PDA

Ver Versão Completa : Dúvida sobre as juntas das laterais do motor.



Razr
23-06-13, 17:58
Olá, estou polindo o motor da minha moto, uma titan 150 es, e agora só falta polir as tampas laterais, ja tenho tudo oq precisa pra polir, mas nao comprei as juntas das laterais, e um amigo falou que nao pode usar a mesma junta, entao essa é minha dúvida, posso usar a mesma junta ou tenho que comprar novas? Posso usar a mesma junta só pra andar uns 30km com ela, e depois trocar? é porque moro longe da cidade, e preciso da moto pra ir comprar as juntas, e agora nao posso sair. Tem algum cuidado especial ao tirar as juntas?
Obrigado desde Já !

chriskopsch
23-06-13, 19:09
O bom é sempre colocar novo, mas se vc colocar a velha e não vazar pode rodar esses 30km sem problemas...

Ivan RJ
23-06-13, 19:15
Vamos fazer isso de forma definitiva.
Abra as tampas com cuidado para não destruir as juntas. Quando for montar as tampas laterais passe um pouco de silicone Abro (Cinza) na beirada do bloco e da tampa formando um sanduíche com a junta, recoloque as tampas e aperte os parafusos.
NÃO IRÁ VAZAR UMA GOTA DE ÓLEO.
Um grande abraço a todos os irmãos.
PS: Quando monto algum motor com juntas novas, eu uso o silicone para ter certeza que não terei vazamento algum. Esse silicone é fabricado nos Estados Unidos.
Um grande abraço a todos os irmãos.

Caique
23-06-13, 19:18
essa cola mt boa msm..........

Razr
23-06-13, 19:22
...Quando for montar as tampas laterais passe um pouco de silicone Abro (Cinza) na beirada do bloco e da tampa formando um sanduíche com a junta, recoloque as tampas e aperte os parafusos.
NÃO IRÁ VAZAR UMA GOTA DE ÓLEO .
No momento só tenho uma cola de juntas de diesel, será que serve?

Ivan RJ
23-06-13, 19:23
NÃO, NÃO, NÃO, NÃO.............................................
Não deixe esse veda juntas chegar perto da moto!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Se não tiver nada de silicone, use graxa, qualquer uma.
Um grande abraço a todos os irmãos.

Razr
23-06-13, 19:38
NÃO, NÃO, NÃO, NÃO.............................................
Não deixe esse veda juntas chegar perto da moto!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Se não tiver nada de silicone, use graxa, qualquer uma.
Um grande abraço a todos os irmãos.
Ok, consegui encontrar um abençoado que vai amanha pra city no meio desse barro todo, encomendei as juntas, vou ver com o mecanico que tem aqui por perto, se ele tem esse silicone Abro, se ele nao tiver, vou usar graxa mesmo,.
Obrigado e grande abraço !

Stone
24-06-13, 09:21
Só tenha cuidado ao raspar as juntas, as originais são muito chatas de raspar e precisa ter muito cuidado se não arranha as peças todas.
Se a junta original não rasgar na desmontagem, passe um pano com thinner ou gasolina pra tirar TODA a gordura, passe o silicone cinza que o Ivan falou e monte novamente. É muito mais fácil, rápido e seguro do que trocar a junta!
Ps. Eu uso o silicone da Orbi química, é ótimo tbm!

bruno almeida
24-06-13, 09:51
Desculpe Ivan e Stone mas não vejo a mínima necessidade de se usar silicone... Se a junta sair inteira pode ser montada novamente. Se sair rasgada,raspe a velha com um estilete(nunca com faca) e monte a nova e seja feliz

Razr
24-06-13, 11:49
Só tenha cuidado ao raspar as juntas, as originais são muito chatas de raspar e precisa ter muito cuidado se não arranha as peças todas.
Se a junta original não rasgar na desmontagem, passe um pano com thinner ou gasolina pra tirar TODA a gordura, passe o silicone cinza que o Ivan falou e monte novamente. É muito mais fácil, rápido e seguro do que trocar a junta!
Ps. Eu uso o silicone da Orbi química, é ótimo tbm!
Desculpe a ignorancia, é que sou bem leigo mesmo, e nunca tirei as tampas do motor, mas, eu raspo a junta pra tirar algum excesso de gordura, óleo, ou sujeira?, raspar com estilete mesmo como o bruno almeida falou?

