PDA

Ver Versão Completa : Divisão da CNH para motos em A1 A2 e A3 oque acham?



leonardo_neves
14-07-13, 19:35
Galera oque vocês acham desta ideia da Abraciclo? Eu particularmente sou a favor pois ja muita merda de gente que nunca andou de moto e ja comprar uma 1000 e fazer cara, ou então o cara sair de uma titan e ir para uma hornet e também fazer merda.
Oque vocês acham?

chriskopsch
14-07-13, 20:01
Isso aí é só pro governo comer nosso dinheiro, pq no fim das contas vai dar merda igual....

Damaged
14-07-13, 20:06
Isso aí é só pro governo comer nosso dinheiro, pq no fim das contas vai dar merda igual....
Concordo. E com esse sistema de auto escolas que só ensinam como passar no exame pratico voce acha que vai mudar alguma coisa?

luis_sbo
14-07-13, 20:07
concordo com a cara acima '-' eles não tao fazendo isso pela segurança em si mas pelo dinheiro

e outra, se o cara que quer fazer merda ele vai fazer merda numa fan ou numa hayabusa, não importa, a unica diferença é que na haybusa a merda vai ser maior '-'

leonardo_neves
14-07-13, 20:11
Galera mas a segurança fica onde? Me parece que em alguns paises da Europa funciona assim. Talvez seja ate uma forma das montadoras investirem nas pequenas como fazem na Europa

emerson merighi
14-07-13, 21:24
olha, quem sabe dirigir uma titan sabe dirigir uma 1000 sem problema,..o q faz o sujeito nao se estrumbicar quando compra uma 1000 e o juizo, consciencia e o medo de sofrer acidente, calma ate se acostumar com as reacoes violentas do motor e o peso da moto, e acima de tudo, nao abusar da sorte, coisas que nenhuma carta fornece ........esse sistema so vai e fazer quem for tirar carta ter que pagar mais..eee, .todo mundo q ja e habilitado entraria automaticamente na categoria superior...era muito melhor que a carta continuasse como e, mas com um exame decente que service pra alguma coisa...aqueles cones e a rampa e RIDICULO...tudo em primeira marcha, sem carros, sem sinal, sem nada do que um motociclista REALMENTE DEVE SABER.

leonardo_neves
14-07-13, 21:34
Mas se for assim quem dirige um carro dirige um caminhão! Inclusive tem motoristas profissionais que dizem que dirigir um caminhão é ate mais simples! Sendo assim não precisariamos de carteira para dirigir onibus, nem carreta e por ai vai! Se a unica coisa que deveria ser levado a sério era a sendo de responsabilidade do cara

Eduardo Toda
14-07-13, 21:50
Bom já comentei em um outro fórum, suponhamos que essa palhaçada entre em vigor, no caso se eu tiver a carta A3 (que teoricamente seria uma categoria unlimited, ou seja, pode pilotar qualquer moto com qualquer CC) e por uma infelicidade, ou um vacilo eu perca a carta estoure os 20 pontos, e aí vou para a reciclagem e passo para a A2, e aí se eu tenho uma Fz 250cc e uma H6, vou ficar 1 ano sem poder andar de Hornet, pois a a minha carta não permite mais andar de 600cc. Sinceramente acho melhor deixar como está, e melhorar como ela tira a carta. Sem ficar dando voltas em cones e fazendo 8, e sem o famoso "quebra" como alguns já disseram...

