caros. Em qualquer tombo besta são as primeiras coisas que se vão. Por isso nunca me importei muito em manter o visual original.

O farol redondo até tenho um muito bom com biodo H4 tambem pra usar na carcaça original... poderia usar ele, mas já que o painel tem formas mais quadradas... o próprio tanque dela já é quadradinho mesmo... adotei o visual com detalhes quadrados, achei que tudo combina melhor.

O paralamas é da RD135 porque a suspensão tambem é, outra melhoria já que a original dela é inferior e muito difícil de conseguir peças.

Ter uma RX original pra se usar no dia dia é completamente inviável hoje em dia! A começar pela parte elétrica eignição. Fiz todas essas mudanças porque se fez necessário mesmo.

Posso até deixar mais original o visual dela um dia, mas suspensão, platinado e elétrica 6v nunca mais!!

Limabl
28-05-13, 19:04
Posso estar enganado, mas o cilindro de ferro vejo até como vantagem para manutenção, tem muita gente que foge de carros que tem bloco de aluminio no motorIsso é normal com os entendidos daqui do brasil,é cada uma...mas com certesa na F1,motogp,nascar,stokcar eles ainda usam blocos de motor e cilindros de ferro e freios a tambores rsrsrs!!!!

Quando se trata de motores, blocos e cilindros de aluminio é indispençaveis,em motores de alto rendimento o pistão trabalha direto no aluminio,diferente dos motores comuns que ainda usam camisas de aço, mas não vou entrar em mais detalhes ....

coreanas
28-05-13, 20:01
Na época das RX era chic colocar painel de DT.

emerson merighi
29-05-13, 00:23
hum....duvido muito que aneis de segmento em contato com o duraluminio dure igual ao ferro...e se for com revestimento ceramico ou coisa assim...

halvaro
29-05-13, 09:33
Hehe... é, não tenho mais o painel original redondinho dela (infelizmente). Na época ele marcava muito errado! Comprei então esse painel de DT180 novo e original, há um bom tempo. (hoje em dia teria mandado recuperar o original):\

Já pensei em procurar outro painel original dela, mas alem de caro os que tem por aí, tenho medo de pegar outro já bichado com o tempo. E entre ter as peças originais só por estética, ou ter mais novas, mais funcionais, confiáveis e menos caras... prefiro a 2ª opção.

Por isso mesmo aboli todo o sistema elétrico 6v a platinado, e uso estator e CDI da DT80 12V.
A sinaleira e o farol tambem são da DT, com mesmo soquete H4 e lampada biodo das motos atuais, e os piscas são os da YBR.

Gosto de usar essa moto sem dó se for preciso, e esses acessórios originais como piscas, espelhos, farol e painel são raros e caros. Em qualquer tombo besta são as primeiras coisas que se vão. Por isso nunca me importei muito em manter o visual original.

O farol redondo até tenho um muito bom com biodo H4 tambem pra usar na carcaça original... poderia usar ele, mas já que o painel tem formas mais quadradas... o próprio tanque dela já é quadradinho mesmo... adotei o visual com detalhes quadrados, achei que tudo combina melhor.

O paralamas é da RD135 porque a suspensão tambem é, outra melhoria já que a original dela é inferior e muito difícil de conseguir peças.

Ter uma RX original pra se usar no dia dia é completamente inviável hoje em dia! A começar pela parte elétrica eignição. Fiz todas essas mudanças porque se fez necessário mesmo.

Posso até deixar mais original o visual dela um dia, mas suspensão, platinado e elétrica 6v nunca mais!!

Caramba, sobrou quadro, motor, tanque e banco de RX então, mas é isso aí, pra uso intenso não tem como manter coisa antiga original mesmo, por isso eu prefiro moto nova mesmo.

E depois uns dizem aqui que não da pra emplacar moto com peças diferentes das originais, que da pátio e não sei o que

coreanas
29-05-13, 10:00
hum....duvido muito que aneis de segmento em contato com o duraluminio dure igual ao ferro...e se for com revestimento ceramico ou coisa assim...

Tem uma camisa de ferro dentro do cilindro de alumínio.