PDA

Ver Versão Completa : YS 250 - Manutencao



2weels
17-06-13, 22:08
Ola amigos... como sabem agora estou de YS250...

Como é de lei, apesar de ja ter rodados algumas centenas de KM com ela, vou fazer a mais que recomendavel troca de oleo quando se adquire um veiculo usado.

Baixei o manual da moto, onde pude constar que a troca de oleo deve ser feita a cada 5.000km e o filtro cada 10.000km. E também o manual recomenda que apos a troca, se certifique que sistema de lubrificaçao esta funcionando corretamente atravez do parafuso de sangria. O oleo seria o original: Yamalube 4T 20W50 API SH JASO MA T903.

Eh desta forma que voces procedem? Confesso ter ficado surpreso, mas por outro lado contente, com esse periodo bem maior entre as trocas ( que era de 1500km na Strada ).

Fagner
17-06-13, 22:12
cara eu tenho uma lander x a troca de oleo depende do uso da moto eu troco o meu de 1500 a 2000 km


m

renanperim
17-06-13, 22:25
Cada 5mil ou 6 meses não é?

sergipe
17-06-13, 22:47
rapaz, quando eu estava pesquisando a compra da minha moto nova(findei pegando uma Bros) passei pela CC Yamaha pra ver as motos, lá tinha um cara deixando a Fazer dele da antiga pra vender e pegando uma da nova, até me interessei pela Fazer dele mas ela tava com quase 60mil km ai deixei pra lá, mas o que mais me impressionou conversando com ele foi justamente isso, ele troca o óleo a cada 5mil km, ele disse que todas as trocas foram com 5mil lá na CC com óleo Yamalube, segundo ele a moto nunca teve nada, ele disse que só teve um recall que levou a moto pra trocar seilá o que.

nil_bad
17-06-13, 23:10
Pode obedecer o manual que não tem erro, sempre troco o óleo da tw com 3.000km e o motor tá redondo, 70.434.00km !!

2weels
17-06-13, 23:21
Vdd... 5mil ou 6 meses... Mas danos duvido que cause. Na verdade quando comecei andar de moto achei estranho trocar o oleo tanto assim, cada 1500km. Essa semana vou ver se levo ela botar sangue novo. Show de bola Sergipe, acho que vou seguir o plano de manutencao do manual mesmo... To gostando da motoquinha.

Diey
17-06-13, 23:41
Fazer é motão! Cuida bem que voce vai ter moto pra vida toda.
Depois cria o tópico dela pra galera conferir!
Abraços

Motaro
18-06-13, 10:08
De 5 em 5 mil, Yamalube. A única coisa que eu faço diferente é trocar o filtro em todas as trocas. Pode confiar, de 5 em 5 a moto não reclama. Tenho uma Fz 2008 com 50ml rodados, sendo 16 na minha mão. Redondíssima e super conservada.
Abrç

DOUGLAS 00
18-06-13, 10:18
Ola amigos... como sabem agora estou de YS250...

Como é de lei, apesar de ja ter rodados algumas centenas de KM com ela, vou fazer a mais que recomendavel troca de oleo quando se adquire um veiculo usado.

Baixei o manual da moto, onde pude constar que a troca de oleo deve ser feita a cada 5.000km e o filtro cada 10.000km. E também o manual recomenda que apos a troca, se certifique que sistema de lubrificaçao esta funcionando corretamente atravez do parafuso de sangria. O oleo seria o original: Yamalube 4T 20W50 API SH JASO MA T903.

Eh desta forma que voces procedem? Confesso ter ficado surpreso, mas por outro lado contente, com esse periodo bem maior entre as trocas ( que era de 1500km na Strada ).

Interessante isso... com essa economia em óleo, se minimiza bastante a diferença de manutenção entre a Strada e a Fazer. Apesar que eu agora adotei o óleo Mobil MX e faço 2 mil km tranquilamente sem baixar óleo.

Limabl
18-06-13, 12:03
Ola amigos... como sabem agora estou de YS250...

Como é de lei, apesar de ja ter rodados algumas centenas de KM com ela, vou fazer a mais que recomendavel troca de oleo quando se adquire um veiculo usado.

