PDA

Ver Versão Completa : Estilo de pilotagem X Vida útil do motor



emersonyamamoto
17-07-13, 02:10
Olá, galera.

Fiz uma reflexão esses dias e queria compartilhar com vocês afim de obter algumas opiniões.

O estilo de pilotagem está diretamente ligado ao tempo de vida útil do motor? Vou explicar: alguém que anda acelerando mais forte, constantemente em rotações altas, quase sempre exigindo algo em torno da velocidade máxima da moto, terá a vida útil de seu motor reduzida?

Alguns obviamente diriam que sim. E é aí que eu venho com um contra-argumento: ora, se em momento algum eu ultrapasso a capacidade máxima da minha moto, porque isso afetaria a vida útil da mesma? Exemplificando: se eu tenho uma maquina que tem uma capacidade de no mínimo X e no máximo 2X, por que eu poderia dizer que trabalhando a 2X eu estaria diminuindo sua vida útil, sendo que ela foi projetada para trabalhar nessa intensidade? Note que em momento algum eu estou falando de ultrapassar o limite, mas em andar perto do mesmo.

Espero que eu tenha conseguido ser claro na explicação; por favor, opinem!

Agradeço desde já.

Abs

chiccoli
17-07-13, 02:31
O q eu sei e sempre levei em consideração, e o tal de andar pouco e ja parar, aí até o óleo subir e lubrificar tudo de novo, o motor rodou "seco".

coreanas
17-07-13, 02:31
A gente tem que entrar em termos mais técnicos, como a velocidade máxima do pistão dentro da camisa, força sobre a biela, tolerância e atrito R/L, flutuação de válvulas e temperatura, entre outros fatores. Mas tenha certeza que sim, influencia muito. Basta voce ver uma corrida em que no final o piloto "poupa equipamento". E o contrário também acontece, quando se anda em rotações muito baixas, acaba forçando a biela, diminuindo a lubrificação, "martelamento", etc...

Assim como dar rotação com o motor frio, o material tem que chegar na tempreatura ideal para dilatar, muito frio o pistão ainda está com pouco espaço para a camisa e o óleo ainda não chegou no melhor ponto de lubrificação. Acaba com o motor, tem que chegar na temperatura ideal, eu costumo andar com a moto ou carro devagar até esquentar. Esquentar parado pode danificar componentes porque não aquece uniforme. Ao dar partida não se deve acelerar porque o óleo não chegou às galerias e ainda está grosso.

Eu mesmo vivo me policiando, sempre me pego pilotando em rotações muito baixas, é até pior que as altas. O correto é voce pilotar em rotações médias e alternado, um pouco mais, um pouco menos rotações, mas longe dos extremos.

marchetti87
17-07-13, 02:38
Na minha humilde opinião, o problema de pilotar com o motor no limite está diretamente relacionado com o alto giro, causando um atrito maior das peças e gerando um desgaste prematuro.

Esse assunto é bem interessante, espero por um debate técnico para aprender um pouco mais. :D

Puluka
17-07-13, 03:03
Realmente é um assunto legal a se discutir.

Eu particularmente também acho que andar sempre com giro alto pode ser prejudicial. Aliás, acho que o motor realmente foi feito pra aguentar até a faixa limite do conta giros (quando se inicia o vermelho), mas acho que quanto menos se chegar a esse limite, mais o motor vai durar em termos de desgaste.

Coreanas, legal sua explicação. Também acho que giro de menos força o motor.

As vezes reduzo a velocidade e quando vou sair acabo esquecendo de reduzir a marcha e a moto sai dando aquelas batidas fortes como o pistão fosse sair pelo tanque. kkkk
Dai já tiro a mão, baixo a marcha, subo o giro e saiu de boa.


Vamos ver o que os amigos vão dizer.

Neto SP
17-07-13, 07:08
Simplificando a resposta sim diminui e muito a vida do motor como o colega coreanas disse isto depende de um monte de fatores técnicos um pouco complicados de explicar especialmente se a pessoa não tem uma boa noção de mecânica e física.

Mas basicamente funciona assim o motor de uma moto funciona o tempo todo submetido a forças G, atritos, pressão,torções, dilatações e retrações extremas etc mas ele é projetado para resistir a estas forças dentro de certos limites entretanto forçando o motor de forma constante até o limite ou próximo a ele acaba surgindo em seus componentes o chamado stress de material que basicamente é o material perder suas características originais.

Por exemplo um material tratado para resistir a altas temperaturas pode perder esta proteção se for exposto constantemente a uma temperatura igual ou maior do que a máxima e perdendo esta proteção é questão de tempo até que a peça venha a ter uma falha.

halvaro
17-07-13, 08:28
Um outro fator não menos importante e que influi diretamente na duração dos motores é o tipo de trajetos em que se anda costumeiramente. Se eu ando somente em trajetos muito curtos, com arranques constantes, e que mau da pra atingir a temperatura normal do motor e depois deixo parado para no fim do dia fazer novamente esse trajeto curto, isso é considerado uso severo e diminui sensivelmente a vida útil do motor.
Já pessoas que usam em trajetos longos, mais em viagens e estradas atingem normalmente quilometragens bem maiores com seus motores. Basta ver os taxis que andam o dia inteiro e que são normalmente os que atingem altas quilometragens sem retífica.

