PDA

Ver Versão Completa : Rosca do Carter espanada



roggarcia
23-06-13, 18:39
Pessoal, tô meio no desespero...


Ia trocar o óleo, porém ao fechar o parafuso do carter, ele roda... roda e não fecha. Parece que eu forcei demais. =/

E agora?

Abs

- - - Updated - - -

*ele chega a fechar bem, mas se forçar, volta a rodar. Não sei se é o parafuso ou o carter. =/

- - - Updated - - -

Nesse caso, o máximo que terei de fazer é comprar uma nova tampa, tipo essa?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-482493212-tampa-bujo-oleo-comp-c-suzuki-yesintruder-tampa-carter-_JM

Ivan RJ
23-06-13, 18:48
Essa é uma das vantagens da Suzuki, mas não teria o menor problema se essa peça não existisse. Bastava fazer o helicoil, um fio de aço é colocado dentro da rosca espanada e a mesma fica perfeita com o mesmo parafuso.
Se vc quiser quebrar um galho, pode usar silicone em volta da cabeça do parafuso, Para Quebrar Galho, não vaza NUNCA.
Um grande abraço a todos os irmão.

roggarcia
23-06-13, 18:54
Então basta trocar a tampa do cárter, Ivan?

Acabei de virar fã da suzuki! Fui pesquisar e a galera das CG's da vida estavam indicando tirar o motor da moto pra refazer a rosca o.O!

Muito obrigado! Salvou meu dia!

Ivan RJ
23-06-13, 19:09
Também não precisa tirar o motor para fazer rosca nas "ondas", nem fazer rosca, como eu disse acima, basta colocar o helicoil. Fica melhor que fazer rosca nova.
Um grande abraço a todos os irmãos.
PS: Como eu disse, para quebrar o galho, vc pode passar um pouco de silicone, mesmo o vagabundo que vende em papelaria, em volta da cabeça do parafuso e aperta-lo até onde possa. Deixe secar, coloque o óleo que estará pronta. Não irá vazar de forma alguma. É uma gabiarra que pode ser feita até que o conserto correto possa ser efetuado.

roggarcia
23-06-13, 19:14
Aham, sim!

Mas amanhã já irei comprar uma nova tampa para o carter! Aproveito e limpo o filtro de tela dele! :)

Lampada
23-06-13, 19:24
Tenho uma intruder 2008 como você e pensave que so eu dava esse azar. Ja troque o parafuso do carter 3X e a moto so esta com 20mil. Parecia que estava tudo ok, quando a moto esquentava vazava todo óleo.

roggarcia
23-06-13, 20:12
Tenho uma intruder 2008 como você e pensave que so eu dava esse azar. Ja troque o parafuso do carter 3X e a moto so esta com 20mil. Parecia que estava tudo ok, quando a moto esquentava vazava todo óleo.


Vou trocar por um novo justamente pelo medo de dar merda quando o motor esquentar. =/

Dinomura
23-06-13, 20:27
Isso ai roggarcia (http://www.pequenasnotaveis.com.br/members/roggarcia-31246/)
troca a tampa de vez, uma vez espanou o da minha yes e comprei essa tampa ai , solta os 3 parafusos em volta e substitui, só espera o motor ta bem frio para não espanar esses tres pq ele são presos no motor e se espana ja viu ^^.. paguei 35 na Suzuki.. e vê se da proxima não aperta tanto e sempre com o motor friooo..

pedromartins
23-06-13, 20:48
Pessoal, parafuso de moto nao é parafuso de roda de caminhão. O parafuso do carter não precisa ficar apertado como quem aperta uma roda de trator, é so fechar com a mao e apertar com a forca de uma crianca de 4 anos. Se ficar apertando desse jeito nao tem moto que aguente porque ali é aço com aluminio. Ja troquei o oleo de minha moto 28 vezes (esta com 28 mil km e troco de mil em mil, é 2009) e a rosca esta perfeita e nunca folgou ou caiu.

roggarcia
23-06-13, 21:08
Vou aproveitar o que aconteceu e deixar o carter aberto a noite toda pra tirar o máx. possível do óleo velho (mexi um pouco com a moto e pingou bastante, mesmo após horas deixando escorrer). Há algum problema nisso?

