PDA

Ver Versão Completa : Vai comprar sua moto com freio a Tambor? É melhor pensar duas vezes...



Carlos Henrique
21-08-13, 00:06
Pra vc que acha vantagem comprar moto mais barata com freio a tambor!
Reportagem flagra acidente de moto em Olinda - G1 Pernambuco - Vídeos - Catálogo de Vídeos (http://g1.globo.com/videos/pernambuco/t/netv-1a-edicao/v/reportagem-flagra-acidente-de-moto-em-olinda/2767597/)
Ai eu te pergunto, se fosse freio a disco e a pessoa tivesse o mínimo de noção de frenagem esse acidente poderia ter sido evitado?
Posso dizer com toda certeza que sim!
Pra aqueles que acham que frenar com o freio dianteiro faz a moto derrapar e cair ta aí a prova de que ter um freio bom e saber usa-lo pode salvar sua vida!
Ja passei por situações bem parecidas mas o disco e a prática de usar 70% a 80% o dianteiro e o traseiro só pra estabilizar a moto salvou a minha vida!
Ainda bem que existe internet, fóruns e youtube para aprender essas técnicas de pilotagem e pode-las aplicar na prática e ver que realmente faz diferença e vc evolui muito mais como motociclista, vc sente muito mais confiança e domínio da sua moto!

Fagner
21-08-13, 00:34
isso é verdade com a x eu ja evitei de atropela um pedestre que atravessou pelo canteiro central ***..............e ainda por cima tava chovendo kkkkkkkk

DOUGLAS 00
21-08-13, 00:39
eu gosto dos freios a tambor em motos utilitárias, devido ao baixíssimo custo de manutenção... mas concordo, que com freio a tambor, tem que ter mais cuidado...

chrystian.hernandes
21-08-13, 00:59
Depois que vc acostuma com freio a disco, vc sente uma diferença gritante qdo pega uma a tambor.. Deveria ser item de serie ( ate minha RDZ II de 84 tem )..

DaniloSS7
21-08-13, 01:39
Mas nesse caso aí nem foi muito culpa do freio a tambor, praticamente o cara da Bros não freou, se preocupou mais em buzinar... Não tinha muito o que fazer ali, ou batia na moto ou na proteção da pista. O *** da cinquentinha mudou de faixa de repente, nem sinalizou, o tempo de reação foi curtissimo, nem freio a disco evitaria a batida.

Mas sem duvida é inquestionável a eficiência do freio a disco, usado da maneira correta, ajuda muito.

coreanas
21-08-13, 07:05
Freio a disco é muuuiiittooo mellhor, mas freio a tambor não compromente a segurança, basta freiar direito. Biz ou Fan nem precisa freio à disco. Antigamente exisitiam motos só com freio à tambor de acionamento duplo que freiavam muito. Tem muita gente que usa só o traseiro (absurdo) porque as auto-escolas ensinam assim. Perdí as contas de quantos acidentes eu ví por conta de usar só o traseiro.

Mas nesse vídeo específico não é problema de freio, o cara que cruzou a faixa é que é um animal! Tinha que estar em uma camisa de força, porque até à pé é perigoso. O da Bros é outro animal tão perigoso quanto, primeiro porque só se preocupou em buzinar, como se a CUB fosse desaparecer da frente só com a buzina, depois porque nota-se claramente que é outro bossal que só usa o freio traseiro. Vejam a moto totalmente desorientada, derrapando a traseira. Se tivesse usado o dianterio, mesmo à tambor, a moto teria parado a tempo, ou no máximo ter dado uma encostadinha sem cair. Duas pessoas perigosíssimas pilotando motos e o pior: Se achando pilotos, o tipo de freio não tem nada haver. Poderia ter freio à disco não adiantaria, porque o idiota da Bros não usaria de qualquer forma.

Deveria mudar o título do tópico: Vai frear só com o traseiro? Vende a moto e vai de ônibus.

