PDA

Ver Versão Completa : Melhorar performance da Strada 200



MauriS
17-07-13, 12:41
Amigos,
o que poderia ser feito pra melhorar a performance da Strada?
ela é toda original.
Levando em conta nao afetar em muito o consumo de combustivel .
Li em alguns topicos sobre a bobina do gol, da certo?

leonardo_neves
17-07-13, 14:10
Cara a minha opinião posso até ser meio grosso, agora eu penso que ela foi projetada pra durar assim da forma que está, tudo que vc altera nela eu considero gambiarra e vai afetar a vida util dos componentes. Eu ja tive strada, twister e agora uma h6 e cb500 e sempre quando quis mais performance eu troquei de moto!

MauriS
17-07-13, 14:15
Mas e tipo, colocar um comando esportivo ? vai afetar muito o consumo e durabilidade?quando vai render?

halvaro
17-07-13, 15:22
Cara a minha opinião posso até ser meio grosso, agora eu penso que ela foi projetada pra durar assim da forma que está, tudo que vc altera nela eu considero gambiarra e vai afetar a vida util dos componentes. Eu ja tive strada, twister e agora uma h6 e cb500 e sempre quando quis mais performance eu troquei de moto!

Excelente dica, quer mais performance, troca de moto, se for realmente modificar, para ter mais performance, tem que mudar comando, carburação, aumentar cilindrada, essas coisas que aumentam perfomance a troco de muito investimento e diminuem a vida útil do motor, que nesse caso já é velho.

Essas coisas pequenas, como trocar bobina, vela, cabo de vela, filtro, tudo isso não muda quase nada, é outro desperdício

Meu conselho, deixa como ta ou troca de moto

Diego.fcs
17-07-13, 15:32
Cara, tudo que você ganha de um lado, você perde em outro, como consumo e durabilidade. A Strada já tem um desempenho bom na minha opinião, o que você pode fazer para ela sempre ter um bom desempenho é usar sempre combustível bom, carburador sempre limpo, vela sempre nova, filtro de ar também. Já tive moto preparada, num fiquei nem 1 mês e já tirei tudo e voltei ao original.

pedromartins
17-07-13, 15:50
MauriS, nao existe receita mágica; se quer desempenho vai ter que aumentar o consumo. Cavalo anda, cavalo bebe. E quanto mais mexer na moto mais propenso vai estar a encurtar sua vida util.

DOUGLAS 00
17-07-13, 17:52
Uma boa opção para fazer um motor forte e nem tão beberrão é usar o conjunto da CRF 230. É praticamente o mesmo motor.

rafaelss007
17-07-13, 18:05
Uma boa opção para fazer um motor forte e nem tão beberrão é usar o conjunto da CRF 230. É praticamente o mesmo motor.
verdade, e o consumo so aumenta besteira.... a minha msm é 240cc e bebe qse q nem uma Twister... apra mim ta otimo.. pq a bixa anda viu? chega as 110km/h brincandooo =]

Limabl
17-07-13, 18:33
Excelente dica, quer mais performance, troca de moto, se for realmente modificar, para ter mais performance, tem que mudar comando, carburação, aumentar cilindrada, essas coisas que aumentam perfomance a troco de muito investimento e diminuem a vida útil do motor, que nesse caso já é velho.

Essas coisas pequenas, como trocar bobina, vela, cabo de vela, filtro, tudo isso não muda quase nada, é outro desperdício

Meu conselho, deixa como ta ou troca de motoNão é bem assim,só os barbaros pençam assim halvaro,um exemplo vivo é a crf 230 que não passa de uma motor 150cc ohc majorado,só mudou o curso para ganhar torque e colocou uma disco e separador de embregem,o chassis é de bros e suspenção dianteira da XR200 ....outro exemplo, a biéla da cg99 é a mesma da xr200,cbx200 e toda linha 200 da honda,aumentar 10~20cc em um a motor original ou pro uma comando de 285~296° não representa nem 15% de diminuição da vida util do motor,não falo isso por achismo,falo isso porque eu vivo disso e sei que não é bem assim,tudo demais é sobre,tudo depende do tipo de uso da moto do conhecimento e do bom senso do mecânico preparador.

Aumentar 30cc em um motor aliado a um comando de no maximo de 290°, só representa 3~5% na redução da autonomia do motor,respeito sua opinião mas não concordo com a sua maneira de pençar sobre isso,até porque vc esta se basiando naquilo que vc acha que é,e não porque conhece ou tem experiência no assunto !!!

Ou seja, vc esta relativamente errado !!!

- - - Updated - - -


. Cavalo anda, cavalo bebe. .isso depende da eficiência de combustão do cavalo,tornado e tw tem média de 19~22km/L com 24cv,a xt600 tem 42cv e tem amesma autonomia das duas citadas,e agora??como vc esplica isso heimm???!!!

- - - Updated - - -


Uma boa opção para fazer um motor forte e nem tão beberrão é usar o conjunto da CRF 230. É praticamente o mesmo motor.Pois é Douglas,mas a ignorância os tornam cegos !!!

- - - Updated - - -


verdade, e o consumo so aumenta besteira.... a minha msm é 240cc e bebe qse q nem uma Twister... apra mim ta otimo.. pq a bixa anda viu? chega as 110km/h brincandooo =]Mas se vc observar nos comentarios dos que pençam o contrario nem uma deles tem experi~encia ou conhecimento no assunto,é só para da pitaco sem noção mesmo !!!esse motor melhorado o consumo fica perto disso que vc falou mesmo !!!

- - - Updated - - -


Amigos,
o que poderia ser feito pra melhorar a performance da Strada?
ela é toda original.
Levando em conta nao afetar em muito o consumo de combustivel .
Li em alguns topicos sobre a bobina do gol, da certo?
Cara vai ser um tópico tenso,tem muita gente que não intende do assunto e acaba dando maus conselhos muitos deles até fora de contexto,mas vc pode mandar uma MP pra mim ou o stone,garanto que vc vai tirar todas suas duvidadas sobre oassunto...

Abs....

DOUGLAS 00
17-07-13, 19:00
No geral, entendo o pessoal que diz que preparar não compensa: Geralmente as preparações são mal feitas, poupando grana, etc. E tem casos que não compensa mesmo.

Mas no caso desses pequenos motores antigos Honda, as motos usam muitas peças intercambiáveis, como por exemplo a biela que Lima postou.

Eu não preparei a minha pois na época que o motor abriu o bico, essa preparação ia custar mais, sem falar que o mecânico não quis fazer...

leonardo_neves
17-07-13, 19:57
Realmente eu não conheço nada de motos, eu só confio nos engenheiros que fizeram elas nestas "configurações". Moto pra mim é pra não dor de cabeça, sou daqueles que pensa que bateu o dedo no power ela tem que ligar. Eu não gosto de mecher mesmo nas minhas motos

magrao tk
17-07-13, 19:59
Blueprint no cabeçote é muito bem vindo!

Assiste aí:
http://www.youtube.com/watch?v=l64qbk3QEIY
http://www.youtube.com/watch?v=OsTMbfPqFVI
http://www.youtube.com/watch?v=IVxGp1KRh-8
http://www.youtube.com/watch?v=WaWyRqRrz6k
http://www.youtube.com/watch?v=IXFibE9fd6E

Tem mais 10 videos de continução, são 15 no total.

Stone
17-07-13, 20:44
leonardo_neves, existem preparações não voltadas para alta performance, mas para um melhor funcionamento do motor, melhorando até a economia dele, um exemplo é a postagem aí do magrão, o cara que fez os vídeos está de parabéns!

halvaro
17-07-13, 22:22
Não é bem assim,só os barbaros pençam assim halvaro

Ainda bem, eu não sou bárbaro, por que eu penso, e os bárbaros pençam

Limabl
17-07-13, 22:33
Ainda bem, eu não sou bárbaro, por que eu penso, e os bárbaros pençam


Meus erros ortograficos são mera futilidade diante da imensidão do meu conhecimento meu caro,doa a quem doer !!!!

coreanas
17-07-13, 23:12
Deixa a bixinha como está, só dá uma afinada geral. Strada já é um motor no limite, deriva do CB125s, o mesmo da Turuna e ML 125 OHC, além disso as Strada já são velhinhas, o material já está fadigado, voce mexe no motor estoura o cambio, carcaça...

Mesmo as CRF230 novas sofrem com preparação, porque já é um motor no limite.

Se fosse um motor de Twister, com certa folga para preparação, já não aconselharia, mas até dá. Mexer numa Strada velha é ficar à pé. Mil vezes a tranquilidade de sair e chegar do que 10 km/h a mais e ficar à pé. Além do que a Strada original já anda bem.

emerson merighi
18-07-13, 07:26
ih...ja vi esse filme de estrada 200 que nao anda...nao se ofenda por favor, mas pra melhorar voce vende e compra uma fazer, twister, ninja.....
esse negocio de mexer e sair trocando pistao, aneis,arrombando cilindro...nao presta....quem adora fucar nisso são os mecanicos pra ganhar um $$$$$$$$$$$$$$$$ extra...nao acho que vale a pena de jeito nenhum pelo que gasta e pelo que melhora....preparacao gasta muito e melhora quase nada...durabilidade do motor diminui bastante...enfim, cada um e que sabe, ne?

leonardo_neves
18-07-13, 08:06
leonardo_neves, existem preparações não voltadas para alta performance, mas para um melhor funcionamento do motor, melhorando até a economia dele, um exemplo é a postagem aí do magrão, o cara que fez os vídeos está de parabéns!
Eu concordo com você, porém vem a pergunta a grana investida vale a pena?

halvaro
18-07-13, 09:46
Meus erros ortograficos são mera futilidade diante da imensidão do meu conhecimento meu caro,doa a quem doer !!!!

Magnífica demonstração de modéstia, parabéns meu caro, é de pessoas assim que esse país precisa

augustothalison
18-07-13, 10:06
Galera, o cara pediu opiniões de como deixar a moto com mais PERFORMANCE, ou seja ele quer dicar de como fazer a moto andar mais, se voce, não tem dicas de como fazer isso, não poste nada então pow!!!! ele não pediu pra receber conselho se podia fazer ou não, se ia estragar o motor ou não, é lógico que se o cara tivesse dinheiro suficiente pra comprar uma moto maior, ele não ia mecher no motor!!! eu fico put* quando vem esses caras "CONSERVADORES" e vem falando, "AHH TROCA DE MOTO É BEM MELHOR QUE MECHER NO MOTOR" é logico que se o cara tivesse dinheiro a mais ele trocaria de moto, tem gente que pensa que todo mundo aqui nesse fórum é rico, só pode, e olha quem vem falando isso, UM TEM UMA HAYABUSA E GS 500 O OUTRO TEM UMA HORNET E UMA CB 500, FAÇA ME O FAVOR HEIN!!!!!!!!!!!!

halvaro
18-07-13, 10:14
Galera, o cara pediu opiniões de como deixar a moto com mais PERFORMANCE, ou seja ele quer dicar de como fazer a moto andar mais, se voce, não tem dicas de como fazer isso, não poste nada então pow!!!! ele não pediu pra receber conselho se podia fazer ou não, se ia estragar o motor ou não, é lógico que se o cara tivesse dinheiro suficiente pra comprar uma moto maior, ele não ia mecher no motor!!! eu fico put* quando vem esses caras "CONSERVADORES" e vem falando, "AHH TROCA DE MOTO É BEM MELHOR QUE MECHER NO MOTOR" é logico que se o cara tivesse dinheiro a mais ele trocaria de moto, tem gente que pensa que todo mundo aqui nesse fórum é rico, só pode, e olha quem vem falando isso, UM TEM UMA HAYABUSA E GS 500 O OUTRO TEM UMA HORNET E UMA CB 500, FAÇA ME O FAVOR HEIN!!!!!!!!!!!!