Claro que o estilo de pilotagem também influi, mas como disse, existem outros fatores. Assim como o cara que estica demais as marchas vai prejudicar o motor, o cara que forçando o motor em rotação muito baixa tb vai prejudicar, talvez até mais.

FHNT
17-07-13, 08:32
Pensando pelo outro lado, em baixa rotação a força (torque) nas peças é muito maior, a lubrificação menor, maior aquecimento... Todo mundo aqui sabe que ao andar "amarrando" a máquina esquenta muito mais; logo, acredito que andar devagar, acelerando pouco, deva ser mais prejudicial que andar dentro do limite, porém de forma mais agressiva. Basta observar veículos de quem anda "amarrado" e ver que eles passam mais tempo na oficina que rodando, e a outra boa parte na garagem, e com baixa quilometragem! Mas como explicar? Volto ao início do post: [(velocidade lenta + maior torque + menor lubrificação + menor ventilação) - (menor inércia de movimento do motor)] = motor estourado em menor tempo! Ou seja, o raciocínio do colega que abriu o post, está correto, eu mesmo já pensei ao contrário, porém, segundo a premissa inicial de respeitar os limites da máquina, sinceramente, posso dizer que podem, enrolar o cabo sem dor na consciência.

pedromartins
17-07-13, 08:41
A lei natural é clara: quanto mais usa, mais desgasta-se. Nem deveria haver uma discurssão a respeito disso. Tudo tem um tempo estimado de vida, um humano por exemplo que viveria 80 anso, usando drogas, cigarros e bebida, perdendo noite e comendo mal, mal chega a 50, com moto é a mesma coisa.

Carleetos
17-07-13, 09:07
A lei natural é clara: quanto mais usa, mais desgasta-se. Nem deveria haver uma discurssão a respeito disso. Tudo tem um tempo estimado de vida, um humano por exemplo que viveria 80 anso, usando drogas, cigarros e bebida, perdendo noite e comendo mal, mal chega a 50, com moto é a mesma coisa.

A discussão na verdade é o objetivo do fórum. O que pra você não gera nenhuma dúvida pode gerar pra outras 100 pessoas, 200.. Então é importante sim falar sobre essas coisas, porque tem gente que pilota cheia de vícios, sem saber que está adiantando esse processo de desgaste que você citou.

Um exemplo que vejo muito nas ruas é o cara virar todo o punho do acelerador com a moto em rotação baixa e marcha alta, inclusive com garupa. Em casa mesmo, meu irmão ligava a moto de manhã, acelerava um bocado, "esquentando o motor" e já saia a milhão.

Apesar de não saber o por quê, sob os aspectos técnicos, eu sempre tive a sensação de que isso era ruim e nunca fiz. Aos poucos, lendo manuais de mecânica, lendo postagens no fórum, fui aprendendo muita coisa.

Carlos Henrique
17-07-13, 09:54
Quando acordo de manhã pra vir pro trabalho, enquanto tomo café sempre deixo a moto ligada pelo menos uns 5 minutos!
Ai já saio normal sem falhas nem nada!

emersonyamamoto
17-07-13, 10:07
A lei natural é clara: quanto mais usa, mais desgasta-se. Nem deveria haver uma discurssão a respeito disso. Tudo tem um tempo estimado de vida, um humano por exemplo que viveria 80 anso, usando drogas, cigarros e bebida, perdendo noite e comendo mal, mal chega a 50, com moto é a mesma coisa.

A sua comparação não cabe aqui, amigo. Eu frisei o tempo todo que eu estaria partindo do ponto de que em momento nenhum a moto passaria de seu limite máximo. A máquina é projetada para andar até determinada velocidade com determinada aceleração, isso não tem nada a ver com um ser humano que bebe, usa drogas e não dorme. Ser humano não foi feito pra viver assim. Você está comparando alhos com bugalhos. E sua primeira frase também não faz sentido. Quanto mais usa, mais gasta-se, tudo bem. Mas a questão principal do texto não diz relação a quantidade de uso e sim a intensidade do mesmo. Óbvio que se eu rodar 100.000 Km eu vou ter menos vida útil de que uma pessoa que rodou 10.000 Km, e aí não importa com qual intensidade. Não foi essa questão que apresentei aqui. O que não deveria existir, na verdade, é essa sua resposta, pois ao meu ver, você não entendeu nada do que eu escrevi; uma pena!

Abs

halvaro
17-07-13, 10:29
O que não deveria existir, na verdade, é essa sua resposta, pois ao meu ver, você não entendeu nada do que eu escrevi; uma pena!

Abs

Todos tem direito de expressar sua opinião, entendendo ou não o assunto, vc não pode dizer que uma resposta não deveria existir

Limabl
17-07-13, 11:59
A gente tem que entrar em termos mais técnicos, como a velocidade máxima do pistão dentro da camisa, força sobre a biela, tolerância e atrito R/L, flutuação de válvulas e temperatura, entre outros fatores. Mas tenha certeza que sim, influencia muito. Basta voce ver uma corrida em que no final o piloto "poupa equipamento". E o contrário também acontece, quando se anda em rotações muito baixas, acaba forçando a biela, diminuindo a lubrificação, "martelamento", etc...