Baixei o manual da moto, onde pude constar que a troca de oleo deve ser feita a cada 5.000km e o filtro cada 10.000km. E também o manual recomenda que apos a troca, se certifique que sistema de lubrificaçao esta funcionando corretamente atravez do parafuso de sangria. O oleo seria o original: Yamalube 4T 20W50 API SH JASO MA T903.

Eh desta forma que voces procedem? Confesso ter ficado surpreso, mas por outro lado contente, com esse periodo bem maior entre as trocas ( que era de 1500km na Strada ).É isso mesmo parceiro,mas te recomendo um óleo superior ao yamalube,o mobil MX semi-sintético 15w50 API/SL e custa o mesmo preço.

Vc usando um desses óleo qualquer troca feita abaixo dos 3,000km é jogar dinheiro fora,quado o motor de minha YBR era original eu sempre trocava o óleo a cada 3,000km recomendado ´pela yamaha,mas depoisque preparei o motor faço as trocas a cada 1500 km,até hoje não tive dores de cabeça com o meu motor seja original ou preparado !!!

César
19-06-13, 00:30
Eu uso yamalube e troco a cada 5 mil como manda o manual. Não troco com menos porque não quero jogar dinheiro fora afinal se é 5 mil então é 5 mil.

2weels
19-06-13, 07:58
Obrigado a todos que responderam! Troca de 5 em 5 e vms pra estrada =D

2weels
19-06-13, 13:45
Bom... Comprei os itens necessários a manutenção da motoca: Orings de Vedacao Filtro / Gaxeta do Parafuso do Carter / Oleo original Yamaha Fazer 250 ( 2 litros ) / Filtro de Oleo. Comprei tudo na concessionaria e o serviço vou fazer pessoalmente.

Total de R$98,00 sendo R$36 de oleo lubrificante. Caro? Humm talvez...

Por curiosidade, fiz um comparativo de custo operacional relativo ao oleo da CBX 200 x Ys 250, de 10.000km:

CBX 200: R$ 110,00 ( 6,66 trocas de oleo ( 7,32 lt ) com Mobil4T Original de R$ 15,00 o litro );

YS 250: R$ 109,60 ( 2 trocas de oleo ( 2,8 lt ) = R$ 47,6 + 1 troca de Orings, Filtro, etc = R$ 62 )

No final das contas, nesse quisito a Fazer tem um custo de manutenção menor, além de poluir menos o meio ambiente e a praticidade de trocar o oleo só a cada 5000km.

halvaro
19-06-13, 13:54
No final das contas, nesse quisito a Fazer tem um custo de manutenção menor, além de poluir menos o meio ambiente e a praticidade de trocar o oleo só a cada 5000km.

Normal, a tendência é exatamente essa, moto com tecnlogia muito mais recente, mais evoluida, o custo de manutenção tende a baixar, intervalos cada vez menores de manutenção, custo menor, injeção eletrônica tb ajuda com custo de manutenção menor que carburador, sem contar que não se precisa visitar oficina tantas vezes. É a evolução.

dibars
19-06-13, 14:16
2Weels, achei carinho essas peças na cc. Experimente comprar filtro de óleo paralelo.

Ex:
2 litros de óleo Mobil MX: R$36 (ainda sobra 700ml para a próxima troca)
Filtro de òleo Vedamotors ou Autotec (boa qualidade): R$10 (já vem com os dois orings)
Parafuso Inox: R$3 em qualquer loja de parafuso (isso já superfaturando o parafuso)

Total: R$49. Metade do que vc gastou.