Se o cara não é rico, aí mesmo é que é importante aconselhar a não mecher em nada, pra não gastar dinheiro a toa e aindap por cima prejudicara vida útil do motor e no fim das contas gastar ainda mais dinheiro, mas infelizmente tem gente que não pensa, é tudo imediatismo, tudo a curto prazo, e ainda fica dando PITI dizendo que os outros não podem dar sua opinião

Mas o seu ponto de vista é bem interessante. Fazendo uma comparação, significa que se o cara pede informação sobre as melhor formas de se suicidar eu não devo de forma alguma recomendar para ele que não se suicide, foi exatamente isso que vc disse

coreanas
18-07-13, 10:55
É exatamente por isso, se o cara não já tem dinheiro, vai jogar fora?

E ao contrário do que pregam, conservadorismo é sim muito bom. Implica em experiência, em fazer o que dá certo. Experimentar é bom, mas fazer errado não, daí entra o conservadorismo para equilibrar, não deixar o peão se dar mal. O que estamos fazendo se chama RESPONSABILIDADE, pessoas mais experientes tem a obrigação moral de usar a experiência para alertar quem certamente vai se dar mal por estar equivocado.

Se colocar na ponta do lápis (e olhe que sou o rei das modificações no P.N.), se ele quer mais performance saí muito mais barato e confiável trocar a Strada numa Twister com o dinheiro que vai gastar numa preparação onde a moto vai andar um pouquinho a mais e não vai sair da oficina PORQUE UM MOTOR DESSA IDADE NÃO AGUENTA PREPARAÇÃO, ainda mais o da Strada, que já está no limite do projeto por vir de uma 125. Daí sim se quiser preparar o motor da TW aguenta, já nasceu 250. O colega não sabe desse detalhe, então temos que alerta-lo.

A não ser que ele tenha outra moto e queira preparar pelo gosto de pegar uma Stradinha e andar junto com uma 250cc, mas mesmo assim é grana jogada fora. Queremos ver os colegas do PN se darem bem.

Há! E não tenho uma Hayabusa, tenho uma 125 ano 98 com motor de 150 com a qual viajo longe, vou e volto.

leonardo_neves
18-07-13, 11:14
Galera, o cara pediu opiniões de como deixar a moto com mais PERFORMANCE, ou seja ele quer dicar de como fazer a moto andar mais, se voce, não tem dicas de como fazer isso, não poste nada então pow!!!! ele não pediu pra receber conselho se podia fazer ou não, se ia estragar o motor ou não, é lógico que se o cara tivesse dinheiro suficiente pra comprar uma moto maior, ele não ia mecher no motor!!! eu fico put* quando vem esses caras "CONSERVADORES" e vem falando, "AHH TROCA DE MOTO É BEM MELHOR QUE MECHER NO MOTOR" é logico que se o cara tivesse dinheiro a mais ele trocaria de moto, tem gente que pensa que todo mundo aqui nesse fórum é rico, só pode, e olha quem vem falando isso, UM TEM UMA HAYABUSA E GS 500 O OUTRO TEM UMA HORNET E UMA CB 500, FAÇA ME O FAVOR HEIN!!!!!!!!!!!!

Quando ele pede conselhos, eu simplesmente prefiro aconselhar a não fazer, se ele não tem dinheiro para arcar com isso ai que aconselho a não fazer, se esta moto for a moto do dia a dia ele precisa de algo o mais confiavel possível, não pode investir grana em algo que pode deixa-lo na mão! Quanto a ser rico... Deu até preguiça de responder

DOUGLAS 00
18-07-13, 11:37
É que tudo depende de fato da grana e dos objetivos.

Por exemplo, se ele tem uma Strada com o motor "batendo", necessitando reforma, até que pode compensar dar um Up desses. Pois pensem, se ele vender a Strada "batendo", não vai pegar nada nela praticamente...

Agora se a moto está em dia, não compensa de jeito nenhum preparar dessa forma. O que se pode fazer são pequenos acertos, indo até um comando de válvulas um tantinho mais bravo, carburação, escape, polir os dutos de exaustão... isso não vai comprometer a durabilidade do motor de forma alguma.

Eu só não fiz na minha por dois motivos: Na época eu precisava que a reforma custasse pouco e o mecânico que fez é muito bom, mas não é um "preparador".

Limabl
18-07-13, 11:55
Se o cara não é rico, aí mesmo é que é importante aconselhar a não mecher em nada, pra não gastar dinheiro a toa e aindap por cima prejudicara vida útil do motor e no fim das contas gastar ainda mais dinheiro, mas infelizmente tem gente que não pensa, é tudo imediatismo, tudo a curto prazo, e ainda fica dando PITI dizendo que os outros não podem dar sua opinião
entendo seu ponto de vista,mas me responde uma coisa,vc entende de engenharia mecânica,tem conhecimento ou experiência no assunto,vc modifica e prepara motores,suspenção etc...se vc dizer "sim" para todas estas perguntas, eu ouvirei e tentarei entender seu ponto de vista técnico do porque isso acontece e etc...Agora se vc dizer "não" para 2 das perguntas eu não vou considerar opinião basiada no achismo ou coisa parecida,não vou mesmo,o que estiver errado eu vou lá cito a mensagem e corrijo,mas se estiver serta com um nivel de nalogia técnica eu sou o primeiro a concordar com a pessoas.

Eu não entendo de imformatica,medicina e outras coisas,mas eu não dou opinião nesses assunto só porque eu acho que é assim,quando vou ao médico eu não discordo do diagnótico dele nem questiono porque ele me indicou aquele remédio ao imvés de outro,isso porque não médico ou técnico em imformatica...

Idade é sinônimo de experiência na vida,e não em termos técnicos e lógico a matemática nunca erra e ela é imbativel contra mitos,tabus,achismo e disse me disse.Tem preparações e preparações,vcs quando ver alguem falando em preprar um motor já chegam dando pitaco dizendo um monte de asneira achando que o cara esta querendo arrancar tudo que o motor pode oferecer, por lei é permitido aumentar a cilindrda e potência do motor em até 10%,isso não vai reduzir nem 8% da vida util de um motor,ou seja,se o motor original durar 100,000km, com um aumento de 10% na potência significa que ele só vai durar 92,000km,perante isso o alarte que vcs fazem chega a ser ridiculo e desnecessario diante da insignificância da redução na vida util do motor !!!

- - - Updated - - -




E ao contrário do que pregam, conservadorismo é sim muito bom. Implica em experiência, em fazer o que dá certo.

se ele quer mais performance saí muito mais barato e confiável trocar a Strada numa Twister com o dinheiro que vai gastar numa preparação onde a moto vai andar um pouquinho



.Eu compriendo seu ponto de vista,mas conservadorismo demais impede a evolução das coiasas, um exemplo disso é a igreja católica no passado,responçavel de pelos menos 300 anos de evolução da umanidade....

Qunato ao custo eu duvido que 250,300 ou 500 réais dê para trocar uma cbx 200 em uma TW.Uma strada com aumeto de 20~30cc e comando 290° vaz potência de pular de 19cv para 20,5~21cv e ela pesa 120kg,uma fazer 250 tem 21vc com 138kg,mas é omnde esta o porêm,o consumo de uma strada original bem regulada é por volta de 28~30km/L,com essa modificação o consume cai para 25~26km e vai ter a mesma velocidad ede cruzeiro e maxima de uma fazer ou tw !!!!

Eu estou falando isso porque eu faço isso,em titans,ybr,Xr200 e etc....um exemplo disso é minha YBR com kit 140,comando 300° taxa de 12:1 alimentado com etanol,e mesmo assim concigo de média de 28~30km/H e mesmo assim minha biéla durou mais de 80.000km e meu outros kit 140 rodou 60,000km.agora eu me pergunto onde esta o fundamento técnico desses achismos e experiêcia que vc e o halvaro tanto defende !!!

Pistão 4mm R$100,00

Comando de 290° R$130.00

retifica do cilindro R$30,00

Juntas e rententors de valvulas R$35,00

Mão de obra e acerto da carburação R$150,00

Total=R$445.00

Na minha oficina eu dou 90 dias de garantia contra defeito de montagem ou vazamento,e 6 meses de garantia das peças por minha conta !!!

DOUGLAS 00
18-07-13, 11:56
entendo seu ponto de vista,mas me responde uma coisa,vc entende de engenharia mecânica,tem conhecimento ou experiência no assunto,vc modifica e prepara motores,suspenção etc...se vc dizer "sim" para todas estas perguntas, eu ouvirei e tentarei entender seu ponto de vista técnico do porque isso acontece e etc...Agora se vc dizer "não" para 2 das perguntas eu não vou considerar opinião basiada no achismo ou coisa parecida,não vou mesmo,o que estiver errado eu vou lá cito a mensagem e corrijo,mas se estiver serta com um nivel de nalogia técnica eu sou o primeiro a concordar com a pessoas.

Eu não entendo de imformatica,medicina e outras coisas,mas eu não dou opinião nesses assunto só porque eu acho que é assim,quando vou ao médico eu não discordo do diagnótico dele nem questiono porque ele me indicou aquele remédio ao imvés de outro,isso porque não médico ou técnico em imformatica...

Idade é sinônimo de experiência na vida,e não em termos técnicos e lógico a matemática nunca erra e ela é imbativel contra mitos,tabus,achismo e disse me disse.Tem preparações e preparações,vcs quando ver alguem falando em preprar um motor já chegam dando pitaco dizendo um monte de asneira achando que o cara esta querendo arrancar tudo que o motor pode oferecer, por lei é permitido aumentar a cilindrda e potência do motor em até 10%,isso não vai reduzir nem 8% da vida util de um motor,ou seja,se o motor original durar 100,000km, com um aumento de 10% na potência significa que ele só vai durar 92,000km,perante isso o alarte que vcs fazem chega a ser ridiculo e desnecessario diante da insignificância da redução na vida util do motor !!!