Assim como dar rotação com o motor frio, o material tem que chegar na tempreatura ideal para dilatar, muito frio o pistão ainda está com pouco espaço para a camisa e o óleo ainda não chegou no melhor ponto de lubrificação. Acaba com o motor, tem que chegar na temperatura ideal, eu costumo andar com a moto ou carro devagar até esquentar. Esquentar parado pode danificar componentes porque não aquece uniforme. Ao dar partida não se deve acelerar porque o óleo não chegou às galerias e ainda está grosso.

Eu mesmo vivo me policiando, sempre me pego pilotando em rotações muito baixas, é até pior que as altas. O correto é voce pilotar em rotações médias e alternado, um pouco mais, um pouco menos rotações, mas longe dos extremos.Corretissimo x2.....
Eu ia postar algo parecido obrigado por me poupar da fadiga rsrsrs....

Mas é isso mesmo andar em giros extremo a em 70~90 do tempo reduz a vida util do motor mas isso não siginifica que a galera pode sair por ai de 5° marcha a 30~40km/H a todo tempo.Rotações muito baixa aliada a cargas no motor resulta em estragos no cambio,biéla,pistão e valvulas,em motores que tem curso do vira acima de 57~59mm sofre menos em baixas rotação e sofre maior desgates em alta rotações por conta da VMP do pistão muito alta,motores de curso pequeno abaixo de 54~50mm sofrem mais em baixas rotações com grandes cargas,mas se comportam melhor em rotações extremas devido as cargas de enércia ser menor no conjunto biéla-pisão-virabrequim e ainda matem a VMP do pistão baixa.

Um exemplo,YBR e cg125 varetada aguentão melhor rotações acima de 8000rpm do que uma cg150 justamente pro ter uma uma VMP baixa,outro exemplo,um dos fatores que contribui para que o motor da RD135 aguentar mais giro que uma dt180 ou dt200 é devido ao seu curço do pistão pequeno contribuinda para uma VMP baixa do mesmo !!!

- - - Updated - - -


A lei natural é clara: quanto mais usa, mais desgasta-se. Nem deveria haver uma discurssão a respeito disso. Tudo tem um tempo estimado de vida, um humano por exemplo que viveria 80 anso, usando drogas, cigarros e bebida, perdendo noite e comendo mal, mal chega a 50, com moto é a mesma coisa.Mas tudo isso que vc citou pode ser controlado,vc pode escolher chegar ao 80 anos com uma boa disposição e forma fisica imvejavel ou paçar uma vida to de sedentarismo e chegar ou se chegar ao 80 prostado em uma cama ou cadeira de rodas,assim como vc poderia poupar seu motor e não comenter erros na manutenção dele eter uma boa quilometragem no motor.

A lei natural para tudo,mas nesse assunto em questão a situação é controlavel,porque até nosso destino esta nossas proprias mão é para isso que serve o livre arbítrio....

- - - Updated - - -


Quando acordo de manhã pra vir pro trabalho, enquanto tomo café sempre deixo a moto ligada pelo menos uns 5 minutos!
Ai já saio normal sem falhas nem nada!
O idéal é entre 40sec~1min,acima de 3 min em motores ar já fica meio forçado !!!

Eduardo Toda
17-07-13, 12:00
É aquela estória, se você tá de olho num carro esportivo, o pessoal pede para ter cuidado, pois geralmente os caras andam esmerilhando com este tipo de carro, um usado dessa classe de carro geralmente tá meio baleado, se você pega um carro de um tiozinho que mal anda a 70km/h na cidade eles falam que o motor fica "amarrado" e não desenvolve....interessante isso, seria o mesmo que, eu trocasse de marcha a 6000rpm no carro e o outro a meros 2000rpm no final quem sai mais inteiro...

emersonyamamoto
17-07-13, 13:11
Todos tem direito de expressar sua opinião, entendendo ou não o assunto, vc não pode dizer que uma resposta não deveria existir

Pois é, Halvaro, assim como todos tem o direito de expressar sua opinião, eu também estou fazendo-o. Eu posso dizer o que quiser aqui, desde que não desrespeite a ninguém. Você concordar ou não, aí é outra história. Abs

pedromartins
17-07-13, 13:43
emersonyamamoto (http://www.pequenasnotaveis.com.br/members/emersonyamamoto-24011/), veja o que voce postou:




O estilo de pilotagem está diretamente ligado ao tempo de vida útil do motor? Vou explicar: alguém que anda acelerando mais forte, constantemente em rotações altas, quase sempre exigindo algo em torno da velocidade máxima da moto, terá a vida útil de seu motor reduzida?


isso parece óbvio ate pra quem nunca andou de moto, apenas usei linguagem análoga. Linguagem analoga pra quem nao sabe é comparar uma coisa com outra pra da a entender que ambas funcionam da mesma forma, um corpo humano nao é uma moto, ate o menos inteligente ser sabe disso, mas ate um caracol sabe que funcionam DA MESMA FORMA.

Na segunda parte voce diz:



ora, se em momento algum eu ultrapasso a capacidade máxima da minha moto, porque isso afetaria a vida útil da mesma? Exemplificando: se eu tenho uma maquina que tem uma capacidade de no mínimo X e no máximo 2X, por que eu poderia dizer que trabalhando a 2X eu estaria diminuindo sua vida útil, sendo que ela foi projetada para trabalhar nessa intensidade? Note que em momento algum eu estou falando de ultrapassar o limite, mas em andar perto do mesmo.


