PDA

Ver Versão Completa : Nível de óleo no motor



roggarcia
24-08-13, 12:17
Olá pessoal!

Seguinte, não estou conseguindo ver o nível de óleo pelo visor da minha Intruder! Creio que ele está sujo, ou o motor está rodando a seco mesmo :shock:.
Porém, não sinto nada de diferente, nenhum barulho ou afins (troquei o óleo faz uns 1000 km, e não vi nenhum sinal de vazamento onde estaciono ela).

Assim, queria saber: Dá pra verificar se o motor tá sem/com pouco óleo de outra forma? caso isso estivesse mesmo ocorrendo, eu sentiria de cara algum barulho estranho ou afins? :shock:

Abs!

Kirisute Gomen
24-08-13, 12:35
Amigo , só da pra ver o nivel da intruder por esse visor? ela nao possui a vareta pra ver o nivel do óleo? Se estivesse seco seu motor ja teria ido pro saco. Não rode com ela sem saber como tá esse óleo. acredito que se já faz uns 1000km ja esta no "tempo para trocar.
Mas daki a pouco já aparece os veteranos e te falam o melhor a fazer.

roggarcia
24-08-13, 12:39
Amigo , só da pra ver o nivel da intruder por esse visor? ela nao possui a vareta pra ver o nivel do óleo? Se estivesse seco seu motor ja teria ido pro saco. Não rode com ela sem saber como tá esse óleo. acredito que se já faz uns 1000km ja esta no "tempo para trocar.
Mas daki a pouco já aparece os veteranos e te falam o melhor a fazer.

Pois é, não tem a vareta e parece que não dá pra usar algum arame ou coisa do tipo pra medir.

Será que posso abrir a tampa do cárter, deixar escorrer o que tiver que escorrer e, caso tiver a quantidade ok, colocar esta de volta?

Abs!

- - - Updated - - -

Pra ajudar no tópico:

http://www.dagonias.blogger.com.br/Detalhe%20do%20Verificador.jpg
Quando eu paro ela, mesmo após muito tempo, esses "gominhos" eu consigo ver pelo lado de fora. Eles não deveriam aparecer (ao menos não todos) correto?

Kirisute Gomen
24-08-13, 12:52
cara entao, eu te perguntei o sistema da intruder pq eu tenho uma titan. Meu se voce escoar o oleo do carter nao acho aconselhavel por ele de volta. O correto seria vc colocar oleo zero e depois disso começar a marcar as trocas pelo km mesmo.nas intruders qual é o intervalo de troca ? ela tem odometro parcial no painel?

mdorigon
24-08-13, 12:54
Deixa ela com o motor desligado por pelos menos uns 20 minutos amigo, tira do cavelete e com ela reta e com as duas rodas no chão vc verifica o visor. Se não tiver dando nivel, complete com o mesmo oleo que vc usou na troca. Troca de oleo na intruder e na yes, com oleos decentes, são feitas de 3 em 3 mil km sussegados. Qdo trocaram o oleo da ultima vez, vc acompanhou ? Pode ter acontecido algum erro. Ja presenciei esses motores suzukis com menos de 0,5 litro de oleo e estavam andando normal. Inclusive ja vi um colega meu tirar um copo de 200 ml da yes dele, completar com oleo novo, e andar normal...e ja se passou belos 3 anos disso, até hj funciona. Não sei o que esse motores tem, só sei que aconteceu e ja vi varias vezes isso.

Kirisute Gomen
24-08-13, 13:00
Interessante esse sistema de leitura de oleo das intruders, nunca tinha visto.

roggarcia
24-08-13, 13:17
Deixa ela com o motor desligado por pelos menos uns 20 minutos amigo, tira do cavelete e com ela reta e com as duas rodas no chão vc verifica o visor. Se não tiver dando nivel, complete com o mesmo oleo que vc usou na troca. Troca de oleo na intruder e na yes, com oleos decentes, são feitas de 3 em 3 mil km sussegados. Qdo trocaram o oleo da ultima vez, vc acompanhou ? Pode ter acontecido algum erro. Ja presenciei esses motores suzukis com menos de 0,5 litro de oleo e estavam andando normal. Inclusive ja vi um colega meu tirar um copo de 200 ml da yes dele, completar com oleo novo, e andar normal...e ja se passou belos 3 anos disso, até hj funciona. Não sei o que esse motores tem, só sei que aconteceu e ja vi varias vezes isso.