Bruno Rafael
21-08-13, 07:25
Aff me deu uns calafrios na hora q vi o carinha da bros batendo naquele corrimão, dava a impressão que ele tinha prensado a mão ali... Frio a disco da bros com garupa já não é dos melhores, imagina tambor..

coreanas
21-08-13, 07:48
É como eu disse, Bruno, ele só usou o freio traseiro. Poderia ter freio à disco que não adiantaria. Se ele também tivesse usado o dianteiro, mesmo à tambor, o acidente não ocorreria ou seria só uma encostadinha. Foi pelo fato da traseira derrapar que moto bateu na grade. O piloto da Bros errou tanto quanto ou outro.

Freio traseiro para 30% a moto e ainda derrapa, o dianterio para 70%, por assim dizer. Tem que usar os dois junto: traseiro e dianterio, seja a tambor ou à disco. O título do tópico está errado.

Disco é melhor, mas Freio à tambor freia bem sim, veja:


https://www.youtube.com/watch?v=3dzwkpbmezI

hsjunior
21-08-13, 09:45
Freio a disco É bom mais É muito cara a manutenÇÃo.

Eduardo Toda
21-08-13, 09:50
Pois é nesse caso em específico para Zé Ruela barbeiro nem o freio a disco iria salvar desta.

Mudando de direção sem sinalizar, nem sequer olhou no retrovisor se vinha um ônibus, por sorte veio uma moto.
Equipamento de segurança se resume ao capacete

halvaro
21-08-13, 10:13
Freio a disco É bom mais É muito cara a manutenÇÃo.

Se o cara não tem dinheiro para comprar uma mísera pastilha de freio que custa baratinho dessas utilitárias então não deveria nem ter moto

Agora, eu já vi testes comparativos de motos, em que modelos com freio a tambor pararam em menor distância que alguns a disco, é claro que teoricamente a disco é bem melhor, mas tem freio a disco que é uma droga tb.

E no caso do acidente do vídeo, não tem nada a ver com disco ou tambor, é uma sucessão de trapalhadas e imperícia, o da motoneta acho que estava bêbado pra fazer aquilo

hsjunior
21-08-13, 10:26
se o cara não tem dinheiro para comprar uma mísera pastilha de freio que custa baratinho dessas utilitárias então não deveria nem ter moto

agora, eu já vi testes comparativos de motos, em que modelos com freio a tambor pararam em menor distância que alguns a disco, é claro que teoricamente a disco é bem melhor, mas tem freio a disco que é uma droga tb.

E no caso do acidente do vídeo, não tem nada a ver com disco ou tambor, é uma sucessão de trapalhadas e imperícia, o da motoneta acho que estava bêbado pra fazer aquilo
sim pastilha sÃo baratas mas qualquer peÇa do freio que quebrar pra consertar e muito caro.

wilson forps
21-08-13, 10:31
É igual eu falo vai brecar usa os dois juntos quero ver não parar, com pouco tempo de treino se acostuma, eu trouce este vicio da bicicleta e não abandonei na moto !!!

Bruno Rafael
21-08-13, 10:55
Pensando aqui... pessoal fala que freio a disco é caro, manutenção é cara...
Minha Bros tem 30mil kms rodados, troquei o fluido de freio uma unica vez, por miseros 37 reais, pastilha de freio foi trocada 3x por em média 30 reais já instalada, o que que tem de caro nisso?

- - - Updated - - -


sim pastilha sÃo baratas mas qualquer peÇa do freio que quebrar pra consertar e muito caro.

Um freio a tambor tem muito mais chance e muito mais peças para quebrar do que um á disco.

Carleetos
21-08-13, 11:00
Mas nesse caso aí nem foi muito culpa do freio a tambor, praticamente o cara da Bros não freou, se preocupou mais em buzinar... Não tinha muito o que fazer ali, ou batia na moto ou na proteção da pista. O *** da cinquentinha mudou de faixa de repente, nem sinalizou, o tempo de reação foi curtissimo, nem freio a disco evitaria a batida.

Mas sem duvida é inquestionável a eficiência do freio a disco, usado da maneira correta, ajuda muito.

