PDA

Ver Versão Completa : Como saber se está dando fuga de centelha???



Carlos Henrique
10-06-13, 18:41
Galera, de vez em quando ouço uns estalos na minha moto, geralmente quando vou ligar ou quando desligo, tipo aquelas bombinhas que a gente joga com força no chão e ela estoura, to achando que está dando fuga pelo cabo de vela, mas tem como eu saber???
Um abraço!

pedromartins
10-06-13, 19:15
Sua bobina, cabo e cachimbo são originais? tem muito tempo de uso?

coreanas
10-06-13, 19:20
Liga ela no escuro e olha pra onde vc ouve o estalo.

Carlos Henrique
10-06-13, 19:26
Sua bobina, cabo e cachimbo são originais? tem muito tempo de uso?
Sim são originais e tem 1 ano de uso, exceto o cabo ibooster que tem +- 1 mês que coloquei.. To achando que o problema é ele, mas não é toda vez que acontece, só de vez em quando, geralmente quando acabo de desligar a moto..

Liga ela no escuro e olha pra onde vc ouve o estalo.
Acabei de fazer esse teste e não vi nada, tudo escuro..
OBS: Esqueci de dizer que quando ouço é apenas 1 estalo, o estalo é bem parecido também com aquele de escapamento quente, mas só acontece 1 vez, tipo assim: "TAC!"
Liguei ela agora e não ouvi, é muito raro escutar, mas de vez em quando acontece..

Stone
10-06-13, 21:40
Pega um multímetro, coloca na escala de tensão (não me lembro se é CC ou CA), negativo na bateria e o positivo vai passando perto do cachimbo e do cabo de vela mas sem encostar, se estiver dando fuga vai acusar no multímetro

Carlos Henrique
10-06-13, 22:04
Pega um multímetro, coloca na escala de tensão (não me lembro se é CC ou CA), negativo na bateria e o positivo vai passando perto do cachimbo e do cabo de vela mas sem encostar, se estiver dando fuga vai acusar no multímetro
Opa, boa Stone!
Mas esses sintomas pode ser mais alguma coisa?

Pablo Peres
11-06-13, 03:11
Em carros eu normalmente fazia o seguinte:
pegava aquele frasco de desodorante AXE (o que borrifa), coloca dentro dele uma solução de água salgada, depois vc borrifa essa água salgada nas partes onde pode ter fuga (normalmente em volta da vela e etc). Se houver fuga vc vai ver as centelhas sendo atraídas pelo líquido. Fazendo isso é notavelmente visível.

Stone
11-06-13, 09:34
Opa, boa Stone!
Mas esses sintomas pode ser mais alguma coisa?

Se der mais de 0,5 V está com fuga de corrente, aí pode ser cachimbo ou o cabo. Se o multímetro endoidar é pq tem uma fuga muito grande

Carlos Henrique
11-06-13, 09:47
Se der mais de 0,5 V está com fuga de corrente, aí pode ser cachimbo ou o cabo. Se o multímetro endoidar é pq tem uma fuga muito grande
Fod@ que a não tenho multímetro, e aqui os caras vão me cobrar o olho da cara pra fazer isso, e se souberem faze né! Mecânico aqui é tudo na base da pauleira, que foi cutucando tudo e aprendendo na marra, não tem conhecimento técnico nenhum...

halvaro
11-06-13, 09:51
Fod@ que a não tenho multímetro, e aqui os caras vão me cobrar o olho da cara pra fazer isso, e se souberem faze né! Mecânico aqui é tudo na base da pauleira, que foi cutucando tudo e aprendendo na marra, não tem conhecimento técnico nenhum...

Multimetro vc encontra baratinho até em loja de 1,99m, claro que não são "os multimetros", mas servem pra essas coisas básicas

Carlos Henrique
11-06-13, 09:53
Em carros eu normalmente fazia o seguinte:
pegava aquele frasco de desodorante AXE (o que borrifa), coloca dentro dele uma solução de água salgada, depois vc borrifa essa água salgada nas partes onde pode ter fuga (normalmente em volta da vela e etc). Se houver fuga vc vai ver as centelhas sendo atraídas pelo líquido. Fazendo isso é notavelmente visível.
Mais um bom método de diagnóstico hehehe aquele de deixar a moto apagada a noite já fiz e não vi nada..

Se der mais de 0,5 V está com fuga de corrente, aí pode ser cachimbo ou o cabo. Se o multímetro endoidar é pq tem uma fuga muito grande
Fod@ que eu não tenho multímetro, e aqui os caras vão me cobrar o olho da cara pra fazer isso, e se souberem fazer né! Mecânico aqui é tudo na base da pauleira, que foi cutucando tudo e aprendendo na marra, não tem conhecimento técnico nenhum...
Mas tem um amigo aqui da família que mexe com eletrônicos e aparelhos de som e já trocou os led's da minha lanterna e colocou um resistor pra não queimá-los, vou ver com ele se ele faz esse teste pra mim.. Stone (http://www.pequenasnotaveis.com.br/member.php?u=662), sempre salvando os mais leigos :D
Um abraço!