Eu verifiquei na troca!
E o pior, há uma/duas semanas, estava completo! O óleo simplesmente sumiu. :shock:
Já deixei meia hora, com ela fora do cavalete e totalmente na vertical. :(

Valeu, abraço!

- - - Updated - - -


Interessante esse sistema de leitura de oleo das intruders, nunca tinha visto.

Acho péssimo! Confio muito mais nas varetas!

- - - Updated - - -


cara entao, eu te perguntei o sistema da intruder pq eu tenho uma titan. Meu se voce escoar o oleo do carter nao acho aconselhavel por ele de volta. O correto seria vc colocar oleo zero e depois disso começar a marcar as trocas pelo km mesmo.nas intruders qual é o intervalo de troca ? ela tem odometro parcial no painel?

3 em 3 mil. Mas ela completou pouco mais de mil com esse óleo!

mdorigon
24-08-13, 13:20
Então complete amigo, coloca 100 ml do mesmo lubrificante, deixe um tempo e veja como fica o nivel, até atingir o nivel certo. Eu faria isso.

roggarcia
24-08-13, 14:58
Acabei de deixar o óleo cair pra medir...

Saíram 560 ml (mas ainda tá pingando um pouco, vou arrendondar pra 650 ml).
Isso daria umas 200 ml a menos...

coreanas
24-08-13, 15:01
Eu tinha esse problema nas minhas Suzi 125. E voce não pode simplesmente ficar completando porque ele fica muito acima do nível. Também tentei de tudo, até um arame pelo respiro. Essas motos são ótimas, mas esse sistema é péssimo. No motor MVK que está na Hyosung, muito parecido com o da Drafra Speed, tem os dois sistemas: O Visor e a vareta. Geralmente o óleo não aparece no visor, mas está no nível na vareta, então é complicado se colocar mais óleo, não pode.

O único jeito que eu encontrei foi esse mesmo: Esgotava o óleo em um recipiente bem limpo, media e colocava de volta todo fim de semana, geralmente tinha +/-1L que precisava ter, mas não aparecia no visor. Não tem problema colocar o mesmo óleo desde de que não contamine ao tirar e ele esteja na validade. No meu caso era f*** porque eu viajava muito, sem a certeza do óleo estar no nível. Antes de qualquer atitude, vc tem que tirar o óleo e medir o quanto tem.

roggarcia
24-08-13, 15:04
Eu tinha esse problema nas minhas Suzi 125. E voce não pode simplesmente ficar completando porque ele fica muito acima do nível. Também tentei de tudo, até um arame pelo respiro. Essas motos são ótimas, mas esse sistema é péssimo. No motor MVK que está na Hyosung, muito parecido com o da Drafra Speed, tem os dois sistemas: O Visor e a vareta. Geralmente o óleo não aparece no visor, mas está no nível na vareta, então é complicado se colocar mais óleo, não pode.

O único jeito que eu encontrei foi esse mesmo: Esgotava o óleo em um recipiente bem limpo, media e colocava de volta todo fim de semana, geralmente tinha +/-1L que precisava ter, mas não aparecia no visor. Não tem problema colocar o mesmo óleo desde de que não contamine ao tirar e ele esteja na validade. No meu caso era f*** porque eu viajava muito, sem a certeza do óleo estar no nível. Antes de qualquer atitude, vc tem que tirar o óleo e medir o quanto tem.


Valeu coreanas, isso esclareceu bastante! =]

Uma coisa: antes, usava o mobil preto (na verdade, o antigo dono). O tempo que andei com ele, não percebi essa queda. Agora com o Lubrax, aconteceu isso. Será que pode ser a marca do óleo? Me recomenda algum?

Abs!

coreanas
24-08-13, 15:29
Pela foto a tua pareceu 250 qual é a CC dela? 125 ou 250?

Se for esgotar o óleo, aqueça o motor, espere 10 min e esgote. E ao rosquear de novo o bujão cuidado para não espanar. O bom é deixar esfriar para apertar o bujão, rosca quente espana mais fácil.

roggarcia
24-08-13, 15:45
Pela foto a tua pareceu 250 qual é a CC dela? 125 ou 250?

Se for esgotar o óleo, aqueça o motor, espere 10 min e esgote. E ao rosquear de novo o bujão cuidado para não espanar. O bom é deixar esfriar para apertar o bujão, rosca quente espana mais fácil.


Não, é a 125! essa foto eu encontrei na net (essa foto aliás é do lado de dentro do motor).