Se um objeto é projetado pra funcionar po X quilometros nao significa dizer que ele vai sobreviver a isso ate porque industria nenhuma pode garantir pelas moleculas do metal com que peça A ou X foi fabricada. é comum os fabricantes darem 50.000 de garantia ou 2 anos, mas tem coisa que dura menos. Algumas cameras tem certficado pra dar 50.000 clicks, umas com 10.000 quebram, outras chegam a 150.000 (isso é outra analogia), a vida util de um produto começa a ser deteriorada ja no momento que voce liga pela primeira vez, e numa moto o fabricante faz as recomendações na tabela de manutencao de modo que a previsão de quebra seja adiada o maior tempo possível. voce pode nao esmerilhar o motor de uma moto andar sempre na maciota, mas esquecer de trocar oleo, velas e por combustivel bom mata qualquer moto por mais que voce ande que nem um vovô de 80 anos.

Quanta gente ai cuida de moto e ela nao dura nada existem pelo mundo afora?

emersonyamamoto
17-07-13, 20:11
emersonyamamoto (http://www.pequenasnotaveis.com.br/members/emersonyamamoto-24011/), veja o que voce postou:



isso parece óbvio ate pra quem nunca andou de moto, apenas usei linguagem análoga. Linguagem analoga pra quem nao sabe é comparar uma coisa com outra pra da a entender que ambas funcionam da mesma forma, um corpo humano nao é uma moto, ate o menos inteligente ser sabe disso, mas ate um caracol sabe que funcionam DA MESMA FORMA.

Na segunda parte voce diz:



Se um objeto é projetado pra funcionar po X quilometros nao significa dizer que ele vai sobreviver a isso ate porque industria nenhuma pode garantir pelas moleculas do metal com que peça A ou X foi fabricada. é comum os fabricantes darem 50.000 de garantia ou 2 anos, mas tem coisa que dura menos. Algumas cameras tem certficado pra dar 50.000 clicks, umas com 10.000 quebram, outras chegam a 150.000 (isso é outra analogia), a vida util de um produto começa a ser deteriorada ja no momento que voce liga pela primeira vez, e numa moto o fabricante faz as recomendações na tabela de manutencao de modo que a previsão de quebra seja adiada o maior tempo possível. voce pode nao esmerilhar o motor de uma moto andar sempre na maciota, mas esquecer de trocar oleo, velas e por combustivel bom mata qualquer moto por mais que voce ande que nem um vovô de 80 anos.

Quanta gente ai cuida de moto e ela nao dura nada existem pelo mundo afora?


Bom, vamos lá. Dessa vez vou tentar ser mais sucinto.


emersonyamamoto (http://www.pequenasnotaveis.com.br/members/emersonyamamoto-24011/), veja o que voce postou:
isso parece óbvio ate pra quem nunca andou de moto, apenas usei linguagem análoga. Linguagem analoga pra quem nao sabe é comparar uma coisa com outra pra da a entender que ambas funcionam da mesma forma, um corpo humano nao é uma moto, ate o menos inteligente ser sabe disso, mas ate um caracol sabe que funcionam DA MESMA FORMA.

1) Não, isso não parece óbvio. Não, um corpo humano não funciona como uma moto. Isso que você disse, aliás, beira o absurdo. Vamos a uma analogia simples, já que você gosta delas: quanto tempo estuda um mecânico e quanto tempo estuda um médico? Observe atentamente a complexidade das coisas que você está comparando. Uma moto tem a mesma complexidade que um corpo humano? Isso que você está dizendo não passa de falácia, e das brabas. Que estudos você fez para dizer que parece óbvio para qualquer um? Engraçado é que, fora você, todos os outros se mostraram interessados e curiosos pelo assunto; como pode eles não saberem essa coisa tão óbvia?



Na segunda parte voce diz:
Se um objeto é projetado pra funcionar po X quilometros nao significa dizer que ele vai sobreviver a isso ate porque industria nenhuma pode garantir pelas moleculas do metal com que peça A ou X foi fabricada. é comum os fabricantes darem 50.000 de garantia ou 2 anos, mas tem coisa que dura menos. Algumas cameras tem certficado pra dar 50.000 clicks, umas com 10.000 quebram, outras chegam a 150.000 (isso é outra analogia), a vida util de um produto começa a ser deteriorada ja no momento que voce liga pela primeira vez, e numa moto o fabricante faz as recomendações na tabela de manutencao de modo que a previsão de quebra seja adiada o maior tempo possível. voce pode nao esmerilhar o motor de uma moto andar sempre na maciota, mas esquecer de trocar oleo, velas e por combustivel bom mata qualquer moto por mais que voce ande que nem um vovô de 80 anos.
Quanta gente ai cuida de moto e ela nao dura nada existem pelo mundo afora?


