PDA

Ver Versão Completa : Óleos lubrificantes (explicação difinitiva).....



Limabl
29-06-13, 11:35
Bom amigos do PN,observei que não só aqui, mas os motociclistas no geral tem um grande tabu em relação aos lubrificantes,e isso se deve á falta de conhecimento no assunto ou até mesmo por falta de imformações mais esclarecedoras.Pois bem,hoje isso pode acabar, este artigo que vou postas pode tirar suas duvidas de uma vez por todas.

Espero que seja util para o forum,parte desse texto foi retirado do documentário do Duke Williams engenheiro automotivo e aeroespacial....
http://www.cvmarj.info/uploads/Engine_Oil_-_Tradu__o.pdf

Abs a todos do PN .....

Óleo Lubrificante

Existe provavelmente mais discussão sobre óleo lubrificante para motor do que
sobre qualquer outro assunto automotivo. Existem até sites inteiros na Internet
dedicados a esse assunto. Infelizmente mais de 90% do que se lê e se ouve é
baseado em mito, desinformação ou jogada de marketing.
Há mais de 50 anos as indústrias automobilística e de petróleo, através do
American Petroleum Institute (API), estabeleceram padrões de óleo lubrificante.
Como resultado disso o óleo lubrificante se tornou um produto genérico. No
entanto é sempre necessário avaliar os diversos óleos disponíveis antes de
usá-los, para se assegurar que eles são apropriados para a utilização em vista.
O API emprega um sistema que remonta a 1969 para identificar as
características de serviço. Há duas categorias básicas:
- Categorias que começam com "S" - atuais, antigas ou obsoletas - que são
destinadas a motores com ignição por centelha (nota do tradutor: Spark - daí o
S), os motores a gasolina; e
- Categorias que começam com "C", que são destinadas a motores com
ignição por compressão (nota do tradutor: Compression, daí o C), os motores
diesel.
As categorias de serviço evoluiram até as atuais SM, com base nos requisitos dos motores produzidos
em cada época. Eu enfatizo os motores produzidos em cada época pois a atual
categoria SM não é o melhor óleo lubrificante para motores antigos, por razões
que vou explicar.
Como regra geral os requisitos de desempenho tanto das categorias S como
das C aumentaram significativamente ao longo dos anos. No entanto,
mudanças recentes reduziram a concentração de aditivos anti-desgaste em
razão dos sub-produtos de sua queima reduzirem a vida dos catalisadores.
Essa redução se deve aos padrões mais apertados impostos pela EPA
(Environment Protection Agency) para emissão de poluentes e para garantia
dos sistemas de controle de emissão. Ao mesmo tempo os projetos modernos
de motores também reduziram a necessidade de aditivos anti-desgaste.
Aditivos, que são críticos para o desempenho e durabilidade dos motores,
incluem detergentes, dispersantes, inibidores de corrosão, inibidores de
formação de espuma e inibidores de desgaste. O aditivo anti-desgaste mais
efetivo, que data de mais de 50 anos atrás, é o DialquilDitioFosfato de Zinco,
conhecido como ZDDP (de Zinc DialkylDithioPhosphate). Esse aditivo é crítico
para prevenir desgaste de superfícies deslizantes sujeitas a atrito, e os motores
antigos em particular tem muitas superfícies deslizantes no mecanismo de
válvulas. A maioria dos motores modernos tem tuchos e comandos roletados,
daí não necessitarem tanto de ZDDP como os motores antigos.
Dos anos 50 até 2004, quando a especificação SL foi adotada, muitas
categorias de óleos tinham dupla qualificação, atendento tanto os tipos S
(centelha/gasolina) como os tipos C (compressão/diesel). (Nota: A categoria
principal era a primeira letra mas isso frequentemente era apenas uma decisão
comercial)
O nível típico de concentração de ZDDP nesses óleos, baseado na fração da
massa de Fósforo (símbolo "P" na Tabela Periódica), evolui até
aproximadamente 0.12%, que também pode ser expresso como 1.200 ppm
(ppm = partes por mihão - 0.10% são 1.000 ppm). Ao longo dos anos esse
nível se mostrou ideal para a proteção de superfícies deslizantes. Redução
significativa de ZDDP pode permitir desgaste mais rápido das superfícies
deslizantes, porém mais do que 0.14% a longo prazo pode ter efeitos negativos
como a corrosão de alguns mecanismos.



A próxima pergunta invariavelmente é: Que marca de óleo devo usar? Ocorre
que a marca não faz qualquer diferença. Não existe marca "melhor". Se o
rótulo tem o símbolo do API (a "rosca")o produto, com razoável tolerância, é essencialmente o
mesmo que qualquer outro API SM
Existe uma infinidade de óleos categoria C no mercado mas tipicamente serão
encontradas (nota do tradutor: o artigo é americano) marcas comercializadas
por companhias grandes como Chevron, Texaco, Exxon-Mobil e Shell, bem
como marcas de fábricas de automóveis ou de cadeias de lojas ("house"
brands).
O público em geral costuma ignorar completamente o sistema de categorias do
API e mesmo muitos entusiastas de automobilismo parecem conhecer pouco
ou nada do assunto, de modo que comece sua educação lendo os rótulos. A
primeira guia no rótulo frontal pode ser uma palavra como diesel, Delo, Delvac,
Rotella, universal e 15W-40. Não se deve ter medo de comprar óleo com a
marca de um varejista de boa reputação como o WalMart; o conteúdo é óleo
certificado de categoria C, embalado por uma empresa licenciada pelo API sob
contrato com o titular da marca.
A faixa de viscosidade 15W-40 usualmente encontrada é adequada para
partidas a frio em temperaturas de até -10°C e deve atender as necessidades
de mais de 99% dos proprietários de carros antigos.
Se partidas a frio abaixo de -10°C forem costumeiras, deve ser usado o SW-40
em versão sintética, que é mais misturado com bases hidro processadas de
índice de viscosidade dos Grupos II e III. A viscosidade 10W-30 também é
produzida em algumas marcas, mas pode não estar disponível nos
revendedores, principalmente em climas mais quentes.

.......................

roggarcia
29-06-13, 12:01
Aqui outro artigo bem completo sobre o assunto:

Classificação dos óleos lubrificantes – parte 1 » R19Club (http://r19club.com/catalogos/classificacao-dos-oleos-lubrificantes-parte-1/)
Classificação dos óleos lubrificantes – parte 2 » R19Club (http://r19club.com/catalogos/classificacao-dos-oleos-lubrificantes-parte-2/)

Limabl
29-06-13, 12:09
Aqui outro artigo bem completo sobre o assunto:

Classificação dos óleos lubrificantes – parte 1 » R19Club (http://r19club.com/catalogos/classificacao-dos-oleos-lubrificantes-parte-1/)
Classificação dos óleos lubrificantes – parte 2 » R19Club (http://r19club.com/catalogos/classificacao-dos-oleos-lubrificantes-parte-2/)Muito tambem,obrigado pela contribuição parceiro !!!

Assim vamos diminuir a quantidade de tópicos sobre o mesmo assunto,eu queria pedir para os senhores moderadores ´para fixar este tópico na area de debates,assim todas os usuarios com duvidas teriam onde pesquisar e fazer perguntas sem conjestionar o forum copm tópicos do mesmo assunto.Desde já agradeço !!

mdorigon
29-06-13, 12:11
Bem, realmente lubrificantes para motores diesel at niveis ci-4 ou inferiores tinham nivel de zzdp maiores. E é isso que uso nos meu motores...sem dó. Uso no meu bom e velho civic ano 2000 e na minha yes lubrificantes br top turbo 15w40 ou ursa tdx premium 15w40, que atendem as especificações api Ci-4 e SL... e custam em torno de 10 a 11 reais o litro. E aguentam o tranco.
Lima, bom topico :clap::clap::clap:

Limabl
29-06-13, 12:15
Bem, realmente lubrificantes para motores diesel at niveis ci-4 ou inferiores tinham nivel de zzdp maiores. E é isso que uso nos meu motores...sem dó. Uso no meu bom e velho civic ano 2000 e na minha yes lubrificantes br top turbo 15w40 ou ursa tdx premium 15w40, que atendem as especificações api Ci-4 e SL... e custam em torno de 10 a 11 reais o litro. E aguentam o tranco.
Lima, bom topico :clap::clap::clap:Obrigado...

Mas lembrando que lubrificantes de motocicletas e automoveis tem formulas diferentes devido ao sistema de embreagem e câmbio no motores de motocicletas !!!!

Ivan RJ
29-06-13, 12:36
PARABÉNS PELA POSTAGEM LIMA, E A TODOS QUE ESTÃO DANDO A SUA CONTRIBUIÇÃO.

AGRADECIMENTO SE FAZ COM LETRAS MAIÚSCULAS!!!

Um grande abraço a todos os irmãos.

roggarcia
29-06-13, 13:48
Sobre os detalhes da relação viscosidade x temperatura, as siglas 10W40, 20W50 e aquelas velhas dúvidas do tipo "posso misturar sintético com semi-sintético, tio?" Guia: Óleos para motores - Autozine (http://autozine.com.br/editorial/um-guia-completo-sobre-oleos) ;)

Limabl
29-06-13, 14:08
http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=2tQ2n9hcO8A

mdorigon
29-06-13, 14:35
Obrigado...

Mas lembrando que lubrificantes de motocicletas e automoveis tem formulas diferentes devido ao sistema de embreagem e câmbio no motores de motocicletas !!!!