Limabl, sendo bem práticos, o que pode ser feito nesse motor? Peguei a ficha de cada uma para analisar:


CRF 230:



Tipo………………………………………………..OHC, monocilíndrico, 4 tempos arrefecido a ar
Cilindrada………………………………………223 cc
Torque Máximo……………………………..18,8N.m (1,92 Kgf.m) a 6500rpm
Potência Máxima……………………………14,2 kw (19,3 CV) a 8000 rpm
Transmissão ………………………………….6 velocidades
Sistema de Partida………………………….Elétrica
Sistema de lubrificação………………….Forçada por bomba trocoidal
Embreagem……………………………………Multidisco em banho de óleo
Diametro X Curso…………………………..65,5 X 66,2 mm
Carburador…………………………………….PD9CE (Diametro do Venturi 26,0 mm)
Relação de Compressão………………….9,0 : 1


Já a Strada:

http://www.motonline.com.br/wp-content/uploads/2011/02/pequena-e-valente-9.gif

É notável que se fosse mantidos os parâmetros originais, o "grande ganho" são nos baixos giros. A moto não vai dar muita coisa a mais de final, mas o torque cairia para um regime bem mais baixo, permitindo se alongar a relação. Mas é claro, que o motor da CRF e Strada originalmente tem apenas a taxa de 9:0, sendo que dá pra ganhar alguma coisas ai, tanto se mantendo as 200cc ou partindo para as 230cc.

A grande dúvida nessa história entre 200 e 230, reside é que se todas as peças envolvidas são "Plug and Play" ou se necessitam mais alterações...

O que o pessoal fazia geralmente era socar um pistão de 67mm da CBX 750, que daria os 219.3, ou seja, os famosos "220", arrombando a camisa. Essa preparação deixa o motor provavelmente bem mais chegado a altas rotações. Existem também Kits com o cilindro com essa medida. Só tem que ver se a biela aguentaria a pancadaria, bem como o câmbio.

Limabl
18-07-13, 12:05
O que se pode fazer são pequenos acertos, indo até um comando de válvulas um tantinho mais bravo, carburação, escape, polir os dutos de exaustão... isso não vai comprometer a durabilidade do motor de forma alguma.

mecânico que fez é muito bom, mas não é um "preparador".Então acho que os defençores do achismo não sabe o que significa eficiência de combustão e otimização do preenchimento volumètrico de um motor !!!! coisas que em muitas vezes contribui para avida util do motor,por vc não vai precisar usa-lo em rpms mais altas por conta da correçao do preechimento ou melhora na combustão,isso rsulta até em ecnomia de combustivel !!!

Quanto ao mecânico que vc citou é mais ou menos por ai mesmo,mecânico prepardor tem que muito conhecimento técnico e de engenharia,alem de entender a réal nessecidade do cliênte para aquela prepração,motores de competição são ruins para opera-los em trechos urbanos,mas a maioria não quer isso,mas penas um gás extra no motor na hora de uma ultrapassagem,em subidas manter uma boa velocidade cruzeiro com uma rotação mais baixa aproveitando a faixa util de torque e potência.

Mas imfelismente a ignorância deixa o ser homano cego para muitas coisas e acaba lendo-o para generalização das coisas !!!

Abs...

magrao tk
18-07-13, 12:14
Achei que esse tópico tava perdido mas tá voltando a ficar bom.
Isso aí! Vamos de volta ao assunto MECANICA!

Limabl
18-07-13, 12:22
Limabl, sendo bem práticos, o que pode ser feito nesse motor? Peguei a ficha de cada uma para analisar:


CRF 230:



Tipo………………………………………………..OHC, monocilíndrico, 4 tempos arrefecido a ar
Cilindrada………………………………………223 cc
Torque Máximo……………………………..18,8N.m (1,92 Kgf.m) a 6500rpm
Potência Máxima……………………………14,2 kw (19,3 CV) a 8000 rpm
Transmissão ………………………………….6 velocidades
Sistema de Partida………………………….Elétrica
Sistema de lubrificação………………….Forçada por bomba trocoidal
Embreagem……………………………………Multidisco em banho de óleo
Diametro X Curso…………………………..65,5 X 66,2 mm
Carburador…………………………………….PD9CE (Diametro do Venturi 26,0 mm)
Relação de Compressão………………….9,0 : 1


Já a Strada:

http://www.motonline.com.br/wp-content/uploads/2011/02/pequena-e-valente-9.gif

É notável que se fosse mantidos os parâmetros originais, o "grande ganho" são nos baixos giros. A moto não vai dar muita coisa a mais de final, mas o torque cairia para um regime bem mais baixo, permitindo se alongar a relação. Mas é claro, que o motor da CRF e Strada originalmente tem apenas a taxa de 9:0, sendo que dá pra ganhar alguma coisas ai, tanto se mantendo as 200cc ou partindo para as 230cc.

A grande dúvida nessa história entre 200 e 230, reside é que se todas as peças envolvidas são "Plug and Play" ou se necessitam mais alterações...

O que o pessoal fazia geralmente era socar um pistão de 67mm da CBX 750, que daria os 219.3, ou seja, os famosos "220", arrombando a camisa. Essa preparação deixa o motor provavelmente bem mais chegado a altas rotações. Existem também Kits com o cilindro com essa medida. Só tem que ver se a biela aguentaria a pancadaria, bem como o câmbio.Boa Douglas isso já da para os cabeças duras darem uma clariada na idéias.....

como vc pode notar o ganho das 223cc da CRF 230 foram 95% no aumeto do curso,mantendo a mesma taxa,essa mesma comfiguração em uma strada é ótima para rua,porque o motor vai trabalhar muito melhor devido ao aumento de deslocamento de massa provocada peloo 4mm a mais de curso,isso deixa o motor bem redondo em baixa rotação e gera um leve aumento na autonomia é claro que se subir essa taxa ordinária para 10~10,5:1 a autonomia melhro ainda mais e junto vem 0,5cv dependendo do acerto.Mas essa comfiguração é boa para comando de valvulas que trabalha com lenvante e não com duração,até porque se vc subir a rotação qualquer besteiras acima de 8,500rpms a VMP do pistão vai passar dos 18mts/sec,isso significa uma diminuição consideravel na vida util do motor ...

Mas se o obgetivo for colocar a stradinha em viagens médias e longas ou até mesmo em umas esticadinhas na BR nos finais de semana o idéal é manter o curso do motor e subir as 30cc com o aumento do diametro do pistão,taxa de 10~10,5:colocar um comando 290~296° ,esses comandos trabalham entre 9000 e 10,000 rpms mas mesmo assim o curso original vai manter a VMP do pistão dentro dos 16~16,5mts/sec,o que ajuda e muito na vida util do pistão camisa e anéis,com essa rpm extra vc vai conseguir algo proximo de 20~22cv dependendo do acerto da igniçaõ e carburador !!!

abs...

Diego.fcs
18-07-13, 13:03
A questão que vejo dessa mudança do motor da Strada para o da CRF é que foi a honda que fez e produziu esses motores, aí tá a imensa diferença, para se conseguir esse mesmo resultado em uma oficina, fica muito caro em relação ao preço da moto, e não com a mesma qualidade, será que vale o investimento? Num é muito investimento para pouco resultado?

halvaro
18-07-13, 14:01
Mas se o obgetivo for colocar a stradinha em viagens médias e longas ou até mesmo em umas esticadinhas na BR nos finais de semana o idéal é manter o curso do motor e subir as 30cc com o aumento do diametro do pistão,taxa de 10~10,5:colocar um comando 290~296° ,esses comandos trabalham entre 9000 e 10,000 rpms mas mesmo assim o curso original vai manter a VMP do pistão dentro dos 16~16,5mts/sec,o que ajuda e muito na vida util do pistão camisa e anéis,com essa rpm extra vc vai conseguir algo proximo de 20~22cv dependendo do acerto da igniçaõ e carburador !!!

abs...

Levando em conta que a original já tem 19cv, o cara vai fazer tudo isso, que vai custar pra la de 500,00 com m.o, pra ganhar entre 5 a 10% de potência, que vai representar menos de 5% em desempenho real.
Por isso digo que não vale a pena

Além disso o topico do cara era sobre pequena modificações, ele falou em troca de bobina, essas coisas mais simples, que levando em conta que tudo isso que foi falado acima já representa pouco, então pequenas mudanças não mudam nada.

Resumindo, eu sou da opinião que se for pra gastar nisso daí de cima, vende a Strada da um pouco em cima e pega uma TW um pouco mais nova, que terá várias outras vantagens sobre ums Strada além da pequena potencia a mais.

Mas eu entendo o teu lado tb, vc é mecânico, vive disso, então sempre vai recomendar esse tipo de coisa, é normal, eu tb faria

DOUGLAS 00
18-07-13, 14:48
Boa Douglas isso já da para os cabeças duras darem uma clariada na idéias.....

como vc pode notar o ganho das 223cc da CRF 230 foram 95% no aumeto do curso,mantendo a mesma taxa,essa mesma comfiguração em uma strada é ótima para rua,porque o motor vai trabalhar muito melhor devido ao aumento de deslocamento de massa provocada peloo 4mm a mais de curso,isso deixa o motor bem redondo em baixa rotação e gera um leve aumento na autonomia é claro que se subir essa taxa ordinária para 10~10,5:1 a autonomia melhro ainda mais e junto vem 0,5cv dependendo do acerto.Mas essa comfiguração é boa para comando de valvulas que trabalha com lenvante e não com duração,até porque se vc subir a rotação qualquer besteiras acima de 8,500rpms a VMP do pistão vai passar dos 18mts/sec,isso significa uma diminuição consideravel na vida util do motor ...

Mas se o obgetivo for colocar a stradinha em viagens médias e longas ou até mesmo em umas esticadinhas na BR nos finais de semana o idéal é manter o curso do motor e subir as 30cc com o aumento do diametro do pistão,taxa de 10~10,5:colocar um comando 290~296° ,esses comandos trabalham entre 9000 e 10,000 rpms mas mesmo assim o curso original vai manter a VMP do pistão dentro dos 16~16,5mts/sec,o que ajuda e muito na vida util do pistão camisa e anéis,com essa rpm extra vc vai conseguir algo proximo de 20~22cv dependendo do acerto da igniçaõ e carburador !!!

abs...

Bem interessante essa tua analise, esclarece alguns pontos interessantes:

Se "cursarmos" a Strada (Ou NX ou XR) com o vira da CRF, de fato vamos ter um bom ganho em torque, mas tem um importante que vc citou e eu nem tinha me ligado: a VMP. Se a opção for por esse esquema, o caboclo não pode ficar arregaçando muito nas altas rotações, sem falar na vibração, que pode aumentar um pouco. Eu acho que essa opção é boa para rua ou então para as Trail, que enfrentem trechos bem travados. Ou seja, perfeita para uma XR 200.

Agora a segunda opção me agrada mais... subir 20 ou 30 centímetros cúbicos, dar uma taxada leve e um comando pode tornar as coisas mais divertidas, especialmente para as esticadinhas. Por ter um conjunto mais leve e solto, consegue-se um desempenho bom, andando junto com a Twister provavelmente.

- - - Updated - - -


A questão que vejo dessa mudança do motor da Strada para o da CRF é que foi a honda que fez e produziu esses motores, aí tá a imensa diferença, para se conseguir esse mesmo resultado em uma oficina, fica muito caro em relação ao preço da moto, e não com a mesma qualidade, será que vale o investimento? Num é muito investimento para pouco resultado?