Pronto, falou exatamente o que eu ia dizer. :D

- - - Updated - - -


É igual eu falo vai brecar usa os dois juntos quero ver não parar, com pouco tempo de treino se acostuma, eu trouce este vicio da bicicleta e não abandonei na moto !!!

Eu sempre uso os dois freios, sempre. Com certeza aumenta a frenagem.

Luis_RJ
21-08-13, 11:05
Freio a disco é muito bom, mas também tem que saber frear. Se não, não adianta nada.

- - - Updated - - -

Freio a disco é muito bom, mas também tem que saber frear. Se não, não adianta nada.

somniu
21-08-13, 11:17
pelo angulo do video é dificil ter noção da distancia.. mais acho que nem disco evitava.. no máximo minimizava..

No meu unico acidente de moto, foi semelhante.. só que era um carro. Tava sozinho na faixa, na outra tava cheia de carro.. o cara foi entrar no posto de gasolina.. não deu tempo de fazer nada.. = /

halvaro
21-08-13, 11:22
sim pastilha sÃo baratas mas qualquer peÇa do freio que quebrar pra consertar e muito caro.

Essas peças dificilmente quebram, na maioria dos casos a manutenção é pastilha e fluido de freio como o Bruno citou, nada mais

Pessoal tem que parar com essa mentalidade pequena e temerária de não gastar nada em segurança, a vida é mais importante que uns trocados

somniu
21-08-13, 11:29
conheço muito motoboy que nem se quer anda com freio.. não consigo entender esses caras.. uma coisa tão simples.. mais tem dinheiro pra ficar pintando balança e aro de verde, amarelo e vermelho.. são esses caras que fazem fama de todos que andam de moto.. e que deixa o seguro cada vez mais caro xD

domzito
21-08-13, 11:32
Na unica vez que bati a moto tambem foi dessa forma.
Um Passat entrou na frente e enchi no meio, nem com freio a disco e muita reza me salvei.. faltando uns miseros 2~3 metros para bater, deixei a moto livre e deixei batei. nao tive nenhum aranhão, cai de bunda e fiquei em pé.

Moral da historia 3000 dinheiros para arrumar a moto na cc.

Limabl
21-08-13, 11:32
Me diz ai o que tem de caro na manutenção de um freio a disco os R$20,00 das pastilhas ou os R$5,00 do fluido de freio que é trocado a cada 12 meses ?????Tem desculpa pra tudo no mundo mas a maioria é esfarrapada !!!!!!!!

mdorigon
21-08-13, 11:56
Claro que com disco em vez to tambor é melhor...mas nesse video acima, com a falta de destreza dos caras, não ia fazer diferença. Nem o vestuario decente pra andar de moto eles trajavam...um andando na via como se fosse dono dela e que se foda.Sem falar que acho que o que tava com a garupa, apesar de não parecer, tava com a velocidade alta para aquele trecho tb. Precisamos de equipamentos melhores e condutores mais preparados.

Alpha
21-08-13, 12:01
Freio a disco É bom mais É muito cara a manutenÇÃo.
Mas quando o assunto é segurança ñ é bom olhar para o bolso amigo... tenho uma twister e o freio tambor traseiro já me deu alguns "sustos" em pista molhada...

- - - Updated - - -


É como eu disse, Bruno, ele só usou o freio traseiro. Poderia ter freio à disco que não adiantaria. Se ele também tivesse usado o dianteiro, mesmo à tambor, o acidente não ocorreria ou seria só uma encostadinha. Foi pelo fato da traseira derrapar que moto bateu na grade. O piloto da Bros errou tanto quanto ou outro.

Freio traseiro para 30% a moto e ainda derrapa, o dianterio para 70%, por assim dizer. Tem que usar os dois junto: traseiro e dianterio, seja a tambor ou à disco. O título do tópico está errado.

