PDA

Ver Versão Completa : Freio motor x embreagem patinando



roggarcia
29-06-13, 18:01
Pessoal,

Estou dando uma pesquisada sobre embreagem patinando (não, a minha não está ainda:p). E a dúvida é a seguinte: Utilizar muito o freio motor pode ferrar a embreagem da moto a ponto disso acontecer? Pergunto isso porque pelo que eu vi, pelo menos em carros, manter o mesmo parado segurando na embreagem faz isso... fora que sou muuuito adepto do freio motor tanto na moto quanto no carro!


Abs!

Limabl
29-06-13, 18:29
Pessoal,

Estou dando uma pesquisada sobre embreagem patinando (não, a minha não está ainda:p). E a dúvida é a seguinte: Utilizar muito o freio motor pode ferrar a embreagem da moto a ponto disso acontecer? Pergunto isso porque pelo que eu vi, pelo menos em carros, manter o mesmo parado segurando na embreagem faz isso... fora que sou muuuito adepto do freio motor tanto na moto quanto no carro!


Abs!Em motos freio motor não estraga os discos e separadores de embreagem,eu mesmo quando estou em ritimo forte e vou entrar em uma curva e as vezes acontece eu reduzir para uma marcha muito forte eu eu uso a embregem na reduçaõ para evitar um freio motor muito forte,esse processo funciona como uma embregem deslizante !!! !!!

luis_sbo
29-06-13, 18:31
primeiramente: ficar controlando o carro com o pedal da embreagem numa subida pra deixar ele parado, NÃO É FREIO MOTOR, é queimar embreagem (ou como costumo dizer BURRICE).
segundo: freio motor é voce deixar o carro/moto engatado numa descida, o motor não vai deixar ele adequirir velocidade conforme ele desce.

usar o freio motor não afeta em nada a embreagem, desde que se respeite o giro do motor em cada marcha(se nao vai engatar a primeira com a moto a 80 por hora tambem ne), se voce usar o freio motor numa descida por exemplo, a embreagem nem vai estar sendo usada, muito menos vai estar sendo gasta, é praticamente a mesma coisa que se voce tivesse andando com a moto numa reta, só que ao contrario: ao invez do motor acelerar a moto, o motor vai estar desacelereando a mesma.

roggarcia
29-06-13, 18:57
primeiramente: ficar controlando o carro com o pedal da embreagem numa subida pra deixar ele parado, NÃO É FREIO MOTOR, é queimar embreagem (ou como costumo dizer BURRICE).
segundo: freio motor é voce deixar o carro/moto engatado numa descida, o motor não vai deixar ele adequirir velocidade conforme ele desce.

usar o freio motor não afeta em nada a embreagem, desde que se respeite o giro do motor em cada marcha(se nao vai engatar a primeira com a moto a 80 por hora tambem ne), se voce usar o freio motor numa descida por exemplo, a embreagem nem vai estar sendo usada, muito menos vai estar sendo gasta, é praticamente a mesma coisa que se voce tivesse andando com a moto numa reta, só que ao contrario: ao invez do motor acelerar a moto, o motor vai estar desacelereando a mesma.

Valeu Luis! Um complemento à dúvida: Quando utilizo o freio motor, eu costumo descer de marcha beeem suave ou seja, demoooro pra largar totalmente a embreagem (daí acabo controlando um pouco da velocidade ali no manete mesmo, antes de engatar totalmente a marcha mais baixa). Isso sim pode fazer algum mal?

luis_sbo
29-06-13, 19:11
acredito que a longo prazo faça mal sim, vai diminuir a vida util dos discos da embreagem (só que não vai ser tanto assim tambem), eu quando vejo a descida, eu ja engato uma marcha pra cima e desço com ela ja totalmente engatada, e vo usando o freio pra controlar a velocidade.

uma dica que ja vi em outros forum é a seguinte:
quando for descer uma descida, engata uma marcha acima do que voce usaria pra subir a mesma.

Eduardo Toda
29-06-13, 21:08
Valeu Luis! Um complemento à dúvida: Quando utilizo o freio motor, eu costumo descer de marcha beeem suave ou seja, demoooro pra largar totalmente a embreagem (daí acabo controlando um pouco da velocidade ali no manete mesmo, antes de engatar totalmente a marcha mais baixa). Isso sim pode fazer algum mal?

Fazer a embreagem ficar patinando, aí sim, ela pode ir para o vinagre

jorgetfs
29-06-13, 21:30
freio motor não, mas queimar embreagem sim,, isso que você faz quando esta reduzindo é queimar embreagem tambem. com o tempo a embreagem vai ficar alta. só vai dar tração lá no final da manete.
assim como acontece com carro de mulher. depois de 1 ano a embreagem ta lá no ceu kkk
abs

pedromartins
29-06-13, 22:41
Freio motor é uma coisa tao util e segura que ate o manual da moto recomenda.

magrao tk
29-06-13, 23:35
Pra embreagem patinar cedo só se usar demais ou por muito tempo o manete de embreagem entre as posições todo apertado e todo solto. Apertou sem chegar no fim, tá gastando.
Se usar normal, vai gastar o normal. Se usar demais, vai gastar mais rápido. Simples assim.