PDA

Ver Versão Completa : Ajuda para esticar a corrente



Ghaleon
03-06-13, 16:14
Fala Galerinha belezaa?

Sei que no forum tem um tópico específico para Manuais, mas não achei nadaa lá...

Alguém teria um tutorial para esticar a correia ? Tive q trocar a relação ontem, e me foi R$75,00 !
Quero eu mesmo aprender a estica-la, pois assim, como na troca de oleo, quando precisar eu mesmo faço e eu mesmo saberei se precisa trocar mesmo ou não...
Outra dica interessante é, com qual frequência devo limpar a correia ? 1.000KM ? E devo usar quais produtos para limpar e lubrificar?

Agradeço atenção !

UPDATE
Achei este aquii http://www.intruder125.com.br/2012/03/esticar-corrente-eu-finalmente-aprendi.html. Serve para uma titan 150 ? ;x

Vou dar uma olhada melhor em casa, mas aceito sugestões e dicas =D

chiccoli
03-06-13, 16:18
padrão tiu, estica só o que ta escrito na capa de corrente da moto.

j-celio
03-06-13, 17:09
Tudo depende do tipo da correia,se é liza,em V,ou dentada.

magrao tk
03-06-13, 19:30
Fala Galerinha belezaa?

Sei que no forum tem um tópico específico para Manuais, mas não achei nadaa lá...

Alguém teria um tutorial para esticar a correia ? Tive q trocar a relação ontem, e me foi R$75,00 !
Quero eu mesmo aprender a estica-la, pois assim, como na troca de oleo, quando precisar eu mesmo faço e eu mesmo saberei se precisa trocar mesmo ou não...
Outra dica interessante é, com qual frequência devo limpar a correia ? 1.000KM ? E devo usar quais produtos para limpar e lubrificar?

Agradeço atenção !

UPDATE
Achei este aquii Esticar a corrente, eu finalmente aprendi | Minha Intruder 125 (http://www.intruder125.com.br/2012/03/esticar-corrente-eu-finalmente-aprendi.html). Serve para uma titan 150 ? ;x

Vou dar uma olhada melhor em casa, mas aceito sugestões e dicas =D

Antes de tudo uma dica: muda o título, e em vez de correia escreve corrente. Aqui no sul a gente chama correia mesmo e se entende, mas aqui só vai servir pra aparecer engraçadinho dando resposta inútil. Porque alem da dúvida do tópico ser idiota pra muitos, isso só vai ajudar a virar zoação geral.

Pra regular a CORRENTE:
Chaves grandes pra poder afrouxar o eixo sem esforço e apertar com firmeza.
Chaves menores nas medidas das porca dos esticadores.

Afrouxa um pouco o eixo (não precisa deixar soltar todo, no que tu sentir que a porca girou leve deixa assim)

Solta a porca menor dos esticadores, e vai apertando a porca maior, (bem pouco por vez, umas 2 giradas em cada porca maior de cada esticadore, pra ir equilibrado). Vai apertando assim aos poucos, girando a roda e conferindo a folga da corrente até ficar com a medida recomendada na capa da corrente.

Se caso esticou demais solta um pouco as 2 porcas e faz a roda voltar pra frente (caso esteja ruim de voltar solte mais a porca do eixo).

Na balança acima dos esticadores tem umas marquinhas... quando a corrente tiver na folga recomendada veja em que posição ficou o esticador no lado da corrente, e se baseando nessas marquinhas deixa o outro lado na mesma posição. Se a tua moto tiver tudo alinhado a roda vai ficar centrada fazendo assim. Caso não fique, mede com alguma coisa a distancia do pneu para a balança em ambos os lados e tenta deixar os 2 lados iguais.

Depois é só apertar o eixo de volta. Ao apertar fique forçando o pneu pra frente pra regulagem ficar certa, pois a roda pode correr pra trás enquanto aperta o eixo.

Depois de bem apertado o eixo confere denovo se ficou no ajuste a corrente e a centragem da roda. Por fim segure a porca maior do esticador e aperte a contra porca menor em cada lado.

É isso! Como deu pra ver parece simples, mas pra explicar em detalhes pra um leigo vai um texto gigante!

Ia esquecendo: não precisa limpar de 1000 em 1000 km. Eu geralmente limpo quando lavo a moto, ou quando vejo que já tem muito óleo e sujeira velha grudada.

