PDA

Ver Versão Completa : Pequenas Notáveis - Diferenças notáveis?



Motaro
02-06-13, 11:42
Bom dia
Gostaria de perguntar aos colegas motociclistas que já experimentaram bastante as diferentes opções que temos no mercado de 125 a 150cc.
Elenquei alguns modelos aqui e alguns dados:

Suzuki YES 125(12hp)
Suzuki GSR 150(12hp)
Suzuki Intruder 125 (11hp)
Yamaha Factor 125 (10,2cv)
Yamaha XTZ 125 (10cv)
Honda CG 150 (14,1cv)
Honda Bros 150 (14cv)

Pessoal, vendo as motos acima vemos que a potência delas varia entre 10 e 14 de potência no motor. Gostaria de saber se é notável a diferença, por exemplo, entre a Factor e a CG 150, digo, algo realmente notável a ponto de classificarmos a Factor como fraca e a CG como uma boa moto.

Observamos que na categoria acima (250/300) os cavalos 5cv da CB 300 e 0,8kgfm de torque pouco fazem diferença. Sendo essa uma diferença pouco notável, na categoria 125/150 justifica-se, por exemplo, um usuário sentir falta de potência em uma Factor ou YES em relação a uma CG, por exemplo? Uma viagem de CG pode ser considerável e uma de Factor não? A diferença de potência pode levar alguém a essa conclusão?

Alguém sabe a potência na roda de cada uma delas? Pois os números mentem muito, já que a CB entraga 22 (26 declarados) e a Fazer 20 (21 declarados). Qual das montadoras é mais "mentirosa"?

Já vi gente falando, por exemplo, que a Dafra Riva era mto fraca, e na sua ficha constam 12cv. Dizem que anda menos que a Factor. Alguém poderia expor a opinião em relação a essas variações de potência?

DOUGLAS 00
02-06-13, 11:56
Interessante a pergunta. Se faz ou não faz diferença é muito relativo isso.

Por exemplo, uma CG 150 de fato "some" na frente de uma Riva. E numa viagem, esse tantinho de pique a mais, pode fazer a diferença.

Mas em se tratando de motos pequenas, vou ser sincero: O peso do piloto e as condições de uso (Subidas ou plano, vento, etc) fazem muito mais diferença.

Por exemplo, uma Riva pode ser o suficiente para um cara de 60 kg. Para mim, uma CG já apanha com meu peso. E tem que ver o uso que o cara vai dar: Se for pra ir sozinho pra lá e pra cá, na cidade ( e em especial na pequenas), qualquer moto 125 dá, não fazendo muita diferença na prática.

Já se o cara pega estrada ou anda com muito peso, já e de se descartar as mais "mancas".

Cada caso é um caso.

augustothalison
02-06-13, 12:19
Cara, sinceramente axo as esses poucos cavalos dão diferença sim, pois tenho uma Suzuki Yes (12hp) ano 2012, e esses dias andei em uma titan 150 (14,1 hp), e cara a diferença de torque é muito notavel, não tive oportunidade de experimentar a velocidade final dela, mas em arrancadas o torque da 150 deu uma diferença enorme se comparado ao torque da minha Suzuki Yes.

Diey
02-06-13, 12:25
Motaro, nesse tópico vai nascer um belo debate.

Sobre a Factor eu posso falar. Ela anda menos, sim, que uma CG 150. Mas no ponto que voce levantou, sobre viajar com ambas, sei que a Factor é tão capaz quanto a 150 e a diferença de potencia nao é significativa; até porque numa viagem, a velocidade de cruzeiro de ambas é bem próxima.
Indo para um lado que voce não comentou, a Factor é muito confortável e isso é essencial em viagens com motos pequenas.
A diferença somente em cavalos não diz tudo sobre uma moto ser melhor que outra pra determinado fim.
Abraços!

Stone
02-06-13, 12:26
Faz diferença sim, e muito. Em uma moto de 12 CV um cavalinho faz muuita diferença, afinal é quase 10% de diferença. Agora se for uma moto de 100 CV, um cavalinho a mais ou a menos não faz diferença alguma.

Por ex. Minha Bros tem 14 CV, uma dessas novas injetadas tem 13,8. Pra mim as duas motos tem uma diferença enorme, principalmente na arrancada!

Strada Prata
02-06-13, 12:41
Por ex. Minha Bros tem 14 CV, uma dessas novas injetadas tem 13,8. Pra mim as duas motos tem uma diferença enorme, principalmente na arrancada!

E o que justificaria essa diferença em motos com potência praticamente idênticas? Torque? Escalonamento das marchas? Peso da moto? IE x carburador?

Alexandre RJ
02-06-13, 12:45
Como experiencia própria, andei na Factor de um amigo do moto clube e ele na minha Yes e tanto ele como eu notamos a diferença de torque a favor da Yes.

Não notei muita diferença não, mais tem sim. Acho que tem vários fatores que devem influenciar.

Abçs.

pedromartins
02-06-13, 13:33
Existem algumas questoes nao ar:

O torque do motor ou da moto?

A forma correta de declara a potencia é medir no motor e nao na roda. Quem produz a força é ele. Não se pode medir potencia desligando o motor e fazendo a roda girar. Quando o fabricante diz que sao 100 cavalos no motor entao ele esta medindo de maneira realista o que o motor produz, mesmo que so chegue na roda 1 cavalo.

