PDA

Ver Versão Completa : DT 180, problema no motor (Pistão e embreagem)



edubrugg
12-06-13, 12:40
Recentemente comprei uma DT 180 para trilha, o motor estava fazendo barulho de batida de saia, até aí tudo bem é normal bater saia em motores 2 tempo. Fui dar um volta numa pista aqui perto de casa e notei que havia alguma coisa diferente com a embreagem, dei algumas voltas na pista até que o motor morreu e quando fui ligar estava sem compressão nenhuma. Quando cheguei em casa abre o motor, o pistão estava inteiro porem o anel de baixo havia quebrado. Comprei um pistão novo e mandei retificar o cilindro, hoje quando fui abrir a parte de baixo do motor me deparei com vários pedaços dos discos pedaço da campana da embreagem quebrado.
Agora eu vos pergunto, é muito caro uma campana nova? vale a pena arrumar?
Depois coloco mais detalhes e foto pois agora estou meio sem tempo, conto com a ajuda de vocês, valeu!

emerson merighi
12-06-13, 12:47
ih....e muito problema....e essa moto e muito velha...era melhor gastar pra trocar ao inves de arrumar...

edubrugg
12-06-13, 13:03
Eu não tava pensando em trocar a moto já porque eu acabei de comprá-la... mas dependendo de quando eu vou gastar com o motor estou pensando em colocar um motor 4 tempos... primeiramente eu queria arrumar o motor dela mesmo pq gostei de andar com uma moto 2T, vou esperar mais opiniões pra ver o que eu faço, valeu aí!

Limabl
12-06-13, 13:10
Isso é muito barato cara e não dificio achar.se vc nãoa char na sua cidade no ML tem muita mais muita coisa mesmo pra esse motor,
..

Eu tenho peças desse motor aqui em casa que daria para montar uns 4 180 rsrsrs.se te intereçar me manda um MP !!!!

halvaro
12-06-13, 13:26
Esse tipo de moto é aquele negocio, remendo novo em pano velho, rasga em outro lugar, melhor largar mão, se for pra colocar um motor 4T entao, melhor comprar uma moto que já seja

magrao tk
12-06-13, 13:36
Cara se aí não tiver mecanico que entenda de 2t pra regular ela certinha e fazer tudo nos conformes, e tu não tenha prática de andar com moto 2t... te aconselho comprar logo uma 4t (nada de adaptar motor 4t nela!!)
Vende ela pra alguem que queira recuperar essa moto, anuncia na net, sei lá. Tem gente que procura 2t pra isso mesmo e vai investir em peça boa e levantar ela.
Porque o mais importante já te digo: se não investir pesado em peça de qualidade e mecanico bom vai ser frustração atrás de frustração.

DT em trilha hoje em dia acho uma maldade... pro trilheiro e pra coitada da moto, que merecia estar restaurada com tudo novo como foi um dia, e não terminando de se espedaçar toda e acabar sendo vendida por kg de ferro.

edubrugg
12-06-13, 16:02
A moto tá toda reformada, prontinha pra trilha... Quando eu comprei ela o cara que me vendeu disse que a moto já estava parada a mais de 1 ano. A primeira vez que fui ligá-la já me deparei com a embreagem colada tendei de toda forma descolar os discos com a moto desligada porém não deu certo, então com ela ligada segurei o freio traseiro e engatei uma marcha, depois disso a embreagem descolou, mas acho que esse foi meu grande erro e acabou dando problema na embreagem.
A respeito do mecânico, eu mesmo estou executando o serviço... Quero muito arrumar as peças pra fazer aquele motor funcionar novamente. Não tenho experiência com motores 2T, mas acredito que dou jeito de fazer ele voltar a funcionar.
Se alguém poder me dar algumas dicas será de grande ajuda.