Sim, com certeza...não é qq lubrificante que aguenta. Mas tb não são todos que não aguentam. Vc vai encontrar varias experiencias de uso de lubrificantes uso misto como o br top turbo em motocicletas com sucesso. Alias...esses tipo de lubrificante como top turbo, aguenta pq realmente é produzido para um fim muito severo. Apesar de serem minerais, são muito bem refinados e são usados aditivos de extrema qualidade para realçar e melhorar a qualidades do mesmo, e tem uma boa carga de ZZDP. Alguns lubrificantes top sinteticos não se sairiam tão bem em motores como das pequenas notaveis...mas em outros tipos são otimos. Não é qq um que da certo. Eu tb era cético anos atras qdo um usuario de outro forum lançou isso...mas em fim, usei e rodei algumas dezenas de milhares de kilometros com top turbo e ursa tdx premium na minha yes, trocando de 3000 e 3000 mil sem dó...meu motor ta vivo, minha embreagem é original e economizei bastante em lubrificante. Fora que rodo com molykote a2 tb...e a embreagem não patina. E tem mais de 85 mil km.
Lembrando...não é qq lubrificante...um comum de se encontrar, 15w50 api sl shell helix hx5, embalagem amarela. Pra carro vai bem...mais ja encontrei dois usuarios que tentaram em moto e não aguentaram o tranco. Degradaram rapidamente, consumiu oleo...em fim, não deu certo. Pq...aditivos usados no mesmo e a qualidade do lubrificante base usado...não aguentam o tranco de um motor a ar que gira alto com cambio e embreagem lubrificados com o mesmo oleo. Mas no carro...é muito bom, ja usei e nunca tive problema.
Fiz...e digo, funciona. Quem quiser fazer...ta ai meu relato. Claro...em motores que precisem de lubrificantes api sf, sg, sj e sl... os que pedem sm e sn é outra historia.

Limabl
29-06-13, 17:12
Sim, com certeza...não é qq lubrificante que aguenta. Mas tb não são todos que não aguentam. Vc vai encontrar varias experiencias de uso de lubrificantes uso misto como o br top turbo em motocicletas com sucesso. Alias...esses tipo de lubrificante como top turbo, aguenta pq realmente é produzido para um fim muito severo. Apesar de serem minerais, são muito bem refinados e são usados aditivos de extrema qualidade para realçar e melhorar a qualidades do mesmo, e tem uma boa carga de ZZDP. Alguns lubrificantes top sinteticos não se sairiam tão bem em motores como das pequenas notaveis...mas em outros tipos são otimos. Não é qq um que da certo. Eu tb era cético anos atras qdo um usuario de outro forum lançou isso...mas em fim, usei e rodei algumas dezenas de milhares de kilometros com top turbo e ursa tdx premium na minha yes, trocando de 3000 e 3000 mil sem dó...meu motor ta vivo, minha embreagem é original e economizei bastante em lubrificante. Fora que rodo com molykote a2 tb...e a embreagem não patina. E tem mais de 85 mil km.
Lembrando...não é qq lubrificante...um comum de se encontrar, 15w50 api sl shell helix hx5, embalagem amarela. Pra carro vai bem...mais ja encontrei dois usuarios que tentaram em moto e não aguentaram o tranco. Degradaram rapidamente, consumiu oleo...em fim, não deu certo. Pq...aditivos usados no mesmo e a qualidade do lubrificante base usado...não aguentam o tranco de um motor a ar que gira alto com cambio e embreagem lubrificados com o mesmo oleo. Mas no carro...é muito bom, ja usei e nunca tive problema.
Fiz...e digo, funciona. Quem quiser fazer...ta ai meu relato. Claro...em motores que precisem de lubrificantes api sf, sg, sj e sl... os que pedem sm e sn é outra historia.Mas qualquer motor de uma 125cc vai pedir um API/SF pra cima !!!!

Motores de motos usam folga menores que motores de carro,por isso precisam de óleos multiviscosos !!!!!

mdorigon
30-06-13, 20:32
Mas ha anos motores de carro usam multiviscosos Lima...e a alguns anos usam 5w30 em alguns modelos nacionais. Estava vendo o novo civic...lubrificante passou de 10w30 para 0w20.

Limabl
30-06-13, 20:37
Mas ha anos motores de carro usam multiviscosos Lima....Sei disso parceiro,vc vui o video que postei,o que o cara diz é a mais pura verdade !!

sandro lara
30-06-13, 23:09
Muito bom o tópico , se tivesse esse tópico quando eu comprei minha motoca eu não tinha sentido vergonha de mim mesmo em ficar meia hora na prateleira escolhendo a foto da melhor e mais bonita moto na embalagem kkkk , achando que se colocasse o óleo da moto mais legal minha fanzinha ia virar aquela moto .

Limabl
30-06-13, 23:12
Muito bom o tópico , se tivesse esse tópico quando eu comprei minha motoca eu não tinha sentido vergonha de mim mesmo em ficar meia hora na prateleira escolhendo a foto da melhor e mais bonita moto na embalagem kkkk , achando que se colocasse o óleo da moto mais legal minha fanzinha ia virar aquela moto .Então,isso é que acontece com amioria,mas o óleos da mesma qualificação tem o mesmo desempenho independente da marca,já que o orgão que aprova a qualificação deles é um só !!!

Defeacer
01-07-13, 19:27
No fim das contas, os óleos são todos iguais - dentro de suas especificações -, só muda a marca?


Isso que eu não acho certo (não estou dizendo que seja mentira), pode-se dizer que um óleo Mobil é a mesma coisa de um óleo desconhecido que venda num supermercadinho ou num posto de gasolina também desconhecido? Seria tudo apenas marketing?

Concordo que esse tópico deveria ser fixo, já que esse assunto rende mais briga do que conhecimento propriamente dito, mas uma correção ortográfica no título seria bom pra não enfeiar o nome do PN.

Eu já estava desanimado com Yamalube por conta da dificuldade em achar ele, mas todo santo mecânico que eu converso, toda pessoa que tem moto e eu falo sobre óleo, sempre dizem que Yamalube é o melhor, nego tem Honda e diz que usa só Yamalube. Seria isso tudo realmente apenas marketing?

mdorigon
01-07-13, 22:39
Mas as espcificações dele são boas mesmo Defeacer...e o preço pelo menos aqui não é tão diferente quanto o preferido da galera, o mobil preto que hj é api sg (yamalube sl) e tem a mesma viscosidade. Pro arroz com feijão do dia a dia, é ótimo. Mas tem outros com as mesmas especificações dele. Marcas conceituadas no mercado são sempre garantia. Eu não confio muito em marcas desconhecidas...tem uma fabrica aqui perto, na cidade de louveira-sp, a menzelub. Eu não confio no lubrificante deles nem a pau, mesmo que eles tenham a mesma especificação do yamalube por exemplo. Mas isso é minha opinião.

halvaro
02-07-13, 09:03
Execelentes as informações, agora , além da questão da escolha do óleo, tem a questão do intervalo de troca, aí aquela velha briga entre os que pregam seguir a orientação do manual, que normalmente prescreve intervalos de troca mais amplos, especialmente nos modelos mais novos, e a turma que insiste em dizer que tem que trocar a cada 1.000 km, o que acham ?

Carlos Henrique
02-07-13, 09:30
Execelentes as informações, agora , além da questão da escolha do óleo, tem a questão do intervalo de troca, aí aquela velha briga entre os que pregam seguir a orientação do manual, que normalmente prescreve intervalos de troca mais amplos, especialmente nos modelos mais novos, e a turma que insiste em dizer que tem que trocar a cada 1.000 km, o que acham ?
Eu costumo trocar de 3 em 3, como manda o manual mas quando vejo que o nível está no mínimo(geralmente com 2,500 2,700 km rodados) já aproveito e troco logo o óleo de uma vez.

Diey
02-07-13, 09:46
Também procuro trocar de 3 em 3 mil. A ultima troca eu fiz com 2800. O óleo sai bem usado, bem negro.
Quando comprei a moto, na minha inocência de trocar de mil em mil, o óleo saía novinho, ainda dourado do motor.
Por isso passei a seguir o manual e esquecer essa balela da troca de mil em mil.

Carlos Henrique
02-07-13, 09:52
Também procuro trocar de 3 em 3 mil. A ultima troca eu fiz com 2800. O óleo sai bem usado, bem negro.
Quando comprei a moto, na minha inocência de trocar de mil em mil, o óleo saía novinho, ainda dourado do motor.
Por isso passei a seguir o manual e esquecer essa balela da troca de mil em mil.
E o nível, como tava ?

Diey
02-07-13, 10:06
E o nível, como tava ?

Carlos, minha moto baixa pouco óleo.
Na troca com três mil saem uns 800ml mais ou menos. O nível baixa um pouco, mas fica acima do mínimo.
Abração!

Carlos Henrique
02-07-13, 10:15
Carlos, minha moto baixa pouco óleo.
Na troca com três mil saem uns 800ml mais ou menos. O nível baixa um pouco, mas fica acima do mínimo.
Abração!
A minha baixa em média 300 ml com 3 mil km, acho que é por causa da minha tocada mais forte. Pelo que vi é normal baixar essa quantidade.

halvaro
02-07-13, 10:43
No meu caso, como ando muito pouco, estou trocando de 6 em 6 meses, pela validade, o que nesse ano deu exatamente 1.000km cada troca, mas se eu rodasse bastante, certamente faria só com 3 mil conforme o manual.

Limabl
02-07-13, 11:09
No fim das contas, os óleos são todos iguais - dentro de suas especificações -, só muda a marca?


Isso que eu não acho certo (não estou dizendo que seja mentira), pode-se dizer que um óleo Mobil é a mesma coisa de um óleo desconhecido que venda num supermercadinho ou num posto de gasolina também desconhecido? Seria tudo apenas marketing?

Concordo que esse tópico deveria ser fixo, já que esse assunto rende mais briga do que conhecimento propriamente dito, mas uma correção ortográfica no título seria bom pra não enfeiar o nome do PN.