- - - Updated - - -


Desculpe Ivan e Stone mas não vejo a mínima necessidade de se usar silicone... Se a junta sair inteira pode ser montada novamente. Se sair rasgada,raspe a velha com um estilete(nunca com faca) e monte a nova e seja feliz
Raspar a velha e montar a nova junto? desculpa a pergunta deve ser óbvia, mas tenho medo de fazer errado e dar algum problema.

Stone
24-06-13, 12:14
Cada um faz como achar melhor. Como eu não quero fazer o mesmo serviço duas vezes eu passo silicone.

Razr, ou deixa a velha ou raspa ela toda até sair tudo e coloca uma junta nova

Razr
24-06-13, 12:37
Cada um faz como achar melhor. Como eu não quero fazer o mesmo serviço duas vezes eu passo silicone.

Razr, ou deixa a velha ou raspa ela toda até sair tudo e coloca uma junta nova
Bom, como estou sem o silicone no momento, e as juntas novas vao chegar hoje, vou raspar a velha, e montar com graxa, como ja me indicaram, até conseguir comprar o silicone ( no fim de semana compro ), nao tem problemas nao né, de montar primeiro com graxa, e depois de uns dias colocar silicone?

Stone
24-06-13, 12:45
Se não vazar nem meche mais

Ivan RJ
24-06-13, 18:29
Bruno, hoje nós temos produtos com qualidade muito superior ao papel. Junta que eu uso é somente cilindro e cabeçote, mais nada.
Todas as juntas eu substituo por silicone, esse que o Stone citou é de excelente qualidade. Nós que trabalhamos com moto não temos tempo para a dúvida, e muito menos o cliente, quando fechamos alguma coisa na moto, seja lá o que for, não pode vazar NADA!!!!!
Um grande abraço a todos os irmãos.

pedromartins
24-06-13, 18:42
Juntas são baratas, o kit completo é 12,00 (o da Titan e YBR) Originalmente somente a parte que une as duas tampas centrais do motor são montadas com silicone, o resto usa papel ou aluminio, no caso do cilindro, sendo assim, melhor manter original. O silicone se nao for corretamente aplicado pode ir pra o oleo e melar tudo entupindo as galerias.


http://www.youtube.com/watch?v=g69XnQ33o1A

bruno almeida
24-06-13, 19:48
em qualquer motor que as as faces de contato não estejam danificadas,usar silicone é serviço porco.Nunca usei silicone e nem graxa e nunca tive problemas de vazamento... Onde vai junta,não vai cola ou silicone.

Caique
24-06-13, 19:58
em qualquer motor que as as faces de contato não estejam danificadas,usar silicone é serviço porco.Nunca usei silicone e nem graxa e nunca tive problemas de vazamento... Onde vai junta,não vai cola ou silicone.
x2 tb penso assim....
se nao tiver marcada a peça só limpo bem passo desengordurante e a junta nova sem nada...
onde nao tem junta vai cola.....

Razr
24-06-13, 20:45
Bom, amanha chegam as juntas, e posto aqui o resultado, se vai vazar só as juntas ou nao, como estao as velhas, mas acho que o serviço fica bem melhor usando silicone, como disseram o Stone e o Ivan, é pra fazer o serviço e nao ter dores de cabeça futuras, eu mesmo ja passei por algo parecido, onde abri o meu bura pra limpar, e na hora de fechar ficava vazando na juntas, fui no meu amigo ( que é mecanico ) e ele me cedeu um pouco de cola de junta, e nunca mais tive dores de cabeça. Abraço a todos.

pedromartins
24-06-13, 21:02
As juntas originais de fabrica vieram com silicone? pois é.

