PDA

Ver Versão Completa : Projeto que obriga airbag para motociclistas É aprovado no senado



cleverson80
07-07-13, 18:00
Condutores e passageiros de motocicletas no Brasil podem ser obrigados a usar colete ou jaqueta com airbag. Um substitutivo da senadora Ana Amélia (PP-RS) ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 404/2012 com a revisão foi aprovado nesta quarta-feira (03/07/2013) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado. A proposta ainda deve passar por pelo menos outras duas comissões na Casa e, se aprovada, segue para a Câmara dos Deputados.
O texto aprovado pela CAS estabelece que os motociclistas terão prazo de três anos para adaptação do colete com airbag. A proposta também altera a Lei dos Motoboys (Lei 12.009/2009) para obrigar o uso de dispositivos retrorreflexivos nas roupas. O vestuário de segurança deverá ser dado aos motoboys pelas empresas ou pessoa que empregar ou contratar o condutor, quando o motociclista trabalhar como autônomo.
Além do colete airbag, também constam como itens obrigatórios capacete, botas, luvas e vestimenta que cubra todo o corpo. O texto também altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) – Lei 9.503/1997 – para determinar que a não utilização desses equipamentos de segurança, tanto pelo motociclista quanto pelo passageiro, seja considerada infração gravíssima.
A senadora Ana Amélia (PP-RS) manteve no substitutivo a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Imposto de Importação para os coletes e partes acessórias, mas retirou do texto final a exclusão do pagamento do PIS/Pasep e do Financiamento da Seguridade Social (Cofins), como queria o autor do projeto original, senador Humberto Costa (PT-PE).

Texto retirado de Luís Sucupira blog | Projeto que obriga airbag para motociclistas é aprovado no Senado (http://www.luissucupira.com.br/projeto-que-obriga-airbag-para-motociclistas-e-aprovado-no-senado/)

luis_sbo
07-07-13, 18:08
cara, eu nem sabia que existia isso de colete com air-bag '------'

chriskopsch
07-07-13, 18:25
Eles vão dar os coletes tbm????

Lampada
07-07-13, 18:26
Apesar de esta pensando na segurança eu acho isso um absurdo, tomara que não vá para frete.
Esses políticos deveriam preocupar mais com o transporte publico que além de ineficiente é inseguro.

sergipe
07-07-13, 18:33
eu adoraria usar mais EPI's e de boa qualidade, mas o preço é impraticável, outro dia um parceiro de academia foi com um capacete que eu gamei,
pedi a ele pra testar e fiquei impressionado com o conforto e o pouco peso, quando ele disse o quanto custou eu devolvi a ele na hora!!!!!
quase 2 salários mínimos!!
a moto dele é uma Hornet.

coreanas
07-07-13, 20:20
É por essas e outras que às vezes meto o pau nos políticos por aqui. Isso não é para segurança, mas para o BABACA do Alexandre Barros vender essa porcaria, no dia a dia é inviável. Não é à toa que esse cretino nunca ganhou nada expressivo em corridas. Temos que entupir as caixas de e-mails dos deputados contra mais esse absurdo, assim como pedágios para motos. Quando passo no pedágio faço questão de desligar a moto, tirar pacientemente moedinhas do bolso, contar minucionsa e pacientemente o troco, verificar o ticket, calçar pacientemente as luvas, ligar a moto e sair bemmmmmmm devagarinho, só para irritar o motorista de trás e tomar o tempo do pedágio. A idéia é irritar mesmo, para que os motoristas passem a achar ruim motos pagar pedágio, além de tomar o tempo da cabine. Aconselho todos fazerem o mesmo, inviabiliza a cobrança para motos.

emerson merighi
07-07-13, 22:44
mais uma senadora [email protected] ser irma do tal j .hato, inimigo eterno dos motociclistas...

Eduardo Toda
07-07-13, 23:38
Mais um para atrasar a vida de quem anda de moto...sei não mas, só existe UMA empresa que comercializa e UM fabricante que produz...você não acha que aí tem forte indício de maracutaia...

*Caspita, daqui a pouco vou ficar sem espaço no rodapé, de tanta gente que quer prejudicar quem anda de moto..rsrrss

Rafael WF
08-07-13, 00:10
La se vai mais 300conto.

luis_sbo
08-07-13, 00:16
La se vai mais 300conto.

300 conto sendo otimista no preço .-.