Tirei o óleo com ela quente e coloquei de volta com ela fria. Tá tudo certo!
De qualquer forma, semana que vem vou trocar todo o óleo por um novo e acompanhar com atenção isso aí. ;)
Antes, vou levar num mecânico e pedir pra ele verificar todo e qualquer lugar onde possa haver vazamento de óleo... Não tá saindo fumaça branca e nem deixando meu dedo oleoso quando coloco na saída do escapamento. Logo, se houver vazamento, é por algum buraco. :\

Abs!

coreanas
24-08-13, 16:06
Todo motor consome óleo, desde de zero. Como vai pouco na Trudinha, fica rápido abaixo do nível. Não precisa colocar só 850 ML, pode colocar 1L que vai bem.

mdorigon
24-08-13, 19:25
Puxa, o que acontece pra levar a isso Coreanas ? Tenho suzuki 125 desde 2006, tanto intruder como yes e nunca tive esse problema, mas fiquei interessado caso algum dia aconteça comigo. Será que é alguma borra que forma no fundo do carter ?

coreanas
24-08-13, 20:12
Está no "manuel" e todo mecânico sabe disso. Vc sabe o que é brunir cilindro? Depois de retificado, passa-se lixas girando e de cima para baixo para ficar com pequenos riscos perpendiculares. Serve para criar "canais" para o óleo permanecer enquanto os anéis passam, milimétricamente esse óleo é queimado, nos retentores de válvula e nos anéis pequenas quantidades de óleo tb vão passando a cada explosão. Isso gera algum consumo. Alguns motores consomem mais, outros menos. Um famoso consumidor de óleo é o VW AP que sai de fábrica baixando cerca de 1L a cada 1000km, outro é o da Stradinha 200. As Suzi 125 não são baixadeiras de óleo tive duas Intruder e Duas YES, sempre troquei com 1500-2000 km e ou estavam no nível ou baixavam muito pouco, consomem tão pouco óleo que não dá tempo de baixar até a troca. A utilização também tem haver, se anda em médias rotações, não fica parado em semáforo nem rodando tempo em alta o motor tb consome menos, mas todo motor consome. O que pode haver é que aconteceram depósitos de carvão e/ou espelhado o cilindro, fazendo consumir menos ainda. O Stone, o Limabl ou o IvanRJ entendem muito mais do que eu, podem explicar melhor.

Lampada
24-08-13, 20:54
Eu tinha dificuldade em olhar o óleo da minha intruder (sempre achava que estava baixo por não conseguir vê-lo) , depois percebi que o óleo sempre estava a cima do nível máximo indicado no visor. Toba a moto para a esquerda e verifica o nível do óleo, você vai observar que ele vai aparecer no visor. Isso não significa que é excesso pois pelo menos a minha, quando com excesso, ela elimina e sempre quando troco o óleo nos primeiros dias fica uma mancha no chão. Se eu fosse você não trocaria o óleo de 3 em 3 mil, mas no máximo de 1,5 em 1,5, pelo menos aqui em Bh duas das autorizadas que já deixei para fazer a revisão me recomendarão isso.

roggarcia
24-08-13, 22:05
Valeu pelas opiniões, galera!

Aproveitando... sobre o óleo que vou trocar essa semana, estou pensando em "experimentar" algo novo... aproveitar que essas estão sendo as primeiras trocas que ando fazendo para poder comparar....

Peguei a moto com o famoso mobil preto (que deixou muita borra no motor, aliás) e depois coloquei o Lubrax (com uma classificação bem maior - SL).
Estou pensando agora em experimentar o Ipiranga (API SG) ou o Shell (API SL). Pela classificação, devo escolher o Shell... mas a curiosidade é grande sobre o Ipiranga também.

Algum de vocês já usou um desses dois? sentiu alguma diferença?

Abs!

Diey
24-08-13, 23:34
Já usei os três e, disparado, recomendo o Shell Advance AX5.
Ele é barato e tão bom quanto o Yamalube e da minha experiência é o que menos "se consome" o uso. O que menos baixa.
Já achei o Shell aqui em BH por 10,00 mas atualmente só consigo achar aqui por 12,00.
Vale muito a pena.

roggarcia
25-08-13, 00:16
Já usei os três e, disparado, recomendo o Shell Advance AX5.
Ele é barato e tão bom quanto o Yamalube e da minha experiência é o que menos "se consome" o uso. O que menos baixa.
Já achei o Shell aqui em BH por 10,00 mas atualmente só consigo achar aqui por 12,00.
Vale muito a pena.