Depende muito da situação. Se o cara tem uma Strada que vale pouco ou nada se vendendo, e se o motor estiver batendo, pode compensar (Uma Strada com motor a fazer não pega 2 mil reais e uma Twister não baixa de 4 mil, podrona). E também se for uma XR 200 de trilha, compensa muito mesmo, pois a moto é leve e barata.

- - - Updated - - -


Levando em conta que a original já tem 19cv, o cara vai fazer tudo isso, que vai custar pra la de 500,00 com m.o, pra ganhar entre 5 a 10% de potência, que vai representar menos de 5% em desempenho real.
Por isso digo que não vale a pena

Além disso o topico do cara era sobre pequena modificações, ele falou em troca de bobina, essas coisas mais simples, que levando em conta que tudo isso que foi falado acima já representa pouco, então pequenas mudanças não mudam nada.

Resumindo, eu sou da opinião que se for pra gastar nisso daí de cima, vende a Strada da um pouco em cima e pega uma TW um pouco mais nova, que terá várias outras vantagens sobre ums Strada além da pequena potencia a mais.

Mas eu entendo o teu lado tb, vc é mecânico, vive disso, então sempre vai recomendar esse tipo de coisa, é normal, eu tb faria

Como falei, pode compensar se o cara vai ter que abrir o motor de qualquer forma. Mas preparar por prepara, abrindo um motor "saudável"... talvez.

Mas concordo que hoje em dia temos opções baratas que andam um tanto a mais. a própria Twister... e na verdade, tá ai uma moto que eu acho que preparada daria um belo brinquedo: Bem feitinha, é possível por uma cavalaria de respeito e com uma boa estabilidade.

E no entrar no ramo da preparação, grande parte da graça da coisa está no desafio.

- - - Updated - - -



- - - Updated - - -

Eu compriendo seu ponto de vista,mas conservadorismo demais impede a evolução das coiasas, um exemplo disso é a igreja católica no passado,responçavel de pelos menos 300 anos de evolução da umanidade....

Qunato ao custo eu duvido que 250,300 ou 500 réais dê para trocar uma cbx 200 em uma TW.Uma strada com aumeto de 20~30cc e comando 290° vaz potência de pular de 19cv para 20,5~21cv e ela pesa 120kg,uma fazer 250 tem 21vc com 138kg,mas é omnde esta o porêm,o consumo de uma strada original bem regulada é por volta de 28~30km/L,com essa modificação o consume cai para 25~26km e vai ter a mesma velocidad ede cruzeiro e maxima de uma fazer ou tw !!!!

Eu estou falando isso porque eu faço isso,em titans,ybr,Xr200 e etc....um exemplo disso é minha YBR com kit 140,comando 300° taxa de 12:1 alimentado com etanol,e mesmo assim concigo de média de 28~30km/H e mesmo assim minha biéla durou mais de 80.000km e meu outros kit 140 rodou 60,000km.agora eu me pergunto onde esta o fundamento técnico desses achismos e experiêcia que vc e o halvaro tanto defende !!!

Pistão 4mm R$100,00

Comando de 290° R$130.00

retifica do cilindro R$30,00

Juntas e rententors de valvulas R$35,00

Mão de obra e acerto da carburação R$150,00

Total=R$445.00

Na minha oficina eu dou 90 dias de garantia contra defeito de montagem ou vazamento,e 6 meses de garantia das peças por minha conta !!!

Tá barato pra caramba!

MauriS
18-07-13, 14:56
Mas tipo, eu não queria modificações "pesadas" , queria algo pra melhorar
nao sei como dizer.....
algo pra ajudar a manter a velocidade, motor trabalhar mais redondinho, e ate como ja falaram melhorar o consumo,
acho que a palavra seria "otimizar"
motor nem baixa oleo.

coreanas
18-07-13, 15:04
Mas tipo, eu não queria modificações "pesadas" , queria algo pra melhorar
nao sei como dizer.....
algo pra ajudar a manter a velocidade, motor trabalhar mais redondinho, e ate como ja falaram melhorar o consumo,
acho que a palavra seria "otimizar"
motor nem baixa oleo.

Daí sim! trocar vela, talvez até uma cachimbina, desmonstar o cabeçote, limpar o carvão em cima do pistão, esmerilhar e regular válvulas, corrente de comando, talvez até brunir e uma troquinha de anéis pra melhorar a compressão, rebaixar levemente o cabeçote, trocar o reparo do carburador, filtro de ar e óleo e afinar. Só isso ja deixa a moto ótima!

DOUGLAS 00
18-07-13, 15:06
Mas tipo, eu não queria modificações "pesadas" , queria algo pra melhorar
nao sei como dizer.....
algo pra ajudar a manter a velocidade, motor trabalhar mais redondinho, e ate como ja falaram melhorar o consumo,
acho que a palavra seria "otimizar"
motor nem baixa oleo.

Acho que dai uma taxadinha a mais na compressão, acertar a carburação, polir os dutos de ESCAPE, talvez por um cano mais livre, botar uma vela iridium...

emerson merighi
18-07-13, 15:34
bom, num post anterior eu disse que nao valia a pena gastar nisso, que o bom era trocar de moto, e ainda digo mais...a strada vibra muito, nao tem balanceiro e com pistao maior vai piorar o que ja era ruim....e uma moto que ja vem derivada das 125 cc e sofreu um aumento volumetrico pra 200 ja ta no limite....e se aumentar mais extrapola, e a refrigeracao do motor que nao fizeram nada pra melhorar depois de modificar tudo isso..., nem um misero radiador tem, se aumentar a taxa de compressao , vai gerar mais caor ainda e isso nao tem como nao afetar a durabilidade do motor...como falai, faz quem quer, mas na minha humilde opiniao o resultado nao vale a pena...junta um dinheiro e troca por outra usada mesmo com maior cc!

magrao tk
18-07-13, 15:45
Mas tipo, eu não queria modificações "pesadas" , queria algo pra melhorar
nao sei como dizer.....
algo pra ajudar a manter a velocidade, motor trabalhar mais redondinho, e ate como ja falaram melhorar o consumo,
acho que a palavra seria "otimizar"
motor nem baixa oleo.
Blueprint!!! Tu assistiu os vídeos que eu citei?
Com uma meia dúzia de ferramentas, mais uma micro retífica faz praticamente tudo em casa mesmo, e o motor vai ser ''otimizado''.

Pra quem discorda dizendo que nada vai melhorar o que os engenheiros da Honda projetaram... assistam os vídeos da página anterior antes de começar a escrever!

- - - Updated - - -

Aqui denovo:


Blueprint no cabeçote é muito bem vindo!

Assiste aí:
http://www.youtube.com/watch?v=l64qbk3QEIY
http://www.youtube.com/watch?v=OsTMbfPqFVI
http://www.youtube.com/watch?v=IVxGp1KRh-8
http://www.youtube.com/watch?v=WaWyRqRrz6k
http://www.youtube.com/watch?v=IXFibE9fd6E

Tem mais 10 videos de continução, são 15 no total.

halvaro
18-07-13, 15:51
bom, num post anterior eu disse que nao valia a pena gastar nisso, que o bom era trocar de moto, e ainda digo mais...a strada vibra muito, nao tem balanceiro e com pistao maior vai piorar o que ja era ruim....e uma moto que ja vem derivada das 125 cc e sofreu um aumento volumetrico pra 200 ja ta no limite....e se aumentar mais extrapola, e a refrigeracao do motor que nao fizeram nada pra melhorar depois de modificar tudo isso..., nem um misero radiador tem, se aumentar a taxa de compressao , vai gerar mais caor ainda e isso nao tem como nao afetar a durabilidade do motor...como falai, faz quem quer, mas na minha humilde opiniao o resultado nao vale a pena...junta um dinheiro e troca por outra usada mesmo com maior cc!

Eu até acho a Strada uma boa opção como moto barata e mantida original, mas de resto concordo totalmente contigo

Stone
18-07-13, 17:57
Se vc quer começar a ganhar potência e torque sem mexer muito, tira a borboleta do afogador do carburador dela, tira tudo, mas pra isso terá que fazer uma regulagem do carburador, fazendo isso você sentirá a diferença, não é um absurdo, mas sentirá.

Só de aumentar a taxa de compressão de uma CRF 230 a potência sobe pros 21cv se não me falha a memória, tenho os cálculos em casa. É fazendo um conjunto de coisas pequenas mas com muito capricho e precisão que se tira ótimas melhoras em motores de série

- - - Updated - - -

só mais uma coisa, pros que dizem pra vender a strada e comprar uma twister, não é qualquer um que pode.
Se for pra vender uma 200, botar mais 2 ou 3 mil e pegar uma 250 toda podre é pior que dar um tiro na água, fazer um motor 250 inteiro não é barato. Só o que vai pra fazer pastilhamento de válvulas numa 250 dá quase um comando pra uma 200. Pensem nisso...

coreanas
18-07-13, 18:14
Com esse valor dá pra pegar uma TW legal, ela tá barata.

Limabl
18-07-13, 18:40
Quando mais a gente explica mais os caras complicam,não tem geito,o proprio ego não deixas eles darem o braço a torcer,tentar explicar esse tipo de coisa onde a maioria não quer entender é dar tiro no pé,o galerinha desprovida,ta loko....

- - - Updated - - -


Levando em conta que a original já tem 19cv, o cara vai fazer tudo isso, que vai custar pra la de 500,00 com m.o, pra ganhar entre 5 a 10% de potência, que vai representar menos de 5% em desempenho real.
Por isso digo que não vale a pena

Pega uma TW e coloca do lado de uma strada com 20~21cv pra vc vê o ralo que vc vai tomar,mas vc tem razão esses são resultados insignificante !!!

E outra,Tw tem um custo benefecio caro em relação as strada que o custo de manutenção fica abaixo de uma titan 150...mas compriendo sua falta de comfiança em motores preparados,o ser humano tem medo do desconhecido,faz parte da natureza humana néh...

- - - Updated - - -


Mas tipo, eu não queria modificações "pesadas" , queria algo pra melhorar
nao sei como dizer.....
algo pra ajudar a manter a velocidade, motor trabalhar mais redondinho, e ate como ja falaram melhorar o consumo,
acho que a palavra seria "otimizar"
motor nem baixa oleo.Mas a dica que eu dei foi de uma modifiocação leve no motor,preparações pesadas eu não posto,pois tem muita coisa que a gente aprede que não pode sair por ai postando,aumentar 20cc e colocar um comandinho 290° é só um tapinha de leve,mas é o suficiênte para ter a mesma performace de uma fazer 250 ou até mesmo uma TW...

coreanas
18-07-13, 19:16
Olha, cara, quer desempenho sair como um otário tirando racha com todo mundo, colocando sua vida e de outros em perigo e jogando um caminhão de dinheiro no ralo:

COMPRA UMA HAYABUSA OU UMA ZZR 1400. Pelo menos presta.

Que coisa mais decadente, ficar alinhando moto, esmerilhar tudo e colocar a vida dos outros em risco pra chegar uma roda na frente.