Rafael WF
08-07-13, 00:55
Uma coisa é certa, alguém vai ganhar MUITO dinheiro com isso, quem lembra do kit de primeiros socorros? Onde esta agora??

magrao tk
08-07-13, 01:24
Eu poderia escrever várias frases comentando essa proposta, mas é redundante... vou é resumir em poucas sílabas: MA VÁ PA PU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

FHNT
08-07-13, 08:36
Todo EPI é bem vindo, desde que NÂO seja obrigatório! Mais uma Senadora (Ana Amélia (PP-RS) acaba de perder mais um voto... Sou a favor de se vender isso aqui sim, e com total isenção de impostos por se tratar de EPI, agora, obrigar a usar, sou totalmente contra, afinal como fica o livre arbítrio e a democracia?

magrao tk
08-07-13, 09:12
Todo EPI é bem vindo, desde que NÂO seja obrigatório! Mais uma Senadora (Ana Amélia (PP-RS) acaba de perder mais um voto... Sou a favor de se vender isso aqui sim, e com total isenção de impostos por se tratar de EPI, agora, obrigar a usar, sou totalmente contra, afinal como fica o livre arbítrio e a democracia?
Exatamente! Quando já no título topei com a palavra ''OBRIGA'' já me deu nojo. Eu tambem obrigo a eles fazer um governo honesto e em favor da gente! ELES QUE TRABALHAM PRA GENTE E NÃO O CONTRÁRIO!!!! VAI OBRIGAR A... A... Bah, deixa pra lá. Que raiva dessas histórias de obrigatoriedade!!!! Claro, sempre a um custo a mais pra gente! Capaz que não né?

- - - Updated - - -

O que muito me admira é essa conversinha fiada vir a tona agora, que a onda de protestos tá recem amornando. Que pros motoboy do Brasil se organizarem, parar tudo e tocar o terror é barbada! Será que eles pensaram na zorra que isso pode virar???

eumemopq
08-07-13, 09:27
isso tem cara de ser a mesma coisa daquele kit primeiros socorros q teve um tempo atras pros carros..
qdo todo mundo já tiver comprado, não será mais obrigatório.

ou qdo obrigaram os carros mil e tals a não usarem mais o engate, qdo todos tiraram, não precisava mais.

Neto SP
08-07-13, 09:30
ultimamente por causa das discussões tenho mais lido do que participado do fórum, mas acho que este povo pensa que esta vivendo em algum pais rico da Asia ou da Europa aqui no Brasil 80% dos motociclistas não usam nem equipamentos comuns básicos como capacete jaqueta e luvas quem dirá air bag uma coisa muito mais simples que isto seria proibir motos saírem com freio a tambor na frente por exemplo.

halvaro
08-07-13, 10:02
Se isso for aprovado, provavelmente abandonarei a moto

mdorigon
08-07-13, 11:16
Se for eficiente, tiver varios fabricantes vendendo e principalmente barato...até seria uma boa ideia. Mas tem muito mais medidas que podem ser tomadas para melhorar a segurança geral no transito para todos. Vamos ver que fim isso ai vai ter para nós.

Optimus Prime
08-07-13, 12:09
Bah !!!,tem cada uma !!

Todo equipamento de segurança é bem vindo,mas obrigar ai já é demais.

Depois o País pega fogo,a população se revolta ,e esses políticos fingem não saber o porque ?!!

É muito fácil jogar a responsabilidade pro lado da população,ao invés de fazerem seu trabalho.
Pavimentar ruas,colocar sinalização adequada,fiscalizar veiculos irregularres e motoristas imprudentes, Pra que né !! Não precisa, Isso só evita 95% de todos os acidentes do Brasil.

dfazer
08-07-13, 12:12
a essa hora já deve tá cheio de politico abrindo empresa de airbag para motos

Carlos Henrique
08-07-13, 12:50
Mais uma coisa pra levar pras manifestações na rua!

emerson merighi
08-07-13, 12:57
sem falar que a producao desse colete deve ser bem baixa...uns poucas mil unidades por ano...se for pra todo mundo usar, vai faltar colete, e muito!

Eduardo Toda
08-07-13, 17:26
Olha só o preço da bagaça....
Coletes (http://www.compredenko.com.br/Coletes)
Como pode, se custar a metade do preço mesmo assim vai custar R$814,00 há pegadinha do Mallandro !!!

emerson merighi
08-07-13, 17:41
Olha só o preço da bagaça....
Coletes (http://www.compredenko.com.br/Coletes)
Como pode, se custar a metade do preço mesmo assim vai custar R$814,00 há pegadinha do Mallandro !!!
kct....caro pra caramba...deputados retardados mentais....quem vai ter grana pra um bagulho desses....quem vai pagar a conta?
isso nao da certo nao...alguem tem que vetar!

cleverson80
08-07-13, 20:04
tomara que vetem.

magrao tk
08-07-13, 20:53
Isso não vai pra frente! E se for... a única explicação pra isso é que eles querem banir a frota de motos das ruas de um jeito bem proveitoso.

