PDA

Ver Versão Completa : conservaçao de corrente



Fabio Véio
02-06-13, 12:51
Bom dia, normalmente eu limpo a corrente com querosene ou removedor ou gasolina, o que acontece se eu limpar a corrente da moto com detergente de cozinha para depois lubrificar a corrente e o pinhão?:\?? Quando uso querosene, removedor ou gasolina, depois de seca, coloco 1º óleo 90, deixo um tempo, para o óleo escorrer, em seguida, coloco óleo 140, deixo mais um tempinho, depois passo graxa, qualquer uma, com uma escova de dentes ou pincel, depois disso, retiro todo o excesso com jornal, fica ótimo, não respinga nem suja a roda, minha dúvida é se posso utilizar o detergente, para retirar a graxa (óleo) velhos e depois proceder do modo citado acima, ou seria besteira todo esse processo?

magrao tk
02-06-13, 13:07
Poder pode, mas não vai adiantar muito. Detergente não limpa nem perto do que querosene quando se fala em tirar graxa velha.

Já que tu tem capricho com a corrente e pelo jeito tá preocupado com o querosene na moto tem uma coisa que tu pode fazer com a corrente pelo menos vez por mes: tira a corrente, põe ela dentro de uma garrafa pet com gasolina e chacoalha bem. Pronto! fica zero!!!

Claro que se a corrente for daquelas sem emenda complica um pouco, mas em corrente de emenda vale a pena! A corrente fica totalmente limpa sem nenhum esforço.

chriskopsch
02-06-13, 13:07
Passa só o óleo 90. Graxa tem que ficar longe de corrente de moto....

pedromartins
02-06-13, 13:13
Passe querosene com um pincel sobre a corrente de maneira com que seja completamente envolvida por ele e deixe agora por um tempo, depois de um jato d'agua passe um pano seco ate remover toda sujeira, se quiser em seguida use um desengripante pra completar o processo. WD 40 Original é excelente. Ou você usa o detergente neuto ou querosene ou um ou outro, o detergente corta a ação do querosene.

Depois de seca coloque óleo 90 ou 140 (ou um ou outro não os dois). Jamais use graxa, ela não penetra nos anéis da corrente e não lubrifica além de acumular poeira e pedrinhas que esmerilham a corrente. Pense na graxa da seguinte maneira: se ela não suja a moto é porque não penetra, fica estática no local onde foi aplicada.

Se sua corrente tiver anéis de borracha JAMAIS aplique gasolina, solvente ou similares, use somente querosene conforme manda o MANUAL DA MOTO.

Ivan RJ
02-06-13, 13:46
Já disseram tudo. pelo amor à sua moto, ESQUEÇA QUALQUER TIPO DE GRAXA NA CORRENTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Um grande abraço a todos os irmãos.

kaiokold
02-06-13, 13:51
Falaram tudo hehe.

E obviamente , manter ela reguladinha sem apertar demais , nem ficar frouxa demais hehe.

Abssssss

ammanzoli
02-06-13, 15:20
uma relação de moto ta oque hoje uns 60 reais ... o que vc anda gastando de oleo querose e detejente vai sair mais caro que vc ter que trocar uma relação a cada 30k km

eu mesmo so passo qualquer oleo toda semana

Alexandre RJ
02-06-13, 16:21
Eu faço na sequencia, regulo ela(caso precise), passo querosene, jato d'água, WD40 e óleo lubrificante para corrente. Fica novinha e silenciosa!

Abçs.

nil_bad
02-06-13, 19:59
uma relação de moto ta oque hoje uns 60 reais ... o que vc anda gastando de oleo querose e detejente vai sair mais caro que vc ter que trocar uma relação a cada 30k km

eu mesmo so passo qualquer oleo toda semana

Quero ver uma relação sem cuidados durar 30k.

Fabio Véio
02-06-13, 20:31
Valeu, obrigado a todos! É muito legal este site, o pessoal ajuda muito na minha mototerapia! OBRIGADO!

Nickneo
02-06-13, 21:24
Para mim não compensa todo esse trabalho. Tem alguma maneira de melhorar a manutenção da corrente com retentor sem que tome muito tempo? (Atualmente só vou jogando óleo em cima)

josetavares
02-06-13, 21:30
Relação de moto pequena nem os mais cuidadosos conseguem 30mil km. Não sei o porque dessa neura.Óleo 90 nela e tá ótimo.Vai ficar esfregando corrente de moto?Ficar fedendo a querosene?Tanta coisa melhor pra fazer.

nil_bad
02-06-13, 21:40
Relação de moto pequena nem os mais cuidadosos conseguem 30mil km. Não sei o porque dessa neura.Óleo 90 nela e tá ótimo.Vai ficar esfregando corrente de moto?Ficar fedendo a querosene?Tanta coisa melhor pra fazer.

Eu esfrego a corrente 1 vez na semana com sabão mesmo, depois passo óleo de motor e ja se vão 10k e parece nova ainda.

josetavares
02-06-13, 21:44
de 10 para 30 tem uma boa diferença.Quanto a esfregar a corrente cada uma faz o que quer com seu tempo.Tem ate uns que vão na parada GAY, que por sinal tava lotada.E paulistada...

