PDA

Ver Versão Completa : Cair com a mão aberta ou fechada?



Bruno Rafael
24-07-13, 08:27
Pessoal bom dia.
Ontem estava indo pra escola e no balanço do busão me surgiu a seguinte dúvida: Ao cair de moto, seria menos prejudicial cair com as mãos abertas ou fechadas?
Penso que aberta poderia sofrer menos danos, mas percebo que todas as proteções da maioria das luvas foram feitas para serem usadas quando a mão está fechada protegente principalmente esses ossinhos onde começam os dedos. Alguém tem experiencia ou alguma teoria que possa nos ajudar nessa hora?

Foto para ilustrar como as proteções são posicionadas nas articulações, sendo usadas quando a mão se fecha.
http://images03.olx.com.br/ui/11/54/74/1346354256_429935074_1-Fotos-de--Luva-Moto-Spidi-Carbo-Six-Kangaroo-Special-Edition-L.jpg

DOUGLAS 00
24-07-13, 11:10
Boa pergunta.

sandro lara
24-07-13, 11:23
Penso eu que na hora do tombo a gente nao pensa em mao aberta ou fechada , a gente cai do jeito que da.

Diey
24-07-13, 11:36
Imagino que com a mão aberta, os danos sejam menores pois a área que vai entrar em contato com o piso vai ser maior.
E outra que cair com a mão aberta é mais intuitivo e natural, porque creio que é preciso um esforço pra pensar/agir na hora da queda: "preciso fechar a mão na hora de cair!"

Ivan RJ
24-07-13, 11:47
Bruno, nem sempre as coisas são como pensamos.
Quem fez artes marciais quando jovem ou criança, terá como resultante de uma queda o rolamento. Isso será automático, pois, o cérebro estará condicionado para tal reação. Esse movimento não será pensado na hora em que se fizer necessário.
A linha que devemos seguir será a de condicionar os irmãos para um momento de absurdo stress, medo e indecisão que acontece milésimos de segundos antes de uma batida ou queda.
Daí, com certeza vem a sua pergunta!!!
Desculpe, mas vou escrever um tratado, vai ficar chato de ler, mas poderá salvar algumas vidas.

Como proceder quando percebemos que vamos bater?
O pior acidente é a batida contra outro veículo ou qualquer objeto duro, resistente, que pare de forma imediata ou interrompa de forma imediata a trajetória de nosso corpo.
Porque?
Em toda batida temos na verdade tres.
1ª é o nosso veículo contra outro objeto.
2ª é o nosso corpo contra o nosso próprio veículo.
3ª são os nossos órgãos internos contra a caixa toráxica, contra a caixa craniana e contra a nossa musculatura.

Espero que esta parte esteja clara.

Vamos seguir:
Em um acidente de carro, no qual estamos presos pelo cinto de segurança, a melhor posição de nos protegermos é cruzar os braços sobre o peito, postura tomada pelos pilotos de competição.
"JAMAIS" se agarrar ao volante como ponto de apoio e salvamento, os braços serão fraturados e o volante todo torto e ou quebrado poderá chocar-se contra o nosso peito, que não terá nenhuma proteção.
Para que isso ocorra temos que treinar e condicionar o cérebro para este tipo de reação. NÃO TEM JEITO!!! Sem treinamento vamos agarrar o volante como se fosse uma tábua de salvação e vamos morrer.
Não vou mencionar o efeito chicote, pois, acho que todos são inteligentes o suficiente para usar o CINTO DE SEGURANÇA!!! Desta forma se elimina o efeito chicote que mata por fratura do pescoço.
Vamos para as nossas QUERIDAS motocicletas.
1º Eu falo queridas, pois, sempre nos recusamos a abandoná-las, assim como não abandonamos nossas mulheres e pessoas queridas. A moto tem em nossas vidas uma posição que talvez o carro não tenha, é como se fosse um ente querido, tivesse vida própria, não sei explicar, mas quem é motociclista sabe do que eu quero falar.
2º Temos que começar destruindo esse estereótipo, pois, se vemos que vamos bater, temos que abandoná-la ao próprio destino!!!
3º As vezes é difícil pular da moto, não só pelo desejo de não abandoná-la, mas também por estarmos com garupa.
Nesse caso a única saída é jogar o corpo para trás com toda a força, pois no momento do impacto seremos arremessados para cima, podendo nos chocar contra qualquer objeto.
4º Nesse momento só podemos cruzar os braços sobre o peito, a mesma postura usada no carro.
5º Temos a ilusão que nossas mãos colocadas a frente de nosso corpo nos protegerão. É PURA ILUSÃO!!! Serão quebradas!
6º Em caso de queda, a posição dos braços será a mesma, SEMPRE!!! Por isso essas proteções estão colocadas na parte superior das mãos.