Pra limpar a corrente com facilidade: pincel e querosene, depois lava tudo com detergente, aplica spray desengripante pra tirar a umidade e se preferir compra um spray específico pra lubrificar correntes, tem uns muito bons que não respingam e lubrificam bem. Ou então óleo 90.

josetavares
03-06-13, 20:00
Viu quem falou que o camarada tinha morrido na boate? Olha ele ae!!
Não compensa fazer isso em casa 2 minutos na oficina e já é.Mas se quiser aprender tem vários vídeos no Youtube.

Eduardo Toda
03-06-13, 20:32
Viu quem falou que o camarada tinha morrido na boate? Olha ele ae!!
Não compensa fazer isso em casa 2 minutos na oficina e já é.Mas se quiser aprender tem vários vídeos no Youtube.

Como diria quem é vivo sempre aparece kkkkk....ou tá parecendo walking dead, zumbi andando de moto...

pedromartins
03-06-13, 20:33
Disseram que o cara morreu... ó ele aí.

nil_bad
03-06-13, 20:40
O magrão ja fechou o tópico, é disso que precisamos!

josetavares
03-06-13, 20:40
BRRRRR pé de pato mangalô três vezes!!!!

Ghaleon
04-06-13, 08:41
Viu quem falou que o camarada tinha morrido na boate? Olha ele ae!!
Não compensa fazer isso em casa 2 minutos na oficina e já é.Mas se quiser aprender tem vários vídeos no Youtube.

Eu to vivo pow o.O Eitaaa que que falaram ae

- - - Updated - - -


Como diria quem é vivo sempre aparece kkkkk....ou tá parecendo walking dead, zumbi andando de moto...

Kkkkkkkkkkkkkkkkkk, falaram que eu morri foi ? o.O sai pra lá!

- - - Updated - - -


Antes de tudo uma dica: muda o título, e em vez de correia escreve corrente. Aqui no sul a gente chama correia mesmo e se entende, mas aqui só vai servir pra aparecer engraçadinho dando resposta inútil. Porque alem da dúvida do tópico ser idiota pra muitos, isso só vai ajudar a virar zoação geral.

Pra regular a CORRENTE:
Chaves grandes pra poder afrouxar o eixo sem esforço e apertar com firmeza.
Chaves menores nas medidas das porca dos esticadores.

Afrouxa um pouco o eixo (não precisa deixar soltar todo, no que tu sentir que a porca girou leve deixa assim) [...]

Poisé, eu tenho noção do quão ridícula é a pergunta para a maioria ... ;\
Agradeço pela ajuda :D !

CkOFan
04-06-13, 09:05
Putz, tinham até matado o cara! kkkkkk

Véi, só mais uma dica, não aperta demaaaais o eixo da roda quando terminar. Certa vez fiz isso e a roda travou de um jeito que eu tive que desmontar toda a roda e montar denovo, mega trabalhão!
Quando tu vê que tá firme, pode parar de apertar.

Abraço!

Diey
04-06-13, 09:19
Viu quem falou que o camarada tinha morrido na boate? Olha ele ae!!


Foi voce mesmo que achou que ele tinha morrido, josetavares! kkkkkkkkkkkkkkkkk
Tá querendo matar o muleke!?

Olha o tópico aqui:
http://www.pequenasnotaveis.com.br/area-de-debate-7/tragedia-46882/

Eduardo Toda
04-06-13, 16:47
Cheiro de queimado...kkkkk pô sacanagem com o cara...

Ghaleon
04-06-13, 17:54
Foi voce mesmo que achou que ele tinha morrido, josetavares! kkkkkkkkkkkkkkkkk
Tá querendo matar o muleke!?

Olha o tópico aqui:
http://www.pequenasnotaveis.com.br/area-de-debate-7/tragedia-46882/

OMG O.O
Agradeço a preocupação !!
OU era apenas curiosidade? ;x kkkk

È foi e ainda esta sendo um fato hard de acreditar... Não teve 1 ser humano que não tenha perdido um parente/amigo ou no mínimo um conhecido naquele dia ... ;\
Prefiro nem falar mais nisso pra não trazer memorias indesejadas...

Agradeço a Deus por não estar la naquele dia, que Deus abençoe e conforte as famílias e que aqueles que se foram naquele dia, tenham ido para um lugar melhor... !