Abs!

- - - Updated - - -


Pessoal, parafuso de moto nao é parafuso de roda de caminhão. O parafuso do carter não precisa ficar apertado como quem aperta uma roda de trator, é so fechar com a mao e apertar com a forca de uma crianca de 4 anos. Se ficar apertando desse jeito nao tem moto que aguente porque ali é aço com aluminio. Ja troquei o oleo de minha moto 28 vezes (esta com 28 mil km e troco de mil em mil, é 2009) e a rosca esta perfeita e nunca folgou ou caiu.


Eu tive é sorte de não fazer o mesmo com os parafusos do filtro de óleo!
Falando nisso, de quantos em quantos km é bom dar uma olhada no aperto dos parafusos, pedromartins? Dá pra fazer isso em casa mesmo?

Abs!

magrao tk
23-06-13, 21:23
Se nesse parafuso das Suzuki tem algum tipo de arruela de metal ou borracha vedante... tá aí a pecinha fundamental! Quando se tira esse parafuso tem que trocar essa arruela. Acontece que depois que ela foi apertada perde a função de vedar. Aí cada vez mais tem de arrochar o aperto pra não vazar, é tipo torneira de pia gasta, cada vez tem que apertar mais. É aí que acontece de espanar a rosca, excesso de aperto. E o vedante baratinho evita isso, pois basta dar um apertinho firme que já não vaza.

roggarcia
23-06-13, 21:51
Se nesse parafuso das Suzuki tem algum tipo de arruela de metal ou borracha vedante... tá aí a pecinha fundamental! Quando se tira esse parafuso tem que trocar essa arruela. Acontece que depois que ela foi apertada perde a função de vedar. Aí cada vez mais tem de arrochar o aperto pra não vazar, é tipo torneira de pia gasta, cada vez tem que apertar mais. É aí que acontece de espanar a rosca, excesso de aperto. E o vedante baratinho evita isso, pois basta dar um apertinho firme que já não vaza.


Depois que forcei demais, tirei e vi umas "rebarbas" de metal em forma de rosca. Isso indica que não há nenhuma borracha ou coisa do tipo?

Diey
23-06-13, 23:28
Essa é uma das vantagens da Suzuki, mas não teria o menor problema se essa peça não existisse. Bastava fazer o helicoil, um fio de aço é colocado dentro da rosca espanada e a mesma fica perfeita com o mesmo parafuso.
Se vc quiser quebrar um galho, pode usar silicone em volta da cabeça do parafuso, Para Quebrar Galho, não vaza NUNCA.
Um grande abraço a todos os irmão.

Ivan, meu caro, tudo bem?
Já te mandei uma MP no passado sobre esse assunto e aqui estou eu de novo.
Voce poderia me mostrar como fazer esse helicoil? Consigo fazer eu mesmo, em casa? Do que preciso?
Ou tenho que levar numa oficina?

Minha factor espanou a rosca do carter tem uns 5 meses e tenho feito a troca colocando veda rosca no bujão do óleo.
Está funcionando, mas quero sanar o problema de uma vez sem ter que mandar refazer a rosca colocando um bujão maior.
Muito obrigado pela sua ajuda constante!
Grande abraço!

Dinomura
24-06-13, 12:18
Depois que forcei demais, tirei e vi umas "rebarbas" de metal em forma de rosca. Isso indica que não há nenhuma borracha ou coisa do tipo?

Como a parte de baixo é de alumínio e o parafuso de aço realmente acontece isso quando força. O parafuso na verdade ele tem uma arruela de alumínio que faz a vedação... porem com o tempo o mesmo fica muito amassado e para de vedar ai tem que trocar essa arruela.
O segredo para não espanar é soltar o parafuso com o motor frio e não apertar muito.

pedromartins
24-06-13, 12:53
A minha Factor 2009 tem uma arruela de cobre e é a original aperto com o torque necessario e nunca vazou uma gota sequer..