Tudo o que postei aqui requer treinamento exaustivo até que se torne automático como no caso do rolamento que citei acima.
Sugiro que não treinem com moto, pois, irão gastar uma boa grana para consertá-la. KKKKKKKKKKKKKKKKK.
IMPORTANTE:
Quem pensa que macacão protege contra batida, MORRE!!! Ele é uma excelente proteção contra quedas. Em caso de batidas nunca abra o macacão da pessoa, pelo menos ela será enterrada inteira!!! Só serve para isso. Por dentro estará toda quebrada.
Sempre que puder abandone a moto, pule, a própria sorte. Uma queda é bem menos danosa que uma batida. Pule da moto e deixe ela chocar-se contra o outro objeto sozinha, suas chances de sobrevivência serão muito maiores!!!
Ao tocar o solo não enrijeça o corpo relaxe e role, SEMPRE COM OS BRAÇOS CRUZADOS SOBRE O PEITO.
Espero ter contribuído de alguma forma, essa é a nossa função no PN.
Consertar motos é fácil se comparado a enorme dificuldade de salvar VIDAS!!!
Um grande abraço a todos os irmãos.

DOUGLAS 00
24-07-13, 12:00
Perfeito Ivan, perfeito.

Diey
24-07-13, 12:15
Tenho orgulho de poder participar do PN por ter a oportunidade de ler textos excelentes como esse do Ivan.

Limabl
24-07-13, 12:18
Tenho orgulho de poder participar do PN por ter a oportunidade de ler textos excelentes como esse do Ivan.2x....

Pena que tem uns que meu deus do céu,é causa perdida,mas fazer o que néh,divercidade é isso ............

dibars
24-07-13, 12:38
Já caí de mão aberta e acabei com uma fratura num polegar e luxação no pulso.

Um lugar que a gente bate bastante em caso de queda é o quadril. Dói pra burro e quase a gente não consegue andar.

Dinomura
24-07-13, 13:00
;) Sem Palavras!

Ivan RJ
24-07-13, 13:34
dibars (http://www.pequenasnotaveis.com.br/members/dibars-7452/), tem um jeito de não machucar!!!
Engorda uns 20 quilos até formar aquele PNEU de CERVEJA na cintura. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Um grande abraço a todos os irmãos.

Bruno Rafael
24-07-13, 13:43
Muito obrigado pela explicação Ivan (http://www.pequenasnotaveis.com.br/members/ivan-rj-1687/), pensando bem cruzar os braços e sair rolando realmente parece ser a maneira mais eficiente de se acidentar, até porque um braço não é capaz de segurar ninguém em um acidente. Sinceramente espero que eu não precise usar isso, mas se um dia eu precisar lembrarei disso.

magrao tk
24-07-13, 14:14
Ao tocar o solo não enrijeça o corpo relaxe e role

Essa teoria tenho há muitos anos já, vendo os bebados caindo de moto ou bicicleta. Já repararam que os pudins nunca se quebram em acidentes?? Se arranham, se esfolam, mas se levantam e saem cambaleando.

