PDA

Ver Versão Completa : O que fazer depois da chuva?



luis_sbo
29-05-13, 22:28
Minha duvida de noob é bem simples :p depois da moto pegar uma chuva, o correto e lavar ela? ou tanto faz?
Ultimamente ta chovendo bastante aqui, to até ficando com dó de andar na moto Ç___Ç,

depois da chuva eu simplesmente do um bom banho de mangueira so pra tirar o encardido e boa. dai se tiver chovendo ainda eu deixo secar na sombra, ou se ja tiver sol eu monto nela e pego uma pista pra secar mais rapido, dai de fim de semana eu lubrifico a corrente =D


o fato de eu dar uma banho nela sempre apos uma chuva esta ajudando ou so piorando a situação D:?

roggarcia
29-05-13, 22:30
A única coisa que eu sei é: recomenda-se lubrificar a corrente sempre depois de pegar uma chuva.

magrao tk
29-05-13, 23:23
Eu sempre fiz isso: chegava em casa com chuva e antes mesmo de desligar o motor botava no cavalete e jateava toda ela por baixo dos paralamas, na balança, na corrente, no motor (começando com uma chuviscada de longe e depois tacava água com pressão nas aletas, pra desencardir mesmo). No outro dia antes de sair passava um óleo na corrente.

Essa era o procedimento básico que eu fazia durante a semana em dias de chuva. Mas no fim de semana era banho completo com querosene e detergente, até tudo ficar brilhando e uma limpeza e lubrificação caprichada da corrente.

Deixar tudo encardido depois quando é pra lavar mesmo dá o dobro de trabalho! E tem partes como os cromados que se fica muito tempo com sujeira de barro ou água de chuva com tudo que é craca que vem do asfalto, acaba enferrujando. Motor é pior ainda!!! se deixa barro esse barro vira uma ceramica sobre o metal quente e depois nunca mais sai.

Vão dizer que não se joga água no motor quente, mas isso é lenda, se fosse assim a própria água da chuva daria problemas. Pode passar água sem medo antes de guardar. No máximo chuvisque de longe pra baixar a temperatura primeiro, depois é tranquilo.

pedromartins
29-05-13, 23:29
Depois da chuva passa uma flanela nela e tenta tirar a maior parte da sujeira possivel. Não adianta lavar e depois ter que lavar de novo. O importante é nao deixar dormir molhada e sempre cuidar da corrente.

luis_sbo
30-05-13, 00:04
mas mesmo com todas as partes pintadas e com as partes metalicas com tratamento, tem perigo de enferrujar O.O?

emerson merighi
30-05-13, 03:19
o banho e muito util...a chuva em cidades poluidas como sao paulo e muito acida, mesmo em cidades menos poluidas tb e ruim...a agua tratada e muito bem vinda...seque e lubrifique a corrente....

josetavares
30-05-13, 06:42
Depois da chuva eu vou tomar banho e dou um tchau pra moto até no outro dia.

Bruno Rafael
30-05-13, 07:26
Foda se a moto...
se eu tomo chuva eu já chego e vou tomar um banho... a moto não vai ficar doente

pedromartins
30-05-13, 08:35
Foda se a moto...
se eu tomo chuva eu já chego e vou tomar um banho... a moto não vai ficar doente

Nada contra sua atitude, afinal foi sua mãe ou pai quem te deu, mas costumo fazer diferente.

Mesmo toda protegida, exite partes que oxida na moto. As Dafra Speed 150 por exemplo ao tomar chuva falham que é uma beleza.

Bruno Rafael
30-05-13, 10:16
Nada contra sua atitude, afinal foi sua mãe ou pai quem te deu, mas costumo fazer diferente.

Mesmo toda protegida, exite partes que oxida na moto. As Dafra Speed 150 por exemplo ao tomar chuva falham que é uma beleza.

Na verdade a unica coisa que minha mãe me deu foi educação, já meu pai não teve essa oportunidade de me ver crescendo e construindo minha vida com muito trabalho.

A minha opinião é que não vale a pena ficar jogando água na moto enquanto vc está mais sujo e molhado do que ela, se a moto enferruja, falha, ou suja azar o dela... eu sempre darei preferencia a minha saúde.


Fica a dica: Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las. Voltaire

luis_sbo
30-05-13, 14:25
Na verdade a unica coisa que minha mãe me deu foi educação, já meu pai não teve essa oportunidade de me ver crescendo e construindo minha vida com muito trabalho.

A minha opinião é que não vale a pena ficar jogando água na moto enquanto vc está mais sujo e molhado do que ela, se a moto enferruja, falha, ou suja azar o dela... eu sempre darei preferencia a minha saúde.