Defeacer
08-07-13, 21:32
Brasil é uma piada, obrigam a usar capacete mas não tem fiscalização nenhuma pra impedir que capacetes de 30 reais sejam vendidos, que não tem um pingo de conforto e segurança. Se eu cair a 100 km/h sem capacete tenho mais chance de ficar vivo do que com uma desgrama dessas.

Com o colete seria a mesma coisa, vão baratear o máximo que puderem e as indústrias vão se encher de dinheiro e o motociclista vai usar um produto vagabundo, que provavelmente seria dado de grátis junto da aquisição da moto 0 km, com aquele capacete vagabundo.

Mas duvido muiiiiiiito que seja aprovado esta merda.

baianomtx
08-07-13, 21:48
E qual empresa vai pagar por isso a empresa meu bolso!!!!!! isso é um absurdo mais uma forma de ganhar dinheiro rápido e fácil!!!! vamos lembrar disso nas urnas.

- - - Updated - - -

na mínima algum parente dele deve ter uma indústria para fabricar isso aew!!!!

Diey
08-07-13, 23:19
Pô galera. Garupa também terá que usar...
Para algumas pessoas entao o custo sera em dobro.
Pra mim, so faz sentido esse tipo de lei se reduzirem BASTANTE o valor do DPVAT.

emerson merighi
09-07-13, 00:19
porque sera que motociclista tem sempre que ser o alvo dessas propostas indecentes? dessas leis mirabolantes?
esse pessoal do RS tem que lembrar dessa miseravel na hora de votar heim....ZERO votos pra ela! ela devia arrumar e uma troxa de roupa pra lavar ou arrrumar algo util pra fazer...piranha desgracada...querendo prejudicar os outros!
eu ate gostaria de ter uma jaquela dessas pra viajar e tal...quando tivesse sobrando um dinheiro..., mas e muito diferente vc OBRIGAR os outros usarem pagando do bolso deles...ate pra buscar um pao na padaria da esquina...ridiculo!

Carlos Henrique
09-07-13, 00:44
porque sera que motociclista tem sempre que ser o alvo dessas propostas indecentes? dessas leis mirabolantes?
esse pessoal do RS tem que lembrar dessa miseravel na hora de votar heim....ZERO votos pra ela! ela devia arrumar e uma troxa de roupa pra lavar ou arrrumar algo util pra fazer...piranha desgracada...querendo prejudicar os outros!
eu ate gostaria de ter uma jaquela dessas pra viajar e tal...quando tivesse sobrando um dinheiro..., mas e muito diferente vc OBRIGAR os outros usarem pagando do bolso deles...ate pra buscar um pao na padaria da esquina...ridiculo!
Concordo 100% com vc!
Brasil, um país de merd@! Políticos de merd@! As únicas coisas boas nessa birosca são as paisagens e os lugares pra visitar!

agm2112
09-07-13, 07:36
Aqui na roça quase nenhuma moto tem placa, ninguém tem habilitação, não sabem nem o que é espelho retrovisor. Capacete é coisa de fresco... imagina colete com airbag ! Mas certamente se os homi me pararem em sem airbag, vão me multar.

coreanas
09-07-13, 10:25
O reponsável por essa maracutaia (e dono da empresa que vai lucrar com isso), o inimigo dos motociclistas, tem nome e sobrenome:

ALEXANDRE BARROS.

Diey
09-07-13, 14:28
Essa lei não pode sair. Como um colega já disse, por que não fazem uma lei para a extinção do freio a tambor das motos?
O ganho em segurança geral seria bem maior do que esse colete de airbag.

VictorFOL
09-07-13, 14:33
Essa lei não pode sair. Como um colega já disse, por que não fazem uma lei para a extinção do freio a tambor das motos?
O ganho em segurança geral seria bem maior do que esse colete de airbag.
Concordo com você!

CONKER
10-07-13, 10:32
Vai ser legal usar o colete airbag e botas no "friozinho" de 38ºC na sombra de MAO sem contar que tudo isso indo para dar uma volta no Shop's...rsrsrs

DOUGLAS 00
10-07-13, 10:51
O projeto é obviamente inviável.

Até sou favorável a obrigatoriedade de alguns items, como um protetor cervical e luvas, mas coletão com air bag me cheira muito a lobby...

CONKER
10-07-13, 10:53
O projeto é obviamente inviável.

Até sou favorável a obrigatoriedade de alguns items, como um protetor cervical e luvas, mas coletão com air bag me cheira muito a lobby...

Verdade. Sempre alguém sai ganhando...

kaiokold
10-07-13, 18:41
Espero que os responsáveis pela ideia e criação do DVPAT , junto com os cornos da ideia do airbag , de mãos dadas , vão para o inferno e queimem rsrs.

Tomara que taquem fogo neles ao invés de bancos , ou sacos de lixos.

Aqui fica meus post carinhoso rsrs , mas sincero.

Abssss