PDA

Ver Versão Completa : Trocar pinhao diminui gasto com combustivel?



luis_sbo
28-07-13, 01:37
To pensando em colocar um pinhao com 14 dentes na minha CB300 (original é 13), só que surgiu uma duvida '-'

o gasto com combustivel vai aumentar por a moto estar fazendo mais força, ou vai diminuir por que vou precisar deixar o giro mais baixo pra manter a velocidade de uma rodovia por exemplo?
ou nem vai alterar nada =P?

rafaelss007
28-07-13, 01:45
To pensando em colocar um pinhao com 14 dentes na minha CB300 (original é 13), só que surgiu uma duvida '-'

o gasto com combustivel vai aumentar por a moto estar fazendo mais força, ou vai diminuir por que vou precisar deixar o giro mais baixo pra manter a velocidade de uma rodovia por exemplo?
ou nem vai alterar nada =P?
Pelo menos quando eu fiz uma modificação desse tipo na minha xr 200, ela passou a economizar mais. Provavelmente ocorra o msm com vooc bls ?

RafaelTwister2008
28-07-13, 02:58
Com a minha twister , usava o de 14 tbm .e fico mais economica e mais solta pra andar...voltei o 13 pra teste andei 2 dias e retirei...ja pensou em diminuir a coroa?

Diogo-RJ
28-07-13, 09:57
Com a minha twister , usava o de 14 tbm .e fico mais economica e mais solta pra andar...voltei o 13 pra teste andei 2 dias e retirei...ja pensou em diminuir a coroa?

nao perdeu muito arrancada e retomada nao ??

emerson merighi
28-07-13, 11:54
na verdade, se o gasto vai aumentar ou diminuir, depende do uso que a moto tem:
se a moto for usada no transito pesado..cheio de paradas e arrancadas, o pinhao menor e melhor...mas se ela e usada na estrada com trasito desimpedido, o pinhao maior vai dar uma certa diminuicao nos giros do motor..ou seja, uma alogada na relacao secundaria bem benefica pro motor e pra economia...

mais eu vou logo avisando..eu tinha uma ybr com pinhao maior, na epoca tinha uma namorada gorda...tava subindo uma subida mais forte no centro da cidafe e precisei parar no meio da subida...na hora de arrancar de novo nao subiu mais...tive que pedir pra ela descer e encostei a moto, ate a gente descer a rua pelo acostamente e pegar uma lateral

Diogo-RJ
28-07-13, 12:13
na verdade, se o gasto vai aumentar ou diminuir, depende do uso que a moto tem:
se a moto for usada no transito pesado..cheio de paradas e arrancadas, o pinhao menor e melhor...mas se ela e usada na estrada com trasito desimpedido, o pinhao maior vai dar uma certa diminuicao nos giros do motor..ou seja, uma alogada na relacao secundaria bem benefica pro motor e pra economia...

mais eu vou logo avisando..eu tinha uma ybr com pinhao maior, na epoca tinha uma namorada gorda...tava subindo uma subida mais forte no centro da cidafe e precisei parar no meio da subida...na hora de arrancar de novo nao subiu mais...tive que pedir pra ela descer e encostei a moto, ate a gente descer a rua pelo acostamente e pegar uma lateral

cara, desculpe... mas como nao eh atual... to rindo litros aqui. ahuahuahauhau

luis_sbo
28-07-13, 12:51
Com a minha twister , usava o de 14 tbm .e fico mais economica e mais solta pra andar...voltei o 13 pra teste andei 2 dias e retirei...ja pensou em diminuir a coroa?

ja sim *-* mas optei pelo pinhao por ser mais barato e mais facil trocar ^^



na verdade, se o gasto vai aumentar ou diminuir, depende do uso que a moto tem:
se a moto for usada no transito pesado..cheio de paradas e arrancadas, o pinhao menor e melhor...mas se ela e usada na estrada com trasito desimpedido, o pinhao maior vai dar uma certa diminuicao nos giros do motor..ou seja, uma alogada na relacao secundaria bem benefica pro motor e pra economia...