Stone
24-06-13, 21:24
Um motor aberto uma vez não é mais original (lacrado), e nunca mais será.
Esse é o tipo de serviço que cada um faz como achar melhor.

Quando a junta é original e não rasgar eu passo silicone e fecho, assim me polpa meu tempo (que é precioso) e o motor da moto não dá de ver que já foi aberto alguma vez.

Ivan RJ
24-06-13, 23:07
Bruno:
1º Não é serviço porco, é serviço inteligente usando uma tecnologia mais avançada e por isso mais cara. As fábricas não usam porque é muito mais barato o papel.
Vc está redondamente enganado.
2º O bloco do motor da Yes é fechado com silicone de fábrica, a Suzuki não é de economizar em besteiras.
Eu acho que vcs tem que pensar um pouco, pois, uma coisa é mexer na nossa moto e outra é trabalhar e se responsabilizar pelo serviço executado na moto de um cliente que não quer saber o que vc fez e sim saber que poder viajar tranquilo e com total segurança.
Galera eu tenho 43 anos de motociclismo, acho que aprendi um pouquinho durante esse tempo.
Um grande abraço a todos os irmãos.

Banduleiro
26-06-13, 19:30
Apenas respondendo a pergunta do início do tópico; amigo, eu já tirei a tampa da embreagem da minha moto duas vezes e a recoloquei da mesma maneira que tirei, nem mexi na junta e até hoje nada de vazamento por essa junta.

Razr
26-06-13, 19:36
Apenas respondendo a pergunta do início do tópico; amigo, eu já tirei a tampa da embreagem da minha moto duas vezes e a recoloquei da mesma maneira que tirei, nem mexi na junta e até hoje nada de vazamento por essa junta.
Entao, abri a tampa para polir a lateral, e a junta estava intacta, montei normal e nao vazou nada, Obrigado a todos. Abraços.

Banduleiro
26-06-13, 21:24
Entao, abri a tampa para polir a lateral, e a junta estava intacta, montei normal e nao vazou nada, Obrigado a todos. Abraços.
Então meu amigo, como uma junta não é cara, não custa nada meter as caras e fazer, na maioria das vezes é melhor ir por experiência própria.

Abraço.

Razr
26-06-13, 21:34
Então meu amigo, como uma junta não é cara, não custa nada meter as caras e fazer, na maioria das vezes é melhor ir por experiência própria.

Abraço.
Entao, eu havia pedido pra um amigo comprar pra mim, mas o barro nao deixou ele sair daqui, e acabei abrindo sem ter juntas novas em maos, mas é de boa, estao intactas, nem vou comprar novas nao. Abraços.

pedromartins
26-06-13, 21:46
Praticamente em todas as motos o bloco é unido por silicone, se voce ver um video na internet da Ducati ou EBR vai ver como é aplicado através de um robô de modo a não deixar nenhuma imperfeição, uma bisnaga de silicone é muito mais barata que um jogo de juntas sendo que o silicone da pra unir três ou quatro motores.

Ate hoje nao vi nehuma moto com partes que nao seja o bloco unido por silicone, todas as partes usam juntas de papel por serem mais confiáveis e nao deixarem rebarbas dentro do motor. Se voce puder observar a junta de uma YBR vai notar que ela forma uma galeria que faz com que um canal leve oleo ate a parte de cima, se fechar com silicone a pressão dentro da galeria faz com que o oleo nao suba com pressão suficiente sem contar que dá 4 vezes mais trabalho aplicar silicone na tampa do motor pra que ele saia perfeito e nao deixe aquela borda e garanta perfeita vedação.

Se um mecanico tocar em minha moto e eu ver silicone, depois de ver o video que postei ja fico logo desconfiado da merda que ele pode ter feito dentro do motor e eu nem ví, mesmo que ele tenha feito certo eu vou querer trocar e pro a junta de papel.

bruno almeida
26-06-13, 22:26
Praticamente em todas as motos o bloco é unido por silicone, se voce ver um video na internet da Ducati ou EBR vai ver como é aplicado através de um robô de modo a não deixar nenhuma imperfeição, uma bisnaga de silicone é muito mais barata que um jogo de juntas sendo que o silicone da pra unir três ou quatro motores.