O torque é relativo, depende do desgaste da corrente, coroa e pinhao, do numero de dentes deles do escalonamento do cambio e tudo mais. Uma Yes com 14 dentes tem uma arrancada mais forte que uma mesma Yes com 15 dentes no pinhão.

14cv pra 10cv numa moto urbana da uma diferença danada. É algo em torno de 20% de potencia de diferença. Essa diferença pode fazer falta na hora de tomar uma atitude rapida no transito.

Ivan RJ
02-06-13, 13:44
A diferença a mais ou a menos de um pônei maldito, é enorme, principalmente quando se esta com garupa e muita bagagem.
Salve a Yes antiga com 13 cavalinhos.
Um grande abraço a todos os irmãos.

kaiokold
02-06-13, 13:46
Pra mim foi o que o Stone disse , 1 cavalo numa moto de 10 cavalos , faz sim a diferença.

Das opções se eu tivesse liberdade para escolher entre elas iria de Bros > cg 150 , só não andei na GSR150 que eu me lembre. Não , não tenho menor preferência por marca , não sou aqueles 22 , apaixonados pela marca.

Abs

magrao tk
02-06-13, 14:18
Fazem diferença mas como disseram tem todo um conjunto de fatores envolvidos, só a potencia do motor não faz a moto ser mais forte. Peso da moto, cambio, relação, pneus, aerodinamica... tudo contribui pra melhorar um motor com menos cv, alem do uso destinado a ela, já que a maioria delas tem o uso restritamente URBANO. Tem moto que é mais faca mas tem boa arrancada compensado pela relação mais curta e elasticidade maior do motor.

dibars
02-06-13, 14:21
Em motos pequenas qualquer cavalinho faz diferença, assim como o peso da moto e peso do piloto.

A diferença se nota mais na arrancada, nos passeios com garupa e nas subidas.

Motaro
02-06-13, 15:09
Obrigado pelas postagens até aqui!
Eu nunca andei tempo suficiente nas motos para afirmar se existe diferença ou não. Eu queria mto andar na YES para poder compará-la a GSR que eu tinha. A Factor vende bem, geralmente falam melhor dela do que da YES, mas talvez seja pelo conforto, mas dificilmente se ouve alguém falando da falta de potência da Factor.

Alguém ai tem aquele Comparativo City da Revista Motociclismo? Ele era velhinho mas tinha bastante info. Tinha um das 250 mto bom tbm.

emerson merighi
02-06-13, 16:13
oia, a diferenca entre os 14 da cg150 e os 10 da ybr e muito notavel......teve uma epoca q tive uma ybr com um pinhao com um dente a mais...na epoca, tinha uma namorada gorda e peguei uma subida no centro da cidade...precisei parar no meio da subida por causa do transito e a moto nao subiu mais..foi vexame!... com 4 cv a mais, com certeza ela tinha conseguido arrancar com a gorda em cima.

- - - Updated - - -

quanto a esse negocio de declaracao de potencia, a honda gosta de "aumentar" a potencia das motos dela, e quando colocamos motos no dinamometro notamos bem a discrepancia entre o que ela declara e o que a moto da efetivamente.

dibars
02-06-13, 16:15
Tem subida que é fogo. Uma vez tava na estrada com a Lander numa viagem cruzando o estado de minas. Tinha uma subida tão íngreme que foi preciso eu reduzir a Lander pra 3ª marcha pra conseguir subir.

Outra vez com a Intruder e a muié na garupa, passamos um perrengue pra subir no 2º andar no estacionamento do xópis. Foi devagarzinho de 1ª até chegar. Também eu pesava 110 e a muié 60kg, os 12cvs da trudi 2009 quase não deram conta. eheheheheh

emerson merighi
02-06-13, 16:22
e, na epoca da ybr eu tava com meus 95kg, mas essa namorada pesava uns 130kg...e ela tinha uns um metro e meio so de circunferencia de bunda , facil, facil..o banco da ybr sumia, virava supositorio msm..

Carlos Henrique
02-06-13, 17:33
e, na epoca da ybr eu tava com meus 95kg, mas essa namorada pesava uns 130kg...e ela tinha uns um metro e meio so de circunferencia de bunda , facil, facil..o banco da ybr sumia, virava supositorio msm..
virava supositorio KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKK

sandro lara
02-06-13, 19:22
Alguem por favor me explica esse lance de "cavalo" sempre fui encucado com isso mais sempre tive vergonha em perguntar, abrigado.

chiccoli
02-06-13, 19:36
Alguem por favor me explica esse lance de "cavalo" sempre fui encucado com isso mais sempre tive vergonha em perguntar, abrigado.

1cv= 736Wats de potência, 1hp = 746w de potência.
torque é medido em N.m. = Newton x Metro, ou kgmf, kilo x metro , alguma coisa.., se não me engano a sua area é mais pra eletronica né,.., acho que fica mais facil pra vc ter uma noção do "estrago" que 1 ou 2cv mais em determinada rotação pode fazer..

magrao tk
02-06-13, 19:37
Meu primo tinha uma Titan 125 2002 uns anos atrás. Lá no meu tio era no pé de um serro e minha vó onde eu tava de passeio era na parte alta. Tem uma trilha reta morro acima que era passagem de carro de boi e um atalho a pé que até pra subir a pé cansa o folego. Falei que ia pra lá e meu primo ofereceu carona. Beleza, pensei que ele ia por fora pela estrada, quando vejo ele embica a Titan comigo morro acima! Rapaz tinha trecho que parecia que a moto ia empinar de tão íngreme, e a qualquer momento pensei que a moto ia apagar, ia chorando em primeira do início ao fim, mas subiu tudo! Fiquei de cara com aquilo! Isso com uma 125 varetada, imagina uma 150 com torque e seus cvs a mais! Eu peso pouco, uns 60 e poucos, mas o meu primo tranquilamente tinha seus 80 pra cima.

nil_bad
02-06-13, 19:48
Quando eu tinha uma 125 OHV não tinha factor que andasse junto, era só colar o punho que a factor ia ficando pra traz, era a mesma coisa contra uma 150, se o cara colasse o punho ela ia sumindo na minha frete.