mais eu vou logo avisando..eu tinha uma ybr com pinhao maior, na epoca tinha uma namorada gorda...tava subindo uma subida mais forte no centro da cidafe e precisei parar no meio da subida...na hora de arrancar de novo nao subiu mais...tive que pedir pra ela descer e encostei a moto, ate a gente descer a rua pelo acostamente e pegar uma lateral

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK não tem como não dar risada disso veio, mas eu vo andar sempre sozinho com a moto, então ta sussa
e eu vo usar mais ela em rodovias mesmo '-' por conta da faculdade

magrao tk
28-07-13, 13:41
É bem o que o Emerson falou. Depende do uso da moto. A fábrica calcula a relação no projeto pra que fique um meio termo, que atenda bem qualquer situação. Mas é claro que se por exemplo a pessoa mora numa região muito montanhosa, pega subidas fortes todo o dia e ainda é pesado ou anda com garupa e tambem não pega estrada... uma relação mais curta vai ser muito melhor que a original!

Aqui a cidade é plana, peso pouco mais de 65kg e nunca pego rodovia... coloquei um pinhão com 1 dente a mais e nunca mais retorno pro original! Melhorou em todos os sentidos, ''pra meu uso''.

O melhor que se tem a fazer é testar. Se não ficar bom volta ao original. Pinhão é baratinho. Já a coroa se for trocar é bem mais caro!

luis_sbo
28-07-13, 14:02
É bem o que o Emerson falou. Depende do uso da moto. A fábrica calcula a relação no projeto pra que fique um meio termo, que atenda bem qualquer situação. Mas é claro que se por exemplo a pessoa mora numa região muito montanhosa, pega subidas fortes todo o dia e ainda é pesado ou anda com garupa e tambem não pega estrada... uma relação mais curta vai ser muito melhor que a original!

Aqui a cidade é plana, peso pouco mais de 65kg e nunca pego rodovia... coloquei um pinhão com 1 dente a mais e nunca mais retorno pro original! Melhorou em todos os sentidos, ''pra meu uso''.

O melhor que se tem a fazer é testar. Se não ficar bom volta ao original. Pinhão é baratinho. Já a coroa se for trocar é bem mais caro!

sim sim =P outra duvida, pra trocar o pinhao vou precisar soltar o eixo da roda pra afrouxar a corrente, ou tem como trocar sem mexer na roda e na corrente???

chiccoli
28-07-13, 14:05
sim sim =P outra duvida, pra trocar o pinhao vou precisar soltar o eixo da roda pra afrouxar a corrente, ou tem como trocar sem mexer na roda e na corrente???


Até tem cara.., mas a tem que ver com akeles mágicos que fazem as coisas se mexerem sozinhas..

luis_sbo
28-07-13, 14:14
Até tem cara.., mas a tem que ver com akeles mágicos que fazem as coisas se mexerem sozinhas..

senti um pequeno tom de ironia U___________________U

chiccoli
28-07-13, 14:20
agora falando sério..
já usei já.., mas é akele esquema, se vc quer andar de boa na cidade, 13, se vc num liga muito pra levar multa, ele entra na faixa de economia de combustível a uns 70, 80km/h
o que é bom pra andar na pista, tipo, sossegado e de boa, se for numa serra, subidinha mais brava.., preparasse pra por até 4ª, pq aquela puxada de meio acelerador pra embalar num segura não.
é bom só pra andar sozinho ou até acompanhado em reta, descida.., via de 80km/h ou da pra andar de boa a 100~110km/h tbm o motor aceita. embala uns 120~130 que vc chega la em cima a 100 com o punho cheio ^^ kkk
consumo melhora pouca coisa.., nunca cheguei a fazer média não. voltei pro 14 pq é chato ficar que nem 125/150(em 1 pessoa), tendo que acelerar um pouco e dar aquela fritadinha de embreagem básica pra sair quando ta em 2.
quem tem 250 sabe.., acelerou e solta a embreagem, num precisa ficar dosando aceleração e embreagem não.