Compra logo um estoque de filtros de óleo:
Filtro de Óleo Vedamotors Fazer 250 (http://www.fraida.com.br/filtro-de-oleo-vedamotors-fazer-250.html)
CITY PARTS - Filtro Óleo Vedamotors YS 250 Fazer/ XTZ 250 Lander/ YZF 250 2003/08/ WRF até 2003 (http://www.cityparts.com.br/int/produtos.aspx?secao=2&categoria=5&subcategoria=115&produto=9905)
http://www.motomoura.com.br/Produto-PECAS-P-MOTOS-Filtros-de-ArGasolinaOleoCombustivel-Elemento--Filtro-Moto-OIeo-FazerLander-250-Cofap-versao-6473-6497.aspx
http://www.motomoura.com.br/Produto-PECAS-P-MOTOS-Filtros-de-ArGasolinaOleoCombustivel-Elemento--Filtro-Oleo-Fazer-250Lander-250-versao-15923-15949.aspx

2weels
19-06-13, 14:32
Entao dibars, estive lendo na internet diversas discussões a respeito da qualidade dos filtros paralelos. Ninguém teve problemas, mas trocam cada 5000km também o filtro, ao contrario do original, que pode ser trocado cada 10000km. Na duvida, preferi usar a peça mais confiável, se realmente os paralelos tem que trocar cada 5000km a diferença de valor é minina. Quem saiu bem caro foi o oring, mas se tratando de CC já esperava por isso.

PS: Tanto no calculo da Strada quanto da Fazer, levei em conta a sobra sendo utilizada na proxima troca.

DOUGLAS 00
19-06-13, 16:42
Interessante mesmo. Fico no aguardo em relação a pneus, transmissão, seguro, etc...

Pois simplesmente não troquei a Strada numa moto 250 mais moderna, pois o valor investido para pegar uma Fazer usada é mais do que o dobro, no caso da minha região... eu daria um pulo de uma moto de uns 3 mil para uma de mais de 10 mil...

Ou seja, a Strada faz o que a Fazer faz (É inferior, mas em performance geral, é parecida) custando 1/3 (considerando a New Fazer, que me agrada mais).

Motaro
19-06-13, 23:55
Mas amigo, vc está comparando uma moto carburada, de 18cv, com um sedign extremamente antiquado, fora de linha e com poucos itens contra uma moto de 21cv, injetada, com sonda lambda, flex, moderna, com um belo design moderno além de ter um tamanho bem mais avantajado do que a CBX200. Não tem nem comparação. Se continuar pensando assim nunca sairá disso, pois da Factor que é 125 pra Fazer que é 250, existe grande diferença, mas ambas também fazem a mesma coisa. As únicas que fazem mais que as outras são as trail, mas isso não vem ao caso agora. Eu dei 2conto + uma moto do ano pra pegar um moto que faz a mesma coisa tbm, mas sei lá, 250 é 250. Acho que é o tamanho ideal de moto. Nem sobra, nem falta.

DOUGLAS 00
20-06-13, 11:14
Mas amigo, vc está comparando uma moto carburada, de 18cv, com um sedign extremamente antiquado, fora de linha e com poucos itens contra uma moto de 21cv, injetada, com sonda lambda, flex, moderna, com um belo design moderno além de ter um tamanho bem mais avantajado do que a CBX200. Não tem nem comparação. Se continuar pensando assim nunca sairá disso, pois da Factor que é 125 pra Fazer que é 250, existe grande diferença, mas ambas também fazem a mesma coisa. As únicas que fazem mais que as outras são as trail, mas isso não vem ao caso agora. Eu dei 2conto + uma moto do ano pra pegar um moto que faz a mesma coisa tbm, mas sei lá, 250 é 250. Acho que é o tamanho ideal de moto. Nem sobra, nem falta.

Bem, vamos por partes, como diria Jack. Vou explicar meu raciocínio.

Diferença de potência de 18 cv para 21 cv: A Fazer anda mais, a Twister anda mais também, a CB 300 anda mais... mas na prática, todas andam POUCA COISA A MAIS... vejamos:

0 - 100 km/h Fazer: em torno de 12,5s

0 - 100 km/h Strada: Por incrível que pareça, nos testes da época ela dava 11,7 s.

Mas na prática a Fazer anda mais. Mais bem pouco mesmo. Pois ela tem 3 cv a mais, mas a moto é mais pesada. Eu já fiz a comparação de descer de uma e montar na outra, e de cara vc não sente a aquela "grande diferença".

