PDA

Ver Versão Completa : Review - pcx 150



Rush
06-08-13, 18:21
Galera, peguei sexta minha PCX 150, branca.
40 dias de espera, uma piada sem graça da dona Honda... Não tive stress com isso porque minha Biz está até hoje lá em casa. Pesquisei seguro, fechei com a Porto Seguro por R$650/ano, achei de graça pra seguro de moto. Já tava certo em colocar rastreador, mas nesse preço? Pesou contra o rastreador o consumo de bateria também... Minha outra moto não passa de 10 dias que esgota a bateria...

Sobre a moto:
Dura, bem mais dura que a Biz. Acho que pela balança ter uns apetrechos dependurados nela, a inércia é maior e não copia bem... Na calçamento então, putz... Boa posição de pilotagem, estranhei muito a sensação de não ter pedaleiras e sim aquela "prancha" pra apoiar o pé.

Desempenho: Bom, falar em desempenho numa moto 150 é relativo. Anda bem, mas continua não andando nada... hehehe Minha outra scooter era uma Biz 100 de 6cv, a PCX com 13cv é bem melhor.
Pra mim a enorme vantagem é poder andar a 100km/h sem parecer que o bloco vai cuspir a biela, como era na Biz (mesmo com pinhão maior, a Biz dava dó acima dos 90km/h). Mas também não passa dos 120 km/h. Tem ótimo folego até 80~90km/h, depois disso começa a fraquejar... Esse foi o principal motivo que não peguei a Lead, que não passa dos 80km/h por cortar. Só explicando meu ponto de vista: não que 20km/h sejam o diferencial, mas sim encarar 80~90 como velocidade normal e não como bomba-relógio. Quem tem scooter sabe o que é pegar uma avenida vazia e ter dó de andar rapido.

Consumo: pra mim qualquer coisa acima de 35km/l ta otimo. A Biz 100 tava fazendo isso, a PCX tá dando mais. Primeiro tanque deu 40km/l. O start-stop é legalzinho, mas não acho que impacta muito no consumo... Afinal um motor 150cc na lenta não bebe nada. A propria honda fala em economia de 5% só em ele.

Tamanho: Carenagem de jetski tira um pouco da mobilidade no corredor, principalmente pra trocar de faixa atras dos carros. A Biz eu fazia tudo com mais facilidade. Mas provavelmente ainda é melhor de corredor que 90% das motos do mercado... O angulo de esterço dela é animal, muito bom mesmo... Pra falar a verdade, achei que seria pior a mobilidade, tive uma surpresa positiva.

Manutenção: Não sei, claro. Mas de cara o óleo do motor é cabeça de bacalhau. Achar especificação JASO MB é impossível, até na Honda. Provavelmente é equivalente a óleo de carro.
PS: De maneira simplista o JASO MB funciona como óleo de carro, com anti-fricção. A PCX não tem embreagem banhada a óleo. Ja a enorme maioria das outras motos tem embreagem banhada a óleo, então não dá pra usar óleo EP se não na teoria patinaria. Mas é plastico demais, já vi que quando acabar a garantia vai ser uma preguiça sem limites pra desmontar aquilo tudo...

Estilo: Gosto é igual **. A moto é um jetski com rodas hehehe.

No mais eu gostei. Descartei a Lead por não rolar de andar numa via expressa. Descartei uma moto de verdade (tipo XRE) porque não é meu foco, são piores no transito caótico, seguro caro, visadas... Pra falar a verdade mesmo fiquei na duvida mesmo foi com a Biz 125, já que a Citicom 300 é uma nave. A Burgman parece ser otima também, mas aí prefiro a Biz, que tive uma e sei que é highlander (imortal).

_PACHECO
06-08-13, 18:29
Essa do óleo eu não sabia, pelo oque você falou ai ela parece ser uma boa escolha pra quem curte o estilo.

mdorigon
06-08-13, 18:59
Acredito que use lubrificante normal igual a de carros. Gostei das informações...