A diferença de uma CG 150 pra uma factor é grande heim, tem umas 150 aí que dá trabalho pra twister e fazer 250.

emersonyamamoto
02-06-13, 23:26
Eu tive uma Yes e agora tenho uma Factor, e posso afirmar com toda certeza: eu não senti diferença notável de potência não. Senti uma grande diferença foi no peso das motos. A Factor é notavelmente mais leve do que a Yes. Isso, no meu ponto de vista, a torna mais maleável, mais fácil de se pilotar. Eu sinto um prazer maior em pilotar a Factor do que a Yes, e todo mundo que faz referência à Factor é dizendo que a moto é "macia"; e de fato é. Eu gostei muito da Yes, é uma ótima moto; sinto muita falta do conta-giros e do contador de marcha, itens muito interessantes da Yes que não figuram na Factor.

Enfim, ao meu ver não é só o número de cavalos que define se uma moto é potente ou não. Uma coisa é o que a fábrica declara, outra coisa é a prática. Sem dúvida as 150 estão em um patamar acima das 125, pouca coisa mais alto, mas estão. Eu acho bobeira guiar-se apenas pela potência declarada para escolher uma moto, há muitos outros fatores interessantes a serem avaliados, mas como o tópico é exclusivamente sobre diferença de potência, a minha opinião é: entre as 125 (pelo menos as principais) eu não vejo uma diferença notável não. Das 125 para as 150 há sim uma diferença considerável.

Abs

Marvila
02-06-13, 23:33
Alguem por favor me explica esse lance de "cavalo" sempre fui encucado com isso mais sempre tive vergonha em perguntar, abrigado.sandro lara, é uma unidade de medida...
1 HP (horse power), segundo a definição, é a força exercida por um cavalo robusto para erguer 76 kg em 1 metro por segundo.
1 CV (cavalo vapor), segundo a definição, é a força exercida por um cavalo robusto para erguer 75 kg em 1 metro por segundo.
Não sei se é isto que queria saber...:confused:

DOUGLAS 00
02-06-13, 23:57
Tem uma outra questão que é precisa ser avaliada: A faixa de rotação do torque máximo e da potência máxima. As vezes a potência não é lá essas coisas, mas se vier cedo, ajuda bastante.

Por exemplo, os motores suzuki pequenos rendem bem com os giros lá em cima. Já os 150 Honda, os 125 Yamaha são bem mais cheios nas médias rotações. Por isso que as vezes dão essa impressão de bem mais fortes, de aceitarem uma marcha acima sempre. Numa YBR antiga vc espeta a 5 marcha e esquece... na Yes, a moto pede rotações, lembrando de leve uma 2T.

Por exemplo, a Biz 125 tem torque máximo já nos 3 mil giros e a potência máxima tb se dá em giros baixos... Por isso, que apesar de ter apenas 9 cv ( Tem tb o lance da embreagem centrífuga, muito eficiente na largadas), ela é tão ágil no uso urbano, dando canseira em motos com bem mais cilindrada.

- - - Updated - - -


Quando eu tinha uma 125 OHV não tinha factor que andasse junto, era só colar o punho que a factor ia ficando pra traz, era a mesma coisa contra uma 150, se o cara colasse o punho ela ia sumindo na minha frete.

A diferença de uma CG 150 pra uma factor é grande heim, tem umas 150 aí que dá trabalho pra twister e fazer 250.

Os antigos Honda 125 OHV eram bem fortes quando se abre o gás valendo... os OHC Yamaha se davam melhor levando em marcha alta e num fiozinho de acelerador. No uso calmo, esse motor yamaha é muito bom.

- - - Updated - - -


Obrigado pelas postagens até aqui!
Eu nunca andei tempo suficiente nas motos para afirmar se existe diferença ou não. Eu queria mto andar na YES para poder compará-la a GSR que eu tinha. A Factor vende bem, geralmente falam melhor dela do que da YES, mas talvez seja pelo conforto, mas dificilmente se ouve alguém falando da falta de potência da Factor.

Alguém ai tem aquele Comparativo City da Revista Motociclismo? Ele era velhinho mas tinha bastante info. Tinha um das 250 mto bom tbm.

Como citei antes, a Yamaha tem mais torque espalhado pelo arco de rotações, só perdendo para os 150 cilindradas. Sobre a GSR, quando rodei (creio que estava a amaciar ainda, só pode) depois da 4 marcha a moto sofria pra encher a 5 e a 6 marchas comigo... faltava torque pra passar dos 100 km/h no painel.