Diogo-RJ
28-07-13, 21:05
sim sim =P outra duvida, pra trocar o pinhao vou precisar soltar o eixo da roda pra afrouxar a corrente, ou tem como trocar sem mexer na roda e na corrente???

Basta afrouxar o eixo da roda... assim vc deixa a corrente frouxa empurrando a roda traseira.. lembrando d afrouxar os esticadores tb... ae solta a corrente do pinhao e troca... depois coloca, regula a corrente com os esticadores e pronto.... falando parece difícil, mas nao eh...

Agora sem afrouxar.. como o amigo disse.. so magico. Kkkkkk

noobsiber
29-07-13, 08:37
Pneus um pouquinho mais cheiose com o pinhão melhora um pouquinho o consumo, mas acredito que no caso da CB 300 poderá agravar mai a bateção da corrente.

halvaro
29-07-13, 08:46
na verdade, se o gasto vai aumentar ou diminuir, depende do uso que a moto tem:
se a moto for usada no transito pesado..cheio de paradas e arrancadas, o pinhao menor e melhor...mas se ela e usada na estrada com trasito desimpedido, o pinhao maior vai dar uma certa diminuicao nos giros do motor..ou seja, uma alogada na relacao secundaria bem benefica pro motor e pra economia...



Exatamente, vai depender do uso, pode ser benéfico ou não

luis_sbo
29-07-13, 18:44
vou trocar entao, to esperando o pinhao chegar só, como eu so noob e nao tenho as ferramentas necessárias, fui numa oficina aqui perto de casa pergunta quanto ele cobraria pra trocar pra mim, ele falo 15 conto '-' pra mim esta bom, levando em consideração q se eu for trocar eu provavelmente vou fazer merda T_T

emerson merighi
29-07-13, 19:21
vou trocar entao, to esperando o pinhao chegar só, como eu so noob e nao tenho as ferramentas necessárias, fui numa oficina aqui perto de casa pergunta quanto ele cobraria pra trocar pra mim, ele falo 15 conto '-' pra mim esta bom, levando em consideração q se eu for trocar eu provavelmente vou fazer merda T_T

cara, sério...é praticamente impossível fazer merda numa moto pequena só trocando um pinhão...só se vc não apertar a porca, ou deixar de encaixar bem a presilha que segura o pinhao...
agora, dependendo da moto....pode ser um pé no saco trocar o pinhao.....a busa mesmo se encaixa nessa categoria...pra trocar tem que apoiar a moto em um macaco hidralico porque não tem descanso central...afrouxar os parafusos da roda trazeira e retirar o slider e a carenagem lateral junto com parafuso da carenagem que fica em baixo também, depois a tampa , sensor de velocidade, um monte de fio, pedal de cambio, soltar os parafusos do reservatorio de água do radiador... o parafuso que segura o pinhao é duro pra kct..botei uma alavanca de um metro na chave e não saiu...precisei de uma ferramenta pneumática...enfim, um saco!

luis_sbo
29-07-13, 19:26
cara, sério...é praticamente impossível fazer merda numa moto pequena só trocando um pinhão...só se vc não apertar a porca, ou deixar de encaixar bem a presilha que segura o pinhao...
agora, dependendo da moto....pode ser um pé no saco trocar o pinhao.....a busa mesmo se encaixa nessa categoria...pra trocar tem que apoiar a moto em um macaco hidralico porque não tem descanso central...afrouxar os parafusos da roda trazeira e retirar o slider e a carenagem lateral junto com parafuso da carenagem que fica em baixo também, depois a tampa , sensor de velocidade, um monte de fio, pedal de cambio, soltar os parafusos do reservatorio de água do radiador... o parafuso que segura o pinhao é duro pra kct..botei uma alavanca de um metro na chave e não saiu...precisei de uma ferramenta pneumática...enfim, um saco!


o problema principal é que eu não tenho as ferramentas cara =/

CONKER
30-07-13, 10:58
o problema principal é que eu não tenho as ferramentas cara =/