Stone
12-06-13, 18:39
Uma nova na Yamaha é em torno de 800 reais. Procure uma usada em bom estado que vc não vai pagar mais de 100

magrao tk
12-06-13, 18:47
A moto tá toda reformada, prontinha pra trilha... Quando eu comprei ela o cara que me vendeu disse que a moto já estava parada a mais de 1 ano. A primeira vez que fui ligá-la já me deparei com a embreagem colada tendei de toda forma descolar os discos com a moto desligada porém não deu certo, então com ela ligada segurei o freio traseiro e engatei uma marcha, depois disso a embreagem descolou, mas acho que esse foi meu grande erro e acabou dando problema na embreagem.
A respeito do mecânico, eu mesmo estou executando o serviço... Quero muito arrumar as peças pra fazer aquele motor funcionar novamente. Não tenho experiência com motores 2T, mas acredito que dou jeito de fazer ele voltar a funcionar.
Se alguém poder me dar algumas dicas será de grande ajuda.
Nossa cara! E tu ainda acha? :confused:
Sério, vende ela e usa uma 4t pra trilha. Vai ser melhor pra ti.

emerson merighi
12-06-13, 19:26
eu quando tinha a loja de pecas e a oficina, aparecia umas dessas 2T, eu nao pegava pra fazer nada nunca....ate pra tirar um parafuso vc pode arrumar problema nessas motos...parafusos velhos, enferrujados, emperrados e espanados sao o mais comum nelas...Deus me livre....

Limabl
12-06-13, 19:32
eu quando tinha a loja de pecas e a oficina, aparecia umas dessas 2T, eu nao pegava pra fazer nada nunca....ate pra tirar um parafuso vc pode arrumar problema nessas motos...parafusos velhos, enferrujados, emperrados e espanados sao o mais comum nelas...Deus me livre....Pois eu não dispenço uma e quer rsrs,mesmo dando trabalho pra tirar um parafuso eu ainda estou ganhando pra isso,vou até buscar em outra cidade pra fazer manutenção uo preparar motores 2T,redimencionar o conjunto e etc..graças a deus estamos fazendo um trabalho muito bom com as 2T que tem aqui na região,só nós preparamos e consertamos motores 2T aqui na região !!!

corsani
12-06-13, 20:48
se que icar com essa dt 180 te dou uns conselhos. primeiro- sempre que for andar deie ela aquecer por alguns minutos para o pistão e camisa dilatarem e chegarem a folga certa. pelo motivo de ser um motor refrigerado a ar as olgas quando frio são maiores o que pode causar quebbra do pistão por ele ficar batendo saia. 90 % das quebras de pistão são na primeira volta de uma corrida , começo de trilha ou inntervalo muito grande de motor desligado quando frio.
segundo- a tampa lateral do motor onde fica as bobinas tem que ser bem vedada. se for possivel passe um cilicone de alta temperatura na junta e vede bem as saidas de fio da mesma porque qualquer banhado que passar o minimo de agua que entrar ali ja basta pra queimar uma bobina e ficar na mão.
terceiro- se possivel trocar o filtro de ar original por um de pvc porque o original tem pouca vazão e ica num lugar facil de entrar sujeira.
tambem existe uns truques de chanfros e pequenos furos na lateral do pistão pra aumentar a durabilidade do mesmo. umas coisinhas que eu ainda quero ir na casa do Stone pra tentar fazer um tutorial a respeito.

edubrugg
13-06-13, 09:16
Antes de qualquer coisa vou abrir o motor todo pra ver se não tem mais nada com problemas, se estiver tudo certo vou procurar uma campana e montar o motor. Assim que eu tiver tempo vou postar umas fotos pra vcs irem acompanhando o que estou fazendo
Valeu galera e obrigado pelas dicas corsani!

Shor1
24-06-13, 14:54
Fala amigo, estou doido pra comprar uma DT. Reporte aqui o progresso da sua, abração.

edubrugg
25-06-13, 12:04
Fala pessoal, andei meio sem tempo pra postar as coisas aqui, mas agora vai algumas fotos da campana pra vocês verem...
Procurei em praticamente todas as oficinas aqui da cidade onde eu moro e nenhuma delas tinha, teve uma que o mecânico queria me vender um motor inteiro, só que o motor inteiro não vai me adiantar pois preciso só da campana e ele queria muito caro no motor todo.
Continuo minha peregrinação pra encontrar uma campana de dt 180...