Disco é melhor, mas Freio à tambor freia bem sim, veja:


https://www.youtube.com/watch?v=3dzwkpbmezI
Poisé o correto é usar os dois freios (dianteiro e traseiro) em conjunto... a moto para mais rápido..

hsjunior
21-08-13, 12:06
mas quando o assunto é segurança ñ é bom olhar para o bolso amigo... Tenho uma twister e o freio tambor traseiro já me deu alguns "sustos" em pista molhada...

em questÃo de seguranÇa e bom sempre gastar mais mesmo.

brunolbo
21-08-13, 12:25
no meu caso o freio a disco ajudou e muito, uma vad.... mudou de faixa derrepente, so deu tempo de meter a mao no freio e diminuir bem a velocidade, resultado apenas bati de leve na lateral

somniu
21-08-13, 12:47
Mas quando o assunto é segurança ñ é bom olhar para o bolso amigo... tenho uma twister e o freio tambor traseiro já me deu alguns "sustos" em pista molhada...

- - - Updated - - -


Poisé o correto é usar os dois freios (dianteiro e traseiro) em conjunto... a moto para mais rápido..

essa discussão é longa.. eu gosto de pisar no freio traseiro só para encostar a lona.. depois vou regulando com o da frente. Se for em terra tem que tomar mais cuidado, pq o da frente escorrega mais facil, ainda mais se for em decida

DaniloSS7
21-08-13, 12:47
Manutenção de freio a disco não é cara... Tem um ano que tem freio a disco na minha RD, rodando de 10 a 20 km todo dia, e gastei 20 nas pastilhas de freio na Yamaha, e 15 com fluido de freio que tive que trocar quando coloquei mangueira aeroquip no freio ( que por sinal melhora muito a eficiência do freio, e dá um visual legal ). Não tive problemas com o sistema de freio, e olha que é paralelo, dá marca Scud.

_PACHECO
21-08-13, 12:56
Na minha opinião o freio de lona devia acabar com as motos 0km, devia ser lei de produção, ou aprende a usar o disco ou não anda de moto.

brunobros
21-08-13, 13:46
passei por isso esses dias, vinha eu ha uns 50 por hora atras de uma biz e uma neo.
A besta da neo me faz uma conversão a esquerda de repente, a moça da biz caiu na guia e eu pra nao acertar a moça da biz acertei a moto na neo.
resultado, a da neo veio me dar lição de moral dizendo que eu tinha que desviar e mais um monte de coisas assim, eu ajudei a moça da biz e acho que se fosse homem a da no eu tinha partido pra cima, que chata que era.
To com a perna machucada de leve.
Graças a Deus tenho um mata cachorro e este protegeu o tanque da factor, que tinha freio a tambor e mesmo puxando tudo que dava freiando o trzeiro e reduzindo a moto, bati na neo e fui pro chao ¬¬

coreanas
21-08-13, 16:21
Na minha opinião o freio de lona devia acabar com as motos 0km, devia ser lei de produção, ou aprende a usar o disco ou não anda de moto.

Não procede, isso é achismo. Freio a disco é mais eficiente, mas em determinadas situações o freio à tambor atende perfeitamente, até melhor que um à disco. Freiar demais é igualmente perigoso, nem todos usam motos como se estivessem num GP.
Aprender usar disco?????? Qual a diferença???? Se não sabe freiar à disco não sabe freiar à tambor.

Se partirmos para esse lado então todas os veículos deveriam ser elétricos, não poderia ter moto com menos de 30 CV, teríamos que andar com uma melancia no pescoço porque algum "técnico" pago por um lobista de alguma indústria de acessórios disse que "acha" melhor. Como o malandro do Alexandre Barros que quer vender seu air bag que não proteje nada por R$ 900 e quer que seja obrigatório.

Postei um vídeo mais atrás onde um cara dá R/L justamente com uma Bros COM FREIO À TAMBOR, a mesma moto do acidente. Antes de leis idiotas, precisamos é fazer valer o bom senso, como AS AUTO-ESCOLAS PARAREM DE ENSINAR A FREIAR SÓ COM O TRASEIRO PORQUE É MAIS FÁCIL FAZER O "8" NO EXAME. Esse tombo não foi por causa do freio à tambor, já que o bossal que pilotava a Bros sequer o usou. Esse tombo foi por uso apenas do freio traseiro.