- - - Updated - - -


Obrigado pelas postagens até aqui!
Eu nunca andei tempo suficiente nas motos para afirmar se existe diferença ou não. Eu queria mto andar na YES para poder compará-la a GSR que eu tinha. A Factor vende bem, geralmente falam melhor dela do que da YES, mas talvez seja pelo conforto, mas dificilmente se ouve alguém falando da falta de potência da Factor.

Alguém ai tem aquele Comparativo City da Revista Motociclismo? Ele era velhinho mas tinha bastante info. Tinha um das 250 mto bom tbm.

Como citei antes, a Yamaha tem mais torque espalhado pelo arco de rotações, só perdendo para os 150 cilindradas. Sobre a GSR, quando rodei (creio que estava a amaciar ainda, só pode) depois da 4 marcha a moto sofria pra encher a 5 e a 6 marchas comigo... faltava torque pra passar dos 100 km/h no painel.

halvaro
03-06-13, 13:02
Só a potencia não diz nada, com diferenças de potencia tão pequenas como temos no caso das motos 125;/150, muitas vezes a relação de transmissão (coroa/pinhão), o peso da moto, faixa de rotação em que a potencia e torque aparecem, comtam muito mais que a potencia simplesmente dita.
Uma moto de 13cv pode muito bem andar igual ou menos que uma de 11cv, se a relação for mais favorável a velocidade final, etc, etc,
Uma Biz 125 apesar de ter se não me engano 9cv, arranca na frente de várias 125 do mercado, claro que depois é passada pra tras na final, mas no pulo inicila ganha, por seu torque localizado a baixa rotação e assim vai, fora o peso do piloto, um gordo numa Titan 125 vai perder pra um magrelo numa Factor, e assim vai.

Na prática apesar de alguma andarem um pouco melhor que outras, pro uso normal na cidade, da quase tudo na mesma, 1s a mais ou menos pra arrancar até uma velocidade, eu vou chegar no trabalho no mesmo horário com qualquer uma delas.

CkOFan
03-06-13, 13:37
Bom, notei uma diferença notável da Fan pra Yes. Nos docs a Yes tem 1cv a mais que a Fan, mas utilizando ela no mesmo trajeto, com a mesma carona, a diferença de torque é nitidamente notável.
Claro que é algo bem pequeno, mas pra quem faz o mesmo trajeto todo dia, é possível notar. Principalmente na arrancada e na velocidade de cruzeiro.
Mas como disseram antes, tem muita coisa que pode influenciar. Vento, peso, se ta com o tanque cheio ou não :P

DOUGLAS 00
03-06-13, 16:01
Só a potencia não diz nada, com diferenças de potencia tão pequenas como temos no caso das motos 125;/150, muitas vezes a relação de transmissão (coroa/pinhão), o peso da moto, faixa de rotação em que a potencia e torque aparecem, comtam muito mais que a potencia simplesmente dita.
Uma moto de 13cv pode muito bem andar igual ou menos que uma de 11cv, se a relação for mais favorável a velocidade final, etc, etc,
Uma Biz 125 apesar de ter se não me engano 9cv, arranca na frente de várias 125 do mercado, claro que depois é passada pra tras na final, mas no pulo inicila ganha, por seu torque localizado a baixa rotação e assim vai, fora o peso do piloto, um gordo numa Titan 125 vai perder pra um magrelo numa Factor, e assim vai.

Na prática apesar de alguma andarem um pouco melhor que outras, pro uso normal na cidade, da quase tudo na mesma, 1s a mais ou menos pra arrancar até uma velocidade, eu vou chegar no trabalho no mesmo horário com qualquer uma delas.

Exatamente Halvaro. Se o uso for apenas urbano, na maioria dos casos a cavalaria pouco vai mudar o resultado. E nesse tipo de moto pequena, mais vale economia e torque em baixa do que potência em alta.

j-celio
03-06-13, 18:44
Exatamente Halvaro. Se o uso for apenas urbano, na maioria dos casos a cavalaria pouco vai mudar o resultado. E nesse tipo de moto pequena, mais vale economia e torque em baixa do que potência em alta.

Que bom que apareceu comentários com alguma coerência,se a grande maioria dessas motos vão rodar em perímetros urbanos,não importa se uma tem mais HP que as outras,vale mais o conforto e economia que velocidade final.(A lead da minha mulher sai na frente das 125 nos semáforos;))

dibars
03-06-13, 20:18
Tudo é uma questão de engenharia e projeto de motor e só vale para discussões e comparações aqui no fórum. No uso do dia-a-dia qualquer diferença de desempenho é ínfima. Todas andam praticamente iguais.

Na compra de motos de baixa cilindrada é mais eficiente pensar na relação custo x benefício.

- - - Updated - - -


Alguem por favor me explica esse lance de "cavalo" sempre fui encucado com isso mais sempre tive vergonha em perguntar, abrigado.

Leia aqui tá muito bem explicadinho
http://www.jalopnik.com.br/qual-a-diferenca-entre-torque-e-potencia/

Um trecho:
Se o torque é a capacidade de vencer a inércia, superar obstáculos e tracionar o carro, a potência é o resultado desta força à medida em que se aumenta a rotação do motor. Um carro não precisa só vencer a inércia, mas também acelerar. Bingo: é exatamente esta última frase que define o caráter do motor.