Fica a dica: Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las. Voltaire


cara é obvio que todos aqui dão prerencia pra sua saude, mas nem por isso vou deixar a moto que suei muito pra conseguir e ainda por cima não foi nem um pouco barato, deixada de lado enferrujando sendo que tem como evitar isso, o motivo de eu ter criado o tópico não foi pra saber se minha saúde e mais importante ou nao que minha moto, espero que todos tenham o minimo de cerebro e coloquem a saude a cima de tudo =D, maaaas....

como ja disse, não vou da um "foda-se" pra minha moto =D

magrao tk
30-05-13, 14:41
E outra, cuidar da saúde é prevenir, e não remediar. Se faz antes mesmo de sair com a moto!
Se o dia promete chuva já to com uma capa na mochila! Não lembro qual foi a última vez que tomei chuva andando de moto. Então sempre que chego em casa vou lavar bem tranquilamente a moto porque já estou totalmente protegido com a capa.

Esqueci desse detalhe mas já disseram, tenha sempre em mão na garagem uma toalha velha pra dar uma secada na moto. Eu só dou uma passada de leve, deixo o serviço completo pro fim de semana.
Outra coisa que acho que nem precisa dizer, mas nunca jogar água direto nas partes elétricas como CDI e bobina.

emerson merighi
30-05-13, 16:13
a moto nao vai ficar doente, mas vai ficar com agua com acidez alta, enferruja tudo...enfim, como sou eu que pago minhas motos..o suor escorre do meu rosto, eu nao dou tchau pra ela de jeito nenhum, e chegando e lavando....
a coisa muda muda muito.....a primeira moto que eu tive foi meu pai q me deu....eu me lembro de chegar com ela toda suja de lama e barro grosso e nem me importar de deixar tudo secar nela...as vezes ela so ia lavar na chuva do outro dia....
vivendo , trabalhando e aprendendo quanto custa!

Jordano
30-05-13, 16:22
cara, depois da chuva eu aconselho lubrificar a corrente da moto, mas se tu pegou barro, aí digo que é uma boa ideia tirar o barro com um jato d'água

2weels
30-05-13, 16:45
Também nao lavo ela nao. Costumo lavar 1 fds a moto e outro o carro, nao importa o quao sujos estejam...

emerson merighi
30-05-13, 16:50
eu simplesmente nao consigo ver uma moto minha suja gardada na garagem e nao fazer nada....pode ser de madrugada....eu vou e lavo!
se eu for deitar vou ficar pensando nisso..a moto ta suja! a moto ta suja !.... melhor lavar e dormir tranquilo.

Lampada
30-05-13, 17:12
Já deixei uma Cg e uma intruder no tempo tomando sol e chuva durante quase 3 anos e ambas só apresentaram 2 ou 3 pontos de ferrugem onde a agua ficava parada, mesmo assim ferrugem em parafusos. Hoje minha garagem é coberta e o único cuidado que tenho e de dar uma balançada na moto para tirar o excesso de agua e a cada 15 dias passo um pano na corrente para tirar a sujeira e depois lubrifico. Há 5 cinco anos faço isso e não tive nenhum problema com as motos.

Optimus Prime
30-05-13, 17:31
Dou jato dágua assim que chego no trabalho ou em casa e lubrifico corretes e cabos. Parece que lavar ela ainda molhada a sujeira sai melhor mesmo e não gruda nada.

Assim tambem no fim de semana fica muito mais facil lavar. Pq retirar aquela camada de sujeira e barro que acumula durante a semana é dificil,precisa de duas lavagens pra ficar bem limpo.


Agora essa de deixar a moto pegando chuva e não enferrujar como o amigo Lampada falou,eu não acredito.

Façam um teste num dia chuvoso: Deixem a moto um dia todo na chuva e no fim do dia olhem os elos da corrente algumas peças onde há atrito pra verem se já não estão com uma leve camada de ferrugem.

luis_sbo
30-05-13, 18:19
Dou jato dágua assim que chego no trabalho ou em casa e lubrifico corretes e cabos. Parece que lavar ela ainda molhada a sujeira sai melhor mesmo e não gruda nada.

Assim tambem no fim de semana fica muito mais facil lavar. Pq retirar aquela camada de sujeira e barro que acumula durante a semana é dificil,precisa de duas lavagens pra ficar bem limpo.


Agora essa de deixar a moto pegando chuva e não enferrujar como o amigo Lampada falou,eu não acredito.

Façam um teste num dia chuvoso: Deixem a moto um dia todo na chuva e no fim do dia olhem os elos da corrente algumas peças onde há atrito pra verem se já não estão com uma leve camada de ferrugem.

justamente por isso que eu criei o tópico =/ eu peguei a moto 0KM quinta feira passada, e nesses dias eu fui na facul e no trampo com ela (no trampo o estacionamento não tem asfalto, é inteirinho terra), dai eu coloco uma capa quando chego no trampo, só pra não pegar muita terra e chuva, e peguei uns 3 dias de chuva com ela voltando do trampo, infezlimente D: e eu so fui lavar ela hoje, no que eu olhei pra corrente deu até um negocio no peito :( ja tava com varios pontos de ferrugem (mas eu limpei com um pano e lubrifiquei bem, e fui pra rodovia com ela, saiu tudo por conta do atrito >..< ta novinha agora), o disco de freio tambem tava com uns pontinhos de ferrugem, só que dentro daqueles furinhos sabe? nem sei como faço pra tirar isso =S

pedromartins
30-05-13, 18:36
A corrente é feita de aço, e aço enferruja seja novo ou usado. mantenha lubrificada e pronto.