Design antiquado:

Sim, é antigo, mas para o meu gosto não é feio. A New Fazer sim é bem mais moderna, linda moto. A antiga Fazer eu acho o visual dela sem sal, mas é questão de gosto. A Strada hoje em dia não chama nenhuma atenção, mas a Fazer antiga também já perdeu um pouco do glamour. A New Fazer é linda, mas amanhã ou depois lançam uma mais linda ainda e por ai vai... o tempo não para.

Sobre a modernidade geral:

Ter I.E é vantagem, sonda Lambda, é muito bom no geral... mas no fim das contas, o bom e velho carbura funciona tão bem quanto... sei bem que a Fazer é mais "eficiente", mas no meu uso geral, o consumo e a performance são muito parecidas. Ser flex, para mim hoje não chama nenhuma atenção, pois aqui o álcool simplesmente não compensa.

Já a New Fazer tem farol melhor, painel melhor, etc... Ponto a favor.

A grande vantagem que vejo nessas motos, é a menor vibração e a estabilidade superior, devido ao conjunto de pneus + monoshock.

Mas agora vem o meu raciocínio:

A Fazer é melhor. Ponto final.

Se no caso da Factor, há um caminhão de diferença na performance, na Strada essa diferença é um tantinho a mais, e que na prática, por melhor que seja a New Fazer (que é que me chama mais atenção), ela custa por baixo aqui na minha região, 9 ou 10 mil reais.

Ou seja, eu teria que desembolsar no minimo uns 6500,00 para ter um ganho de performance pequeno (Como sou pesado, se eu por garupa, ambas as motos se tornam insuficientes), e ainda ter mais custos com impostos, seguro, etc... Se o pulo fosse pequeno, de uns 2 mil como vc disse, valeria muito a pena. Mas com 7 mil na mão, eu compraria uma moto especifica para os fins de semana (De media cilindrada) e deixaria a Strada ralando no dia a dia. Pagaria mais impostos, mas dai eu deixaria de pagar seguro, em caso de aperto.

Já na minha Strada veia, pago 400 pila de seguro, mais impostos... e a moto me carrega pra lá e pra cá, toda hora, tá na rodovia direto.

Sem falar que estou com pouca grana empregada na rua. Se der um arranhão ou amassado na Strada, não é o fim do mundo. Numa Fazer eu já choraria a cada risquinho.

Na Strada, a depreciação é quase nula. Paguei 3500 na minha, há 3 anos. Se hoje eu torrar ela, venderia facinho a 2800. Já a depreciação de uma Fazer 0 km ou seminova é bem maior.

A única moto 250/300 nova que realmente me balança é a Tenere 250, pois o estilo é outro e o conforto é maior... mas mesmo assim fico meio assim, pois só compensa se não fosse financiar.

Ou seja, pra mim hoje não compensa vender a moto e pegar uma Fazer. Talvez amanhã ou depois, até encare uma tenere, mas isso é coisa pro futuro.

halvaro
20-06-13, 11:27
Eu entendo perfeitamente seus raciocínios Douglas, racocinando só em termos do compensa financeiramente pode ser isso mesmo, mas será que vale a pena ficar sempre só com esse raciocínio, eu diria quase que mesquinho (opinião minha) de pensar só em cada centavo gasto ou economizado ? Eu acho que a coisa vai mais além disso, a sensação de evoluir com o passar do tempo, satisfazer um gosto pessoa, enfim, sei la. Vai ficar economizando cada centavo pra que ? Só pra guardar, a não ser que tenha outro objetivo em vista, aí é diferente.

DOUGLAS 00
20-06-13, 14:12
Eu entendo perfeitamente seus raciocínios Douglas, racocinando só em termos do compensa financeiramente pode ser isso mesmo, mas será que vale a pena ficar sempre só com esse raciocínio, eu diria quase que mesquinho (opinião minha) de pensar só em cada centavo gasto ou economizado ? Eu acho que a coisa vai mais além disso, a sensação de evoluir com o passar do tempo, satisfazer um gosto pessoa, enfim, sei la. Vai ficar economizando cada centavo pra que ? Só pra guardar, a não ser que tenha outro objetivo em vista, aí é diferente.

Eu até penso em incrementar a garagem, mas botei em cabeça que só sem financiamentos...