Diey
06-08-13, 19:48
Muito bacana! Parabéns pela moto nova!
Tem fotos? Coloca aqui pra gente!

dibars
06-08-13, 20:28
Valeu pelo relato. Já vi que não serve pra mim.

Boa sorte com a navezinha.

dbastos
06-08-13, 21:01
Ótimo review. Vai postando mais impressões no decorrer do tempo.

emerson merighi
06-08-13, 23:02
bom relato, mas ja andei de citycom 300 e achei ate pequena, longe de ser uma nave como a burgman 650...

Isac-RJ
06-08-13, 23:12
A cada dia que passa eu fico com mais vontade de ter um scooter,já estou ficando de saco cheio de esticar e lubrificar corrente e fugir de bandido.Mas quero um big scooter,tipo um Burgman 400.

emerson merighi
06-08-13, 23:22
pra praticamente parar de esticar corrente, basta colocar uma D I D com retentores...agora, pra parar de ter q fugir de bandido ja e mais complicado...

César
07-08-13, 00:02
Mas diz aí, quando você para no semáforo o motor desliga?

Rush
07-08-13, 07:24
Mas diz aí, quando você para no semáforo o motor desliga?
Sim Cesar, desliga depois de 3 segundos.
O sistema é legal porque ela vibra muito na lenta (achei anormal, impressão de vibrar mais que uma BMW 650).
Atrapalha pra manobrar naqueles estacionamentos de moto do centro que vc vai e vem 10 vezes pra encaixar na vaga, mas só desligar numa chavinha no guidon.

Nickneo
07-08-13, 09:10
Sei que não é indicada para estradas, mas como se sai? Em relação ao vento e tudo.....

hsjunior
07-08-13, 09:53
Uma moto dessa com 3 segundos desliga ?

XING LING
07-08-13, 11:33
Sim Cesar, desliga depois de 3 segundos.
O sistema é legal porque ela vibra muito na lenta (achei anormal, impressão de vibrar mais que uma BMW 650).
Atrapalha pra manobrar naqueles estacionamentos de moto do centro que vc vai e vem 10 vezes pra encaixar na vaga, mas só desligar numa chavinha no guidon.

Então se vc quiser desligar este sistema de desligar sozinha, é só apertar um botão no guidão?

Bacana, senão para manobrar ia encher o saco mesmo!!!

emerson merighi
07-08-13, 14:13
Uma moto dessa com 3 segundos desliga ?
e ai junior,
vi que voce tem o simbolo da hayabusa...finalmente sera que em termos de moto nao estou mais sozinho nesse forum?

hsjunior
07-08-13, 14:19
e ai junior,
vi que voce tem o simbolo da hayabusa...finalmente sera que em termos de moto nao estou mais sozinho nesse forum?

Quem dera irmão, é só o simbolo mesmo :)
Minha magrela é essa da foto da assinatura em reforma =D

emerson merighi
07-08-13, 14:29
blz, seja bem vindo amigo....
comecei com uma yamaha rx80 e tive muitas antes de chegar na busa, com certeza voce chega em uma se e isso que voce deseja...mas tem que ter paciencia, nada na vida vem na hora q a gente quer (p pessoas normais, ne), para milhonario a conversa e outra....kkkk

Rush
07-08-13, 14:39
Sei que não é indicada para estradas, mas como se sai? Em relação ao vento e tudo.....

Achei estranho isso, impressão que na Biz ventava menos. Mas é um pouco obvio: motor 150 por melhor que seja é um 150, e posição com o tronco "em pé" por mais confortável que seja pega vento demais...
Sei que tem uma bolha na gingolândia, se eu pegasse muito estrada com certeza compraria.

Sobre o Start-Stop tem sim um botão no guidon que deixa ela normal, ligada o tempo todo. Realmente na hora de arrancar com o motor desligado não se perde tempo algum, só de relar no acelerador ela liga e sai na frente de todo mundo.