MUDA ESSE TÍTULO MENTIROSO DO TÓPICO, PÔ!!!!!!

DOUGLAS 00
21-08-13, 17:10
Se o cara não tem dinheiro para comprar uma mísera pastilha de freio que custa baratinho dessas utilitárias então não deveria nem ter moto

Agora, eu já vi testes comparativos de motos, em que modelos com freio a tambor pararam em menor distância que alguns a disco, é claro que teoricamente a disco é bem melhor, mas tem freio a disco que é uma droga tb.

E no caso do acidente do vídeo, não tem nada a ver com disco ou tambor, é uma sucessão de trapalhadas e imperícia, o da motoneta acho que estava bêbado pra fazer aquilo

O problema é que o disco é mais xarope no geral... tem que manter em dia... o tamborzinho, basta vc girar a regulagem volta e meia e já era. Mas claro, tambor é bom pra uso utilitário e calmo... e os zé manés compram moto com disco, mas querem andar só no talo...

luis_sbo
21-08-13, 17:29
se eu to de carro e um *** com uma mobilete faz isso comigo.... rapaz, faço questão de passar por cima e ainda do ré..


mas sem duvida frios a disco da uma diferença muito gritante, atualmente to com a cb300 que tem disco nas duas rodas, hj fui pegar a minha antiga FAN pra matar a saudade KKK (ela ta com meu pai agora), e é tambor nas duas rodas, veeeelho é inacreditável a diferença, é muito grande

FRANGOPUNK
21-08-13, 18:32
O cara que fala que manutenção de freio a disco é caro é mão de vaca ! e também deve se levar em conta outra coisa no freio a disco, o intervalo de manutenção é maior, por, exemplo vc troca a o freio dianteiro a cada 3000 kms com o freio a disco vc vai fazer a manutençao do mesmo a cada 9000 kms

_PACHECO
21-08-13, 18:33
A diferença é explicita, quem não acha compra uma moto com disco e manda botar freio de lona então...
obs: tomara que seja uma 1000 cv

Carlos Henrique
21-08-13, 23:38
Freio a disco é muuuiiittooo mellhor, mas freio a tambor não compromente a segurança, basta freiar direito. Biz ou Fan nem precisa freio à disco. Antigamente exisitiam motos só com freio à tambor de acionamento duplo que freiavam muito. Tem muita gente que usa só o traseiro (absurdo) porque as auto-escolas ensinam assim. Perdí as contas de quantos acidentes eu ví por conta de usar só o traseiro.

Mas nesse vídeo específico não é problema de freio, o cara que cruzou a faixa é que é um animal! Tinha que estar em uma camisa de força, porque até à pé é perigoso. O da Bros é outro animal tão perigoso quanto, primeiro porque só se preocupou em buzinar, como se a CUB fosse desaparecer da frente só com a buzina, depois porque nota-se claramente que é outro bossal que só usa o freio traseiro. Vejam a moto totalmente desorientada, derrapando a traseira. Se tivesse usado o dianterio, mesmo à tambor, a moto teria parado a tempo, ou no máximo ter dado uma encostadinha sem cair. Duas pessoas perigosíssimas pilotando motos e o pior: Se achando pilotos, o tipo de freio não tem nada haver. Poderia ter freio à disco não adiantaria, porque o idiota da Bros não usaria de qualquer forma.

Deveria mudar o título do tópico: Vai frear só com o traseiro? Vende a moto e vai de ônibus.
Verdade, nesse caso a culpa realmente foi do condutor, mas tenho minhas dúvidas se mesmo se ele tivesse usado o dianteiro a tambor resolveria..
Mas concordo com vc!