É por isso que um motor de F1, por mais potente que seja, jamais serviria a um caminhão ou a um trator: o torque máximo do monoposto mal chega a 30 mkgf – quase cinco vezes menos do que o necessário. O caminhão jamais sairia do lugar decentemente.
Para ilustrar o que estamos dizendo, compare estas duas especificações:
Motor de F1 de 2006: 29,5 mkgf de torque a 17.000 rpm / 790 cv a 19.500 rpm
Motor Ranger 2.5 Flex 2013 (com etanol): 24,1 mkgf de torque a 2.800 rpm / 147 cv a 5.200 rpm
Faixa útil é o nome da região compreendida entre os giros de torque e de potência máxima. É o regime no qual o motor vai estar bem aceso, com máximo rendimento.

josetavares
03-06-13, 20:19
A verdade é que moto pequena o certo é até 80 no máximo.Não foi feita pra pegar estrada.Mas aqui no Brasil a pobreza impera e tem gente que viaja de ratoeira.Nos EUA vc não vê moto pequena nem na cidade,quanto mais na estrada.Se bobear é até proibido em algumas auto pistas.

emersonyamamoto
03-06-13, 20:34
A verdade é que moto pequena o certo é até 80 no máximo.Não foi feita pra pegar estrada.Mas aqui no Brasil a pobreza impera e tem gente que viaja de ratoeira.Nos EUA vc não vê moto pequena nem na cidade,quanto mais na estrada.Se bobear é até proibido em algumas auto pistas.

O que impera no Brasil não é a pobreza, mas a desigualdade. E se alguém viaja de "ratoeira", aposto que não é porque gosta, mas por necessidade. Falando desse modo pejorativo nem parece ser brasileiro. Grande ilusão a sua de achar que só tem rico nos Estados Unidos.

Abs

josetavares
03-06-13, 20:38
O que impera no Brasil não é a pobreza, mas a desigualdade. E se alguém viaja de "ratoeira", aposto que não é porque gosta, mas por necessidade. Falando desse modo pejorativo nem parece ser brasileiro. Grande ilusão a sua de achar que só tem rico nos Estados Unidos.

Abs
Onde eu disse que lá não tem pobres? Disse que nunca vi moto pequena.E realmente não se vê.

emerson merighi
04-06-13, 01:51
tem pobreza la sim, mas nao e igual a daqui q beira a miseria.....morei la 2 anos, so vi moto de alta cc....principalmente...harley ddavidson e esportivas grandes, na maioria das vezes suzuki....depois vem as kawasaki....e por ultimo a honda e yamaha ...que la sao um tanto inespressivas...vende pouco.

halvaro
04-06-13, 08:50
tem pobreza la sim, mas nao e igual a daqui q beira a miseria.....morei la 2 anos, so vi moto de alta cc....principalmente...harley ddavidson e esportivas grandes, na maioria das vezes suzuki....depois vem as kawasaki....e por ultimo a honda e yamaha ...que la sao um tanto inespressivas...vende pouco.

Além do que la não tem motoboy, entregas de pizzas e outras coisas são feitas de carro, motos são apenas de alta cilindrada e usadas por quem curte moto e não por necessidade ou economia

Limabl
04-06-13, 13:39
De diferença de cvs,a galera já esta debatendo sobre diferenças sociais e econômicas,que é isso galera.....

Mas podem continuar,tô vendo engraçadinhos caindo feito moscas na miras dos moderadores !!!!

Voltemos ao assunto,isso já esta chato !!!

emerson merighi
04-06-13, 14:06
diferencas economicas e sociais que fatalmente influencia e causa essa enorme diferenca entre aqui e la...qual e o problema de se comentar e mostrar as diferencas? nao vejo nada de mal nisso...

Limabl
04-06-13, 18:57
diferencas economicas e sociais que fatalmente influencia e causa essa enorme diferenca entre aqui e la...qual e o problema de se comentar e mostrar as diferencas? nao vejo nada de mal nisso...O assunto do tópico é sobre cvs das motos emquestão do tópico emerson !!!

Se for assim ,é só abrir um tópico inútio sobre o assunto no buteco da esquina !!!

emersonyamamoto
05-06-13, 00:01
É que o pessoal tem uma mania de menosprezar tudo que é do Brasil que eu não entendo. Ser realista é diferente de ser pessimista.

Abs

Firestorm
05-06-13, 02:23
eu tinha uma apache que tinha 14 cv declarados, ela andava mais que factor e a yes, mas perdia pra titan tanto em arrancada como velocidade final

Tqf2
05-06-13, 09:00
Acho que a pergunta inicial do tópico já foi respondida né.......?
Sim,, em motos pequenas faz diferença...

Aliás.... tudo em moto pequena faz diferença....... (potência, torque, peso da moto, peso do piloto, vento contra, ou a favor, com garupa ou não, subida, descida, condição da relação, escala de marchas, etc)

halvaro
05-06-13, 09:32
Acho que a pergunta inicial do tópico já foi respondida né.......?
Sim,, em motos pequenas faz diferença...

Aliás.... tudo em moto pequena faz diferença....... (potência, torque, peso da moto, peso do piloto, vento contra, ou a favor, com garupa ou não, subida, descida, condição da relação, escala de marchas, etc)

A pergunta foi se faz diferença "notavel", ou bastante diferença

Então, respondendo, faz diferença, mas na maioria das vezes não é bastante nem notável

brunolbo
05-06-13, 10:38
aqui em casa tem uma yes e uma titan, é muita diferença de uma pra outra, a titan ganha disparado em tudo.

emerson merighi
05-06-13, 14:08
titan e menos confortavel que uma ybr e e so!... no resto a titan detona em tudo a ybr que esta pra la de atrasada , precisando de motor 150cc, injecao e uma modernizada geral nesse design velho e cansado.