Eu já estava desanimado com Yamalube por conta da dificuldade em achar ele, mas todo santo mecânico que eu converso, toda pessoa que tem moto e eu falo sobre óleo, sempre dizem que Yamalube é o melhor, nego tem Honda e diz que usa só Yamalube. Seria isso tudo realmente apenas marketing?Bom meu jovem se vc ainda não percebeu nós vivemos em um mundo de marketing,tudo e todos querem se destacar de um jeito ou de outro,e as marcas conhecidas querem sobre sair sobre suas principais concorrente e as desconhecidas querem aprecer e mostrar que seu produto é igual ou até superior que as já conhecidas no mercado,isso é algo que muito deveria saber,mas um óceano de mitos e disse me disse ofusca os bastidores do marketing e impede o real proósito disso,vc mesma disse que é uma pessoa de bom intendimento deveria saber disso....

A verdade é um lubrificante de mesma qualificação seja ele mobil,texaco,petrobras,motul,yamalube,genuino honda,repsol,motorex,lucas olio,ypiranga,shel e outros mais no fianl das contas o que muda mesmo é a marca e os preços e o estatos,porque todos eles são aprovada pelo orgão mundial API,ou seja,esse orgão é responsavel por testar todos os lubrificantes produzidos no planeta.

A falta de imformção acaba ofuscando as pessoas da realidade e real próprosito das fabriscas,que é vender e vender e vender !!!

Quanto ao pequenos erros ortograficos são incignificantes diante dos conteudo valioso do tópico,e o que importa é o conteudo da imformação não sua casca ou aparencia,ninguem entra em um forum de motos para prender ortografia ou lingua portuguesa,para isso existe foruns desse assunto em especificos !!!

Abs...

Tiago89
02-07-13, 11:17
Grande tópico! Utilidade pública!!
Vlw parceiros do PN!

Limabl
02-07-13, 11:20
E o nível, como tava ?Tdos motor novo ou usado queima óleo,´nós é que não vemos a olho nú,qualquer motor que rode mais de 2000km com o mesmo óleo é perfeitamente normal baixar de 50~150ml nesse periodo.O manual diz que deve comferir o nivel do óleo todos os dias antes de funcionar o motor,mcoisa que 98% dos motociclistas não faz !!!

- - - Updated - - -


No meu caso, como ando muito pouco, estou trocando de 6 em 6 meses, pela validade, o que nesse ano deu exatamente 1.000km cada troca, mas se eu rodasse bastante, certamente faria só com 3 mil conforme o manual.O que é o correto,isso resulta em menos gastos,melhora o custo beneficio da moto e ainda é ecologicamente correto e sustentavel !!!

jott257
02-07-13, 21:21
Resumindo... quanto mais fino o oleo, melhor para o motor pois ele escorre mais facil e lubrifica mais rapido o motor e chega ate as partes mais internas principalmente na primeira partida que o oleo ta todo no carter.

Nao e a toa que a maioria dos carros hoje em dia pede os oleos mais finos tipo 5w30...

Porem, alguns mexanicos recomendam a galera colocar oleo mais grosso quando o motor esta muito rodado, passado de 100mil km... isso e besteira... voce so precisa colocar oleo mais grosso se o motor começar a apresentar muitas folgas e queima de oleo excessiva...

oleos como 20w50 e 25w60 sao pra motores de caminhao que funcionam com baixas rotaçoes que o oleo demora mais a escorrer pois a rotaçao dele e mais baixa e assim a lubrificaçao e mais lenta...


Quanto mais fino o oleo voce usar mais esperta voce deixa a moto, o giro sobe mais rapido porem, se a moto tiver muito rodada, pode ficar fumando...


Problema dos oleos finos e o preço... pois sao mais novos e melhores... em quanto o pior que voce pode por o mobil preto 20w50 voce paga +-10 reais. um 5w30 voce paga bem mais...

dibars
02-07-13, 21:42
O yamalube (havoline) é bom e os marketeiros usam isso pra vendê-lo por um preço alto.

Faz mais de ano que não uso yamalube por causa do preço. Passei a usar Lubrax SL (R$9 a R$11) ou Shell Advance SL (R$10 a R$11) que são de duas grandes produtoras.

http://araujomoto.com.br/loja/product_images/n/152/advance__36411_zoom.jpg

http://www.autoindshop.com.br/images/lubrax%20moto4t.jpg

E pra quem quer agradar a motoca, coloca um mobil cinza semi sintetico 15-50 SL (R$18 mesmo preço do yamalube).

http://4.bp.blogspot.com/-7hoSCgeuM7c/TfgX37eOawI/AAAAAAAAAc0/OX0tIP1DPTA/s1600/mobil_lubrificante%25281%2529.jpg

chiccoli
02-07-13, 22:08
e esses mobil MX são tão bom qt o povo fala msm ? pra uso normal na tw os melhor que eu achei foram yamalube e esse lubrax 20w50 SL ai, se eu quisesse enrolar o cabo msm, não me importando com barulho gostei do "genuino" na 150. é perceptivel uam diferença quando realmente se pede o limite da moto. duro é o barulho, bate tudo seco, até o barulho da correntinha engatando os dentes do eixo do comando vc ouve.

dibars
02-07-13, 22:35
Chicoli, uso esse mobil na XT. Todo mundo fala que é tem ótimo custo x benefício pois é o mesmo preço do yamalube e ainda tem base sintética e é mais fino na partida. Sinceramente eu não tenho sensibilidade de notar diferença entre um óleo e outro com a mesma especificação.

Uso o mobil cinza pelo simples fato de rodar curtíssimos espaços com a moto, então preciso de um óleo que circule o mais rápido possível no motor na hora da partida, e como esse óleo e 15w-50 uso ele. Troco a cada 4 ou 5 mil kms junto com o filtro. Se não fosse isso iria de Lubrax de boa.

Limabl
03-07-13, 12:03
Resumindo... quanto mais fino o oleo, melhor para o motor pois ele escorre mais facil e lubrifica mais rapido o motor e chega ate as partes mais internas principalmente na primeira partida que o oleo ta todo no carter.

Nao e a toa que a maioria dos carros hoje em dia pede os oleos mais finos tipo 5w30...

Porem, alguns mexanicos recomendam a galera colocar oleo mais grosso quando o motor esta muito rodado, passado de 100mil km... isso e besteira... voce so precisa colocar oleo mais grosso se o motor começar a apresentar muitas folgas e queima de oleo excessiva...

oleos como 20w50 e 25w60 sao pra motores de caminhao que funcionam com baixas rotaçoes que o oleo demora mais a escorrer pois a rotaçao dele e mais baixa e assim a lubrificaçao e mais lenta...


Quanto mais fino o oleo voce usar mais esperta voce deixa a moto, o giro sobe mais rapido porem, se a moto tiver muito rodada, pode ficar fumando...


...Erradissimo companheiro vc não leu o tópico ???


Comparar motor de moto com motor de carro é um erro grave parceiro,a viscosidade do óleo é de acordo com as folgas do motor,tipo de uso,giro em que o motor trabalha,temperatura da região e etc...Agora vc pega o 5w30 e coloca em uma CG e vai rodar no setão do nordeste pra tu vê a coisa ficar bonitinha pro teu lado.Lubrificantes multiviscoso de 10w30,5w30 são bons em temperaturas baixas pois eles flui mnelhor que os 15w,20w50,mas quando chega em temperaturas muito altas combinada com giros acima de 8,000rpms(rotação que um motor de carro convencional não concegue atingir)esse óleo mais fino perde eficiência.

Obs:Lembram que a classificação do óleo é tão importante quanto sua viscosidade,o melhor óleo com um bom custo beneficio hoje para motos que pegam no batente todo dia é o API/SL 15w50 semi-sintético.

jott257
03-07-13, 12:45
Erradissimo companheiro vc não leu o tópico ???


Comparar motor de moto com motor de carro é um erro grave parceiro,a viscosidade do óleo é de acordo com as folgas do motor,tipo de uso,giro em que o motor trabalha,temperatura da região e etc...Agora vc pega o 5w30 e coloca em uma CG e vai rodar no setão do nordeste pra tu vê a coisa ficar bonitinha pro teu lado.Lubrificantes multiviscoso de 10w30,5w30 são bons em temperaturas baixas pois eles flui mnelhor que os 15w,20w50,mas quando chega em temperaturas muito altas combinada com giros acima de 8,000rpms(rotação que um motor de carro convencional não concegue atingir)esse óleo mais fino perde eficiência.

Obs:Lembram que a classificação do óleo é tão importante quanto sua viscosidade,o melhor óleo com um bom custo beneficio hoje para motos que pegam no batente todo dia é o API/SL 15w50 semi-sintético.


amigo.... motores mais novos com o avanco da tecnologia tem folgas minimas....
e o clima nao influencia tanto assim....
se foce assim porque a honda ta pondo so o oleo dela agora que e 5w30?

Limabl
03-07-13, 13:01
amigo.... motores mais novos com o avanco da tecnologia tem folgas minimas....
e o clima nao influencia tanto assim....
se foce assim porque a honda ta pondo so o oleo dela agora que e 5w30?A honda usa 10w30 companheiro,fui mecânico honda por 2 anos,e já ví motor praticamente cozido por dentro devido ao óleo não ter segurado a barra,até a vareta do ólio derreteu,leia o ducumentário na 1° pagina e os videos antes de falar coisas digamos erradas....E as folgas do motor de uma CG150 hoje tem as mesma folgas de uma cg125 de 1990.A regra não muda para alguns motores,o que muda é a forma em que são fabricados,mas a tecnologia é a mesma o que evoluiu foi a eletrônica !!!

chiccoli
03-07-13, 15:42
use sempre o óleo especificado pelo manual e pronto, o que pode ser diferente é a geração dos aditivos, ou seja a classificação API deve ser a mesma ou mais atual que o especificado no projeto.Para regiões "frias" como o Nordeste vc pode se basear apenas na viscosidade em temperatura alta, ou seja 5W 30 e 15W 30 aqui no Nordeste vai ser a mesma coisa, o que vai mudar é o preço, a classificação API(Importante) e se o óleo é sintético ou semissintético.