*pior seria, quando for fazer um UP de A2 para A3 tomar bomba, aí a Hornet vira um enfeite caro na garagem por mais 1 ano...

emerson merighi
14-07-13, 22:14
Mas se for assim quem dirige um carro dirige um caminhão! Inclusive tem motoristas profissionais que dizem que dirigir um caminhão é ate mais simples! Sendo assim não precisariamos de carteira para dirigir onibus, nem carreta e por ai vai! Se a unica coisa que deveria ser levado a sério era a sendo de responsabilidade do caraolha leonardo, minha habilitacao e categoria AD, e esses caminhoes e onibus de hj em dia e como se fosse um carro..tudo hidraulico bem macio....e logico que tem a nocao de tamanho completamente diferente sem falar em outrs coisas que se faz num carro jamais pode fazer em caminhoes e onibus, principalmente se tiver carregado, mas quem sabe dirigir um carro consegue levar um onibus com algumas limitacaoes...

corsani
14-07-13, 22:33
olha, quem sabe dirigir uma titan sabe dirigir uma 1000 sem problema,..o q faz o sujeito nao se estrumbicar quando compra uma 1000 e o juizo, consciencia e o medo de sofrer acidente, calma ate se acostumar com as reacoes violentas do motor e o peso da moto, e acima de tudo, nao abusar da sorte, coisas que nenhuma carta fornece ........esse sistema so vai e fazer quem for tirar carta ter que pagar mais..eee, .todo mundo q ja e habilitado entraria automaticamente na categoria superior...era muito melhor que a carta continuasse como e, mas com um exame decente que service pra alguma coisa...aqueles cones e a rampa e RIDICULO...tudo em primeira marcha, sem carros, sem sinal, sem nada do que um motociclista REALMENTE DEVE SABER.
isso ai Emerson, geralmente o maior fazedor de merda é o cara que tem moto de 125 a 250cc que querem aparecer. fui no encontro de moto aqui em brusque e na hora das apresentações os carinhas de motos pequenas com escape cortado só encomodavam.os caras tem motos grandes, dão suas aceleradas e param, ja os de pequenas ficam rodeando o patio todo acelerando com esse ronco horrivel de cano cortado. depois reclamam que são rejeitados nos encontros. olha só o que esse cara que filmou um pouco do encontro diz aos 8minutos desse video

http://www.youtube.com/watch?v=mn6ZuO0MtZY
tambem tenho moto de baixa cilindrada, e assim como são nesses encontros a maioria é na rua.
assim o como vc cita, o que faz não é a moto e sim o a maneira de conduzir. as vezes parece até complexo de pau pequeno, porque o que se ve de carinha de moto pequena provocar os de moto grande não ta no gibi
não to generalizando nem ofendendo, não são todos, mas uma boa parte avacalha.

DOUGLAS 00
14-07-13, 23:05
olha, quem sabe dirigir uma titan sabe dirigir uma 1000 sem problema,..o q faz o sujeito nao se estrumbicar quando compra uma 1000 e o juizo, consciencia e o medo de sofrer acidente, calma ate se acostumar com as reacoes violentas do motor e o peso da moto, e acima de tudo, nao abusar da sorte, coisas que nenhuma carta fornece ........esse sistema so vai e fazer quem for tirar carta ter que pagar mais..eee, .todo mundo q ja e habilitado entraria automaticamente na categoria superior...era muito melhor que a carta continuasse como e, mas com um exame decente que service pra alguma coisa...aqueles cones e a rampa e RIDICULO...tudo em primeira marcha, sem carros, sem sinal, sem nada do que um motociclista REALMENTE DEVE SABER.

Eu sou favorável a divisão, pois o que tem de mané comprando moto foda de cara é fora do gibi. Mas concordo que se for assim, teria que se desenvolver novas formas de avaliação. Pois moto grande é muito exigente, não adianta.

Caique
14-07-13, 23:46
Isso aí é só pro governo comer nosso dinheiro, pq no fim das contas vai dar merda igual....
Acho q ja falei isso em outro topico......

kaiokold
15-07-13, 00:24
Até concordaria , se fosse feita provas bem elaboradas e não tivesse custo a mais rsrs , resumo , impossivel.

Acho legal , evitaria muita morte em BR com moto grande , pois infelizmente tem muito dentista piloto de fim de semana que comprou sua primeira moto , uma simples R1 por exemplo que infelizmente não volta pra casa.