Ate hoje nao vi nehuma moto com partes que nao seja o bloco unido por silicone, todas as partes usam juntas de papel por serem mais confiáveis e nao deixarem rebarbas dentro do motor. Se voce puder observar a junta de uma YBR vai notar que ela forma uma galeria que faz com que um canal leve oleo ate a parte de cima, se fechar com silicone a pressão dentro da galeria faz com que o oleo nao suba com pressão suficiente sem contar que dá 4 vezes mais trabalho aplicar silicone na tampa do motor pra que ele saia perfeito e nao deixe aquela borda e garanta perfeita vedação.

Se um mecanico tocar em minha moto e eu ver silicone, depois de ver o video que postei ja fico logo desconfiado da merda que ele pode ter feito dentro do motor e eu nem ví, mesmo que ele tenha feito certo eu vou querer trocar e pro a junta de papel.

Falou tudo!!!!!

Ivan RJ
27-06-13, 12:41
Se o Stone tiver "saco" para ensinar a vcs como fazer juntas, tudo bem. Realmente eu não tenho. Se ao invés de saírem condenando um procedimento corretíssimo e moderno,perguntassem como fazer, tudo bem. Mais com pensamentos pré concebidos e arcaicos, eu tô fora.
Usem juntas de papel, sou plenamente a favor.
Um grande abraço a todos os irmãos.

Limabl
27-06-13, 12:56
Um motor aberto uma vez não é mais original (lacrado), e nunca mais será.
Esse é o tipo de serviço que cada um faz como achar melhor.

Quando a junta é original e não rasgar eu passo silicone e fecho, assim me polpa meu tempo (que é precioso) e o motor da moto não dá de ver que já foi aberto alguma vez.E unuca faço isso stone só no bloco mesmo,quando abro uma tampa lateral eu não uso a mesma nem que a vaca tuça bolinhas coloridas "coreanas"rsrsrs,eu só uso jantas originais ou veda motors....

- - - Updated - - -


Bruno:
1º Não é serviço porco, é serviço inteligente usando uma tecnologia mais avançada e por isso mais cara. As fábricas não usam porque é muito mais barato o papel.
Vc está redondamente enganado.
2º O bloco do motor da Yes é fechado com silicone de fábrica, a Suzuki não é de economizar em besteiras.
Eu acho que vcs tem que pensar um pouco, pois, uma coisa é mexer na nossa moto e outra é trabalhar e se responsabilizar pelo serviço executado na moto de um cliente que não quer saber o que vc fez e sim saber que poder viajar tranquilo e com total segurança.
Galera eu tenho 43 anos de motociclismo, acho que aprendi um pouquinho durante esse tempo.
Um grande abraço a todos os irmãos.A yamaha usa bloco fechado com silicone desde da linha RX,a honda adotou isso só em 2000 pra ka,em motos de alta cc o bloco,tampas lateral tudo é vedado com um silicone especial,o poblema é que nos motores comvencionais a fundição dos blocos e tampas não são perfeitas como em motos de alta cc,por isso a junta de papel !!!

pedromartins
27-06-13, 12:59
As vedamotors são juntas de excelente qualidade. Na minha moto no coletor de admissão a parte que liga ele a carcaça do motor tem um anel de borracha dentro que perdeu a eficácia. Comprei papel cartão e fiz uma junta e esta la perfeita.