2) É, realmente tá difícil de você entender. Você, mais uma vez, está confundindo quantidade de uso com intensidade. Mas eu to paciente e vou tentar te explicar com exemplo, que fica mais fácil, né? Não importa a quilometragem que foi usada, amigo. Vamos supor que a Hornet, por exemplo, fosse feita para andar a no máximo 200 Km/h (atente, é apenas um exemplo). Ora, eu tenho uma moto esportiva e não posso andar em seu limite? Então é melhor manter 150 Km/h afim de conservar a vida útil do meu produto? Se ela foi feita pra andar a 200 Km/h, por que eu não posso andar a 200 Km/h? Aí você me responde: "Sim, você pode, mas vai diminuir a vida útil." Vai por quê? Aliás, eu não to dizendo que não vai, mas se um produto é feito e usado dentro das especificações, por que diabos ele duraria menos, se eu estou usando como recomendado?

No final das contas o que quero dizer é: eu não to dizendo que não diminui a vida útil nem que diminui. Só que não é tão intuitivo como você diz, isso inclui uma série de fatores e questionamentos. Se pra você soou tão simples, me desculpa? Mas se você sabia a resposta e era tão óbvio, por que será que você não conseguiu me explicar? Simplesmente afirmou "Ah, isso é óbvio, essa questão nem deveria existir", e pronto. Isso elucida algo? Pra mim não, mas eu devo ter dificuldade de entender as coisas. E pra terminar: esse é um fórum. Todo tipo de dúvidas podem aparecer por aqui. Algumas você sabe responder, outras não. Menosprezar alguém por ter uma dúvida que você não tem, a ponto de dizer que esse questionamento não deveria nem existir? Me desculpe, mas isso soa arrogante demais pra mim.

Espero que tenha entendido dessa vez, mas se não entendeu, não tem problema, deixa pra lá. Outras pessoas poderão ajudar mais do que você. Fórum é assim, ajuda quem pode.

Abs

pedromartins
17-07-13, 21:01
Sua pergunta:


ora, se em momento algum eu ultrapasso a capacidade máxima da minha moto, porque isso afetaria a vida útil da mesma?

Minha resposta:


A lei natural é clara: quanto mais usa, mais desgasta-se. Nem deveria haver uma discurssão a respeito disso. Tudo tem um tempo estimado de vida, um humano por exemplo que viveria 80 anso, usando drogas, cigarros e bebida, perdendo noite e comendo mal, mal chega a 50, com moto é a mesma coisa.

Sua contraresposta:


Não, um corpo humano não funciona como uma moto. Isso que você disse, aliás, beira o absurdo.


Ora, corpo humano não pode ser comparado a nada? Sua moto não tem motor (coração), rodas (pernas), suspensões (braços e pernas), caixa de ar e carburador ou injeção (sistema respiratório) e outros itens?

Vou repetir o que disse, a vida util de uma moto esta relacionada com a maneira com que voce cuida dela. Expliquei tudo isso nos posts. Parece obvio pra qualquer um que usando qualquer coisa no limite ou ultrapassando ele abrevia a vida util seja pra moto ou pra ao que for. Comparei uma moto a um corpo porque é uma coisa bem simples de explicar. Se um ser humano usa o corpo alem dos limites ele nao tem a vida abreviada? assim é uma moto ou qualquer outra máquina.

Abraços.

emersonyamamoto
17-07-13, 21:13
Brother, deixa pra lá. Eu respeito a sua opinião.

Expus várias vezes que em momento algum eu ultrapassaria os limites da moto, mas sempre trabalharia no limite que ela foi feita pra trabalhar.

Ai vem você e diz: "Se um ser humano usa o corpo alem dos limites ele não tem a vida abreviada?"

Não sei mais o que fazer. Obrigado pela sua opinião e perdoe-me qualquer desentendimento.

Abs

halvaro
17-07-13, 22:24
emersonyamamoto (http://www.pequenasnotaveis.com.br/members/emersonyamamoto-24011/), veja o que voce postou:



isso parece óbvio ate pra quem nunca andou de moto, apenas usei linguagem análoga. Linguagem analoga pra quem nao sabe é comparar uma coisa com outra pra da a entender que ambas funcionam da mesma forma, um corpo humano nao é uma moto, ate o menos inteligente ser sabe disso, mas ate um caracol sabe que funcionam DA MESMA FORMA.

Na segunda parte voce diz:



Se um objeto é projetado pra funcionar po X quilometros nao significa dizer que ele vai sobreviver a isso ate porque industria nenhuma pode garantir pelas moleculas do metal com que peça A ou X foi fabricada. é comum os fabricantes darem 50.000 de garantia ou 2 anos, mas tem coisa que dura menos. Algumas cameras tem certficado pra dar 50.000 clicks, umas com 10.000 quebram, outras chegam a 150.000 (isso é outra analogia), a vida util de um produto começa a ser deteriorada ja no momento que voce liga pela primeira vez, e numa moto o fabricante faz as recomendações na tabela de manutencao de modo que a previsão de quebra seja adiada o maior tempo possível. voce pode nao esmerilhar o motor de uma moto andar sempre na maciota, mas esquecer de trocar oleo, velas e por combustivel bom mata qualquer moto por mais que voce ande que nem um vovô de 80 anos.

Quanta gente ai cuida de moto e ela nao dura nada existem pelo mundo afora?