Defeacer
30-05-13, 18:39
Eu chego e guardo ela, toma mais chuva, eu guardo ela e vou deixando. Quando chega no fds eu lubrifico a corrente e quando eu tenho paciência eu lavo ela (coisa de a cada 1 mês e olhe lá) minha moto fica brilhando uns 3 dias e mais de 1 mês imunda, até eu ficar com vergonha dela. No momento ela está cheia de poeira na carenagem, o interior dos para lamas estão tristes, o escape todo desbotado, a roda traseira toda manchada de lama e os raios quase preto e a carenagem interna está totalmente suja, ainda não comecei a sentir vergonha dela, mas quando eu sentir ela toma um banho bonito :P

magrao tk
30-05-13, 18:50
O negócio é: faça cada um do jeito que achar melhor!!! Pelos relatos de muitos a chuva e o sol não desmanchará a moto. Aparencia vai do gosto e disposição de cada um de manter. Pra uns a moto ligando e funcionando pode ficar marrom de sujeira que tá tudo certo. Pra outros guardar a moto com uma manchinha de sujeira já tira o sono. ENTÃO CADUM... CADUM!!

sandro lara
30-05-13, 19:14
Minha "totóca" ja não é la aquelas coisas , pelo fato de ser uma fanzinha pelada , imagina se eu deixar toda zuada de sujeira ; claro que a chuva não vai derreter a moto de um dia pro outro mais gosto de manter a danada limpinha , pra que pelo menos quem olhar dizer; ó que fanzinha bem conservada , ja meu carro deve estar pesando pelo menos uma tonelada a mais só de barro kkkk parece até que eu cheguei do ralli dos sertões .

nil_bad
30-05-13, 21:24
Eu não sou de jogar água na moto depois da chuva, que alias pego um pedaço de terra que quando chove encarde a moto, mas no dia da minha folga é de lei, dou um talento que fica assim.

http://imageshack.us/a/img706/8947/dsc00014zt.jpg

sandro lara
30-05-13, 21:38
Que moto é essa nil_bad?.

nil_bad
30-05-13, 21:43
Que moto é essa nil_bad?.

CBX 250 twister. ^^

emersonyamamoto
30-05-13, 23:15
Nossa, eu devo ser bem relaxado então. Não lembro de nenhum dia em que eu cheguei de uma chuva e fui lavar a moto. Tá louco, quando eu chego molhado a primeira coisa que eu quero fazer é entrar em casa e tomar um banho. É "dane-se" a moto mesmo. Não tenho nada contra, mas não cuido de uma coisa material como se fosse a minha vida não. E não foi meu pai ou minha mãe que me deu, eu que comprei mesmo, antes que venham dar essa desculpa. Adoro minha moto, mas não tenho esse apego exacerbado por ela não. Quando der eu lavo, mantenho a corrente lubrificada e nunca tive problemas com isso. Tem gente que só falta colocar a moto pra dormir na cama e dormir no sofá; pra mim não rola.

Abs

CONKER
31-05-13, 10:14
Geralmente lavo a moto umas duas vezes por semana, depende se está chovendo muito ou não pois tem meses que chove todo o dia e não dá para lavar todas as vezes que chego em casa.

Nos meses de sol (aqui só há o inverno ou verão) é só passar um pano úmido uma vez por semana para retirar a poeira e já fica como lavada.

Já fiz o teste de chegar em casa e lavar a moto após andar na chuva e realmente é eficiente para retirar a sujeira antes que ela seque pois sai com mais facilidade e facilita as demais lavagens.

Com relação a lubrificação da corrente é o de praxe.

coreanas
31-05-13, 11:23
O que fazer depois da chuva? Tomar um banho e uma bebida quentes?

César
31-05-13, 14:38
E lavo a capa de chuva e estendo ela pra secar e a moto deixo ela num canto da garagem que não tem cobertura e a própria chuva vai lavando ela. Se parou de chover fica assim mesmo até chegar o fim de semana se tiver animo pra lavar ela, porque se não, lavar mesmo só no outro.

CkOFan
31-05-13, 15:04
As vezes chego em casa e dou uma jato de mangueira, mas isso depende do meu estado de espírito e do horário que eu chego em casa. Não sou muito esquentado com isso, mas no finde ela sempre ganha um banho no capricho... isso se não estiver chovendo :P

emerson merighi
31-05-13, 16:04
a unica parte que eu deixo suja e ainda jogo white lub pra juntar poeira e a placa........hehe.