Carleetos
02-06-13, 22:17
Olha, o cuidado que eu tenho não é demais nem de menos. Eu costumava lavar a corrente quando lavava a moto, ou seja, fazia tudo no mesmo dia. Lavava com óleo diesel, é mais barato que gasolina. Não ficava esfregando nem nada, pegava um pincel e um pequeno recipiente, misturava diesel com um pouco de detergente e ia passando nela, depois água com força.

Quando a moto já estava sequinha, passava óleo 140, mas pode ser óleo de motor mesmo. O importante é ela não ficar seca.

As minhas duas duraram mais de 20000km e somente uma sofreu mais (uma Riffel, cujos dentes do pinhão ficaram muito gastos, mas a corrente estava boa).

Diey
02-06-13, 22:48
Minha relaçao já ta com 26k e contando. Não roda seca e uma vez no mês lavo ela com querosene.
Vale a pena.

Rafael WF
06-06-13, 12:59
Depois vou postar uma foto de como ficou minha corrente depois de limpa com querosene e por ultimo detergente com água quente.

Liberato RJ
06-06-13, 13:19
Hoje faz 20 dias que peguei a motoca zerada, muitos dias chuvosos e uma pequena lavada em casa, a corrente ainda está lubrificada, porém pegou chuva, poeira e etc...
Já dá pra passar óleo?

Rafael WF
06-06-13, 13:46
Hoje faz 20 dias que peguei a motoca zerada, muitos dias chuvosos e uma pequena lavada em casa, a corrente ainda está lubrificada, porém pegou chuva, poeira e etc...
Já dá pra passar óleo?
Se pegou poeira é bom limpar antes de colocar óleo, aí sim fica bom. Mas eu deixaria assim mesmo por enquanto, a lubrificação que vem de fabrica é fora do normal.

pedromartins
06-06-13, 15:00
Pra quem acha que lavar a corrente é perder tempo, eu discordo. Gosto de meter a mao na massa, limpar com cuidado e ver limpinha. Jogar oleo e sair rodando é muito nojento é sintoma de falta de cuidado com um bem que custa algumas centenas de reais. Minha moto esta com quase 30.000 ja troquei a corrente 3x mas dou desconto porque rodo em estrada de chao e gruda muita poeira, se eu nao cuidasse era uma a cada 5.000km. Alem do mais da prazer ver tudo limpo depois de um banho.

É como o cidadao ir ao banheiro tomar banho e nao lavar a sola do pé porque vai acabar sujando.

Abraços.

augustothalison
06-06-13, 15:24
Eu limpo a minha corrente uma vez no mes, coloco oleo diesel num recipiente e vou pasando na corrente com pincel, e depois jogo agua, a corrente fica uma beleza! após, passo oleo singer mesmo hehe funciona bem tbm, coloco ela no cavalete e dou umas aceleradas até o excesso de oleo sair todo, depois limpo a roda por ultimo.

Stone
06-06-13, 15:31
A última relação da moto eu andei 20 mil km, troquei pq eu troquei as rodas e mais algumas peças da moto, aí o kit corrente foi junto com as rodas, mas ainda estava em estado de NOVO, sem nenhum desgaste excessivo.

A relação de agora está por volta de 10 mil km e tbm ainda está novo. Uso uma corrente com o'ring KMC e uma coroa original, o pinhão não me lembro da marca. Só passo óleo 90 e lavo com gasolina igual o Magrão falou uma vez por ano e olha lá...

Nickneo
06-06-13, 16:30
Pra quem acha que lavar a corrente é perder tempo, eu discordo. Gosto de meter a mao na massa, limpar com cuidado e ver limpinha. Jogar oleo e sair rodando é muito nojento é sintoma de falta de cuidado com um bem que custa algumas centenas de reais. Minha moto esta com quase 30.000 ja troquei a corrente 3x mas dou desconto porque rodo em estrada de chao e gruda muita poeira, se eu nao cuidasse era uma a cada 5.000km. Alem do mais da prazer ver tudo limpo depois de um banho.

É como o cidadao ir ao banheiro tomar banho e nao lavar a sola do pé porque vai acabar sujando.

Abraços.

Questão de gosto, você gosta de limpar E ver limpo, eu gosto de andar, não vejo nada demais. Quanto ao não lavar porque vai sujar, não penso assim. Não lavo porque prefiro gastar esse tempo (da lavagem) com outras atividades.


E aí, diesel na corrente com retentor não ataca os retentores?

CkOFan
06-06-13, 16:54
Putz, tenho muita preguiça de tirar a corrente da moto e fazer toda a mão. Normalmente limpo quando lavo a moto mesmo, mas daí só toco uma querosele, deixo uns minutinho, retiro com água e sabão depois.
Aí lubrifico com graxa spray depois.

nil_bad
06-06-13, 17:00
Acho que nem precisa de tudo isso galera, só passo uma esponjinha com sabão que a corrente fica limpinha.