Limabl
04-06-13, 19:03
Quando ví o titulo do tópico quase jurei que fosse uma figura aqui do forum kkkkkkk........deixa pra lá ....rsrsrs

Mas "voltandio" ao assunto,acho que a galera já respondeu detalhadamente, boa sorte e bem vindo de volta ao PN.....

marchetti87
05-06-13, 00:41
Isso é o que eu tenho mais vontade de aprender a fazer na minha Twister por ser a manutenção mais corriqueira numa moto, mas sei lá, parece complicado o método usado para esticar a corrente. Explico: quando levo no mecânico, ele manda eu sentar na moto e "largar" o peso para compensar o movimento da balança, assim ele pode fazer uma regulagem mais precisa e a corrente fica com a folga correta com o meu peso. Se eu for fazer isso por conta própria vai ficar difícil, pois não tem ninguém aqui de casa tão pesado como eu.

Ghaleon
05-06-13, 08:29
Isso é o que eu tenho mais vontade de aprender a fazer na minha Twister por ser a manutenção mais corriqueira numa moto, mas sei lá, parece complicado o método usado para esticar a corrente. Explico: quando levo no mecânico, ele manda eu sentar na moto e "largar" o peso para compensar o movimento da balança, assim ele pode fazer uma regulagem mais precisa e a corrente fica com a folga correta com o meu peso. Se eu for fazer isso por conta própria vai ficar difícil, pois não tem ninguém aqui de casa tão pesado como eu.

A minha sempre foi feita sem eu estar encima dela... Claro, que da forma que a regulagem da correia/corrente é feita com você, deve ser muito mais precisa.

Meu maior medo é , apos terminar, sair com a moto, a roda sair voando para um lado e eu pro outro e/ou travar a roda... ;X
Por isso pedi o tutorial, pra ter algo detalhado...

CONKER
05-06-13, 15:02
Isso é o que eu tenho mais vontade de aprender a fazer na minha Twister por ser a manutenção mais corriqueira numa moto, mas sei lá, parece complicado o método usado para esticar a corrente. Explico: quando levo no mecânico, ele manda eu sentar na moto e "largar" o peso para compensar o movimento da balança, assim ele pode fazer uma regulagem mais precisa e a corrente fica com a folga correta com o meu peso. Se eu for fazer isso por conta própria vai ficar difícil, pois não tem ninguém aqui de casa tão pesado como eu.

Por aqui também os mecânicos também pedem para sentar na moto na hora de esticar a corrente.

magrao tk
05-06-13, 19:53
Isso é o que eu tenho mais vontade de aprender a fazer na minha Twister por ser a manutenção mais corriqueira numa moto, mas sei lá, parece complicado o método usado para esticar a corrente. Explico: quando levo no mecânico, ele manda eu sentar na moto e "largar" o peso para compensar o movimento da balança, assim ele pode fazer uma regulagem mais precisa e a corrente fica com a folga correta com o meu peso. Se eu for fazer isso por conta própria vai ficar difícil, pois não tem ninguém aqui de casa tão pesado como eu.


Por aqui também os mecânicos também pedem para sentar na moto na hora de esticar a corrente.
Na maioria das motos tem a folga recomendada pra corrente estampada na capa da mesma.
A não ser que a capa já seja outra, ou tenha apagado, rasgado... basta seguir aquela instrução. Já é a folga adequada pra quando se põe todo o peso em cima da moto.

Pro mecanico não saber isso, acho falta de capricho. Bem que poderia ter uma tabela de medidas na oficina. Toma anotação das que tem ainda, ou até pela internet se consegue tambem. (DICA PRA VOCES ;))

marchetti87
06-06-13, 00:06
Na maioria das motos tem a folga recomendada pra corrente estampada na capa da mesma.
A não ser que a capa já seja outra, ou tenha apagado, rasgado... basta seguir aquela instrução. Já é a folga adequada pra quando se põe todo o peso em cima da moto.

Pro mecanico não saber isso, acho falta de capricho. Bem que poderia ter uma tabela de medidas na oficina. Toma anotação das que tem ainda, ou até pela internet se consegue tambem. (DICA PRA VOCES ;))

Não é o caso de não saber, o mecânico que mexe na minha e o pai dele, também mecânico na mesma oficina, tem Twister, ambas muito conservadas. Mas já que você falou que a folga informada na etiqueta já está considerando o peso, eu não sei porque ele pede pra sentar na moto mesmo sabendo a folga correta. Talvez seja pelo meu peso, que não é pouco.