Ivan, valeu pelo texto. Quebrou vários tabus que eu tinha. Abraço!

emerson merighi
24-07-13, 14:27
tudo que eu consigo pensar na hora do impacto e : Fude#!... teho outra regra comigo que e a seguite: se nao da pra resolver e o acidente e inevitavel, faca qualquer coisa menos bater a moto de frente com carro, caminhao, poste....caia e saia escorregando, va pro meio do mato, desca uma ribanceira ou qualquer coisa que nao seja um impacto muito violento....

Luis_RJ
24-07-13, 14:29
Com certeza, tive uma queda boba a umas semanas atrás. Ralei só um pouco a cintura e foi o pior machucado. Dói pra dormir, dói pra andar, se ficar parado dói também.

Juliane Duarte
24-07-13, 15:34
Já caí de moto 3 vezes com minha ex Dafra Speed... Todas as vezes as mãos tbm saíram machucadas, tenho várias marcas. Vendi a speed (Kátia Flávia) e peguei uma fazer 250 (Valentina) 0km semana passada, 2 dias depois de sair da Cc tentaram me roubar, eu dei pinote mas me alcançaram, me joguei com moto e tudo no chão pros caras não levar... Única coisa que ralei foi a parte de cima das mãos , até zoou minha aliança.. Mas não levaram a moto o/
Só ralou o protetor do escap, quebrou retrovisor, peso do guidão e ralou um pouquinho a asa do tanque.. Pelo menos to viva e com a moto.

Bruno Rafael
24-07-13, 15:39
Já caí de moto 3 vezes com minha ex Dafra Speed... Todas as vezes as mãos tbm saíram machucadas, tenho várias marcas. Vendi a speed (Kátia Flávia) e peguei uma fazer 250 (Valentina) 0km semana passada, 2 dias depois de sair da Cc tentaram me roubar, eu dei pinote mas me alcançaram, me joguei com moto e tudo no chão pros caras não levar... Única coisa que ralei foi a parte de cima das mãos , até zoou minha aliança.. Mas não levaram a moto o/
Só ralou o protetor do escap, quebrou retrovisor, peso do guidão e ralou um pouquinho a asa do tanque.. Pelo menos to viva e com a moto.

Caramba que sorte não ter acontecido nada de mais, mas da próxima não arrisca sua vida por bem material não...

Defeacer
24-07-13, 15:43
Esse Ivan merece um nobel, muito bom. Parabéns.

Quando eu vejo qualquer situação de acidente eu tento não me desesperar e mantenho o maximo de frieza possível, mas eu não sabia como proceder em caso de batida.

Parabéns Ivan, esse tópico merece ser fixo, pode salvar a vida de muita gente.

Juliane Duarte
24-07-13, 15:44
Caramba que sorte não ter acontecido nada de mais, mas da próxima não arrisca sua vida por bem material não...

Não arriscarei! Fiz isso pq estava marcado pra eu ir instalar o car system no dia seguinte de manhã.. Na hora que colaram do meu lado e mostraram a arma, só pensei nisso.. Há 1 dia de colocar o rastreador os caras levarem? Sakanagem! Acelerei!

Hj se vierem roubar eu entrego, e peço para sumirem com o quadro, pro car system não achar!

Luis_RJ
24-07-13, 16:33
Menina, tu é muito doida...
Se machucou na queda?

cleverson80
24-07-13, 19:40
Ivan, simplesmente perfeito o texto.

- - - Updated - - -

"E Se Não Der Para Parar a Tempo? – Apesar dos seus melhoresesforços, pode ser que você bata. Algumas pessoas falam sobre jogar a moto
no chão. Outras acham falam sobre pular da moto. O problema é que nenhuma
dessas técnicas reduz sua energia para a frente. Talvez você voe por cima do
capô do carro se pular, mas você vai fazer contato com o chão do outro lado. A
moto também não vai parar porque você a jogou no asfalto. Todas essas
técnicas presumem que você teve tempo de fazer alguma coisa e, da minha
perspectiva, se dá tempo de fazer algo, dá tempo de frear. Frear diminui a
força de impacto. Se vai bater, não é melhor bater a 10 km/h em vez de a 40
km/h? Borracha tem mais tração do do que metal ou plástico. Eu prefiro ficar na
borracha, muito obrigado, e freio com força até o momento do impacto." <Proficient Motorcycling>

Para quem não leu o livro "Proficient Motorcycling", Recomendo para todos os Motociclistas/Motoqueiros e afins, você encontra a tradução fácil no Google.