Falaste corretamente

Limabl
17-07-13, 22:47
Depois ainda falam por ai que eu sou sabichão semianalfabeto, é mole !!!!

guilhermeaugusto
17-07-13, 23:05
To vendo o Ivan baixar aqui e trancar isso....ele tem um faro pra essas coisas kkkkk, mas como disse, mais um topico que interessei pelo assunto e que podia me ajudar pra caramba, mas tambem mais um topico onde muito conhecimento adquirido ira ser jogado no lixo, por causa de picuinhas bobas...lamentavel. Resta o nosso amigo Ivan, e todos os outros moderas, consertarem esse topico, voltando-o para um bom aprendizado, ou ter misericordia..

- - - Updated - - -



- - - Updated - - -


O idéal é entre 40sec~1min,acima de 3 min em motores ar já fica meio forçado !!![/QUOTE]
Lima, eu tenho costume de deixar uns 5 min tambem, mas, quer dizer que se passar de 3, ja nao eh recomendado? pq quando eu ligo a moto, eu dou uma pequena acelerada, de leve, so para firmar a aceleracao, e deixo ela la....entao eh esse o ideal para o oleo lubrificar todos os componentes do motor e ter a temperatura correta? ate 3 min?

Limabl
17-07-13, 23:09
- - - Updated - - -



- - - Updated - - -


O idéal é entre 40sec~1min,acima de 3 min em motores ar já fica meio forçado !!!
Lima, eu tenho costume de deixar uns 5 min tambem, mas, quer dizer que se passar de 3, ja nao eh recomendado? pq quando eu ligo a moto, eu dou uma pequena acelerada, de leve, so para firmar a aceleracao, e deixo ela la....entao eh esse o ideal para o oleo lubrificar todos os componentes do motor e ter a temperatura correta? ate 3 min?[/QUOTE]Em motores refrigerados a ar,não é aconselhavel pelo fabricante ficar mais de 3 ou 5 min com o motor funcionando parado,motores arrefecidos ar precesam se mver para que possa aver refrigeração !!!

emersonyamamoto
18-07-13, 00:17
Depois ainda falam por ai que eu sou sabichão semianalfabeto, é mole !!!!

Não entendi o que você quis dizer, Lima.
Abs



To vendo o Ivan baixar aqui e trancar isso....ele tem um faro pra essas coisas kkkkk, mas como disse, mais um topico que interessei pelo assunto e que podia me ajudar pra caramba, mas tambem mais um topico onde muito conhecimento adquirido ira ser jogado no lixo, por causa de picuinhas bobas...lamentavel. Resta o nosso amigo Ivan, e todos os outros moderas, consertarem esse topico, voltando-o para um bom aprendizado, ou ter misericordia..


Mas que coisa chata isso, hein? Em momento nenhum desrespeitei o amigo nem fui desrespeitado, a única coisa que ocorreu foi uma discussão mais fechada, mas embate de opiniões diferentes é isso, não tem como concordar o tempo todo. Tem que saber distinguir uma discussão sadia de uma discussão com troca de ofensas, desrespeitosa. Aqui eu respeito a opinião de todo mundo, mas apresento a minha em contrapartida. Não é de hoje que esse fórum tá "sensível demais", tudo é motivo pra ban, pra se sentir ofendido, pra arrumar intriga e etc. Fico imaginando como alguns aqui lidam com a vida, não pode acontecer nada que já é motivo pra atitudes drásticas.

Enfim, EU mesmo abri o tópico, então o mais interessado em não desvirtuá-lo sou eu mesmo.

Abs

Puluka
18-07-13, 03:41
...em momento algum eu ultrapassaria os limites da moto, mas sempre trabalharia no limite que ela foi feita pra trabalhar...

Eu acho que a moto tem uma média X de tempo de vida útil pre estabelecida levando em consideração o trabalho no limite, e quanto menos você atingir esse limite, mais a vida útil do motor pode aumentar.

Pra mim a lógica seria essa, mas sabemos que quando o assunto é motor a combustão, tem N fatores envolvidos pra saber em qual rotação e temperatura o motor trabalha melhor e tem menos desgaste.

Teria talvez alguma relação com a faixa de torque e potência máxima?

emerson merighi
18-07-13, 07:07
pilotagem exigindo mais do motor diminui a vida util do motor SIM!...apesar de não estar pilotando o motor na faixa vermelha do tacometro, essa indicacao não e um botao liga desliga tipo...se a faixa vermelha comeca em 10000 rpm, pilotar em 9900 rpm ou 10100 rpm faz quase nehuma diferenca apesar de em uma situacao vc estar na fora da faixa vermelha e na outra situacao dentro da faixa vermelha....
um motor tem seu regime ideal de trabalho calculado de 70% a 80% dos giros permitidos antes de se atingir a faixa vermelha, acima disso ja esta em regime de trabalho forcado, e na faixa vermelha esta além do que deveria sendo permitido ficar nesse regime de trabalho por poucos instantes se quiser preservar o motor....

Limabl
18-07-13, 11:15
um motor tem seu regime ideal de trabalho calculado de 70% a 80% dos giros permitidos antes de se atingir a faixa vermelha, acima disso ja esta em regime de trabalho forcado, e na faixa vermelha esta além do que deveria sendo permitido ficar nesse regime de trabalho por poucos instantes se quiser preservar o motor....Corretissimo x2 ........!!!!

sergipe
18-07-13, 14:12
algum veículo vem escrito em algum lugar qual é a vida útil?
li o manual todo da minha Bros e não encontrei nada a respeito.
ou isso é no achômetro mesmo?