O Mauris tá certinho: dar uma afinada geral pra extrair tudo o que a moto pode dar sem compromenter consumo ou durabilidade.

Limabl
18-07-13, 19:29
Olha, cara, quer desempenho sair como um otário tirando racha com todo mundo, colocando sua vida e de outros em perigo e jogando um caminhão de dinheiro no ralo:

.E quem esta falando em pegar racha aqui cabra,citei a comparação para que os demais tivecem uma noção do desempenho do motor com a modificação tenha mais senso de percepção irmão,se for sequir a sua anlogia fora de contexto quem sair de uma 125 e pega uma 250 vai sair como um louco pegando racha com outras 250 e 125,que noção tem essa sua idéia,desça do palco da ignorância e dê uma chancezinha a sua mente deixe que ela evolua !!!

Abraço !!!

emerson merighi
18-07-13, 21:16
o outro ja veio com a ideia de racha.....ninguem falou nada disso, ele so quer melhorar o desempenho...um pouco! ....uns sao a favor de uma leve preparacao ( que pode dar algum resultado com um certo gasto) outros sao a favor da troca pela 250 cc, como eu.....
racha e coisa de idiota, que sempre termina rachado em algum acidente mesmo!

coreanas
19-07-13, 01:00
Pega uma TW e coloca do lado de uma strada com 20~21cv pra vc vê o ralo que vc vai tomar,mas vc tem razão esses são resultados insignificante !!!



Melhorar o desempenho?

Edim silva
19-07-13, 02:02
Pega uma TW e coloca do lado de uma strada com 20~21cv pra vc vê o ralo que vc vai tomar,mas vc tem razão esses são resultados insignificante !!!

Verdade, o conjunto de melhoramento de torque, esses 21 cv e o peso menor dela fazem diferença!


E outra,Tw tem um custo benefecio caro em relação as strada que o custo de manutenção fica abaixo de uma titan 150...mas compriendo sua falta de comfiança em motores preparados,o ser humano tem medo do desconhecido,faz parte da natureza humana néh...

A manutenção dela pneus, pastilha, essas coisas.....pode-se dizer q é o mesmo de uma Cg150 Sport ou uma Titan 150EX, abaixo não!

- - - Updated - - -

E respondendo ao dono do Tópico, cara só limpa o carburador, regular válvula, utilizar um bom óleo, gasolina de qualidade e por uma vela iridium se quiser, só nisso sua Strada já vai estar TOP, com funcionamento redondinho e muito eficaz! tem mais coisas pra fazer sem comprometer o motor? tem...mas não necessita, o pessoal falou em melhora-la pra andar como Fazer e Tw se vc quiser pode fazer, mas pra mim não compensa, talvez pra uma Xr de trilha, mas pra Strada é perda de tempo...ela já anda muito próximo dessas duas..

Falo isso pq atualmente estou com uma 2001, e o real problema dela não é potencia e desempenho e sim, relação q faz muito barulho e precisa de mais cuidado q o normal, igual Tw e Cb300 usada! e vibração em alta! no mais nada a reclamar!

outra coisa q deve melhorar muito é um coyote, não um Rs5 mas um menor (Rs1 ou 3), ja q o escape original dela segura a moto em alta na BR!

augustothalison
19-07-13, 17:36
entendo seu ponto de vista,mas me responde uma coisa,vc entende de engenharia mecânica,tem conhecimento ou experiência no assunto,vc modifica e prepara motores,suspenção etc...se vc dizer "sim" para todas estas perguntas, eu ouvirei e tentarei entender seu ponto de vista técnico do porque isso acontece e etc...Agora se vc dizer "não" para 2 das perguntas eu não vou considerar opinião basiada no achismo ou coisa parecida,não vou mesmo,o que estiver errado eu vou lá cito a mensagem e corrijo,mas se estiver serta com um nivel de nalogia técnica eu sou o primeiro a concordar com a pessoas.

Eu não entendo de imformatica,medicina e outras coisas,mas eu não dou opinião nesses assunto só porque eu acho que é assim,quando vou ao médico eu não discordo do diagnótico dele nem questiono porque ele me indicou aquele remédio ao imvés de outro,isso porque não médico ou técnico em imformatica...

Idade é sinônimo de experiência na vida,e não em termos técnicos e lógico a matemática nunca erra e ela é imbativel contra mitos,tabus,achismo e disse me disse.Tem preparações e preparações,vcs quando ver alguem falando em preprar um motor já chegam dando pitaco dizendo um monte de asneira achando que o cara esta querendo arrancar tudo que o motor pode oferecer, por lei é permitido aumentar a cilindrda e potência do motor em até 10%,isso não vai reduzir nem 8% da vida util de um motor,ou seja,se o motor original durar 100,000km, com um aumento de 10% na potência significa que ele só vai durar 92,000km,perante isso o alarte que vcs fazem chega a ser ridiculo e desnecessario diante da insignificância da redução na vida util do motor !!!

- - - Updated - - -

Eu compriendo seu ponto de vista,mas conservadorismo demais impede a evolução das coiasas, um exemplo disso é a igreja católica no passado,responçavel de pelos menos 300 anos de evolução da umanidade....

Qunato ao custo eu duvido que 250,300 ou 500 réais dê para trocar uma cbx 200 em uma TW.Uma strada com aumeto de 20~30cc e comando 290° vaz potência de pular de 19cv para 20,5~21cv e ela pesa 120kg,uma fazer 250 tem 21vc com 138kg,mas é omnde esta o porêm,o consumo de uma strada original bem regulada é por volta de 28~30km/L,com essa modificação o consume cai para 25~26km e vai ter a mesma velocidad ede cruzeiro e maxima de uma fazer ou tw !!!!

Eu estou falando isso porque eu faço isso,em titans,ybr,Xr200 e etc....um exemplo disso é minha YBR com kit 140,comando 300° taxa de 12:1 alimentado com etanol,e mesmo assim concigo de média de 28~30km/H e mesmo assim minha biéla durou mais de 80.000km e meu outros kit 140 rodou 60,000km.agora eu me pergunto onde esta o fundamento técnico desses achismos e experiêcia que vc e o halvaro tanto defende !!!

Pistão 4mm R$100,00

Comando de 290° R$130.00

retifica do cilindro R$30,00

Juntas e rententors de valvulas R$35,00

Mão de obra e acerto da carburação R$150,00

Total=R$445.00

Na minha oficina eu dou 90 dias de garantia contra defeito de montagem ou vazamento,e 6 meses de garantia das peças por minha conta !!!


Falou tudo! esses caras conservadores pensam que nada que não é original vai durar menos, que vai ser ruim e bla bla bla, preparador bom não é só aquele que trabalha pra grandes empresas como honda e etc, temos bons preparadores por ai!!!! e não é pq o cara vai aumentar potencia da moto que ele vai sair feito louco arriscando a propria vida!!!

emerson merighi
20-07-13, 00:34
ai..ai...um acha uma coisa, outro acha outra...e sempre assim....um mete o pau no outro, q mete o pau na gambiarra do fulano, q mete o pau na do cicrano, q mete o pau na do beltrano, e no fim ninguem nem sabe o que foi dito...! kkkkkk

Limabl
20-07-13, 11:04
Melhorar o desempenho?Sim....mesmo com menos cavalagem a strada tem uma relação peso potência melhor que da TW e fazer !!!

coreanas
20-07-13, 12:53
Isso é certo, já tive as duas a TW e a Strada e não vejo muita diferença no desempenho, mas no contexto do post, lá eu pergunto "melhorar o desempenho" sarcásticamente pois o assunto era tirar racha e nesse contexto voce manda alinhar o Strada com a Twister, coisa que é abominável: RACHA.
Independente disso sou fâ da Strada e acho que cabe um veneno leve para melhorar o uso no dia a dia, se achar uma com muito pouco uso. Pegar moto velha e preparar não adianta. E hoje em dia 90% das Strada estão moídas.

emerson merighi
20-07-13, 16:03
acho ate brincadeira de mal gosto comparar uma strada com uma twister...a tw e bem melhor em tudo!

halvaro
20-07-13, 16:17
acho ate brincadeira de mal gosto comparar uma strada com uma twister...a tw e bem melhor em tudo!

Falou tudo, diferença da água pro vinho, mas os "entendidos" e "preparadores" acham vantagem desperdiçar dinheiro numa Strada, que vai ficar melhor que Fazer, deixa eles

Limabl
20-07-13, 16:33
Falou tudo, diferença da água pro vinho, mas os "entendidos" e "preparadores" acham vantagem desperdiçar dinheiro numa Strada, que vai ficar melhor que Fazer, deixa elesA vantagem depende de cada um,se o cara anda contando móedas para colocar combustivel realmente não vale apena,já que ele mau pode manter uma 200 original,agora para quem gosta de motores modificados ou com um pequno tapinha a história é outra,isso é para quem curte andar de moto e sabe o que é moto,diferente de quem anda de moto do ponto A ao ponto B todos os dias e o dinheiro da gasosa é contado.

Mas niguem falou em deixar a strada melhor que uma fazer ou TW e sim deixa-lá mais potênte ou com peso potência-superior,todos aqui estão careca de saber que uma TW e fazer tem melhores freios,suspençaõ e chassis,mas essa motos tem o conjunto subdimencionados para acc delas.

Vc fala tanto que eu sou analfabeto e que não sei interpretar as coisas,agora é vcque não soube interpretar ou esta se fazendo de besta só para não dar o braço a torcer e ficar flodando o tópico.....

Vc pode ser melhor que eu em outros assunto,mas neste aqui meu bom vc é um peixe fora d'agua,esse é o meu território e aqui poucos conseguem acompanhar de maeira lógica e intelegente,quando assunto é moto,motores e motociclismo comigo vc é o aluno e eu o professor.Sou péssimo em muitas coisas mas nisto eu manjo com a graça que deus me deu,e tenho muito orgulho do quien eu sou, do que sei e da minha profição !!!!!

- - - Updated - - -


acho ate brincadeira de mal gosto comparar uma strada com uma twister...a tw e bem melhor em tudo!Réalmente a o conjunto dessas motos são subdimencionados para a cc delas e tem o peso elevado para a potência,Mas a relação peso potência da strada,fazer e TW são quase indênticos...com a vantagem do custo beneficio melhor para a strada,mesmo sendo uma moto mais antiga ela bonita,praticamente uma mini cb500 !!!!

coreanas
20-07-13, 18:51
Concordo em partes. A Twister tem aquele jeitão de moto de verdade, encorpada, freia muito bem, ótima estabilidade e muito superior em conforto.

A Strada tem aquele jeitinho de Turuna 125 melhorada, dura, vibrante, pequena.

Mas no dia a dia a Strada atende muito melhor, mais na mão, mais amiga, passa mais confiança. E realmente a TW anda só um tiquinho mais. Basta uma leve preparadinha pra Strada despachar a TW. Mas se for falar em preparo, dá pra enfiar mais de 43 cv e 380cc na TW como o Polaco enfiou numa Tornado e ela ainda aguenta. Já Strada está muito mais perto do limite de preparação, não aguenta muito mais que o que já oferece.