Eu já dei uma "cabeçada" semelhante: Dei meu paliozinho 1.0 2001 que estava bom e peguei o meu atual 206 financiado. Na época, parecia um baita negócio, mas no fim das contas me arrependo, pois podia ter ficado com a grana no bolso e feito melhores negócios.

Graças a Deus, fiz em 24x e quitei já.

E com a Strada seria a mesma novela: Dá ela por uma mixa e seguiria com as prestações comendo o cara durante 24 ou 36 x. Depois que cai a ficha e a emoção passa, vc vê que é doido pagar a conta todo mês.

Hoje eu prefiro poupar ou então fazer um consórcio ou os dois. Acho que em breve começarei em algo nesse sentido, pois ainda faltam algumas contas a serem pagas.

Eu sei, estou sendo bem pragmático mesmo. Mas o meu pensamento em um primeiro momento é: Juntar uma grana e comprar algo forte e não absurdamente caro, como uma CB 400 mesmo e me divertir personalizando ela e deixar a strada pro dia a dia e para quando eu quiser viajar gastando pouca grana com gasolina.

Dai ir com calma e na hora que der, entrar no mundo das motos de grande cilindrada. Mas também tenho que me organizar para ganhar mais din din...

halvaro
20-06-13, 14:17
Eu até penso em incrementar a garagem, mas botei em cabeça que só sem financiamentos...

Eu já dei uma "cabeçada" semelhante: Dei meu paliozinho 1.0 2001 que estava bom e peguei o meu atual 206 financiado. Na época, parecia um baita negócio, mas no fim das contas me arrependo, pois podia ter ficado com a grana no bolso e feito melhores negócios.

Graças a Deus, fiz em 24x e quitei já.

E com a Strada seria a mesma novela: Dá ela por uma mixa e seguiria com as prestações comendo o cara durante 24 ou 36 x. Depois que cai a ficha e a emoção passa, vc vê que é doido pagar a conta todo mês.

Hoje eu prefiro poupar ou então fazer um consórcio ou os dois. Acho que em breve começarei em algo nesse sentido, pois ainda faltam algumas contas a serem pagas.

Eu sei, estou sendo bem pragmático mesmo. Mas o meu pensamento em um primeiro momento é: Juntar uma grana e comprar algo forte e não absurdamente caro, como uma CB 400 mesmo e me divertir personalizando ela e deixar a strada pro dia a dia e para quando eu quiser viajar gastando pouca grana com gasolina.

Dai ir com calma e na hora que der, entrar no mundo das motos de grande cilindrada.

Entendo perfeitamente, financiamento é uma saida pra quem não pode esperar e não tem outro veículo, casos específicos, aí as vezes vale a pena pagar juros que ficar pagando onibus e tal. No seu caso,l o melhor é esperar e juntar a grana, mas tem que começar, se não começar, aí vai ficar sempre nessa.

DOUGLAS 00
20-06-13, 14:29
Sim, sim... o lance é por ai mesmo Halvaro.

Por isso olho com carinho para as 400, mesmo sendo velhas, servem perfeitamente para eu ir me divertindo a curto prazo enquanto junto grana para algo mais atual.

Pois até pela repercussão do blog, estou vendo que está chegando a hora de montar minha Cafe Racer. Por isso cogito duas linhas de criação:

Uma dupla Honda: Strada + CB 400 Cafe Racer ou

Uma Dupla Yamaha: Tenere 250 faz tudo + uma RDZ fuçadinha Cafe Racer... Assim sendo, eu teria que fazer um teste com uma TN 250 para ver se o motor tem bom folego comigo mais garupa em viagens... pois eu só já peso 120kg...

Vamos ver o que rola...

halvaro
20-06-13, 15:10
Assim sendo, eu teria que fazer um teste com uma TN 250 para ver se o motor tem bom folego comigo mais garupa em viagens... pois eu só já peso 120kg...

Vamos ver o que rola...