Essas peças dificilmente quebram, na maioria dos casos a manutenção é pastilha e fluido de freio como o Bruno citou, nada mais

Pessoal tem que parar com essa mentalidade pequena e temerária de não gastar nada em segurança, a vida é mais importante que uns trocados

:clap::clap::clap:

A diferença é explicita, quem não acha compra uma moto com disco e manda botar freio de lona então...
obs: tomara que seja uma 1000 cv
:clap::clap::clap:

stcowboy
22-08-13, 00:25
Na minha opinião, os dois maiores absurdos da indústria de motos no Brasil são vender motos com freio dianteiro a tambor e carburadas em pleno ano de 2013. Tive o desprazer de pilotar uma Biz com freio a tambor engarupado a pouco tempo e é impressionante... Na descida, a moto simplesmente não para!

DaniloSS7
22-08-13, 07:11
Na minha opinião, os dois maiores absurdos da indústria de motos no Brasil são vender motos com freio dianteiro a tambor e carburadas em pleno ano de 2013. Tive o desprazer de pilotar uma Biz com freio a tambor engarupado a pouco tempo e é impressionante... Na descida, a moto simplesmente não para!

Viva o carburador! rsrs

Mas né, parar uma Biz na descida com garupa?... aí nem com freio a disco nas duas rodas e paraquedas, é fisica...pra parar demora, e vai ver o freio da Biz tava zuado.

Zanca
22-08-13, 09:49
kra nunca que freio a disco iria salvar esse cara de bater, uma que se ele não saber frear ele vai derrapar e cai antes de bater,
agora o tiozinho la pisou na bola ele troca de faixa e pelo que percebi ele queria era fazer o retorno em local proibido

stcowboy
22-08-13, 10:00
Viva o carburador! rsrs

Mas né, parar uma Biz na descida com garupa?... aí nem com freio a disco nas duas rodas e paraquedas, é fisica...pra parar demora, e vai ver o freio da Biz tava zuado.

Não é uma simples questão de física. Se a moto foi projetada para dois ocupantes, ela tem a obrigação de parar com carga máxima. Quanto ao carburador, nada contra... Nas motos antigas!

DaniloSS7
22-08-13, 13:08
Não é uma simples questão de física. Se a moto foi projetada para dois ocupantes, ela tem a obrigação de parar com carga máxima. Quanto ao carburador, nada contra... Nas motos antigas!

Seguindo sua linha de raciocinio, tu pegou uma Biz com freio zuado então, lonas gastas, de péssima qualidade...

Daud
22-08-13, 13:24
Pelo que vi, da impressão(?) que o cara nem tentou frear, colocou o pé no chão, buzinou e lá vamos nós...

coreanas
22-08-13, 13:36
O pessoal está exagerando muito, típico de quem não sabe o que fala. Freio a disco é muito melhor sim, mas o tambor é suficiente, em pequenas, como Biz, a diferença é mínima. Se for uma pessoa inexperiente pilotando, até melhor o tambor. Por exemplo, a esmagadora maioria dos caminhões usam freios à tambor, com todo aquele peso e velocidades até maiores que nossas pequenas. O mesmo pra injeção: É um pouquinho e só um pouquinho melhor que carburador. Eu ando mais tranquilo com carburador, em minhas viagens não são poucos os veículos que vejo no acostamento parados por problemas na injeção, enquanto minha velhinha carburada passa batido.

Minha mãe mesmo quase ficou à pé por um probleminha na Lambda de seu carro recentemente quando a visitei . A velhinha de quase 80 anos vociferou: "Essas porcarias eletrônicas, quando eu tinha um Chevettinho há muito tempo atrás, ele nunca me deixou na mão..." Eu só pude concordar.

stcowboy
22-08-13, 13:39
O pessoal está exagerando muito, típico de quem não sabe o que fala. Freia a disco é muito melhor sim, mas o tambor é suficiente. POr esmplo, a esmagadora maioria dos caminhões usam freios à tambor, com todo aquele peso e velocidades até maiores quenossas pequenas. O mesmo pra injeção é um pouquinho e só um pouquinho melhor que carburador.

