PDA

Ver Versão Completa : Téneré? Teneré? Terenê? Qual a pronuncia correta afinal?



Daud
25-08-13, 22:50
Desculpem a ignorância, mas desde que conheci o nome dessa moto eu pronuncio cada vez de um jeito diferente... Como vocês pronunciam? Qual a pronuncia correta? É "Téneré" mesmo?

coreanas
25-08-13, 23:03
A pronuncia com pedigree é XT600, 250 é marketing. Em touareg se pronuncia e se escreve Ténéré e significa "deserto" (veja no tanque da moto). Por isso a só XT600 pode ostenta-lo, ela já foi a rainha da categoria nesse deserto, o Sahara (que também quer dizer deserto, em árabe). Ela praticamente nasceu lá: A XT500 que passou a ser XT600 Ténéré. Sua história se confunde com a do Ralye Paris-Dakar, no referido deserto, daí o nome da moto.

Diey
26-08-13, 10:55
A pronúncia usada pela Yamaha nos comerciais da moto é "Tenerê".

http://www.youtube.com/watch?v=YZLDAs5dXkA

somniu
26-08-13, 10:59
podia ter colocado um nome melhor

coreanas
26-08-13, 10:59
Nem sempre os profissionais da mídia estão certos, na verdade na maioria das vezes estão errados. Rotineiramente se vê erros grotescos de semântica e ortografia.

renanperim
26-08-13, 19:28
No tanque esta escrito ténéré.
Eu pronuncio teneré.

Edim silva
26-08-13, 20:01
eu também pronuncio como ouço por aí, "Teneré"!

Klunck
26-08-13, 20:30
até o ponto q sei a pronúncia correta é Tenerê
mas eu falo Teneré

dibars
26-08-13, 20:34
TÊNÊRÊ (todos os "E" nasais, ou seja, fechados)

Mas eu chamo tenereca pra evitar polêmica e pra não confundir com as irmãs maiores.


Pronúncia de Ténéré: Como pronunciar Ténéré em Francês

(http://pt.forvo.com/word/t%C3%A9n%C3%A9r%C3%A9/)

Fabio Véio
26-08-13, 21:33
Oi, boa noite, se não estiver muito enganado,(creio que não), sou do tempo que havia aula de francês no ginásio, alguém lembra disso? Bom, em francês o acento agudo tem som de acento circunflexo ( portanto, som fechado), alguém vai falar, e o que tem o francês com as calças, o problema do francês é que esta região do Saara, enfim norte dá África foi colônia francesa por um bom tempo, alguém lembra dos filmes da legião estrangeira? Era um corpo do exército que operava nestas regiões, aceitando como soldados qualquer bandido, que para escapar da cana se alistava nesta corporação, servia uma temporada (se não me engano, eram 5 anos) depois do serviço militar prestado, o caboclo podia voltar à França e tinha a pena comutada. Estrangeiros também, mesmo não franceses, podiam se alistar e depois ganhavam a cidadania francesa. Portanto, a pronúncia correta é Tênêrê.

Diey
26-08-13, 23:34
Nem sempre os profissionais da mídia estão certos, na verdade na maioria das vezes estão errados. Rotineiramente se vê erros grotescos de semântica e ortografia.

Coreanas, acho bem difícil o pessoal da mídia estar errado nesse caso.
Até onde sei, todo material de campanha e divulgação é revisto pela equipe de marketing da empresa várias vezes, para evitar erros.

Mudando de pau pra cacete, somente pouco tempo atrás aprendi que a pronúncia correta da Kawasaki é "KAUASAKI".

Daud
26-08-13, 23:43
Mudando de pau pra cacete, somente pouco tempo atrás aprendi que a pronúncia correta da Kawasaki é "KAUASAKI".
Dessa também não sabia, sério mesmo?

Valeu as respostas! Acho que a conclusão é chamar de "Tenerê"...

Diey
26-08-13, 23:52
Dessa também não sabia, sério mesmo?

Valeu as respostas! Acho que a conclusão é chamar de "Tenerê"...

Sério. Procura os comerciais mais novos e tire a prova.
Fui numa cc conhecer a Ninja 300 e eles só falavam "Kauasaki". Tá correto mesmo, olha só:


http://www.youtube.com/watch?v=X0RUnmkTiFY

coreanas
27-08-13, 00:07
Sim Dyei, é "Kauasaki", no Brasil ficou "Kavasaqui". E Toyota é "Tojota"; VW é "Folks uaguen" em tradução livre "carro popular" em alemão; Ford é "For". Acontece que os profissionais de marketing "abrasileiram" os nomes. Mas a pronuncia correta é Ténéré, como se escreve. E, reitero, se for com pedigree é XT600 Ténéré. As outras são marketing.

Abrasilierando Ford fica "Forde"; Toyota fica "Toiota"; VW fica "Volksvaguem", e, desde que a ví ser lançada no Brasil em 1988 Ténéré é Teneré e não Tenerê.

Limabl
27-08-13, 00:12
Google Tradutor (http://translate.google.com.br/?hl=pt-BR&tab=wT#fr/pt/t%C3%A9n%C3%A9r%C3%A9).

É só clicar mo simbolo do autofalante rssrs

Mais facil impossivel !!!

coreanas
27-08-13, 00:43
Só que não tem Touareg no Google, então o mais próximo seria o Árabe. Tem que selecionar de português para árabe.