E conheço gente habilitada que nem de perto domina uma 125 que é leve , motor tranquilo , imagina numa 1000. Não concordo totalmente quando falaram que é tudo igual , é o kct , só se for soltar a embreagem , pedal de marcha no lado esquerdo , esse tipo de coisa obvia.

Resumo : Concordo com a divisão , sendo que seja realmente algo bem feito e que não custe o absurdo que esse país lixo cobra para alguém andar habilitado. Pode salvar muita vida isso aí.

Abssssssss

VictorBarboza
15-07-13, 01:28
Pode salvar muitas vidas, mas sinceramente não resolve o problema.. Da mesma forma que salvaria muitas vidas se proibissem motos de levar um garupa.

Tem que ter um ensino e não essa babaquice que as auto escolas fazem, como tambem são as vistorias que colocam como item de segurança pra ser vistoriado nos carros os esguichos do limpador de parabrisa. O que realmente é segurança como freios, suspensão.. eles não passam nem perto.

Então sinceramente acho que seria legal particionar, porem no estado atual em que nosso pais se encontra acho ridiculo. Pois só vamos pagar mais pra não aprender nada.

Então quem tem dinheiro pra comprar uma 1000 sem saber andar vai comprar e fazer merda da mesma forma como os caras que compram 125 e se matam mesmo sendo habilitados e com uma moto super mansa.

Neto SP
15-07-13, 06:54
olha, quem sabe dirigir uma titan sabe dirigir uma 1000 sem problema,..o q faz o sujeito nao se estrumbicar quando compra uma 1000 e o juizo, consciencia e o medo de sofrer acidente, calma ate se acostumar com as reacoes violentas do motor e o peso da moto, e acima de tudo, nao abusar da sorte, coisas que nenhuma carta fornece ........esse sistema so vai e fazer quem for tirar carta ter que pagar mais..eee, .todo mundo q ja e habilitado entraria automaticamente na categoria superior...era muito melhor que a carta continuasse como e, mas com um exame decente que service pra alguma coisa...aqueles cones e a rampa e RIDICULO...tudo em primeira marcha, sem carros, sem sinal, sem nada do que um motociclista REALMENTE DEVE SABER.

Tudo bem quem pilota uma 125 pilota uma 1000 o problema é que o brasileiro sai da moto-escola sem saber pilotar nem uma 125.

Do que adianta dividir categorias se o cara sai da formação sem saber o que é contra esterço sem saber frear usando a técnica correta, sem aprender a usar as setas da moto e aprendendo desde o inicio a usar um capacete velho e mofado como EPI.... O certo é dividir e fazer um curso de formação novo!!

FHNT
15-07-13, 07:46
Se dividirem a "A" terão de dividir a "B" também, o raciocínio é o mesmo, quem dirige um carro 1000 não pode dirigir uma caminhonete, nem um carro possante!
Essa medida é somente arrecadatória, o perfil de quem faz merd@ independe da cilindrada, basta ir ao Nordeste do país e ver o que fazem de pop100...

Outra questão: não é justo rebaixar quem já é "A" pra "A1", pois muita gente, como eu mesmo, já teve motos de até 1600cc, e hoje roda de 125, ser rebaixado, ou ter de fazer exames suplementares, é prova de medida arrecadatória...

E mais, não se aprende a andar de moto em cursinho de pilotagem nenhum, moto se aprende a pilotar é na rua mesmo, no trânsito, o resto é utopia, moto não é coisa pros fracos, se aprende, capote após capote, dia após dia, fratura após fratura; já vi os dois lados da moeda, e afirmo, curso algum dá jeito nisso, ou seja, é outra ilusão, com fins puramente arrecadatórios!