Os freios dos caminhões são completamente diferentes, e não são suficientes se eles estiverem com carga máxima. Quanto a carburadores, não vou entrar no mérito pra não desvirtuar o tópico.

coreanas
22-08-13, 13:45
Cara eu fui caminhoneiro, viajava com 30 T em uma carreta 5 eixos Fiat 210 com cambio seco Fuller. Não tente ensinar o pai nosso pro vigário! A única diferença é o acionamento, pneumático. Falando nisso, você já pilotou uma RD350 R5 com freio à tambor? Eu já tive! Já voce não soube pilotar a Biz e não observou a carga máxima permitida extrapolou os limites da moto e agora que meter o pau

Defeacer
22-08-13, 13:57
PQP PQP PQP!

Na boa, joga fora a Biz ou o "piloto" que conduzia ela.

Como foi dito, a moto tem obrigação de frear a qualquer velocidade e até a carga máxima, se não faz isso é porque tem algo errado.

Minha Crypton eu freio em qualquer descida de boa, mesmo com garupa, sem garupa. Obviamente que eu não posso frear em cima da faixa, mas eu também não preciso descer a ladeira com a mão no freio. Alguém que sabe o mínimo de andar numa moto, deveria por obrigação saber frear em qualquer situação comum, caso contrário, pode jogar fora ele e a moto.

Vailson_Silva
22-08-13, 15:07
Cara, antes de pegar minha fanzinha só andava de bike, então graças a Deus peguei o costume de usar sempre os dois freios, para paradas com menos velocidade eu apenas uso um pouco do traseiro e deixo o restante pela parada com o motor. Semana passada tive uma experiência não muito boa, vou explicar a vcs. Estava na Br, e estava voltando do rio e minha namorada estava na garupa e poucos dias antes minha moto tinha passado pela revisão, e o pessoal da horda como de costume coloca o freio muito preso então é só triscar q a roda trava. Bem voltando a historia; eu esta a + ou - 70 Km/h quando um filho da mãe de uma cachorro começou a atravessar a pista, acabei não freando pensando que ele iria me ver e voltar mas o desgraçad* continuou vindo então não teve outra pisei no freio com tudo, cara a moto praticamente deitou enquanto derrapava, quando sentir q estava preste a cai soltei o freio e por muita sorte a moto voltou a posição normal. Mas garanto q o q nos salvou foi o freio dianteiro q praticamente fez todo o trabalho ele servil tanto para equilibrar a moto como para faze-la para quase que 70%, mas o traseiro servil praticamente para quase me derrubar. Sem duvida agradeço por não ter afobado e não ter usado apenas o freio traseiro se não agora estaria em um hospital lamentando o ocorrido...

DaniloSS7
22-08-13, 15:11
Pois é, essa biz aí tava um perigo, não para de jeito nenhum com garupa, aí é fortes emoções , rsrs.

coreanas
22-08-13, 15:41
Minhas motos atuais tem freio à disco na dianteira e confesso que tenho saudades do disco traseiro da DR650, da Falcon, da CB450 e da RD 350LC, meu carro tem disco nas 4, gosto de freio à disco, mas dái dizer que freio à tambor não freia é mentira. Não tem a eficiência do disco, mas freia muito bem sim. Pra dzer a verdade o disco é mais progressivo, mas a sensação que tenho é que um bom tambor tem quase a mesma capacidade de frenagem. Eu tinha um Galaxie500 com 4 tambores (faz uns 30 anos) que tinha que tomar cuidado com o pedal ou o passageiro batia a cabeça no vidro, tal a capacidade de frenagem.

Ficar com essa campanha idiota contra freio à tambor não faz sentido, reafirmo: coisa de quem não tem a menor idéia do que está dizendo.

MUDA O TÍTULO DO TÓPICO! E ENGANOSO E IRRESPONSÁVEL!

halvaro
22-08-13, 15:57
Minhas motos atuais tem freio à disco na dianteira e confesso que tenho saudades do disco traseiro da DR650, da Falcon, da CB450 e da RD 350LC, meu carro tem disco nas 4, gosto de freio à disco, mas dái dizer que freio à tambor não freia é mentira. Não tem a eficiência do disco, mas freia muito bem sim. Pra dzer a verdade o disco é mais progressivo, mas a sensação que tenho é que um bom tambor tem quase a mesma capacidade de frenagem. Eu tinha um Galaxie500 com 4 tambores (faz uns 30 anos) que tinha que tomar cuidado com o pedal ou o passageiro batia a cabeça no vidro, tal a capacidade de frenagem.