Pelo que já li e pelas especificações, falta torque nesse 250 da Yamaha, aí que a XRE300 e principalmente a Falcon se destacam mais, podem ser pouca coisa mais potentes, mas o torque em baixa faz toda a diferença

Sobre café-racer, acho bonitinho, mas não é minha praia

abs

DOUGLAS 00
20-06-13, 15:52
Pelo que já li e pelas especificações, falta torque nesse 250 da Yamaha, aí que a XRE300 e principalmente a Falcon se destacam mais, podem ser pouca coisa mais potentes, mas o torque em baixa faz toda a diferença

Sobre café-racer, acho bonitinho, mas não é minha praia

abs

Pois é, o problema é que a Falcon e XRE não tem aquele "sex appeal " das Tenere em geral... dai eu não me pilho a trocar.

Motaro
20-06-13, 23:36
Douglas, li seu post e compreendo sua posição. Acho agora que você está certo mesmo, pois eu sigo essa linha de raciocínio. Eu queria pegar uma NFZ, Lander ou Tenere, mas teria que desembolsar uma quantia grande (cerca de 5 a 6 mil) para ter uma moto que faz a mesma coisa. São mais modernas e etc, mas os gastos não compensam.

Por outro lado o que o Halvaro disse está correto. Acho que é natural em algum momento fazermos uma "maluquice" e realizar um desejo, mesmo que ele não compense. Acho que depende da fase financeira e emocional do peão. No momento estou na mesma que a sua, Douglas, ou seja, querendo o máximo de moto pelo mínimo de dinheiro, rs.

Bandit
21-06-13, 09:49
Pensei nisso tb, sai de uma Twister, q ainda nem conseguir vender, no valor de R$5 mil, pra pegar uma Falcon por R$10.500,00 é muita dilma de diferença, acho q não vale o dobro, mas era um sonho pegar uma Falcon fina msm, agora eu vou sucessar um bom tempo com essa moto, então acho q a gente trabalha e estudar muito pra isso ne ? :D

2weels
21-06-13, 09:54
Eu sempre falo: devemos tomar as atitudes pensando com a razao e levando em conta a emoção, nunca ao contrario.

Entre fazer e Strada nao há um abismo de diferença, tenho as duas e posso dizer, inclusive ja andamos eu e meu irmao, um em cada, juntos, fizemos a rota Morungaba/Amparo/Serra Negra... Em materia de performance existe diferença sim, mas minima. Oque muda ja um pouco mais entre as 2 é o feeling da moto. A Fazer passa a impressao de ser mais "solida", mais precisa, mais estavel e andar mais, só que na realidade oque melhora mesmo é o conforto, com uma vibracao e ruido bem menores. Há de se lembrar que nao só o projeto da Fazer é mais moderno quanto a moto também é bem mais nova em idade. Sigo gostando mais das rodas da Strada, apesar de no conjunto gostar mais da Fazer.

DOUGLAS 00
21-06-13, 10:48
A grande questão é essa mesmo: Quanto vale um sonho?

- - - Updated - - -


Eu sempre falo: devemos tomar as atitudes pensando com a razao e levando em conta a emoção, nunca ao contrario.

Entre fazer e Strada nao há um abismo de diferença, tenho as duas e posso dizer, inclusive ja andamos eu e meu irmao, um em cada, juntos, fizemos a rota Morungaba/Amparo/Serra Negra... Em materia de performance existe diferença sim, mas minima. Oque muda ja um pouco mais entre as 2 é o feeling da moto. A Fazer passa a impressao de ser mais "solida", mais precisa, mais estavel e andar mais, só que na realidade oque melhora mesmo é o conforto, com uma vibracao e ruido bem menores. Há de se lembrar que nao só o projeto da Fazer é mais moderno quanto a moto também é bem mais nova em idade. Sigo gostando mais das rodas da Strada, apesar de no conjunto gostar mais da Fazer.

Justamente: O conforto geral maior e a estabilidade é superior são as grandes diferenças entre elas.

Motaro
21-06-13, 11:16
Se a Fazer é mais confortável que uma Strada, eu nunca quero andar numa Strada. Acho q a Fazer vibra mto, além do constante barulho do motor. Não sei se pq a primeira motocicleta que tive contato constante foi a GSR150i, que mais parece uma nuvem voadora do Goku de tão macia. Não vibra NADA. As vezes da até saudade, rs.

halvaro
21-06-13, 11:22
Se a Fazer é mais confortável que uma Strada, eu nunca quero andar numa Strada. Acho q a Fazer vibra mto, além do constante barulho do motor. Não sei se pq a primeira motocicleta que tive contato constante foi a GSR150i, que mais parece uma nuvem voadora do Goku de tão macia. Não vibra NADA. As vezes da até saudade, rs.

