PDA

Ver Versão Completa : HD do notebook ''batendo''



magrao tk
09-08-13, 23:02
To preocupado! Hoje por várias vezes quando pego o note na mão, ou mexo com ele de lugar tá vindo uns estalos, uns ''téc.. tiléc tiléc..'' de dentro dele.
Acho que a única peça móvel tirando o leitor do dvd é o hd, correto? E pelo local de onde vem o barulho, não é o dvd pois o som vem mais do lado esquerdo, e normalmente acontece se eu pego o note com a mão esquerda pela beirada, tipo apoiando o peso só no lado esquerdo dele (é que sou canhoto).

Será que preciso correr e comprar um HD? Quando começa assim não há o que fazer né? :sad:
Agora... isso tudo me pareceu meio óbvio, mas a dúvida maior minha é se isso pode acontecer mesmo não dando nenhum sintoma? Pois não tem nenhum tipo de travamentos, congelamentos, reset sozinhos, nem nad, nunca teve! Aliás agora quando começou a fazer coloquei uma música a rodar no media player e provoquei a dar o barulho, e mesmo batendo ele continuo certinho! Não sei tambem se esse teste é válido.

Tem algum teste que confirme se preciso trocar o hd ou não adianta, é isso?

Rafael WF
09-08-13, 23:18
Cooler não é? Faz um teste sem o Hd, tira o hd e liga ele até esquenta bem, e da umas "chacoalhada" pra ve se continua o barulho ou nao. Se for o hd, ele começa esse tipo de barulho e pode dura mais alguns dias ou mais alguns anos, tive vários hd que davam barulho "anormal" e funcionavam perfeitamente, inclusive o atual tem uns tec tec estranho, mas ta perfeito fora isso.

Obs: se tu for abri o note pra alguma coisa, tenha muito cuidado com o processador, cooler do processador, e dissipador de calor dele e do bga, jamais monta sem pasta térmica, qualquer aquecimento ja é o suficiente pra queimar, e note adora da uma queimadinha no BGA.

magrao tk
09-08-13, 23:29
Cooler não é? Faz um teste sem o Hd, tira o hd e liga ele até esquenta bem, e da umas "chacoalhada" pra ve se continua o barulho ou nao. Se for o hd, ele começa esse tipo de barulho e pode dura mais alguns dias ou mais alguns anos, tive vários hd que davam barulho "anormal" e funcionavam perfeitamente, inclusive o atual tem uns tec tec estranho, mas ta perfeito fora isso.

Obs: se tu for abri o note pra alguma coisa, tenha muito cuidado com o processador, cooler do processador, e dissipador de calor dele e do bga, jamais monta sem pasta térmica, qualquer aquecimento ja é o suficiente pra queimar, e note adora da uma queimadinha no BGA.
Cooler não acho que seja. o cooler dele é beeem silencioso inclusive, e pelo timbre do som, é som de metal bem fininho sabe? é tipo aquela agulha do hd, já vi bater em hds antigos, parece que tipo o bracinho bate no fim do curso violentamente... sei lá, não sei explicar. Se essa porqueira continuar eu gravo um video pra voces verem. O note tem pouco mais de 1 ano, nunca abri e nunca deu problema, inclusive trabalha bem frio sempre!
Valeu! Fico aliviado em saber que ele pode durar mesmo fazendo barulhos, mas backup já sei que vou ter de fazer.

marchetti87
09-08-13, 23:50
Magrao, instala o HD Tune e veja na aba "Health" o estado do seu HD, aí você posta a imagem aqui.

HD Tune website
(http://www.hdtune.com/download.html)
Esse barulho que você descreve é típico de HD cansado ou defeituoso, uma hora ele vai abrir o bico.

Leandro josé
09-08-13, 23:52
Olá magrao sou técnico de informática industrial e de acordo com o que vc citou o problema pode ser apenas algum parafuso do hd que se soltou e deixou ele solto ou seja toda vez que vc mexe nele ele bate la dentro.
Se fosse problema no hd se note não ligava pois o hd eh muito sensível.
Tenta verificar o suporte do hd e também o da bateria.
As peças de note são mais pequenas e fáceis de se perder tome cuidado ao abrir. Blz.
Espero ter ajudado..

magrao tk
10-08-13, 00:30
Magrao, instala o HD Tune e veja na aba "Health" o estado do seu HD, aí você posta a imagem aqui.

HD Tune website
(http://www.hdtune.com/download.html)
Esse barulho que você descreve é típico de HD cansado ou defeituoso, uma hora ele vai abrir o bico.
Vou baixar e assim que possível te dou o retorno. Valeu!