E definitivamente : motos não matam, não são perigosas; quem mata e oferece perigo são os humanos, especialmente os que têm dinheiro e poder, e na maioria das vezes não são sequer habilitados!

halvaro
15-07-13, 08:26
Se for implantado não vejo problema algum, quando eu tirei a minha la na década de 80 já era desse jeito, eu tirei a minha A3, depois foi unificada. De um jeito ou de outro acho que falta mais aprendizado na auto-escola

Neto SP
15-07-13, 08:35
Se dividirem a "A" terão de dividir a "B" também, o raciocínio é o mesmo, quem dirige um carro 1000 não pode dirigir uma caminhonete, nem um carro possante! Essa medida é somente arrecadatória, o perfil de quem faz merd@ independe da cilindrada, basta ir ao Nordeste do país e ver o que fazem de pop100... Outra questão: não é justo rebaixar quem já é "A" pra "A1", pois muita gente, como eu mesmo, já teve motos de até 1600cc, e hoje roda de 125, ser rebaixado, ou ter de fazer exames suplementares, é prova de medida arrecadatória... E mais, não se aprende a andar de moto em cursinho de pilotagem nenhum, moto se aprende a pilotar é na rua mesmo, no trânsito, o resto é utopia, moto não é coisa pros fracos, se aprende, capote após capote, dia após dia, fratura após fratura; já vi os dois lados da moeda, e afirmo, curso algum dá jeito nisso, ou seja, é outra ilusão, com fins puramente arrecadatórios! E definitivamente : motos não matam, não são perigosas; quem mata e oferece perigo são os humanos, especialmente os que têm dinheiro e poder, e na maioria das vezes não são sequer habilitados! Comparar moto com carro não tem cabimento a única semelhança entre carro é moto é que os dois queimam gasolina e tem borracha nos pneus ,assim como um jato comercial só tem semelhança com um ultra-leve pelo fato de terem asas e voar. È verdade que curso nenhum pode fazer uma pessoa ter experiência na marra,mas pilotar é uma arte formada de dois fatores técnica e experiência,e técnica sim pode ser aprendida em curso sim senhor pois se só experiência e ossos quebrados fossem suficientes todo motoboy de São Paulo seria um expert em pilotagem,mas tudo que vejo é ele quebrando cada vez mais ossos por fazerem merdas como levar uma fechada de um carro e meterem o pé no freio traseiro da moto em vez de usar o dianteiro. já perdi a conta dos que caíram na minha frente fazendo isto e ter de fazer manobras bruscas para desviar dos caras e ainda quase passar por cima deles!

pedromartins
15-07-13, 08:46
Quem pilota uma 150 pilota uma 1000 do mesmo modo... é piada, so pode ser.

No Japao a depender da categoria voce nao encosta nem numa 500cc

Carlos Henrique
15-07-13, 09:15
Acho justo, desde que tenha uma "escola de pilotagem" pra ensinar as técnicas necessárias para se andar com uma 600cc ou 1000cc!
Mas teria uma condição pra isso, que o preço da A3 seja o preço da categoria A de hoje, e a A1 e A2 sejam mais baratas!

augustothalison
15-07-13, 09:17
Quero ver as auto escolas comprar motos de 50 mil dilmas 1000cc kkkkkkkkk, isso nunca vai funcionar...

mdorigon
15-07-13, 10:27
Sou a favor da divisão...desde que se melhore a capacitação dos condutores. Na europa funciona...como falaram aqui, porem acredito que o metodo para se tirar a habilitação seja um pouco diferente e mais eficiente ao capacitar os motociclistas.
E claro que um garotão que anda de 125/150 vai fazer merda ao pegar uma moto mais forte... hj em dia vc compra qq moto esportiva antiga que atingem facil 250 km/h ou mais por uma bagatela, e o sem juizo acelera tudo mesmo. Ja vi isso e continuo vendo sempre pelas redondezas aqui em SP. Pode ser que em outras regiões seja diferente, mas aqui ja vi garotão comprar suzuki 750 cc dos anos 90, anos 2000, e morrer em menos de um mês e matando gente junto. Simplesmente não tem a noção de como andar com um canhão desse na mão. Nem todo mundo é bem resolvido na vida como alguns participantes do fórum aqui pessoal...tem gente que faz merda em cima do que sentar em cima...seja 50cc a 1000cc. Mas não culpo somente eles...o processo de habilitar um motociclista é uma piada mesmo aqui no Brasil.

