PDA

Ver Versão Completa : Vapor de combustível + eletricidade estática



Cachorro
26-05-13, 22:05
Moderas, postei aqui na área de debate pois apesar de serem vídeos acho que cabe o debate numa área de maior visibilidade.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

O que acontece quando se junta eletricidade estática + vapores de combustível?

Vapores filmados com câmera infra-vermelho...


http://www.youtube.com/watch?v=Y93coPtWlVs


... e eletricidade estática, que todos nós carregamos



http://www.youtube.com/watch?v=T6VKxmUPb3g


E aí, desce da moto pra abastecer ou não?

Abs,

magrao tk
26-05-13, 22:09
Tenho um colete de lã que quando tiro dá cada estalo violento! Quando vou tomar banho até apago a luz do banheiro, dá pra ver nitidamente as fagulhas, é igual um céu de tempestade, cheia de raios em miniatura hehehe. Imagina tirar uma blusa de lã dessas do lado de alguem abastecendo :shock:
Se repararem bem olha a blusa da moça, e como ela esfregou várias vezes as mãos na blusa, isso que gerou a estática.

Cachorro
26-05-13, 22:17
Tem épocas em que tomo choque direto na maçaneta do carro... estática pura.

Abs,

magrao tk
26-05-13, 22:22
Pior é desligar a televisão pra fazer o conserto e tomar choque só de encostar no terminal de antena. Que raiva dá!!!

pedromartins
26-05-13, 22:25
O certo é descer da moto, todo manual de usuário recomenda isso, mas tem experts que insistem em não descer porque nunca aconteceu nada a eles.

Diey
26-05-13, 22:34
Isso mesmo magrao. Ela esfrega a mão antes na blusa....
Ai é fogo.
Ja me aconteceu isso das fagulhas de estática com uma camisa de futebol que tenho. Dá pra ver os "raios" direitinho!

Bruno Rafael
27-05-13, 08:28
Caramba.... Sempre senti essa estática mas nunca cheguei a ver raios saindo de mim :shock:

Isso ai de sair de cima da moto devia ser obrigatoriamente obrigado nos postos.... o cara está em cima de uma "bomba" e qualquer faísca alí no vapor pode mata-lo... prefiro apreciar o trabalho do frentista longe da moto mesmo...

Optimus Prime
27-05-13, 11:39
Corajosa essa mulher aí,tentando apagar o fogo. Se fosse eu saia na pernada pra longe dali,kkkk, tá loco podia ir tudo pelos ares !!

Mas na verdade acho não foi a mão na blusa que gerou a estática. O carro estava carregado de estática ( pelo atrito com o ar, os pneus por serem de borracha evitam o descarregamento de energia para o solo ) e sim quando ela toca no carro,perto do tanque, é que ocorrem a descarga.

Por isso que carros a GNV tem grampos de aterramento, e toda vez que se for abastecer é obrigatório encostar as garras do terra antes de conectar a bomba.
Só não sei por que também não fazem isso nos carros á combustivel convencionais. Seria muito seguro.

A moto já tem um aterramento parecido. O pézinho,por ser de ferro quando ele toca no chão acaba descarregando toda a estática .

Mas sempre desça da moto.

Vc tá com o sac* á 10 cm de uma possivel bomba ,pode ser que caia uma faisca de qualquer outra coisa alí e já viu né. Cabbummm !!!