Olá magrao sou técnico de informática industrial e de acordo com o que vc citou o problema pode ser apenas algum parafuso do hd que se soltou e deixou ele solto ou seja toda vez que vc mexe nele ele bate la dentro.
Se fosse problema no hd se note não ligava pois o hd eh muito sensível.
Tenta verificar o suporte do hd e também o da bateria.
As peças de note são mais pequenas e fáceis de se perder tome cuidado ao abrir. Blz.
Espero ter ajudado..
Pois é isso que me deixa encucado, pois é uma batida bem feia sabe, mas o funcionamento perfeito sempre.
Amanhã vou tirar um tempo pra dar uma geral nele, e vou conferir esses parafusos.
A propósito, parafusos afrouxarem já aconteceu com os da ''dobradiça'' da tela do note, já apertei por 2 vezes. Valeu e me ajudaram sim, com certeza!

hsjunior
10-08-13, 00:31
to preocupado! Hoje por várias vezes quando pego o note na mão, ou mexo com ele de lugar tá vindo uns estalos, uns ''téc.. Tiléc tiléc..'' de dentro dele.
Acho que a única peça móvel tirando o leitor do dvd é o hd, correto? E pelo local de onde vem o barulho, não é o dvd pois o som vem mais do lado esquerdo, e normalmente acontece se eu pego o note com a mão esquerda pela beirada, tipo apoiando o peso só no lado esquerdo dele (é que sou canhoto).

Será que preciso correr e comprar um hd? Quando começa assim não há o que fazer né? :sad:
Agora... Isso tudo me pareceu meio óbvio, mas a dúvida maior minha é se isso pode acontecer mesmo não dando nenhum sintoma? Pois não tem nenhum tipo de travamentos, congelamentos, reset sozinhos, nem nad, nunca teve! Aliás agora quando começou a fazer coloquei uma música a rodar no media player e provoquei a dar o barulho, e mesmo batendo ele continuo certinho! Não sei tambem se esse teste é válido.

Tem algum teste que confirme se preciso trocar o hd ou não adianta, é isso?

disco rÍgido solto, se prepara para comprar outro hd pois o disco vai batendo ate soltar totalmente pode demorar pode causar lentidÃo travamento.
Leve a um tÉcnico para ver se tem como colocar o disco no lugar caso nÃo tenho sÓ comprando outro :(

magrao tk
10-08-13, 00:49
Não sei como enviar então tirei um print do programa Marchetti87.
Tá indicando tudo bem pelo pouco que entendi. Inclusive coloquei a rodar aquele error scan. O que acha? é bom fazer isso?

http://img9.imageshack.us/img9/1329/ujl1.jpg

Marcio Reibolt
10-08-13, 01:09
Fala irmão, meu conselho é o seguinte: Faz um backup rápido dos seus dados pois seu HD muito provavelmente vai dar pau! Teu HD deve estar dando cabeçada, provavelmente é a agulha dando trancos, por isso o barulho. O HD pode até funfar por muito tempo, ou pode também morrer de uma hora para outra. Eu não confio muito nesses programas de teste, o canal era vc fazer um backup dos dados e formatar esse HD, sempre que eu tinha um HD suspeito, fazia a instalação de um Windows, geralmente se o HD tava zuado, a instalação dava pau, travava ou dava mensagem de que algum arquivo não foi copiado. Se ao ligar der msg de erro de smart ai pode ter certeza q o HD ta ruim.

marchetti87
10-08-13, 01:09
Está tudo certo, a não ser pelo item "Reallocated Sector Count", que indica que foram encontrados 140 setores com defeito físico no seu HD e os mesmos foram isolados para não causar maiores problemas, porém há um desperdício de espaço. Seu HD ficou ligeiramente menor depois de "perder" 140 setores. Se o item "Current Pending Sector" estivesse com algum valor poderia indicar algum problema mais sério, pois mostra setores defeituosos que foram encontrados mas ainda estão na "fila de espera" para que ocorra alguma tentativa de gravação de arquivo pelo Windows, consequentemente gerando algum travamento ou reset aleatório para, posteriormente, estes setores serem isolados, mas como indica 0 e o seu notebook funciona normalmente, é porque não tem nada de errado. Quanto ao teste, é recomendável de vez em quando, mas é demorado. Torça para que não encontre mais nada além dos 140 que o seu HD já tem . Pode ficar tranquilo que o seu problema é outro, talvez excesso de vibração. Se o seu HD estivesse com um problema tão grave a ponto de pifar, apareceria um aviso logo que você ligasse o notebook/PC dizendo que uma falha é iminente. Isso é universal, vale para qualquer HD.