Ivan RJ
24-06-13, 18:24
Nossa Senhora, vcs estão desaprendendo?

1º Como tirar o parafuso (Bujão) com motor frio, se a troca de óleo deve ser feita com o motor quente, óleo quente? (Dinomura)
2º Magrão, não precisa trocar, NUNCA, essa tal arruela de vedação. O segredo é não apertar estupidamente o bujão, eu ainda passo um pouco de silicone, Abro, na base da cabeça do parafuso, veda perfeitamente bem. Não vaza um pingo sequer.
3º Diey, leva a moto em qualquer retifica de motores, não importa se é de carros ou moto, e manda o caboclo colocar o helicoil. Não dá para fazer em casa. Leve óleo para o motor, pois, vc terá que tirar o bujão para realizar o serviço. Fica muito melhor que quando era novo.
4º Se quiserem retirar mais óleo velho:
Deitar a moto para um lado e para o outro ou retirar o cachimbo da vela e bater no arranque.
Simples, não é?
Um grande abraço a todos os irmãos.

Diey, não é nenhum incomodo, nós estamos aqui para nos ajudar. Não acredito que viemos para esse planetinha à passeio.

jott257
24-06-13, 22:21
A minha yes eu mesmo troco o oleo em casa e tinha cometido esse vacilo... levei numa oficina que so meche com torno essas coisas e ficou em R$:30,00 o conserto...

Tirei a tampa do carter e levei no cara ele fez um bujao novo tamanho 16 e abrio o buraco pra 16, poderia encher e por helicoil + nao tinha na hora.. e encher com solda e refazer o furo sairia mais caro e poderia deformar a peça com calor

Ivan RJ
24-06-13, 22:59
jott257 (http://www.pequenasnotaveis.com.br/members/jott257-17889/), vc teria menos trabalho se fosse na cc e comprasse a tampa. O serviço seria muito melhor que abrir a rosca.
Um grande abraço a todos os irmãos.

roggarcia
24-06-13, 23:10
A minha yes eu mesmo troco o oleo em casa e tinha cometido esse vacilo... levei numa oficina que so meche com torno essas coisas e ficou em R$:30,00 o conserto...

Tirei a tampa do carter e levei no cara ele fez um bujao novo tamanho 16 e abrio o buraco pra 16, poderia encher e por helicoil + nao tinha na hora.. e encher com solda e refazer o furo sairia mais caro e poderia deformar a peça com calor


Poxa, quanto trabalho!
Paguei 20 reais na tampa do cárter nova! Facinho de trocar! :)

Diey
25-06-13, 00:48
Nossa Senhora, vcs estão desaprendendo?

1º Como tirar o parafuso (Bujão) com motor frio, se a troca de óleo deve ser feita com o motor quente, óleo quente? (Dinomura)
2º Magrão, não precisa trocar, NUNCA, essa tal arruela de vedação. O segredo é não apertar estupidamente o bujão, eu ainda passo um pouco de silicone, Abro, na base da cabeça do parafuso, veda perfeitamente bem. Não vaza um pingo sequer.
3º Diey, leva a moto em qualquer retifica de motores, não importa se é de carros ou moto, e manda o caboclo colocar o helicoil. Não dá para fazer em casa. Leve óleo para o motor, pois, vc terá que tirar o bujão para realizar o serviço. Fica muito melhor que quando era novo.
4º Se quiserem retirar mais óleo velho:
Deitar a moto para um lado e para o outro ou retirar o cachimbo da vela e bater no arranque.
Simples, não é?
Um grande abraço a todos os irmãos.

Diey, não é nenhum incomodo, nós estamos aqui para nos ajudar. Não acredito que viemos para esse planetinha à passeio.