P.S 1.:Caso tenha utilizado um óleo diferente do especificado por muito tempo (uns 40 -50mil Km) sem ter tido nenhum problema no motor até então; continue usando ele, pois se passar a usar o especificado pode lascar o motor de sua moto (evidentemente isso também é válido para carros).
P.S 2.: Um engenheiro estudou muito mais que um mecânico, engraçado que tem muito mecânico por aí que não terminou nem o ensino médio direito e quer dar uma de projetista.
P.S 3.: A temperatura da região Nordeste é alta mas não chega nem perto da temperatura do motor. Sendo assim, no Nordeste a viscosidade do óleo do motor vai variar praticamente pela variação da temperatura do motor.
P.S 4 .: Leia e Siga o manual( a única coisa errada no manual é a questão de não usar aditivada, vc pode e deve usar aditivada) pois vc vai escutar um monte de besteira por aqui.


contradição do caramba..,
o problema das motos é que os fabricantes pensam como meio de transporte barato e pratico.
se vc ver no manual do carro, cada quilometragem tem uma determinada viscosidade pra ser usada, o que eu imagino(baseado na minha experiência com motores) que possa render numa quilometragem maior pro veiculo. porém tbm existe a tabela de temperatura pra ser usada, porém é um "guia técnico", então é um caso pra se pensar antes de meter o loko e contrariar o manual.

Haa.., esquecendo, Well come vc tbm.

halvaro
03-07-13, 16:10
se vc ver no manual do carro, cada quilometragem tem uma determinada viscosidade pra ser usada, o que eu imagino(baseado na minha experiência com motores) que possa render numa quilometragem maior pro veiculo. porém tbm existe a tabela de temperatura pra ser usada, porém é um "guia técnico", então é um caso pra se pensar antes de meter o loko e contrariar o manual.



Já tive vários carros e nunca vi isso em manual nenhum, todos que eu tive indicam apenas um óleo para toda a vida útil do carro. A única coisa que indicam é intervalor de troca menor para uso severo.

chiccoli
03-07-13, 16:40
Já tive vários carros e nunca vi isso em manual nenhum, todos que eu tive indicam apenas um óleo para toda a vida útil do carro. A única coisa que indicam é intervalor de troca menor para uso severo.

q eu vi foi da meriva.., to caçando o manual aki.., eu sei que eu vi!

halvaro
03-07-13, 16:44
q eu vi foi da meriva.., to caçando o manual aki.., eu sei que eu vi!

O meu é o Idea, não tem isso, já tive o Siena, Tipo e Passat, tb nao tinha isso, nos carros mais velhos eu não tinha manual, mas quem
sabe algum fabricante não adote isso, mas não é usual

chiccoli
03-07-13, 17:07
O meu é o Idea, não tem isso, já tive o Siena, Tipo e Passat, tb nao tinha isso, nos carros mais velhos eu não tinha manual, mas quem
sabe algum fabricante não adote isso, mas não é usual

ptz véi.., eu sei que eu vi.., verifiquei de 2008 pra ca.., em 2008 quando usava oleo SH era possivel usar todas as viscuosidades(5w~, ~w50), ai em 2009 somente 5w30SL, mas num sabian que era normal abaixar 800ml de moleo a cada 1000km, e troca com 15 mil km até 2008, e depois que abaixou pra 10 mil.

jott257
03-07-13, 17:55
Erradissimo companheiro vc não leu o tópico ???


Comparar motor de moto com motor de carro é um erro grave parceiro,a viscosidade do óleo é de acordo com as folgas do motor,tipo de uso,giro em que o motor trabalha,temperatura da região e etc...Agora vc pega o 5w30 e coloca em uma CG e vai rodar no setão do nordeste pra tu vê a coisa ficar bonitinha pro teu lado.Lubrificantes multiviscoso de 10w30,5w30 são bons em temperaturas baixas pois eles flui mnelhor que os 15w,20w50,mas quando chega em temperaturas muito altas combinada com giros acima de 8,000rpms(rotação que um motor de carro convencional não concegue atingir)esse óleo mais fino perde eficiência.

Obs:Lembram que a classificação do óleo é tão importante quanto sua viscosidade,o melhor óleo com um bom custo beneficio hoje para motos que pegam no batente todo dia é o API/SL 15w50 semi-sintético.


Cara, me diz uma coisa entao... porque a honda que e ronda... indicaria um oleo 5w30 para as motos delas sabendo que ele faz teoricamente fazer "cozir" o motor por dentro...?

ME diz uma coisa... Voce acha que os engenheiros que passaram anos pra projetar o oleo fizeram um oleo ruim e nao presta??

E outra... e os engenheiros que projetaram o motor da moto?? Sera que eles sao tao burros (passaram anos estudando)assim de mandar usar um oleo 5w30 que como vc disse, nao presta pra moto...

Afinal honda e honda.... Quem ta errado? O engenheiro?



Outra coisa... antigamente so se usava oleo grosso pois os mais finos nem existiam e quando começo a existir eram muito caros
Varios carros lançados aqui no brasil tipo o tempra e escort vieram com espeficicaçoes erradas no manual pois o oleo recomendado era 5w30 e custava umas 5 vezes mais que um 20w50 por ex...Ate hoje... o oleo 5w30 ainda ta caro...
num 20w50 voce paga 8~12 reais num 5w30 voce paga 20~40 reais...

Porque sera que todas as montadoras estao mudando de oleo, como o cara citou la em cima o civic passou a usar 0w20

Afirmo e reafirmo... oleo grosso e oleo de caminhao.... oleo pra motores que funcionam com altas rotaçoes, quanto mais fino melhor... como ja disse ele flui mais facil e esfria o motor mais rapido... Entao assim sua colocaçao de que o oleo mais fino esquenta mais o motor esta errada, sera que os motores realmente estragaram por causa do oleo? Ou foi algum erro humano tipo oleo baixo, ou passou 999 meses com mesmo oleo? Ja vi em oficina o cara abrir pra trocar o oleo e cair apenas uns 100 ml de oleo...




Já tive vários carros e nunca vi isso em manual nenhum, todos que eu tive indicam apenas um óleo para toda a vida útil do carro. A única coisa que indicam é intervalor de troca menor para uso severo.


Halvaro, alguns carros indicam um oleo correto para o motor e tambem um semelhante que sempre e 1 pouco acima ou abaixo das especificaçoes do original...
Sempre e pra usar o mesmo oleo por toda vida util do carro porem, alguns mexanicos recomendam quando o carro ta muito rodado, por um oleo mais grosso pois como o carro ta muito rodado vai apresentar mais folgas e mais queima de oleo e o oelo mais grosso nao passa por elas... ou ate passa mais pouco
entao se voce num quer mandar o motor pra retifica, usa um oleo mais grosso ate a bagaça ficar ruim de vez...

+ isso nao existe... se o motor nao ta queimando oleo, voce pode usar o oleo das especificaçoes do fabricante a vontade...


contradição do caramba..,
o problema das motos é que os fabricantes pensam como meio de transporte barato e pratico.
se vc ver no manual do carro, cada quilometragem tem uma determinada viscosidade pra ser usada, o que eu imagino(baseado na minha experiência com motores) que possa render numa quilometragem maior pro veiculo. porém tbm existe a tabela de temperatura pra ser usada, porém é um "guia técnico", então é um caso pra se pensar antes de meter o loko e contrariar o manual.

Haa.., esquecendo, Well come vc tbm.

Essa realmente eu nunca vi em carro nem um... como eu disse os mexanicos que mandam por oleo mais grosso quando o carro ta muito rodado... + isso nao existe... se o carro na queima oleo com oleo iriginal.. nao tem porque colocar oleo mais grosso


EDIT:

Essa e minha opniao...

assim como voce tem o direito de discordar do que falo...
eu tambem tenho direito de discordar do
que voce fala...


PS:

Pelomenos eu ja comprovei.. por ex, no meu propio carro... se eu coloco oleo grosso, o motor trabalha muito mais quente
do que com o 5w30 que e o correto... Fora os barulhos, o motor trabalha mais lisinho e bem mais esperto... o giro sobe muito mais rapido...Ai vai vim uns e falar que o oleo nao tem funçao de esfriar o motor... Nao tem e como existe motores refrigerados a oleo? No carro o oleo nao e o principal elemento do arrefecimento mais ele ajuda sim... Ate porque as galerias de oleo passo do lado das de agua..

PS2: O que comanda as maquinas mecanicas? Nao e a eletronica/computaçao? Pra que existe a mecatronica?

Limabl
03-07-13, 18:31
Cara, me diz uma coisa entao... porque a honda que e ronda... indicaria um oleo 5w30 para as motos delas sabendo que ele faz teoricamente fazer "cozir" o motor por dentro...?

ME diz uma coisa... Voce acha que os engenheiros que passaram anos pra projetar o oleo fizeram um oleo ruim e nao presta??

E outra... e os engenheiros que projetaram o motor da moto?? Sera que eles sao tao burros (passaram anos estudando)assim de mandar usar um oleo 5w30 que como vc disse, nao presta pra moto...

Afinal honda e honda.... Quem ta errado? O engenheiro?



Outra coisa... antigamente so se usava oleo grosso pois os mais finos nem existiam e quando começo a existir eram muito caros
Varios carros lançados aqui no brasil tipo o tempra e escort vieram com espeficicaçoes erradas no manual pois o oleo recomendado era 5w30 e custava umas 5 vezes mais que um 20w50 por ex...Ate hoje... o oleo 5w30 ainda ta caro...
num 20w50 voce paga 8~12 reais num 5w30 voce paga 20~40 reais...

Porque sera que todas as montadoras estao mudando de oleo, como o cara citou la em cima o civic passou a usar 0w20

Afirmo e reafirmo... oleo grosso e oleo de caminhao.... oleo pra motores que funcionam com altas rotaçoes, quanto mais fino melhor... como ja disse ele flui mais facil e esfria o motor mais rapido... Entao assim sua colocaçao de que o oleo mais fino esquenta mais o motor esta errada, sera que os motores realmente estragaram por causa do oleo? Ou foi algum erro humano tipo oleo baixo, ou passou 999 meses com mesmo oleo? Ja vi em oficina o cara abrir pra trocar o oleo e cair apenas uns 100 ml de oleo...