Edim silva
24-07-13, 20:45
Muito bom Ivan, antes de ler seu Tratado, já iria mencionar algo como pular da moto quando não há duvidas de colisão ou abandona-la como vc relatou, um amigo meu já passou por isso algumas vezes, ele é motofretista e pular nesses casos pra ele já virou "instinto" tendo em vista q hoje com mais experiência e responsabilidade muito raramente ele entra em tal situação! em nenhuma dessas vezes em q acidentou teve ferimentos graves!

gilvano
24-07-13, 22:59
complicado.... em janeiro desse ano me acidentei de moto, fui atravessar uma avenida e não vi um carro vindo a uns 100 por hora,o corno tava com farol apagado era noite já,e tinha um quebra mola, mais ele passo varado,sorteeee que eu escutei quando ele passo no quebra mola e eu consegui pula da moto, por tras dela ,joguei ela pra frente ai so pego na minha perna esquerda , e fez um rasgo embaixo do joelho e um rasgo na canela direita , ai eu caminhei uns 4 metros na adrenalina e cai no chão de dor.... fiz cirurgia embaixo do joelho não parava de sangra, foi feito 15 pontos,nao quebrei nada. Dei sorte demais,podia não estar mais aqui....

emerson merighi
25-07-13, 00:08
tem coisa mais revoltante que entregar pra bandido uma moto novinha q voce ralou pra kct pra comprar?
a juliane duarte preferiu cair do que entregar....parabens menina, se livrou do assalto e esta bem, teve presenca de espirito na reacao!, e tb teve sorte de os vagabundos nao atirarem....o brasil ta triste, ta dificil de vc ter alguma coisa aqui e nao ser roubado!
se vierem roubar minha moto e eu nao tiver como reagir ( se por algum motivo nao estiver armado), com certeza deixo a busa cair....pra levantar os 250 kg com ela cheia de gasolina e dificil e perde se algum tempo fazendo isso....so posso pedir a Deus q isso nao aconteca...em 2011 me levaram uma 50tinha novinha com 15 dias de uso com um revolver na cara... faltava pagar so todas as 12 prestacoes de 300 reais....nuncma mais vi a motoca!

Ivan RJ
25-07-13, 00:24
O assunto do tópico não é roubo ou furto de motos!!!
Se perder o foco irei fecha-lo.

CONKER
25-07-13, 11:17
Cai de moto com a mão aberta meses atrás apos escorregar a traseira em uma curva de um dia chuvoso a 40km/h, depois passar em um rastro de óleo deixado pelos caminhões e posso dizer que saí com um ralado na palma da mão, joelho, no pé e com a capa de chuva toda rasgada. Nessas horas colocar a mão aberta no chão é instintivo e acho que se tivesse fechado a mão teria me ralado bem mais haja vista que a pele é mais fina a não ser que estivesse com luvas apropriadas e mesmo assim é complicado pois em milésimos de segundo tem de ser tomada uma decisão e o corpo age pelo instinto de sobrevivência.

emerson merighi
25-07-13, 16:34
o instinto na queda e de abrir a mao pra amenizar o impacto.... e creio que seja quase impossivel alguem pensar se a mao ta fechada ou aberta na hora de cair...e 99,99 das pessoas vao cair e abrir a mao na queda, mesmo quando essa pessoa acha que cair de mao fechada seja melhor! instinto é instinto!