É bom começar a investir em um jogo de ferramentas, não é caro e indo em uma loja de ferragens dá para comprar pelo menos quatro chaves (boas) por mês, começando alicate, chave de fenda e Phillips, depois compra as chaves de boca/estrias começando com as pares (08, 10, 12, 14), depois as ímpares (09, 11, 13, 15). A chave para afrouxar/apertar o eixo se não me engano é a 23, é uma das mais "caras" e tá por volta de 50,00 Dilmas. Te garanto que com elas você não passa aperto para a manutenção da moto em casa e quando você menos pensar já tá com a caixa cheia;) porque tentar mexer sem as ferramentas corretas é melhor ir na oficina Abs.
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRzTWK3a57zonLOcDJkzDCPyFRGukBYV GUO5KInZttdvaOHyc05

rafaelss007
30-07-13, 14:15
Completa Maleta De Ferramentas C/ 186 Peças Chrome Vanadium - R$ 531,60 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-491945186-completa-maleta-de-ferramentas-c-186-pecas-chrome-vanadium-_JM)
uma caixa dessas aqui mesmo é uma boa solução =D

chiccoli
31-07-13, 04:36
a minha eu to tentando montar com gedore e robust.., mas essa ai tbm é uma boa pedida

Diey
31-07-13, 11:48
Completa Maleta De Ferramentas C/ 186 Peças Chrome Vanadium - R$ 531,60 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-491945186-completa-maleta-de-ferramentas-c-186-pecas-chrome-vanadium-_JM)
uma caixa dessas aqui mesmo é uma boa solução =D

Cara pra caramba, mas vale muito o investimento!
Ainda compro uma dessas.

luis_sbo
31-07-13, 22:55
eu até tenho as ferramentas basicas =P menos a principal pra trocar o pinhao (no caso da cb300) a canhão 10mm Ç.Ç
o pinhão ja chegou *-* comprei pelo site da VAZ, fica ai a dica ^^ a entrega é bem rapida e tem muitas opções de peças, curti bastante, a peça tem aparência de ser boa também, bem acabada, o material parece ser bem resistente, bem pesado pelo tamanho dela =P


amanha depois do trampo eu ja levo pra oficina pra eles trocarem pra mim \o/

RafaelTwister2008
01-08-13, 01:11
nao perdeu muito arrancada e retomada nao ??

Se eu perdi foi algo mto insignificante , eu nao percebi perda nenhuma , tanto sozinho quanto com garupa...

chiccoli
01-08-13, 02:02
Eu
eu até tenho as ferramentas basicas =P menos a principal pra trocar o pinhao (no caso da cb300) a canhão 10mm Ç.Ç
o pinhão ja chegou *-* comprei pelo site da VAZ, fica ai a dica ^^ a entrega é bem rapida e tem muitas opções de peças, curti bastante, a peça tem aparência de ser boa também, bem acabada, o material parece ser bem resistente, bem pesado pelo tamanho dela =P


amanha depois do trampo eu ja levo pra oficina pra eles trocarem pra mim \o/
Só mais uma 17, 24, L 8, e boca 12 e 14 vc consegue trocar em casa sozinho =D

luis_sbo
01-08-13, 17:10
ja to com o novo pinhao instalado =) na cidade a diferença é pouca pra falar a verdade, segunda eu vou pegar a estrada pra ver como ficou *-*
o cara instalou em menos de 5 minutos KKKKK fiquei só do lado olhando, é bem simples até, dei uma conferida no alinhamento da roda, na tensão da corrente, e ficou muito bom o serviço, de brinde veio uma lubrificação na corrente ^^ kkk


a diferença do pinhao original pro da VAZ é bem visivel, o da VAZ é aço puro, no original tem umas partes de borracha do lado, pra reduzir o ruido talvez?????
sobre o barulho não vi diferença '-' ta mesma coisa de antes

luis_sbo
02-08-13, 18:04
fiz uns testes e o RPM caiu aproximadamente 500RPM, seguindo a linha de raciocínio com pinhao de 15 cairia 1000 o.o

sobre a arrancada, sinceramente não senti diferença =)