Andei uma vez, uma voltinha de nada numa Strada, o negocio vibra pra burro mesmo, mas era meio normal nas motos da época, a Intruder tb vibra muito, uma vez que tb é tecnologia dos anos 80.
Tem que se considerar tb que as Strada, mesmo conservadas, tem muitos anos de uso, desgaste natural, já não é mais nada tão justinho, então se vc sai de uma pra uma Fazer ou outra nova, é um salto grande, até uma 150 nova, mesmo com desempenho inferior, vai ser mais macia e firme.

Motaro
21-06-13, 11:33
O pecado das 250 Yamaha acho que é esse: vibração. Eu andei numa Tenere e achei q vibrava um pouco demais tbm. Acho que ´o moto mesmo, q faz mto " poc poc". Bate mto. As vezes a 85/90km/h eu chego a ouvir um som que parece que a minha moto vai esgoelar e não passar de 100 km/h, mas na verdade estou a 6mil rpm ainda. Engraçado que depois dos 100 parece que faz menos barulho, talvez pelo deslocamento. Mas eu gostava mesmo da GSR. Não ouvia nada, não tremina nada. O pecado dela era a suspensão escrota como de toda 125/150 street. Mole pra cacete. Prefiro suspensões BEM duras para que a moto nunca faça aquele movimento "gangorra"

dibars
21-06-13, 12:55
Poutz já sou o contrário. Fico puto da vida com suspensão dura. Prefiro as suspensões molengas, igual a tenerezinha.

halvaro
21-06-13, 13:00
Poutz já sou o contrário. Fico puto da vida com suspensão dura. Prefiro as suspensões molengas, igual a tenerezinha.

Teneré e outras trail não são molengas não, elas tem um curso longo, que absorve melhor as irregularidades, mas são suspensões firmes

2weels
21-06-13, 13:36
Acho que todas monocilindricas tem problemas com vibração, em algumas foi executado um trabalho de engenharia para amenizar, mas isso é inerente ao motor de 1 cilindro e 4 tempos.

Pensem só, 4 ciclos: admissao, compressao, expansao ( ou combustao ) e exaustao. Em 3 destes 4 ciclos o motor esta GASTANDO energia, e apenas em 1 ciclo está GERANDO energia. Isso torna a entrega de potencia muito irregular, sendo que 75% do tempo o motor esta freiando a moto e 25% do tempo esta acelerando. Ja num 4 cilindros ( ou mais ), praticamente em 100% do tempo algum cilindro estará na fase de expansão, ou seja, a energia é entregue de forma continua. Vibrar até vibra, porque quando a arvore de manivelas esta em PMS ou PMI nao produz energia, mas é um minimo de tempo e a vibracao só é perceptivel em baixissimas rotações.

DOUGLAS 00
21-06-13, 14:16
Se a Fazer é mais confortável que uma Strada, eu nunca quero andar numa Strada. Acho q a Fazer vibra mto, além do constante barulho do motor. Não sei se pq a primeira motocicleta que tive contato constante foi a GSR150i, que mais parece uma nuvem voadora do Goku de tão macia. Não vibra NADA. As vezes da até saudade, rs.

A Strada vibra pouco em baixas rotações... a coisa fica mais xarope apenas quando o giro está muito alto, pra lá das 7 mil rotações. A Strada se sente menos vibrações que uma CG por exemplo: Se anda com menos giros que as 125, dai se anula um pouco a bateção.

dibars
21-06-13, 14:48
Lembremos que as motocas estão vindo com sistemas anti vibrações, por exemplo a tenerezinha vibra perceptivelmente menos que uma lander. Uma tenere660 vibra um pouco menos que que uma XT660 (na verdade há uma absorção da vibração e não é repassada para o piloto).