Ah e teve um mecânico que disse que eu poderia colocar essa mesmo que não tinha problema nenhum... "Mecânico bom esse"

http://imageshack.us/a/img822/6329/3in4.th.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/822/3in4.jpg/)

http://imageshack.us/a/img543/723/ot3b.th.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/543/ot3b.jpg/)

http://imageshack.us/a/img534/25/50kk.th.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/534/50kk.jpg/)

http://imageshack.us/a/img198/9311/cyr0.th.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/198/cyr0.jpg/)

corsani
25-06-13, 13:08
tenta no mercado livre ou verifica se tem algum ferro velho de motos por ai. meu medo só é aquela trinca que pode quebrar de vez, mas se limar aqueles dentes causados pelo desgaste aquele quebradinho ai não encomoda . ja vi dt 200 andar sem uma parte dessas e não deva problema. mas que ta feia ta

edubrugg
25-06-13, 13:52
Pois é, aquela parte rachada que é meu medo porquê rachou um bom pedaço e acredito que com os discos forçando ali o problema se agrave e quebre de vez, ainda mais que a moto é pra trilha.
Tenho uma dúvida, um dos anéis do pistão quebrou em 3 pedaços, dois pedaços estavam no pistão e o outro eu acredito que tenha caído pra dentro do motor, será que eu abro o motor todo pra tirar esse pedaço do anel ou só virando ele de cabeça para baixo será que consigo tirar sem precisar abrir o motor todo? Eu tava pensando em abrir, mas hoje conversei com um mecânico amigo meu e ele disse que seria meio complicado e seria melhor eu tentar tirar sem abrir...
Hoje a noite quero ver se faço mais algumas coisas e tiro mais algumas fotos.

Stone
25-06-13, 14:16
Se precisa abrir ou não depende do caso, da quantidade de sujeira. Mas se não abrir taca gasolina no virabrequim e vira algumas vezes.
Sobre a campana, os dentes estão bem feios, parece que andou sem óleo. A trinca em últimos casos tente soldar...

Você tem facebook? tenho o contato de um cara lá que já me vendeu uma campana, talvez ele tenha mais.
Eu até tenho uma jogada, mas os dentes da engrenagem estão muito feios, o motor andou sem óleo...

edubrugg
25-06-13, 16:36
Se precisa abrir ou não depende do caso, da quantidade de sujeira. Mas se não abrir taca gasolina no virabrequim e vira algumas vezes.
Sobre a campana, os dentes estão bem feios, parece que andou sem óleo. A trinca em últimos casos tente soldar...

Você tem facebook? tenho o contato de um cara lá que já me vendeu uma campana, talvez ele tenha mais.
Eu até tenho uma jogada, mas os dentes da engrenagem estão muito feios, o motor andou sem óleo...

Stone, quando eu peguei a moto, segundo o antigo dono, ficou parada mais de 1 ano. A primeira coisa que eu fiz foi trocar o óleo dela e quando troquei o óleo que saio parecia estar qualhado, saiu bem pouco óleo e uns pedaços de algo parecido com leite qualhado. Ah e o óleo estava bem estranho e cinza, isso teria alguma coisa haver com andar sem óleo que vc disse?

Tenho facebook sim, se vc puder me passar seu contato para que eu possa conversar com ele ficarei grato.

magrao tk
25-06-13, 17:25
Participa desse grupo aqui https://www.facebook.com/groups/rd135/ tem muitos que vendem peças. Procura pelo Eduardo Zechetti, ele tinha umas peças de DT pra vender, talvez tenha alguma campana. Vendedor de confiança.

edubrugg
25-06-13, 17:52
Dei uma olhada rápida no grupo do facebook, tem bastante gente negociando peças, agora sim acho que vou conseguir encontrar uma campana \o/ vou.
Chegando em casa vou começar a limpar as peças e começar a montar, vou deixar só a parte da embreagem esperando.
Tenho mais uma dúvida e acredito que vocês possam me ajudar, o volante do motor está muito enferrujado, muito mesmo, o que devo fazer, tirar ele e passar algum produto anti ferrugem? Já pensei em tirá-lo, mas não sei como...