magrao tk
15-07-13, 12:40
Acho que antes de pensarem em qualquer mudança, qualquer mesmo! Seja ítens obrigatórios pra motociclistas ou mudanças na habilitação... antes, antes, acima de tudo primeiramente, principalmente absolutamente tem de ter AUTO ESCOLA! ESCOLA!!!!! Ensinar a pilotar e dirigir de verdade e sem desculpa de aumentar o valor!!!! Porque com o que a gente já tem de pagar deveria ter direito a diploma de direção defensiva com canudo e tudo!
Aí sim se depois disso continuar essa porcariada no transito podem vir inventar frescurada pra arrancar mais dinheiro do povo.

Isac-RJ
15-07-13, 13:11
No Brasil sou contra a divisão da categoria "A",o que poderia ser feito é limitar a cc da moto em 250~300cc pra quem tem permissão.

kaiokold
15-07-13, 17:58
Acho que antes de pensarem em qualquer mudança, qualquer mesmo! Seja ítens obrigatórios pra motociclistas ou mudanças na habilitação... antes, antes, acima de tudo primeiramente, principalmente absolutamente tem de ter AUTO ESCOLA! ESCOLA!!!!! Ensinar a pilotar e dirigir de verdade e sem desculpa de aumentar o valor!!!! Porque com o que a gente já tem de pagar deveria ter direito a diploma de direção defensiva com canudo e tudo!Aí sim se depois disso continuar essa porcariada no transito podem vir inventar frescurada pra arrancar mais dinheiro do povo.Muito bom rsrsrsrs , tinha que ter diploma e tudo mesmo pelo valor que a gente paga , deveria sair com curso de pilotagem pra dublê de filme de ação , correr direto na motogp. Absurdo o valor.A ideia do Isac é boa também , limitar a permissão para até 250/300cc que é interessante.absssssssssss

Diego.fcs
15-07-13, 18:01
Acho ridículo, então de carro tem que ter categorias separadas, ou eu não vou poder dirigir uma 1000cc de primeira mas poderei dirigir um V8? Não tem lógica. O povo precisa é de educação.

Eduardo Toda
15-07-13, 19:13
Acho ridículo, então de carro tem que ter categorias separadas, ou eu não vou poder dirigir uma 1000cc de primeira mas poderei dirigir um V8? Não tem lógica. O povo precisa é de educação.

Pois é, tem muito Zé Ruela comprando Camaro amarelo e fazendo coisa marrom direto.....

emerson merighi
16-07-13, 00:58
limitar, dividir categoria, pagar mais caro, proibir....nada disso resolve...vejo gente com 50 anos de idade as vezes mais idade, com anos de carta fazendo merda...apostando corrida, empinando e dirigindo feito doido....e verdade que sao poucos antigos fazendo isso, mas tem! o negocio era fazer o exame da carta servir pra ensinar de verdade..o resto como juizo e consciencia vai depender de cada um.....uns ja tem mesmo sendo novos, outros, mesmo depois de velho ainda nao tem....

augustothalison
16-07-13, 11:03
limitar, dividir categoria, pagar mais caro, proibir....nada disso resolve...vejo gente com 50 anos de idade as vezes mais idade, com anos de carta fazendo merda...apostando corrida, empinando e dirigindo feito doido....e verdade que sao poucos antigos fazendo isso, mas tem! o negocio era fazer o exame da carta servir pra ensinar de verdade..o resto como juizo e consciencia vai depender de cada um.....uns ja tem mesmo sendo novos, outros, mesmo depois de velho ainda nao tem....