Depois de ter possuído 4 monocilindricas vibrantes (intruder, lander XTE e XT660), afirmo que a pior coisa pra mim em uma moto é a vibração, principalmente numa viagem. A próxima motoca vai ser 2 cilindros (vstrom, transgorda, nc700, etc).

Marvila
22-06-13, 12:27
[...]
Depois de ter possuído 4 monocilindricas vibrantes (intruder, lander XTE e XT660), afirmo que a pior coisa pra mim em uma moto é a vibração, principalmente numa viagem. A próxima motoca vai ser 2 cilindros (vstrom, transgorda, nc700, etc).Também acho horrível, numa viagem, é parar para descansar e as mãos estarem "dormentes" como consequência da vibração...
Até as penas ficam com aquela chata dormência.
Agora, as HD são bicilíndricas e há relatos de vibração...
Logo, não deve ser "privilégio" somente das mono...
Mas é a velha questão...não existe a moto perfeita...a dos seus (nossos!) sonhos...

Kepler
23-06-13, 14:03
Falando a respeito de manutenção. Tenho uma ys250 2006/2006 desde zero, hoje com quase 40mil km. O que apresentou de problema nela foi os 38 mil km uma das mangueiras do radiador de óleo começou a "suar" óleo. Coisas que atribuo a moto ter passado quase um ano parada. Só funcionando único 5 mim a cada 7 dias. Creio que contribui para o ressecamento de retentores. Uma mangueira custa R$ 180,00.
Também comprei nesse tempo uma bateria nova, dois pneus traseiros, um dianteiro e um pinhão. Acho que 3 pastilhas dianteiras e duas fitas do freio a tambor traseiro, um retificador de voltagem e uma vela de ignição. Fora isso óleo a cada 3mil e filtro a toda troca.
Acho que precisarei trocar o rolamento da caixa de direção também.
Quanto ao consumo esteve entre 29 km/l e 31 km/l. Hoje, sete anos depois, está no máximo em 28 km/l. Creio que uma boa limpeza do sistema traga os resultados dos primeiros kms. Também atribuo ao longo tempo com a moto parada. Gasolina que "apodreceu" no tanque.

2weels
05-07-13, 13:13
Pior que acho que as trocas vao acabar sendo por tempo e nao KM... e se seu disser que toda vez que vou sair eu to preferindo a Strada?

Seila... acho que quando vc compra coisa nova tem q se desfazer da antiga. Peguei a Fazer num negocio, queria vender a Strada mas ja estou em duvida em relação a qual ficar...

Carlos Henrique
05-07-13, 16:42
Pior que acho que as trocas vao acabar sendo por tempo e nao KM... e se seu disser que toda vez que vou sair eu to preferindo a Strada?

Seila... acho que quando vc compra coisa nova tem q se desfazer da antiga. Peguei a Fazer num negocio, queria vender a Strada mas ja estou em duvida em relação a qual ficar...
Porque cara? Acha a Strada melhor que a Fazer?

halvaro
05-07-13, 16:50
Pior que acho que as trocas vao acabar sendo por tempo e nao KM... e se seu disser que toda vez que vou sair eu to preferindo a Strada?

Seila... acho que quando vc compra coisa nova tem q se desfazer da antiga. Peguei a Fazer num negocio, queria vender a Strada mas ja estou em duvida em relação a qual ficar...

É bom não ficar se apegando tanto as coisas, nunca vc vai ter tudo num produto só, sempre tem vantagens e desvantagens em todas

DOUGLAS 00
05-07-13, 18:38
Se o cara tá feliz com a Strada, deixa ele ser feliz com a Strada ora kkkkk

Eu mesmo apesar de ficar babando na minha Strada, ao pensar de vender ela, me bate um aperto... mais por causa das lembranças que tenho quando olho para aquela moto ali... muita história para se contar!

Em relação a qual ficar, analise também qual oferece melhor retorno financeiro, tanto para manter como para vender.

2weels
05-07-13, 19:16
Ah seila... A Fazer nao é tao superior a Strada a ponto de justificar valer o dobro. Ainda mais que estou precisando de $ mesmo...

Acho que vou me forçar andar mais com ela ver se pego gosto por ela.