CkOFan
05-06-13, 14:11
titan e menos confortavel que uma ybr e e so!... no resto a titan detona em tudo a ybr que esta pra la de atrasada , precisando de motor 150cc, injecao e uma modernizada geral nesse design velho e cansado.

Quanto a mecânica, concordo, mas eu acho a YBR Factor a mais bela da categoria 125/150. Questão pessoal mesmo.

halvaro
05-06-13, 14:13
titan e menos confortavel que uma ybr e e so!... no resto a titan detona em tudo a ybr que esta pra la de atrasada , precisando de motor 150cc, injecao e uma modernizada geral nesse design velho e cansado.

Por isso que quando dizem que a Honda é muito cara, eu acho a Yamaha igualmente se não mais cara ainda relativamente, por que a Factor é mais barata para compra, mas tb perde longe pra Fan e Titan 150, bem superiores. Agora quando a comparação é com a Fan 125, são igualmente simples e caras. A questão é que não tem outra coisa mais em conta mas com confiabilidade nessa faixa, tem as Suzuki 125/150 um pouco mais em conta, mas o resto, bem, não comento

Motaro
05-06-13, 17:24
Se formos comparar as motos, XTZ e Bros, Factor e Titan, realmente a Yamaha é mais cara pelo que oferece. A real é que ta tudo caro. Ou é caro ou é lixo, tp Traxx, Kasinski. Até Dafra ta caro depois que ficou boa, rs.

Limabl
05-06-13, 18:34
titan e menos confortavel que uma ybr e e so!... no resto a titan detona em tudo a ybr que esta pra la de atrasada , precisando de motor 150cc, injecao e uma modernizada geral nesse design velho e cansado.Agora só falta vc me dizer que fan150 e 125 tem design mais atual e bonito que a factor,ta loko emerson,quanto a injeção sou pbrigado a concordar mas mesmo assim o sistema carburado da facotr é bem superior aos outros modelos de sua categoria e faz o mesmo que a injéção faz.Quanto subir de cc não representa atualização subir um modelo de cc não representa modernizaração!!!

Entre a titans e as fans, a factor supera elas em estéticas ,só perdendo no bendito sistema de injéção que vcs juraam que isso significa modernidade.Hoje mesmo estaou na oficina executando diagnóstico de injeção de uma titan EX 2012,resultado, a bomba foi para o espaço, e repito esse não é um caso ensolado !!!

- - - Updated - - -


Se formos comparar as motos, XTZ e Bros, Factor e Titan, realmente a Yamaha é mais cara pelo que oferece. A real é que ta tudo caro. Ou é caro ou é lixo, tp Traxx, Kasinski. Até Dafra ta caro depois que ficou boa, rs.
Com certesa a Bros 125 e fan 125 tem melhor conjunto que a XTZ 125 e factor né ????

emerson merighi
05-06-13, 22:34
nao, as 125 da honda sao inferiores as da yamaha,,...o cbanco da bros 125 e melhor que o da xtz 125 e so isso......agora, melhores q as yamaha sao as 150cc com injecao....

Motaro
05-06-13, 23:35
Fan 125 e Bros 125 não considero nem como opção de moto. Comparei com a Bros 150 e Titan 150. E se falarem tbm que tem que comprar 125 com 125 não adianta, afinal, a Honda oferece a opção 150 enquanto a Yamaha deixa o buraco no seu conjunto de motos. A pergunta é, até quando? Tenho ctza que se eles soltassem uma 150 bateria as da Honda, assim como já acontece no segmento 250, em minha opinião.

E outra coisa, meu amigo, na boa, eu já cansei de briguentinho de fórum. Vc viu muito bem que eu escrevi "Titan" e não "Fan".então obviamente estava comparando com as 150. Não se faça de retardado, por favor. Já chega de putaria aqui nesse fórum. Sempre tem alguém que só posta pra retrucar, de forma agressiva, o q outro membro falou. Eu mesmo to tentando mudar minha postura, mudemos todos pelo bem do fórum.

nando correa
06-06-13, 18:13
bom potencia e torque sao caracteristicas primarias de performance.. mas servem como base de comparacao dos motores somente e nao do desempenho em si.. nm estou dizendo que a cg eh mais fraca que a factor.. mas se levarmos em conta os parametros secundarios isso ateh poderia ser possivel.. estou falando do arrasto aerodinamico e do peso..

na pratica cara.. vc sozinho encima da moto, talvez nem perceba.. quem sabe subindo uma ladeira ou com garupa ou bagagem.. enfim.. nm considero isso determinante para a escolha, mas deve ser levado em consideracao por quem pretende escolher..

Pablo Peres
11-06-13, 03:24
Acredito que tanto na teoria quanto na prática existe a diferença sim, visto que uma 150cc tem 20% a mais de capacidade cúbica que uma 125cc.
Essa capacidade cúbica a mais resulta em mais potência(cv) e principalmente mais torque(kgf.m), mas não é coisa de outro mundo.

Bruno Boo
11-06-13, 12:43
Hoje a linha 150cc da Honda nada de braçada, o problema é o índice de roubo e os preços abusivos !