Concordo! Certas coisas, nunca mudam, sempre vai haver gente fazendo merda por ai, seja de moto de carro ou bicicleta, acho que é uma das poucas coisas que não da pra mudar mesmo no Brasil, só mudaria, se as pessoas por si só mudassem, não adianta dividir categoria, e seja la oque for! o cara vai la tira e vai fazer merda do mesmo jeito! sempre fui um cara bem racional e mesmo assim essas palestrinhas de transito na escola mostrando gente despedaçada por que bateu por ai nunca me tocaram a ponto de querer andar a 40km/h por ai...

VictorBarboza
16-07-13, 15:04
É isso ai. O que o povo precisa é educação..

Não adianta dividir. Mesmo o cara que tirou a habilitação A1 e compra uma 150 iria fazer merda do mesmo jeito. Assim como o cara que tirou a habilitação A3 vai comprar uma R1 e fazer merda do mesmo jeito que faria se fosse uma unica habilitação como hoje.

Nenhum idiota senta em uma moto 1000 e ja sai por ai fazendo merda quando tem medo e conciencia. O medo limita as pessoas, o cara que não tem medo de cair vai sair fazendo merda de qualquer maneira. Talvez com o curso até piore ja que ele podera achar que virou piloto profissional, e que pode usar tecnicas de autódromo nas ruas

O que conta é a conciencia da pessoa. Não adianta educar a fazer isso e aquilo se o cara achar maneiro só andar voado pra cima e pra baixo se achando o fodão. Isso é valido tanto com uma 150 como em uma 1000

Diey
16-07-13, 23:15
Sou totalmente contra a divisão, pois como os irmãos já disseram, o que falta antes de tudo educação e fiscalização.
Essa é mais uma medida para arrecadar ainda mais dos motociclistas...
Já não basta o DPVAT e outras propostas de leis absurdas como colete de airbag, proibir garupa, proibir andar no corredor e outras...

Vihh_3b
17-07-13, 01:26
Não li nenhum comentario, maaaas....se isso fosse pra nossa segurança, 100% a favor, mas como é só pra ganhar dim dim, sou totalmente contra. Até por uqe, a maioria dos acidentes ocorrem com motos de 150cc pra baixo, ou seja, a galerinha que faz merda nas pequenas, vai continuar fazendo !!!

Neto SP
17-07-13, 06:51
O pessoal só pensa no tal do cara que é mal educado perigoso e maniaco no transito ou seja o cara que só faz merda...

Mas tem de se pensar no outro lado também como já foi dito o maior problema não é a divisão de categoria em si e sim a ma formação.

Ai eu pergunto se quem quer vai fazer merda independente do que ocorre então porque quem quer fazer a coisa certa como milhares de mães e pais de família que usam moto como condução não tem o direito de ter um curso de formação decente e muitas vezes se machucam por não term aprendido o básico do básico da maneira correta de pilotar uma motocicleta como frear e virar a moto?????

leonardo_neves
17-07-13, 09:54
Os acidentes ocorrem mais com 150 pra baixo pq? Não temos como comparar a quantidade de motos 150 nas ruas com a quantidade de 1000. E os motoboy vida loka andam na sua maioria com 150 pra baixo

FHNT
17-07-13, 10:19
Uma Observação bem sana, coerente e real "Talvez com o curso até piore ja que ele podera achar que virou piloto profissional, e que pode usar tecnicas de autódromo nas ruas" ; bem ao contrário do que alguns colegas apregoam aqui, talvéz por ser instrutor ou dono de moto-escola e querer vender seu peixe, vai saber... Educação e formação, fazem parte do tripé do sistema nacional de trânsito, a saber : educação + fiscalização + engenharia; como se sabe aqui no Brasil falta tudo isso; agora assistir palestrinhas, videozinhos, e passear pelos cones, etc; como já foi dito não vai mudar ninguem; a única formação eficaz é a "formação continuada" , a exemplo da que são sujeitos os agentes de polícia; ou seja, para nós pobres cívis, é impraticável e o que sobra é o dia a dia no trânsito, o resto é conversa. Como dito também "O medo limita as pessoas".