Ivan RJ
25-07-13, 19:45
Tudo em nossas vidas depende de condicionamento, eu expliquei isso dando como exemplo os praticantes de artes marciais. Quando nosso cérebro está condicionado a uma determinada reação, fará automaticamente o que foi treinado.
Cabe a nós treinarmos o cérebro. Não adianta saber o que é o contra esterço se nunca treinou, na hora em que precisar para escapar de uma situação difícil a reação será tão lenta que de nada adiantará a teoria.
Se condicionem!!!
Um grande abraço a todos os irmãos.
PS: Vc também, Emerson.

magrao tk
25-07-13, 19:59
É que há os instintos naturais que são aqueles já ''programados'' e que são pra casos raros como esses. O sujeito não vai cair de moto n vezes por dia... é diferente do instinto condicionado que é quando a gente aprende algo que é repetitivo, como soltar a embreagem, reduzir, freiar... quando a gente tá apendendo isso tudo o cérebro precisa ficar prestando atenção nas coisas, depois que se aprendeu e se pratica vira instintivo e condicionado, pois a gente não nasceu assim, a gente aprendeu a pilotar. A grande dúvida é como condicionar o nosso corpo a reagir diferente do instintivo nessa situação de cair de moto... como teria de ser esse treinamento na prática (sem ficar caindo de verdade KKKKKK)

emerson merighi
25-07-13, 21:19
esse negocio de condicionamento de cair de mao fechada ou aberta pouco me importa...pra mim, caiu, fude#....entao prefiro bem mais me condicionar a avaliar a situacao e evitar de cair....

Limabl
25-07-13, 21:27
esse negocio de condicionamento de cair de mao fechada ou aberta pouco me importa...pra mim, caiu, fude#....entao prefiro bem mais me condicionar a avaliar a situacao e evitar de cair....Na pratica não é bem assim,já que os melhores pilotos do mundo caem de moto porque meros mortais pode se sarfar de uma eminente queda a qualquer momento ???

Saber cair é tão importante quanto a saber evitar uma queda,se a pessoa trinanar regularmente manobras defensivas em uma situação de perigo ela reagirar institivamente aquilo que seu celebro aprendeu a responder sobre a quela situação,mas se a pessoa só leu e ficou na teoria não vai adintar nada aquilo que vc leu ou estudou se vc não pos em pratica varias vezes repetidamente,assim como treinar repetidamente quedas de risco controlado e assim por diante.

A coisa funciona do geito que o ivan explicou,qualquer coisa fora desse contexto é papo furado !!!

Fabio Véio
25-07-13, 23:08
Valeu a explicação, só espero não ter que usar (rezo prá isso). Tomei um tombo na rampa da minha garagem, estou mancando há quase 1 ano!

- - - Updated - - -

Também concordo, precaução e água benta nunca atrapalhou ninguém, pode até não ajudar, mas atrapalhar não atrapalha!
esse negocio de condicionamento de cair de mao fechada ou aberta pouco me importa...pra mim, caiu, fude#....entao prefiro bem mais me condicionar a avaliar a situacao e evitar de cair....

- - - Updated - - -

Aí Diey, na hora do tombo não dá para pensar em nada mesmo.
Imagino que com a mão aberta, os danos sejam menores pois a área que vai entrar em contato com o piso vai ser maior.
E outra que cair com a mão aberta é mais intuitivo e natural, porque creio que é preciso um esforço pra pensar/agir na hora da queda: "preciso fechar a mão na hora de cair!"

Ivan RJ
26-07-13, 00:52
Ninguém treina TIRO para matar outra pessoa, mas se for preciso para salvar a sua vida ou a de outrem inocente, deverá ser usado.
Ninguém deve se condicionar para cair e sim se condicionar como deve cair. Não precisa ficar se jogando com a moto no chão, simule situações em sua cabeça e como vc reagiria se fosse ao chão. Quanto mais essa situação parecer real, mais o seu cérebro estará treinado para aplicar as medidas corretas para o momento.
Emerson eu não falei de direção defensiva, pois acho que isso é um assunto para lá de batido. Em nossa família tenho absoluta certeza que todos os irmãos aplicam esse tipo de conduta, basta ver o números de mortes em acidentes dos usuários de nosso fórum.
No início era briga até para usar capacete, o restante do equipamento nem se fala. E hoje?
Todos querem ter um capacete razoável, luvas, jaqueta, botas, pelo menos o básico.
Mudou muito o perfil dos irmãos do PN e de quem está entrando agora para o nosso convívio.
Desta forma vamos voltar a focar no tópico.
Um grande abraço a todos os irmãos.

kaiokold
26-07-13, 19:01
Arisco no trânsito , olhando tudo e todos , sempre.