Na 125cc eu prefiro Yamaha aos modelos Honda, acho mais completos, baratos, menos visados e melhor acabados. O pecado é o "motorzin" de 10cv que se arrasta.

Suzuki deu um salto de acabamento legal, hoje a linha Intruder, Burgman e GSR está muito melhor do que era algum tempo atrás, preço justo, seguro barato e bom acabamento. Falta um pouco de potência no motor e mais opções de pelas paralelas.

Dafra melhorou com a Riva e Apache mas ainda está atrás das japonesas em acabamento, durabilidade e principalmente ciclística.

Kasinski eu me recuso, tirando a linha Hyosung 250cc o resto que tem aí é xing-ling com grife ! ( Minha opinião, não estou pedindo para ninguém concordar e nem gerar briga )

halvaro
11-06-13, 13:51
Hoje a linha 150cc da Honda nada de braçada, o problema é o índice de roubo e os preços abusivos !

Na 125cc eu prefiro Yamaha aos modelos Honda, acho mais completos, baratos, menos visados e melhor acabados. O pecado é o "motorzin" de 10cv que se arrasta.

Suzuki deu um salto de acabamento legal, hoje a linha Intruder, Burgman e GSR está muito melhor do que era algum tempo atrás, preço justo, seguro barato e bom acabamento. Falta um pouco de potência no motor e mais opções de pelas paralelas.

Dafra melhorou com a Riva e Apache mas ainda está atrás das japonesas em acabamento, durabilidade e principalmente ciclística.

Kasinski eu me recuso, tirando a linha Hyosung 250cc o resto que tem aí é xing-ling com grife ! ( Minha opinião, não estou pedindo para ninguém concordar e nem gerar briga )

Os pontos que vc citou estão bem proximos da realidade mesmo, não sai muito disso mesmo, apesar de alguns acreditarem em conto de fadas

DOUGLAS 00
11-06-13, 14:49
Hoje a linha 150cc da Honda nada de braçada, o problema é o índice de roubo e os preços abusivos !

Na 125cc eu prefiro Yamaha aos modelos Honda, acho mais completos, baratos, menos visados e melhor acabados. O pecado é o "motorzin" de 10cv que se arrasta.

Suzuki deu um salto de acabamento legal, hoje a linha Intruder, Burgman e GSR está muito melhor do que era algum tempo atrás, preço justo, seguro barato e bom acabamento. Falta um pouco de potência no motor e mais opções de pelas paralelas.

Dafra melhorou com a Riva e Apache mas ainda está atrás das japonesas em acabamento, durabilidade e principalmente ciclística.

Kasinski eu me recuso, tirando a linha Hyosung 250cc o resto que tem aí é xing-ling com grife ! ( Minha opinião, não estou pedindo para ninguém concordar e nem gerar briga )

É bem por ai mesmo.

rei.koslowski
11-06-13, 22:15
Um calculo legal é vc pegar o; peso da moto + o(s) cupante(s) / cv... para descobrir a relação peso X potencia, exemplo; moto 100kg+ocupante 80kg e passageiro 50kg / 12 cvs = 19,16 kg...ou seja cada cavalo vapor traciona um peso de quase 20kg. Tirando o passageiro de 50kg essa relação cai para 15kg por cv. A redução de 5kg faz uma boa diferença...
Pra quem ja esta ligado nesse calculo entao desconsidera.

Pablo Peres
12-06-13, 17:45
Esqueci de comentar, porque não adiciona também a Apache RTR 150 a esta lista?
A Apache tem o melhor custoxbenefício se for colocar na ponta do lápis o número de opcionais e potência do motor.
Ela desenvolve 14cv.

Diey
12-06-13, 20:44
Pablo, na boa. Dafra não.

Limabl
12-06-13, 20:54
Esqueci de comentar, porque não adiciona também a Apache RTR 150 a esta lista?
A Apache tem o melhor custoxbenefício se for colocar na ponta do lápis o número de opcionais e potência do motor.
Ela desenvolve 14cv.Essa realmete é um ótima 150 e esta á um passo de ser a melhor !!!

- - - Updated - - -


Pablo, na boa. Dafra não.
Apache nã oé dafra e sim TVS,que é muito superior em tecnologia que a dafra !!

Diey
12-06-13, 23:14
Apache nã oé dafra e sim TVS,que é muito superior em tecnologia que a dafra !!

Sem dúvida, a moto é boazinha (Já fiz test drive uma vez), mas a assistencia de cc... Desiste!

emerson merighi
13-06-13, 02:35
a melhor moto do mundo sem assistencia tecnica e pecas, se torna uma moto ruim.

Pablo Peres
13-06-13, 04:36
Sem dúvida, a moto é boazinha (Já fiz test drive uma vez), mas a assistencia de cc... Desiste!
Como o autor do tópico quis comparar potência das motos, não entrei no mérito de assistência.
Enfim, acho que a Apache é perfeitamente capaz de desenvolver tão bem quanto a Titan 150 (tanto em velocidade final quanto em torque).

Diey
13-06-13, 08:53
Como o autor do tópico quis comparar potência das motos, não entrei no mérito de assistência.
Enfim, acho que a Apache é perfeitamente capaz de desenvolver tão bem quanto a Titan 150 (tanto em velocidade final quanto em torque).

Com certeza, tomando em consideração somente a máquina, a Apache é uma moto capaz.

rei.koslowski
13-06-13, 12:17
Hoje a linha 150cc da Honda nada de braçada, o problema é o índice de roubo e os preços abusivos !