O motivo é simples: O motor da TW foi projetado à partir de 250 cc e pode ir adiante com folga até 360cc ou mais sem quebrar. É derivado direto da XLX 250.

O motor da Strada deriva, aliás é o da 125s com mais cc (Turuna), com 200 cc já está no limite e não tem refrigeração nem material para ir muito além. Já foi milagre conseguir enfiar 230cc na CRF, mas a cavalaria continuou na mesma: 19cv.

Ambas são ótimas motos! E sou suspeito em falar porque sou fã da Strada.

emerson merighi
20-07-13, 19:14
exato, a twister ja nasceu 250cc com uma estrutura preparada pro peso, com um quadro e motor apoiado num semi berco duplo, quatro valvulas e um radiador a oleo, e um eixo balanceiro, monoamortecida,seis marchas...ja a strada e uma versao oriunda de um projeto expandido de moto 125cc, por isso que eu afirmei que uma vs a outra fica dificil pra strada.....partiparticularmente possui uma strada muito problematica, o que piora meu conceito sobre ela!

magrao tk
20-07-13, 22:36
Tem quem gasta mais $$$$$$ que um motor de moto em som pra um carro... as vezes o valor do som é maior que o valor do próprio carro! Soca tudo pra dentro, fecha os vidros e passa tremendo as janelas das casas, e ele lá... perdendo a audição e achando vantagem.

Tem quem é tarado por carro rebaixado... (e deve ser tara mesmo!) Porque cortam as molas, deixam a suspensão fixa e colam o carro o máximo possível no chão, a ponto de inutilizar o carro pra 90% das ruas que poderiam andar e ficam detonando o carro todo por baixo na tentativa de desfilar por aí.

Investem uma grana alta em rodas, som, acessórios... que nem se compara ao valor de um motor de moto. Pra fazer um veículo que praticamente não tem muita utilidade mais, a não ser a de trancar o transito quando ficam enganchados em um buraco ou quebra molas na rua. E acham vantagem.

Sinceramente não acho tanta loucura assim uma pessoa querer que uma moto CBX200 Strada ande um pouquinho mais, já que dei 2 exemplo EXTREMOS! Pois eu gosto de som em carro (mas não precisa ter o trio elétrico do carnaval da Bahia todo dentro dele) E tambem curto carro ''rebaixado de leve'', fica bonitinho mais baixo um pouco que original. Mas grudado no chão eu acho o fim da várzea!

Por isso eu acho até valido investir uma grana moderada pra a moto ficar mais forte, o que não é o mesmo de fazer uma preparação pesada, investir tubos de dinheiro e perder confiança no motor, nesse caso então que compre uma moto maior mesmo.

Vamos aprender a medir as proporções de cada situação. Preparação tem várias situações.

coreanas
20-07-13, 23:39
Falou tudo, magrãotk. O problema hoje em dia é o exagero exagerado.

Uma stradinha com as receitinhas leves que deram aqui é o que é possível sem comprometer a vida da vovó. Se bem que no caso da Strada eu ainda fico com o originalzinho.

Com relação pesoXpotência a matemática não é bem essa. Vazias elas tem a mesma relação, mas com o piloto em cima a coisa muda muito, tem que considerar o peso do piloto, 70-80% o da moto. Daí quanto mais potente, menos kg do piloto cada cv vai ter que levar.

tomando por base os números do limabl e meu peso, 98kg:

Strada vazia= 6,3 kg/cv strada com o dunbo aqui em cima= 11,47 kg/cv

Twister vazia= 6 kg/cv (diferença mínima pra a strada) twister com o gorducho aqui em cima= 10,26 kg/cv (já é uma diferença boa 1,21 kg a menos pra cada cv levar - 20%).

20% é pouco mais que a diferença absoluta de potência entre as duas. Conseguir 20% de potência a mais de qualquer motor já é preparação média. Para uma Strada andar com a Twister, levando em consideração pesoXpotência com dois pilotos iguais de 98 kg em cima das duas, teria que ter os 21 cv que o limabl falou. Mas tem outros fatores, como resistência do ar. Nisso a Stradnha é bem melhor que a Twister.
Em tese é isso, mas na pratica, quando troquei uma strada novinha 2001 em uma twister quase zero 2004 eu era mais leve, uns 85 kg (faz 9 anos). E francamente não ví diferença. A Twister chegava um pouco mais rápido na final, mas no dia a dia não tinha diferença de desmpenho, só o conforto e estabilidade da TW muito melhor. Só que pra trabalhar sobe e desce, anda e para, a Strada era melhor por ser menor e mais leve. Sem contar o medo de furto da TW.

Limabl
21-07-13, 13:11
com 200 cc já está no limite e não tem refrigeração nem material para ir muito além. Já foi milagre conseguir enfiar 230cc na CRF, mas a cavalaria continuou na mesma: 19cv.

.A crf230 tem 19cv foi pelo fato da fabrica ter priorizado o torque em rotações mais baixa com o aumento do curso do pistão,já que a cavalaria ficou a 500rpm abaixo da strada.

- - - Updated - - -


Falou tudo, magrãotk. O problema hoje em dia é o exagero exagerado.

Uma stradinha com as receitinhas leves que deram aqui é o que é possível sem comprometer a vida da vovó. Se bem que no caso da Strada eu ainda fico com o originalzinho.

Com relação pesoXpotência a matemática não é bem essa. Vazias elas tem a mesma relação, mas com o piloto em cima a coisa muda muito, tem que considerar o peso do piloto, 70-80% o da moto. Daí quanto mais potente, menos kg do piloto cada cv vai ter que levar.

tomando por base os números do limabl e meu peso, 98kg:

Strada vazia= 6,3 kg/cv strada com o dunbo aqui em cima= 11,47 kg/cv

Twister vazia= 6 kg/cv (diferença mínima pra a strada) twister com o gorducho aqui em cima= 10,26 kg/cv (já é uma diferença boa 1,21 kg a menos pra cada cv levar - 20%).

20% é pouco mais que a diferença absoluta de potência entre as duas. Conseguir 20% de potência a mais de qualquer motor já é preparação média. Para uma Strada andar com a Twister, levando em consideração pesoXpotência com dois pilotos iguais de 98 kg em cima das duas, teria que ter os 21 cv que o limabl falou. Mas tem outros fatores, como resistência do ar. Nisso a Stradnha é bem melhor que a Twister.
Em tese é isso, mas na pratica, quando troquei uma strada novinha 2001 em uma twister quase zero 2004 eu era mais leve, uns 85 kg (faz 9 anos). E francamente não ví diferença. A Twister chegava um pouco mais rápido na final, mas no dia a dia não tinha diferença de desmpenho, só o conforto e estabilidade da TW muito melhor. Só que pra trabalhar sobe e desce, anda e para, a Strada era melhor por ser menor e mais leve. Sem contar o medo de furto da TW.Rsrsrsrs...não tenho poblema com isso,meu peso é entre 68~70kg KKKKK...média de piloto de motogp !!!

coreanas
21-07-13, 17:16
Pios é, o que falei, na pratica não tem muita diferença não. A Strada anda pouca coisa menos que aTwister, ambas originais.

DOUGLAS 00
21-07-13, 23:02
...acho que cabe um veneno leve para melhorar o uso no dia a dia, se achar uma com muito pouco uso. Pegar moto velha e preparar não adianta. E hoje em dia 90% das Strada estão moídas.

Fato... a maioria é caquedo mesmo. Apesar que o motor é facilmente restaurável.

- - - Updated - - -


acho ate brincadeira de mal gosto comparar uma strada com uma twister...a tw e bem melhor em tudo!

Eu acho a TW melhor em alguns aspectos, mas acho uma moto muito gastona pro tamanho dela.

- - - Updated - - -


A vantagem depende de cada um,se o cara anda contando móedas para colocar combustivel realmente não vale apena,já que ele mau pode manter uma 200 original,agora para quem gosta de motores modificados ou com um pequno tapinha a história é outra,isso é para quem curte andar de moto e sabe o que é moto,diferente de quem anda de moto do ponto A ao ponto B todos os dias e o dinheiro da gasosa é contado.

Mas niguem falou em deixar a strada melhor que uma fazer ou TW e sim deixa-lá mais potênte ou com peso potência-superior,todos aqui estão careca de saber que uma TW e fazer tem melhores freios,suspençaõ e chassis,mas essa motos tem o conjunto subdimencionados para acc delas.



- - - Updated - - -

Réalmente a o conjunto dessas motos são subdimencionados para a cc delas e tem o peso elevado para a potência,Mas a relação peso potência da strada,fazer e TW são quase indênticos...com a vantagem do custo beneficio melhor para a strada,mesmo sendo uma moto mais antiga ela bonita,praticamente uma mini cb500 !!!!

Uma correção: O termo correto seria Superdimensionados (ou seja, sobrando em relação a necessidade). Apenas falo isso para evitar confusões de entendimento. Subdimensionado seria um chassi inferior ao motor.

De fato, os chassi e suspensão são bem mais fortes e aguentam facilmente bem mais que essa cavalaria delas, que oscila entre 21 e 26 cv´s. Ou seja, a estabilidade é ótima, mas tem o preço a ser pago: Peso excessivo e aquelas rodas que "prendem" a moto.

- - - Updated - - -


Concordo em partes. A Twister tem aquele jeitão de moto de verdade, encorpada, freia muito bem, ótima estabilidade e muito superior em conforto.

A Strada tem aquele jeitinho de Turuna 125 melhorada, dura, vibrante, pequena.

Mas no dia a dia a Strada atende muito melhor, mais na mão, mais amiga, passa mais confiança. E realmente a TW anda só um tiquinho mais. Basta uma leve preparadinha pra Strada despachar a TW. Mas se for falar em preparo, dá pra enfiar mais de 43 cv e 380cc na TW como o Polaco enfiou numa Tornado e ela ainda aguenta. Já Strada está muito mais perto do limite de preparação, não aguenta muito mais que o que já oferece.

O motivo é simples: O motor da TW foi projetado à partir de 250 cc e pode ir adiante com folga até 360cc ou mais sem quebrar. É derivado direto da XLX 250.

O motor da Strada deriva, aliás é o da 125s com mais cc (Turuna), com 200 cc já está no limite e não tem refrigeração nem material para ir muito além. Já foi milagre conseguir enfiar 230cc na CRF, mas a cavalaria continuou na mesma: 19cv.

Ambas são ótimas motos! E sou suspeito em falar porque sou fã da Strada.

Justamente por ser uma "Turuna Bombada", que vejo boas vantagens na Strada: mais leve, ágil e simples de manter. Um motor da velha escola Honda. Não dura tanto como a CG, mas é bem resistente. A TW é da safra recente, um bom motor, mas não tão forte e mais caro de se arrumar.

- - - Updated - - -


Tem quem gasta mais $$$$$$ que um motor de moto em som pra um carro... as vezes o valor do som é maior que o valor do próprio carro! Soca tudo pra dentro, fecha os vidros e passa tremendo as janelas das casas, e ele lá... perdendo a audição e achando vantagem.