Caiu da moto , larga , deixa ela ir rsrs.

Muito cuidado parado , ao manobrar , descanso , pedras , lugar com óleo , rola muito tombo assim e pode machucar legal.

Atento sempre , sempre sempre sempre rsrs

Defeacer
27-07-13, 19:47
PQP já tem nego implicando com uma coisa tão útil que foi dita aqui. PQP

Num falo nada pra num tomar um ban, mas que dá vontade...

Vai implicar assim lá na casa do caraleo...

wilson forps
27-07-13, 20:54
O bom é não cair. mas sofri um acidente ( batida no meio de um carro )há uns 3 anos e bati com a mão fechada no manete do freio faltou 2 ossos para quebrar os 27 da mão radio e una esfarelado ate metade do braço pinos parafusos e etc, fora os 2 dias em coma 10 de hospital 1 ano e meio afastado 2 anos de fisioterapia uma cicatriz no queixo de uns 20 pontos ( capacete aberto nunca mais ) i por ai vai, amigos se cair de mão fechada quebra, se cair de mão aberta de luva só umas luxação agora sem luva ai vocês já sabem oque acontece quem aqui nunca caiu de bicicleta kkkk !!!!

Guilherme.Nati
28-07-13, 11:58
Nem aberta e nem fechado, o certo seria cair rolando e com estilo ;)

Limabl
28-07-13, 12:10
Nem aberta e nem fechado, o certo seria cair rolando e com estilo ;)Depois da um mortal e ficar em pé em posição de luta rsrsrs....

Diogo-RJ
28-07-13, 12:22
o instinto na queda e de abrir a mao pra amenizar o impacto.... e creio que seja quase impossivel alguem pensar se a mao ta fechada ou aberta na hora de cair...e 99,99 das pessoas vao cair e abrir a mao na queda, mesmo quando essa pessoa acha que cair de mao fechada seja melhor! instinto é instinto!

exatamente o instinto... ja tive outras situacoes de queda e o instinto foi jogar a mao a frete e em outros as pernas, pois na minha situacao, serviram como amortecedor... acho q dependendo da velo e tipo de cada, pode usar os bracos e pernas como amortecedor.... no mais, o IVAN-RJ ja disse tudo.

Vlw, IVAN-Rj... obrigado pela troca de experiencia e informações como sempre.

Ivan RJ
28-07-13, 17:44
Por nada o desaparecido, mais tarde te chamo pelo rádio, temos que agitar o churras que eu quero fazer aqui em casa.
Um grande abraço a todos os irmãos.

CONKER
30-07-13, 10:08
O bom é não cair. mas sofri um acidente ( batida no meio de um carro )há uns 3 anos e bati com a mão fechada no manete do freio faltou 2 ossos para quebrar os 27 da mão radio e una esfarelado ate metade do braço pinos parafusos e etc, fora os 2 dias em coma 10 de hospital 1 ano e meio afastado 2 anos de fisioterapia uma cicatriz no queixo de uns 20 pontos ( capacete aberto nunca mais ) i por ai vai, amigos se cair de mão fechada quebra, se cair de mão aberta de luva só umas luxação agora sem luva ai vocês já sabem oque acontece quem aqui nunca caiu de bicicleta kkkk !!!!

Acho que esse tipo de capacete não deveria ser comercializado, nem aqueles estilo "robocop", todos tinha que ser fechados . Abs

wilson forps
30-07-13, 10:26
Concordo amigo mas a gente só descobre que algo faz mal para a gente quando esta algo nos prejudica !!!!

CONKER
30-07-13, 11:11
Concordo amigo mas a gente só descobre que algo faz mal para a gente quando esta algo nos prejudica !!!!