Na 125cc eu prefiro Yamaha aos modelos Honda, acho mais completos, baratos, menos visados e melhor acabados. O pecado é o "motorzin" de 10cv que se arrasta.

Suzuki deu um salto de acabamento legal, hoje a linha Intruder, Burgman e GSR está muito melhor do que era algum tempo atrás, preço justo, seguro barato e bom acabamento. Falta um pouco de potência no motor e mais opções de pelas paralelas.

Dafra melhorou com a Riva e Apache mas ainda está atrás das japonesas em acabamento, durabilidade e principalmente ciclística.

Kasinski eu me recuso, tirando a linha Hyosung 250cc o resto que tem aí é xing-ling com grife ! ( Minha opinião, não estou pedindo para ninguém concordar e nem gerar briga )

Cara sempre achei a Kasinski Komet 250 uma das motos mais bonitas na linha das baixas cilindradas no brasil, mas quando fui na cc achei o acabamento um pouco negativo, mas mesmo assim acho bonita. O problema não é quando vc esta com a moto, mas quando precisa de assistencia. Tive uma Yamaha e ate ela as vezes me fez recorrer a desmanche. Porem nunca tive problemas mecanicos graves... me deu mecanica pq bati a moto em dois acidentes...azarado!:mad:, mesmo assim a moto sempre um reloginho.
Da Suziki não posso dizer nada....pq não sei.
A apache é uma moto legal porque tem personalidade propria e não foi plagiada...ao contrario de algumas que aqui são vendidas em loja de moveis e eletro, como a loja colombo. As que tem ali acho que as matrizes forão feitas com as peças das motos da honda e yamaha, pq são identicas!!!

Joao XTZ
14-06-13, 15:48
Stone , A bros antiga e a nova a potencia faz diferença pq a nova engordou um pouco ...

Eu vou ficar mais neutro nessa , pq andei pouco de Cg 150 , de Factor e de Yes , mas a Factor e a Yes parece andar a mesma coisa , só a Cg que parece que tem algo a mais ...

valeu ...

Hbzsul
26-08-13, 12:06
Caros colegas, muita calma nessa hora.
Respondendo taxativamente ao tópico eu não acho uma diferença notável! Mas é claro que existe sim uma pegada diferente entre elas.
Claro que uma 150 injetada Honda tem uma pegada melhor do que minha Yes 125. Digo com firmeza porque além de ter todas essas motos, (ou quase todas) eu ja rodei com todas com certeza. (Bros 150, Xtz 125, Cg 150/125, Ybr 125, Apache 150 (meu irmão tem uma).
Muitos outros fatores são (muito) mais relevantes na escolha da moto. O principal deles é o gosto! pois alguém pode comprar uma 660 e achar uma Bandit horrível, ou vice versa... nas pequenas, que aliás oferecem quase o mesmo, quesitos subjetivos podem ser decisivos! para mim, infelizmente, após ter minha Honda roubada, decidi não apreciar mais motos dessa marca. Com isso, pensei muito na YBR e na Yes. Levando em conta o conforto e agilidade, que aliás conforto as duas são superiores as Honda (minha opnião) em contrapeso a Honda é mais "Sport" guenta mais uma tocada no ultimo. Quase peguei uma Apache, só o que faltou foi uma graninha a mais.
Confesso que a Yes é um caso aparte, parece uma bicicleta com motor, leve, agil, confortável e econômica. Claro que não puxa como as 150 mas se buscasse "tanta" potência pegaria mais de 500cc pois até as 250 acho muito $$ para pouca moto. Com pouco $$ comprei o que podia, agradei ao máximo o meu gosto, e tenho o que preciso. Uma moto para ir e voltar ao trabalho, com esticadas esporádicas na baixada.. sem pressa´só apreciando a paisagem! Ja tive 500, 450 e outras motos, e digo que o que importa é ter uma para te servir, não importa marca e até cilindrada, pois quem "ama" essa magrelas ou gordinhas, não vive mais sem!

- - - Updated - - -

Só fazendo um "adendo" para classificar as motos e cilindradas que "acho" são mais espertas caso faça questão de comparar.

CG 150/Apache = Se a CG for injetada, dá um pulinho a mais na arrancada,se mostra mais firme, mas de acelerador cheio as duas são Iguais. A Apache vibra mais sem duvida. Conforto é relativo.
Bros 150 / XTZ 125 = Bros leva do inicio ao Fim (não andei na Bros 125... faltou essa rsrs). Conforto = Sou mais a Bros sem dúvida.
Yes 125 / YBR 125 = Conforto é fantástico nas duas empate e técnico / Ybr vibra menos e distribui melhor o torque, a Yes de 6 a 8 mil RPM é mais esperta.
Twister x Fazer = Essas não estão em questão kkkk mas ja tive as duas tb, aliás 3 Twuister e 2 Fazer. rsrs

Célio "NitroX"
26-08-13, 13:34
Tive uma fan 2005 e uma Yes 2009 ambas 125cc, eu achava que a hondinha andava bem mais...

Edim silva
27-08-13, 08:31
Andei muito numa Ybr 125 (2005) não sei quanto o modelo antigo tinha de potência e, em comparação a uma Titan150 também 2005, a diferença é notável msm, mas ela em comparação a uma 150 injetada me passou a sensação de pouca diferença!