Limabl
27-06-13, 13:00
Se o Stone tiver "saco" para ensinar a vcs como fazer juntas, tudo bem. Realmente eu não tenho. Se ao invés de saírem condenando um procedimento corretíssimo e moderno,perguntassem como fazer, tudo bem. Mais com pensamentos pré concebidos e arcaicos, eu tô fora.
Usem juntas de papel, sou plenamente a favor.
Um grande abraço a todos os irmãos.as vezes o que me deixa retado é esse tipo de comportamento em alguns users Ivan,os caras não são mecânicos,e ao imvès de perguntar como é feito para os mais entendidos no assunto ficam é dando pitacos onde não intende e ainda acham que estão certos,e é o mecânico que esta querendo se dar bem,mecânico bom no brasil é a quele que pega um pistão rachado ao meio cola com super bond e monta denovo rsrsrs!!!!!!!

magrao tk
27-06-13, 13:12
Aqui não tem essa cola de silicone específica, tem só aquela comum transparente vendida em loja de ferramentas e material elétrico. Já usei ela com a junta velha que ficou presa perfeitamente no bloco quando abri. Apenas limpei as faces e passei na tampa um pouquinho dessa silicone, bem pouco mesmo. Não se pode exagerar pra não ficar resíduos dentro do motor. Claro que no apertar os parafusos já se tem uma noção, pois se transbordar cola por fora certamente o mesmo vai acontecer pelo lado de dentro.

Esses dias sugeri pra tampa seca do magneto passar essa cola silicone, pra não entrar água. O Stone disse que essa cola libera vapores na secagem e que podem enferrujar as peças.

Então a dúvida que eu tenho é: Em toda a cola de silicone acontece isso, ou só nessa simples? Podem ser usadas só em lugares que vão óleo depois, como na tampa da embreagem ou essa cola de silicone que voces usam não tem essa restrição? Espero que tenham entendido bem a minha dúvida. No motor que usei o silicone normal não tive problemas, alem do silicone evitar de romper a junta. Já abri mais de uma vez, e só limpei as partes e apliquei novo silicone ainda com a mesma junta no lugar.

Stone
27-06-13, 14:51
Magrão, no resto do motor não tem problema devido ao óleo e pq tem um respiro pra sair os gases. Nos magnetos secos se passar silicone o vapor ácido fica lá dentro pq não tem por onde sair, e como não há proteção nas peças elas acabam enferrujando. E todo silicone libera esses vapores, desde o transparente normalzinho até os de alta temperatura.

bruno almeida
27-06-13, 16:37
Fazem o seguinte,peguem a tampa da embreagem da titan 150 e coloquem silicone ali onde passa os dutos de lubrificação... Na tampa do estator até é possível,mas é desnecessário. E usar silicone não é nada moderno...

Stone
27-06-13, 17:42
Queria ver vocês desmontando e montando só com a junta uma CG daquelas que já foram abertas 50 vezes na base da chave de fenda. Seria bonito de ver o óleo melecando por todo lado!

bruno almeida
27-06-13, 18:58
Queria ver vocês desmontando e montando só com a junta uma CG daquelas que já foram abertas 50 vezes na base da chave de fenda. Seria bonito de ver o óleo melecando por todo lado!
Stone, eu sempre me referi a motores com as faces integras... Nesses casos ai que vc citou,acho que nem cimento resolve kkkkkkkkkkkkkkkk

Stone
27-06-13, 20:13
Estou testando em minhas motos e já em algumas de amigos um outro tipo de selante, uma tal de borracha termoplástica. É tipo uma cola, depois de seca vira uma borracha, muito flexível e resistente e adere em qualquer superfície. Comprei ela pra fabricar um filtro de ar de PVC pra uma XTZRD, aí gostei do resultado e fiz mais uns testes e venho me surpreendendo cada vez mais. Ela cola muuito, é muito resistente e depois é fácil de tirar.

A cola é essa:

http://static.mercadoshops.com/selante-elastil-borracha-termoplastica-cinza-280g_iZ1335XvZmXpZ1XfZ28168360-463603634-1.jpgXsZ28168360xIM.jpg

Recomendo a todos, não só pra usar em motos, mas pra algum vazamento, uma calha furada ou qualquer coisa do tipo, é muito superior ao silicone!

- - - Updated - - -

Fiz até umas pelotinhas com ela e colei na parede no lugar onde a massaneta de portas ficavam batendo, amortece bastante e evita danos na parede