Tem quem é tarado por carro rebaixado... (e deve ser tara mesmo!) Porque cortam as molas, deixam a suspensão fixa e colam o carro o máximo possível no chão, a ponto de inutilizar o carro pra 90% das ruas que poderiam andar e ficam detonando o carro todo por baixo na tentativa de desfilar por aí.

Investem uma grana alta em rodas, som, acessórios... que nem se compara ao valor de um motor de moto. Pra fazer um veículo que praticamente não tem muita utilidade mais, a não ser a de trancar o transito quando ficam enganchados em um buraco ou quebra molas na rua. E acham vantagem.

Sinceramente não acho tanta loucura assim uma pessoa querer que uma moto CBX200 Strada ande um pouquinho mais, já que dei 2 exemplo EXTREMOS! Pois eu gosto de som em carro (mas não precisa ter o trio elétrico do carnaval da Bahia todo dentro dele) E tambem curto carro ''rebaixado de leve'', fica bonitinho mais baixo um pouco que original. Mas grudado no chão eu acho o fim da várzea!

Por isso eu acho até valido investir uma grana moderada pra a moto ficar mais forte, o que não é o mesmo de fazer uma preparação pesada, investir tubos de dinheiro e perder confiança no motor, nesse caso então que compre uma moto maior mesmo.


Vamos aprender a medir as proporções de cada situação. Preparação tem várias situações.

A vantagem da Strada hoje é a questão financeira: custa pouco pra comprar e reformar... e mesmo para preparar, esse 400, 500 pilas orçados pelo Lima são uma mixaria... Se for preparar uma TW, é outro custo certamente...

Na próxima retifica, talvez eu arrisque a brincadeira e meta os tais 220cc... só fico meio assim em relação ao consumo, pois acho acho esse um ponto bom da minha (de 28 pra cima, e peso 120 kg)...

e de resto, cada situação é uma situação... as vezes pode valer a pena fuçar a Strada mais do que trocar de moto, principalmente se for pensar em financiamentos...

- - - Updated - - -


A crf230 tem 19cv foi pelo fato da fabrica ter priorizado o torque em rotações mais baixa com o aumento do curso do pistão,já que a cavalaria ficou a 500rpm abaixo da strada.

- - - Updated - - -

Rsrsrsrs...não tenho poblema com isso,meu peso é entre 68~70kg KKKKK...média de piloto de motogp !!!

A minha carrega 120... e nos tempos de casado, nas viagens, era pra lá de 200 kg em cima frouxo... calculo uns 220 kg e nunca arregou

coreanas
22-07-13, 00:22
Como vc colocaria 220cc nela Douglas00? Pistão de XT225?

A tua tá fazendo quantos KM/L andando a 100/120 na rodovia sem garupa? Pegunto pq estou a fim de por motor de Strada na minha, talvez com um carburador maior, de TW, como disse dou fã da Strada, exatamente pelos motivos que citou.

DOUGLAS 00
22-07-13, 11:19
Como vc colocaria 220cc nela Douglas00? Pistão de XT225?

A tua tá fazendo quantos KM/L andando a 100/120 na rodovia sem garupa? Pegunto pq estou a fim de por motor de Strada na minha, talvez com um carburador maior, de TW, como disse dou fã da Strada, exatamente pelos motivos que citou.

Eu "talvez na próxima retifica faça isso... até por que meu cilindro está nas ultimas retificas (0.75, se não me engano). Só digo talvez, pois HOJE a tendência é que eu compre uma segunda moto maior, sendo que a Strada ficaria pro dia a dia e de vez enquando encarar algumas viagens, quando a ideia é gastar pouco din din. Se eu fosse dar o UP, eu compraria os pistões que vem nesses kits ou o de 7galo, que é o que o pessoal usava. E talvez um comandinho, mas ai acho que boa parte da economia ia ir por água abaixo.

Hoje mesmo, nessa madrugada eu estava pensando em oferecer ela num rolo. Mas pensei com mais calma e vou ficar com a motoca. Justamente por que sei o que tenho na mão.

Olha, como eu disse, eu tiro em média de 28 pra cima... e nesse pique, sozinho e sendo mais leve, a Strada tira de letra no plano... em paredão de serra, ai se anda entre 80 e 100, mas como nessas situações, o fluxo da estrada geralmente é mais lento por natureza ( a maioria dos veículos sofre), se vai de boa.

No meu caso, a Strada sofre mesmo é pra encher a 5 marcha e dar final... é um parto pra passar dos 125 km/h de painel. Se pego uma ladeirinha, dai sim, vai perto dos 140 indicados.

O normal com pessoas de peso "Normal" é a final beirar pelos 130-145km/h DE PAINEL.

Stone
22-07-13, 18:27
Concordo em partes. A Twister tem aquele jeitão de moto de verdade, encorpada, freia muito bem, ótima estabilidade e muito superior em conforto.

A Strada tem aquele jeitinho de Turuna 125 melhorada, dura, vibrante, pequena.

Mas no dia a dia a Strada atende muito melhor, mais na mão, mais amiga, passa mais confiança. E realmente a TW anda só um tiquinho mais. Basta uma leve preparadinha pra Strada despachar a TW. Mas se for falar em preparo, dá pra enfiar mais de 43 cv e 380cc na TW como o Polaco enfiou numa Tornado e ela ainda aguenta. Já Strada está muito mais perto do limite de preparação, não aguenta muito mais que o que já oferece.

O motivo é simples: O motor da TW foi projetado à partir de 250 cc e pode ir adiante com folga até 360cc ou mais sem quebrar. É derivado direto da XLX 250.

O motor da Strada deriva, aliás é o da 125s com mais cc (Turuna), com 200 cc já está no limite e não tem refrigeração nem material para ir muito além. Já foi milagre conseguir enfiar 230cc na CRF, mas a cavalaria continuou na mesma: 19cv.

Ambas são ótimas motos! E sou suspeito em falar porque sou fã da Strada.

Não concordo muito com esse seu comentário. primeiro pq o motor da twister não tem nada a ver com o da XL, segundo essas twisters/tornados preparadas pelo polaco ultimamente não estão sendo bem faladas por aí. O motor da Strada está longe do limite de potência dela, tanto que é um motor extremamente robusto e durável, muito mais que o da twister, assim como o da turuna é muito mais robusto e durável do que da titan 150.

Agora, tem "preparações" e Preparações. Mandar o cilindro pra retífica, enfiar um pistão de XT e montar tudo de qualquer jeito sem nenhum acerto, sem nem saber a taxa que deu (por aqui a maioria dos "preparadores" nem sabem como medir), sem adequar o squish, o cabeçote, etc. e sem regular direito o carburador é muuito fácil, aí fica uma moto quebradeira, barulhenta e pifadeira e aí a culpa é do motor que não aguenta nada e é muito antigo ou no limite.

Isso é o que mais tem por aí, agora mesmo tenho uma XR 200 "preparada" com "pistãozão, cabeçotão, carburadorzão e comandão" parada na oficina pra eu acertar pois a moto está uma porcaria. Os caras fazem a c@g@d@ e além de não conseguirem regular ainda metem a retífica e acabam com o carburador. É bom pra mim, pois pra concertar c@g@d@ eu cobro o dobro e ainda ganho o cliente!

Limabl
22-07-13, 18:51
Não concordo muito com esse seu comentário. primeiro pq o motor da twister não tem nada a ver com o da XL, segundo essas twisters/tornados preparadas pelo polaco ultimamente não estão sendo bem faladas por aí. O motor da Strada está longe do limite de potência dela, tanto que é um motor extremamente robusto e durável, muito mais que o da twister, assim como o da turuna é muito mais robusto e durável do que da titan 150.

Agora, tem "preparações" e Preparações. Mandar o cilindro pra retífica, enfiar um pistão de XT e montar tudo de qualquer jeito sem nenhum acerto, sem nem saber a taxa que deu (por aqui a maioria dos "preparadores" nem sabem como medir), sem adequar o squish, o cabeçote, etc. e sem regular direito o carburador é muuito fácil, aí fica uma moto quebradeira, barulhenta e pifadeira e aí a culpa é do motor que não aguenta nada e é muito antigo ou no limite.

Isso é o que mais tem por aí, agora mesmo tenho uma XR 200 "preparada" com "pistãozão, cabeçotão, carburadorzão e comandão" parada na oficina pra eu acertar pois a moto está uma porcaria. Os caras fazem a c@g@d@ e além de não conseguirem regular ainda metem a retífica e acabam com o carburador. É bom pra mim, pois pra concertar c@g@d@ eu cobro o dobro e ainda ganho o cliente!Tento explicar isso mas quando a pessoas ou as pessoas são cabeças duras,não tem teoria da relatividade pra fazer elas mudarem de idéia rsrsrs...

Só Jesus na causa mesmo !!!!

coreanas
22-07-13, 19:58
Discordo, Stone. O motor da Tornado/Twister é sim derivado do motor da XLX, basta voce pesquisar e verá. Só muda a parte de cima. Em Sampa o pessoal pôe cilindro de Toni nas XLX.

Já o da Strada não só deriva da CB125s(Turuna), mas é o próprio motor da Turuna com mais CC, comando diferente, CDI e partida elétrica.

Quanto ao limite de preparação, o da Strada/XR200 não está no limite, mas muito próximo, com muito pouca parede e refrigeração, fato, basta abrir um cilindro de XR200 e um de TW250 pra ver a distância da camisa para os prisioneiros e voce sabe que esse parâmetro é fundamental para a durabilidade. Se preparar a 200 ela aguenta sim, mas aguenta muito menos que o da TW/Toni com mais preparação, sem contar a embreagem, já fraca para a Strada original. Não precisa acreditar em mim. Basta conversar com o pessoal off road e isso é unanimidade. Voce vê muita gente colocando motor de Toni na CRF mesmo com muito mais peso, mas não vê ninguém colocando motor de CRF na Toni, justamente pela confiabilidade preparado. O próprio peso do motor já diz isso, não tem milagre. Menos peso, mais frágil, fora a idade do projeto. MEsmo assim ainda dá pra arrancar alguma cavalaria dele, o pessoal das trilhas tem uns motores "Strada" bem nervosos.

Agora concordo que o Strada é um baita motor, é impressionante sua durabilidade quando original, anda muito para o tamanho físico dele permitindo uma relação peso potência que não se vê em nehuma 4T nacional.

E REPITO: SOU FÃ DAS STRADA/XR/NX200 E se vc souber de um motorzinho+bura XR200/Strada ou de CRF230 num precinho bom e em bom estado, compro para colocar na minha Kasinski, de tanto que gosto e confio nesse motor.

Stone
22-07-13, 20:28
Cada um tem seu gosto e cada lugar vemos coisas e gostos diferentes. Colocar um motor de toni numa CRF ou XR 200 é um up, mas lógico que vc nunca verá um motor de 230 ou 200 numa tornado, só se o cara for maluco pra fazer isso.