Obrigado, mestre. Sou seu fã.
Grande abraço

jott257
25-06-13, 01:08
eh... devia ter ido na CC ver o preço da tampa + pensei que ia ficar em torno de uns R$:50,00 de qualquer forma tambem resolveu...

Dinomura
25-06-13, 13:49
Nossa Senhora, vcs estão desaprendendo?

1º Como tirar o parafuso (Bujão) com motor frio, se a troca de óleo deve ser feita com o motor quente, óleo quente? (Dinomura)
2º Magrão, não precisa trocar, NUNCA, essa tal arruela de vedação. O segredo é não apertar estupidamente o bujão, eu ainda passo um pouco de silicone, Abro, na base da cabeça do parafuso, veda perfeitamente bem. Não vaza um pingo sequer.
3º Diey, leva a moto em qualquer retifica de motores, não importa se é de carros ou moto, e manda o caboclo colocar o helicoil. Não dá para fazer em casa. Leve óleo para o motor, pois, vc terá que tirar o bujão para realizar o serviço. Fica muito melhor que quando era novo.
4º Se quiserem retirar mais óleo velho:
Deitar a moto para um lado e para o outro ou retirar o cachimbo da vela e bater no arranque.
Simples, não é?
Um grande abraço a todos os irmãos.

Diey, não é nenhum incomodo, nós estamos aqui para nos ajudar. Não acredito que viemos para esse planetinha à passeio.

Aprendi assim com os mexanicos das cc que vou :p, pelo jeito é melhor trocar kkkkk.. imagino que com o oleo quente ele flui melhor .. mais estamos falando de 1 litro de oleo.. ele frio já não sairia fácil do motor?
Tiro esse ideia da mesma de parafusos de motores e outras peças metálicas que quando quente tente a espanar, pois todo metal quente expande sua massa ....;) ficam duros de sair e ou espanam a rosca ou se quebram...
Confio muito no que o Ivan diz mas nesse caso prefiro trocar melo menos morno.

aryperna
25-06-13, 20:59
A minha aconteceu o contrário uma vez, apertei tanto que na outra troca de óleo o parafuso não saiu nem com reza brava. Tive que trocar a tampa também. Agora toda vez que faço a troca ponho fita veda rosca, tiro a velha e ponho nova. Desse jeito o aperto final não precisa ser tão grande.

- - - Updated - - -

Quanto a discussão óleo quente X parafuso espandir e ficar preso eu resolvo assim: com o motor frio eu afroxo rasoavelmente o parafuso, ligo a moto um pouco e deixo ela trabalhando para o motor esquentar. Depois desligo e espero uns 5 minutos para o óleo ir para a parte de baixo do motor. Pronto, o óleo está quente, já na parte de baixo do motor e não tem como estragar o parafuso tirando porque ele já estava frouxo.

Ivan RJ
26-06-13, 00:02
Dinomura, quando óleo está quente fica mais fino, logo, sai com muito mais facilidade de dentro do motor. Não é fácil?
Olha Aryperna na área, fala irmãozinho, precisamos marcar alguma coisa. Acho que vc tem meus tels pela lista que o Helinho fez da galera da Praça. Quando puder me telefone.
Um grande abraço a todos os irmãos.

magrao tk
26-06-13, 00:41
Ivan, no caso das vedações que são de borracha até não tem necessidade, mas no caso das arruelas de alumínio do bujão de algumas motos eu prefiro trocar. Depois de apertada muitas vezes cada vez fica mais esmagado, e por consequencia mais dura, sem vedar tão bem. No caso das minhas 2t geralmente substituo, motos já antigas, prefiro gastar um pouquinho mais e manter a rosca. Afinal se fosse assim nem as juntas do motor eu precisaria trocar.

pedromartins
26-06-13, 10:54
Bem, a vantagem da Yamaha é que o carter é de aço. Se espanar ou troca a tampa do motor (nao a lateral) ou abre nova rosca que fica 100%. Mas continuo dizendo: não apertem parafusos de moto como se aperta parafuso de trator.