Não recriminando você, mas é tipo quando caí é que percebi a importância de usar calçado fechado...Se não aprende com amor, aprende na dor...;) Abs

roggarcia
30-07-13, 11:56
Aproveitando o tópico:
Uso essa luva aqui no dia-a-dia Luva X11 Fleece **não Passe Frio***promoção*** - Motobikers - R$ 12,89 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-500113665-luva-x11-fleece-no-passe-friopromoco-motobikers-_JM)

Sei que ela não deve oferecer uma proteção lá muito boa, pois parece ser feita só para o inverno. Fica a dúvida: em uma queda, mesmo sendo tecido fleece (que aliás parece até ser bem resistente à abrasão, pra algo mole) é melhor do que nada? Posso pelo menos garantir que tô conseguindo me proteger de algo pior usando isso?
É foda ser universitário falido, então tenho de dar meus pulos. :sad: hahaha

neyvigas
30-07-13, 12:13
Olá meus caros, já caí duas vezes de moto:uma sem nada de proteção em baixa velocidade(ainda estava aprendendo) vi que ia cair e saltei da moto, pulando sobre ela e dei um rolamento - resultado tive fratura cominutiva(quebrei um osso da mão um tarso em 3 pedaços, isso é fratura cominutiva) um colega que viu a minha queda/salto disse: pensei q vc ia quebrar o pescoço! mas foi só isso e sem arranhão. O piso era de paralelepipedo e afundou qdo passei acho que nao estava socado o suficiente, devia estar fofo ou coisa parecida, acredito que eu tenha quebrado o osso da mão no contato da minha mão com o paralelepipedo no inicio do rolamento.A segunda foi bem recente, em uma estrada desta vez já estava com luva de proteção e casaco, caí qdo fui passar em um quebra-molas ou melhor quebra tudo(menos eu - rsrsrs), passando devagar, tinha umas pedrinhas e pronto, qdo fui ver já estava indo ao chão, como vi q tinha pedrinhas adiantei as minhas mãos abertas, que amorteceu a queda foi o suficiente para tomar somente uma raladura no antebraço de 3cm.As minhas reações foram friamente calculadas - rsrss chapolin colorado - já treinei artes marciais antes e por instinto como disse o colega anteriormente age, mas nao me lesionei em nenhuma das duas situações pois, estava sempre em baixas velocidades, assim um simples rolamento ou amortecer a queda é o suficiente para vc nao se lesionar, agora se vc for projetado, o negócio é literalmente deixar rolar, se possível direcionar a queda para fora da pista.Na queda o ideal é manter a mão aberta pois na palma da mão vc tem gordura e tecido conjuntivo que pode ser enxertado(gordura) de outro lugar, nas costas das mãos as luvas sempre tem mais proteção pois nao tem praticamente gordura, vc tem osso, tendão e musculos - é bater, fissurar ou quebrar(minha primeira queda - se eu estivesse com uma luva nem quebraria o osso), uma das funções da gordura é tb amortecer impactos.

CONKER
30-07-13, 13:09
Aproveitando o tópico:
Uso essa luva aqui no dia-a-dia Luva X11 Fleece **não Passe Frio***promoção*** - Motobikers - R$ 12,89 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-500113665-luva-x11-fleece-no-passe-friopromoco-motobikers-_JM)

Sei que ela não deve oferecer uma proteção lá muito boa, pois parece ser feita só para o inverno. Fica a dúvida: em uma queda, mesmo sendo tecido fleece (que aliás parece até ser bem resistente à abrasão, pra algo mole) é melhor do que nada? Posso pelo menos garantir que tô conseguindo me proteger de algo pior usando isso?
É foda ser universitário falido, então tenho de dar meus pulos. :sad: hahaha

Acho que em uma possível queda contra o asfalto a luva irá proteger um pouco aquele primeiro impacto e rasgar em seguida....