CONKER
07-08-13, 14:48
Legal este review, assim que for fazendo as revisões vai atualizando e colocando o comportamento da moto ao longo do tempo. Abs.

acjr
07-08-13, 20:05
No PCX CLUBE . COMUNIDADE HONDA PCX 150 • Índice (http://www.pcxclube.com) muitos estão reclamando que a suspensão traseira , quando com garupa (abaixo da carga máxima), o amortecedor dá fim de curso, Você notou isso na sua ?

César
07-08-13, 22:05
Eaí quando vc acelera instantaneamente liga? Sem motor de partida?

halvaro
08-08-13, 08:42
Cheguei agora cedo no trabalho e já tem alguem aqui com uma PCX, entrei rápido e não deu tempo de olhar, depois se ainda estiver no estacionamento irei verificar ao vivo, pelo menos o tamanho impressiona, quando olhei de longe e não tinha visto a marca Honda, achei que era um Scooter de maior cilindrada
Pelo visto, está fazendo sucesso, aparecendo em vários lugares

stcowboy
08-08-13, 14:34
Estou pensando em pegar uma dessas para usar no dia a dia, suas impressões foram bem úteis.

Rush
18-11-13, 12:47
Atualizando.
2.000km já... Primeira revisão: R$22, só o óleo (que só tem na Honda, JASO MB... Ouvi falar que rola de colocar Mobil 1 de carro numa boa).
Moto não deu absolutamente nenhum defeito. Fora o banco que não fecha fácil até hoje... Li nuns foruns gringos como arruma, mas dá muita preguiça...

Consumo: de 32km/l a 38km/l, depende de como acelera...

Preço das peças:
Carenagem inferior, aquela que fica abaixo do "apoia pé": ~ R$100
Carenagem lateral, a que fica na linha do joelho: ~ R$150
Preço de concessionária, já pintado... não achei caro não...

dbastos
18-11-13, 13:28
Atualizando.
2.000km já... Primeira revisão: R$22, só o óleo (que só tem na Honda, JASO MB... Ouvi falar que rola de colocar Mobil 1 de carro numa boa).
Moto não deu absolutamente nenhum defeito. Fora o banco que não fecha fácil até hoje... Li nuns foruns gringos como arruma, mas dá muita preguiça...

Consumo: de 32km/l a 38km/l, depende de como acelera...

Preço das peças:
Carenagem inferior, aquela que fica abaixo do "apoia pé": ~ R$100
Carenagem lateral, a que fica na linha do joelho: ~ R$150
Preço de concessionária, já pintado... não achei caro não...

E sobre a suspenção traseira? vc teve maiores problemas? pois é praticamente a unica reclamação dela.

Com qual kilometragem se deve trocar a correia dela?

Rush
21-11-13, 14:06
Problema que vc fala é manutenção? Não tive nada...

A dureza da suspensão eu já havia comentado, acho que aquela balança gigante e aquele tanto de coisa pendurada nela. Inércia maior na balança (ou nas massas móveis no geral) avacalham a suspensão. Inclusive, essa é a maior sacada da suspensão invertida, reduzir as massas móveis do conjunto "bengala/balança + roda" e retirar inércia do conjunto...
A PCX é dura e rainha do fim de curso... Eu e minha namorada (110~120kg os dois) passamos em qualquer quebra-mola ou buraco e dava fim de curso. Não é atoa que até hoje andei no máximo 30km com garupa, realmente não rola...

Outro problema que tenho com ela e não tinha com a Biz: passar entre a rua e o meio fio, na "canaleta" de água (na verdade não é canaleta, é o rebaixo do pavimento mesmo). O fundo sempre agarra, especialmente o cavalete central... Passar naquelas "falhas" de quebra-mola que existem entre o meio fio, nem sonhando.... é pedir pra raspar o fundo.

hbrasil
21-11-13, 15:52
Por isso estou tão curioso com o lançamento das Scooters da Dafra e da Keeway! Vai ser briga de cachorro grande!