Halvaro, alguns carros indicam um oleo correto para o motor e tambem um semelhante que sempre e 1 pouco acima ou abaixo das especificaçoes do original...
Sempre e pra usar o mesmo oleo por toda vida util do carro porem, alguns mexanicos recomendam quando o carro ta muito rodado, por um oleo mais grosso pois como o carro ta muito rodado vai apresentar mais folgas e mais queima de oleo e o oelo mais grosso nao passa por elas... ou ate passa mais pouco
entao se voce num quer mandar o motor pra retifica, usa um oleo mais grosso ate a bagaça ficar ruim de vez...

+ isso nao existe... se o motor nao ta queimando oleo, voce pode usar o oleo das especificaçoes do fabricante a vontade...



Essa realmente eu nunca vi em carro nem um... como eu disse os mexanicos que mandam por oleo mais grosso quando o carro ta muito rodado... + isso nao existe... se o carro na queima oleo com oleo iriginal.. nao tem porque colocar oleo mais grosso


EDIT:

Essa e minha opniao...

assim como voce tem o direito de discordar do que falo...
eu tambem tenho direito de discordar do
que voce fala...


PS:

Pelomenos eu ja comprovei.. por ex, no meu propio carro... se eu coloco oleo grosso, o motor trabalha muito mais quente
do que com o 5w30 que e o correto... Fora os barulhos, o motor trabalha mais lisinho e bem mais esperto... o giro sobe muito mais rapido...

PS2: O que comanda as maquinas mecanicas? Nao e a eletronica? Pra que existe a mecatronica?
Cara estuda bem antes de debater comigo sobre qualquer coisa relacionado a motos e motores,e repito, a honda recomenda nas suas motos óleo 10w30 e não 5w30, não misture motor de carro com motor de moto,ambos trabalha em uma faixa de temperatura e rpm bem distintos um do outro.E pelo amor de deus não venha me explicar a diferença entre mecânica,eletrônica e mecatrônicâ,eu fiz inumeros cursos para saber o que sei hoje sobre isso e outras coisas que foje da sua realidade mental,não sou mecânico mede in google parceiro.

E primeiro aprenda a saber a diferença entre um óleo multiviscoso e viscoso e a utilidade de cada um,o clima da região tem imfluência sim na escolha da viscosidade do óleo,vc fala que honda é honda,mas ela indicava para seus motores até a pouco tempo óleo API/SF 20w50 e todos nós sabemos que dentro da variedade de especificação de lubrificantes que temos hoje este é o pior,então cadê honda é honda,e fabricantes de produtos em massa,só pença em vender e vnder parceiro,na epoca que a honda tinha contrato com a mobil ela recomendava o lubrificante hoje se vc colocar um mobil "preto" em uma moto honda vc perde automaticamente a garantia do motor,os motores 150 honda de 2004 até 2008 não tem diferença alguma do motores 125cc da marca de 2009 até os dias de hoje,os componentes,folgas e etc..são as mesmas,então cadê sua teoria agora !!

chiccoli
03-07-13, 18:39
vou começar a usar 10w30 na twister pra teste.., vamos ver qq vira.., falta uns 2500km pra próxima troca.. mas fica na promessa..., num to gostando muito da partida a frio dela não.

Defeacer
03-07-13, 18:45
Tava interessante o tópico.

A galera aqui não pode ver IE, óleo, lançamentos que só sabe brigar, pqp!

Limabl
03-07-13, 19:01
vou começar a usar 10w30 na twister pra teste.., vamos ver qq vira.., falta uns 2500km pra próxima troca.. mas fica na promessa..., num to gostando muito da partida a frio dela não.
Mas se o teu motor estiver com muita folga no pistão,mancais de comando,rolamento de biéla e até retentores desgastados com o 10w30 depois que o motor esquentar vc vai notar mudança no barulho ou pequenos vazamentos !!!

- - - Updated - - -


Mais um tópico chato sobre óleo, e com sabichão semianalfabeto metido a sabetudo e arrogante...Primeiramente meu tópico não se baseia no que eu sei,e sim no estudos feito sobre lubrificante,leia a primeira pagina do tópico antes de entrar pra falar asneiras.

Segundo,a inteligencia exposta é vista como arrogancia e prepotência Bruno,mas não te esquenta, se precisar de mim é só me procurar parceiro,estarei sempre a disposição dos irmão de forum independente da opinião deles a meu respeito, esse é meu geito não consigo ficar calado ao ver coisas totalmente fora de contexto e sem conhecimento algum por parte de alguns que tentam da pitaco onde não intende,mas o semianalfabeto aqui pode te dar aulas sobre motos e mecânica e outras cositas más.acho que deve ser decipcionante pra vc ver um semi analfabeto ser um expert.

mas eu te intendo,mas da proxima ver que me machamar de analfabeto irei denucialo ao administrador do forum....

Como eu disse estarei sempre disposição do forum e dos users para ajudalos detrop do meu conhecimento incluindo vc,mas se discordas da minha postagem pode contesta-la,mas com conteudo basida em fatos e estudos,caso ocntrario irei ignora-lo !!

jott257
03-07-13, 19:09
Cara estuda bem antes de debater comigo sobre qualquer coisa relacionado a motos e motores,e repito, a honda recomenda nas suas motos óleo 10w30 e não 5w30, não misture motor de carro com motor de moto,ambos trabalha em uma faixa de temperatura e rpm bem distintos um do outro.E pelo amor de deus não venha me explicar a diferença entre mecânica,eletrônica e mecatrônicâ,eu fiz inumeros cursos para saber o que sei hoje sobre isso e outras coisas que foje da sua realidade mental,não sou mecânico mede in google parceiro.

E primeiro aprenda a saber a diferença entre um óleo multiviscoso e viscoso e a utilidade de cada um,o clima da região tem imfluência sim na escolha da viscosidade do óleo,vc fala que honda é honda,mas ela indicava para seus motores até a pouco tempo óleo API/SF 20w50 e todos nós sabemos que dentro da variedade de especificação de lubrificantes que temos hoje este é o pior,então cadê honda é honda,e fabricantes de produtos em massa,só pença em vender e vnder parceiro,na epoca que a honda tinha contrato com a mobil ela recomendava o lubrificante hoje se vc colocar um mobil "preto" em uma moto honda vc perde automaticamente a garantia do motor,os motores 150 honda de 2004 até 2008 não tem diferença alguma do motores 125cc da marca de 2009 até os dias de hoje,os componentes,folgas e etc..são as mesmas,então cadê sua teoria agora !!



Voce disse que trabalhou 2 anos na honda, como voce sabe que de um tempo pra ca eles nao mudaram os componentes e tal... e alem do mais nao precisam mudar... se o oleo mais fino, nao queima e nao baixa antes da troca, realmente nao ha porque mudar o motor...

Como eu disse... o oleo mais fino ate um tempo atras era bem mais caro do que os mais grossos... e outra... sabemos que as coisas demoram bem mais pra vim pro brasil do que pra outros paises... a honda ja vinha usando o oleo 10w30 nas suas motos a muito tempo... so decidiram trazer aqui pro brasil a um tempo atras... Como nos sabemos e ja citaram... moto no brasil e transporte barato... isso inclui o valor das peças e serviços...


Oleo pra motor quanto mais fino e nao queimar nem baixar ate a proxima troca vai ser melhor para o motor
Oleo fino so tras melhorias,

Resfria o motor mais rapido pois como e fino ele circula no motor com maior facilidade...
Auxilia e reduz os desgastes na primeira partida a frio, pois o oleo e mais fino e
chega ate as partes mais dificeis do motor antes do oleo mais grosso
Sobe o giro mais rapido, a moto fica mais esperta

PS: Nao me importa onde voce trabalhou nem que curso fez... pode ter feito curso ate na nasa, que ainda vou defender o oleo fino...
Outra coisa... quem e voce pra falar que nao vou entender os cursinhos que voce fez... Nao fale as neiras... voce nem me conhece...

Nao estou aqui pra brigar com niguem... estou apenas expondo minha opinião..
E minha OPINIÃO e pronto... aceite se quiser... e estou aqui a defendendo pra quem quiser tirar a prova... usem e comprovem...
Ultima coisa... tambem nao estou dizendo que o oleo que o manual manda usar e ruim... So que voce pode por um melhor que vai deixar a moto bem melhor do que ja eh...

Chicoli faça o teste e depois venha aqui falar do resultado...


Nao estou defendendo oleo da honda... so usando ele como exemplo de oleo fino...
aqui o que o site planetahonda fala do oleo...


http://www.planetahonda.com.br/dicas-de-manutencao/detalhe.php?id=16&pg=1#outras

1 – O que é o Òleo Genuíno Honda “4T” ? Resp: É o único óleo para motor de motocicleta, testado em motores Honda, em condições extremas, definidas pela engenharia da Fábrica de Manaus, para garantir a
esses motores o máximo de durabilidade e desempenho.
2 – Qual a diferença entre Óleo Genuíno Honda “4T” e o 20W-50 ?
Resp: O produto é homologado pela Honda, aprovado em testes rigorosos especificados pela Fábrica Manaus, (testes em bancada 200 horas / motor e em motos de frotistas em todo o Brasil), proporciona, aumento na durabilidade, aumento na economia de combustível, aumento na potência (óleo mais fino 10W-30 motor roda mais solto), fórmula semissintética, alta qualidade em relação ao mineral 20w-50.
3 – O Óleo Genuíno Honda pode ser utilizado em motocicletas com recomendações de uso para o 20W-50 ?
Resp: Sim, pode ser usado em todas as Motocicletas, Produtos de Força e Quadricilos fabricados ou importados pela Honda, sendo que, à partir de Janeiro 2011, todos os manuais das motos zero km, orientam os proprietários a usar o novo Óleo Genuíno Honda, independente da cilindrada e inclusive o Scooter Lead.