LucasPinda
18-07-13, 14:30
algum veículo vem escrito em algum lugar qual é a vida útil?
li o manual todo da minha Bros e não encontrei nada a respeito.
ou isso é no achômetro mesmo?

Até hoje não vi em manual nenhum a vida util do motor, acho q nunca vou ver, pois podemos ter estimativas de durabilidade, mas com convicção acho meio impossivel ja que depende muito do estilo de pilotagem.

halvaro
18-07-13, 14:33
algum veículo vem escrito em algum lugar qual é a vida útil?
li o manual todo da minha Bros e não encontrei nada a respeito.
ou isso é no achômetro mesmo?

Nenhum veículo vem escrito isso, eles não são loucos, imagina o monte de processo que não iam levar quando durasse menos

emerson merighi
18-07-13, 15:46
o fato de nao estar escrito nao quer dizer que nao seja assim...basta um pouco de bom senso pra chegar a conclusao que..maior giro = maior esforco = maior desgaste....e uma questao simples de fisica e nao ha como contestar...mesmo nao estando no manual!......e eu digo que na verdade esta no manual quando ele da as orientacoes de amaciamento do motor e diz pra evitar altos giros no periodo de assentamento das partes pra evitar encurtamento da vida util.....continua valendo mas com menos intensidade depois q o motor foi amaciado!

brunobros
19-07-13, 12:07
eu digo que na verdade esta no manual quando ele da as orientacoes de amaciamento do motor e diz pra evitar altos giros no periodo de assentamento das partes pra evitar encurtamento da vida util.....continua valendo mas com menos intensidade depois q o motor foi amaciado!

sem fugir muito do topico, por exemplo um moto de 250 cc (uma tenere q vem em breve p mim :-)) o correto eh amaciar conforme o manual neh? mais uma coisa, pra quem tem ou ja teve, com mais ou menos uns 140 kg nela eu consigo manter uma media de 120kmh com ela? e no caso ela ainda tem um folego extra para alguma aceleracao se for necessaria, tipo subir pra uns 135 +-?
Eu sei que ela eh bem mais forte que a factor, mas tenho essas duvidas

guilhermeaugusto
19-07-13, 16:31
Faz o seguinte entao, comprem dua motos. Uma voces so andam de cabo enrolado, e a outra na maciota. a que estragar primeiro voces falam por aqui. kkkk

halvaro
19-07-13, 16:37
Faz o seguinte entao, comprem dua motos. Uma voces so andam de cabo enrolado, e a outra na maciota. a que estragar primeiro voces falam por aqui. kkkk

Execelente dica, por que fora isso vão ficar batendo boca aqui indefinidamente

Ghaleon
19-07-13, 16:55
Aproveitando o tópico:

O que é menos prejudicial a motoca: Usando como exemplo uma Titan 150

- Andar em 3º marcha, a 65~70Km/h: A motoca vai estar berrando feito louca, alta rotação.
- Andar em 4º marcha, a 65~70Km/h: A motoca vai estar mais suave, talvez até de mais. Não seria uma velocidade baixa para a marcha?

Talvez não tenha dado o melhor exemplo, mas partindo desta ideia, alguém tem algo a comentar? =x

DOUGLAS 00
19-07-13, 17:42
Em 4 sempre Ghaleon.

Forçar em baixa é dos 3 - 4 mil giros pra baixo... quando a moto começa a "reclamar".

rafaelss007
19-07-13, 18:14
Aproveitando o tópico:

O que é menos prejudicial a motoca: Usando como exemplo uma Titan 150

- Andar em 3º marcha, a 65~70Km/h: A motoca vai estar berrando feito louca, alta rotação.
- Andar em 4º marcha, a 65~70Km/h: A motoca vai estar mais suave, talvez até de mais. Não seria uma velocidade baixa para a marcha?

Talvez não tenha dado o melhor exemplo, mas partindo desta ideia, alguém tem algo a comentar? =x

em 4, pois a rotação vai esta em baixa e vai economizar gasolina tbm xD, se possivel uma 5ª =]... eu por exemplo ando com a minha xr 200 a 60/80 km/h aqui na cidade de 5ª e fico de boa... qlqr coisa so abaixar o punho que ela responde....

Ghaleon
20-07-13, 08:28
em 4, pois a rotação vai esta em baixa e vai economizar gasolina tbm xD, se possivel uma 5ª =]... eu por exemplo ando com a minha xr 200 a 60/80 km/h aqui na cidade de 5ª e fico de boa... qlqr coisa so abaixar o punho que ela responde....

Beleza ! Agradeço o reply :D !

- - - Updated - - -


Em 4 sempre Ghaleon.

Forçar em baixa é dos 3 - 4 mil giros pra baixo... quando a moto começa a "reclamar".

Entendi ! Valeu por responder !