A embreagem da 200 é o de menos, com menos de R$10,00 se resolve isso

Quanto ao motor da toni, sem dúvida ele aguenta mais preparação, é um motor de duplo comando e 4 válvulas, o que dá uma superioridade enorme em termos de "extrair cavalos"

Mas ainda acho o antigo motor OHC mais durável, ele pode fazer fumaça e marulho mas vai embora, e vai muito longe, já o da tornado é meio arriscado de se falar, sem falar que a manutenção é absurdamente mais cara

- - - Updated - - -

Vc é de onde Coreanas?

coreanas
22-07-13, 22:47
Stone, o que vc faz com os R$ 10,00 troca as molas? Pergunto pq a minha sempre gasta embreagem.

"sem falar que a manutenção é absurdamente mais cara" . Voce tem razão, isso é verdade, além da 250 de consumir como uma 600. Eu tinha uma DR650 que fazia entre 18 e 24, o mesmo que uma TW.

Acho o motorzinho da Strada muito mais honesto, quando original ou preparado de leve.

Sou de Sampa, mas moro em Penha-SC

Liambl: Deixei de ser crente, hoje sou agnóstico (acredita em Deus mas não tem religião), porque crente acha que tem razão sem ouvir os outros, é o dono da verdade, acima do bem e do mal e que é dono do mundo só porque o pastor falou e sobretudo se acha mais que os outros. Usa Jesus pra tentar ter razão quando acabam os argumentos. Eu achei um tremenda covardia dos pastores se esconderem atrás de Jesus para subjulgarem o próximo e terem uma falsa autoridade, então saí, depois de muitos anos congregando.

Vou te contar a verdade, usando a palavra: Jeremias 17:5 Maldito homem que confia no outro homem, incluindo o pastor!

Vc tem razão, o Emerson tem razão, o Stone tem razão e eu tenho razão. Até o Halvaro tem razão, cada um dentro de seu ponto de vista. Devemos debater argumentos, não pessoas, deixa Jesus fora disso, se Deus é seu pai é meu também e voce não fala por Jesus. Maldita mania de querer levar para o pessoal, argumente sem julgar (Mat. 7:1), Jesus não se agrada disso! Voce tem muito conhecimento técnico, não precisa apelar!

Edim silva
23-07-13, 01:17
Olha, como eu disse, eu tiro em média de 28 pra cima... e nesse pique, sozinho e sendo mais leve, a Strada tira de letra no plano...

Idem...


O normal com pessoas de peso "Normal" é a final beirar pelos 130-145km/h DE PAINEL.

Este é meu caso, sou peso "ultra pena" com 57 kg e 1,69 mts! hehe

halvaro
23-07-13, 08:51
Agora me surgiu uma dúvida, pessoal falando acima da grande durabilidade do motor OHC da Strada, que é derivado do motor 125 da Turuna/ML (isso eu já sabia), mas por outro lado sempre ouvi falar que os OHV como os das CG antigas é que duram mais que OHC, então seria o caso que esse OHC da Strada é um dos OHC de mais durabilidade (entre os antigos é claro) ao passo que os OHV da CG era ainda mais duráveis, ou estou enganado ?

Lembrei que na época das Turuna/ML era muito comum colocarem kit 150 ou até 180cc

coreanas
23-07-13, 09:56
KIt Comstar, 180CC OHC ; 150CC OHV

DOUGLAS 00
23-07-13, 10:42
Será que um comandinho daria uma boa diferença ou eu só perderia em baixa...?

Limabl
23-07-13, 12:21
Como vc colocaria 220cc nela Douglas00? Pistão de XT225?

A tua tá fazendo quantos KM/L andando a 100/120 na rodovia sem garupa? Pegunto pq estou a fim de por motor de Strada na minha, talvez com um carburador maior, de TW, como disse dou fã da Strada, exatamente pelos motivos que citou.Com o pistão da 225 ela vai para 240cc e tem que mudar biéla,com essa modificação já começa ficar pesado a preparação,mas akmp tem pistões de stander~4mm´é o aconselhavel para rua !!!!

- - - Updated - - -




Liambl: Deixei de ser crente, hoje sou agnóstico (acredita em Deus mas não tem religião), porque crente acha que tem razão sem ouvir os outros, é o dono da verdade, acima do bem e do mal e que é dono do mundo só porque o pastor falou e sobretudo se acha mais que os outros. Usa Jesus pra tentar ter razão quando acabam os argumentos. Eu achei um tremenda covardia dos pastores se esconderem atrás de Jesus para subjulgarem o próximo e terem uma falsa autoridade, então saí, depois de muitos anos congregando.

Vou te contar a verdade, usando a palavra: Jeremias 17:5 Maldito homem que confia no outro homem, incluindo o pastor!

Vc tem razão, o Emerson tem razão, o Stone tem razão e eu tenho razão. Até o Halvaro tem razão, cada um dentro de seu ponto de vista. Devemos debater argumentos, não pessoas, deixa Jesus fora disso, se Deus é seu pai é meu também e voce não fala por Jesus. Maldita mania de querer levar para o pessoal, argumente sem julgar (Mat. 7:1), Jesus não se agrada disso! Voce tem muito conhecimento técnico, não precisa apelar!Acho que vc esta com o dispositivo de percpção quebrado.

coreanas
23-07-13, 12:51
Deixa eu fazer uma perguntinha boba:

Pra verificar o nível de óleo da CBX200 e das Today, rosqueia ou não rosqueia a vareta?

Normalmente verifico sem rosquear, mas dá a impressão que fica muito alto o nível.

Limabl
23-07-13, 12:57
Deixa eu fazer uma perguntinha boba:

Pra verificar o nível de óleo da CBX200 e das Today, rosqueia ou não rosqueia a vareta?

Normalmente verifico sem rosquear, mas dá a impressão que fica muito alto o nível.O nivel de óleo é verificado sem rosquear a vareta em qualquer modelo ou marca de moto !!!!

Edim silva
23-07-13, 15:23
Deixa eu fazer uma perguntinha boba:

Pra verificar o nível de óleo da CBX200 e das Today, rosqueia ou não rosqueia a vareta?

Normalmente verifico sem rosquear, mas dá a impressão que fica muito alto o nível.

sem rosquear, não lembro como é na Titan mas na Strada tem q ser na posição certa senão a marquinha te engana, o mais fácil é assim q trocar o óleo prestar a atenção em q posição da vareta a medição bate corretamente com a marca "máximo"!

DOUGLAS 00
23-07-13, 17:02
Aproveitando a pergunta? Se mede com a moto alinhada ou no cavalete lateral?

Stone
23-07-13, 17:49
Agora me surgiu uma dúvida, pessoal falando acima da grande durabilidade do motor OHC da Strada, que é derivado do motor 125 da Turuna/ML (isso eu já sabia), mas por outro lado sempre ouvi falar que os OHV como os das CG antigas é que duram mais que OHC, então seria o caso que esse OHC da Strada é um dos OHC de mais durabilidade (entre os antigos é claro) ao passo que os OHV da CG era ainda mais duráveis, ou estou enganado ?

Lembrei que na época das Turuna/ML era muito comum colocarem kit 150 ou até 180cc

Entre o vareta e o OHC eu prefiro o OHC, pois ele trabalha mais redondo e tem um desemprenho um pouco melhor.
Eu diria que ambos são muito duráveis, e qual dura mais depende do piloto. Dizem que o vareta dura mais pois ele requer menos manutenção do que os OHC, da ML por ex. o esticador da corrente de comando é manual e requer um ajuste de tempos em tempos.

Aí como já é normal, brasileiro só quer saber de colocar gasolina e andar sem nunca fazer nenhuma manutenção.... aí dizem que o vareta dura mais...

- - - Updated - - -

Douglas, Sempre com a moto alinhada ou no cavalete central, caso ela tenha

DOUGLAS 00
23-07-13, 17:59
Entre o vareta e o OHC eu prefiro o OHC, pois ele trabalha mais redondo e tem um desemprenho um pouco melhor.
Eu diria que ambos são muito duráveis, e qual dura mais depende do piloto. Dizem que o vareta dura mais pois ele requer menos manutenção do que os OHC, da ML por ex. o esticador da corrente de comando é manual e requer um ajuste de tempos em tempos.

Aí como já é normal, brasileiro só quer saber de colocar gasolina e andar sem nunca fazer nenhuma manutenção.... aí dizem que o vareta dura mais...

- - - Updated - - -

Douglas, Sempre com a moto alinhada ou no cavalete central, caso ela tenha

é bem por ai mesmo mestre! A CG fez a fama justamente por resistir bem, mesmo na mão dos relaxados. Motor OHC precisa de manutenção mais constantes, mas no geral são bem mais prazerosos.

Eu mesmo não teria mais uma CG OHV, salvo se fosse para ter uma moto para o uso urbano e descompromissado.

E entre essa história de motor, qual é o melhor, eu afirmo com todas certeza: O motor OHC da antiga Dream e Biz 100 é o melhor motor feito pela Honda em termos de durabilidade. Ele perde desempenho com o tempo, mas quebra, não quebra nunca mesmo.

nil_bad
23-07-13, 18:09
Douglas, Sempre com a moto alinhada ou no cavalete central, caso ela tenha

Sempre tive essa dúvida, ainda bem que sempre estava fazendo certo. ^^

Edim silva
23-07-13, 18:14
Sempre tive essa dúvida, ainda bem que sempre estava fazendo certo. ^^

mas e o manual? nunca fez o download? :confused:

Stone
23-07-13, 18:32
E entre essa história de motor, qual é o melhor, eu afirmo com todas certeza: O motor OHC da antiga Dream e Biz 100 é o melhor motor feito pela Honda em termos de durabilidade. Ele perde desempenho com o tempo, mas quebra, não quebra nunca mesmo.

Aí tu falou tudo!!

Já vi desses motores com menos de 100ml de óleo andando normalmente, e o mais interessante, ao trocar ou completar o óleo o danado nem fumaça não fez.
Como um amigo meu sempre diz..." O engenheiro que projetou as motos de 1999 pra baixo já morreu, hoje em dia esses engenheiros novos só projetam essas porcarias"

DOUGLAS 00
23-07-13, 21:08
Aí tu falou tudo!!

Já vi desses motores com menos de 100ml de óleo andando normalmente, e o mais interessante, ao trocar ou completar o óleo o danado nem fumaça não fez.
Como um amigo meu sempre diz..." O engenheiro que projetou as motos de 1999 pra baixo já morreu, hoje em dia esses engenheiros novos só projetam essas porcarias"

Eu mesmo, quando era motoboy, logo quando comecei com uma Biz, passei a noiite de domingo correndo tipo louco... na segunda feira, levei pra trocar o óleo e saiu por ai, uns 100 ml, se tanto... completamos e a moto seguiu firme.

Minha EX tem uma bizinha que é um relóginho... em quase 5 anos, só foi uma vez pra revisão e nada mais que pneu e óleo.

A Dream que eu tive foi a moto que menos deu dor de cabeça. O maiores problemas eram as rodas e pneus fragéis, que viviam furando e os aros entortaram certa vez... mas de moto, a melhor que tive, disparado.

hsjunior
07-08-13, 20:25
Strada é uma moto muito boa, mas é sempre bom da uma melhorada né boa sorte ai nas suas reformas :)