Marcio Reibolt
10-08-13, 01:19
Cara como o amigo hsjunior citou, até onde sei não rola isso de abrir HD e colocar disco no lugar, primeiro pq HD é montado em laboratório especial, não pode cair nenhuma poeira dentro do HD, por causa das altas rotações e acredito tb q danificaria a gravação q é magnética e tal, não sei se vc ja viu um HD aberto, mas o disco parece até um espelho de tão limpo. HD é geralmente o item menos tecnológico q vc tem no seu note, a parada ainda é mecânica. Até onde sei as empresas que fazem trabalho com HD apenas recuperam dados e custam o olho da cara pela complexidade do trabalho.

magrao tk
10-08-13, 01:20
Está tudo certo, a não ser pelo item "Reallocated Sector Count", que indica que foram encontrados 140 setores com defeito físico no seu HD e os mesmos foram isolados para não causar maiores problemas. Se o item "Current Pending Sector" estivesse com algum valor poderia indicar algum problema mais sério, pois mostra setores defeituosos que foram encontrados mas ainda estão na "fila de espera" para que ocorra alguma tentativa de gravação de arquivo pelo Windows e consequentemente gerando algum travamento ou reset aleatório para, posteriormente, estes setores serem isolados, mas como indica 0 e o seu notebook funciona normalmente, é porque não tem nada de errado. Quanto ao teste, é recomendável de vez em quando, mas é demorado. Torça para que não encontre mais nada além dos 140 que o seu HD já tem. Pode ficar tranquilo que o seu problema é outro, talvez excesso de vibração. Se o seu HD estivesse prestes a pifar apareceria um aviso logo que você ligasse o notebook/PC dizendo que uma falha é iminente. Isso é universal, vale para qualquer HD.
Vou deixar o programa rodando. Tá em uns 15% creio eu e por enquanto apareceu 1 bloco defeituoso. Mas sei que isso não quer dizer muito... dali há pouco acha uma sequencia enorme, um atrás do outro kkk mas vamos ver o que dá.

Sobre formatar é uma boa idéia! Geralmente a instalação já mostra de cara se o hd vai ou não prestar. Mas vai ser das últimas coisas que vou fazer, a princípio scanear e o backup... e deixa rodar até dar algum pau. Ah, vou conferir esse lance dos parafusos... porque isso tá coincidindo sempre quando o note é movimentado, se deixar ele quieto em cima de alguma mesa ele fica normal.

marchetti87
10-08-13, 01:44
Eu perdi um HD Samsung assim, todo dia aparecia vários setores defeituosos, até que o troço foi ficando tão sério que até o Windows mostrava um aviso. Mas o meu tinha outros problemas além dos setores, e tais problemas eram relacionados a mecânica do HD, como o motor que iniciava lento e a calibração da agulha que falhava. Enfim, uma merda que levou 2 meses para ser trocada por um Seagate, esse sim um ótimo HD e que é do meu uso atual.

magrao tk
10-08-13, 02:00
Tenho até hoje o HD sansung de 500G desse computador que to usando agora que deu pau tambem. (sou azarado com hds mesmo, nunca tive nada que não tivesse um com defeito). Esse era silencioso, mas começou a trancar tudo! Passei o HD Regenerator nele. De início tava indo bonitinho, vários setores recuperados... até que chegou num lugar que pegou só bad block e dali não saiu mais... já eram 1000 e tantos, e em cada um que entrava levava um tempão recuperando... em resumo, desisti pelo cansaço! A conta de luz pelo computador ligado fazendo isso ia sair mais cara que um HD novo dali há pouco. kkkkkkk

_PACHECO
10-08-13, 09:56
Hd externo e acaba tua dor de cabeça....

magrao tk
10-08-13, 15:39
Fala irmão, meu conselho é o seguinte: Faz um backup rápido dos seus dados pois seu HD muito provavelmente vai dar pau! Teu HD deve estar dando cabeçada, provavelmente é a agulha dando trancos, por isso o barulho. O HD pode até funfar por muito tempo, ou pode também morrer de uma hora para outra. Eu não confio muito nesses programas de teste, o canal era vc fazer um backup dos dados e formatar esse HD, sempre que eu tinha um HD suspeito, fazia a instalação de um Windows, geralmente se o HD tava zuado, a instalação dava pau, travava ou dava mensagem de que algum arquivo não foi copiado. Se ao ligar der msg de erro de smart ai pode ter certeza q o HD ta ruim.