Neto SP
20-07-13, 08:44
sem fugir muito do topico, por exemplo um moto de 250 cc (uma tenere q vem em breve p mim :-)) o correto eh amaciar conforme o manual neh? mais uma coisa, pra quem tem ou ja teve, com mais ou menos uns 140 kg nela eu consigo manter uma media de 120kmh com ela? e no caso ela ainda tem um folego extra para alguma aceleracao se for necessaria, tipo subir pra uns 135 +-?
Eu sei que ela eh bem mais forte que a factor, mas tenho essas duvidas

Bem tenho uma Fazer 250 que usa o mesmo motor da Tenere e acredito que com 140 kg seja possível manter 120 km/h apenas nas retas ou em terrenos com pouca inclinação e 135 km/h é quase a velocidade máxima que medi em minha Fazer que foi de 137 km/h no GPS não é possível mante-la por longos períodos mas em um caso de necessidade ela chega sim nesta faixa.

Bandit
20-07-13, 08:46
Eu acredito que diminui sim, vc andar com a moto no limite dela...
um MECANICO uma vez me disse, se vc andar sempre em baixo giro, vc estraga o motor,principalmente pelo acumulo de resíduos em diversas partes do motor... o ideal é sempre variar a rotação, hora vc anda de boa, hora vc da umas esticadas e abusa um pouco da moto...

Bem ate então nunca tinha pensado nisso, mas em toda minha vida sempre andei de moto assim, principalmente nos momentos de REFLEXAO " vou andar devagar pq moto é perigoso, posso cair, morre........" 5 min mais tarde, la estou eu a 130km/h kkkkkkkkkkkkkkkkk

Limabl
20-07-13, 11:10
Eu acredito que diminui sim, vc andar com a moto no limite dela...
um MECANICO uma vez me disse, se vc andar sempre em baixo giro, vc estraga o motor,principalmente pelo acumulo de resíduos em diversas partes do motor... o ideal é sempre variar a rotação, hora vc anda de boa, hora vc da umas esticadas e abusa um pouco da moto...

Bem ate então nunca tinha pensado nisso, mas em toda minha vida sempre andei de moto assim, principalmente nos momentos de REFLEXAO " vou andar devagar pq moto é perigoso, posso cair, morre........" 5 min mais tarde, la estou eu a 130km/h kkkkkkkkkkkkkkkkkNatural rsrstrsrs....

Mas se bem que não tenho medo algum em cair de moto,meu temor é de uima colisão com algum obstaculo seja la o que for,bater com moto é quase morte serta !!!

DOUGLAS 00
20-07-13, 23:17
Bem tenho uma Fazer 250 que usa o mesmo motor da Tenere e acredito que com 140 kg seja possível manter 120 km/h apenas nas retas ou em terrenos com pouca inclinação e 135 km/h é quase a velocidade máxima que medi em minha Fazer que foi de 137 km/h no GPS não é possível mante-la por longos períodos mas em um caso de necessidade ela chega sim nesta faixa.

Por esse motivo meio que desisti da Tenere. Ela vai apresenta pouco desempenho a mais que a Strada nessas condições e se for pra investir toda essa diferença de desempenho, pego uma moto maior.

- - - Updated - - -


Natural rsrstrsrs....

Mas se bem que não tenho medo algum em cair de moto,meu temor é de uima colisão com algum obstaculo seja la o que for,bater com moto é quase morte serta !!!

Justsamente... as largadinhas tem que ser em hora e local certo.

Eu hoje de moto ando devagar até. O meu problema é de carro, onde quando vejo estou a 80, 90 , 100 em trânsito urbano.

Neto SP
21-07-13, 12:35
Por esse motivo meio que desisti da Tenere. Ela vai apresenta pouco desempenho a mais que a Strada nessas condições e se for pra investir toda essa diferença de desempenho, pego uma moto maior.


- - - Updated - - -



Justsamente... as largadinhas tem que ser em hora e local certo.

Eu hoje de moto ando devagar até. O meu problema é de carro, onde quando vejo estou a 80, 90 , 100 em trânsito urbano.


Então amigo isto é verdade mas tem outros fatores também apesar de não andar tão mais assim o trio Ténere/Fazer/Lander são muito superiores a Strada em conforto tecnologia e idade a Strada é uma grande moto mas infelizmente não estão ficando mais novas com o tempo, mas não posso dizer que não entendo seu lado principalmente se quiser um UP em desempenho!

DOUGLAS 00
21-07-13, 22:16
Então amigo isto é verdade mas tem outros fatores também apesar de não andar tão mais assim o trio Ténere/Fazer/Lander são muito superiores a Strada em conforto tecnologia e idade a Strada é uma grande moto mas infelizmente não estão ficando mais novas com o tempo, mas não posso dizer que não entendo seu lado principalmente se quiser um UP em desempenho!

Sim, com certeza são mais moto no geral... mas pro dia a dia a stradinha me atende a contento, só faltando um gás nas rodovias... e no caso da TN, por melhor e mais linda que seja, ela não resolveria esse problema.

DaniloSS7
21-07-13, 23:41
faz sentido isso de estilo de pilotagem x vida util do motor. o bom mesmo é manter um meio termo entre os dois.
Agora depois de um Ups, o motor da RD tá dando 12mil RPM com mais facilidade, mas eu sinto que depois de 10mil RPM, o motor só berra e tu não senti mais ganho algum... Talvez isso porque o escape da RD é um media baixa. Mas tento sempre deixar o motor na faixa de torque maximo, pra ter um desempenho satisfatório, e não forcar muito o motor ocasionando desgaste prematuro.