estevaosar
12-08-13, 23:18
fazem 2 meses que um carro me fechou, cai com a mão aberta, me fodddddd quebrei o escafoide na mao, e o radio e ulma (osso do braço) esfarelaram, bem na parte que encaixa com a mao,

Limabl
12-08-13, 23:57
fazem 2 meses que um carro me fechou, cai com a mão aberta, me fodddddd quebrei o escafoide na mao, e o radio e ulma (osso do braço) esfarelaram, bem na parte que encaixa com a mao,
Se vc estivece usando luva não teria acontecido isto !!

hsjunior
13-08-13, 01:12
Primeira coisa que vai ao chÃo quando vc cai e a mÃo acho que nÃo da tempo nem de pensar em fechar a mÃo vai aberta mesmo.

Bruno Rafael
13-08-13, 07:22
Geralmente eu ando de calça, tênis, jaqueta e uma luva que acho até muito extravagante (foto)
http://i1203.photobucket.com/albums/bb400/ga12iglesias/DSC02066.jpg

Sempre me condicionei a pensar.... se eu cair vou tentar me jogar inicialmente de ombro no chão e sair rolando já que essa é a área que vai estar mais protegida e possivelmente não vou ralar nada. Mas eu sei que tudo pode acontecer em um acidente, e como eu sempre ouvi de motociclistas mais experientes que cair é apenas questão de tempo só me resta me esforçar o máximo para prolongar esse "tempo".

Diey
14-08-13, 09:40
Muito Top essa luva da Apex.
Ainda vou reinvestir em luvas, já que a minha X11 já está pela hora da morte (muito desgastada).
As luvas de voces se desgastam muito com o dia-a-dia também?

Bruno Rafael
14-08-13, 10:50
Muito Top essa luva da Apex.
Ainda vou reinvestir em luvas, já que a minha X11 já está pela hora da morte (muito desgastada).
As luvas de voces se desgastam muito com o dia-a-dia também?

Tenho a minha faz mais de um ano, uso diariamente e está um pouco gasta na parte interior do dedão direito por ficar em atrito ao acelerar mas ainda vai durar um bom tempo.

Diey
14-08-13, 22:06
A minha é como essa:
http://www.adrenalinamotors.com/ecommerce_site/arquivos5045/arquivos/12633364191.jpg

Ja to usando a uns 6 meses e está bem desgastada na parte do velcro.
Preciso de uma luva melhor em breve.

Ivan RJ
15-08-13, 01:05
Apenas uma observação:
Luvas de frio são para serem usadas por cima das luvas convencionais, outra opção é usar luvas de lã por baixo das luvas convencionais.
Um grande abraço a todos os irmãos.

Motaro
15-08-13, 12:58
Já sofri duas quedas. Na verdade, duas imprudencias alheias. Uma um carra bateu no meu guidão. Foi minha primeira queda, com a GSR. Cai de mãos nuas e abertas. Ralei por alguns metros. Ambas abriram, ficando em carne viva. Nesse dia eu estava tirando a moto da concessionária. Estava calor e eu estava no meu bairro, devagar, usando bermuda e camiseta. Foi um estrago feio em mim. Na moto nem tanto. De qualquer forma ainda pilotei até em casa, mesmo cheio de sangue. Não quebrei nada.

Na segunda foi dia 07/08/13, meu aniversário. Um animal em cima de uma bicicleta se apresentou no meio de uma saída de rodovia, às 23hrs, sem iluminação alguma. Bati nele. A bicicleta virou qualquer coisa, menos bicicleta. Ele saiu ileso, pois foi jogado em um matagal. Eu, por um milagre, soltei a moto, voei por cima dela e, é até engraçado falar, rolei feito Jack Bouer e me levantei. Não sofri nenhum arranhão.

Talvez seja importante saber cair, mas não acho que faça alguma diferença, pois os acidentes realmente graves são de fato ACIDENTES. Acontecem do NADA. São todos imprevistos e, por mais que estejamos preparados para eles, 70% do resultado depende de sorte, 20% de equipamentos e o resto sim, talvez seja alguma técnica ou reação.