4 – Como fica a proteção do motor e o consumo do óleo em relação à baixa viscosidade do Òleo Genuíno Honda 10W-30 ?
Resp: Sem problemas, o Depto. de P&D da Honda (Qualidade), testou o óleo 10W-30 repetidamente em condições rígidas e severas, e o consumo de óleo ficou abaixo do especificado pela Fábrica, o Óleo Genuíno já esta em uso em outros países tropicais como o nosso: Índia, Indonésia e Tailândia sem nenhuma alteração em relação ao consumo.
5 – O Óleo Genuíno Honda 10W-30 pode ser utilizado em motores Honda antigos ?
Resp. Sim, pode ser utilizado em motores Honda de qualquer ano de fabricação ou modelo, sem oferecer riscos para o equipamento.
6 – Como posso sentir a diferença na potência do motor em relação ao 20W-50 ?
Resp: A motocicleta oferece uma resposta mais rápida, melhorando a aceleração e o torque. Ex: Em subidas é preciso acelerar menos para manter a mesma velocidade.
7 – O Óleo Genuíno Honda é igual aos outros óleos 10W-30 semissintéticos oferecidos no mercado ?
Resp: Não, o Óleo Genuíno Honda 4T, foi testado, aprovado e é garantido pela Honda
para uso exclusivo em motores Honda, e possuí aditivos em quantidades diferentes aos oferecidos no mercado. Os óleos com a mesma especificação encontrados no mercado não oferecem as mesmas vantagens, quando utilizados em nossos motores.
8 – Posso ter problemas de garantia caso não utilize o Óleo Genuíno Honda 4T ?
Resp: Sim, desde Janeiro de 2011, os motores das motos zero km estão vindo de fábrica abastecidos com o Óleo Genuíno, portanto, se alguma moto vendida após esta data sofrer algum defeito mecânico e o Depto. de Garantia da Honda solicitar análise do óleo e for identificado o uso de um produto que não seja homologado ou de uso sugerido pela Honda este departamento pode vir a não aprovar o concerto.
9 – E se o cliente/proprietário queira utilizar em seu motor o óleo 20W-50 (caso sua moto seja de algum ano anterior à 2011 e seu manual oriente o uso do 20w-50) como devo proceder ?
Devemos oferecer o Óleo Genuíno Honda repassando as informações descritas neste questionário, e reforçar que, de acordo com orientações da Honda, não existem problemas em se fazer a substituição do óleo mineral, pelo semissintético, deixando bem claro que, o Óleo Genuíno Honda 4T é produto homologado e garantido pela fabrica. Se, mesmo assim o cliente insistir em colocar o 20W-50, devemos atender a sua solicitação. Atenção: em hipótese alguma devemos misturar dentro de um mesmo motor
os dois tipos de óleo (20W50 com o Honda 10W30).

- - - Updated - - -


Mais um tópico chato sobre óleo, e com sabichão semianalfabeto metido a sabetudo e arrogante...




Concordo viu bruno...

kaiokold
03-07-13, 19:09
Cada um acaba se expressando de uma forma , ofender é errado , mas acho errado também desmerecer conhecimento de alguém , daqui a pouco tem duente postando certificado de curso em anexo no tópico affff , muito topico bom no forum , fogo é o tempo que demora pra pular uma porrada de post tosco egocêntrico etc.

Topico bom , mas caraca , igual creche aff , muita gente que passou exclusão na escola , sei lá haha

Cada um tem direito a postar sua opinião , já teve vezes , que me segurei pra não postar foda-se como resposta quando não concordavam com minha opinião , é minha , ponto final. Temos que respeitar , igual vejo uma monte de post que considero idiota ou tosco , e passo batido , simplesmente ignoro , igual na epoca de um usuário aí banido , eu olhava o avatar , já nem lia a opinião porque pouco me importava.

Mas precisava postar hoje e desabafar , ufffa rs

Abs

Limabl
03-07-13, 19:10
[QUOTE=jott257;865315]
PS: Nao me importa onde voce trabalhou nem que curso fez... pode ter feito curso ate na nasa, que ianda vou defender o oleo fino...
QUOTE]Daqui endiante não perco mais meu tempo tentando te explicar,é como dizem "o pior cego é aquele que não quer enchergar" então um abraço pra vc e seja feliz com oque vc sabe !!!

bruno almeida
03-07-13, 19:13
Voce disse que trabalhou 2 anos na honda, como voce sabe que de um tempo pra ca eles nao mudaram os componentes e tal... e alem do mais nao precisam mudar... se o oleo mais fino, nao queima e nao baixa antes da troca, realmente nao ha porque mudar o motor...

Como eu disse... o oleo mais fino ate um tempo atras era bem mais caro do que os mais grossos... e outra... sabemos que as coisas demoram bem mais pra vim pro brasil do que pra outros paises... a honda ja vinha usando o oleo 10w30 nas suas motos a muito tempo... so decidiram trazer aqui pro brasil a um tempo atras... Como nos sabemos e ja citaram... moto no brasil e transporte barato... isso inclui o valor das peças e serviços...

Oleo pra motor quanto mais fino e nao queimar nem baixar ate a proxima troca vai ser melhor para o motor
Oleo fino so tras melhorias,

Resfria o motor mais rapido pois como e fino ele circula no motor com maior facilidade...
Auxilia e reduz os desgastes na primeira partida a frio, pois o oleo e mais fino e
chega ate as partes mais dificeis do motor antes do oleo mais grosso
Sobe o giro mais rapido, a moto fica mais esperta

PS: Nao me importa onde voce trabalhou nem que curso fez... pode ter feito curso ate na nasa, que ianda vou defender o oleo fino...
Outra coisa... quem e voce pra falar que nao vou entender os cursinhos que voce fez... Nao fale as neiras... voce nem me conhece...

Nao estou aqui pra brigar com niguem... estou apenas expondo minha opinião..
E minha OPINIÃO e pronto... aceite se quiser... e estou aqui a defendendo pra quem quiser tirar a prova... usem e comprovem...

Chicoli faça o teste e depois venha aqui falar do resultado...

faça de suas palavras as minhas. Eu indico para alguns um bom curso de língua portuguesa... Mas acho que não vai resolver ...

Limabl
03-07-13, 19:17
Dicas de Manutenção - Use Óleo Genuíno Honda | Planeta Motos - Planeta Honda - São José dos Campos - SP (http://www.planetahonda.com.br/dicas-de-manutencao/detalhe.php?id=16&pg=1#outras)

1 – O que é o Òleo Genuíno Honda “4T” ? Resp: É o único óleo para motor de motocicleta, testado em motores Honda, em condições extremas, definidas pela engenharia da Fábrica de Manaus, para garantir a
esses motores o máximo de durabilidade e desempenho.
2 – Qual a diferença entre Óleo Genuíno Honda “4T” e o 20W-50 ?
Resp: O produto é homologado pela Honda, aprovado em testes rigorosos especificados pela Fábrica Manaus, (testes em bancada 200 horas / motor e em motos de frotistas em todo o Brasil), proporciona, aumento na durabilidade, aumento na economia de combustível, aumento na potência (óleo mais fino 10W-30 motor roda mais solto), fórmula semissintética, alta qualidade em relação ao mineral 20w-50.
3 – O Óleo Genuíno Honda pode ser utilizado em motocicletas com recomendações de uso para o 20W-50 ?
Resp: Sim, pode ser usado em todas as Motocicletas, Produtos de Força e Quadricilos fabricados ou importados pela Honda, sendo que, à partir de Janeiro 2011, todos os manuais das motos zero km, orientam os proprietários a usar o novo Óleo Genuíno Honda, independente da cilindrada e inclusive o Scooter Lead.

4 – Como fica a proteção do motor e o consumo do óleo em relação à baixa viscosidade do Òleo Genuíno Honda 10W-30 ?
Resp: Sem problemas, o Depto. de P&D da Honda (Qualidade), testou o óleo 10W-30 repetidamente em condições rígidas e severas, e o consumo de óleo ficou abaixo do especificado pela Fábrica, o Óleo Genuíno já esta em uso em outros países tropicais como o nosso: Índia, Indonésia e Tailândia sem nenhuma alteração em relação ao consumo.
5 – O Óleo Genuíno Honda 10W-30 pode ser utilizado em motores Honda antigos ?
Resp. Sim, pode ser utilizado em motores Honda de qualquer ano de fabricação ou modelo, sem oferecer riscos para o equipamento.
6 – Como posso sentir a diferença na potência do motor em relação ao 20W-50 ?
Resp: A motocicleta oferece uma resposta mais rápida, melhorando a aceleração e o torque. Ex: Em subidas é preciso acelerar menos para manter a mesma velocidade.
7 – O Óleo Genuíno Honda é igual aos outros óleos 10W-30 semissintéticos oferecidos no mercado ?
Resp: Não, o Óleo Genuíno Honda 4T, foi testado, aprovado e é garantido pela Honda
para uso exclusivo em motores Honda, e possuí aditivos em quantidades diferentes aos oferecidos no mercado. Os óleos com a mesma especificação encontrados no mercado não oferecem as mesmas vantagens, quando utilizados em nossos motores.
8 – Posso ter problemas de garantia caso não utilize o Óleo Genuíno Honda 4T ?
Resp: Sim, desde Janeiro de 2011, os motores das motos zero km estão vindo de fábrica abastecidos com o Óleo Genuíno, portanto, se alguma moto vendida após esta data sofrer algum defeito mecânico e o Depto. de Garantia da Honda solicitar análise do óleo e for identificado o uso de um produto que não seja homologado ou de uso sugerido pela Honda este departamento pode vir a não aprovar o concerto.
9 – E se o cliente/proprietário queira utilizar em seu motor o óleo 20W-50 (caso sua moto seja de algum ano anterior à 2011 e seu manual oriente o uso do 20w-50) como devo proceder ?
Devemos oferecer o Óleo Genuíno Honda repassando as informações descritas neste questionário, e reforçar que, de acordo com orientações da Honda, não existem problemas em se fazer a substituição do óleo mineral, pelo semissintético, deixando bem claro que, o Óleo Genuíno Honda 4T é produto homologado e garantido pela fabrica. Se, mesmo assim o cliente insistir em colocar o 20W-50, devemos atender a sua solicitação. Atenção: em hipótese alguma devemos misturar dentro de um mesmo motor
os dois tipos de óleo (20W50 com o Honda 10W30).