Não sabia que a questão de "baixar óleo" estava tão ligada assim ao qual se usa. Legal. :) Fica aqui minha não-recomendação ao Lubrax Essencial, então (caso não tenha nenhum vazamento no motor) hahahahha

Limabl
25-08-13, 11:49
Para quem tem preguiça desgraçada de ler o manual do veiculo....

Tanto em motores com visores e vareta o nivel do óleo deve ser especionado de manhã com amoto no cavalete central ou na posição vertical no caso de motors com vareta de óleo o nivel deve ser medido sem roquear a vareta,se não der para verifica de manhã desligue omotor e aguarde de 10~15 min.

OBS:Lembrando que esse procedimento não vale para motores de carter seco!!!!

XING LING
25-08-13, 12:39
Roggarcia vc não deve estar vendo o nível de óleo com certeza por culpa deste Mobil preto, ou seu motor deve estar com muita borra perto do visor sei lá ou o Mobil encardiu o visor dificultando a visualização!!

Coloca um óleo(marcas conhecidas) API SL para cima e em vez de trocar com uns 3.000km, antecipe a troca apenas umas 2X com filtro para fazer uma limpeza mais rápida neste motor, o API SL vai tirar a sujeira que o SJ de 1940 hehe não conseguiu!!!


Na minha visualizo o óleo normal, coloco ela de pé e com a mão direita equilibro a moto segurando o manete direito e abaixo no lado da moto para ver o visor, nunca uso API abaixo de SL!!

coreanas
25-08-13, 12:45
Eu já deixo no cavalete à noite quando chego, Limabl, para escorrer quente para o cárter e invariavelmente verifico o óleo, pneu e corrente, fluido de DH e freio, reservatório de partida a frio se é álcool e agua quando tem radiador de manhã antes de ligar de qualquer veículo. Em caminhões ainda tem que verificar o ar do freio e da reduzida e carregar antes de andar. Isso já veio no meu manual pessoal, criação, os mais velhos já nos ensinavam e eu repasso a meus filhos. Estou repassando para os colegas mais novos agora.

Quando viajo longe e preciso verificar o óleo com motor quente já dou um desconto que boa parte está nas partes internas.

roggarcia
26-08-13, 14:00
Pessoal... ACABEI de trocar o óleo. Agora, quando acelero sai fumaça branca e minha mão se enche de óleo (primeiras aceleradas após a troca, ainda).

Isso é normal por ter acabado de trocar? =/
Ele pede 850 ml, coloquei quase 900. Pode ser isso?

Abs!

- - - Updated - - -

Aliás, logo após a troca não deu pra ver nada no visor. Creio que o problema está nele mesmo...

Pode ser excesso de óleo? Se sim, isso depois de algumas horas vai parar de acontecer? Ele pode sair pelo suspiro do motor (aliás, onde esse suspiro fica na Trudy?)
Pesquisando, encontrei até gente falando de "óleo atual limpando a borra do antigo" !?!?

Obrigado!

roggarcia
27-08-13, 18:27
Atualizando aqui:

Tô conseguindo ver o nível de óleo agora (com ajuda do sol).
Não tem mais fumaça (acho que era água no escamento (dia de chuva), não sai mais óleo pelo escapamento e só saem algumas fuligens (que diminuem cada vez mais, desde ontem).


Posso ficar tranquilo agora?

Abs!

hsjunior
27-08-13, 21:49
na duvida troque o oleo.

Kirisute Gomen
28-08-13, 16:38
na duvida troque o oleo.

De novo? O cara acabou de trocar :\

Acredito que agora esta ok roggarcia, e o importante é que voce voltou a ver o nivel no marcador.
Talvez a fumaça fosse agua mesmo, ja que parou. mas fique atento caso persista.

Abraço

roggarcia
29-08-13, 13:54
Atualizando aqui:
Dois dias depois, não tem nenhum sinal de fuligem, nada. Redondinho mesmo na partida pela manhã ou quente. =]

JAMES MENDES
29-08-13, 14:05
Atualizando aqui:
Dois dias depois, não tem nenhum sinal de fuligem, nada. Redondinho mesmo na partida pela manhã ou quente. =]

Cara eu tenho uma intruder, o ideial é trocar entre 1000 a 1500 km rodados. Não ultrapasse isso, pq quando vc menos espera, some o óleo dessa bagaça.