Ficar com essa campanha idiota contra freio à tambor não faz sentido, reafirmo: coisa de quem não tem a menor idéia do que está dizendo.

MUDA O TÍTULO DO TÓPICO! E ENGANOSO E IRRESPONSÁVEL!

Acho uma opinião equilibrada, hoje tenho uma com freio a disco, e creio que não compraria com tambor, mas já tive outras com tambor e freavam perfeitamente e para o uso mais comum de uma 125 atendiam perfeitamente

Carlos Henrique
22-08-13, 17:23
Vamos supor, tem um objeto que vc vai colidir a 30 metros a sua frente, ai tem duas motos uma com freio a disco e outra com tambor, o que vai acontecer é que a de freio a disco vai parar nos 28 metros e a freio a tambor vai bater no objeto, pois o tambor tem menor poder de frenagem, simples, a diferença pode ser pequena de 1 para o outro, mas é o suficiente pra te salvar de um acidente.. Pra mim no video seria exatamente como descrevi, se ele tivesse usado o tambor a moto iria bater do mesmo jeito, mas em menor velocidade, mas se fosse a disco pararia sem bater, porem o bossal (como diz o coreanas kkk) nem usou a droga do freio dianteiro a tambor!

halvaro
22-08-13, 18:54
Vamos supor, tem um objeto que vc vai colidir a 30 metros a sua frente, ai tem duas motos uma com freio a disco e outra com tambor, o que vai acontecer é que a de freio a disco vai parar nos 28 metros e a freio a tambor vai bater no objeto, pois o tambor tem menor poder de frenagem, simples, a diferença pode ser pequena de 1 para o outro, mas é o suficiente pra te salvar de um acidente.. Pra mim no video seria exatamente como descrevi, se ele tivesse usado o tambor a moto iria bater do mesmo jeito, mas em menor velocidade, mas se fosse a disco pararia sem bater, porem o bossal (como diz o coreanas kkk) nem usou a droga do freio dianteiro a tambor!

Nem sempre, já vi inúmeros testes comparativos, de motos pequenas, onde alguns modelos com freio a tambor pararam em menor distância que outros a disco, a teoria claro que vai pro lado do disco, mas uma vez montado, no cj da moto, as
coisas as vezes são diferentes

coreanas
22-08-13, 19:51
Basta não estar bem sangrado ou o flexível em mais usado e o disco já vai frear bem menos que o tambor, que mantém praticamente o mesmo poder de frenagem até o fim das lonas.

Carlos Henrique
22-08-13, 23:12
Nem sempre, já vi inúmeros testes comparativos, de motos pequenas, onde alguns modelos com freio a tambor pararam em menor distância que outros a disco, a teoria claro que vai pro lado do disco, mas uma vez montado, no cj da moto, as
coisas as vezes são diferentes

Pode ter certeza que rolou uns ca$calhos por traz destes testes tendenciosos...

Diey
24-08-13, 02:06
A frenagem depende de outros fatores também, como estado dos pneus, condição da via, tempos de reação e percepção, dentre outros.
A experiencia e atitude (comportamento) do motociclista são tão ou mais importantes que o sistema de freios que ele tem em sua moto.
Porém a maior eficiência do disco é inegável.

DaniloSS7
24-08-13, 02:21
A frenagem depende de outros fatores também, como estado dos pneus, condição da via, tempos de reação e percepção, dentre outros.
A experiencia e atitude (comportamento) do motociclista são tão ou mais importantes que o sistema de freios que ele tem em sua moto.
Porém a maior eficiência do disco é inegável.

Bem isso!

Nessas horas a habilidade faz a diferença.