- - - Updated - - -






...Mais um caindo na labia do fabricante,o nome planetahonda ja mostra a tentativa de monopolização do mercado.


http://www.youtube.com/watch?v=2tQ2n9hcO8A&feature=player_embedded

jott257
03-07-13, 19:21
[QUOTE=jott257;865315]
PS: Nao me importa onde voce trabalhou nem que curso fez... pode ter feito curso ate na nasa, que ianda vou defender o oleo fino...
QUOTE]Daqui endiante não perco mais meu tempo tentando te explicar,é como dizem "o pior cego é aquele que não quer enchergar" então um abraço pra vc e seja feliz com oque vc sabe !!!


Ok colega... sem problemas... estamos aqui pra expor nossas opiniões e debater... se voce nao concorda com a minha... voce tem todo o direito, agora nao venha falar da minha.. muito menos me ofender...

PS: o site foi so um exemplo que usei... pois nao tenho moto honda e muito menos sou hondeiro...

Limabl
03-07-13, 19:29
De hoje em diante eu não posto mas nem um tópico ou mensagem com conteudo técnico ao publico,se alguem estever com alguma duvida ou dificuldade técnica é só me mandar um MP.

Não adianta tetar explicar algo ou a maneira correta das coisas, se amaioria não quer aprender e muito menos contribuir para que todos aprendão. Abs atodos !!!

Muitos aqui deveria saber que existe anos luz de distância entre o que vc acha que é certo e o que é realmente certo !!!

Essa foi minha ultima mensagem técnica nesse forum ao publico!!!

Defeacer
03-07-13, 19:46
Uma vez o Ivan Rj disse que os moderas tem uma vida, o que é perfeitamente normal.

Mas eu acho que os moderas podiam dar uma atenção maior aqui, tá ficando tenso. Nego briga por qualquer coisa, não se pode falar em lançamento de moto, em carbura, em qualquer merda que vira briguinha que não leva nada a lugar algum.

Quando eu vejo que um tópico tem mais de 3 páginas eu já entro na certeza que tem briguinha lá, e raramente estou errado.

jott257
03-07-13, 20:10
oleo ta virando um assunto que tem politica, religiao e futebol...
Nao so qual oleo usar mais tambem a hora de trocar... se de 1mil e 1mil ou 3 em 3 e ate 5 em 5

Diey
04-07-13, 00:41
só seguir o manual e ficar de olho no nível, muita gente troca de mil em mil km, não tem problema mas vc vai gastar bem mais.

Obs: diminuindo o intervalo vc pode ficar mais tranquilo em relação ao nível do óleo, mas é uma vantagem não muito vantajosa a vista do valor gasto nas trocas

E também a maior poluição que trocas mais frequentes geram né! hehe

Sobre o assunto do tópico, sigo religiosamente o manual e piloto feliz.
Abraços!

Isac-RJ
04-07-13, 01:30
Testei o 10w30 da honda e não gostei,a moto esquentava mais e ficava um pouco mais barulhenta,mesma coisa com o Lubrax Extra Turbo.Prefiro pagar R$10 no óleo de moto da Petrobrás.

jott257
04-07-13, 02:18
Testei o 10w30 da honda e não gostei,a moto esquentava mais e ficava um pouco mais barulhenta,mesma coisa com o Lubrax Extra Turbo.Prefiro pagar R$10 no óleo de moto da Petrobrás.

lubrax extra turbo nao e oleo de motor a diesel? De caminhao?
Tem certeza que usou esse? o 10w30 e pra motos ne pra carros nao

sergipe
04-07-13, 07:28
Bem, realmente lubrificantes para motores diesel at niveis ci-4 ou inferiores tinham nivel de zzdp maiores. E é isso que uso nos meu motores...sem dó. Uso no meu bom e velho civic ano 2000 e na minha yes lubrificantes br top turbo 15w40 ou ursa tdx premium 15w40, que atendem as especificações api Ci-4 e SL... e custam em torno de 10 a 11 reais o litro. E aguentam o tranco.
Lima, bom topico :clap::clap::clap:


opa cara blz, não posto muito sobre isso pois tem mentes que não conseguem ou não querem entender, pincipalmente aos que acham que sabem tudo,
eu tbm usei e uso o TT, na minha antiga moto eu andei uns 35 ou 40 mil km(não sei ao certo pois o cabo de velocímetro quebrou algumas vezes e andava sem ele por não encontrar)
trocava a cada 2000km, e o que eu comprava não era o da garrafinha de 1L não(até foi por um tempo) eu comprava avulso, levava uma garrafa de 5L e comprava numa distribuidora de óleo, saía mais barato pq lá o óleo é no tambor de 200L hehe
valeu!!

Limabl
04-07-13, 12:24
kkkkk...sem dúvida o melhor comentário!

- - - Updated - - -



Calma cara, o problema é que vc desmerece alguns companheiros. Certamente vc sabe mais coisas sobre motores que muita gente aki, mas também tem muita gente que sabe muito mais, mas muito mais mesmo, que vc. Então contribua mas sem querer dar uma de danadão de salto alto.

Abraço, tudo de bom e boa noite!Eu não desmereço ninguem gente boa,apenas corrijo o que esta errado,e se eu estiver errado eu vou atrás na hora e concordo com quem for assim como já fiz aqui no PN,quem não gostou ou se encomoda com isso poblema deles,eu apenas escrevo dados técnicos feitos por impresas competêntes,agora se meia duzia de metidos a especialista de lubrificantes quer dar pitaco naquilo que eles pençam que intende só porque ouviu alguem falar ou leu no site de um fabricante de lubrificantes ou de automovel e motocicletas, eu não fico calado mesmo,conheço um pessoas mentidas intendidos de longe,pois quem tem coonhecimento aguçado sobre uma determinada area conhece na hora quando o cara esta falanda asneira sobre aquele assunto,e o que tem de gente aqui assim não é pouco

Isac-RJ
04-07-13, 12:36
lubrax extra turbo nao e oleo de motor a diesel? De caminhao?
Tem certeza que usou esse? o 10w30 e pra motos ne pra carros nao
O Lubrax Extra Turbo é um óleo misto assim como o Top Turbo http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/f02cf580462646c2b4d0bfb37e971e31/ft-lub-auto-caminhoes-extra-turbo.pdf?MOD=AJPERES
O 10w30 é o óleo genuíno Honda pra motos.

Limabl
04-07-13, 13:04
Insistir no erro já ´é burrice !!!!!

Shaiky Castro
04-07-13, 17:04
Galera podia fazer um esforço e ao inverso de ficar de briguinha de lavadeira no fórum, fazer um curso de língua portuguesa.
É por esses motivos que pra mim esse fórum tá perdendo a graça, antes entrava todo dia mesmo no trabalho, agora passo dias sem entrar.

mdorigon
04-07-13, 17:15
Jott257, vc disse algumas coisas reais...mas tb disse algumas coisas erradas. Nem todo motor diesel é antigão que usa oleo do tempo do Zagallo. Ha muito tempo os oleos mais vendidos no mercado brasileiro pra motores diesel (e servem em motores 4 tempo tb) são 15w40. E tem lubirificante 5w30 e 10w30 pra frota diesel tb. Eu uso lubrificante de caminhão na minha yes e no meu civic...kkk ha muito tempo. QQ br top turbo ci4/api sl ou ursa tdx premium possuem viscosidade 15w40 ha anos, e são api sl tb. E custão migalha. Extra turbo que foi citado tb é 15w40, só que api ch-4 e api sj ao mesmo tempo (sim isso é certificado, ta na embalagem do mesmo e na ficha tecnica no site). Pra mim...ha muito tempo os motores de carro mais vendidos do brasil tem folgas minimas iguais ao de motos. Ja faz tempo que tem 1.0 no mercado usando oleo 5w30 motorcraft, ac delco e assim vai. Meu pai teve um classic zero em 2004...e ja usava. Isso realidade nossa no pais ha mais de 10 anos.
Qto ao que o Lima falou do 10w30, realmente funciona bem aqui pro sul e sudeste nos motores das pequenas. Pra cima de minas gerais...eu não encaro usar um lubrificante desses num motor 125cc refrigerado a ar que gira igual ao capeta. Mas em motores refrigerados a liquido, como de carros, normal. Quem aguenta a bronca nesse caso na parte de resfriar o motor é o sistema de arrefecimento. Usei por anos 10w40 e agora 15w40 nas minhas suzukis 125cc, trocando de 3 em 3 mil e tudo ok. Só que sempre usei lubrificantes bons. Encararia usar 10w40 da elf por exemplo, que usei muito no nordeste. Um 10w30...nunca. Se for pra usar um lubrificante desse pra ele degradar rapidamente e ter que trocar de mil em mil...nunca. Mas como ja disseram aki...lubrificante é algo muito pessoal mesmo. Sempro aconselho amigos meus iniciando nessa pesquisa a usarem o que lhe deixam seguro e ponto. Se ta funcionando...não precisa mudar.

xicova
04-07-13, 18:12
Autor do texto sobre lubrificantes.
http://www.cvmarj.info/uploads/Engine_Oil_-_Tradu__o.pdf

Sobre o Autor

Duke Williams é um engenheiro automotivo e aeroespacial aposentado, comgrau de Mestre em Engenharia Mecânica pelo Centro de Pesquisa de Motoresda Universidade de Wisconsin Engine Research Center. Ele é o dono originalde um Corvette Coupe 1963 com 340 HP e se envolve com restauração ecorridas desde a adolescência. Ele mora em Redondo Beach, California e é membro da National Corvette Restorers' Society.