Está tudo certo, a não ser pelo item "Reallocated Sector Count", que indica que foram encontrados 140 setores com defeito físico no seu HD e os mesmos foram isolados para não causar maiores problemas, porém há um desperdício de espaço. Seu HD ficou ligeiramente menor depois de "perder" 140 setores. Se o item "Current Pending Sector" estivesse com algum valor poderia indicar algum problema mais sério, pois mostra setores defeituosos que foram encontrados mas ainda estão na "fila de espera" para que ocorra alguma tentativa de gravação de arquivo pelo Windows, consequentemente gerando algum travamento ou reset aleatório para, posteriormente, estes setores serem isolados, mas como indica 0 e o seu notebook funciona normalmente, é porque não tem nada de errado. Quanto ao teste, é recomendável de vez em quando, mas é demorado. Torça para que não encontre mais nada além dos 140 que o seu HD já tem . Pode ficar tranquilo que o seu problema é outro, talvez excesso de vibração. Se o seu HD estivesse com um problema tão grave a ponto de pifar, apareceria um aviso logo que você ligasse o notebook/PC dizendo que uma falha é iminente. Isso é universal, vale para qualquer HD.


Cooler não é? Faz um teste sem o Hd, tira o hd e liga ele até esquenta bem, e da umas "chacoalhada" pra ve se continua o barulho ou nao. Se for o hd, ele começa esse tipo de barulho e pode dura mais alguns dias ou mais alguns anos, tive vários hd que davam barulho "anormal" e funcionavam perfeitamente, inclusive o atual tem uns tec tec estranho, mas ta perfeito fora isso.

Obs: se tu for abri o note pra alguma coisa, tenha muito cuidado com o processador, cooler do processador, e dissipador de calor dele e do bga, jamais monta sem pasta térmica, qualquer aquecimento ja é o suficiente pra queimar, e note adora da uma queimadinha no BGA.



disco rÍgido solto, se prepara para comprar outro hd pois o disco vai batendo ate soltar totalmente pode demorar pode causar lentidÃo travamento.
Leve a um tÉcnico para ver se tem como colocar o disco no lugar caso nÃo tenho sÓ comprando outro :(


Acho que tá resolvido galera! Hoje antes de ligar fiz uma coisa que não tinha pensado em fazer, sacudi ele pra um lado e outro e bingo! Barulho de coisa solta dentro.
A princípio pensei que pudesse ser algum parafuso, mas abri um fresta e sacudi pra ver o que caia, e saíram só uns fragmentos de plástico. Pareceu ser algum daqueles pinos que envolvem a rosca metálica de algum dos parafuso da caixa. Não descobri exatamente de onde porque não quis abrir tudo, tava meio com receio de abrir... tirei todos os parafusos, forcei nas beiradinhas pra liberar aquelas travas e são quis sair a tampa... sei lá, não quis insistir porque pelo visto era só isso, de resto tá tudo bom então melhor nem mexer!
Obrigado pelo apoio de todos! :)

A noite tirei um print do resultado daquele escaneamento do HD, e acho que não tem muito risco pelo que parece né?

http://img545.imageshack.us/img545/3083/o0rl.png

hsjunior
10-08-13, 20:44
acho que tá resolvido galera! Hoje antes de ligar fiz uma coisa que não tinha pensado em fazer, sacudi ele pra um lado e outro e bingo! Barulho de coisa solta dentro.
A princípio pensei que pudesse ser algum parafuso, mas abri um fresta e sacudi pra ver o que caia, e saíram só uns fragmentos de plástico. Pareceu ser algum daqueles pinos que envolvem a rosca metálica de algum dos parafuso da caixa. Não descobri exatamente de onde porque não quis abrir tudo, tava meio com receio de abrir... Tirei todos os parafusos, forcei nas beiradinhas pra liberar aquelas travas e são quis sair a tampa... Sei lá, não quis insistir porque pelo visto era só isso, de resto tá tudo bom então melhor nem mexer!
Obrigado pelo apoio de todos! :)

a noite tirei um print do resultado daquele escaneamento do hd, e acho que não tem muito risco pelo que parece né?

http://img545.imageshack.us/img545/3083/o0rl.png

É isso mano agora so desfragmentar o disco ;)

andretdds
11-08-13, 14:54
HD novo, e não esqueça de fazer o santo Bkp

marchetti87
11-08-13, 23:34
Magrao, veja lá na aba "Health" o item "Current Pending Sector", provavelmente o valor mudou por conta desses bad blocks que foram encontrados. Veja quantos são, e já espere por algum problema caso o Windows tente gravar alguns fragmentos de arquivos nesses setores. Veja se não vai aumentando com o passar do tempo, pois se isso acontecer o seu HD está indo pro saco e vai ser melhor trocar.