corsani
25-06-13, 18:10
Pois é, aquela parte rachada que é meu medo porquê rachou um bom pedaço e acredito que com os discos forçando ali o problema se agrave e quebre de vez, ainda mais que a moto é pra trilha.
Tenho uma dúvida, um dos anéis do pistão quebrou em 3 pedaços, dois pedaços estavam no pistão e o outro eu acredito que tenha caído pra dentro do motor, será que eu abro o motor todo pra tirar esse pedaço do anel ou só virando ele de cabeça para baixo será que consigo tirar sem precisar abrir o motor todo? Eu tava pensando em abrir, mas hoje conversei com um mecânico amigo meu e ele disse que seria meio complicado e seria melhor eu tentar tirar sem abrir...
Hoje a noite quero ver se faço mais algumas coisas e tiro mais algumas fotos.
tenta pegar uma chave de fenda com imã e pescar o pedaço de anel, depende do tamanho do pedaço pode ser que o motor ja expulsou ele pelo escapamento

magrao tk
25-06-13, 18:16
Te adicionei lá no grupo Eduardo.

- - - Updated - - -


Dei uma olhada rápida no grupo do facebook, tem bastante gente negociando peças, agora sim acho que vou conseguir encontrar uma campana \o/ vou.
Chegando em casa vou começar a limpar as peças e começar a montar, vou deixar só a parte da embreagem esperando.
Tenho mais uma dúvida e acredito que vocês possam me ajudar, o volante do motor está muito enferrujado, muito mesmo, o que devo fazer, tirar ele e passar algum produto anti ferrugem? Já pensei em tirá-lo, mas não sei como...
O volante pode passar algum conversor de ferrugem, procure por TF7, muito bom. Não passe lixa porque o pó que sai vai grudar nos ímãs.
Depois que for montar a tampa passe silicone nela e onde sai a fiação da mesa, assim não entra mais água ali. Não é nada bom isso, pois detona as bobinas do magneto.

Pra tirar tem que usar um sacador de magneto, pra DT é o mesmo das CG125
http://www.mototec.net.br/img/produtos/SACADOR_VOLANTE__4e4eb5edc8fed.jpg

Stone
25-06-13, 19:42
Silicone libera vapores ácidos durante a cura, portanto não usem silicone na tampa do magneto pois isso faz com que o magneto enferruje.
Usem cola de junta ou junta líquida que é melhor.

magrao tk
25-06-13, 19:57
Silicone libera vapores ácidos durante a cura, portanto não usem silicone na tampa do magneto pois isso faz com que o magneto enferruje.
Usem cola de junta ou junta líquida que é melhor.
Essa não sabia. Dica anotada! :)

edubrugg
25-06-13, 20:00
Eu já comprei o jogo de junta completo e um tubo de cola para juntas pra fazer esses serviços, mas ali onde sai os fios eu terei que passar silicone né

magrao tk
25-06-13, 21:22
Acho que a cola de junta não afeta em nada os fios, pode passar tranquilo. Aliás eu uso cola de junta praticamente pra tudo aqui... até na saída do escape eu passo cola de junta! Na junção da ponteira tambem. Evita aquela meleca de óleo que com o tempo se cria nas 2t, mesmo quanto tá bem apertado e com anel novo.

lucask
25-06-13, 21:39
humm vou verificar

edubrugg
25-06-13, 21:42
humm vou verificar

Vai verificar o que amigo?

edubrugg
26-06-13, 12:11
Aquele grupo no facebook vai salvar minha DT, os caras são bem gente boa e tem várias peças. Umas 3 pessoas disseram que tem a campana e podem me vender, vou analisar e a que tiver em melhor estado vou comprar.