Cuidado com o plágio.

Limabl
04-07-13, 18:24
Autor do texto sobre lubrificantes.
http://www.cvmarj.info/uploads/Engine_Oil_-_Tradu__o.pdf

Sobre o Autor

Duke Williams é um engenheiro automotivo e aeroespacial aposentado, comgrau de Mestre em Engenharia Mecânica pelo Centro de Pesquisa de Motoresda Universidade de Wisconsin Engine Research Center. Ele é o dono originalde um Corvette Coupe 1963 com 340 HP e se envolve com restauração ecorridas desde a adolescência. Ele mora em Redondo Beach, California e é membro da National Corvette Restorers' Society.

Cuidado com o plágio.
O texto é dele mesmo,mas como vc pode perceber dá para notar que o texto não é meu,achei que não fosse necessario postar a fonte do texto já que só peguei uma parte que podia ser aplicada em motocicletas.

Mas vou postar a fonte do texto na primeira pagina para evitar complicações...valew!!!

Só pra vc vê,olha o gabarito do autor do texto, e mesmo assim ainda tem pessoas que querem contradizer o texto afirmando que não é bem asim que honda é honda e blá,blá,blá !!!

Abs....

Diogo-RJ
04-07-13, 18:38
sempre usei, uso e nao mudo o oleo da TW motul...

ja pesquisei bastante e vi q motul por ser importado nao tem a norma brasileira de usar tantos % oleo reclicado/refinado... motul é 100% oleo virgem.

no caso Motul 3000 SG mineral... de acordo com alguns sites americanos, o oleo puro aguenta mais, e com isso mesmo tendo API menor, faz os aditivos aguentarem mais tb.. ficando igual ou ate melhor q alguns oleos API SL, SM ou SN.

ja o motul 5100 SL e outros motul preciso nem comentar...

mas isso é minha opniao e a conclusao q cheguei com informacoes que "eu" pesquisei.... entao prefiro um oleo importado por esses motivos... respeitando a especificacao SAE do original.

troco oleo a cada 1.500/2.000

na intruder uso mobil mx 15w50 semi-sintetico

vlw

Isac-RJ
04-07-13, 18:40
Pra mim,que já pesquisei a respeito de óleo,cago e ando pra quem quer gastar dinheiro com o óleo genuíno honda,prefiro economizar esses r$10 pra uma eventual retifica.Troco o óleo com 3000km,com 60.000km já economizo r$200,com 90.000km economizo r$300,já faço uma retifica meia sola com esse dinheiro.
Se quiserem discutir,rasgar lingerie e os krlh a 4,é com vcs,não mudo minha opinião por causa de achismo.

jott257
04-07-13, 19:48
Jott257, vc disse algumas coisas reais...mas tb disse algumas coisas erradas. Nem todo motor diesel é antigão que usa oleo do tempo do Zagallo. Ha muito tempo os oleos mais vendidos no mercado brasileiro pra motores diesel (e servem em motores 4 tempo tb) são 15w40. E tem lubirificante 5w30 e 10w30 pra frota diesel tb. Eu uso lubrificante de caminhão na minha yes e no meu civic...kkk ha muito tempo. QQ br top turbo ci4/api sl ou ursa tdx premium possuem viscosidade 15w40 ha anos, e são api sl tb. E custão migalha. Extra turbo que foi citado tb é 15w40, só que api ch-4 e api sj ao mesmo tempo (sim isso é certificado, ta na embalagem do mesmo e na ficha tecnica no site). Pra mim...ha muito tempo os motores de carro mais vendidos do brasil tem folgas minimas iguais ao de motos. Ja faz tempo que tem 1.0 no mercado usando oleo 5w30 motorcraft, ac delco e assim vai. Meu pai teve um classic zero em 2004...e ja usava. Isso realidade nossa no pais ha mais de 10 anos.
Qto ao que o Lima falou do 10w30, realmente funciona bem aqui pro sul e sudeste nos motores das pequenas. Pra cima de minas gerais...eu não encaro usar um lubrificante desses num motor 125cc refrigerado a ar que gira igual ao capeta. Mas em motores refrigerados a liquido, como de carros, normal. Quem aguenta a bronca nesse caso na parte de resfriar o motor é o sistema de arrefecimento. Usei por anos 10w40 e agora 15w40 nas minhas suzukis 125cc, trocando de 3 em 3 mil e tudo ok. Só que sempre usei lubrificantes bons. Encararia usar 10w40 da elf por exemplo, que usei muito no nordeste. Um 10w30...nunca. Se for pra usar um lubrificante desse pra ele degradar rapidamente e ter que trocar de mil em mil...nunca. Mas como ja disseram aki...lubrificante é algo muito pessoal mesmo. Sempro aconselho amigos meus iniciando nessa pesquisa a usarem o que lhe deixam seguro e ponto. Se ta funcionando...não precisa mudar.

So porque e fino ele vai degradar mais rapido? So se for de marcas genericas em...
No caso eu so dei exemplo que oleo grosso era oleo de caminhao... + como voce disse... tem motores a diesel que usam oleo mais fino...


Outra coisa... Nao estou mandando ninguem usar oleo honda... so estou dizendo que quanto mais fino o oleo que voce usar, melhor e para o motor...
Se o motor nao tiver ja indo pro saco, ja queimando oleo... pode por o 10w30 nao importa a marca... desde que seja uma marca boa...

Na minha moto tambem so troco de 3 em 3 mil as vezes entre 2500 e 3000 pois o oleo ja vai ficando baixo....

Carleetos
04-07-13, 20:58
Pra mim,que já pesquisei a respeito de óleo,cago e ando pra quem quer gastar dinheiro com o óleo genuíno honda,prefiro economizar esses r$10 pra uma eventual retifica.Troco o óleo com 3000km,com 60.000km já economizo r$200,com 90.000km economizo r$300,já faço uma retifica meia sola com esse dinheiro.
Se quiserem discutir,rasgar lingerie e os krlh a 4,é com vcs,não mudo minha opinião por causa de achismo.

http://s14.postimg.org/snsskoknl/3tssjg.jpg

Pois é costumo antecipar um pouco a troca porque gosto do meu motor funcionando redondo. Não me incomoda gastar R$300 a mais em 30000km rodados, o que me leva uns quase 3 anos pra alcançar.

paulo henrique
04-07-13, 21:05
http://s14.postimg.org/snsskoknl/3tssjg.jpg

Pois é costumo antecipar um pouco a troca porque gosto do meu motor funcionando redondo. Não me incomoda gastar R$300 a mais em 30000km rodados, o que me leva uns quase 3 anos pra alcançar.

meu ta dando mil ja vou trocando logo..so coloco yamalube,lubrax ou shell advance (novo pote amarelo) todos API-SL!gosto do motor silencioso..macio...!quem nao liga pra isso eh quem nao entende nem como que funciona um motor..pq se nao estaria colocando do melhor de mil em mil!

Ivan RJ
04-07-13, 21:15
Eu vi postagens que não gostei, então apaguei, passei a régua.
Óleo fino ou óleo grosso??????????????
Nunca vi tanta barbaridade, vou rasgar meus diplomas de mecânico, sugiro que faça o mesmo Lima.
Se quiserem que a parte de cima do motor esteja bem lubrificada ao darem a 1ª partida pela manhã, é simples. Usem 10% do total de óleo de Bardhal B12, o motor estará filmado por dentro e mesmo sem óleo vcs podem andar com a moto. O filme só será quebrado quando o motor atingir 700º.


Gostaria que alguém me informasse o endereço da fábrica de óleos Honda Motor Oil ou qualquer coisa parecida!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Se ninguém me fornecer esse endereço, EU TRANCAREI O TÓPICO e dependendo do meu humor, posso distribuir alguns bans por ofensas, discriminação e outras coisitas mais.
Todo mundo contente e feliz?
Eu não estou. Avisei em um tópico que abri sobre educação, agora segurem a onda.
Sem abraços.

Shaiky Castro
05-07-13, 10:23
Ivan, o que as pessoas não entendem e nunca entenderão é que a Honda NÃO fabrica seus lubrificantes, ela apenas mantem contrato com uma empresa petrolífera para produzi-lo, só isso. E isso muda a todo instante. Quando comprei minha Yes em 2009 o óleo recomendado pela Suzuki era o Lubrax como o contrato acabou e não foi renovado agora é o Mobil.

Gostaria de te fazer uma pergunta: Quando a moto está baixando óleo muito rápido mas não está queimando(saindo fumaça branca pelo escapamento) o que pode ser?
Agradeço se puder me ajudar.

Ivan RJ
05-07-13, 10:39
EU SEI QUE A HONDA BEM COMO A YAMAHA "NUNCA FABRICARÃO NENHUM TIPO DE ÓLEO. NEM PRA MÁQUINA DE COSTURA!!!!!!

POR ISSO, COMO NINGUÉM DOS PSEUDOS CONHECEDORES DE MECÂNICA SOUBE ME DAR O ENDEREÇO DA FABRICA DE ÓLEOS.............................

TÓPICO TRANCADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Shaiky Castro (http://www.pequenasnotaveis.com.br/members/shaiky-castro-31729/), lhe respondo por MP, cansei de dar a luz para cegos.

PS: MAIS UMA VEZ, EXCELENTE TÓPICO LIMA, MAS MUITOS USUÁRIOS NÃO ESTÃO PREPARADOS PARA RECEBEREM CONHECIMENTOS, NÃO ESTÃO APTOS PARA RECEBEREM IDEIAS NOVAS SEM FERIR O ORGULHO PRÓPRIO, POR ISSO OS CHAMO DE PSEUDOS MECÂNICOS.