edubrugg
02-07-13, 14:23
Consegui uma campana, na verdade o jogo da embreagem inteiro com um cara aqui na minha cidade mesmo. Hoje de manhã comecei a limpar e montar algumas peças, mas fiquei com um dúvida, entre a campana e o cubo de embreagem tem um arruela, e na porca que prende o cubo da embreagem vai alguma arruma também ou só a porca mesmo? E também fiquei em dúvida em relação ao aperto que tenho que dar nessa porca. Se alguém puder tirar essas dúvidas hoje a noite quero ver se deixo o motor fechado pelo menos pra amanhã colocar na moto.
Valeu!

magrao tk
02-07-13, 14:34
Entre a campana e o cubo vai uma arruela grossa. Na porca vai uma arruela fina, que tambem é uma trava - é uma arruela com 2 orelhas: uma se dobra pra ficar dentro daquela fenda que tem no cubo, e a outra orelha dobra pra cima, pra apoiar sobre um dos lados da porca. Pode até montar sem essa arruela, desde que se use uma cola trava rosca ao apertar a porca.

edubrugg
02-07-13, 14:57
Entre a campana e o cubo vai uma arruela grossa. Na porca vai uma arruela fina, que tambem é uma trava - é uma arruela com 2 orelhas: uma se dobra pra ficar dentro daquela fenda que tem no cubo, e a outra orelha dobra pra cima, pra apoiar sobre um dos lados da porca. Pode até montar sem essa arruela, desde que se use uma cola trava rosca ao apertar a porca.

Magrão, acho que essa arruela que trava a porca eu não tenho, essa cola trava rosca é difícil de encontrar? Caso eu não tenha a cola também é possível substituí-la por algum outro tipo de cola?
E quanto ao aperto da porca ela deve ser apertado de modo que a campana e o cubo de embreagem girem juntos certo?
Valeu.

edubrugg
02-07-13, 15:44
Já deixa eu aproveitar o embalo e tirar mais uma dúvida, em relação aos discos e separadores como eu posso saber se estão gastos e necessitam ser trocados?

magrao tk
02-07-13, 19:22
A cola acho que nessas ferragens se consegue. Alguem aqui do fórum pode dar uma dica se cola super bonder pode servir como trava rosca? Tava pensando isso esses dias.

A porca é apertada no eixo do cambio, quem roda ali é apenas o cubo da embreagem. E a campana gira com o movimento do eixo do virabrequim, por aquela engrenagem na campana. Então o movimento das 2 peças tem de ser independente, se uma ficar agarrando na outra tem coisa errada.

Os separadores tem de ver se não estão empenados, colocando eles em cima de um vidro por exemplo, e desgaste não tem muito como ver. eles tem de ter aqueles furinhos, e antes de montar pode passar uma lixa grossa neles, pode esfregar com vontade mesmo. Tem gente que manda jatear esses discos, diz que fica muito bom.

edubrugg
03-07-13, 12:38
Bom, não foi muito dificil encontrar o trava roscas, bom comprei e já fiz a fixação da campada e o cubo de embreagem. O trava roscas que comprei tem um numero que no caso é 120, o que isso significa? Qual a diferença desses numeros?
Valeu!

edubrugg
04-07-13, 10:52
Comecei a montar a embreagem hoje de manhã, primeiro achei estranho pq só tinham 5 discos dos jogo de embreagem que comprei usado. Na hora de montar coloquei mais um disco que eu tinha pra completar os 6, mas o ultimo disco ficou meio pra fora da campana, acho que não tá certo isso. Bom também não sei se esses discos que vieram junto com o jogo de embreagem usado que eu comprei são realmente pra minha moto...

http://imageshack.us/a/img841/5139/6jjr.th.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/841/6jjr.jpg/)

http://imageshack.us/a/img189/3589/i3en.th.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/189/i3en.jpg/)

http://imageshack.us/a/img546/605/ahe9.th.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/546/ahe9.jpg/)

zenildo
08-07-13, 00:14
baixa o manual da DT na net tem varios ok

- - - Updated - - -

mande um e-mail para mim que envio o manual [email protected] tel vivo 28 99882021